domingo, agosto 26, 2012

PLANTÃO 14ZÃO: Pique dos Bigodihos continua a mil por Hora



Nem mesmo tanta movimentação no período da manhã foi suficiente para acabar com a energia dos Bigodinhos, na tarde deste domingo, demonstrando ainda fôlego para a noite, os bigdinhos de Zé Filho Melo saíram em um passeio motociclístico pelas ruas da cidade, transmitindo energia para logo mais o comício da noite de hoje:

Confira as fotos feitas por nossa equipe na tarde deste domingo:





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

PLANTÃO 14ZÃO: Bigodinhos tomam manhã de domingo em Itaú



Os Bigodinhos de Zé Filho Melo amanheceram com toda energia neste domingo (26), o dia logo amanheceu e o agito das motos já acordavam quem pensava ficar relaxando nesse domingo.

Estava programado para essa manhã apenas um passeio ciclístico, mas a turma do bigode não se conteve e aproveitou toda manhã de domingo.

Logo as 8:30h os ciclística iniciaram as manifestações de Zé Filho Melo, os motociclísticas e carros tomaram conta da manifestação, daí formou-se um carreata, em seguida, quando os mesmos pensavam que estava encerrado em frente ao comitê da campanha, formou-se uma bonita passeata, onde o verde e o vermelho se misturaram e saíram pela avenida principal, chamando a atenção dos que estavam assistindo de fora.




Ao chegarem novamente no comitê originou-se mais uma carreata pelas ruas da cidade em direção ao bar do Gigi, completando a manhã de domingo com muita euforia dos adeptos de Zé Filho Melo.





Está marcado para as 15h, mais um passeio motociclístico da coligação unidos para fazer melhor e a noite carreata e comício em frente a casa do Ex-prefeito Neuremberg Fernandes.

Será que os bigodinhos estão com esse pique todo? Dentro de instantes sabermos, e você acompanha tudo aqui no blog Cidade News Itaú! Até daqui a pouco então.

Agora confira as fotos da manhã deste Domingo:




Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Depois de um Sábado Azul; Domingo é Verde e Vermelho


É isso mesmo! A coligação unidos para fazer melhor já nos enviou a programação deste domingo. Que se inicia a partir da 8:30h da manhã com um passeio ciclístico, as 15:00h passeio motociclístico e logo mais a noite carreata e comício.

Zé Filho Melo, "O Bigodinho" e toda equipe que faz a coligação, convida toda população itauense a marca presença neste domingo nessa programação.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Ciro Bezerra arrasta multidão em 1º Arrastão do Azulão

Tudo começou por volta das 17h, onde a nação azul começou a  se aglomerar no Bar de Zé Nilton no Bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica). As lideranças políticas foram chegando para dar início ao arrastão.

O arrastão começou por volta das 18:30h caminhado pelo bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica), Domingos Fernandes (Posto Itaú), Rua Antônio Moreira e encerrando-se na Av. Fausto Pinheiro no Bar do Ivonaldo.

Acidente:


Vítima sendo socorrida

Ainda no arrastão foi registrado um fato inesperado, um acidente do tipo atropelamento foi registrado no momento em que o arrastão passava pela Rua Antônio Moreira, a pessoa conhecida por Márcia, filha de Cícero Avelino, foi atropelada pelo povo. a mesma acompanhava o arrastão, tropeçou e caiu, sendo atingida pela multidão que seguia no arrastão.

Em seguida Márcia foi socorrida por populares e levada para a maternidade Marcolino Bessa, sofrendo ferimentos leves, do tipo arranhões e três (03) pontos na testa, graças a Deus, sem grandes proporções.







A nossa equipe de reportagem esteve presente registando esse evento que você confere agora através da fotos do nosso álbum:




Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo encontrado na zona norte de Mossoró é identificado no ITEP


Passando na Hora
Corpo foi encontrado numa estrada de barro fora da área urbana
O corpo encontrado na manhã deste sábado, dia 25, zona norte de Mossoro com um tiro na cabeça, foi identificado por familiares no Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).

Trata-se de Francisco Cledimar da Silva, de 27 anos, sem profissão definida, residente no bairro Santo Antônio, zona norte de Mossoró, mesma região onde foi encontrado.

