sábado, janeiro 26, 2013

Crivella assina convênios com o Governo do RN


O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella assinou nesta manhã, 25, convênio com o Governo do Rio Grande do Norte, para o financiamento do Projeto Velas ao Vento, que visa a melhoria da infraestrutura e capacitação tecnológica do pescador artesanal.
O projeto promoverá cursos, ao longo deste ano, sobre equipamentos de georreferenciamento (GPS), manutenção de motores de rabeta e substituição e reformas de velas de paquete. Cerca de 870 pescadores serão capacitados.
“Com este projeto, os pescadores terão muito mais segurança para sair ao mar. Aprender sobre GPS é fundamental para o profissional da pesca”, ressaltou o presidente da Confederação Nacional de Pescadores, Abraão Lincoln.
Crivella firmou também convênio com a Prefeitura de Pedra Grande no valor de R$1,1 milhão para a construção de um Centro Integrado de Pesca Artesanal e da Aquicultura (CIPAR), no município.
Durante o evento, foram assinados contratos de crédito disponibilizados pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Banco do Nordeste, para pescadores e aquicultores. Um deles é para a ampliação do Polo de Tilapicultura, no Mato Grande.
“Mato Grande produz mais de 5 mil e 600 toneladas de pescado por ano. O Plano Safra foi feito pela presidenta Dilma para ajudar pescadores e aquicultores. Precisamos usar esse dinheiro. Com mais tilápia em tanques escavados será possível aumentar a nossa produção de pescado, baixando o preço, aumentando consumo e melhorando a saúde do nosso povo”, disse Crivella.

Na visita ao RN ministro entrega novas carteiras
Na solenidade, o ministro entregou as novas carteiras de pescador com a tecnologia QR CODE e sem prazo de validade, além de uma unidade móvel odontológica que vai percorrer as colônias para prestar atendimento aos pescadores e aquicultores.
“A ambulância possui equipamentos de raios-X, cadeira odontológica de última geração, gerador de energia, ar condicionado de 9 mil BTU, reservatório de água e tem condições de realizar tratamentos complexos. Acabou o tempo que a única opção do pobre era arrancar o dente”, afirmou o ministro.
Para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o setor pesqueiro está vivendo um grande momento. “Agora a gente está vendo uma luz no fim do túnel. A pesca, uma atividade nobre, está sendo apoiada desde a capacitação até a saúde”, ressaltou Rosalba.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Avião com três canadenses a bordo cai na Antártica


Os destroços de um avião desaparecido na Antártica com três canadenses a bordo foi encontrado neste sábado em uma montanha e não existem possibilidades de que seus ocupantes tenham sobrevivido, indicou o centro de socorrismo da Nova Zelândia.

"O avião se encontra perto do cume do Monte Elizabeth", que alcança os 4.480 metros, indicou a fonte.

"Ao que parece, se chocou diretamente contra a montanha e não há possibilidades de que existam sobreviventes", acrescentou.

O avião realizava uma missão de apoio logístico entre a estação americana de Amundsen-Scott, no Polo Sul, e a base italiana Mario Zucchelli, na baía de Terra Nova.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM registra 13 assassinatos desde a madrugada desta sexta-feira no RN


Treze pessoas foram assassinadas a tiros a contar das primeiras horas da madrugada da sexta-feira (25) até o início da tarde deste sábado (26) no Rio Grande do Norte, segundo informações confirmadas pela Polícia Militar e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Destes, dez homicídios foram registrados na Grande Natal e três no interior do estado. Todas, vítimas de disparos de arma de fogo.
A polícia confirma também que nenhum suspeito foi preso e considera acerto de contas – por envolvimento com o tráfico de drogas – como o motivo mais provável para a maioria dos casos.

Triplo homicídio
Os primeiros crimes neste período foram registrados no início da madrugada da sexta, quando dois homens e uma mulher foram amarrados e assassinados no quintal de uma casa localizada no loteamento Câmara Cascudo, na zona Norte de Natal. O alvo dos suspeitos, segundo a Polícia Militar, era Felipe Everton Gomes da Costa, de 18 anos, que tem passagens pela polícia por tráfico e assaltos. Alana Moura de Oliveira, de 19 anos, e Alex Osíris Santos da Silva, de 23, que estavam na residência quando os criminosos chegaram, também foram assassinados.
Alene Samara Santos da Silva, de 20 anos, que também estava no local com um bebê no colo, foi poupada juntamente com o filho. A polícia informou que os criminosos tomaram os pertences dela e ordenaram que ela saísse correndo com a criança. Os policiais acreditam que o bando tenha ido ao local para matar apenas o dono da casa, Felipe Everton, mas os outros acabaram sendo mortos como queima de arquivo.

