domingo, outubro 08, 2023

67º Homicídio em Mossoró 2023: Motorista de caçamba é morto a tiros dentro do veículo na RN 015


A cidade de Mossoró, na região Oeste Potiguar, registra o primeiro homicídio do mês de outubro e o 67º do ano de 2023. O crime aconteceu na tarde desta sexta feira 06 de outubro  na RN 015, próximo ao antigo Parque de Vaquejada dos Porcinos, na zona rural de Mossoró.


Um motorista de caçamba identificado como Jussier Ailton Silva, conhecido como “Marujo“, 38 anos, residente em Baraúna, foi executado com vários tiros, enquanto trabalhava no veículo. A vítima estaria levando material para fábrica de Cimento Mizu, onde trabalhava.


A Polícia Militar foi informada ao chegar no local, que a vítima estava chegando na rodovia estadual quando foi alvejado e morto. No local há cápsulas de pistola 9mm e de escopeta calibre 12.


Homens armados em um carro, possivelmente um Chevrolet Celta, interceptaram a caçamba e atiraram contra o motorista que morreu na hora, dentro do veículo.


Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A PM isola o local e aguarda as equipes do ITEP e da Delegacia de Plantão, para os procedimentos





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Apodiense foragido da justiça com mandados em abertos por tráfico de drogas e furto é preso em abordagem da PM


No final da tarde desta sexta-feira 06 de outubro de 2023, políciais militares da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 12º Batalhão de Polícia Militar, prenderam um foragido da justiça com dois mandados em abertos.


Os Rocanianos realizavam patrulhamento na sua área de atuação, quando abordaram um homem em via pública entre os Conjuntos Alto da Pelonha e o Vingt Rosado em Mossoró.


Na abordagem ao suspeito identificado como Franklin Douglas de Brito natural de Apodi, Foi constatado que o mesmo se encontrava foragido da justiça, pois tinham em seu desfavor 02 mandados de prisão oriundo da comarca de Macaíba, sendo um mandado por condenação por crimes de tráfico de drogas e furto.


Diante da situação os rocanianos deram voz de prisão, ao foragido e em seguida conduziram ele à delegacia de plantão da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Após os procedimentos ele foi encaminhado a cadeia pública de Mossoró onde ficará a disposição da justiça de Macaíba.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Suspeito de assalto morre após ser atingido por dois carros durante fuga na Grande Natal

Suspeito de assalto morre após ser atingido por dois carros durante fuga na Grande Natal. — Foto: Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Um suspeito de estar praticando assaltos na manhã deste sábado (7) em Parnamirim, na Grande Natal, morreu após ser atingido por dois carros durante fuga. Ele estava em uma motocicleta.


O caso aconteceu por volta das 7h30. De acordo com populares, o motociclista vinha fugindo de um veículo desde a Avenida Maria Lacerda, no sentido Parque das Árvores. Já na Olavo Montenegro, o carro bateu na moto, que acabou subindo o canteiro central e invadiu o sentido contrário. Outro veículo que trafegava na pista invadida acabou batendo na motocicleta e o suspeito morreu no local. Os dois motoristas fugiram.


O Comando de Policiamento Rodoviário Estatual (CPRE) esteve no local do acidente para isolar o trânsito. O Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep) foi acionado para recolher o corpo.



A Polícia Civil vai investigar o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre e criança e adolescente ficam feridos após tiroteio durante novena em Frutuoso Gomes

Policiais militares realizaram diligências na região, mas não localizaram os suspeitos. Polícia Civil vai investigar o caso. — Foto: Reprodução/TV Integração

Um homem de 32 anos morreu e uma criança e um adolescente de 10 e 17 anos ficaram feridos após um tiroteio que aconteceu durante uma novena no município de Frutuoso Gomes, no Oeste potiguar, na noite desta sexta-feira (6).


De acordo com relatos de populares, os disparos aconteceram por volta das 20h50 em uma rua próxima ao local onde acontecia a celebração religiosa. Os autores seriam dois homens, que fugiram em sentido a BR.


A vítima mais velha foi socorrida por familiares para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já os dois menores foram socorridos para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, onde estão internados.