O reconhecimento do corpo foi feito pela irmã da vítima, que apresentou a documentação necessária ao delegado de Plantão, José Vieira, e liberou o corpo para sepultamento.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Primeiro homem a pisar na Lua morre aos 82 anos nos EUA


O ex-astronauta norte-americano Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, morreu aos 82 anos neste sábado, em Ohio, nos Estados Unidos. Armstrong tinha sido submetido a uma cirurgia no coração no começo deste mês para desobstruir artérias. Segundo a própria família do ex-astronauta, Armstrong morreu após complicações da cirurgia.

“Estamos de coração partido por compartilhar a notícia de que Neil Armstrong morreu devido a complicações após a cirurgia cardíaca”, disse a família de Armstrong em comunicado obtido pela rede de televisão americana CNN.

Como comandante da missão Apollo 11, Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969. Foi ele quem proferiu a histórica frase: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”.

Ele era o comandante da primeira missão lunar, na Apolo 11, ao lado dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins. Em 21 de julho de 1969, a cápsula lunar Eagle pousou sobre a superfície lunar e Armstrong – como havia sido planejado – foi o primeiro homem a caminhar sobre a Lua.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Explosão na maior refinaria da Venezuela deixa ao menos 24 mortos



Uma explosão na refinaria de Amuay, na Venezuela, deixou ao menos 24 pessoas mortas, entre elas um menino de 10 anos, e mais de 50 feridas. A usina faz parte do Centro de Refino de Paraguaná, o principal do país e um dos maiores do mundo, com capacidade para produzir 955 mil barris de petróleo por dia.

 — Tivemos um vazamento de gás. Essa gás provocou a explosão e afetou pelo menos dois tanques da refinaria — disse ao canal estatal VTV o ministro do Petróleo, Rafael Ramirez, que visitará a região ainda neste sábado para avaliar o prejuízo.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Níveis dos reservatórios no RN estão abaixo dos 60%


Marcos Garcia/Arquivo
Níveis dos principais reservatórios de água doce no RN registra baixas significativas
As previsões de mais seca e clima quente para os últimos quatro meses do ano e início de 2013, feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), chamaram a atenção das autoridades no Rio Grande do Norte com relação à situação dos reservatórios de água. 
Em entrevista ao JORNAL DE FATO, Gilberto Jales, responsável pela pasta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), afirmou que estão sendo tomadas providências para utilização racional das reservas de água existentes no RN. 
Segundo ele, os principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, entre barragens e açudes, atuam abaixo dos 60% de sua capacidade volumétrica e, diante disso, se faz necessário tomar algumas providências para se evitar um colapso do sistema de abastecimento da população. 
As famílias que residem em localidades rurais dos municípios do RN são as que mais sofrem com a ausência de chuvas no interior do estado. “Infelizmente, a situação é preocupante, mas existe solução. Hoje temos 4,3 bilhões de metros cúbicos de água nos reservatórios que podem ser utilizados para abastecimento e desse total mais de 90% são oferecidos pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Diante disso, chegou o momento de utilizar as águas dos demais reservatórios de forma racional para impedir um colapso do sistema”, disse o secretário. 
Segundo ele, para evitar uma situação de racionamento de água, está sendo firmada uma parceria com o Departamento Nacional de obras Contra as Secas (DNOCS), com a proposta de reduzir a vazão dos reservatórios que têm parte da água destinada para plantios feitos através de irrigação. 
O açude Passagem das Traíras, que abastece Caicó, São José do Seridó e Jardim do Seridó, terá uma redução de 50% de sua vazão para assegurar o abastecimento dessas cidades. Hoje, o reservatório tem 32,63% do seu volume total. 
A Barragem de Pau dos Ferros, que além de abastecer a cidade de Pau dos Ferros e outros municípios da região, também tem parte de sua água destinada ao Perímetro Irrigado, também vai ter redução de sua vazão.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Familiares recebem informação do encontro da embarcação Jeferson I e fazem festa


Os familiares dos tripulantes da embarcação Jeferson I, que está desaparecida há mais cerca de 15 dias, reberam a informação que o barco foi encontrado na costa da África do Sul e está sendo rebecodo em direção à Natal. A informação, no entanto, não foi confirmada ao Portal BO pelo 3º Distrito Naval, que declarou não ter recebido nenhum comunicado sobre o encontro da embarcação.

De acordo com os familiares, que acionaram a reportagem, os próprios pescadores teriam entrado em contato para informar que estavam bem. Com isso, uma grande festa e manifestação é realizada no Canto do Mangue, inclusive, com fogos de artifícios para comemorar a boa notícia.

