domingo, março 18, 2018

Bandidos invadem o Fórum de Macau a procura de armas e drogas.

Imagem
A polícia da cidade de Macau foi acionada na noite de sábado, 17 de março com a informação o arrombamento do Fórum da cidade. Segundo informações, os bandidos estavam morando numa casa alugada em frente ao Fórum e na noite de ontem, eles renderam o segurança e arrombaram duas salas, possivelmente a procura de armas e drogas.

Como não conseguiram encontrar nada, os criminosos fugiram deixando o vigilante amarrado dentro do estabelecimento. O Guarda foi resgatado por volta de 23 horas. Por volta de meia noite a equipe do Instituto Técnico-Cientifico de Pericia foi acionada, mas os procedimentos só deverão acontecer na manhã de hoje.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Homem morre após ser atropelado por motociclista na BR 405, zona rural de Pau dos Ferros-RN


Um homem identificado como Paulista, de 34 anos de idade foi atropelado por um motociclista e morreu na manhã desta sexta-feira(16) no HRCCA de Pau dos Ferros-RN. 

De acordo com informações o sinistro ocorreu por volta das 04h30 na altura do KM 155,5 nas proximidades do IFRN, na BR 405, trecho Pau dos Ferros/Rafael Fernandes-RN. 

Paulista como era conhecido a vítima fatal, há muito tempo trabalhava no Jaqueline Drink’s, Ele transitava a pé na rodovia, juntamente com mais duas pessoas, quando foram atingidos por uma motocicleta conduzida por um rapaz residente no Perímetro Irrigado. Todos foram socorridos pelo SAMU para o HRCCA , Paulista sofreu fraturas expostas na perna esquerda e forte pancada na cabeça, não resistiu e faleceu poucos minutos após dar entrada na Unidade Hospitalar. Os dois colegas sofreram escoriações leves pelo corpo e o condutor da moto sofreu cortes na cabeça e escoriações nos membros superiores e inferiores. 

O corpo de Paulista foi encaminhado ao ITEP-RN para autopsia e posteriormente liberado para sepultamento.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

TRISTE REALIDADE: VICIADO EM DROGAS ATEIA FOGO NA PRÓPRIA ROUPA E AMEAÇA FAMILIARES EM CURRAIS NOVOS

A POLÍCIA MILITAR FOI ACIONADA VÁRIAS VEZES, DESDE A NOITE DE ONTEM (16), PARA ATENDER UMA OCORRÊNCIA NA RUA RIACHO CATUNDA, BAIRRO Dr. JOSE BEZERRA, ONDE UM JOVEM DE 32 ANOS VEM DANDO MUITO TRABALHO.
SEGUNDO FAMILIARES O MESMO É VICIADO EM DROGAS E CHEGOU A QUEIMAR A PRÓPRIA ROUPA NA MANHÃ DESSE SÁBADO (17), APÓS AMEAÇAR OS PAIS QUERENDO DINHEIRO PARA COMPRAR ENTORPECENTES. DIANTE DOS FATOS, A GUARNIÇÃO FEZ A CONDUÇÃO DO ACUSADO "VAGNER MARCOS DOS SANTOS" PARA DELEGACIA ONDE FOI APRESENTADO A POLÍCIA CIVIL.
NA NOITE DE ONTEM O PAI DELE LIGOU PARA O COPOM SOLICITANDO APOIO DA POLÍCIA PORQUE O FILHO ESTARIA QUEBRANDO TUDO DENTRO DE CASA. A GUARNIÇÃO COMPARECEU NO ENDEREÇO, PORÉM OS PAIS NÃO QUISERAM REPRESENTAR CONTRA O FILHO.
MAIS UMA DAS MUITAS HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS DESTRUÍDAS PELO VÍCIO DEVASTADOR DAS DROGAS.

Fonte: PM CURRAIS NOVOS
Leia Mais ››

Mulher é assassinada com tiro nas costas na cidade de Antônio Martins, região Oeste do RN

ImagemUm crime de homicídio foi registrado no início da noite desta sábado, 17 de março de 2018, na cidade de Antônio Martins, região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com as primeiras informações, uma mulher, conhecida como "Baby", foi assassinada com tiro nas costas, na localidade denominada de Alto da Ema, na entrada da cidade.

Ainda não há informações, sobre a motivação do crime, bem como a identidade do assassino que fugiu após o crime, rumo ignorado.

