segunda-feira, dezembro 28, 2020

AMI, realizou projeto “Caravana Natalina” com a Filarmônica José Praxedes Fernandes em Itaú-RN



A Associação de Músicos de Itaú (AMI), realizou no último domingo, 27 de dezembro de 2020, o projeto “Caravana Natalina” com a Filarmônica José Praxedes Fernandes.

O projeto ocorreu nos bairros do município, por meio de apresentações com músicas com temas natalinos. O repertório apresentado contou com músicas como: Então é Natal, Noite Feliz, Jingle bells, Boas Festas e Marcas do que se foi, além do dobrado, O Guarani.

As apresentações ocorreram inicialmente na rua Manoel Balbino, no bairro Parabólica; depois, na praça João Dehon, no bairro Felicidade; na praça Pedro Pereira de Andrade, no bairro Nossa Senhora das Dores; e, foi finalizado com a apresentação em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em que, no momento, foi realizado uma live no Instagram da Filarmônica (@filarmonica_jose_praxedes).

As apresentações duraram em média 20 minutos, e, buscou descentralizar as festividades referentes ao período. Cabe destacar que, no momento a Filarmônica realizou a inauguração do fardamento, esse que é relevante na identidade do grupo.

O projeto teve apoio do recurso da Lei 14.017/2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio do Edital 002/2020 “Prêmio Artísticos Culturais – Encantos da Pedra Preta”, da Prefeitura Municipal de Itaú – PMI, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.





















Fonte: AMI

Leia Mais ››

Visitas presenciais são suspensas na Cadeia Pública de Ceará-Mirim após preso testar positivo para Covid-19

As visitas presenciais na Cadeia Pública Dinorá Simas Deodato, em Ceará-Mirim, na Grande Natal, foram suspensas nesta segunda-feira (28) após um preso testar positivo para a Covid-19 - ele está isolado e apresenta sintomas leves da doença. Essa é a sétima unidade do estado a voltar a suspender as visitas em dezembro.


Visitas foram suspensas em algumas cadeias do RN — Foto: Seap


Com isso, as visitas virtuais serão mantidas e em janeiro serão ampliadas, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). De acordo com a pasta, o sistema prisional do RN tem 10.700 internos e 18 casos confirmados de Covid-19.


Desde o dia 10 de dezembro, as visitas estão suspensas em outras cinco unidades prisionais das regiões Oeste, Alto Oeste e Seridó potiguar. O motivo foi o aumento no número de casos e na ocupação dos leitos críticos nessas localidades. No dia 16, foi a vez da Penitenciária de Alcaçuz, a maior do estado, também fechar para visitação após um interno se contaminar com o coronavírus.


Segundo o comitê de crise da Seap, a suspensão das visitas na Cadeia Pública de Ceará-Mirim atende uma resolução interadministrativa. O artigo 16 da resolução aponta que as visitas devem ser suspensas caso a taxa de ocupação de leitos de UTI esteja superior a 80%, se houver decreto de lockdown, se houver porcentagem de servidores contaminados igual a 20% do efetivo da unidade ou se houver registro de contaminação de algum detento nos últimos 15 dias.



Após a confirmação do caso do preso, as celas e ambientes de uso comum da Cadeia de Ceará-Mirim passam por um processo de desinfecção. A Seap também informou que reforçou a fiscalização do uso de equipamentos de proteção individual por servidores e internos, além dos protocolos de segurança sanitária contra o Covid-19.


Segundo a Seap, o programa de visita remota foi 100% ampliado após as suspensões nas unidades. A pasta reforçou que vai aumentar a oferta em janeiro, com mais computadores. A televista garante o direito, por exemplo, ao grupo de risco do Covid-19 poder falar com o parente encarcerado.


As unidades que seguem com visitação normal tem encontros sem contato físico e são limitadas a um parente por apenado, com limite de 30 minutos de duração.


O RN não registra óbito entre presos, policiais penais e servidores que atuam nos presídios.


Unidades com visitas suspensas

Cadeia Pública de Ceará-Mirim

Penitenciária Estadual de Alcaçuz

Cadeia Pública de Mossoró

Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio

Penitenciária Estadual de Pau dos Ferros

Penitenciária do Seridó

Cadeia Pública de Caraúbas

Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 114.799 casos confirmados e 2.933 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte registra 114.799 casos confirmados e 2.933 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (28). Outros 459 óbitos estão sob investigação.


Em relação ao boletim de sábado (26), o último publicado pela Sesap, são 595 novos casos e 10 mortes a mais - sendo quatro nas últimas 24 horas, em Mossoró, Parnamirim, Itaú e Natal.