Logo que a notícia chegou até o Portal BO, nossa equipe ligou para a Base Naval de Natal para saber se eles tinham conhecimento do possível encontro da Jeferson I. A diretoria do 3º Distrito declarou que não confirmava a informação.

Mesmo assim, os familiares dos seis tripulantes continuam comemorando. O Jeferson I teria sido encontrado por outro barco na costa da África do Sul, que teria atracado a embarcação e estaria rebocando em direção à costa brasileira. O barco natalense estava em alto mar desde o dia 11 deste mês. 

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Filho de Ratinho lidera corrida eleitoral para prefeitura de Curitiba



Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira revela uma disputa acirrada pela prefeitura de Curitiba. No segundo levantamento feito na capital paranaense, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), filho do apresentador de TV Carlos Massa, lidera com 27% das intenções de votos, seguido de perto pelo socialista Luciano Ducci, com 23%, e pelo pedetista Gustavo Fruet, com 21%.

A pesquisa encomendada pela RPC TV, afiliada à Rede Globo, foi feita entre os dias 21 e 23 de agosto, e entrevistou 602 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que indica um empate técnico entre Ratinho e Ducci e outro empate técnico, entre Ducci e Fruet.

Rafael Greca, do PMDB, segue em quarto lugar, com 6% e Bruno Meirinho (PSOL) tem 1% dos votos. Carlos Moraes (PRTB), Alzimara Bacellar (PPL) e Avanilson Araújo (PSTU) não foram citados por nenhum entrevistado. Votos brancos ou nulos somam 10% e os indecisos, 12%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número PR-00066/2012.

Fonte: Agência O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CAICÓ: Suspeito de estupro durante a madrugada é alvejado a tiros pela Manhã


Uma tentativa de homicídio a bala foi registrada na manhã de hoje, por volta de 08h00, no Bairro Soledade próximo ao Castelo o Engady na zona oeste da cidade de Caicó. De acordo com informações repassadas a nossa reportagem a vitima da tentativa de homicídio foi identificada como Júlio César da Silva, 18 anos, conhecido por Duvíca, que sofreu um disparo efetuado de uma pistola calibre 380'.
A Policia Militar está investigando o caso pois o acusado está sendo apontado como suspeito de uma tentativa de furto em uma residência na Rua Pérsia Leite no João Paulo II ocorrida por volta de 22h40 desta sexta-feira e ainda também figura como suspeito de ter estuprado uma mulher na frente dos seus filhos por volta de 01h00 da madrugada deste sábado no Bairro Paulo VI.
A PM investiga o caso para saber se Duvíca é mesmo o estuprador e se existe alguma ligação do estupro supostamente praticado por ele com uma suposta vingança praticada pelo marido da vitima ao tentar matá-lo a bala.
Duvíca é um "velho" conhecido da Policia Militar de Caicó já que tem várias passagens na justiça onde inclusive já cumpriu pena na Penitenciaria Estadual do Seridó. Contra o mesmo existem acusações de furtos, arrombamentos, assaltos, arrombamentos entre outros crimes.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é encontrado morto em terreno baldio na Grande Natal

Imagem Ilustrativa

O corpo de um homem foi encontrado por populares na manhã deste sábado (25), em um terreno baldio, na rua Prudente de Morais, bairro Santa Teresa, Parnamirim.

Populares informaram à polícia que escutaram disparos de arma de fogo durante a noite dessa sexta, mas não saíram para olhar. Na manhã deste sábado, o homem, identificado apenas como Janilton "boca de CD" foi encontrado morto no local.

Segundo a companheira de Janilton, ele seria usuário de drogas e tinha
passagem pela polícia. A Polícia ainda não tem pistas dos suspeitos.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Foragido de Alcaçuz é preso após cometer assalto em Padaria de Parnamirim