A polícia informou que a vítima, teve seu marido assassinado a tiros no ano de 2016 na cidade de Alexandria

A polícia Militar isola o local do crime, aguardando a chegada das equipes do ITEP e da Polícia Civil, para realização de procedimentos periciais

O corpo da vítima será removido pelo rabecão e encaminhado a unidade regional do ITEP em Mossoró, onde será necropsiado e depois liberado para velório e sepultamento. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Frequência de chuvas no Estado deve aumentar no final de março, informa EMPARN

A previsão climática é realizada pelos núcleos de meteorologia do Nordeste. Para 2018, observou-se a presença do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, situação que é favorável a ocorrência de chuva na região Nordeste. Essa situação causada por essa onda planetária deverá permanecer por mais alguns dias (dias 19 a 20 de março de 2018), quando, então as condições para ocorrência de chuvas deverão voltar a acontecer sobre a região.

Para o caso do oceano Atlântico Norte foi observado uma evolução favorável entre os meses de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018 no que diz respeito as temperaturas do Atlântico Norte e Atlântico Sul.

As condições favoráveis continuam presentes e o fato de março de 2018 ainda não ter chovido de forma normal, com um veranico na primeira quinzena do mês, está relacionado com a variação intrasazonal, que pode ser traduzida como a presença de subsidência (alta pressão), causada por uma onda planetária na sua fase positiva sobre o Nordeste Brasileiro. Essa onda planetária é uma oscilação que circula o planeta, apresentado fases positivas e negativas, quando positiva o ar desce sobre uma determinada região dificultando a formação de chuvas, quando a fase é negativa o ar é forçado a subir e facilita a formação de chuvas.

Existe boa correlação estatística com o que ocorre na região da Oceania, de que 30 a 60 dias viria a ocorrer sobre a região Nordeste do Brasil.

Como a figura mostra, estamos ainda sob a influência da fase positiva e nos próximos dias essa fase deverá mudar, entrando numa fase mais favorável para a ocorrência de chuvas sobre a região Nordeste. Esse mesmo sistema causou boas chuvas durante o mês de fevereiro de 2018, quando estava na fase negativa.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

ERROU: Previsão de inverno acima de média para o nordeste não se confirma para 2018

De uma expectativa de um ótimo inverno, com previsões de chuvas acima da média, a situação de chuvas no semiárido nordestino – em especial RN e PB e Leste do CE – para 2018 está se tornando desalentadora.

Pela previsão do canal rural tempo – uma das que mais gosto de ver, pois a quantidade de acertos é muito grande – em março/2018 não choverá mais, pelo menos chuvas significativas. Algumas notícias de chuvas boas e perto do regular somente na região oeste do CE, centro e Sul do Piauí e Oeste do estado de PE.

Nunca é demais lembrar que no semiárido nordestino, as chuvas mais favoráveis vão somente até o final de Abril. Se nossa temporada de chuvas ia ser acima da média, a realidade está se mostrando pior que os anos anteriores.

Em nossa região do Apodi em 2018 não choveu nem 10% do que choveu em 2017. Isso é castigo? Não chove mais não? Agora só as misericórdias de Deus.

Fonte: Toinho Filho
Leia Mais ››

Meteorologia da EMPARN explica as poucas chuvas na primeira quinzena do mês de março

A previsão climática é realizada pelos núcleos de meteorologia do Nordeste com o apoio de Instituições Federais como o INMET e o CPTEC/INPE, que utilizam ferramentas como modelos de previsão climática e conhecimentos específicos. Para essas análises são utilizadas informações referentes aos oceanos Pacífico e Atlântico.
Para 2018, observou-se a presença do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, situação que é favorável a ocorrência de chuva na região Nordeste. Para o caso do oceano Atlântico Norte foi observado uma evolução favorável entre os meses de dezembro/17 a fevereiro/18 no que diz respeito as temperaturas do Atlântico Norte e Atlântico Sul.
As condições favoráveis continuam presentes e o fato de março de 2018 ainda não ter chovido de forma normal, com um veranico na primeira quinzena do mês, está relacionado com a variação intrasazonal, que pode ser traduzida como a presença de subsidência (alta pressão), causada por uma onda planetária na sua fase positiva sobre o Nordeste Brasileiro. Essa onda planetária, figura abaixo- é uma oscilação que circula o planeta, apresentado fases positivas e negativas, quando positiva (cor amarelada na figura), o ar desce sobre uma determinada região dificultando a formação de chuvas, quando a fase é negativa (cor azul na figura), o ar é forçado a subir e facilita a formação de chuvas. Existe boa correlação estatística com o que ocorre na região da Oceania, de que 30 a 60 dias viria a ocorrer sobre a região Nordeste do Brasil. Como a figura mostra, estamos ainda sob a influência da fase positiva e nos próximos dias essa fase deverá mudar, entrando numa fase mais favorável para a ocorrência de chuvas sobre a região Nordeste.
Esse mesmo sistema causou boas chuvas durante o mês de fevereiro/18, quando estava na fase negativa.  Essa situação causada por essa onda planetária deverá permanecer por mais alguns dias (dias 19 a 20 de março de 2018), quando, então as condições para ocorrência de chuvas deverão voltar a acontecer sobre a região.

