segunda-feira, setembro 11, 2017

Devoção Mariana só aumenta na Festa de Nossa Senhora das Dores de Itaú-RN


Domingo é o dia do Senhor! Dia de ir ao encontro do Pai para receber as bênçãos dos céus. Pela interseção de Nossa Senhora das Dores a comunidade itauense tem se reunido com as famílias nas noites de festa dedicado a mãe das dores para receber essa graça.

O que se vê todos os dias desde a abertura da festa da padroeira do município de Itaú e chamado a atenção, é o grande número de fiéis participantes, comprovando a fé mariana de cada um dos seus filhos.

Neste domingo aconteceu a celebração da palavra proferida pelo Seminarista Jessé, que sob a Luz do Espírito Santo deixou sua mensagem de missionária.

Fica o convite para que toda população compareça a mais um dia da Festa de Nossa Senhora das Dores a partir as 19 horas.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Dois jovens são baleados em São José de Mipibu.

Na noite do último domingo(10), por volta das 20h após o término e saírem de um evento que acontecia no Centro da cidade, nas proximidades do antigo matadouro, onde dois jovens de nomes não divulgados foram abordados por homens em um veículo tipo "Siena" de cor "Prata" que já desceram do veículo atirando. Felizmente os mesmos foram atingidos com os tiros, ambos nas pernas, sendo mesmos socorridos ao Hospital Regional da cidade.

A Polícia investiga o caso.

Fonte: Digital Mipibu
Leia Mais ››

Filho é preso suspeito de matar mãe com golpes de facão

Um jovem, de 20 anos, foi preso em flagrante por suspeita do assassinato da própria mãe com golpes de facão neste último domingo (10), na cidade de Catuípe, localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul.

De acordo com o G1, os policiais encontraram Vanilde Fatima Dornelles, de 45 anos, já sem vida no banheiro. Seu filho disse aos policiais que se tratava e um caso de suicídio. O jovem era o único que estava em casa no momento da morte. No entanto, apresentou um álibi falso para os agentes.

"Ele disse que a mãe tinha se matado, algo que seria impossível em virtude dos tamanhos do corte. Ele era a única pessoa que estava com ela na hora do crime, e depois ainda apresentou um álibi dizendo que estava com a namorada na hora do crime, mas os horários não batiam", disse o delegado Ricardo Miron, que registrou a ocorrência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Caso Valéria Patrícia: morte de jovem martinense completa um ano sem respostas

Este 11 de setembro de 2017 marca uma data triste no calendário do povo martinense: um ano do desaparecimento e morte da jovem Valéria Patrícia de Azevedo, a época com 20 anos.
Até hoje a data marca apenas o sentimento de saudade, misturado com revolta e impunidade.
Passado estes 365 dias até agora o caso é considerado um “mistério” sem respostas sobre o acontecimento e sobre o paradeiro dos algozes da vítima.

O que é visível, entretanto, é o descaso dos governos do Rio Grande do Norte no que tange a segurança Pública do Estado, ficando a maior parte dos crimes praticados sem solução, seja por falta de material humano, investigadores, ou equipamentos para a realização de perícias técnicas em casos que exige uma maior complexidade de investigações.
No caso da jovem, sem rastros de testemunhas ou câmeras de segurança que apontasse algum norte para alguma pista, o que se esperava era que uma perícia minuciosa mostrasse algum caminho para as investigações. No entanto, só o silêncio e a dúvida ecoa.
No calor dos acontecimentos, á época, o delegado responsável pelo caso, José Vieira, afirmou ‘não ter dúvida de que o crime seria elucidado pelo empenho de sua delegacia, a Divisão de Homicídios. A última notícia que se teve recentemente,  em março deste ano, é o que o delegado disse que “estaria finalizando o caso” e não poderia dar maiores detalhes sobre as investigações. Entretanto, até agora, nada!
Desabafos
Nas redes sociais é comum encontrar relatos de amigos de Valéria em busca de respostas. A amiga da vítima, Marcilene Macedo postou recentemente um desabafo em seu Facebook.
“Hoje esse caso se encontra esquecido pelos os poderes públicos. Será que sempre vai ser assim? Será que quantas Valérias, Anas e Marias vão ter que perder as suas vidas para que a justiça seja feita?! Infelizmente quem perde é quem morre, e a jovem Valeria perdeu a sua vida, alguém muito ruim impediu que ela pudesse realizar os seus sonhos, construir e trilhar a sua vida”.
Meu nome é Saruzy, e eu era amiga da jovem Valeria, e até hoje eu sou extremamente revoltada por nada ter sido esclarecido, eu sei que nada irá trazer-lá de volta, mas sei que ficarei mais conformada por alguém tá pagando por um crime que cometeu. Eu continuarei lembrando e relembrando quantas vezes for preciso, e espero que um dia tudo seja esclarecido (SIC).

Fonte: A Serra Online
Leia Mais ››

Preso do semi-aberto é assassinado na área de uma casa na Cidade de Pau dos Ferros, RN

Um homem de 22 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (11), na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A Polícia Militar informou a reportagem do Icém Caraúbas que a vítima foi morta quando estava sentado na área de uma casa.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima identificada como Walisson Vagner da Silva, 22 anos, mais conhecido como “Cabeça”, cumpria pena no regime semi-aberto e estava no Bairro Manoel Deodato, sentado em uma cadeira na área de uma residência quando foi surpreendido pelo atirador que efetuou vários disparos de arma de fogo contra a vítima que morreu no local.

Após cometer o crime, o atirador fugiu pela porta da cozinha da residência. Cabeça já tinha sofrido uma tentativa de homicídio no último sábado (10), sobreviveu e continuou circulando pela cidade de Pau dos Ferros e hoje foi morto.

Segundo informações da Polícia Militar, cinco suspeitos foram presos. O atirador e mais quatro elementos suspeitos de participarem dando apoio ao atirador que tirou a vida de Walisson Vagner da Silva. Quatro suspeitos são de Mossoró e um da cidade de Pau dos Ferros.