O boletim aponta ainda que o RN tem hoje 446 pessoas internadas por causa do coronavírus, sendo 275 na rede pública e 171 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 62,7% na rede pública e de 66% na rede privada.


O boletim da Sesap aponta também 56.244 casos suspeitos e 268.993 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 68.394 e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", é de 66.053.


No total, 385.269 testes de Covid-19 foram realizados em todo o estado, sendo 205.269 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 180.000 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

114.799 casos confirmados

2.933 mortes

68.394 confirmados recuperados

56.244 casos suspeitos

268.993 casos descartados


Teste para diagnóstico da Covid-19 — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde


Fonte: G1

Leia Mais ››

Primeiro dia de festas pré-réveillon em Pipa e São Miguel do Gostoso tem aglomerações e falta de máscaras entre participantes

Vários jovens juntos, sem máscaras, dançando e bebendo em aglomerações. As cenas foram registradas e publicadas nas redes sociais pelos próprios participantes das festas privadas de Réveillon autorizadas pelas prefeituras municipais em Pipa e São Miguel do Gostoso, no litoral potiguar na primeira noite dos eventos, que devem durar a semana toda. As festas de abertura começaram na noite de domingo (27) e entraram pela madrugada desta segunda-feira (28).


Imagens mostram pessoas sem máscaras e aglomeradas durante o Let's Pipa em Tibau do Sul. — Foto: Reprodução


Nos perfis das organizações dos eventos, não há fotos ou vídeos das apresentações e do público. Nas postagens em que publicaram informações sobre a festa, os organizadores do Let's Pipa ainda afirmaram que o uso de máscara seria obrigatório durante todo o evento, mas as imagens mostram centenas de pessoas sem o acessório de proteção.


O G1 questionou as assessorias da prefeitura de Tibau do Sul e do réveillon do Gostoso sobre a fiscalização e o cumprimento das medidas exigidas, mas ainda não recebeu retorno sobre o assunto. A reportagem não conseguiu contato com os organizadores do Let's Pipa e com a prefeitura de São Miguel do Gostoso, para falar sobre o assunto.


Réveillon em São Miguel do Gostoso tem aglomerações e falta de máscaras entre participantes — Foto: Reprodução


Até o último sábado (26), o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde registrou mais de 114,2 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Também há mais de 2,9 mil óbitos e 418 pessoas internadas com a doença no Rio Grande do Norte.


Polêmica

Os eventos são alvos de polêmicas, por acontecerem durante a pandemia da Covid-19. Enquanto o governo do estado proibiu qualquer evento patrocinado pelos cofres públicos e grande parte dos municípios do Rio Grande do Norte suspendeu eventos com mais de 50 pessoas no fim de ano, as prefeituras de São Miguel do Gostoso e de Tibau do Sul, onde fica Pipa, decidiram autorizar a realização dos eventos, desde que os participantes apresentassem exames com resultado negativo para a Covid-19.


O Ministério Público do Estado chegou a pedir o cancelamento dos eventos na Justiça. O pedido foi recusado em São Miguel do Gostoso e aceito no caso de Pipa - o que causou protestos de empresários de trabalhadores do turismo da região.


No entanto, o desembargador Amaury Moura Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Estado, suspendeu a decisão da primeira instância e autorizou a festa.


O Ministério Público chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal, para suspender a decisão do desembargador, mas o presidente da corte, ministro Luiz Fux, considerou que a admissão da contracautela em ações promovidas por ente público ou MP para obter tutela provisória seria vedado pela jurisprudência do Supremo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil tem mais de 7,5 milhões de casos registrados de Covid-19



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta segunda-feira (28).


O país registrou 495 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 191.641 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 617. A variação foi de -8% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.506.890 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 25.490 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 34.667 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -19% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.


Oito apresentaram alta na média móvel de mortes: GO, MS, AC, AM, PA, RO, AL e SE.


Brasil, 28 de dezembro

Total de mortes: 191.641

Registro de mortes em 24 horas: 495

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 617 (variação em 14 dias: -8%)

Total de casos confirmados: 7.506.890

Registro de casos confirmados em 24 horas: 25.490

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 34.667 por dia (variação em 14 dias: -19%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 191.207 mortes e 7.486.094 casos confirmados.)


Estados

Subindo (8 estados): GO, MS, AC, AM, PA, RO, AL e SE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (11 estados): PR, ES, MG, MT, AP, BA, MA, PB, PE, PI, RN

Em queda (7 estados + DF): RS, SC, RJ, SP, DF, RR, TO e CE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Raio atinge pista do Aeroporto de Viracopos e interrompe pousos e decolagens por 57 minutos

Um raio atingiu a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e causou o fechamento para pousos e decolagens por 57 minutos na tarde desta segunda-feira (28). Segundo a assessoria do aeroporto, o funcionamento foi retomado às 14h47 e nenhuma aeronave foi danificada.