Fonte: Robinson Pires
Leia Mais ››

Chegada de Fábio Dantas ao PSB acaba em sentimento de frustração


Para quem prometeu uma apoteose e diz que tem o apoio da maioria dos deputados da Assembleia, a chegada do vice-governador só não foi um fiasco total porque as principais lideranças do seu novo partido, o PSB, aparecerem através de vídeos gravados.

O evento teve a participação de cinco deputados estaduais, sendo um deles a esposa do próprio vice-governador.

Senadores, e o prefeito da capital, Carlos Eduardo Alves, possível adversário de Fábio, e várias lideranças estaduais passaram longe da rua Jundiaí, incluindo o casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado, convidados, mas que preferiram não ir.

De partido grande, o único que prestigiou foi o PSDB.

Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Na Paraíba, Correios dizem não ter 'registro' de furto de munição usada na morte de Marielle

Marielle Franco, vereadora do PSOL, foi assassinada na última quarta-feira (14) (Foto: Renan Olaz/Câmara do Rio)
Os Correios informaram neste sábado (17) não ter "conhecimento" que de a munição utilizada no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) tenha sido furtada de sua sede no Estado. Essa informação foi dada neste sábado (17), em resposta à versão apresentada pelo ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, na sexta-feira (16), de que as munições pertenciam à Polícia Federal (PF) e foram furtadas da sede dos Correios em 2006.

"Em resposta às recentes notícias sobre suposto desvio de carga pertencente à Polícia Federal ocorrido nos Correios, a empresa esclarece que, no passado recente, não há nenhum registro de qualquer incidente dessa natureza e que está apurando internamente as informações", informou a empresa, em nota.

Os Correios informaram ainda que, por serem empresa pública, "situações envolvendo armas, munições, drogas e outros itens proibidos no tráfego postal são encaminhadas à Polícia Federal, para investigação". "No caso do Rio de Janeiro, já foi instaurado inquérito pela PF, que é o órgão competente para prestar mais esclarecimentos sobre a matéria.”

O G1 procurou a Superintendência da Polícia Federal na Paraíba para tentar esclarecer esse assunto, mas as ligações não foram atendidas

Jungmann deu a informação ao comentar o fato de a munição encontrada na cena do crime pertencer a um lote vendido à Polícia Federal de Brasília em 2006.

"Essa munição foi roubada na sede dos Correios, pela informação que eu tenho, anos atrás na Paraíba. E a Polícia Federal já abriu mais de 50 inquéritos por conta dessa munição desviada", afirmou o ministro.

O G1 voltou a procurar a assessoria do ministro neste sábado. Jungmann manteve o comentário feito no dia anterior.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Regra que exigia curso e prova para renovação de CNH será revogada, diz ministério

Governo vai revogar resolução que exigiria prova para renovar a CNH (Foto: Divulgação)
O Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (17) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada.

Segundo a pasta, o objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar a carteira, além de "reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro".

Pela resolução, que entraria em vigor no próximo dia 5 de junho, os motoristas que fossem renovar a CNH precisariam fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico (atualmente obrigatório).

A resolução também previa que o motorista deveria fazer duas balizas para tirar a 1ª CNH e estabelecia que a carteira para moto passaria a exigir exames nas ruas.

"Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação", diz a nota do ministério.

De acordo com a assessoria da pasta, a revogação será formalizada "no próximo dia útil", entre segunda (19) e terça (20) da próxima semana.

Íntegra
Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento:

Ministério das Cidades revoga resolução que altera procedimentos para Renovação da CNH

Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

A diretriz da atual gestão da Pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população, no sentido de simplificar a rotina e levar conforto e praticidade a seu dia a dia. Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro.