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

FESTA DA PADROEIRA DE ITAÚ - N. Sra. DAS DORES - PROGRAMAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (11)


Você e sua família são convidados para participar de mais uma noite da Festa de Nossa Senhora das Dores em Itaú-RN com a seguinte programação:


SEGUNDA-FEIRA 11 DE SETEMBRO DE 2017

06:00h - Ofício de Nossa Senhora na Matriz

Responsável: Apostolado da Oração

18:30h - Terço de Nossa Senhora das Dores na Matriz

19:00h - Missa - "Deus dá batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados". (Papa Francisco)

Celebrante: Pe. Possídio

Noiteiros: Apostolado da Oração, Sindicato dos trabalhadores Rurais, SINDSERTRIS, agricultores, EMATERN, Sec. de Agricultura, Comunidades Rurais e Famílias do Bairro Nossa Senhora do Desterro.

Parte Social: Barraca da festa, de artigos religiosos, da pescaria e convivência fraterna e tradicinal leilão

Responsáveis: Círculos do ECC.

Confira a Programação Oficial




Transmissão ao vivo pela Rádio Cidade a partir das 18:30 - Acesse - http://radiocidadeitau.radiostream321.com/

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Filmado tomando banho de piscina, PM preso por matar advogada no RN é alvo de sindicância

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte abriu nesta segunda-feira (11) uma sindicância para apurar se o soldado Gleyson Alex de Araújo Galvão está saindo ilegalmente da prisão. O PM, que foi preso em 2013 após matar a pauladas a ex-namorada dele, a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37 anos, foi flagrado tomando banho de piscina. A pessoa que registrou o momento de diversão (veja vídeo acima) afirma que as imagens foram feitas recentemente dentro de um condomínio na Zona Oeste de Natal.

Gleyson Alex de Araújo Galvão deveria estar preso desde 2013, mas aparece em fotos recentes tomando banho de piscina (Foto: Cedida)
Gleyson Alex de Araújo Galvão deveria estar preso desde 2013, mas aparece em fotos recentes tomando banho de piscina (Foto: Cedida)

"É justamente isso o que queremos descobrir", afirmou o coronel Zacarias Mendonça, comandante do policiamento militar na região metropolitana da capital potiguar.
O coronel também confirmou que a sindicância foi instaurada por causa da matéria publicada pelo G1 na semana passada, na qual mostra o soldado fora do 4º Batalhão da PM, onde deveria estar detido enquanto aguarda julgamento. O quartel fica distante mais de 10 quilômetros do residencial onde o soldado foi flagrado.

Comando abriu sindicância para apurar o fato de o policial aparecer em fotos fora de quartel da PM (Foto: Cedida ao G1/RN)
Comando abriu sindicância para apurar o fato de o policial aparecer em fotos fora de quartel da PM (Foto: Cedida ao G1/RN)

Gleyson Galvão deveria ter sentado no banco dos réus em novembro do ano passado, mas o júri popular acabou adiado porque o Ministério Público solicitou uma nova avaliação psiquiátrica do policial. Em julho deste ano, o juiz Rafael Barros Tomaz do Nascimento determinou que o soldado fosse submetido a um exame de sanidade mental. O teste chegou a ser marcado para o dia 15 de agosto, mas não aconteceu porque a defesa de Gleyson alegou que ele havia surtado, tendo sido necessário interná-lo com urgência no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado.
O G1 tentou falar com os advogados do soldado, mas não conseguiu contato.
Já o advogado Emanuel de Holanda Grilo, que defende a família de Vanessa Ricarda, cobra respostas. "Isso é um descalabro. E quem, dentro do comando da PM, estiver dando cobertura a essa situação, está cometendo um crime. O governador deve tomar providências imediatas ou se tornará cúmplice desse absurdo".
Réu preso
Gleyson Araújo, que tem 36 anos, está detido sob força de um mandado de prisão preventiva. Ele foi preso em flagrante no dia 14 de fevereiro de 2013, momentos após o crime. Atualmente, conforme o próprio comando da PM, está detido no 4º Batalhão, na Zona Norte de Natal.
Por várias vezes a defesa do réu tentou colocá-lo em liberdade, alegando problemas mentais. Contudo, os pedidos foram negados pelo juiz Ederson Batista de Morais. Para o magistrado, o quadro de insanidade não foi comprovado. Na decisão, ele destacou que em mais de seis anos de trabalho como policial militar, Gleyson Araújo nunca precisou ser afastado para se tratar de nenhum problema relacionado à saúde mental. Além disso, o fato de o policial ter ensino médio completo, já ter cursado o ensino superior e ter sido aprovado em concurso público de "significativa dificuldade", pesam contra a instauração do incidente de insanidade. O juiz ressaltou também que o acusado "sequer soube dizer qual o distúrbio que, em tese, o acometia, mesmo sendo pessoa de relevante grau de instrução".

"A única tese de defesa que se tentou construir no processo, sem êxito, foi a de que o acusado está louco e não lembra o que fez. Essa afirmação absurda é desmentida nos autos, embora a defesa tenha conseguido, sabe-se lá como, um laudo atestando a doença mental. Creio que o crime não ficará impune e o assassino deve pegar em torno de 12 a 30 anos de reclusão, como prevê o código penal”, comentou o advogado Emanuel Grilo.

Vanessa Ricarda de Medeiros tinha 37 anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Vanessa Ricarda de Medeiros tinha 37 anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O assassinato
Funcionários do Motel Cactus, onde a advogada Vanessa Ricarda foi espancada, acionaram a guarnição depois que escutaram uma discussão do casal. “Eles ouviram a mulher gritando e nós fomos chamados”, contou o tenente Everthon Vinício, do 8º Batalhão da PM, à época do crime.
De acordo com a acusação, Gleyson Galvão ficou chateado com o fato de a advogada ter se recusado a fazer sexo com ele na frente de uma outra pessoa. "Assim, ele atacou a vítima de surpresa, desferindo pauladas em sua cabeça", relata a denúncia feita pelo Ministério Público. Ainda de acordo com o MP, "ficou evidenciado o motivo fútil, a utilização de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima como qualificadoras do crime de homicídio".