Foto: Sérgio Costa
Um homem identificado como ARLINDO DE LIMA SILVA, DE 27 ANOS, foi preso na noite desta sexta-feira (24) acusado de cometer um assalto a uma padaria, no bairro Passagem de Areia, na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal. Arlindo usou um revólver calíbre 38 para ameaçar as vítimas que estavam no estabelecimento, mas acabou preso quando tentou fugir pelas ruas do bairro.
De acordo com o policial civil do 1º Distrito, Maykel Talles, o acusado invadiu a padaria e anunciou o assalto obrigando os funcionários a tirarem a roupa e deitarem no chão. Em seguida começou a recolher os bens das pessoas, como celulares, dinheiro e jóias. Dois vendedores do local conseguiram fugir pelos fundos da padaria e chamar a polícia.
Uma viatura da Ronda Escolar chegou rapidamente no local e ainda flagrou a fuga do bandido que tentou escapar pulando os muros das residências, mas Arlindo foi detido em seguida. "Eu estava dentro de casa quando vi um homem pulando o muro da minha casa de arma em punho, foi aí que percebi que era um assaltante. Saquei da pistola e dei voz de prisão", disse.
Arlindo foi conduzido a delegacia de plantão da zona Sul e lá os policiais descobrira que o assaltante era fugitivo do presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. O acusado revelou para a reportagem do Portal BO que é natural da Paraíba e que responde por assalto e tentativa de homicídio.
"Eu estava em Cuité, mas voltei a Natal para conseguir dinheiro pois tenho uma família para sustentar", relatou. O foragido foi autuado e conduzido para o presídio pouco depois. 


Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista foge apos capotar carro com 27kg de maconha na Paraíba


 

Foram encontrados 27kg de maconha em um carro capotado no distrito de Várzea Nova, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. A Polícia Militar foi chamada ao local e informada que o motorista, após o capotamento, fugiu em outro carro que o acompanhava. A polícia acredita que no outro veículo outra grande quantidade de maconha estava sendo transportada. Os dois carros estavam no sentido Natal/João Pessoa. 

O sargento Gilvanicio Pontes, do 7º Batalhão da Polícia Militar, comentou que “quando chegamos no local recebemos a informação de que o motorista tinha fugido do local rapidamente, sem levar nada consigo. As pessoas afirmaram que ele entrou em outro carro que vinha o escoltando”. 

“Ao saber disso decidimos revistar o veículo por inteiro e encontramos 27kg de maconha. Também percebemos que o carro estava bastante ensanguentado, o que nos faz acreditar que ele está ferido, mas até agora ninguém deu entrada com esses ferimentos em nenhum hospital da capital”, completou o sargento. A polícia afirmou que vai continuar investigando os hospitais de João Pessoa, já que acreditam que ele necessita de cuidados médicos.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Assalto termina com morte de jovem de 21 anos na Grande Natal


Um assalto terminou com a morte de uma jovem de 21 anos na manhã deste sábado (25), em Parnamirim, região metropolitana de Natal. Dois homens armados invadiram uma sucata na rua Pedro Nunes Ferreira, no bairro de Santos Reis, por volta das 7h30 da manhã.

Durante o assalto, o dono da sucata entrou em discussão com os bandidos, que dispararam contra ele, mas os tiros acabaram atingindo sua irmã de 21 anos, identificada apenas como Rafaela.

A jovem chegou a ser socorrida por parentes e levada para o hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os bandidos levaram uma quantia em dinheiro e objetos pessoais das vítimas. Até o final da manhã deste sábado, o paradeiro dos assaltantes era indefinido.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem de 23 anos é brutalmente assassinado no Sertão; Município registra 43 homicídios


Mais um crime é acentuado na cidade de Patos e as características são sempre as mesmas: Premeditado e ocasionado sempre como uma suposta execução.

O intento aconteceu nesta sexta-feira (24) na Rua Sabino Viana em um pequeno terreno baldio, no bairro Monte Castelo, nas proximidades do Cemitério Santo Antônio por volta das 21h:40m.

O redeiro Francisco Vanbaster Pereira dos Santos, de 23 anos, apelidado de "boião" e que residia na Rua da Baixa, foi morto por pessoas até o momento não identificadas pela polícia.

Pelas informações apuradas, a vítima estava em uma moto Titan Vermelha, placa NQB-5314-Patos, quando dois homens se aproximaram, também em uma moto Pop de cor preta e placa não anotada e um deles desceu de arma em punho e começou a atirar.

O rapaz ainda correu para não ser atingido pelos tiros, mas no momento da fuga ele já havia sido baleado e devido à gravidade dos ferimentos acabou caindo morto. O celular da vítima caiu no "pé da calçada" de uma residência próxima onde aconteceu o crime.