Esclarecemos que a medida é tomada com todo respeito ao trabalho da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores, ao trabalho realizado pelo Contran e todos os profissionais envolvidos. Neste sentido, informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguirão na busca de alcançar o objetivo de promover a cada vez mais a segurança dos usuários de trânsito, mas sempre com absoluto foco na simplificação da vida dos brasileiros e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil.

A revogação acontece no próximo dia útil.

Alexandre Baldy

Ministro das Cidades

Fonte: Auto Esporte
Leia Mais ››

Seguranças de Secretário de Administração Penitenciária do Rio trocam tiros com suspeitos em Niterói

David Anthony (primeiro à esquerda) participa de coletiva com membros do gabinete de intervenção federal (Foto: Henrique Coelho/ G1)Os seguranças do secretário de Administração Penitenciária, David Anthony, trocaram tiros com quatro criminosos em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, enquanto esperavam em frente ao prédio de David. Um deles foi baleado e preso por policiais do 12º BPM (Niterói). Segundo informações do Batalhão, os suspeitos anunciaram um roubo, e atiraram quando os policiais tentaram se proteger.

Quando a PM chegou ao local, já encontrou Tiago Fraga de Oliveira baleado na perna, após revide do sargento Ricardo Cezar Resende Barros, um dos seguranças de David Anthony. Resende contou que quatro suspeitos chegaram em um carro Renegade preto e atiraram. Fraga foi baleado, e os outros três conseguiram fugir.

Um outro homem baleado deu entrada na emergência do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, o mesmo foi reconhecido pela vítima como um dos criminosos e está custodiado naquela unidade de saúde. A ocorrência está sendo registrada na 77ª DP (Icaraí).

Recentemente, o secretário, que assumiu o cargo logo após várias denúncias de irregularidades na gestão de Erir Ribeiro, disse que estava fazendo uma 'devassa' em contratos antigos da Secretaria

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudante queimada em carro após ataque de desconhecida tem quadro grave; Justiça mantém prisão de suspeita

Estudante Beatriz está internada em estado grave, porém estável; ela teve 45% do corpo queimado (Foto: Arquivo pessoal)
A estudante de farmácia Beatriz Carneiro de Araújo, de 20 anos, queimada dentro do carro após ser atacada por outra mulher, está internada em estado grave, porém estável, segundo boletim divulgado na tarde deste sábado (17) pelo Hospital de Queimaduras de Anápolis, a 55 km de Goiânia. A suspeita do crime, de 38 anos, que era desconhecida da vítima, teve a prisão mantida pela Justiça.

Ainda segundo o boletim, Beatriz, que teve 45% do corpo queimado, se recupera em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas está consciente e sem febre. Ela também respira espontaneamente.

O crime ocorreu na manhã de sexta-feira (16), em São Luís de Montes Belos, a 120 km de Goiânia, onde a vítima mora. Segundo o Corpo de Bombeiros, a jovem havia ido comprar pão em um supermercado e, quando voltou para o carro, uma mulher quebrou o vidro da porta com uma marreta, jogou álcool e ateou fogo.

Ela teve queimaduras de 2º grau no rosto, peito, costas e braços. Inicialmente, ela foi socorrida e encaminhada para um hospital particular da cidade. Em seguida, foi transferida para o hospital em Anápolis.

Em nota, o delegado Victor Avelino, responsável pelo caso, informou que a suspeita ficou em silêncio durante o depoimento. Destacou ainda que está investigando o caso "com o intuito principal de determinar a motivação do crime".

Vidro do carro foi quebrado por suspeita com marreta; ela está presa (Foto: Arquivo pessoal)
Vidro do carro foi quebrado por suspeita com marreta; ela está presa (Foto: Arquivo pessoal)

Prisão
A suspeita do crime foi presa em flagrante logo em seguida. Segundo o advogado da família de Beatriz, Marcelo Borges, ela passou por audiência de custódia no mesmo dia do crime e teve a prisão em flagrante convertida para preventiva.

Indignado, o pai de Beatriz, Carlos Araújo, disse que não consegue entender o que motivou o ataque, haja vista que sua filha nem mesmo conhece a suspeita.