Raio atinge pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e suspende pousos e decolagens — Foto: Aeroportos Brasil/Viracopos


A descarga elétrica acertou a pista às 13h43 e, sete minutos depois, a operação no aeroporto foi suspensa para reparo do asfalto. Oito voos atrasaram e um avião de carga que pousaria foi desviado para o Aeroporto de Guarulhos. Nenhum voo foi cancelado.


Segundo Viracopos, o impacto na operação foi pequeno porque a demanda do aeroporto nesta segunda-feira é menor.


O recapeamento ocorreu em 40 minutos. Além disso, foi feito a limpeza na pista antes da retomada da operação. O buraco tinha cerca de 80 centímetros de diâmetro.


Foi a primeira vez que a concessionária Aeroportos Brasil, que administra Viracopos, registrou um problema na pista causado por raio. O aeroporto possui para-raios nos prédios administrativos, no terminal e na torre de controle.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Réveillon no Rio: prefeitura decide fechar toda a orla para evitar aglomerações

A Prefeitura do Rio decidiu estender para toda a orla da cidade, do Leme ao Pontal, os bloqueios na noite do réveillon, de quinta (31) para sexta-feira (1º).


As medidas já previstas para Copacabana agora valerão para as praias da Zona Sul (a partir do Leme) e até o Recreio e serão publicadas em decreto no Diário Oficial.


Na semana passada, o prefeito em exercício do Rio, vereador Jorge Felippe (DEM), já havia determinado o fechamento dos acessos a Copacabana, tradicional palco da tradicional festa da virada, que foi cancelada, e proibiu a queima de fogos e equipamentos de som na orla.


Resumo das proibições:


Acesso à praia para quem não mora nos bairros (exceto pedestres)

Estacionamento na orla e ruas do entorno

Festas e equipamento de som na orla

Queima de fogos

Barraqueiros em pontos fixos

Circulação de ônibus, micro-ônibus e vans de fretamento

As medidas foram tomadas após o aumento do número de casos e mortes por Covid-19 nas últimas semanas no Rio de Janeiro. Já foram registradas quase 25 mil mortes pela doença no estado, mais da metade na capital.


Apenas veículos de moradores com comprovantes de residência, de hóspedes de hotéis com comprovante de reserva e de trabalhadores de estabelecimentos comerciais com crachá funcional vão poder passar pelos bloqueios, de acordo com a prefeitura.



Os quiosques podem funcionar, mas sem música, sem "cercadinho" e sem cobrança de ingresso. Ambulantes individuais com permissão vão poder trabalhar, mas barraqueiros estão proibidos das 20h de quarta-feira (30) às 6h de sexta (1º) (veja mais detalhes abaixo).


Também dentro desse pacote de restrições, o metrô anunciou nesta segunda-feira que no dia 31 as linhas vão parar de circular às 20h. É a primeira vez, desde 1998 — quando o metrô chegou a Copacabana —, que não haverá operação na virada.


Apelo à população

Durante entrevista coletiva com representantes da prefeitura para anunciar as medidas, na tarde desta segunda, Alexandre Cardeman, chefe-executivo no Centro de Operações Rio (COR), disse que as medidas foram decididas em memória e respeito aos mais de 190 mil mortos no Brasil.


“Precisamos dar um recado duro e direto para a população (...) O plano e o decreto são muito mais uma ferramenta para mitigar aglomerações e comemorações com grandes quantidades de pessoas. O que queremos passar nesse momento, independente das restrições criadas, é que depende muito de cada um de nós. Faça uma virada consciente e fique em casa.”


"Não há imagem melhor do que a orla vazia e a Praia de Copacabana sem ninguém para que possamos homenagear a todos que se foram (...) Quem insistir em deslocar sem necessidade poderá, sim, enfrentar transtornos e poderá ficar em situação de desconforto. Por isso, a recomendação é: fique em casa", disse Cardeman.

Quem resistir às restrições poderá ser multado e os estabelecimentos podem ser fechados, segundo representantes da prefeitura.


