domingo, agosto 15, 2021

Padre é investigado por roubo de artigos religiosos de igreja no RN; Diocese anuncia afastamento

Um padre do município de Currais Novos, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, está sendo investigado pela Polícia Civil como suspeito de ter roubado artigos religiosos da Capela Santa Tereza D'Ávila, no distrito da Mina Brejuí, onde atuava.


Igreja Santa Tereza D'Ávila, em Currais Novos — Foto: Divulgação/Blog Santa Tereza D'Ávila


Na quinta-feira (12), policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do padre. Em nota, a Polícia Civil disse que "tramita perante a Delegacia Municipal de Currais Novos inquérito policial que apura a subtração de objetos sacros da Igreja Católica local".


"Diversas diligências referentes ao caso foram realizadas, inclusive com a recuperação de parte dos objetos. A investigação está sob sigilo e informações sobre autoria e outras circunstâncias do fato não poderão ser repassadas até a conclusão do procedimento policial, a fim de garantir o êxito dos trabalhos", concluiu a nota.


Por conta da investigação, a Diocese de Humaitá, no Amazonas, onde o padre foi ordenado, anunciou na sexta (13) o afastamento dele das funções.


O decreto de proibição de exercício de ministério é considerado universal e proíbe que ele atue no Rio Grande do Norte ou em qualquer lugar do mundo.


O documento cita que "no intuito de evitar escândalo" decreta a medida cautelar de proibir "o exercício de suas funções ministeriais por tempo indeterminado".


O decreto justifica a proibição "uma vez que se tornou pública pelas redes sociais a notícia de acusação de furto, considerando que a Polícia Civil fez a apreensão de artigos religiosos furtados de igrejas onde reside o referido padre, o que não convém à dignidade clerical".


Dessa forma, o padre fica proibido de exercer serviços sacramentais e administrativos até o fim das investigações. "Conforme o resultado da investigação policial, serão encaminhados os procedimentos canônicos necessários".


No sábado (14), a Diocese de Caicó, responsável pela região onde o padre atua, revogou o Uso de Ordens, considerando a proibição para ele exercer a função, publicada pela Diocese de Humaitá, e "o inquérito policial para a investigação do presbítero após a busca e apreensão realizada pela Polícia Civil em sua residência em 12 de agosto".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid: Mossoró anuncia vacinação para pessoas a partir de 18 anos neste domingo (15)

A prefeitura de Mossoró anunciou que vai começar a vacinar pessoas a partir de 18 anos neste domingo (15) contra a Covid. O município estava imunizando pessoas acima de 20 anos, mas anunciou a nova faixa etária nesta manhã.


Imunização em Mossoró acontece neste domingo no ginásio municipal — Foto: Célio Duarte / Secom PMM


Assim, pessoas a partir de 18 anos podem se dirigir ao Ginásio Municipal de Esportes de Mossoró para se vacinar. O ponto de vacinação estará aberto ate às 16h.

Mossoró é mais uma cidade potiguar a iniciar a imunização com a primeira dose em pessoas de 18 anos, se aproximando de completar a vacinação em toda a população adulta, como determina a atual fase da Campanha Nacional de Imunização.


Pelo menos outras 14 cidades do RN também já começaram a vacinar pessoas de 18 anos: São Rafael, Baía Formosa, Pedra Preta, Carnaubais, Ipanguaçu, Janduís, Messias Targino, Itajá, Pedro Avelino, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, São João do Sabugi, Carnaúba dos Dantas e Tangará.


De acordo com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o estado pretende iniciar a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos a partir de setembro.


Só nesta semana, o Rio Grande do Norte recebeu cerca de 280 mil vacinas e tem mais 81 mil para receber na segunda-feira.



De acordo com o RN+ Vacina, o estado tem atualmente 1,8 milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma das doses. Dessas, 658 mil estão imunizadas com as duas doses das vacinas da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer. E 53 mil foram vacinadas com a dose única da Janssen.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vaqueiros da Região Seridó do RN mantêm relação de fé com Sant'Ana por mais de dois séculos; entenda

Conhecida pelo sol forte e vegetação típica da caatinga, Caicó fica no coração do Seridó potiguar. Distante cerca de 300km da capital do estado, a cidade tem quase 70 mil habitantes e muita história pra contar. O surgimento do município está ligado a lenda de um vaqueiro, uma narrativa presente no imaginário caicoense contada de geração em geração.