O PM foi encontrado na área comum do prédio onde funciona o motel. O tenente Everthon Vinício contou também que o soldado Gleyson apresentava sinais de embriaguez e manchas de sangue pelo corpo. “Ele vestia somente um short, que estava todo sujo de sangue”, afirmou.
Ao entrarem no quarto, os policiais encontraram a advogada desacordada e ensanguentada. “O rosto dela estava bastante desfigurado e os objetos do quarto revirados”, relatou o delegado Everaldo Fonseca.
O corpo de Vanessa Ricarda foi enterrado no cemitério público da comunidade de Santo Antônio da Cobra, na zona rural de Parelhas, na região Seridó.

Familiares e amigos acompanharam o enterro da advogada Vanessa Ricarda, na zona rural de Parelhas (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Familiares e amigos acompanharam o enterro da advogada Vanessa Ricarda, na zona rural de Parelhas (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF denuncia Lula e Gilberto Carvalho por corrupção passiva na Operação Zelotes

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) apresentou denúncia por corrupção passiva contra o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A denúncia, oferecida dentro da Operação Zelotes, afirma que Lula editou uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. Também foi denunciado por corrupção passiva o então chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.
Segundo os investigadores, as empresas beneficiadas pagaram a propina a intermediários, que ficaram encarregados de repassar o dinheiro para os agentes políticos.
Ainda de acordo com o MPF, os participantes do esquema prometeram R$ 6 milhões para Lula e Carvalho. O dinheiro, segundo as investigações, era para custear campanhas eleitorais do PT.
"Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículo MMC e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados", diz um trecho da denúncia.
Além de Lula e Carvalho, também foram denunciados:
José Ricardo da Silva (ex-conselheiro do Conselho Administrativo da Receita Federal) - corrupção ativa
Alexandre Paes dos Santos (lobista) – corrupção ativa
Paulo Arantes Ferraz (empresário da MMC - Mitsubishi) – corrupção ativa
Mauro Marcondes Machado (empresário) - corrupção ativa
Carlos Alberto de Oliveira Andrade (empresário do Grupo Caoa) – corrupção ativa
De acordo com a denúncia, a medida provisória alvo das investigações, editada em 2009, passou por avaliação dos corruptores antes de ser finalizada. Eles chegaram a fazer sugestões de alterações, segundo o MPF.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Recém-nascida é encontrada dentro de mochila com bilhete: 'Cuide bem dela'

Bilhete foi encontrado dentro da mochila com a criança (Foto: Arquivo pessoal)
Um bebê recém-nascido foi abandonado na manhã desta segunda-feira (11) em uma rua no bairro Pereirinha, em Penápolis (SP).
A criança estava dentro de uma mochila e enrolada em um cobertor. Ela foi deixada na frente de uma casa. Junto com o bebê, havia também um bilhete escrito à mão:
“Olá, queria que vocês cuida-se [sic] da minha filha, pois não tenho condições de cuidar dela pois não tenho família e nem uma casa. Ela se chama Yasmin, por favor cuide bem dela.”
De acordo com a polícia, quem encontrou o bebê foi uma mulher que passava pelo local e ouviu choro da criança.
A polícia afirma que a recém-nascida ainda estava com o cordão umbilical. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e prestou os primeiros socorros.
O bebê foi levado para o pronto-socorro de Penápolis e passa bem. Segundo a Santa Casa da cidade, a criança deve ter nascido de 39 semanas, tem 44 centímetros e pesa 2,3 quilos.
O caso vai ser investigado pela Delegacia da Mulher. A pessoa que deixou a criança no local poderá responder por abandono de incapaz.

Mochila em que a recém-nascida foi encontrada (Foto: Reprodução/TV TEM)
Mochila em que a recém-nascida foi encontrada (Foto: Reprodução/TV TEM)

Cobertor que estava com a criança encontrada abandonada (Foto: Reprodução/TV TEM)
Cobertor que estava com a criança encontrada abandonada (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Receita notifica mais de 500 mil empresas do Simples para regularizar tributos

A Secretaria da Receita Federal informou que serão disponibilizados nesta terça-feira (12), no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), atos declaratórios para notificar optantes do programa sobre seus débitos previdenciários e não previdenciários com o governo.
De acordo com o órgão, serão notificados 556.138 devedores, que respondem por dívidas que totalizam R$ 22,7 bilhões. O Fisco não informou quanto pretende lançar em autos de infração por conta de tributos devidos, multas e juros.
A contar da data da ciência do ADE de exclusão, o contribuinte terá um prazo de 30 dias para a regularização da totalidade dos débitos à vista, em parcelas, ou por compensação.
"A pessoa jurídica que não regularizar a totalidade de seus débitos no prazo de 30 dias contados da ciência será excluída do Simples Nacional, com efeitos a partir do dia 1/1/2018", informou a Receita Federal.
O teor do ADE de exclusão pode ser acessado pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Atendimento Virtual (e-CAC), no sítio da Receita Federal, mediante certificado digital ou código de acesso, acrescentou o órgão.
O prazo para consultar o ADE é de 45 dias a partir de sua disponibilização no DTE-SN, e a ciência por esta plataforma será considerada pessoal para todos os efeitos legais.
Segundo o Fisco, a empresa que regularizar a totalidade dos débitos dentro desse prazo terá a sua exclusão do Simples Nacional automaticamente tornada sem efeito, ou seja, a pessoa jurídica continuará no Simples Nacional, não havendo necessidade de comparecer às unidades da Receita Federal para adotar qualquer procedimento adicional.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Irmãos de menino morto em Caxias simularam morte para escapar de tiros, dizem parentes

Os dois irmãos do menino Caíque Lucas Correia, de 13 anos, que morreu um dia após ter sido baleado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, só sobreviveram ao ataque porque fingiram estar mortos, é o que afirmam parentes da família.
O crime ocorreu no sábado. Caíque, os dois irmãos mais novos, um de 4 e outro de 8 anos, estavam no carro com o pai, Gustavo Figueiredo, de 34 anos. Eles voltavam de um churrasco quando criminosos metralharam o veículo. O crime aconteceu na Rua Descartes. Testemunhas contaram que os bandidos passaram em outro carro atirando.