Vista aérea das praias de Copacabana e Leme, tradicional palco da festa de réveillon mais famosa do mundo, que foi cancelada por causa da pandemia do coronavírus — Foto: Leonardo Ferreira/Arquivo pessoal


Detalhamento das regras:

A queima de fogos está proibida em toda a orla da cidade desde as 0h do dia 30 de dezembro até as 7h do dia 1º de janeiro. Nem mesmo a rede hoteleira poderá acionar fogos de artifício;

Proibida a realização de festas privadas, shows ou qualquer evento ao longa da orla, pelos quiosques, seja na areia ou no calçadão, inclusive a colocação de cercadinhos; estabelecimentos que já têm alvará para eventos poderão realizar, seguindo as 'regras de ouro' da prefeitura;

O uso de equipamentos de som será proibido em toda a extensão da orla a partir da 0h do dia 31 até as 6h do dia 1º, inclusive na faixa de areia, quiosques e calçadão;

O trabalho dos ambulantes também será restrito. A permanência de barraqueiro em ponto fixo, tanto na areia da praia quanto no calçadão, fica proibida da 0h do dia 31 às 6h do dia 1º;

Bloqueios viários nos acessos à orla, inclusive de veículos de entrega e de carga e descarga, entre 20h de quinta (31) e 3h do dia 1º; exceto veículos de moradores e hóspedes de hotéis, mediante comprovantes, e transporte de empregados de estabelecimentos da orla;

Ônibus, micro-ônibus e vans de fretamento não poderão entrar nos acessos à orla a partir das 20h do dia 31 até as 3h do dia 1º;

Táxi só entra com passageiro com comprovante de morador, hóspede ou trabalhador;

Estacionamento proibido em toda a extensão da orla, exceto moradores ou hóspedes de hotéis, com comprovantes.

Bloqueios

As vias de acesso à orla serão fechados do Leme, na Zona Sul, ao Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. Os acessos às praias do Flamengo e de Botafogo permanecerão abertos, mas as restrições de operação são as mesmas do restante da orla, assim como em pontos tradicionais de aglomeração na Zona Norte – não foram indicados os locais pela prefeitura.



Serão 23 pontos de bloqueio no acesso a Copacabana, 18 pontos em Ipanema e Leblon e 13 bloqueios na Barra e no Recreio.


Restrições em Angra


O Ano Novo também vai ser marcado por restrições em Angra dos Reis, na região da Costa Verde. Na manhã desta segunda, funcionários do setor de turismo fecharam uma das pistas da BR-101 e o trevo de acesso à cidade.


O grupo é contra o decreto da prefeitura que proíbe a entrada de pessoas que vem a Angra apenas pra passar o dia. Quem reservou hotel ou casa na cidade só pode entrar depois de apresentar algum comprovante da reserva.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Instituto Butantan recebe mais 500 mil doses da vacina CoronaVac

O estado de São Paulo recebeu na manhã desta segunda-feira (28) o quinto lote de doses da Coronavac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As 500 mil doses prontas chegaram ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.


O avião, vindo da China, pousou por volta das 11h40. Outro carregamento com mais 1,5 milhão de doses deve chegar na próxima quarta-feira (30), totalizando o recebimento de mais de 10,6 milhões de doses até o fim de dezembro, segundo o Butantan.


O primeiro lote com 120 mil doses chegou ao Brasil no dia 19 de novembro. O segundo carregamento, com 600 litros a granel do insumo, correspondente a um milhão de doses, desembarcou em 3 de dezembro. Já a terceira remessa, com 2 milhões de doses, foi recebida em 18 de dezembro.


500 mil doses da vacina chinesa chegam no Aeroporto de Cumbica em SP — Foto: Divulgação/Instituto Butantan


Na véspera de Natal (24), São Paulo recebeu a maior carga de 5,5 milhões de doses composta por 2,1 milhões na forma pronta para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que serão envasadas na fábrica do Butantan. A carga com o maior lote de imunizantes foi recebida no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior do estado.


O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (23) que a CoronaVac é eficaz, mas adiou novamente a divulgação dos resultados da terceira fase de testes. A comprovação da eficácia é necessária para que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Funcionários do Aeroporto de Cumbica recebem carga com 500 mil doses de Coronavac — Foto: Divulgação/Instituto Butantan


Abaixo, veja o que ainda é dúvida e o que já se sabe sobre a CoronaVac:


Eficácia


Qual é a taxa de eficácia da vacina? O valor não foi anunciado mas, segundo o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, foi superior ao valor mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%.


A taxa de eficácia é um conceito que se aplica a vacinas na fase 3 de estudos (última fase dos testes em humanos). Ela representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado comparado com o grupo não vacinado. Na prática, se uma vacina tem 90% de eficácia, isso significa dizer que 90% das pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra aquela doença.