A Polícia Militar foi acionada. Os policiais realizaram diligências na área, mas não localizaram os suspeitos.


A Polícia Civil já recolheu algumas imagens de câmeras de circuito interno de algumas casas e estabelecimentos da região e vai investigar o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dom João Santos Cardoso toma posse como novo arcebispo de Natal

O novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, foi empossado na manhã deste sábado (7). — Foto: Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

O novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, foi empossado na manhã deste sábado (7) com uma celebração na Catedral Metropolitana, em Tirol.


A posse canônica teve início por volta das 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo. A missa iniciou por volta das 9h.


Um dos momentos que mais emocionou os fiéis presentes foi quando o então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Jaime Vieira Rocha, entregou o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo arquidiocesano.


Dom Jaime Vieira Rocha entregando o báculo (cajado) a Dom João Cardoso. — Foto: Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


"Pela primeira vez eu assisto a posse de um bispo aqui em Natal. São muitas emoções, muitas mesmo. Estou muito feliz em estar aqui assistindo esse momento tão agradável", contou a aposentada Marluce Veríssimo.


Isabela Xavier, membro da Confraria de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, também acompanhou a cerimônia com muita emoção. "É muito bom prestigiar e presenciar a continuidade da Igreja, que desde nosso Senhor Jesus Cristo está aqui presente, viva, e é representada por todos os bispos, sacerdotes e todo o Clero da Santa Igreja aqui nesse momento", disse.


Isabela Xavier, membro da Confraria de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, acompanhou a posse de Dom João Santos Cardoso com muita emoção. — Foto: Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


A celebração contou com a participação de padres, diáconos, religiosos e centenas fiéis, inclusive de outros estados.



Cerca de 30 familiares de Dom João vieram da Bahia para presenciar sua posse como novo arcebispo de Natal. "Estou muito feliz, por que é um chamado de Deus. Estou triste por que vamos ficar distantes dele, mas fico muito feliz por ele ter alcançado esse mérito. Ele está feliz e, com fé em Deus, vai dar tudo certo. Estaremos distantes, mas perto de coração", contou Zenita Cardoso, irmã de Dom João.


Fazendo upload: 1414930 de 1414930 bytes.
Familiares de Dom João vieram da Bahia para presenciar sua posse como novo arcebispo de Natal. — Foto: Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Além de membros da Igreja Católica, representantes de outras religiões também estiveram presentes na posse do novo arcebispo. Um deles foi o coordenador do Fórum Interreligioso do RN, Marcuse de França. "Deus é um só, e nós precisamos respeitar a realidade de que existem diversos caminhos para chegar até Ele. Nós estamos todos unidos, aqui, para a chegada desse irmão, Dom João. Que o arcebispado dele seja de muita esperança, com o crescimento daquilo que é um sonho que a gente tanto almeja: a união das pessoas. Que cada um possa respeitar a fé do outro, sem precisar de atitudes destrutivas", desejou.


Representantes de outras religiões estiveram presentes na posse de Dom João Vieira Rocha, como Marcuse de França, sacerdote da Jurema Sagrada; Oldair Pena, reverendo da Comunhão Anglicana de Natal; e Fernando Alves, pastor da Igreja Luterana. — Foto: Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Nomeação

Dom João Santos Cardoso foi nomeado como novo arcebispo de Natal no dia 5 de julho, após pedido de renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha.


História

Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia. É filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.


O ciclo inicial de sua formação ocorreu em sua cidade Natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo, e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.



Foi coordenador peral de pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias; e também foi representante do Clero junto ao Conselho de Formadores da Arquidiocese.


No Mundo da Cultura, foi professor de filosofia, com doutorado na área pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).


Além de tudo isso, em Vitória da Conquista e região foi um importante interlocutor dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana.


No dia 14 de dezembro de 2011, Dom João foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato (PI), tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece), que demonstra a atitude de fé e obediência, de plena confiança e entrega do bispo ao Senhor, na certeza de que nEle se encontra a força e a graça para desenvolver sua missão.



Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), função que exerceu até agora, quando foi transferido para a Arquidiocese de Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Médico que sobreviveu a ataque na Barra da Tijuca está lúcido e tem quadro estável, diz boletim médico

O médico Daniel Proença — Foto: Reprodução

O Hospital Samaritano Barra, da rede Americas, divulgou boletim médico na tarde deste sábado (7), em que informa que o médico Daniel Sonnewend Proença, de 32 anos, está lúcido e tem quadro quadro clínico estável.


"O Hospital Samaritano Barra, da rede Americas, informa que o médico Daniel Sonnewend Proença permanece lúcido, orientado e seu quadro clínico segue estável", diz o comunicado.

Daniel Sonnewend foi atingido por 14 tiros e foi o único sobrevivente do ataque de criminosos em um quiosque na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na madrugada da quinta-feira (5).


Ele foi atendido inicialmente no Hospital Lourenço Jorge - onde passou por uma cirurgia nas pernas - , e depois foi transferido para o Hospital Samaritano, da rede Americas.


Marcos de Andrade Corsato, Daniel Sonnewend Proença, Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida — Foto: Reprodução


Câmeras de segurança

Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram o momento em que três criminosos descem de um carro na Avenida Lúcio Costa e matam três médicos.


O vídeo mostra que, assim que o veículo encosta na pista ao lado da ciclovia, os criminosos descem, correm na direção das vítimas e efetuam pelo menos 33 disparos. De acordo com a câmera de segurança, o crime aconteceu à 0h59.


No momento em que os criminosos efetuam os disparos, dois clientes que estavam sentados em uma mesa do estabelecimento correm. A ação durou menos de 30 segundos.


Vítima é irmão de deputada federal


Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida — Foto: Reprodução


Uma das vítimas, o ortopedista Diego Ralf Bomfim, que tinha 35 anos, é irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Ele chegou a ser levado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu aos ferimentos.


Devido à proximidade de uma das vítimas com a parlamentar, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe a investigação.


Três médicos foram mortos em um quiosque na Barra da Tijuca, na madrugada desta quinta (5) — Foto: Reprodução / TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Influencer evangélico Victor Bonato é preso em investigação sobre crimes sexuais em Barueri, na Grande SP

Victor de Paula Gonçalves, conhecido como Victor Bonato, durante pregação do grupo envagélico Galpão, em Alphaville, cidade de Barueri, na Grande SP. — Foto: Reprodução/Instagram

O influencer evangélico Victor de Paula Gonçalves, de 27 anos, conhecido como Victor Bonato, teve a prisão decretada pela Justiça e foi preso pela Polícia Civil na noite de quarta-feira (20), sob acusação de crimes sexuais contra ao menos três mulheres em Barueri, na Grande São Paulo.


Bonato é um dos fundadores do grupo evangélico Movimento Galpão, voltado para jovens ricos e de classe média alta da região de Alphaville, distrito de condomínios de alto padrão da cidade de Barueri.


Com mais de 145 mil seguidores no Instagram, ele se notabilizou pelas pregações religiosas online e pelos cultos do grupo transmitidos pelas redes sociais, sempre endereçadas aos jovens.


A prisão do rapaz foi decretada em 20 de setembro pelo juiz Fabio Calheiros do Nascimento, da 2ª Vara Criminal de Barueri, dentro do processo que Victor responde pelo suposto estupro de três jovens da comunidade religiosa de Alphaville.


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que Bonato foi preso assim que a decisão judicial foi emitida. Ele foi localizado em um evento no município de Cesário Lange, interior do estado.


O religioso foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Barueri, onde o caso é investigado sob sigilo da Justiça, disse a SSP.


Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), "processos envolvendo crimes sexuais tramitam em segredo de Justiça" e, portanto, não é possível das informações sobre o caso.


Victor de Paula Gonçalves, conhecido como Victor Bonato, fundador do grupo evangélico Galpão, de Alphaville, cidade de Barueri, na Grande SP — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Confissão nas redes sociais

Um dia antes de a prisão ser decretada, em 19 de setembro, Bonato usou as redes sociais para pedir perdão às meninas com as quais ele "falhou, enganou e defraudou".