Alexandria
Já pela manhã, o alvo da violência foi o comerciante Edmar Mesquita de Figueiredo, de 60 anos. Ele assassinado em Alexandria, distante 318 quilômetros da capital potiguar. A PM confirmou que ele foi alvejado por disparos de pistola calibre 380 ao sair de casa. Ainda de acordo com a polícia, dois suspeitos fugiram numa motocicleta em direção a Paraíba. Policiais dos dois estados realizaram diligências em conjunto na tentativa de encontrar os criminosos, mas ninguém foi preso.
De acordo com a capitã Geórgia Câmara, Edmar é irmão de um ex-vereador da cidade e de Evaristo Mesquita de Figueiredo, conhecido como 'Tostão', preso no último dia 15 em Aracruz, no Espírito Santo. Tostão, que estava foragido há 23 anos, é condenado por matar o próprio primo, o médico Gentil Oliveira, em Alexandria, em maio de 1989. Ainda segundo a oficial, o assassinato do comerciante, aparentemente, não tem relação com os irmãos.

Macau
Ainda na sexta-feira, a Polícia Militar registrou mais uma morte violenta. Aconteceu na cidade de Macau, por volta das 22h. A vítima foi identificada como Paulo Cezar Ferreira da Cunha, 38 anos. Consta no Boletim de Ocorrência que ele estava sentado em um bar na rua Francisco Queiroz, bairro Valadão, quando dois indivíduos se aproximaram e abriram fogo. A polícia confirmou que três tiros atingiram a cabeça de Paulo, que morreu na hora. Até o momento não se sabe a motivação para o crime e nenhum dos suspeitos foi localizado.

Mais cinco assassinatos em duas horas e meia
A violência na sexta-feira continuou na Grande Natal. Ainda segundo informações da Polícia Militar, cinco pessoas foram assassinadas na região em menos de três horas. De acordo com os relatórios do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), todas foram vítimas de disparos de arma de fogo. Três homicídios aconteceram em Natal, sendo um no bairro da Ribeira e dois no Potengi. Também foi registrado um homicídio no município de São Gonçalo do Amarante e outro na cidade de Ceará-Mirim. Em ambas ocorrências nenhum suspeito foi preso.

São Gonçalo do Amarante
O homicídio registrado em São Gonçalo do Amarante, segundo o tenente Valcácio, do 11º Batalhão da PM, aconteceu por volta das 21h. A vítima, Fabiano Marques da Silva, de 28 anos, foi encontrado sem vida na comunidade de Guanduba, zona rural do município. “Não há pistas dos criminosos, mas suspeitamos de acerto de contas por causa das drogas”, disse o oficial.

Ceará-Mirim
Em Ceará-Mirim, também na Grande Natal, o alvo foi o adolescente David da Silva Oliveira, de 17 anos. Os suspeitos são dois homens que balearam o rapaz quando ele caminhava pela rua Terceira, no conjunto Vale do Amanhecer. Os criminosos fugiram em seguida. A PM ainda realizou diligências na região, mas os os assassinos não foram localizados.

Natal
Outros três assassinatos ainda foram registrados na noite da sexta, ambos em Natal. Por volta das 22h, no bairro da Ribeira, o tenente Farias, do 1º Batalhão, contou que um homem, ainda sem identificação, foi encontrado morto na Rua 15 de Novembro. “Não temos informações sobre como aconteceu. Só sabemos que ele foi morto a tiros”. Foi tudo o que disse o oficial.
No bairro Potengi, na zona Norte da cidade, morreram Jarckson Jerlano Rebouças Gomes, de 21, e Jamacy Gomes da Silva, de 35 anos. O primeiro, também por volta das 22h, na rua Juazeiro. O outro, por volta das 23h20, na rua Alvorecer. A polícia não sabe se os crimes têm ligação, pistas ou mesmo informações sobre o que teria motivado as execuções.

Sábado
O sábado também está sendo considerado violento pela Polícia Militar. Outros três assassinados foram registrados desde as primeiras horas da madrugada. A primeira morte do dia foi registrada pelo Itep. Carlos Alberto Félix do Nascimento, de 23 anos, morreu no Hospital Walfredo Gurgel vítima de disparos de arma de fogo. O crime aconteceu ainda na noite da sexta, mas o óbito foi registrado a 1h20 deste sábado. Consta em relatório que ele foi alvejado na Av. João Medeiros Filho, uma das mais movimentadas da zona Norte da capital, nas proximidades do Bar do Pirão, que fica na estrada que dá acesso à praia da Redinha.

João Câmara
A segunda vítima do dia foi identificada como Valderi Firmino da Cruz, de 28 anos. Consta, segundo a PM, que ele foi assassinado dentro de casa. A residência fica na travessa São Pedro, no conjunto chamado Cafuringa, na cidade de João Câmara, distante a pouco mais de 70 quilômetros da capital.

Parnamirim
A última morte registrada hoje ocorreu por volta das 8h20. Viaturas foram acionadas à rua Manoel Batista, em Parnamirim, município da região metropolitana. No local, os policiais encontraram o corpo de João Maria do Nascimento, de 31 anos. Familiares disseram aos policiais que atenderam a ocorrência que ele havia deixado a Penitenciária Estadual de Alcaçuz há poucos dias. Não há informações sobre motivação ou pistas que levem aos criminosos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fuga de presos provoca tumulto em unidade do Complexo Aníbal Bruno



A unidade Frei Damião de Bozzano, do Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, passou por um tumulto na manhã deste sábado (26). Segundo informações da Polícia Militar, houve confusão com a fuga de presidiários. Ainda de acordo com a PM, 21 presos conseguiram fugir, mas 16 já foram recapturados. O secretário de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, informou que cinco presos ficaram feridos e dois agentes penitenciários foram baleados durante o tumulto.