Carro em que pai e filhos estavam foi metralhado por criminosos em Duque de Caxias (Foto: Reprodução/TV Globo)
Carro em que pai e filhos estavam foi metralhado por criminosos em Duque de Caxias (Foto: Reprodução/TV Globo)

O pai chegou a ser socorrido mas morreu logo depois. Parentes disseram que ele vinha sendo ameaçado. Já Caíque, o filho mais velho, levou um tiro na cabeça e foi internado no Hospital Adão Pereira Nunes em estado gravíssimo. Ele não resistiu e morreu um dia depois. O corpo dele estava no IML de Caxias até a manhã desta segunda-feira (11) aguardando liberação.
A família contou que os caçulas deitaram no assoalho do carro e se fingiram de mortos. Só assim teriam conseguido escapar.
Segundo caso semelhante em menos de uma semana
Um caso bem parecido aconteceu na semana passada, também em Duque de Caxias. Outra criança foi baleada quando estava dentro do carro e morreu. Renan dos Santos Macedo, de apenas 10 anos, passeava com o pai quando criminosos fecharam a rua pra fazer um arrastão.
O pai tentou fugir dos ladrões, mas os bandidos perceberam e atiraram pelo menos cinco vezes. Uma bala atingiu a cabeça de Renan. Ele foi operado, mas teve nove paradas cardíacas e morte cerebral.

Menino Renan foi baleado na cabeça durante arrastão em Duque de Caxias (Foto: Reprodução/TV Globo)
Menino Renan foi baleado na cabeça durante arrastão em Duque de Caxias (Foto: Reprodução/TV Globo)

Os dois crimes estão sendo investigados pela Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense.
Com a morte de Caíque, já são nove crianças assassinadas por tiros este ano no estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Eliana dá à luz sua 2ª filha após gravidez de risco

Eliana (Foto: Reprodução/Instagram)Eliana deu à luz Manuela neste domingo (10), em São Paulo. Durante a gestação, a apresentadora passou por uma internação por conta da gravidez de risco e precisou ficar em repouso total após deslocamento de placenta. De acordo com a assessoria da apresentadora, "Manuela nasceu e mãe e filha passam bem".
Neste sábado (9), Eliana fez um post no Instagram em homenagem à Manuela. "Já somos tão íntimas e ainda nem nos conhecemos. Que nosso encontro seja mágico e abençoado minha filha. #Deusnocomando #mariapassanafrente #maedemenina #maedemenino #tudopornossosfilhos #fé", escreveu a apresentadora.
Manuela é filha da apresentadora com o diretor de TV Adriano Ricco. Eliana também é mãe de Arthur Bôscoli, de 6 anos, de seu casamento com João Marcello Bôscoli.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Quadrilha tenta arrombar cofre de posto de combustíveis com tiros de fuzil

Bandidos disparam contra cofre em posto de gasolina em tentativa de roubo (Foto: Polícia Militar/ Divulgação)A polícia procura por quatro homens que tentaram arrombar o cofre de um posto de combustíveis na madrugada desta segunda-feira (11), em Araçoiaba da Serra (SP).
Segundo a Polícia Militar, os funcionários foram rendidos pela quadrilha que chegou ao posto em um carro preto por volta das 4h. Oos suspeitos tentaram cortar o cofre e, em seguida, atiraram aproxidamente 10 vezes, porém sem sucesso.
Diversas cápsulas e marcas de disparos de fuzil foram encontradas espalhadas pelo chão. O cofre ficou destruído.
Ainda de acordo com a PM, os suspeitos fugiram do local antes das viaturas chegarem sem levar nada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Colisão frontal entre carro e caminhão deixa quatro mortos em Frederico Westphalen

Carro ficou destruído no acidente (Foto: Divulgação/PRF)
Uma colisão entre um veículo de passeio e um caminhão bitrem (conjunto com duas articulações) causou a morte de três pessoas da mesma família, além de um amigo, que dirigia o carro. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) na BR-386, em Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul.
Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), todos os quatro mortos eram ocupantes do Volkswagen Gol, com placas de Seberi. Eles foram identificados como Francelina Carvalho, de 66 anos, a filha Valdiane Ramos, de 30, a neta Rita Beatriz Ramos, de 2 anos, todas da mesma família, e Gilberto Paulo Filipiaki, 45 anos, que dirigia o carro.
O motorista da carreta não se feriu.
A colisão aconteceu na altura do km 28,9 da rodovia. Ainda conforme a PRF, o acidente teria sido motivada por uma ultrapassagem indevida. As causas do acidente, porém, ainda serão confirmadas no decorrer da investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio que atingiu caminhão com dinamite é controlado, mas PR-092 permanece interditada

O fogo que atingiu um caminhão com 26 toneladas de dinamite na PR-092, entre Arapoti e Wenceslau Braz, nos Campos Gerais do Paraná, na noite de domingo (10), foi controlado durante a madrugada desta segunda-feira (11), segundo o Corpo de Bombeiros.
O motorista do veículo conseguiu escapar a tempo e não ficou ferido.
Nesta manhã, o local está parcialmente interditado, em meia-pista, por conta do risco de explosão. Um raio de dois quilômetros a partir do ponto onde está o veículo foi isolado.
Muitos motoristas estão parados no trecho há mais de 12 horas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) faz o desvio do tráfego nos trechos entre Arapoti e Ventania, pela PR-092, e de Wenceslau Braz a Tomazina, pela PR-422.
Equipes da PRE e dos Bombeiros aguardam a realização de perícia do Exército para apurar as causas do acidente.