“Eu errei como homem e estou aqui me confessando e pedindo perdão como homem. Quero pedir perdão às meninas com quem eu falhei, que eu defraudei e magoei, com quem eu não tive atitude de homem”, disse o rapaz.

“Quero pedir perdão à família de cada uma pelas falhas que cometi e espero que possam me perdoar. E se vocês não conseguirem, eu também compreendo”, declarou.


Victor de Paula Gonçalves, conhecido como Victor Bonato, durante encontro do grupo evangélico Galpão, em Alphaville, cidade de Barueri, na Grande SP. — Foto: Reprodução/Instagram


"Pecado da imoralidade"

O influencer também disse que está arrependido por ter caído no que ele chama de "pecado da imoralidade e iniquidade".


“Nos últimos meses eu cometi alguns pecados. Eu caí em imoralidade e iniquidade, eu fui contrário a tudo que eu prego e desagradei o coração de Deus. Falei com Deus, com a minha família e aqueles que confiam em mim e estou profundamente envergonhado e arrependido por isso”, disse o rapaz.


“Eu magoei pessoas, feri pessoas e trouxe vergonha para um ministério lindo que é o Galpão. Estou vindo publicamente me confessar porque decidi deixar isso pra trás e eu quero construir certo, na luz, a partir de agora. Vim confessar pra que fique claro que errei e falhei, não o Galpão”, completou.



Fechamento do Galpão


Comunicado do grupo Galpão anunciando a saída de Victor de Paula Gonçalves, o Victor Bonato, da entidade. — Foto: Reprodução


Em nota divulgada nas redes sociais também no dia 19 de setembro, um dia antes de a prisão contra Bonato ser decretada, o grupo Galpão disse que o influencer não fazia mais parte do movimento por “alguns acontecimentos que ferem diretamente o que o Galpão acredita e segue, fere a palavra e está em desacordo com o que Jesus nos ensina”.


“Viemos através desse comunicado, informar que Victor Gonçalves não faz mais parte do nosso movimento! Alguns acontecimentos ferem diretamente o que o Galpão acredita e segue, fere a palavra e está em desacordo com o que Jesus nos ensina. Por esse motivo ele foi afastado do Galpão”, disse a nota.



“O Galpão preza pela verdade e responsabilidade com o evangelho, e acreditamos na necessidade de sermos transparentes em relação ao nosso ministério. Nós cremos em transformação, e oramos por isso. Estendemos o convite a todos, façam o mesmo!”, declarou.


Comunicado do grupo Galpão anunciando o fechamento do espaço para a reforma, em razão de investigações. — Foto: Reprodução/Instagram


Na semana passada, o grupo também anunciou o fechamento do espaço onde eram feitos os encontros religiosos para reforma, “em razão da apuração dos fatos que estão sendo divulgados”.


“Viemos informar que o Galpão passará por uma reforma. Em razão da apuração dos fatos que estão sendo divulgados e de um novo tempo que Deus está nos direcionando não teremos nossos encontros na terça-feira. Por respeito a Justiça e a todos envolvidos, aguardaremos os esclarecimentos dos mesmos”, disse a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Médicos executados na Barra levaram 19 tiros, apontam laudos

O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro concluiu a perícia nos corpos dos três médicos ortopedistas assassinados na madrugada de quinta-feira (5), em um quiosque, na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.


As vítimas participavam de um congresso internacional de ortopedia.


As vítimas, que participavam de um congresso internacional de ortopedia, receberam um total de 19 disparos no total. A maioria dos tiros foi pelas costas.


Veja a seguir, parte da análise feita pelos peritos do IML:


Diego Ralf de Souza Bomfim, 35 anos - o irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) levou 8 tiros. Desses, foram dois nas costas (escápula direita), um no ombro posterior direito, um no punho direito, um na coxa direita, um na lateral direita, um no peito direito e um no trapézio direito. Ele chegou a ser socorrido, mas chegou morto ao hospital.

Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos - Levou 5 tiros e morreu na hora. Dois disparos de raspão atingiram a mão esquerda e o braço direito. Outros três disparos: um atingiu a mão direita e outros dois o corpo - um na escápula direita (com saída no lado direito do peito), um na lombar (lado direito).