Preso é recapturado por policiais militares (Foto: Chico Peixoto/Leiajáimagens/EstadãoConteúdo)
Preso é recapturado por policiais militares (Foto: Chico Peixoto/Leiajáimagens/EstadãoConteúdo)

“Todos foram para o [Hospital] Otávio de Freitas. Os presos aproveitaram a visita conjugal para fugir, e os agentes penitenciários, por determinação de segurança, não reagiram para evitar que não acontecesse nada com os familiares [dos detentos], preservar vidas e evitar qualquer tipo de confronto”, contou o secretário. Ainda de acordo com o secretário, os presos teriam aproveitado que havia muita gente dentro da unidade para fazer um agente refém, pegando a arma dele. Os detentos também fizeram alguns parentes reféns e assim conseguiram sair pela porta da frente.

Presos iniciaram tumulto na unidade Frei Damião (Foto: Kety Marinho/Globo Nordeste)Presos iniciaram tumulto na unidade Frei Damião
(Foto: Kety Marinho/Globo Nordeste)
Coronel Ribeiro disse ainda que está mantendo contato com a Secretaria de Saúde para assegurar a proteção dos presos feridos, que estão sob custódia no Hospital Otávio de Freitas. “É para conter qualquer tipo de problema com a vida deles, com proteção de agentes penitenciários e policiais militares", comentou.
A PM informou que o tumulto foi controlado ainda na manhã deste sábado. Ribeiro também afirmou que a segurança na área foi reforçada e que uma revista interna está sendo feita pela Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), pelo Batalhão de Choque, guardas e agentes penitenciários. “A Seres vai reforçar toda a segurança interna com mais agentes e PMs nas guaritas, na parte externa”, completou.
O Presídio Frei Damião de Bozzano concentra 1.400 presos, mais que três vezes acima da capacidade do local. Esta unidade, de acordo com o secretário, é a que reúne os presos que têm mais processos, ou seja, os mais perigosos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 6 milhões na quarta-feira


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.463 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (26), em Ouro Preto do Oeste (Rondônia), segundo a Caixa Econômica Federal.

Os números que saíram foram: 13 - 22 - 28 - 29 - 40 - 48.

Com isso, na próxima quarta-feira (30), o prêmio chega a R$ 6 milhões. A quinta teve 46 acertadores, que levam R$ 35.283,98 cada um. Já a quadra paga R$ 512, 87 para cada um de seus 4.520 ganhadores.

Na quarta-feira passada (23), um apostador da capital paulista acertou as seis dezenas do concurso e levou o prêmio de R$ 22,4 milhões. Outros 392 apostadores acertaram a quina e levaram R$ 7.251,21 cada um. E mais 12.264 acertaram a quadra e levaram R$ 331,10 cada um.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica da Caixa. O valor da aposta mínima, com seis números, é de R$ 2.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chávez superou infecção respiratória e pode retornar a Caracas "em semanas", diz ministro


Ernesto Villegas, ministro das Comunicações da Venezuela, lê para a imprensa uma declaração sobre a saúde de Chávez, em Santiago (Chile), neste sábado (26)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, superou a infecção respiratória causada pela quarta cirurgia contra um câncer realizada em Havana, anunciou o ministro das Comunicações venezuelano, Ernesto Villegas. Ainda segundo o ministro, o presidente pode retornar a Caracas "em semanas".

"A infecção respiratória foi superada, embora persista um certo grau de insuficiência respiratória, que está sendo devidamente tratado", assinalou o ministro em Santiago, durante a reunião de cúpula Celac-UE.

"Quarenta e cinco dias após uma cirurgia para a remoção de uma lesão maligna na pélvis", que gerou complicações respiratórias severas, a evolução geral de Chávez é favorável, afirmou Villegas, ao ler um comunicado para a TV oficial venezuelana.

"O comandante Chávez segue integralmente o tratamento médico, e sempre esteve ativo em seu processo de recuperação, que não está concluído", acrescentou o ministro.

Villegas reafirmou ainda que o governo venezuelano irá processar o jornal espanhol "El País", que publicou esta semana uma fotografia falsa de Chávez entubado no hospital.

"O jornal pediu desculpas aos leitores, mas não ao presidente Chávez, a seus familiares, ao povo venezuelano, aos latinos que apoiam o presidente, e, sequer, ao paciente desconhecido que teve sua fotografia publicada na capa", criticou Villegas. "É uma atitude arrogante, que corresponde a uma aversão histórica e sistemática desse jornal à liderança de Chávez.".

O presidente não aparece em público desde uma complexa cirurgia em 11 de dezembro do ano passado, quando foi para Cuba se submeter a uma nova cirurgia, depois que exames revelarem a volta do câncer.