“Foi do nada. Poderia ter sido com qualquer um. Que eu saiba, a Beatriz não tem rixa com ninguém, é uma menina reservada, nunca teve desavença nenhuma. Estamos todos arrasados. Não conheço essa pessoa, mas vamos acompanhar o caso e queremos justiça”, afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pais e alunos voltam pela primeira vez à creche Gente Inocente em Janaúba, onde 13 morreram em incêndio criminoso

Escola deve ganhar nome da professora Helley de Abreu (Foto: Juliana Peixoto/G1)Pais e alunos voltaram neste sábado (17) pela primeira vez à creche Gente Inocente em Janaúba (MG), no Norte de Minas, que foi alvo de um incêndio criminoso no dia cinco de outubro de 2017. O prédio foi reconstruído em cinco meses por um grupo de voluntários e a previsão é que as aulas recomecem no segundo semestre.

O incêndio foi provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos, 50 anos; ele ateou fogo em algumas crianças e em seu próprio corpo. O vigia, 10 crianças e três professoras morreram no ataque. Maria Eduarda Oliveira Souza, de quatro anos, é uma das sobreviventes do crime. Ela precisou ser internada por complicações respiratórias e, atualmente, estuda no local improvisado pela prefeitura para receber os alunos da tragédia. A mãe da menina participou da cerimônia de lançamento da nova estrutura da escola.

"O que ocorreu poderia ter ocorrido em qualquer escola e lugar. E eu não posso privar minha filha viver e de continuar a vida; esta escola sempre fez bem para o desenvolvimento dela. Agora, eu preciso ajudá-la a voltar a ver como as coisas como eram antes do incêndio. A gente questionou o fato da escola continuar no mesmo local, mas este novo prédio é doação de pessoas. Não é momento de polêmica e, sim, de pensarmos no bem dela. Eu moro aqui perto, só tenho uma bicicleta e a escola ficou muito bem feita. Infelizmente, o preço para termos uma escola assim foi um preço muito caro. A pergunta que fazemos aos políticos é: por que precisou de derramar tanto sangue para termos uma escola de qualidade?", disse Mirian Sandraia Souza Oliveira.

Nova creche

Cerca de 30% da estrutura antiga foi demolida (Foto: Prefeitura de Janaúba/Divulgação)
Cerca de 30% da estrutura antiga foi demolida (Foto: Prefeitura de Janaúba/Divulgação)

A nova creche tem 238 m² construídos e aproximadamente 30% da antiga escola foi demolida. O restante foi reconstruído com prioridade no cumprimento das normas a adequação para atender 45 crianças; no dia do incêndio criminoso, 75 crianças estavam no local. O grupo voluntário responsável pela obra foi formado por seis profissionais, entre empresários, engenheiros e arquitetos. O valor da nova creche não foi divulgado e cerca de 40 pessoas trabalharam na obra; a rua onde a creche fica recebeu asfaltamento.

"Houve mais demolição do que construção. Transformamos a planta de modo a desconfigurar completamente o prédio antigo; mudamos a entrada, abrimos o pátio, levantamos o telhado e aumentamos os banheiros. A sala mais atingida pelo fogo virou um pátio com chuveirões. O que queremos é que as crianças, famílias e profissionais voltem e se sintam bem no novo espaço. Esta é a sensação de hoje: um dia após o outro vai sempre curar as ferias e é possível mudar a realidade por meio da arquitetura", disse uma das arquitetas voluntárias, Isabella Rebello.

As cores usadas na nova construção foram vermelha, azul, amarela, verde e branca. Uma missa foi celebrada para a reinauguração do novo prédio; o evento começou por volta das 9h30 e terminou às 11h30. Houve apresentação da banda da Polícia Militar e de outros grupos religiosos. O arcebispo metropolitano da arquidiocese, Dom José Alberto Moura, e o Bispo de Janaúba, Dom Ricardo Brusatti participaram do evento. Uma estrutura com brinquedos foi montada para as crianças que visitaram a nova creche.

Salas mais atingidas pelas chamas viraram amplo pátio (Foto: Juliana Peixoto/G1)
Salas mais atingidas pelas chamas viraram amplo pátio (Foto: Juliana Peixoto/G1)

Cemei Helley de Abreu
A proposta é que a creche ganhe o nome da professora Helley de Abreu, que lutou com o autor do crime para tentar salvar seus alunos; ela teve 90% do corpo queimado e morreu no hospital. A sugestão ainda precisa ser formalizada pela Câmara de Vereadores, mediante projeto de lei. Uma árvore com frutos em coração é o novo símbolo do prédio. A homenagem foi de uma equipe de publicidade.