Sant'Ana é padroeira dos vaqueiros de Caicó — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


“Existem diversas versões, mas no geral as histórias narram que onde hoje está localizada a cidade de Caicó havia uma mata de mofumbo (tipo de planta) e, nessa mata, um vaqueiro teria se perdido procurando um touro. Nessa mata, um touro possuído por uma divindade indígena teria corrido atrás do vaqueiro e ameaçado a sua vida", conta o historiador Helder Macedo.


"Aperreado, o vaqueiro fez uma promessa a Sant’Ana que, se fosse livrado desse perigo, desse espírito indígena possuído no touro, ele construiria uma capela em honra a Sant’Ana. Como que por encanto, como dizem as versões escritas da lenda, o touro desapareceu”.


Historiador conta relação entre Sant'Ana e vaqueiros de Caicó — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Cabugi


O historiador conta que esse recorte do passado foi uma maneira encontrada pelos mais antigos para registrar de forma simples como se deu o processo de despovoamento indígena na região e a introdução da religião cristã no Seridó.


A lenda do vaqueiro ainda traz uma outra parte importante da história da Caicó: uma promessa ligada ao poço de Sant'Ana, que fica no leito do rio Seridó. Como precisava de água para construir a igreja dedicada à padroeira, o vaqueiro teria pedido à santa protetora dos seridoenses que o poço nunca secasse.


“Essa lenda tem uma importância vital para a cultura de Caicó, vez que alguns dos alicerces do que é a história da cidade estão marcados nessa narrativa que se atualiza e se reatualiza constantemente. Quem era esse vaqueiro? Não se sabe, nós não sabemos qual a identidade desse vaqueiro”, fala o historiador.

De acordo com os historiadores, foi no Forte do Cuó onde supostamente o vaqueiro teria erguido a igreja em agradecimento à Sant'Ana. A construção é do final do século XVII. Apesar de todo esse tempo, as pedras que ficaram estão no meio do caminho para contar um pouco da história de Caicó e a relação de fé e devoção dos vaqueiros com a padroeira.


O Forte do Cuó fica no bairro Penedo. Para além da história, o local hoje é ponto turístico na cidade. Isso porque o visual é de encher os olhos. As belezas da vegetação e o pôr do sol encantador atraem diversas pessoas não só de Caicó, como também de cidades vizinhas. De lá, dá pra ver boa parte da cidade, respirar ar puro e contemplar a natureza.


“Através dessa história, repetida pela tradição, honrando Sant’Ana como a padroeira desse vaqueiro, ela tornou-se padroeira dos vaqueiros até hoje”, explica Helder Macedo.


Vista do Forte do Cuó — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


O vaqueiro é um personagem importante e muito tradicional no interior do estado. Com o passar do tempo, a figura desse trabalhador que lida com os animais vem se modernizando, mas ele não perde a essência, baseada na força do trabalho e na fé.


“O vaqueiro respeita muito Sant’Ana por ter atendido a prece de um vaqueiro, então esse é o nosso símbolo, é o nosso respeito por Sant’Ana e essa grande ligação entre o vaqueiro e a religião”, cont o empresário Arthur Maynard.


Marcos de Melo é vaqueiro há mais de 20 anos e começou tomar gosto pelo ofício quando se tornou tratador de animais. Para ele, estar no campo em contato com os bichos é motivo de muita alegria e orgulho. Ainda mais depois que a profissão de vaqueiro foi reconhecida por lei em 15 de outubro de 2013.


“Eu posso estar com a cabeça como for, mas quando eu chego perto de um que eu começo a escovar, dar banho, montar, pra mim eu esqueço do mundo, é uma coisa muito importante pra mim e eu não largo por nada nesse mundo, eu acho bom demais", conta.


"E Sant’Ana abaixo de Deus é tudo. Sempre que eu me pego com ela, eu realizo os meus sonhos, tudo dá certo, mesmo quando está parecendo que vai dar errado”, diz o vaqueiro Edjanio Marcos de Melo.