Em tratamento, ele não compareceu à posse para o seu novo mandato como presidente da Venezuela, marcada para o último dia 10 de janeiro. A ausência de Chávez foi autorizada pelo Tribunal Eleitoral da Venezuela. 

Vice diz que Chávez está em seu melhor momento
Neste sábado, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que Chávez está em seu "melhor momento" desde a cirurgia há 45 dias. "Ele tem um sorriso que está cheio de luz, seus pensamentos estão iluminados", declarou o vice.

Após voltar à Venezuela depois de uma visita ao presidente, Maduro acrescentou que Chávez tomou importantes decisões econômicas para fortalecer as exportações do país.

Os comentários de Maduro sobre a política econômica surgem em meio a especulações de que a Venezuela está preparando uma desvalorização de sua moeda, o bolívar, o que iria melhorar as finanças do Estado porque resultaria em mais bolívares para cada dólar proveniente das exportações de petróleo.

A desvalorização tornaria as exportações mais competitivas ao reduzir os custos locais de produção e estimular a indústria nacional, já que os importados ficariam mais caros em relação aos produtos locais.

"Nós vamos desenvolver a capacidade da nossa economia de exportar", disse Maduro.

Há várias semanas os líderes empresariais vêm dizendo que a desvalorização é necessária para aliviar a periódica escassez de produtos decorrente da escassez de dólares.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

13ª Morte violenta- Individuo reage abordagem policial e é baleado no Dom Jaime em Mossoró


Um jovem conhecido apenas como "Rafael Preto" residente nas Malvinas, foi baleado durante uma abordagem policial, no Planalto da Liberdade por trás do Centro Educacional, “Ceduc”, no Bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró.

A Central de Operações, acionou a Rocam para uma ocorrência de indivíduos comercializando droga e exibindo armas de fogo no bairro. Quando os policiais localizam os acusados, que participavam de uma bebedeira "Rafael teria reagido a abordagem dos policiais e foi baleado. A policia localizou uma arma de fogo e droga.

Após ser alvejado “Rafael Preto” foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar.

Rafael Preto, era investigado por participação em vários homicídios no bairro e muitos assaltos e tentativas de homicídios, eram atribuídas ao mesmo. Os militares receberam informações que “Rafael” que era foragido do Ceduc, estava sofrendo ameaças de morte em Mossoró, teria se refugiado na cidade de Upanema e retornado no final da tarde de sexta feira ontem e desde de então estava aprontando no bairro.





Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Mais um acidente, desta vez entre moto e caminhonete na RN 117 em Caraúbas deixa um gravemente ferido (Imagens Muito Fortes)


CARAÚBAS (RN) - Mais um grave acidente em menos de 24 horas entre uma motocicleta e uma caminhonete D20 cor vinho, na manhã deste sábado (26), por volta das 9h40min, na RN 117 na cidade de Caraúbas/RN, deixa uma vítima gravemente ferida. Segundo testemunhas que conversaram com a reportagem do Icém Caraúbas, Gilcemberg de Lima Souza, de 42 anos, vinha do Posto JP e atravessou a RN 117 sem olhar e foi colhido por uma caminhonete que trafegava sentido Rodoviária na zona urbana do município. Populares levaram a vítima para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, que sofreu uma lesão gravíssima com fraturas expostas na perna direita, quebrando em três cantos e deixando os tendões expostos. Ele também sofreu uma forte pancada na cabeça e tem suspeita de traumatismo craniano, pois estava sem capacete e seu estado é grave, no entanto ele estava consciente. Logo que foi atendido, Gilcemberg de Lima foi encaminhado para o Hospital Regional Tarcisio Maia em Mossoró/RN. A Polícia da 3ª CIA de Polícia Militar de Caraúbas (RN), adverte a todos os caraubenses sobre a necessidade do uso do capacete, pois em menos de 24 horas já são contabilizados dois graves acidentes na zona urbana de Caraúbas/RN.