"O tronco forte e enraizado é a professora Helley e os galhos representam o amor pelas crianças. A equipe de criação queria leveza, sem perder esta explosão de sentimentos. Todo o processo durou dois dias", explicou o designer Caico Siuf. O marido da professora Helley de Abreu estava na cerimônia de inauguração, sem os três filhos do casal, de 15, 13 e 1,7 anos.

A secretária municipal de Educação, Luzia Angélica Santos, explicou que o cronograma de adaptação passa por projetos lúdicos e pedagógicos. Cinco crianças, que ainda se recuperam, estão recebendo aulas em casa. A diretora da antiga escola e outras cinco profissionais não trabalham mais na unidade. "Estamos reunidos com os pais e MP para tornarmos o ambiente mais confortável para crianças, funcionários e famílias. Podemos antecipar o início das aulas no novo prédio, mas todo trabalho requer esperar pelo tempo das crianças. As mães que optaram por retirar os filhos desta unidade, nós respeitamos, conseguimos as vagas e adequamos com transporte escolar", disse.

Maísa era aluna na antiga escola e ainda não conseguiu retomar os estudos (Foto: Juliana Peixoto/G1)
Maísa era aluna na antiga escola e ainda não conseguiu retomar os estudos (Foto: Juliana Peixoto/G1)

Joana D'Arc Oliveira dos Santos é mãe da aluna Maísa Barbosa dos Santos, de seis anos. Depois da tragédia, a criança ainda não voltou a estudar. "Por enquanto ela não está indo à aula. Ainda vou esperar mais um tempo para colocá-la na escola porque tudo isso mexeu muito com a nossa cabeça. Hoje é a primeira vez que voltamos aqui e a dor é grande. Porque, podem mudar a cor, mas o que aconteceu não muda mais", desabafou.

Emocionada, Andrea Rodrigues Monção disse que possivelmente vai optar por colocar o filho, Caio Pierri dos Santos, de três anos, em outra escola. "É muito triste. Na hora que passamos na rua de cima da creche, durante a semana, ele fez xixi na cama. Hoje, ele chorou demais para entrar na creche. Ele chora muito e eu sei que é para chamar atenção, mas a cabecinha dele ainda está naquele dia da tragédia", disse emocionada.

Centro de Atenção à Queimados
Após a tragédia, o Ministério Púbico atuou em três eixos para ajudar as famílias. O Promotor de Justiça e Curador de Saúde Pública de Janaúba, Jorge Victor Cunha Barreto da Silva, explica a necessidade em credenciar o Centro de Internação nos serviços do SUS.

"Várias frentes se formaram após a tragédia, mas ainda tentamos com o poder público instalar um Centro de Atenção aos Queimados, dentro da Fundajan [hospital que recebeu os feridos], porque algumas vítimas ainda vão precisar de tratamento a longo prazo [mais de dois anos] e de cirurgias plásticas reparadoras. Por isso, queremos estruturar este serviço, credenciado ao SUS, para atender às vítimas desta tragédia. Estas pessoas são de baixa renda e não têm condições de arcar com os custos".

Grupo de voluntários que ajudou na reconstrução da escola participou da cerimônia de lançamento do novo prédio (Foto: Juliana Peixoto/G1)
Grupo de voluntários que ajudou na reconstrução da escola participou da cerimônia de lançamento do novo prédio (Foto: Juliana Peixoto/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia investiga golpe na venda de pacotes de viagens que fez mais de 50 vítimas no Recife

A Polícia Civil de Pernambuco investiga um golpe que teria sido aplicado por uma mulher que se passava por funcionária de uma agência de viagens no Recife e usava o nome da empresa como garantia de um bom negócio. Em alguns casos, o prejuízo ultrapassa R$ 100 mil. Pelo menos 50 vítimas procuraram o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), que faz a investigação de casos de estelionato.

Conhecer Fernando de Noronha era o sonho de Fátima Martins, que prefere não ser identificada pelo nome verdadeiro. A viagem, no entanto, deu lugar a um prejuízo de R$ 2 mil. “Percebi uma semana antes da viagem, quando eu cobrava os vouchers e não chegava nada. Você tira férias, se programa e dá de cara com pessoas desonestas que usam nomes de agência de turismo do Recife para dar um golpe. Era um sonho e se tornou um pesadelo”, reclama.