Estudo da fase 3

Quais os dados completos do estudo da fase 3? Os dados não foram divulgados. É aguardado que os desenvolvedores submetam suas conclusões ao comitê de uma revista científica. Além da revisão dos pares, a publicação deve esclarecer detalhes como eficácia em diferentes faixas etárias, segurança (reações adversas) e, entre outros, quanto tempo após a segunda dose a imunidade é atingida.


No Brasil, a vacina foi testada em 16 centros de pesquisas, em sete estados e no Distrito Federal. Treze mil voluntários brasileiros participaram dos testes.


Plataforma da vacina

A CoronaVac usa vírus inativados. Esta técnica utiliza vírus que foram expostos em laboratório a calor e produtos químicos para não serem capazes de se reproduzir.


Total de doses negociadas

O governo de São Paulo afirma ter comprado 46 milhões de doses. Desse total, seis milhões foram importadas prontas da China, enquanto as demais 40 milhões serão preparadas na fábrica do Butantan.


Segurança e resposta imune

Estudo publicado em revista científica aponta que ela é segura e produz resposta imune. Os resultados publicados na revista científica "The Lancet" tratam dos estudos de fase 1 e 2 com 743 pacientes. O efeito colateral mais comum relatado foi dor no local da injeção.


Segundo a pesquisa, as respostas de anticorpos foram induzidas no prazo de até 28 dias após a primeira imunização. Os pesquisadores não avaliaram também o comportamento das células T (ou linfócitos T), que fazem parte do sistema imunológico e são capazes de identificar e destruir células infectadas.


De acordo com a pesquisa, a taxa de anticorpos neutralizantes encontrada no sangue dos voluntários esteve abaixo (entre 2,5 e até seis vezes) do que é verificado em pacientes que já foram infectados pela Covid. Apesar deste dado, os pesquisadores afirmaram à revista The Lancet que acreditam que a CoronaVac pode fornecer proteção suficiente contra Covid-19, avaliação que eles fizeram com base em suas experiências com outras vacinas e nos dados de estudos pré-clínicos com macacos.



Armazenamento e transporte

A vacina utiliza esquema já consagrado de armazenamento e transporte. A CoronaVac pode se armazenada em refrigeração padrão, como a vacina da gripe. Ela também pode ser armazenada por até três anos, o que ofereceria algumas vantagens para a distribuição.


Autorização de uso

O imunizante ainda não tem autorização de uso no Brasil. Dados parciais sobre a vacina já foram enviados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não houve ainda pedido de uso emergencial ou de registro definitivo.


Na China, ela foi aprovada em julho para uso emergencial. A aprovação é parte de um programa do país asiático para vacinar grupos de alto risco, como médicos.


Onde será usada

Além do Brasil, quatro países planejam usar ou já usam a Coronavac: China, Indonésia, Turquia e Chile.


A vacina não está listada entre as já monitoradas pela iniciativa Covax Facility, comandada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da OMS é acelerar compras e garantir que mais países tenham acesso aos imunizantes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras eleva diesel em 4% e gasolina em 5% a partir de terça-feira

A Petrobras informou nesta segunda-feira (28) que vai elevar em 4% o preço médio do diesel em suas refinarias e em 5% o da gasolina a partir de terça-feira (29), em meio a uma alta do petróleo nas últimas semanas e uma desvalorização do real frente ao dólar nas últimos dias.


Refinaria da Petrobras em Paulínia (SP) — Foto: Paulo Whitaker/Reuters


A nova alta no preço dos combustíveis foi a segunda anunciada em duas semanas. Em 15 de dezembro, a estatal elevou o preço do diesel e da gasolina.


Com a alta de 4%, o preço médio do combustível mais vendido do Brasil passará a ser de R$ 2,02 por litro. No acumulado do ano, a redução do valor é de 13,2%, segundo informou a Petrobras.


Já o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,84 por litro, acumulando no ano redução de 4,1%.


Apesar da alta das cotações dos combustíveis da Petrobras na terça-feira, especialistas apontam a permanência de uma defasagem ante a paridade de importação.


"Faz cerca de três semanas que a Petrobras trabalha com defasagem de mais de 10 centavos em relação ao mercado internacional e segue bem próxima a esse nível mesmo com o ajuste de hoje", afirmou à Reuters o chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva.


"O ajuste atual foi menos da metade do necessário para termos paridade de importação", acrescentou ele, comentando que tem havido atrasos nos repasses da alta do petróleo para os combustíveis da Petrobras.


O presidente da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, também ressaltou a defasagem nos preços ante ao mercado externo e frisou que "as importações por agentes privados continuam inviabilizadas".


A Petrobras defende que seus preços seguem a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.