Muita gente que conhecia Boião disse que ele chegou de viagem há poucos dias, porém desconhece as causas que teriam motivado o crime. A polícia prossegue com a investigação e segue realizando diligências na tentativa de localizar os acusados ou a motocicleta em que eles foram vistos.

Fonte: É Sertão/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF desmonta esquema de Cachoeira


Preso há 178 dias, desde a deflagração da Operação Monte Carlo pela Polícia Federal, o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, dá sinais de que continua no comando da organização criminosa. Uma investigação da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco), da Polícia Civil do Distrito Federal, indica que a quadrilha do bicheiro explorava, pelo menos, sete bingos eletrônicos na capital federal havia seis meses. Um deles, na 910 Sul, fica a 7,5 quilômetros do Congresso, onde uma CPI investiga as relações de Cachoeira com políticos e empresários. A principal suspeita é de que o grupo migrou do entorno para o DF depois da prisão do bicheiro.
Ontem, durante a Operação Jackpot, agentes e delegados da Deco prenderam três responsáveis por organizar e gerenciar a jogatina. Outros dois suspeitos estão foragidos. A investigação da Polícia Civil confirma o depoimento da procuradora da República Léa Batista de Oliveira, na terça-feira, de que a quadrilha comandada por Cachoeira tem características de grupos mafiosos e continua em ação, mesmo depois da prisão dele. “Essa organização não foi totalmente desarticulada. Isso só vai ocorrer quando sufocarmos o braço empresarial e financeiro da quadrilha, que continua fazendo ameaças e chantagens. Trata-se de uma máfia, com características clássicas, como código de silêncio orquestrado”, afirmou a procuradora.

Cachoeira está preso desde 29 de fevereiro. Detido inicialmente no presídio federal de Mossoró (RN), ele acabou transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, na terceira semana de abril. Além dele, outras 20 pessoas foram presas durante a Operação Monte Carlo. O bicheiro é suspeito de envolvimento com a Construtora Delta, que tem contratos milionários em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em vários estados.

As sete casas de jogatina descobertas pela Polícia Civil estavam instaladas em Sobradinho II, Ceilândia, Gama, Jardim Botânico e em áreas nobres de Brasília, como o Setor de Mansões do Lago Norte e no Plano Piloto. Cada uma rendia cerca de R$ 10 mil por dia, segundo a polícia.

De acordo com a Polícia Civil, mesmo na cadeia, há indícios de que Cachoeira continuava articulando com os subordinados. Os delegados à frente da investigação, Henry Peres e Fernando Cocito, afirmam que Raimundo Washington de Sousa Queiroga, Otoni Olímpio Júnior e Antônio José Sampaio Naziozeno – presos ontem – são homens de confiança do bicheiro e voltaram a atuar nos jogos ilegais depois de soltos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Bruno Gleidson, responsável por fazer manutenção e instalação das máquinas, também foi detido. Antônio Naziozeno e Edvaldo Ferreira Lemos – que fazia a mesma atividade que Bruno – continuam foragidos.

“O nível de ousadia desse grupo não tem limite. Mesmo com a CPI e com um processo na Justiça Federal, eles vieram tentar se instalar na capital. É um dos fatos mais graves, pela ousadia, que verificamos ao longo de muitos anos”, ressaltou o diretor-geral da corporação, Jorge Xavier. A polícia deve encaminhar a apuração à CPI do Cachoeira e à Justiça Federal.
Oitenta máquinas caça-níqueis foram apreendidas ao longo das apurações. “Esses homens são subordinados a Cachoeira. E, se eles realizavam essa atividade, o chefe deles com certeza sabia. Vamos chamá-lo (Cachoeira) para depor”, afirma Henry Peres, delegado-chefe da Deco.

Investigação

A investigação que resultou nas prisões ontem durou seis meses. Durante esse tempo, os policiais monitoraram as sete casas e ouviram testemunhas. Ontem, às 6h, 120 policiais civis foram às ruas para cumprir cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. As apurações da Deco começaram com apreensões de caça-níqueis no DF após a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que prendeu Cachoeira.