No caso de Joaquim Ferreira, que também prefere não ser identificado pelo nome real, a primeira viagem chegou a ser feita, mas, da segunda em diante, o golpe foi aplicado. “Ela me deu uma primeira viagem, mas outras duas que precisei fazer dentro e fora do Brasil não foram fornecidas. Precisei comprar as passagens por fora e ela não me deu o reembolso. Meu prejuízo foi de R$ 10 mil”, relata.

Vítimas compareceram ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais, no bairro de Afogados, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Vítimas compareceram ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais, no bairro de Afogados, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Além de pessoas físicas, algumas agências de turismo também tiveram prejuízos, que, em alguns casos, ultrapassam R$ 100 mil. “Conseguimos recuperar uma parte, mas ficou um débito histórico de R$ 31 mil. Começou quando um grande cliente nosso, que tem uma funcionária que é sobrinha dessa pessoa, indicou a nossa agência para que ela comprasse as passagens. Quando minha esposa desconfiou, o montante já era enorme”, relembra Boris Wolfenson.

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que não vai se pronunciar para não comprometer o andamento das investigações. O nome da mulher suspeita de aplicar os golpes não foi divulgado pela corporação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial militar mata filho de oito meses e se mata, diz polícia

Um policial militar matou o filho de oito meses e depois se matou, segundo a Polícia Civil. O crime foi cometido neste sábado (17) em Colorado, no norte do Paraná.

Ainda segundo a polícia, a mulher do agente também estava em casa no momento do crime.

Investigações iniciais apontam que o soltado vinha sofrendo de transtornos psicológicos.

Troca de mensagens de celular trocadas entre a mulher, uma tia e o marido podem ajudar a polícia a entender o que levou o policial a cometer o crime.

Em nota, a Polícia Militar (PM) lamentou o ocorrido e disse que vai trabalhar em conjunto com a Polícia Civil para o esclarecimento dos fatos.

"A Polícia Militar do Paraná está dando todo o apoio necessário à família do soldado por meio do serviço de ação social da corporação, que acompanhará a família e os policiais militares que trabalhavam junto deste soldado na 2ª companhia em Colorado", diz trecho da nota.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente morre ao sofrer choque elétrico após retirar celular da tomada em Garanhuns, PE

Douglas Raphael lavava a casa quando foi desconectar o celular da tomada (Foto: Arquivo Pessoal)Um adolescente de 14 anos morreu vítima de um choque elétrico na sexta-feira (16) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com testemunhas, o jovem identificado como Douglas Raphael Porto Souza sofreu uma descarga após tentar retirar o celular da tomada.

A vítima estava ajudando o pai a lavar a casa e, com os pés molhados e descalço, foi desconectar o aparelho da tomada. Em seguida, ele sofreu o choque.

O adolescente foi levado para o Hospital Regional Dom Moura. Ao G1, o serviço social da unidade de saúde informou que os médicos tentaram reanimar Douglas, mas ele não resistiu.

"Ele estava descalço e foi tirar o carregador do celular. Eu estava de costas para a porte e só ouvi quando ele gritou. Aí eu corri, puxei e quebrei o fio, e coloquei ele no chão. Vi as mãos dele fechando, coloquei ele no carro e corri para o hospital", lamenta Adeildo Souza, pai do adolescente.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Outro caso
Em janeiro deste ano, Gercica Bárbara da Trindade, de 30 anos, morreu vítima de um choque elétrico em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ela havia colocado o celular para carregar e recebeu uma descarga elétrica enquanto usava o aparelho.

Mulher morreu após receber descarga elétrica de carregador de celular enquanto usava o aparelho (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Mulher morreu após receber descarga elétrica de carregador de celular enquanto usava o aparelho (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

A tia da vítima, Ana Maria Trindade, conversou com o G1 e disse que já tinha pedido para a sobrinha jogar o carregador do celular no lixo. "Ela conversou comigo e falou que tinha levado dois choques no mesmo carregador. Na hora eu falei pra ela jogar esse negócio [carregador] fora, porque isso era um aviso de Deus", falou.

É perigoso atender o celular carregando?
Hoje em dia o celular tem muitas funções e acabamos ficando com ele na mão por muito tempo, mas ainda há quem use o aparelho colado à orelha, para receber e fazer ligações.