O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Explosão em embarcação causa incêndio e deixa três feridos em marina de Bertioga, SP

Uma explosão em uma lancha de grande porte causou um incêndio na área de uma marina no bairro Jardim Indaiá em Bertioga, no litoral de São Paulo. Três pessoas que estavam na embarcação ficaram feridas no acidente, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (28).


Embarcação em chamas em marina de Bertioga, SP — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros


Uma testemunha do acidente contou ao G1 que três pessoas trabalhavam dentro da embarcação, testando o motor, quando ocorreu a explosão. Com o impacto, dois homens que estavam na popa foram arremessados e, quando caíram no chão, tiveram fraturas expostas nas pernas e pés.


Uma terceira pessoa pulou da lancha em chamas e sofreu um corte na cabeça. A embarcação estava estacionada no galpão da marina e, segundo a testemunha, funcionários do local agiram rapidamente e a puxaram para o estacionamento, para que o fogo não atingisse as outras lanchas.


O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 8h48, para conter as chamas e socorrer os feridos. Segundo os bombeiros, cinco viaturas foram acionadas para prestar apoio à operação, sendo uma de Santos.


A Prefeitura de Bertioga informou que uma das vítimas, de 15 anos, está estável e em avaliação. As outras duas vítimas, de 19 e 43 anos, sofreram politraumas e seguem estáveis no pronto-socorro de Bertioga. Os pacientes seguem realizando exames e em avaliação pela equipe do hospital.


O G1 tentou contato com a marina responsável pela embarcação pelo telefone, que confirmou o incêndio, mas não quis dar detalhes sobre o caso até a publicação desta reportagem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

STJ nega conceder liberdade ao suposto chefe do 'QG da propina' na prefeitura do Rio



O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou nesta segunda-feira (28) o pedido de liberdade feito pela defesa de Rafael Alves.


O empresário é apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como o chefe de um suposto esquema de corrupção na prefeitura do Rio, chamado de "QG da Propina" (leia detalhes mais abaixo).


Alves foi preso no último dia 22, durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).


Na mesma operação, também foi preso o prefeito afastado do Rio, Marcelo Crivella, atualmente em prisão domiciliar por decisão de Humberto Martins. Crivella nega ter cometido irregularidades.


Também foram presos o delegado aposentado Fernando Moraes; o ex-tesoureiro da campanha de Crivella Mauro Macedo; e os empresários Adenor Gonçalves dos Santos e Cristiano Stockler Campos.


Investigação

A investigação começou em 2018, a partir da delação do doleiro Sergio Mizrahy, que disse ser responsável pela lavagem de dinheiro para o grupo que atuava na prefeitura.


O chefe dessa organização, segundo o delator, seria Rafael Alves, que não tinha nenhum cargo na prefeitura, mas dava expediente na Cidade das Artes, numa sala ao lado do irmão, Marcelo Alves, que foi presidente da Riotur.


Em algumas mensagens interceptadas durante as investigações, Rafael Alves chegou a dizer que fez o irmão se tornar presidente da Riotur. Além disso, afirmou possuir a “caneta”, sugerindo dar as ordens na prefeitura do Rio, nomeando quem quisesse para cargos e escolhendo as empresas que iriam fazer contratos com o município.


Segundo os investigadores, foi a partir dessa influência que surgiu o esquema de propina e extorsão de empresários que queriam fazer contratos com a prefeitura.


O Ministério Público diz que Alves também era convidado a participar de reuniões estratégicas com o alto escalão da prefeitura para decidir a folha de pagamento do funcionalismo e a dívida ativa da União.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Baleia se compromete a assegurar espaço para oposição, e acordo com siglas de esquerda avança

Ao participar de reunião virtual com partidos de oposição nesta segunda-feira (28), o deputado Baleia Rossi (MDB), candidato a presidente da Câmara, aceitou as exigências feitas pelos líderes. Com isso, praticamente selou o acordo para receber o apoio de partidos de esquerda.


Reunião virtual de deputados da oposição com Baleia Rossi (MDB-SP) — Foto: Reprodução


Baleia Rossi é apoiado pelo grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em 18 de dezembro, PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram a adesão ao grupo de Maia na disputa pela presidência da Casa. A eleição acontecerá em fevereiro.


Na reunião desta segunda-feira, Baleia se comprometeu a assegurar o espaço constitucional da oposição. Antes mesmo do encontro, o deputado já havia decidido seguir o critério da proporcionalidade em cargos da Mesa Diretora.


Uma carta será divulgada pelos partidos de oposição, e a expectativa é que nesta terça-feira o apoio das legendas da esquerda a ele seja oficializado.