.Imagens muito fortes, recomendamos que não olhe, mas se tem 18 anos Clique Aqui







Reprodução Cidade News Itaú via Icém Caraúbas
Leia Mais ››

TRÊS MULHERES SÃO PRESAS TENTANDO ENTRAR COM CELULAR E DROGAS NA PENITENCIÁRIA DR MARIO NEGOCIO EM MOSSORÓ


Três mulheres são flagradas tentando entrar com droga e celular na vagina, na Penitenciária Estadual Mário Negócio em Mossoró. As três,iriam visitar seus esposos que cumprem pena no regime fechado da PAMN e na Hora da revista as mesmas se mostraram nervosas,o que causou a desconfiança dos agentes penitenciários. Vendo que iriam pasar por uma revista minuciosa,as três resolveram confessar que portavam objetos dentro da vagina. Foram encontrado: 01 tablete de maconha e um tablete de crack que estavam na vagina de Fabrícia Lorena; Um tablete grande que estava com Maria Luzia e um aparelho de Celular que estava na vagina de Wildinária. Fabrícia Lorena da Silva Eufrázio de 21 anos de idade,residente na Rua Josefa Antônio da Silva,344,bairro Santa Delmira,Maria Luzia Amélia de Souza,25 anos de idade,residente na rua Senador Petrônio Portela,28,bairro Abolição I e Wildinária Vieira Batista,28 anos de idade,natrual de Caraubas foram levadas para a DP de plantão,onde foram apresentadas ao delegado Teixeira Júnior,que está no plantão deste sábado. Fabrícia Lorena da Silva Eufrázio e maria Luiz Amélia de Souza tentaram entrar com tabletes de maconha na vagina e Wildinária Vieira Batista levava um celular também na vagina. Após os procedimentos na DP de Plantão as mulheres foram encaminhadas ào presídio feminino da Penitenciária Mario Negócio onde ficarão a disposição da Justiça 



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTO ROUBADA EM MOSSORÓ TOTALMENTE DEPENADA


Por volta das 10:30 minutos da manhã de hoje 26 de janeiro de 2013 os policias em serviço na viatura 227 Sds Dantas e Vitor G em um patrulhamento de rotina localizaram em um esgoto,na rua Assis Silva no Bairro Santo Antônio em Mossoró o que sobrou da motocicleta tipo SHYNERAY Chassi LXXCEL070054488. A moto que não tem mais condições de ser recuperada devido ter sido totalmente depenada foi entregue pelos policias na delegacia de plantão para os procedimentos cabiveis. 


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Micarla sem foro privilegiado espera denúncia da operação Assepsia


micarla TN
Sem o foro privilegiado que lhe conferido pelo cargo de prefeita de Natal, a jornalista Micarla de Sousa está na fila dos demais investigados na operação Assepsia – na primeira instância da Justiça Estadual – onde aguarda as próximas movimentações dos promotores do Patrimônio Público.

No documento de 173 páginas, os representantes ministeriais denunciam um complexo esquema de fraudes, peculato e corrupção aplicados na secretaria municipal de Saúde de Natal, que culminou com a deflagração da Operação Assepsia. O relatório aponta que Micarla teria se beneficiado do esquema e, portanto, a deixa em compasso de espera para e defender perante o Judiciário.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Mudanças na Igreja Católica: Homem casado, pai de três filhos, será ordenado padre nos EUA


padre EUA
O americano John Cornelius será o primeiro padre católico casado de Nova York após sua ordenação marcada para este final de semana. O religioso é casado com Sheryl há 33 anos e é pai de três filhos.

Para que possa ser ordenado, Cornelius não precisará se divorciar de Sheryl, mas terá de obedecer ao celibato, condição que conta com o aval de sua mulher.

“Decidi virar padre de maneira voluntária. Tenho vários amigos que são padres católicos e admiro que eles abriram de várias coisas para servir a Deus”, disse ao canal de televisão WGRZ.

Cornelius já foi padre da igreja Episcopal dos Estados Unidos, braço da igreja Anglicana, e se converteu ao catolicismo há três anos. “Minha antiga igreja aceitou a ordenação de homossexuais e depois de mulheres. Foi demais para mim”, afirmou.

Mas, se afastar da vida como pároco foi difícil. Por isso, quando o papa Bento 16 deixou a igreja Católica ordenar antigos líderes episcopais como padres, Cornelius resolveu voltar à vida religiosa. Após a ordenação, o novo padre deverá cuidar de uma paróquia repleta de ex-membros da igreja Episcopal, em Henrietta, no Estado de Nova York.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Marcha do Fio de Aço' reúne médicos em protesto ao caos na saúde do RN


'Marcha do Fio de Aço' percorreu ruas da cidade (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Médicos do Rio Grande do Norte realizaram no final da manhã deste sábado (26), em Natal, um protesto contra as condições alarmantes em que se encontra a saúde pública no estado, percorrendo trechos das avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho – entre a Associação Médica do RN e o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. A 'Marcha do Fio de Aço', como foi chamado o ato, recebeu este nome em alusão à falta de fio de aço para fechar um paciente durante uma cirurgia de emergência realizada no próprio Walfredo Gurgel - maior unidade pública de saúde no estado. A situação levou o cirurgião Jeancarlo Cavalcanti, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina do RN, a filmar o caso. As imagens foram exibidas pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, no último dia 17.

 Após a divulgação do vídeo, Jeancarlo foi denunciado pelo secretário estadual da Saúde, Isaú Gerino, ao Conselho Federal de Medicina e ao próprio Conselho Regional de Medicina. “Fui alvo das denúncias e acusado de ser antiético porque falei a verdade. Dizem que imagens valem mais que mil palavras, por isso decidi mostrar o caos em que se encontra a nossa saúde. Foi isso o que eu fiz”, defendeu-se o médico.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que o direito de expressão de todos os segmentos da sociedade é um princípio democrático inquestionável. “A Sesap reconhece os problemas crônicos da rede de saúde estadual, mas assegura que o Governo vem trabalhando  com empenho e seriedade para dar respostas efetivas”, acrescentou.
Quanto ao vídeo divulgado pelo médico Jeancarlo Cavalcanti, “a Secretaria de Saúde entende que há meios legítimos e canais apropriados para a efetivação de qualquer tipo de denúncia. O episódio está sendo apurado para que se tomem as medidas administrativas cabíveis.