Vaqueiros tem relação de fé com Sant'Anna — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN vai receber mais 81 mil doses de vacinas contra Covid na segunda-feira (16)

O Rio Grande do Norte vai receber mais 81.760 doses de vacinas contra a Covid na segunda-feira (16). A informação foi confirmada pela superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte.


Vacinas da Pfizer distribuídas aos municípios do Rio Grande do Norte, Natal, RN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


As doses são 49 mil de Oxford/AstraZeneca e 32.760 de Pfizer.


Com a nova remessa, o estado terá recebido, em cerca de uma semana, mais de 360 mil doses de imunizantes, considerando a que chegará na segunda-feira (16). Veja as entregas anteriores:


Segunda-feira (9) - 24.600 doses de CoronaVac e 51.480 da Pfizer

Quarta-feira (11) - 17 mil de Oxford/AstraZeneca e 18.720 da Pfizer

Sexta-feira (13) - 46.360 doses de CoronaVac e 29.250 da Pfizer

Sábado (14) - 59.670 doses de Pfizer e 35.650 doses de CoronaVac

De acordo com o RN+ Vacina, o estado tem atualmente 1,8 milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma das doses. Dessas, 658 mil estão imunizadas com as duas doses das vacinas da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer. E 53 mil foram vacinadas com a dose única da Janssen.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe mais 35 mil doses de vacina contra Covid

O Rio Grande do Norte recebeu, na manhã deste sábado (14), um carregamento com mais 35.650 doses da Coronavac/Butantan, vacina contra a Covid-19.


RN recebe mais 35 mil doses de vacina contra Covid — Foto: Divulgação/Elisa Elsie


O lote é dividido por igual entre primeira e segunda doses, ampliando a vacinação por faixa etária nos municípios potiguares.


O estado aguarda a chegada de mais 59.670 doses de Pfizer durante a tarde deste sábado. O carregamento será todo destinado à primeira dose.


O Ministério da Saúde sinalizou o envio de mais 81.760 doses de vacinas contra a Covid ao RN durante esta semana, sendo 32.760 unidades da Pfizer e 49 mil da Astrazeneca/Fiocruz.


Distribuição aos municípios

Ainda neste sábado, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesao) distribui 77.384 doses aos municípios potiguares.


Do total de doses, 55.074 são de Pfizer e 22.310 de Coronavac. O lote é todo destinado à primeira dose.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Hotelaria do RN tem ocupação média de 52% em julho e ABIH projeta crescimento 'gradual'

A rede hoteleira do Rio Grande do Norte teve uma ocupação de 52% nos principais destinos do estado no mês de julho. O dado está na pesquisa mensal da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN, que foi divulgada nesta sexta-feira (13).


Via Costeira concentra boa parte dos leitos de hotéis em Natal — Foto: Divulgação/ABIH


Os principais destinos turísticos do estado são Natal, Pipa e Tibau do Sul, e também São Miguel do Gostoso.


“A hotelaria do RN começa a registrar uma lenta recuperação, impulsionada pelo turismo regional, ou seja, aquele de final de semana. Os municípios de apelo lazer contaram com uma ocupação mais instável neste mês. Já os hotéis com apelo corporativo ainda não apresentaram uma recuperação, devido às restrições ainda em vigor devido à pandemia, ocasionando a falta de eventos e fluxo corporativo", explicou Abdon Gosson, presidente da Abih.


"Esperamos que com o avanço da vacinação e a queda no número de internações, em breve estaremos aumentando esses números”, frisou.

O resultado ainda é considerado abaixo do ideal. Porque a média anterior à pandemia para um mês como julho, que também é de férias escolares e recesso, era de 80%. "Tem muitos hotéis que estavam com 30% de ocupação, ou no máximo 60%. Mesmo assim é um motivo pra gente comemorar", disse Abdon Gosson.



"Até maio, a ocupação média não passava de 20%. E um hotel para se pagar precisa de uma ocupação média de no mínimo de 45% a 50% para pagar os custos. Então, a hotelaria ainda está trabalhando muito no vermelho, alguns no amarelo, quase ninguém no verde. E, se tivesse verde, é muito pouquinho. É um momento bom, de recuperação".