Marcos de Andrade Corsato, 62 anos - Levou 6 tiros sendo dois na cabeça, um na nuca, um costas, um braço esquerdo e um na barriga. Morreu na hora.


A quarta vítima dos disparos, o médico Daniel Sonnewend Proença, de 32 anos, está internado, em um hospital na Zona Oeste do Rio. Seu estado é considerado estável. O g1 apurou que ele foi atingido por 14 disparos, sendo 2 de raspão.


Ortopedistas baleados no Rio: só Daniel sobreviveu e está internado — Foto: Reprodução/GloboNews


Morte por engano

De acordo com as investigações, o crime foi praticado por traficantes que pretendiam matar o miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa. Ele é filho de Dalmir Pereira Barbosa, apontado como um dos principais chefes de uma milícia que atua na Zona Oeste.


Um olheiro do crime confundiu o médico Perseu Ribeiro de Almeida com Taillon. De acordo com a perícia, os primeiros disparos feitos contra o médico não foram letais: perfurou a mão esquerda, e de raspão no braço direito e na mão direita.


De acordo com o vídeo obtido pela polícia é possível perceber que após os disparos, Perseu rola para os fundos do quiosque. Neste momento, o médico chega a derrubar cadeiras para se proteger.


De bruços, Perseu leva outros dois tiros fatais dados pelo criminoso que o persegue: um disparo na escápula direita (com saída no lado direito do peito) e um outro tiro na lombar (lado direito).


Perseu morreu por hemorragia interna por lesão no pulmão esquerdo, na aorta torácica e no fígado (tiro que entra na parte lombar).


Como foi o ataque

Os ortopedistas estavam hospedados no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, que sedia a partir desta quinta-feira o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.


No início da madrugada, os quatro estavam em um quiosque na frente do hotel. À 0h59, um carro branco parou, e três homens de preto e armados com pistolas desceram do veículo e abriram fogo à queima-roupa.



Foram pelo menos 20 disparos. Um dos bandidos ainda voltou para atirar mais em um dos médicos que tentava se refugiar atrás do quiosque.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Dinheiro esquecido': R$ 7,4 bilhões estão disponíveis para resgate em sistema do BC


O Banco Central do Brasil (BC) divulgou nesta sexta-feira (6) que R$ 7,4 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). Os dados são referentes ao mês de agosto.


O sistema é um serviço do BC no qual é possível consultar se pessoas físicas — inclusive falecidas — e empresas têm algum "dinheiro esquecido" em banco, consórcio ou outra instituição.


Segundo o BC, desse total, estão disponíveis:


R$ 5,88 bilhões para 38 milhões de CPFs;

R$ 1,52 bilhão para 2,9 milhões de CNPJs.

De acordo com a instituição, quase 63% dos resgastes devem ser de até R$ 10. Veja abaixo as porcentagens por faixa:


Entre R$ 0 e R$ 10 - 63,04%

Entre R$ 10,01 e R$ 100 - 25,12%

Entre R$ 100,01 e R$ 1.000 - 10,08%

Acima de R$ 1.000,01 - 1,76%

Número de beneficiários por faixa de valor a receber:


entre R$ 0,00 e R$ 10,00: 29.460.596 beneficiários

entre R$ 10,01 e R$ 100,00: 11.740.174 beneficiários

entre R$ 100,01 e R$ 1.000,00: 4.709.275 beneficiários

acima de R$ 1.000,01: 821.334 beneficiários

Segundo o BC, o beneficiário com valores a receber em mais de uma faixa é contado mais de uma vez. Até agosto, R$ 4,8 bilhões já tinham sido resgatados.



Como consultar e resgatar


O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. A consulta está disponível desde o dia 7 de março.


É importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.


Caso não tenha uma chave cadastrada, você precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.


No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade.



Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério da Saúde afasta servidor responsável por evento com dança 'polêmica'; ‘fato inadmissível’, diz ministra


O Ministério da Saúde informou neste sábado (7) que afastou e iniciou o processo de exoneração do servidor responsável por um evento marcado por uma apresentação de dança considerada "inadmissível" pela pasta.


O fato, que provocou a reação de parte da classe política, aconteceu durante o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil. O evento foi realizado em Brasília durante esta semana.