Médico Jeancarlo Cavalcanti filmou cirurgia (Foto: Anderson Barbosa/G1)Médico Jeancarlo Cavalcanti filmou cirurgia
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
Jeancarlo participou da 'Marcha do Fio de Aço'. Ele disse que estuda, enquanto presidente do Cremern, rebater as denúncias feitas pelo Governo por meio de uma ação. “Estou vendo essa possibilidade. A saúde do Rio Grande do Norte está um caos. Faltam medicamentos, equipamentos básicos e os corredores das unidades estão lotados. Também faltam leitos de UTI e os profissionais estão desmotivados e não recebem da governadora, que é médica, o valor que merecem”, disse ele.

Greve

Boneco virou símbolo da marcha (Foto: Anderson Barbosa/G1)Boneco virou símbolo da marcha
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
No próximo dia 29, a greve dos médicos do Estado completa 9 meses. O Sindicato dos Médicos do RN disse que a categoria foi surpreendida, no último dia 15, com uma nota oficial do governo anunciando, compulsoriamente, o reajuste para os médicos e corte do ponto para os grevistas. “Ainda assim, os médicos mantiveram o movimento grevista, visto que, haviam outras reivindicações. Nossa luta não é somente e nem principalmente por questão salarial. Lutamos por melhores condições de trabalho. Ao que parece, o Governo não sabe ou não quer saber disso. Lutamos por dignidade”, declarou o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeitura de Santo Antônio decreta situação de emergência administrativa


A situação de emergência em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte neste início de mandato de novos prefeitos continua se espalhando. Nesta sexta-feira, foi a vez da Prefeitura de Santo Antônio, localizada a 70 quilômetros de Natal, decretar situação de emergência administrativa. O decreto foi assinado pelo gestor da cidade, Luiz Franco Ribeiro, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

No “extrato decreto municipal” número 004/2013 dispõe “sobre o Regime Emergencial na Área Administrativa da Prefeitura Municipal de Santo Antônio/RN e dá outras providências”. Com ele, “fica decretado, pelo prazo de 90 (noventa) dias, a partir da publicação deste ato, regime de emergência administrativa no Município de Santo Antônio/RN, como forma de se proceder ao levantamento da situação atual da edilidade em todas as unidades administrativas no âmbito do Poder Executivo Municipal”
Além disso, o prefeito Luiz Franco também determinou que o estado de emergência vai funcionar por, no mínimo, 90 dias, “a partir da sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período, revogadas as disposições em contrário”.

Além de Santo Antônio, outras cidades já decretaram situação de emergência no interior do Estado. Entre elas, Touros, Taipu, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, São José do Mipibu, Currais Novos e Nova Cruz. Mais recentemente, foi a vez de Monte Alegre decretar a emergência. O fato, inclusive, foi motivo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do RN.

E gerou até questionamentos por parte da ex-prefeita da cidade, Graça Marques. “A emergência administrativa (decretada pelo atual prefeito, Severino Rodrigues da Silva) causou estranheza, tendo em vista que foi obedecido todo o teor da recomendação do Tribunal de Contas do Estado do RN a respeito da instalação da equipe de transição do seu governo, que tinha como objetivo transmitir toda as informações administrativas, patrimoniais, jurídicas e financeiras para o atual governo”, afirmou Graça Marques em contato com O Jornal de Hoje.

Além dos problemas financeiros e das dívidas, muitas das cidades que estão hoje em estado de emergência afirmam que o problema é, também, a desorganização financeira do município. Nesse cenário, é incluído o desaparecimento de documentos, processos e equipamentos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morre o Vice Prefeito de Alexandria/RN


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxWcaEjPidS9fKIohyvLBHdIj2ItMS3o0FJP0T2Hk0RH8uE1uWb1zMokvWKmqY1OH5ED4Wanc3zAhm4HxEUhtiHs9Jn-Iv26YxqtiAZ7mUUyK47XGvTVm1QntRcbYgs2zgQjg6tBsBOE4H/s1600/Edilberto.jpg
Hoje por volta das 02h20 da madrugada veio a óbito, por falência múltipla de órgãos, FRANCISCO EDILBERTO OLIVEIRA atual Vice-Prefeito de Alexandria.

A Cidade amanhece, mais uma vez, triste.
Edilberto vinha lutando bravamente contra um câncer. Depois de uma cirurgia realizada em dezembro de 2012, vinha se recuperando em casa.
Na última quarta-feira, depois de sentir dores intensas, o mesmo foi transferido de avião para Natal.

Reprodução Cidade News via Barriguda News
Leia Mais ››

MDS REPASSA QUASE R$ 18 MILHÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS NO RIO GRANDE DO NORTE


Mais de 7 mil cisternas serão construídas.


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já repassou ao Rio Grande do Norte cerca de R$ 17,8 milhões para a implementação do Programa de Cisternas, nos municípios atingidos pela estiagem.