Ao blog, o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), destacou que Baleia demonstrou concordar com todas as colocações dos partidos de esquerda, como instalação de CPIs; análise de decretos legislativos; e todos os regramentos constitucionais que asseguram o espaço da oposição no Legislativo.


A ideia é que a oposição tenha condições de manter a Câmara independente para barrar qualquer eventual movimento autoritário do governo Bolsonaro.


"Tudo sinaliza para oficializar o apoio dos partidos de esquerda nesta terça-feira. A reunião foi de convergência", resumiu Molon.


Não foram incluídos na pauta do encontro, no entanto, posicionamentos de temas econômicos, como a agenda de privatizações. A avaliação de deputados de partidos da esquerda é que esse tema não vai avançar no Legislativo por resistência do próprio presidente Jair Bolsonaro.


Além de líderes e presidentes de partidos de esquerda, estavam presentes na reunião com Baleia Rossi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o líder da Maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que são os laboratórios que deveriam ter interesse em vender vacina para o Brasil e que nenhum ainda apresentou pedido para liberação na Anvisa



O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (28) a apoiadores em Brasília que são os laboratórios que deveriam ter interesse em vender vacina contra o coronavírus para o Brasil e que nenhum deles apresentou ainda um pedido para liberação do imunizante.


"O Brasil tem 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de qualquer coisa enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para gente? Por que eles, então, não apresentam documentação na Anvisa? Pessoal diz que eu tenho que ir atrás. Não, não. Quem quer vender, se eu sou vendedor, eu quero apresentar", afirmou o presidente.

Depois, Bolsonaro voltou a falar do tema: "Botei hoje nas mídias sociais que eu falei que não estava preocupado com pressão. Falei mesmo porque nós temos que ter responsabilidade, certas coisas não podem ser correndo, você está mexendo com a vida do próximo. A imprensa desceu o cacete em mim. Agora, se eu vou na Anvisa, que é um órgão de Estado 'corre aí, não sei o que lá', eu estou interferindo."


A Pfizer informou, em nota divulgada nesta segunda-feira (28), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu uma série de "análises específicas" para liberação emergencial da vacina da Covid-19 no Brasil e que, por enquanto, seguirá com o pedido por outro formato, o de submissão contínua: quando a companhia envia documentos aos poucos, enquanto faz estudos e levanta dados.



A declaração de Bolsonaro ocorre enquanto dezenas de países já começaram suas companhas de vacinação - 25 dos 27 da União Europeia (UE), assim como Estados Unidos, China, Canadá, Rússia, entre outros. Nesta segunda, Bélgica, Luxemburgo e Letônia foram adicionados à lista. O Brasil, apesar de ter contrato com a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford (produção pela Fundação Oswaldo Cruz), ainda não conseguiu aprovar o produto e iniciar a imunização.


Memorando de intenções

Em 10 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou que assinou o "memorando de intenções" para a compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer em parceira com a alemã BioNTech. Segundo a farmacêutica americana, uma reunião foi realizada com a Anvisa quatro dias depois, em 14 de dezembro. Devido à quantidade de documentos exigidos para o pedido de uso emergencial, a Pfizer informou que o formato de submissão contínua parece ser mais rápido.


"A submissão de uso emergencial também pede detalhes do quantitativo de doses e cronograma que será utilizado no país, pontos que só poderão ser definidos na celebração do contrato definitivo", explicou em nota, lembrando que o governo brasileiro ainda não assinou oficialmente um contrato com a Pfizer, apenas demonstrou a intenção de compra. "A farmacêutica continua em negociações com o governo federal para o fornecimento de sua vacina contra a Covid-19".



No mesmo dia em que anunciou o "memorando de intenções" para a compra da vacina da Pfizer, o Ministério da Saúde informou que também há um acordo semelhante para uso da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. A vacina tem contrato de fabricação já firmado com o Governo do Estado de São Paulo, de João Doria.


"Butantan e Pfizer estão nas mesmas condições, tenho memorandos de entendimentos, havendo registros, poderão ser inseridas no PNI (Plano Nacional de Vacinação)", disse Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde, em 10 de dezembro.


Atraso da Pfizer na Europa

O transporte das vacinas contra a Covid-19 previsto para ser entregue em oito países europeus, deve sofrer um leve atraso por um problema logístico na fábrica da Pfizer, na Bélgica.


O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pelo Ministério de Saúde da Espanha, um dia depois do início da vacinação na União Europeia.


O grupo farmacêutico informou ao ministério que "a situação já está resolvida", mas que a próxima entrega de vacinas será atrasa em algumas horas. O carregamento deve chegar na terça-feira, 29 de dezembro. A informação é da agência France Presse.