Comparado com o mesmo período de 2020, a Abih considerou os números satisfatórios, já que no ano anterior 80% dos hotéis estavam fechados por causa de um cenário mais crítico da pandemia no estado.


Perspectivas

A perspectiva é de que no final de ano esses números melhorem, segundo a ABIH, com boa parte da população já vacinada contra a Covid e a malha aérea nacional operando em maior área a nível nacional.


"Cada dia que passa, cada semana, cada quinzena, e mês, a tendência é realmente de melhorar, porque as pessoas estão se vacinando", diz o presidente da ABIH, Abdon Gosson.


"Então há uma tendência forte e a gente já esta sentindo isso pelas solicitações - não as vendas - de outubro pra frente, por parte de operadores, agências que solicitam grupos, reservas individuais. As pessoas procurando mais", pontua.


O presidente da associação aponta que há um otimismo principalmente para o fim de ano, réveillon, e o verão do próximo ano. "A gente espera que o réveillon desse mês de dezembro seja um dos melhores da história e a alta estação seja muito boa, do verão até o carnaval".


O dirigente reforça que "o turismo vem sofrendo fortemente há um ano e meio" por conta da pandemia e que "não será da noite para o dia que se consegue retomar o que deixou de faturar e os empregos foram perdidos".


"Há uma perspectiva de crescimento, a gente espera que seja gradual, porém consistente. Que a cada dia, a cada mês a gente tenha números melhores. A maior indústria geradora do nosso estado é o turismo e a gente precisa fazer com que esses pais e mães de família que precisam diretamente desses trabalhos voltem a um momento bom e de segurança", pontuou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Dois adultos morrem e uma criança fica ferida após caírem de cachoeira em MG

Duas pessoas morreram e uma criança ficou ferida em um acidente em uma cachoeira na tarde deste domingo (15) em Campestre (MG). A "Cachoeira da Barragem" tem um paredão de cerca de 10 metros de altura.


Reprodução Facebook


Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente teria acontecido por volta de 16h. Segundo relato em redes sociais de um morador que esteve no local, as três pessoas caíram do alto da cachoeira. Pessoas que estavam no local ajudaram como possível, mas tiveram que andar oito quilômetros para conseguirem sinal de internet e celular para pedir ajuda.


Queda de paredão mata duas pessoas e deixa criança ferida em cachoeira em MG — Foto: Reprodução Facebook


Os dois adultos morreram ainda no local e a criança, de 11 anos, foi socorrida por ambulância para um hospital de Campestre. Segundo informações do hospital à produção da EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, o estado de saúde dela é estável. A criança é sobrinha de um dos adultos que morreram.


Até a publicação desta reportagem, equipes do Corpo de Bombeiros continuavam no local e ainda não havia informações mais precisas sobre o acidente. O helicóptero Arcanjo também esteve no local para dar apoio.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Zeca Pagodinho é internado com Covid no Rio

O cantor Zeca Pagodinho foi internado no último sábado (14) com sintomas de Covid no Rio de Janeiro.


Zeca Pagodinho tem bom estado geral, segundo boletim médico — Foto: Guto Costa


Segundo a Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona do Rio, “o paciente apresenta bom estado geral, com sintomas leves, sem necessidade de suporte de oxigênio”.


Vacina


Zeca já recebeu a 2ª dose da vacina contra Covid, em julho. Na ocasião, ele chegou a cantar enquanto era imunizado: "Vai vacinar, vai vacinar".


Nenhuma vacina oferece proteção de 100% contra doenças, mas todas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose.


É importante lembrar que vacinas funcionam, mas não são infalíveis. Ainda assim, apesar de a probabilidade de infecção após a vacina ser pequena, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar. Por isso a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possíveis o quanto antes.


Na segunda, no início de julho, o cantor fez um apelo para que todos tomem as doses necessárias para se imunizar.


"Tem que voltar. Tem que tomar a segunda, a terceira, quantas tiver. Tem que tomar por causa das crianças, dos idosos", disse Zeca, que em seguida convidou todos para tomar a vacina, cantando no mesmo ritmo do refrão de um de seus sucessos, "Vai Vadiar":


"Vem vacinar, vem vacinar", cantou.