Caminhão carregado com dinamite pega fogo na PR-092 (Foto: Divulgação/Bombeiros )
Caminhão carregado com dinamite pega fogo na PR-092 (Foto: Divulgação/Bombeiros )

Caminhão que pegou fogo, na manhã desta segunda-feira (11) (Foto: Vanessa Rumor/RPC)
Caminhão que pegou fogo, na manhã desta segunda-feira (11) (Foto: Vanessa Rumor/RPC)

Veículo ficou completamente destruído (Foto: Vanessa Rumor/RPC)Veículo ficou completamente destruído (Foto: Vanessa Rumor/RPC)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nove pessoas morrem no interior do Maranhão após carros colidirem e pegarem fogo

Acidente grave na tarde deste domingo, em Açailândia (Foto: Divulgação / PRF)Um acidente entre dois veículos, no fim da tarde deste domingo (10), terminou com nove pessoas mortas e apenas um sobrevivente. Os dois carros colidiram quando trafegavam pela BR-222, nas proximidades de Açailândia, distante 550 km de São Luís. O impacto foi tão forte que os veículos rapidamente foram consumidos pelo fogo.
Pelas informações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dez pessoas se envolveram no acidente. Em um, as cinco pessoas morreram no local e no outro teve um sobrevivente identifcado como Domingos Santos. Da mesma família do sobrevivente, quatro vítimas foram identificadas como Josinalva Conceição de Sousa, Antônio Alves Almeida, Alysson da Costa Santos e Nayra ferreira de Melo.
No outro carro todos morreram. As vítimas foram Paulo Barreto, Zaine de Oliveira, Telma Rodrigues de Oliveira, Lilian Glayce Rodrigues de Oliveira e Antônio Rodrigues.
De acordo com o que apurou até o momento com testemunhas, a PRF acredita que o motivo da tragédia foi excesso de velocidade. O choque entre os carros foi frontal.
Ainda neste fim de semana, outro acidente terminou com morte. Em Riachão, na BR-230, distante 865 km de São Luís, uma colisão terminou com a morte de Cleiton Rodrigues da Cruz, que estava na garupa de uma moto. O condutor da moto, Raimundo de Aquino Moraes, de 28 anos, foi encaminhado ao hospital com lesões graves.
Outra rodovia federal bastante movimentada neste feriadão no Maranhão foi a BR-135, que dá acesso a São Luís. Contudo, até o início da noite deste domingo, nenhum acidente de grandes danos havia sido registrado. Contudo, o fluxo intenso fez com que a PRF realizasse intervenções em diversos momentos para organizar o trânsito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Até o fim, Joesley acreditou que escaparia ileso

Joesley Batista já descansava em casa, em São Paulo, quando Rodrigo Janot postou-se frente às câmeras, em Brasília, para anunciar que poderia cancelar a delação do empresário. Durante os quase 20 minutos em que o procurador-geral da República falou na noite da última segunda-feira, dia 4, o mundo político parou. Na Rua França, no bairro paulistano do Jardim Europa, a tevê de Joesley permaneceu desligada. O empresário preferiu não ver o pronunciamento. O insistente tilintar do aparelho celular, no entanto, foi mais difícil de ignorar. Aos mais chegados, Joesley respondeu não entender o que se passava. O delator mais famoso do País repetia não saber por que Janot estava tão irritado.

A aparente serenidade contrastava com a percepção geral de que Janot impunha profundo revés ao empresário. Joesley, que comprara briga com o presidente da República e com boa parte da classe política, perdia naquele momento seu mais importante aliado. Por meses, o procurador-geral defendera os termos do acordo, que previa imunidade total ao bilionário. Com sua fala, Janot escancarava a possibilidade de que ele fosse parar na cadeia. Joesley, que até então parecia conseguir se antecipar aos fatos e controlar seu destino na investigação criminal, não percebeu.

Cinco dias antes, o empresário entregara ao Ministério Público Federal nova leva de áudios, incluindo a gravação que enfureceu Janot. Havia sido o próprio Joesley, com ajuda de um advogado interno da J&F, o encarregado de analisar e preparar o anexo que incluía o áudio comprometedor – seu principal advogado na delação, o criminalista Pierpaolo Bottini, estava impedido de auxiliá-lo por defender citados na gravação.

Com o conteúdo enviado à PGR, Joesley voltou-se a problemas de ordem empresarial. Preocupava a tentativa do BNDES de sacar seu irmão Wesley da presidência da JBS, companhia criada por seu pai e principal fonte de riqueza do grupo. O conglomerado lutava ainda para fechar a venda da Eldorado Celulose, que garantiria à J&F dinheiro para quitar suas dívidas. As boas notícias vieram. Com ajuda da Justiça, a disputa com o banco estatal foi adiada. A Eldorado foi passada à frente, num acordo que previa o pagamento de espantosos R$ 15 bilhões. Tudo parecia caminhar bem no mundo de Joesley. No domingo, o clima era de comemoração na casa do bilionário.

Lentidão

Joesley não admitia que o movimento de Janot representasse o fim da boa fase. Insistia com seus auxiliares que a situação era contornável. Na manhã seguinte à fala de Janot, na terça-feira, 5, fez questão de manter a rotina. Aprumou-se e seguiu para Brasília em seu jatinho para um depoimento previamente agendado. Foi quando o áudio começou a vazar. Na conversa com o lobista e também delator, Ricardo Saud, um embriagado Joesley falava de planos para manipular procuradores, enredar o STF na delação, conquistar mulheres. Abundavam palavras chulas e impropérios. Num só lance, Joesley se indispunha com a PGR, com o Supremo, com sua mulher e até com sua defesa — citada de forma grosseira por Joesley no áudio, uma de suas advogadas deixou o caso.

Seus assessores ficaram atordoados. Reclamavam de não terem sido avisados do áudio. Diziam não entender como o bilionário, até então tão astuto, cometera erro de avaliação tão crasso. Com estilo centralizador, Joesley escolhera os passos que pavimentaram sua exitosa delação. Era também ele o responsável por levá-lo à crise que ameaçava sua liberdade.

Somente na quarta, dois dias após Janot avisar que poderia revogar os benefícios de sua delação, Joesley chamou assessores para analisar o que fazer. Rumou para o escritório de Bottini, na região da Avenida Paulista, de onde só saiu após a noite cair. Reunido com Saud e o advogado Francisco de Assis (também delator), e em meio a um vaivém de advogados, ouviu a gravação. Afirmou aos auxiliares não ter mudado de opinião. Para ele, não havia crime e, por isso, não havia o que temer, segundo pessoas próximas. Joesley fiava-se em sua capacidade de se safar de problemas. Avaliava que seu depoimento, marcado para o dia seguinte em Brasília, esclareceria os fatos, preservando sua delação premiada.