Bélgica, Luxemburgo e Letônia começam vacinação contra Covid-19

"A Pfizer Espanha indica que foi informada por sua fábrica de Puurs (Bélgica) sobre o atraso nos envios para oito países, incluindo a Espanha, devido a um problema no processamento de carga e envio", afirma o ministério em um comunicado, que não cita os demais países afetados.


"Devido a um pequeno problema de logística, modificamos o cronograma de um número limitado de entregas. A questão de logística foi resolvida e as entregas estão sendo despachadas. Não há problemas de fabricação", disse o diretor global de comunicações da Pfizer, Andrew Widger, sem apresentar detalhes.


A Espanha deveria receber nesta segunda-feira 350 mil doses da vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech.



Nos três próximos meses, o país, um dos mais afetados na Europa pela pandemia com quase 50 mil mortos e mais de 1,8 milhão de casos, prevê receber quase 350 mil doses semanais da vacina.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Lewandowski dá a Lula acesso a mensagens de Moro e Deltan obtidas por hackers



O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira (28) pedido da defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para ter acesso a mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, da Polícia Federal.


Em julho de 2019, a operação prendeu hackers suspeitos de invadir celulares do ex-juiz Sergio Moro e de integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato de Curitiba, como o procurador Deltan Dallagnol.


Trechos das mensagens foram divulgadas em uma série de reportagens pelo site The Intercept. Entre as conversas divulgadas estão as atribuídas a Moro e a procuradores da Lava Jato


Segundo a decisão de Lewandowski, as mensagens que digam respeito – direta ou indiretamente – a Lula devem ser entregues no prazo de 10 dias pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, com o apoio de peritos da Polícia Federal.


O ministro determinou que também devem ser entregues à defesa as conversas que tenham relação com investigações e ações penais de Lula na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira.


As informações relativas a outras pessoas devem permanecer em sigilo. Segundo o despacho, há sete terabytes de informações obtidas na operação.



A defesa de Lula tem usado as mensagens entre o ex-juiz e procuradores da Lava Jato para recorrer na Justiça das condenações do ex-presidente.


Em outro recurso ao Supremo, os advogados de Lula pedem a anulação dos atos dos membros da força-tarefa nos processos contra o ex-presidente por parcialidade. O caso ainda não foi julgado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com Covid-19, Hamilton Mourão tem 'bom' estado de saúde, diz assessoria da Vice-Presidência

A assessoria de Comunicação Social da Vice-Presidência da República divulgou nota nesta segunda-feira (28) informando que o vice Hamilton Mourão, que contraiu Covid-19, apresenta "bom" estado de saúde.


O vice-presidente, Hamilton Mourão, durante cerimônia no Planalto em 16 de setembro — Foto: Adriano Machado/Reuters


A confirmação de que Mourão testou positivo para o novo coronavírus foi informada na noite deste domingo, também pela assessoria (veja vídeo ao final da reportagem). Até então, não haviam sido informados detalhes sobre o estado de saúde dele nem sobre que sintomas apresentou (leia mais abaixo).


"O estado geral de saúde do Vice-Presidente da República é bom, encontrando-se em isolamento na residência oficial do Jaburu", diz a nota desta segunda.


Além do estado de saúde atual, há outra novidade divulgada pela assessoria de imprensa: os sintomas que Mourão teve. Antes de ter sido diagnosticado com Covid-19, ele apresentou mialgia (dor no corpo), cefaléia (dor de cabeça) e febre, que não passou de 38 graus. A nota também informa que Mourão está sendo medicado.



Autoridades infectadas

Com o diagnóstico, Mourão passa a integrar uma extensa lista de políticos que contraíram o coronavírus.


Todos os chefes de Poderes que já foram infectados se recuperaram da doença. O presidente Jair Bolsonaro anunciou resultado positivo para a Covid-19 em julho.


Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, contraiu a doença em março e, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, em setembro.


Também em setembro, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi diagnosticado com o coronavírus, dias depois de assumir a presidência da Corte.


No primeiro escalão do governo, também foram infectados os ministros:


Eduardo Pazuello (Saúde)

Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo)

Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)

Bento Albuquerque (Minas e Energia)

Milton Ribeiro (Educação)

Onyx Lorenzoni (Cidadania)

Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações)

Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União)

Braga Netto (Casa Civil)

Jorge Oliveira (Secretaria-Geral)

Fábio Faria (Comunicações)

André Mendonça (Justiça)

Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura)

Em outubro, o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreu, aos 83 anos, em decorrência da Covid-19, no Rio de Janeiro.


Fonte: G1

Leia Mais ››