Zeca também disse que estava ansioso pela volta dos shows e das apresentações.


"Daqui a pouco ajeita", profetizou. "Eu tenho pavor de injeção, e tava louco para tomar isso. Olha que legal", disse após tomar a vacina.

Zeca tomou a primeira dose da vacina em abril. Na ocasião, ele disse que estava aliviado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

CPI avalia suspender acareação entre Onyx Lorenzoni e deputado Luis Miranda



Integrantes da cúpula da CPI da Covid ouvidos pelo blog estudam suspender a acareação marcada para a próxima quarta-feira (18) entre o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF).


A decisão deve ser tomada nas próximas horas entre os integrantes da CPI. A avaliação é que a acareação teria pouco a acrescentar no que já foi apurado sobre o caso da compra da vacina Covaxin, que foi cancelada após uma denúncia de irregularidade ter entrado no radar da CPI.


“Devemos suspender a acareação. Isso porque só tem um ponto: a falsificação do invoice (fatura), que já está bem esclarecido. Essa acareação seria mais pitoresca do que um fato concreto”, disse ao blog o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).


Um invoice falsificado que cobrava pagamento antecipado de US$ 45 milhões foi apresentado pelo ministro Onyx Lorenzoni no Palácio do Planalto para rebater as acusações feitas pelo deputado Luís Miranda.


“Essa acareação não tem muito que acrescentar. Temos que ter cuidado para evitar que CPI seja um palco para desconstrução. O depoimento do [líder do governo] Ricardo Barros mostrou que devemos ter atenção para que a CPI não seja usada”, reforçou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Rede interna do Tesouro Nacional foi alvo de ataque hacker, diz Ministério da Economia



O Ministério da Economia informou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi alvo de um ataque cibernético na noite da última sexta-feira (13).


Segundo nota divulgada pela pasta neste sábado (14), no ataque, foi utilizado um ransomware, um tipo de vírus que impede o acesso às informações armazenadas em um dispositivo.


Nesse tipo de ataque, os cibercriminosos geralmente tentam forçar a vítima a pagar para resgatar o acesso ao sistema.


Conforme o Ministério da Economia, "medidas de contenção" foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso.


Ainda segundo a pasta, especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital estão avaliando os "efeitos da ação criminosa". O Ministério não deu mais detalhes a respeito dos possíveis danos causados pelo ataque cibernético.


"Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas", diz a nota da Economia.


Nota

Leia a íntegra da nota do Ministério da Economia sobre o ataque hacker:



Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional.


As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada.


Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital.


Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.


Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pacheco não dará andamento a pedidos de impeachment de ministros do STF prometidos por Bolsonaro



De forma reservada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sinalizou que não dará prosseguimento a pedidos de impeachment que o presidente Jair Bolsonaro prometeu apresentar contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.


Nas palavras de um interlocutor de Pacheco, não há qualquer casualidade e nenhum fato objetivo na argumentação apresentada por Bolsonaro em mensagem postada nas redes sociais neste sábado (14).


A Constituição diz que "compete privativamente ao Senado Federal" processar e julgar os ministros do Supremo Tribunal Federal em casos de crime de responsabilidade.


Um senador próximo de Rodrigo Pacheco ressaltou que já há 17 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo. E que um eventual novo pedido terá o mesmo caminho: a gaveta. Ou seja, não terá prosseguimento sem um fato objetivo.


Para interlocutores do presidente do Senado, o objetivo de Bolsonaro com isso é criar um “factoide” para alimentar sua militância mais radical, principalmente depois da prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, determinada nesta sexta-feira (13) pelo ministro Alexandre de Moraes.


“Mas o Pacheco não vai entrar nesse jogo. Bolsonaro vai ficar dançando sozinho”, disse ao blog um interlocutor próximo do presidente do Senado.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Talibã volta à capital do Afeganistão 20 anos após ser expulso pelos Estados Unidos

O Talibã voltou, neste domingo (15), à capital do Afeganistão, Cabul, 20 após ser expulso pelas tropas dos Estados Unidos. A retomada da cidade ocorre em meio à retirada dos militares americanos do país.