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) gerenciará os recursos, que beneficiarão milhares de famílias residentes nas áreas rurais. 

Veja a relação do que será viabilizado com o montante liberado pelo Governo Federal:
-> Construção de 7.470 reservatórios:
#2.000 cisternas de calçadão com capacidade para 52 mil litros;
# 5.100 cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros;
#250 tanques de pedra para a produção de alimentos e criação de animais;
#120 cisternas de 52 mil litros para escolas da zona rural.

Reprodução Cidade News Itaú via Atualidades/Caraúbas Hotnews
Leia Mais ››

Cabo da Polícia Militar/BA é preso em flagrante em roubo a comerciante


Um cabo da polícia militar identificado como Lourival Barbosa foi preso em flagrante na noite de terça-feira ao tentar roubar um mercadinho no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.
O policial recebeu voz de prisão de outro PM quando tentava levar R$ 2 mil na companhia de mais dois homens. O detido trabalha na 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (40ª CIPM/Nordeste de Amaralina).

Segundo a assessoria da corporação, ele foi encaminhado para a Coordenadoria de custódia provisória do Batalhão de Choque, onde permanece detido. Como cometeu um crime comum, a tendência é que Lourival permaneça detido à disposição da Justiça e não seja julgado internamente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polêmica: Comunidade Policial revela que Crack é um problema de saúde e não de Segurança Pública


Miséria, desigualdade social, violência, carência de recursos e de investimentos públicos nas comunidades nas quais o problema se localiza com maior peso, marcadamente com ausência de políticas educacionais e culturais que fixem as crianças nas escolas e fortaleçam os laços familiares e sociais. 

Como reforçam o pesquisador Paulo Amarante, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e o sanitarista Luis Eugênio de Souza, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), essas são as origens do consumo de crack e sobre elas devem agir as autoridades em busca da solução para o problema – e não determinar a internação compulsória dos usuários, como tem sido feito em vários estados brasileiros, como no Rio de Janeiro e em São Paulo.  

“São muitos os fatores que estão associados à questão da droga na sociedade, e não apenas a inclinação pessoal, ou seja, psíquica, das pessoas com dependência”, disseram. Em artigo publicado recentemente – Crack: cuidar e não reprimir –, eles questionam a determinação para internar de forma compulsória os usuários e defendem a abordagem das determinações sociais, entendidas como “medidas imediatas e permanentes ou de cuidado e assistência efetiva das pessoas que fazem uso abusivo de drogas”. 


Para eles, insistir na ideia do recolhimento compulsório é o pior dos caminhos. “Além de ser uma medida considerada inconstitucional por especialistas do Direito, é ineficaz como tratamento na medida em que a quase totalidade dos internados retornam imediatamente ao consumo da droga”, disseram.

Leia o artigo na íntegra:
"A questão do consumo de crack entrou com forte destaque na agenda nacional. É raro o dia em que a grande imprensa não aborde o assunto. E de fato, não há como negar que o uso de crack se tornou um problema de saúde pública. Exatamente aí é que se vê o maior equívoco e a maior contradição do enfrentamento do problema. É um problema de saúde e não de segurança pública.

Enquanto uma questão de saúde pública, o primeiro passo, como propõem especialistas do campo da saúde, é identificar as determinações sociais do problema. A miséria, a desigualdade social, a violência, a carência de recursos e de investimentos do Estado nas comunidades onde o problema se localiza com maior peso, marcadamente com ausência de políticas educacionais e culturais que fixem as crianças nas escolas e fortaleçam os laços familiares e sociais, são analisadores da origem estrutural do problema. Enfim, são muitos os fatores que estão associados à questão da droga na sociedade, e não apenas a inclinação pessoal, ou seja, psíquica, das pessoas com dependência.

Desta forma, é de se estranhar que as soluções sejam de medidas de repressão, como a denominada “internação compulsória”, e não de abordagem das determinações sociais (que são medidas imediatas e permanentes) ou de cuidado e assistência efetiva das pessoas que fazem uso abusivo de drogas.

Embora o crack tenha assumido esta repercussão, não é de hoje que os mesmos segmentos sociais vêm apresentando problemas com o uso de drogas, desde o álcool (que ainda é o maior problema de saúde pública dentre as drogas), à cola de sapateiro, aos solventes, à maconha ou à cocaína. E isto ocorre há muito tempo sem que as políticas de saúde tenham feito algo sério a respeito.

Desde o final dos anos 1980, vêm sendo estruturados Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Mais recentemente, após a aprovação da lei nº 10.216/2001, que modernizou a assistência à saúde mental no Brasil, foram regulamentados os CAPS especializados no tratamento da dependência química.   Em que pese a existência da lei e da regulamentação, os CAPS têm sido implantados com extrema lentidão.