Em Sobradinho II, existiam 13 máquinas. Em Ceilândia, 11; na Asa Norte, seis; e na Asa Sul, sete. Outras 43 máquinas foram apreendidas pela Deco no Gama, no Lago Norte e em Valparaíso (GO). Segundo os investigadores, a jogatina descoberta em Goiás era realizada em um condomínio na região do Jardim Botânico, mas teria sido transferida para Valparaíso após suspeitas da quadrilha de que a polícia havia descoberto o local. No monitoramento da casa do Gama, olheiros do grupo seguiram o carro dos investigadores, que anteciparam a invasão ao local. Na sala de jogos do Lago Norte, os policiais localizaram vales de clientes no valor de R$ 37 mil. O documento seria uma forma de pagamento adiantado realizado por apostadores. 

Fonte: Correio Brasiliense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

América vence o ABC por 1 a 0 no Nazarenão pelo Campeonato Brasileiro Serie "B"


América-RN vence quinto jogo sobre rival em oito partidas em 2012 (Foto: Frankie Marcone / Futura Press)


No jogo do esconde-esconde, o América-RN levou a melhor e venceu o ABC por 1 a 0, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, em jogo válido pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória do Dragão, a quinta seguida este ano sobre os alvinegros em oito jogos, foi marcado pelo centroavante Isac, aos 40 minutos do primeiro tempo 

A vitória no Clássico Rei deste sábado faz os alvirrubros subirem duas posições e chegarem à sétima colocação ao final da primeira parte da competição com 31 pontos, três a menos que a primeira equipe no G4. O ABC, por outro lado, cai para a 16ª posição, perde a quinta partida consecutiva para o rival e aumenta para quatro jogos a sequência sem vencer na segundona. 

Na largada do segundo turno da Série B, o América vai ao Estádio Serra Dourada para enfrentar na próxima terça-feira, para enfrentar o Goiás, às 21h50 (de Brasília). No mesmo horário, no Estádio Frasqueirão, o ABC joga contra o Ipatinga. 

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP de olho no núcleo de inteligência penitenciária do RN




Criado nesta semana inicialmente para levantar informações que venham antecipar possíveis fugas ou rebeliões no sistema prisional potiguar, o Núcleo de Inteligência Penitenciário (Nipen) também deve trabalhar na recaptura de fugitivos dos presídios. De acordo com o coordenador de Administração Penitenciária, Ailson Dantas, agentes penitenciários poderão até prender foragidos e fazer escutas telefônicas. No entanto, o promotor criminal Wendell Beetoven, do controle externo da atividade policial, afirma que isso é trabalho da Polícia e adverte que poderá tomar medidas contrárias, como mover ações judiciais, caso o Nipen insista na ideia.

Nipen teria função de levantar informações para evitar fugas ou rebeliões. Foto: Paulo de Sousa/DN/D.A Press
Ailson Dantas explica que o objetivo principal da criação no Nipen é o de levantar dados dentro dos presídios que possam subsidiar planejamentos e ações que venham a coibir rebeliões e fugas de detentos. "A ideia é, por exemplo, se chegar uma informação de que há drogas ou armas dentro de um presídio, nós possamos investigar até encontrarmos esses objetos e tomar medidas disciplinares aos culpados".

Além disso, segundo o coordenador do sistema penitenciário, pretende-se aparelhar o núcleo de maneira a tornar possível o monitoramento de foragidos a partir de escutas telefônicas. "Mas, claro, faremos tudo isso com autorização judicial. Estamos estudando maneiras de fazer isso de acordo com a legislação". Outro trabalho do Nipen, conforme Ailson Dantas, será o de prender foragidos. "O foragido da Justiça está em condição de flagrante e pode ser detido por qualquer um do povo. Mas, é lógico, vamos fazer isso também em conjunto com a Polícia. Não queremos tomar o lugar de ninguém, apenas cumprir o dever do Estado que é o de recapturar fugitivos".

Wendell Beetoven acha imprescindível a criação de um núcleo de inteligência para o sistema penitenciário, mas discorda desses dois pontos. "Deter foragido é cumprir mandado de prisão e isso é papel da Polícia Judiciária [Polícia Civil]. E, pela Constituição, agentes penitenciários não podem fazer o trabalho da polícia". O promotor lembra ainda que escutas telefônicas demandam autorizações judiciais que são concedidas também somente à polícia investigativa. "Sigilo telefônico só pode ser quebrado para fins de investigação de crimes, e não para prender foragidos".

O promotor alega que o papel dos agentes penitenciários é o de capturar os fugitivos imediatamente após esses terem escapado dos presídios. "Correr atrás dos presos quando esses acabam de fugir da cadeia, isso eles podem e devem. Mas não cumprir mandados de prisão".

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››