Foto de 2001 mostra as forças da Aliança do Norte entrando em Cabul, na derrocada do regime Talibã — Foto: Shah Marai/AFP


Em 2001, os norte-americanos agiram contra o Talibã em reação aos ataques de 11 de setembro, se juntando à Aliança do Norte, uma organização desenvolvida pelo Afeganistão para unir a população e combater o grupo extremista.


Naquela época, o Talibã, então liderado por Mohammed Omar, controlava 90% do Afeganistão, embora nunca tenha sido reconhecido como governo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os únicos países que reconheciam a autoridade dos talibãs eram Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Paquistão.


O então presidente americano, George W. Bush, foi quem ordenou a invasão do país depois que o os talibãs se recusaram a entregar Osama bin Laden, o arquiteto do atentado às Torres Gêmeas. Bin Laden morreu em 2011, em uma operação dos Estados Unidos no Paquistão, já no governo de Barack Obama.


O Paquistão e Arábia Saudita se tornaram aliados regionais dos EUA, e os talibãs passaram à luta armada contra os americanos e o novo governo afegão constituído.


Segundo a ONU, mais de 100 mil civis foram mortos ou feridos no conflito apenas na última década. Desde o início dos conflitos, os EUA gastaram mais de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,2 trilhões) em despesas militares no Afeganistão.


Soldados da Otan guardam local de confronto com grupo talibã em março de 2013. — Foto: Omar Sobhani / Reuters


Acordo de trégua

Ainda no governo de Barack Obama, alguns prazos foram estipulados para a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão.


A princípio, até janeiro de 2017, data da troca de presidentes nos Estados Unidos, o país não teria mais soldados em território afegão. Contudo, na época, Obama declarou que o Afeganistão não estava pronto ainda para a retirada completa das tropas e apenas reduziu o contingente para 9 mil militares.


Sob o governo de Donald Trump, os americanos e o Talibã assinaram em fevereiro de 2020 um acordo que previa a retirada completa, em 14 meses, das tropas americanas e da Otan do território afegão.


A retirada das tropas americanas do Afeganistão dependia do cumprimento, pelo Talibã, de compromissos previstos no acordo – como não permitir que a Al-Qaeda ou qualquer outro grupo extremista opere em áreas controladas por ele.


Os talibãs também se comprometeram a não enfrentar tropas estrangeiras, mas seguiu com ações contra o exército afegão durante este período.


Durante a gestão de Joe Biden, o governo americano anunciou uma mudança no cronograma de saída das tropas: a retirada completa das tropas ocorreriam não mais até 1º de maio, mas sim em setembro de 2021.


Em julho deste ano, os soldados dos Estados Unidos deixaram a base aérea de Bagram e entregaram o espaço para a administração do governo afegão.


Apesar de um número não identificado de militares ainda permanecer no país, a ação marcou o fim dos quase 20 anos de guerra desde os atentados de 11 de setembro de 2001.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Presidente do Afeganistão deixa país e admite vitória do Talibã, que assume controle do palácio presidencial

O Talibã chegou neste domingo (15) a Cabul e entrou na capital do Afeganistão após horas de cerco e a fuga do presidente, Ashraf Ghani. O grupo extremista, que defendia uma rendição pacífica do governo, afirmou ter tomado controle do palácio presidencial.


Abdullah Abdullah, ex-vice-presidente e chefe do Conselho Superior para a Reconciliação Nacional, disse que Ghani "abandonou a nação".


Ghani disse que deixou o país para evitar um banho de sangue. Ele afirmou que "incontáveis patriotas seriam martirizados e a cidade de Cabul seria destruída" se permanecesse.


"O Talibã venceu ... e agora é responsável pela honra, propriedade e autopreservação de seus compatriotas", disse ele em um comunicado postado no Facebook.


"Agora eles enfrentam um novo teste histórico. Ou preservam o nome e a honra do Afeganistão ou dão prioridade a outros lugares e redes", acrescentou.


Segundo a rede egípcia Al Jazeera, um ex-guarda-costas do presidente informou que o Palácio presidencial foi entregue oficialmente ao Talibã.


Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à agência de notícias Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o norte do Afeganistão.