Do ponto de vista da saúde, não faz sentido, portanto, o forte propósito de estabelecer a internação compulsória ou involuntária. As formas, realmente efetivas, de cuidado e assistência às pessoas com dependência química são outras (CAPS, Consultórios de Rua, estratégias de redução de danos, unidades psiquiátricas em hospitais gerias) e estão previstas na lei e nas normas do Ministério da Saúde. A questão é pô-las em prática.
Medidas milagrosas não existem; trata-se de um problema grave e de difícil tratamento. Contudo, insistir na ideia do recolhimento compulsório é o pior dos caminhos. Além de ser uma medida considerada inconstitucional por especialistas do Direito, é ineficaz como tratamento, na medida em que a quase totalidade dos internados retornam imediatamente ao consumo da droga.

Outro efeito negativo do recolhimento compulsório é tornar as instituições de internação locais de violação de diretos humanos. Com efeito, considerando que as pessoas internadas nestas instituições apresentam comportamentos rebeldes, tentativas de fugas, atos de violência contra os funcionários e demais internos, não é difícil imaginar a permanente tensão e as situações de conflitos que são sistematicamente criadas. Historicamente, as instituições fundadas em princípios de controle, disciplina e vigilância tiveram como resultado mais violência e muito pouco ou quase nada de recuperação moral como anunciavam.

Por fim, mas não menos importante, não é para se menosprezar as suspeitas levantadas por várias entidades e movimentos sociais, de que existem interesses não explicitados nesta “guerra ao crack”: a higienização e limpeza urbana apontam para interesses imobiliários e empresariais nos territórios “recuperados”; a internação compulsória revela um crescente e promissor mercado de instituições psiquiátricas hospitalares. Mais especificamente, crescem as “comunidades terapêuticas”, que representam, em geral, uma fraude, na medida em que nada têm de comunitárias nem de terapêuticas.

Enfim, a internação compulsória significa um retrocesso da política de saúde mental, pois vem reforçar as instituições asilares, quando a lei prevê sua extinção e a construção de um modelo assistencial realmente terapêutico."
(Brasil Atual).
Uniblog

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia divulga imagens dos assaltantes do posto de combustível de Riacho da Cruz.


Dois malévolos assaltaram um posto de combustível, localizado no município de Riacho da Cruz/RN, na manhã de segunda-feira(26) de Dezembro, fato ocorreu por volta das 11:30 horas. 
De acordo com informações, os assaltantes chegaram em uma moto “Honda Bros, cor branca, placa não identificada, em seguida anunciaram o roubo fugindo em seguida com destino ignorado. 
A Polícia ao tomar conhecimento do ocorrido iniciou diligência e até o momento não tem pistas dos meliantes. 
O valor levado pela dupla não foi revelado pela Policia.

Quem souber de alguma informação, ou reconhece esses elementos, os denuncie ligando para o 190 ou (84) 3333-2737, não precisa se identificar.  





Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

SEU ANTÔNIO DESAPARECEU HÁ SEIS MESES. VAMOS AJUDAR A ENCONTRÁ-LO?


Foto: Vamos la galera, ajudar?

ESTOU PROCURANDO ESSE IDOSO. ELE PODE ESTÁ NA CIDADE DE SERRINHA DOS PINTOS-RN. NOS DERAM INFORMAÇÕES QUE O MESMO PODE ESTÁ DORMINDO PRÓXIMO AOS POSTOS DE GASOLINA, O MESMO E DA CIDADE DE QUIXADÁ-CE. POR FAVOR ME AJUDE DIVULGANDO ESSA FOTO NA SUA CIDADE. ELE ESTÁ DESAPARECIDO DESDE AGOSTO/2012. CONTATO (85)9637-2011 (TIM) PRISCILA OLIVEIRA

O blog Serrinha de Fato, recebeu hoje (25/01) um e-mail da filha do senhor, Antônio Oliveira Lima, de 83 anos, conhecido como seu Brasil, que está desaparecido desde o dia 19/08/12, o mesmo é residente da cidade de Quixadá-CE, e sofre de mal de Alzheimer em estágio avançado. A única noticia que ela teve, após quase seis meses do desaparecimento do seu pai, foi que existia um senhor, que se encontrava perambulando, entre a cidade de Serrinha dos Pintos e a serra de Martins, dormindo num posto de gasolina na cidade, e este poderia ser seu pai.
Então, após receber o e-mail de Priscila, que se diz filha do tal senhor, o blog Serrinha de Fato entrou em contato com jovem, hoje (25/01) se disponibilizando a ajudar. Fomos atrás de informações, saber se esse homem encontrava-se de fato em nossa cidade ou em Martins, mas até o momento não tivemos nenhuma informação a respeito de seu Antônio.
Vamos ajudar a encontrar esse senhor. Se você o viu andando por aí, por favor, entrar em contato com sua filha, pelo o seguinte telefone: (85)9637-2011 (TIM),falar com Priscila Oliveira; ou ainda com o blog Serrinha de Fato pelo fone (84) 9985-8045; se preferir ligue para 9932-5270 e fale com Gardênia Oliveira e, se não der certo, procure as autoridades de sua cidade e comunique da aparição desse senhor, elas saberão o que fazer. O importante é encontrar seu Antônio e devolvê-lo para sua família.

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››