Um vídeo gravado por participantes do encontro mostra uma mulher rebolando, virada de costas para a plateia. Em nota, o Ministério da Saúde disse que foi um episódio isolado.


"O Ministério da Saúde reforça que o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro".



Segundo a ministra Nísia Trindade, o diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, Andrey Lemos, assumiu integralmente a responsabilidade pelo ocorrido.


A pasta informou ainda que criou uma curadoria de eventos, vinculada ao gabinete da ministra para avaliar "se as participações propostas estão adequadas com a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde".


'Fui surpreendida'

Em vídeo publicado nas redes sociais, a ministra da Saúde disse que cumpria agendas em São Paulo no momento do episódio.


"Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio de ontem e venho, por meio desse vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da Pasta da Saúde e do Governo liderado pelo presidente Lula”, afirmou.


Na publicação, Nísia ainda reforçou o compromisso da pasta em fortalecer o SUS "com visão inclusiva, com respeito à diversidade e com a valorização e o reforço da democracia".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa de Bolsonaro recorre ao STF contra decisão que o tornou inelegível


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.


Apesar de o recurso ser direcionado ao Supremo, o documento é protocolado inicialmente no próprio TSE, onde passará por uma análise de admissibilidade do presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.


Se Moraes considerar que o chamado recurso extraordinário preencheu os requisitos, envia o caso ao Supremo. Se entender que não atende às questões processuais, rejeita o pedido. Nesta situação, cabe novo recurso ao STF.


Esse tipo de pedido questiona se a decisão dos ministros da Corte Eleitoral respeitou a Constituição.


'Minuta do golpe'

No documento, os advogados questionam a inclusão, ao longo do processo, da chamada "minuta do golpe" -- documento apreendido em janeiro pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro Anderson Torres. Para a defesa, o material não poderia ser usado como prova no julgamento.


O documento tratava da decretação de um estado de defesa no TSE com o objetivo de rever o resultado da eleição, da qual Bolsonaro saiu derrotado.


Neste contexto, consideram que a decisão de incluir o tema ao longo do processo feriu princípios constitucionais - como o da segurança jurídica.


"O Colegiado, na posição plasmada no aresto recorrido, deveria ter rechaçado a admissão da referida 'minuta de decreto de Estado de Defesa', pois se trata de 'documento' produzido após os resultados das eleições, sem relação direta com o tema objeto da ação, que deverá ser analisado nas instâncias próprias".


Julgamento de recurso no TSE


No dia 28 de setembro, por unanimidade, o TSE rejeitou outro recurso dos advogados, os chamados embargos de declaração. O pedido pretendia sanar omissões e contradições na determinação que condenou Bolsonaro.


A defesa de Bolsonaro tentou reverter a determinação que, na prática, vai impedir o ex-presidente de se candidatar nos próximos pleitos. Mas os ministros consideraram que a decisão não deve ser alterada.


Prevaleceu o voto do relator, o ministro Benedito Gonçalves, contra o recurso. Acompanharam o posicionamento a ministra Cármen Lúcia e os ministros André Ramos Tavares, Alexandre de Moraes, Floriano de Azevedo Marques, Raul Araújo, Nunes Marques.


Benedito Gonçalves analisou ponto a ponto do recurso e concluiu que não houve cerceamento de defesa no caso. Além disso, rejeitou todos os argumentos processuais dos advogados do político do PL.


Para o ministro, o recurso tem argumentos que buscam minimizar a gravidade do ato de Bolsonaro.


"Os demais argumentos dos embargos, conforme visto, denotam o esforço de minimizar a gravidade da conduta do então presidente da República, pré-candidato à reeleição, na reunião oficial com chefes das missões diplomáticas", afirmou Gonçalves.


Ele apontou ainda que a reunião foi "transmitida por emissora pública e pelas redes sociais" e que, na ocasião, Bolsonaro "divulgou informações falsas sobre fraudes eleitorais inexistentes, supostamente envolvendo grotesca adulteração de votos na urna eletrônica".