O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, durante discurso na conferência de 2021 da Ásia Central e Sul em Tashkent, no Uzbequistão, em 16 de julho de 2021 — Foto: AP


Já o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, gravou um vídeo em que garante uma "transferência pacífica de poder".


"Os afegãos não precisam se preocupar, não haverá ataque", disse o ministro. "Haverá uma transferência pacífica de poder para um governo de transição."

O cerco do Talibã em Cabul ocorre 20 anos depois de o grupo extremista ser expulso da capital afegã pelos Estados Unidos, que invadiram o país dias após os ataques de 11 de setembro de 2001, e em meio à retirada dos militares norte-americanos do país (leia mais adiante na reportagem).


Suhail Shaheen, porta-voz do Talibã, fez um "chamado ao presidente Ashraf Ghani" e a outros líderes para que atuem também em uma "transição pacífica de poder" para o grupo extremista islâmico.


"Nossa liderança instruiu nossas forças a permanecerem nos portões de Cabul, não a entrar na cidade", disse o porta-voz em uma entrevista à BBC. "Estamos aguardando uma transferência pacífica de poder."


Helicóptero militar sobrevoa a capital do Afeganistão, Cabul, em 15 de agosto de 2021 — Foto: Reuters/Stringer


Shaheen já vem anunciando o que pode ser considerado uma série de "medidas de governo", mesmo sem o reconhecimento oficial, como o respeito à imprensa, à diplomacia e a autorização para que mulheres possam deixar suas casas sozinhas.


"Asseguramos às pessoas, especialmente na cidade de Cabul, que suas propriedades e suas vidas estão seguras", disse o porta-voz.

Direitos das mulheres

Quando o Talibã governou o Afeganistão pela última vez, de 1996 a 2001, as mulheres não podiam trabalhar, as meninas não podiam frequentar a escola e todas tinham que cobrir o rosto e estar acompanhadas por um parente do sexo masculino se quisessem sair de casa.


As mulheres que infringissem as regras às vezes sofriam humilhações e espancamentos públicos pela polícia religiosa do Talibã que atuava sob uma interpretação bastante rígida da sharia, a lei islâmica.


Desta vez, no entanto, porta-vozes do grupo garantem que irão respeitar os direitos das mulheres, com acesso à educação e ao trabalho – mas com a obrigatoriedade do uso do hijab, lenço que cobre os cabelos e rosto.


Eles também afirmaram que as mulheres terão autorização para deixar suas casas sem a companhia de um membro homem da família. Essa mudança no discurso vem sendo apontada por especialistas em Oriente Médio como uma forma do movimento se aproximar da comunidade internacional.


Saída de diplomatas

Em um comunicado, o Talibã garantiu neste domingo que "todas as embaixadas, centros diplomáticos, instituições, lugares e cidadãos estrangeiros em Cabul não enfrentarão nenhum perigo".


Os Estados Unidos concluíram neste domingo a retirada de seus diplomatas que trabalharam na embaixada do país em Cabul e a bandeira norte-americana foi retirada do local. O país também apressou a emissão de vistos para colaboradores, como tradutores e jornalistas afegãos que prestaram serviços aos EUA.


"Aconteceu mais rápido do que pensávamos", disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em entrevista à rede americana CNN.


Blinken disse que Washington investiu bilhões de dólares em quatro governos dos EUA nas forças do governo afegão, dando a eles vantagens sobre o Talibã, mas, ainda assim, não conseguiram impedir o avanço do grupo.


O Itamaraty não tem registro de brasileiros vivendo no Afeganistão. Também não está prevista, por ora, medida de proteção específica para os funcionários da embaixada em Islamabad, uma vez que a cidade não está em zona de conflito.


O Reino Unido ordenou a saída imediata de cidadãos britânicos das cidades afegãs.


O governo da Alemanha enviou aviões para ajudar na retirada de seus diplomatas, fechou sua embaixada em Cabul e pediu a saída imediata de alemães que vivam no país. Segundo reportagem do jornal "Bild", tradutores e colaboradores afegãos que atuaram com o governo de Berlim também serão retirados da capital.