Baque

Tal tranquilidade não era partilhada por Saud e Assis, que já demonstravam forte apreensão. Familiares também indicavam nervosismo com a situação. Um executivo que esteve com Wesley Batista na semana passada diz que o empresário não escondia o abatimento com a ameaça de prisão do irmão. Já Joesley seguiu em estado de aparente negação até o pedido de prisão se concretizar. Já de volta a São Paulo, na sexta, argumentava que não havia motivo jurídico que o levasse à cadeia. Reclamava de cansaço e disse que emendaria o feriado.

No sábado, com o pedido de prisão consumado, restou a Joesley pensar em como seguir para a cadeia. Cogitou pegar seu jatinho e se entregar em Brasília. Foi desaconselhado por advogados, temerosos de que o movimento até o aeroporto fosse visto como tentativa de fuga. No domingo, 10, de manhã, ainda tentou tranquilizar o pai e a mãe. Partiu da casa dos dois rumo à carceragem da PF em SP.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

BNB comemora R$ 148 milhões em crédito a Micro e Pequenas Empresas do RN


O Banco do Nordeste investiu aproximadamente 148 milhões em micro e pequenas empresas (MPEs) no Rio Grande do Norte, até agosto. A maioria das empresas beneficiadas atua no setor do comércio, que concentra 60% dos recursos; 22% vão para a indústria e 16% para o setor de serviços. O volume de contratações com o segmento supera em 26% o mesmo período do ano passado e corresponde a 67% da meta de contratações para 2017.

Uma das estratégias para cumprir o planejado é o circuito “Cliente Indica Cliente”, que visa reconhecer micro e pequenas empresas de sucesso que se destacaram no Estado. Entre 14 de setembro e 11 de outubro, o BNB reunirá empresários e entidades parceiras em sete cidades do estado: Assú (14/09), Parnamirim (19/09), Macaíba (21/09), Goianinha (26/09), Apodi (04/10), Mossoró (05/10) e Caicó (11/10).

A campanha coincide com o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro. A data, criada em 1999, marca o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A lei representou um marco legal para o segmento, estimulando a criação de novas empresas, através da desburocratização dos processos de tributação, por exemplo.

De acordo com o superintendente do BNB no RN, Fabrizzio Feitosa, o circuito inova ao mostrar a outros empresários, empreendimentos viabilizados com o apoio creditício do Banco. “Estamos bastante otimistas diante da possibilidade de fomentar novos negócios com o segmento. As micro e pequenas empresas são agentes primordiais no desenvolvimento da região Nordeste.”

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Batida de trens na Suíça deixa feridos

Dois trens colidiram nesta segunda-feira (11) em Andermatt, na Suíça, deixando 27 feridos, de acordo com relatos da mídia local, citados pela agência Associated Press.
A polícia, que fala em cerca de 30 feridos, não comentou a gravidade das lesões, mas disse que o atendimento médico estava no local. Andermatt é uma cidade montanhosa no cantão de Uri, na região central da Suíça, de acordo com a Reuters.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presos quebram celas e fogem após tumulto em complexo de delegacias em Fortaleza

Presos serraram as grades e fugiram do Code (Foto: Simpol/Divulgação)Presos realizaram uma rebelião na madrugada desta segunda-feira (11) no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), localizado no Bairro de Fátima, em Fortaleza. De acordo com a Polícia Civil, pelo menos cinco presos conseguiram fugir serrando as grades.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpol), Francisco Lucas de Oliveira, os presos usaram pedras e armas brancas e quebraram as celas. A polícia teve que atirar pra cima para tentar conter a rebelião. Nenhum policial ficou ferido.
Um reforço policial foi chamado e a contagem dos presos deve ser feita agora pela manhã. O presidente do Sinpol reforçou que havia cerca de 150 presos no local, onde o ideal seria apenas 50.
Em agosto, os presos também causaram um tumulto no Complexo de Delegacias Especializadas. Eles quebraram as celas e tentaram fugir da unidade. A polícia reforçou a segurança e impediu a fuga.
Após a confusão, 70 dos 140 encarcerados que estavam no local foram transferidos para unidades prisionais, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os danos causados pelos internos do Code também foram reparados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Globo vence fora de casa, mas fica com o vice-campeonato na Série D

O Globo enfrentou o Operário-PR na noite desse domingo, 10, no estádio Germano Krüger em Ponta Grossa-PR, pelo segundo e decisivo jogo da decisão do Campeonato Brasileiro Série D, e venceu o fantasma paranaense pelo placar de 1 a 0.

O tricolor de Ceará-Mirim criou diversas oportunidades, marcando o seu gol aos 24 minutos da primeira etapa com Tiago Lima, mas não conseguiu reverter o placar da primeira partida, que foi de 5 a 0, e acabou com o vice-campeonato brasileiro.

Com menos de cinco anos de história o Globo é a equipe com menor idade a conseguir um acesso de divisão em competições nacionais.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

MPF instaura investigação sobre ‘BBB da STTU’

O Ministério Público Federal decidiu instaurar procedimento para apurar a legalidade do sistema de videomonitoramento implantado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e que vigora desde o domingo (10).

A medida foi determinada pelo procuradora-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, Caroline Maciel. O procedimento ainda não tem um procurador designado.

A iniciativa se assemelha ao que foi feito em maio em Fortaleza. Lá o MPF pediu a suspensão das multas por videomonitoramento e a retirada das câmeras usadas para esse tipo de fiscalização. Em liminar, a Justiça Federal daquele estado negou o pedido. O mérito ainda não foi julgado.

O procedimento do MPF no Rio Grande do Norte poderá concluir pelo arquivamento ou por pedidos como o feito no Ceará. O órgão de investigação federal poderá ainda emitir recomendações sugerindo mudanças.

