quinta-feira, julho 29, 2021

AstraZeneca informou ao governo em janeiro que não negociava vacinas por intermediários, mostra documento



Documento enviado pelo Ministério da Saúde à CPI da Covid mostra que em janeiro deste ano a farmacêutica AstraZeneca informou ao governo que não negociava vacinas por intermediários no mercado privado.


Conforme o documento, datado de 29 de janeiro deste ano, uma diretora da empresa enviou um e-mail à Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse e-mail foi enviado após a empresa ter sido informada que uma companhia em Vila Velha (ES) havia oferecido doses de vacinas ao governo brasileiro.


"Toda a produção da vacina AZD 1222 durante o período da pandemia é destinado exclusivamente a governos e organizações internacionais de saúde ao redor do mundo, ou seja, não há possibilidade de comercialização da vacina produzida pela AstraZeneca no mercado privado", informava o e-mail.


Procurado pela GloboNews, o Ministério da Saúde não respondeu até a última atualização desta reportagem.


O Jornal Nacional mostrou, no entanto, que em fevereiro deste ano o então diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz, deu aval para que um reverendo e a entidade presidida por ele negociassem 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro com a empresa americana Davati.


O diretor foi exonerado em 8 de julho, cinco dias após a reportagem ter ido ao ar.


Além disso, em depoimento à CPI da Covid, o policial militar Luiz Paulo Dominghetti, que se apresenta como representante da Davati no Brasil, disse ter participado de um jantar em fevereiro com o então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, e negociado 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.


Segundo Dominghetti, nesse jantar, Dias pediu propina de US$ 1 por dose de vacina. Em depoimento à CPI, o ex-diretor negou ter pedido propina, afirmando que Dominghetti é um "picareta".


Em março deste ano, o então secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, se reuniu com representantes da Davati. O reverendo que recebeu aval do governo para negociar vacinas também participou do encontro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

STF reage a declaração inverídica de Bolsonaro sobre gestão da pandemia



O Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu nesta quarta-feira (28), de maneira inédita, a uma declaração inverídica que o presidente Jair Bolsonaro costuma repetir ao falar sobre a pandemia.


Em entrevista à rádio Mundial, da Bahia, Bolsonaro voltou a dizer que o Supremo deu muito mais poderes para governadores e prefeitos do que para ele.


O STF rebateu Bolsonaro com um vídeo, nas redes sociais. E modificou uma frase do ministro da propaganda do regime nazista de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. Goebbels afirmou que uma mentira contada mil vezes se torna verdade.


"Uma mentira repetida mil vezes vira verdade? Não. É falso que o Supremo tenha tirado poderes do presidente da República de atuar na pandemia. É verdadeiro que o STF decidiu que União, estados e prefeituras tinham que atuar juntos, com medidas para proteger a população. Não espalhe fake news! Compartilhe as #VerdadesdoSTF", acrescentou a publicação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil tem 1.366 mortes por Covid-19 em 24 horas e total de óbitos passa de 553 mil

Fazendo upload: 229166 de 229166 bytes.


O Brasil registrou 1.366 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quarta-feira (28) 553.272 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.083 - a mais baixa desde 22 de fevereiro deste ano (1.055). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -13% e aponta tendência de estabilidade.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta-feira. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Média móvel de mortes — Foto: Arte G1


Quinta (22): 1.155

Sexta (23): 1.131

Sábado (24): 1.168

Domingo (25): 1.105

Segunda (26): 1.101

Terça (27): 1.086

Quarta (28): 1.083

De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Três estados apresentam tendência de alta nas mortes: RJ, PE e PI


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 19.797.516 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 48.556 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 46.147 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de 8% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica estabilidade.


Em seu pior momento, a curva da média de diagnósticos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Terremoto de magnitude 8,2 atinge a costa do Alasca e gera alerta de tsunami

Um tremor de magnitude 8,2 — considerado valor muito alto — atingiu a costa do Alasca, estado pertencente aos Estados Unidos, na madrugada desta quinta-feira (29). Autoridades americanas emitiram um alerta de tsunami.


Terremoto no Alasca - MAPA — Foto: G1 Mundo


Até a última atualização desta reportagem, não havia dados sobre feridos ou vítimas — o epicentro estava próximo a áreas muito pouco habitadas da região. Autoridades do Havaí estão em atenção caso o alerta se estenda ao arquipélago.


Outros países também estão observando se há risco, inclusive Japão e Nova Zelândia. O Canadá também aguarda saber a gravidade do possível tsunami.


Segundo o USGS, observatório sismológico dos EUA, houve ao menos outros dois tremores secundários, um deles com magnitude superior a 6, valor que também costuma causar estragos em regiões mais habitadas.


A situação mais preocupante é com a pequena cidade de Perryville, a apenas 91 km do epicentro. A maior cidade do estado, Anchorage, também poderia ser afetada pelas ondas.

O Alasca sofreu em 1964 o mais forte terremoto de sua história: um tremor de magnitude 9,2, que deixou mais de 250 mortos pela destruição.


A alta atividade sísmica da região está relacionada com o Cinturão de Fogo do Pacífico: uma área de encontro de placas tectônicas que afeta praticamente toda a costa do oceano. Veja o mapa abaixo.


Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1


Fonte: G1

Leia Mais ››