A Rússia não planeja retirar seus funcionários de sua embaixada em Cabul, enquanto os combatentes talibãs cercam a capital afegã, assegurou uma autoridade russa à agência Interfax.


"Nenhuma evacuação está planejada", declarou Zamir Kabulov, o enviado do Kremlin ao Afeganistão, destacando que estava "em contato direto" com o embaixador russo em Cabul, cujos colaboradores continuam a trabalhar na embaixada.


A Rússia é um dos países que receberam garantias do Talibã quanto à segurança de suas embaixadas, disse Kabulov.



A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) confirmou que continuará com sua presença diplomática em Cabul e oferecerá apoio para que o aeroporto da capital continue funcionando, segundo informações da agência de notícias Reuters.


Neste domingo, entretanto, anunciou que todos os voos comerciais foram suspensos no aeroporto da capital afegã.


"A Otan está constantemente avaliando os desenvolvimentos no Afeganistão", disse um funcionário da entidade que não foi identificado."A segurança de nosso pessoal é primordial e continuamos a ajustar conforme necessário. Apoiamos os esforços afegãos para encontrar uma solução política para o conflito, que agora é mais urgente do que nunca."


Em abril, o presidente Joe Biden havia anunciado que todos deixariam o Afeganistão até 11 de setembro deste ano.


O Talibã avançou rapidamente depois de que a maior parte das forças lideradas pelos EUA deixaram o país em julho, e a chegada do grupo extremista a Cabul ocorre antes do previsto pelas autoridades norte-americanas.


Segundo a agência de notícias Reuters, a estimativa dos serviços de inteligência norte-americanos era que o Talibã isolaria a capital em setembro, e que uma eventual tomada do poder ocorreria apenas novembro.


Salvo-conduto para fuga

Segundo informações do jornal "The New York Times", o Talibã afirmou em um comunicado estar em negociações com o governo, mas não vai tomar a capital afegã à força. Ainda de acordo com o jornal, o grupo extremista diz que o governo ainda não respondeu a esse comunicado.


Depois do avanço relâmpago em direção à capital e maior cidade afegã, o grupo insurgente ordenou a seus combatentes que diminuam a violência e permitam a passagem segura de qualquer pessoa que queira deixar o país.



O Talibã ainda sugeriu que mulheres se dirijam a áreas protegidas, declarou um líder do grupo em Doha, no Catar.


"Não queremos que um único civil afegão inocente fique ferido ou seja morto enquanto tomamos o poder, mas não declaramos um cessar-fogo", afirmou uma autoridade do Talibã, segundo a agência de notícias Reuters.

No Vaticano, em seu discurso semanal, o Papa Francisco clamou por diálogo no Afeganistão para que cessem os conflitos, a fim de que a população afegã possa viver em paz, segurança e respeito mútuo.


Membros do Talibã na província de Laghman, Afeganistão, em 15 de agosto de 2021 — Foto: AFP


Escalada do Talibã

Mais cedo, o Talibã havia tomado a cidade de Jalalabad, no leste do país, o que fez a capital Cabul ser a única das grandes cidades afegãs sob controle do governo.


As autoridades informaram que a tomada de Jalalabad ocorreu sem confrontos e que a segurança das estradas que ligam o país ao Paquistão estava garantida. A nação vizinha reagiu e fechou a passagem de fronteira de Torkham.


No sábado (14), o Talibã tomou Mazar-i-Sharif, principal cidade do norte afegão; e Pul-e-Alam, capital da província de Logar, a 70 quilômetros de Cabul. Na quinta-feira, já havia assumido o controle de Kandahar e Herat, segunda e terceira maiores cidades do país.


Também no sábado, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, garantiu que o combate contra o Talibã continuava.


"A remobilização de nossas forças de segurança e defesa é nossa prioridade número um e medidas sérias estão sendo tomadas para esse fim", disse Ghani, em um discurso.

As ações do grupo insurgente, que vem controlando parte do país, ganhou força com a retirada das tropas americanas, há cerca de três semanas.


Em julho, os americanos devolveram a base aérea de Bagram – principal instalação militar do país – ao governo afegão. Ainda há soldados em Cabul, que devem retornar aos EUA até o dia 11 de setembro.


Fonte: G1

Leia Mais ››