As alegações legais para contestar o videomonitoramento são da violação da privacidade. Por outro lado, os órgãos que defendem a implantação sustentam que o direito à vida e à segurança devem se sobrepor ao da privacidade.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

'Tudo indica que intenção era matar os filhos', diz delegado sobre queda de carro que resultou em 3 mortes

Carro ficou completamente destruído (Foto: Rádio Gralha Azul/Divulgação)O delegado Jackson Guasselli Pessoa, que investiga a queda de 100 metros de um Escort que resultou na morte de um pai e dois filhos em Urubici, na Serra de Santa Catarina, disse que a mulher e mãe das vítimas relatou que na manhã de sábado (9) o casal teve uma "briga leve", mas não contou detalhes sobre o motivo.
Rafael Mattei Estevão, de 27 anos, e os dois filhos Romeu e Rômulo, de 2 e 4 anos, morreram depois que o carro caiu na Cascata da Avencal, um ponto turístico, na noite de sábado.
"Tudo indica que a intenção era matar os filhos e cometer suicídio. Queremos entender o motivo, se era para atingir a mulher de forma tão grave, e também entender a escolha do local para ter feito isso", afirmou o delegado.

Uma das últimas postagens de Rafael tinha fotos dos filhos (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma das últimas postagens de Rafael tinha fotos dos filhos (Foto: Reprodução/Facebook)

O pai de Rafael contou ao delegado que o filho tinha problemas conjugais e ciúmes da mulher e do novo emprego dela. A informação também foi confirmada pela própria mulher.
À Polícia Civil, ela relatou que depois da briga na manhã de sábado, foi trabalhar, em Orleans, no Sul do estado, onde a família mora. Os filhos estavam na casa da mãe dela. Rafael buscou as crianças, que tinham um aniversário. Segundo o delegado, eles não chegaram a ir na festa.

Durante a semana, a avó materna, outros familiares e testemunhas devem ser ouvidas.
'Solitário e bom pai'
O delegado disse que também analisou a página do Facebook de Rafael. "As postagens indicam que ele era uma pessoa solitária. Também mostram pessoas o elogiando como pai. Não tinha indicativo de ser um pai ausente".
A mulher teria dito ao delegado que o Rafael teria tentado se matar aos 18 anos.
Conforme a polícia, o homem não tinha passagens policiais.
Perícia
Policiais voltaram ao local da queda neste domingo (10) a pedido do delegado para tentar encontrar novos elementos que possam ajudar a elucidar o caso.
"Ele não deixou nenhuma carta. Vamos buscar o celular para fazer perícia e tentar achar algum indicativo da motivação. Acredito que deve ter sido algo pensado há algum tempo, que foi sendo contruído, e não apenas motivado pela briga pela manhã".

Carro caiu aproximadamente 100 metros na Cascata do Avencal (Foto: Rádio Gralha Azul/Divulgação)
Carro caiu aproximadamente 100 metros na Cascata do Avencal (Foto: Rádio Gralha Azul/Divulgação)

Queda de 100 metros
Os bombeiros foram acionados por volta das 19h15 depois que funcionários do Parque da Cascata do Avencal viram o carro caindo. Ao chegar no local, encontraram o veículo totalmente destruído. A queda foi de aproximadamente 100 metros.
A estrada que passa pela área não fica próxima ao penhasco.
Por nota, o Parque afirmou que "a proprietária e alguns funcionários estavam na sede da empresa e perceberam que um senhor abriu a porteira da propriedade vizinha e adentrou com um carro Escort, e se dirigiu em direção a Canyon da Cascata do Avencal. Ao parar para abrir a porteira o mesmo deixou seus documentos naquele local, já premeditando o que ia fazer".

A ocorrência levou cerca de quatro horas: três para o acesso e uma para remoção das vítimas, informaram os bombeiros.
Neste domingo, o carro continuava no local, que não tem acesso para veículos. Segundo os bombeiros, a "remoção vai ser bem complicada".
"Salientamos que o Parque Cascata do Avencal preza pela segurança de seus turistas e o que houve foi um fatídico acidente premeditado e com entrada fora de sua propriedade", informou o Parque.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Família brasileira que estava em Saint Martin durante passagem furacão faz contato: 'Escapamos'

A família da ginecologista Mariana Fischer, de 33 anos, informou no começo da madrugada desta segunda-feira (11) que recebeu notícias dos parentes que viajaram de férias para a ilha de Saint Martin. Eles estavam sem contato desde quinta-feira (7), após a passagem do furacão Irma pelo Caribe.
Mariana é médica ginecologista, e está grávida de quatro meses. Ela viajou com a filha de 3 anos, Giovana, e o marido, Rafael Forno.
"Estamos na Martinica! Conseguimos sair [...] estamos todos bem. Avisa todo mundo! Escapamos!!!", diz a mensagem enviada pelo marido de Mariana aos familiares no Rio Grande do Sul.
A médica, que vive em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, chegou a fazer contato logo após o furacão atingir a ilha. Por áudio, ela relatou as dificuldades e o cenário caótico que testemunhava na região. Depois disso, ela não retornou mais os contatos da família.

Mariana, que está grávida, Giovana e Rafael em St Martin antes da passagem do furacão Irma, na última quarta-feira (6) (Foto: Arquivo Pessoal )
Mariana, que está grávida, Giovana e Rafael em St Martin antes da passagem do furacão Irma, na última quarta-feira (6) (Foto: Arquivo Pessoal )

O furacão deixou boa parte da região destruída. Na noite deste domingo (10), o Ministério de Relações Exteriores informou que, com a melhora das condições do tempo, o governo brasileiro vai enviar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros que se encontram na ilha de Saint Martin, e que isso deve ocorrer na próxima terça-feira (12).
De acordo com a nota, o governo brasileiro fez contato com o governo do Reino Unido para poder utilizar o aeroporto do lado britânico da ilha, onde as condições climáticas estão mais favoráveis.
No início da manhã de domingo, o Itamaraty ainda não confirmava a retirada dos brasileiros das ilhas do caribe.