" [Bolsonaro] desencorajou o envio de missões de observação internacional ao argumento de que serviriam para encobrir uma 'farsa' e, por fim, insinuou haver legitimidade das Forças Armadas para impedir o êxito de uma imaginária conspiração do TSE contra sua candidatura, associada, a todo tempo, à eventual vitória do adversário que, já naquela época, estava à frente nas pesquisas", completou o ministro.


No entendimento do relator, há a comprovação de que Bolsonaro praticou irregularidades e, por isso, ele deve ser responsabilizado.


"A responsabilidade pessoal do embargante foi fixada com base nos atos que comprovadamente praticou ao se valer das prerrogativas de presidente da República e de bens e serviços públicos, em grave violação a deveres funcionais, com o objetivo de esgarçar a confiabilidade do sistema de votação e da própria instituição", afirmou.


Para Benedito Gonçalves, a minuta do golpe encontrada com Anderson Torres -- com planos para uma tomada de poder inconstitucional -- foi levada em conta no julgamento de junho.


"Na hipótese dos autos, comprovou-se que o ex-ministro da Justiça do governo do embargante tinha em seu poder, sem maior preocupação, uma minuta que propunha, como reação a uma fraude eleitoral inexistente, decretar estado de defesa no âmbito do TSE. Esse fato foi sopesado por cada ministro e ministra que participou do julgamento", disse.



Histórico

Após quatro sessões de julgamento, em junho, o TSE condenou o ex-presidente à inelegibilidade, por ataques, sem provas, ao sistema eleitoral.


Então presidente e pré-candidato à reeleição, Bolsonaro fez declarações sem provas que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral. A reunião foi transmitida pelo canal oficial do governo e nas redes sociais de Bolsonaro.


A defesa de Bolsonaro disse ao TSE que a reunião com embaixadores não teve caráter eleitoral.


Com a decisão, Bolsonaro fica impedido de participar das eleições de 2024, 2026 e 2028. Em tese, estará apto a concorrer em 2030, por diferença de quatro dias do dia da votação. Isso porque a inelegibilidade será contada a partir de 2 de outubro do ano passado.


A inelegibilidade é aplicada por meios administrativos – no Cadastro Eleitoral, passará a constar um código, o chamado Código de Atualização de Situação de Eleitor (ASE) – que indica a restrição dos direitos políticos de Bolsonaro.


A informação fica gravada no banco de dados da Justiça Eleitoral e, se eventualmente houver uma tentativa de candidatura a cargo político, o eventual registro pode ser contestado por outros candidatos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e partidos.


O ex-presidente não será preso por conta desse caso, porque essa ação no TSE não é do âmbito penal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Nota no celular de ex-secretária de Anderson Torres cita pressão para relacionar PT às facções e Nordeste à compra de votos


Anotação encontrada no celular da delegada da Polícia Federal, Marília Ferreira, ex-secretária de Anderson Torres, citam pressão para relacionar o PT às facções criminosas e o Nordeste à compra de voto nas eleições de 2022.


O documento faz parte da quebra do sigilo telemático da ex-secretária e está em posse da CPI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro, sob sigilo. Ele foi revelado, inicialmente, pela Folha de S. Paulo e obtido também pelo g1.


O texto, sem autoria definida, está em primeiro pessoa e foi modificado pela última vez no em 17 de agosto de 2023, uma semana antes do requerimento de quebra de sigilo do celular de Marília ser aprovado pela CPI dos Atos Golpistas.


Em determinado trecho da nota, há o relato sobre pressão dentro do Ministério da Justiça, comandado à época por Anderson Torres, para relacionar o partido do presidente Lula com facções criminosas, mesmo não havendo "comprovação".


"Havia uma certa pressão para que eu fizesse um relatório que indicasse a relação do PT com facções criminosas, mesmo não havendo 'comprovação'".


"Havia uma certa pressão para que eu fizesse um relatório que indicasse a relação do PT com facções criminosas, pois havia alguns indicativos disso, mas não fizemos porque não havia comprovação", afirma o texto.