Águas avançam sobre as casas na Ilha de Saint Martin, no Caribe, após passagem do furacão Irma (Foto: Netherlands Ministry of Defence/Handout via REUTERS)
Águas avançam sobre as casas na Ilha de Saint Martin, no Caribe, após passagem do furacão Irma (Foto: Netherlands Ministry of Defence/Handout via REUTERS)

Somente na ilha franco-holandesa de Saint Martin, segundo o Ministério de Relações Exteriores, são 35 brasileiros. Ainda há 20 nas ilhas de Turks e Caicos, e dois em Tortola, ambas de colonização britânica, todas na região do Caribe.
Também na manhã de domingo, o Itamaraty confirmou que trabalhava em regime de plantão, "juntamente com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Ministério, em Brasília". Durante o dia, foi montado um núcleo de atendimento emergencial na área consular do Itamaraty em Brasília, que vem operando presencialmente desde a eclosão da crise.
Ainda de acordo com a pasta, o núcleo de atendimento e os postos no exterior haviam recebido centenas de ligações e mensagens de brasileiros que se encontravam nas regiões afetadas e de seus familiares e amigos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

No RN, ladrões roubam carro de TV a cabo e usam pó de extintor para apagar impressões digitais

Carro da empresa, ainda cheio de equipamentos, foi encontrado em região de mata (Foto: Divulgação/PM)
Assaltantes renderam dois técnicos e tomaram o carro de uma empresa de TV a cabo, repleto de equipamentos, por volta das 10h desta segunda-feira (11). O caso aconteceu em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Antes de fugirem, os criminosos usaram pó de extintores de incêndio para apagar marcas de digitais.
Rastreado, o carro foi encontrado pouco tempo depois em um matagal nas proximidades da avenida Olvao Montenegro, em Nova Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar.
Um suspeito encontrado próximo do veículo foi preso. Segundo a polícia, ele estava armado e portava uma pequena quantidade de drogas. Apesar de ter sido levado à delegacia, ele não foi reconhecido pelas vítimas como um dos assaltantes, mas deverá responder por receptação de produto roubado.
O carro da Cabo Telecom estava com pó de extintor espalhado no pelo volante, bancos e outros locais do carro. Segundo policiais, a técnica é usada por criminosos para limpar marcas de digitais no veículo.

Após ser rastreado e encontrado, veículo foi guinchado para ser periciado (Foto: Divulgação/PM)
Após ser rastreado e encontrado, veículo foi guinchado para ser periciado (Foto: Divulgação/PM)

Criminosos usaram o pó químico do extintor de incêndio do carro para localizar e apagar as impressões digitais que eles deixaram no veículo (Foto: Divulgação/PM)
Criminosos usaram o pó químico do extintor de incêndio do carro para localizar e apagar as impressões digitais que eles deixaram no veículo (Foto: Divulgação/PM)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Campanha nacional de estimulo à vacinação começa nesta segunda

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário infantil.  (Foto: Augusto Carlos/Bem Estar/TV Globo)A Campanha Nacional de Multivacinação tem início nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de setembro em todo o Brasil. Realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem por objetivo o estímulo à atualização da carteirinha de vacinas.
Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem comparecer a qualquer posto de saúde para receber as vacinas vacinas oferecidas no calendário de imunizações.
Como na vacinação de rotina, basta levar a carteirinha e documento para verificação de quais imunizantes serão necessários.
O Cartão Nacional do SUS também é importante para o registro digital da vacina. Confira, abaixo, quais vacinas serão oferecidas:
Vacinas disponíveis para crianças menores de 7 anos:
BCG, Hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A, e varicela.
Vacinas disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos:
Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela.
Saiba mais sobre os imunizantes oferecidos:
BCG - A imunização contra a tuberculose é oferecida ao nascer, mas ela também está disponível a crianças de até cinco anos que não tomaram a vacina.
Hepatite B - O imunizante é administrado no nascimento. Crianças não vacinadas, no entanto, podem tomar a vacina até um mês de idade.
HPV: A vacina contra o papiloma vírus humano é administrada nas meninas de nove anos e nas adolescentes de 10 a 14 anos.
Já nos meninos, o imunizante é administrado em adolescentes de 11 a 14 anos. São administradas duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
Penta - A vacina une a tetravalente (contra a difteria, tétano, coqueluche e meningite) com a imunização contra a hepatite B. É oferecida a crianças entre 2 meses e 7 anos em três doses (com intervalo de dois meses entre cada uma).

VIP - A Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é oferecida a crianças entre 2 meses e cinco anos. Cada criança toma três doses da vacina (com intervalo de dois meses entre cada dose).
VOPb - A Vacina Oral da Poliomielite Bivalente é oferecida a crianças entre 2 meses e cinco anos de idade. Cada criança toma três doses da vacina (com intervalo de dois meses entre cada dose).
Rotavírus humano - Podem receber a vacina crianças com idade a partir de um mês e 15 dias. Cada criança recebe duas doses (com intervalo de dois meses entre cada uma).
Pneumocócica 10 valente - A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações.
Crianças a partir dos dois meses de idade devem receber duas doses desta vacina com intervalo de 60 dias entre elas e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.
Meningocócica C conjugada - A vacina protege contra doenças causadas pelo meningococo C (como a meningite). Crianças a partir dos três meses de idade devem receber duas doses desta vacina com intervalo de 60 dias entre elas e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.
Febre amarela - A vacina é oferecida a crianças a partir de nove meses de idade, residentes ou viajantes nas áreas com recomendação de vacinação.

A vacina contra a febre amarela é oferecida a crianças residentes em áreas de recomendação (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
A vacina contra a febre amarela é oferecida a crianças residentes em áreas de recomendação (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

Tríplice viral - A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola é oferecida a crianças a partir de um ano de idade. Já a segunda dose, é administrada aos 1 meses de idade.
Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada): As crianças devem receber uma dose da vacina tetra viral entre 15 meses e quatro anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), desde que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.
DTP - A vacina tríplice bacteriana previne difteria, tétano e coqueluche e é administrada em duas doses: a primeira, aos 15 meses; e a segunda, aos 4 anos.
Hepatite A - Crianças de 15 meses a 23 meses de idade devem receber uma dose dessa vacina

Fonte: G1
Leia Mais ››