Em seguida, o texto fala sobre uma "preocupação do ministro com o Nordeste", que teve maioria dos votos das eleições de 2022 favoráveis a Lula e foi alvo de um massivo movimento de fiscalizações em rodovias, por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Segundo o texto, entre o primeiro e o segundo turno teria acontecido uma reunião no Ministério da Justiça para que Marília apresentasse dados que justificassem o aumento das fiscalizações na região.


"Nessa reunião o Márcio perguntou se havia relatório de inteligência sobre isso, eu disse que ia tentar ver se conseguíamos demonstrar o incremento de crimes eleitorais para que houvesse justificativa de aumento de efetivo em relação ao segundo turno. Porém, conversei com o Tomás e concluímos que não havia esse incremento, em números de registros, flagrantes etc", afirmou Marília.


Por fim, o texto indica que Marília ajudou a definir alguns dos locais em que ocorreram operações de fiscalização no segundo turno.



"Eu comentei sobre alguns lugares em que o Lula havia ganhado e que precisava ser reforçada [fiscalização], diante da existência de informes de compra de votos nesses locais e da preocupação sempre externada pelo Ministro", finalizou.


Ela também cita que Torres se preocupava "muito com a Bahia", por ter entendido que havia "pouca distribuição" de equipes de fiscalização no interior do estado.


Torres também teria questionado Marília se ela havia feito levantamento demonstrando aumento de crimes eleitorais no 1º turno em relação a outras eleições, mas ela afirmou que não conseguiu "demonstrar com os cruzamentos realizados" um possível aumento nos índices.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PGR avalia como inconstitucional perdão a partidos que descumpriram cotas para mulheres e negros

A procuradora Elizeta Ramos — Foto: MPF/Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) propôs nesta sexta-feira (6) que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare inválidos trechos de uma emenda constitucional que, na prática, livra de punições os partidos que descumpriram a cota mínima de recursos para candidaturas de mulheres e negros em eleições antes de 2022.


O parecer, assinado pela procuradora-geral Elizeta Ramos, foi apresentado em uma ação do partido Rede e da Federação Nacional das Associações Quilombolas (Fenaq), que questiona a mudança na Constituição feita no ano passado (relembre no vídeo abaixo).


Para a procuradora, uma anistia pelo descumprimento de políticas de ampliação da participação dos dois grupos na política viola o princípio da igualdade, previsto na Constituição.



Além disso, a procuradora sustentou que mudanças na lei que diminuam a representação de mulheres e negros para menos do que já foi conquistado representam "inadmissível retrocesso" nas políticas afirmativas.


"Os arranjos legislativos que, por qualquer modo, impliquem sub-representação de mulheres e de negros na política para aquém dos patamares já alcançados [...] significam inadmissível retrocesso em políticas afirmativas voltadas a assegurar isonomia política de gênero e racial", afirmou Elizeta Ramos.


Segundo a PGR, as conquistas obtidas até o momento não podem ser simplesmente "desfeitas". No entendimento do Ministério Público, isso não significa uma tentativa de retirar do Congresso sua função de legislar, mas, sim, deixar claro que eventuais mudanças devem seguir no sentido de garantir mais isonomia política para os diferentes grupos sociais.


A apresentação do parecer pela PGR ocorre no momento em que a Câmara dos Deputados discute uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para perdoar irregularidades de partidos nas eleições, inclusive o descumprimento de cotas de gênero e cor de pele.


Histórico

A ação foi apresentada em julho e tem, como relator, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso.


Barroso já definiu que o caso será diretamente analisado pelo plenário, em data ainda a ser definida.


Além disso, o ministro já colheu informações da Câmara, do Senado e da Advocacia-Geral da União. Os três defenderam a rejeição da ação.


A Câmara afirmou que foi regular a tramitação da mudança na Constituição. Além disso, sustentou que para garantir a segurança jurídica para as ações dos partidos realizadas antes da emenda, foi necessário estabelecer um "regime de transição".


O Senado disse que a emenda constitucional foi produto da atuação legítima dos parlamentares.


Já a AGU sustentou que "as diretrizes estabelecidas pelas normas questionadas não vulneram os princípios constitucionais da igualdade racial e de gênero, tampouco fragilizam o arcabouço normativo nacional estabelecido para fomentar a participação política de grupos sub-representados".


Fonte: g1

Leia Mais ››