Renato Santos, professor de eletrotécnica, diz que o ideal é tirar o aparelho do carregador para atender uma chamada. “Ao atender o telefone, lembre de desconectar do plug. Se precisar carregar, conecte novamente, mas é sempre importante desconectar ao usar”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Irmãos são encontrados mortos em carro na Zona Norte do Rio

Dois irmãos foram encontrados mortos dentro de um carro na Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, por volta das 22h30 desta sexta-feira (16). Eles foram identificados como Celso Moreira Machado e Sandro Moreira Machado. De acordo com o 6º BPM (Tijuca), um deles estava morto no banco do motorista e o outro estava dentro do porta-malas. O veículo, segundo a PM, era roubado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Eleição presidencial começa no extremo oriente russo

A abertura dos colégios eleitorais em Kamtchatka, Tchukotka e Magadan, as regiões mais orientais da Rússia, deram início para eleições presidenciais nas quais 110 milhões de russos estão convocados às urnas para escolher seu presidente para os próximos seis anos.

Dos 8 candidatos que disputam as eleições, o atual presidente Vladimir Putin é o favorito para a reeleição.

As urnas nessas regiões do extremo oriente russo abriram às 8h de domingo (horário local, 17h deste sábado em Brasília), nove horas antes que abram os colégios eleitorais em Moscou e no resto da parte central da Rússia.

Como em todo o país, os cidadãos poderão exercer o seu direito a voto até 20h, após o que será iniciada a apuração.

Eleições começaram no extremo oriente da Rússia, na cidade de Yelizovo, no domingo (18) (Foto: Alexander Petrov/AP)
Eleições começaram no extremo oriente da Rússia, na cidade de Yelizovo, no domingo (18) (Foto: Alexander Petrov/AP)

País tem 11 fusos horários
O extenso território da Rússia abrange 11 fusos horários, razão pela qual a jornada de votação terá durado 21 horas quando terminar no enclave de Kaliningrado, a parte mais ocidental do país, onde os colégios fecharão às 14h de Brasília deste domingo.

A votação será realizada em mais de 97.000 colégios na Rússia e outros 400 em 145 países de todo o planeta, embora os russos que vivem na Ucrânia não poderão exercer seu direito ao voto.

O governo desse país anunciou que não lhes permitirá entrar nas legações diplomáticas russas em seu território, já que considera a Rússia um "país agressor" e suas eleições presidenciais, "ilegais".

Crimeia terá eleições
Onde haverá votação é na Crimeia, que participará pela primeira vez em pleitos presidenciais russos e fará isso justamente no quarto aniversário da anexação da península ucraniana por Moscou.

Kiev advertiu aos cidadãos desse território - que considera ocupado e que não desistiu de recuperar - que aqueles que ajudem na promoção e organização do pleito serão perseguidos penalmente na Ucrânia.

Nesse sentido, o governo ucraniano já elaborou uma lista negra com os nomes dos crimeanos acusados destes "crimes" e pedirá à União Europeia que lhes sancione com a proibição de entrar no território comunitário.

Eleitores votam no domingo (28), na Rússia, na cidade de Yelizovo, no nordeste do país (Foto: Alexander Petrov/AP)
Eleitores votam no domingo (28), na Rússia, na cidade de Yelizovo, no nordeste do país (Foto: Alexander Petrov/AP)

Pesquisas de intenção de votos
Segundo todas as pesquisas, Putin ganhará com folga os pleitos e chegará perto de obter o apoio de 70% dos eleitores, um resultado histórico.

Em segundo lugar em intenções de voto aparece o candidato comunista, o milionário stalinista Pavel Grudinin, com 7%, seguido pelo veterano líder ultranacionalista, Vladimir Zhirinovski, com 6%.

Candidatos da eleição presidencial da Rússica em 2018 (Foto: Mladen Antonov, Kirill Kudryavtsev, Natalia Kolesnikova, Yuri Kadobnov/AFP)
Candidatos da eleição presidencial da Rússica em 2018 (Foto: Mladen Antonov, Kirill Kudryavtsev, Natalia Kolesnikova, Yuri Kadobnov/AFP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Advogado de Trump pede fim da investigação sobre ingerência russa nas eleições dos Estados Unidos

O presidente dos EUA, Donald Trump, durante evento na  Casa Branca (Foto: Reuters/Leah Millis)John Dowd, um dos advogados de Donald Trump, pediu neste sábado (17) para que o Departamento de Justiça encerre a investigação sobre a ingerência russa nas eleições americanas liderada pelo procurador especial Robert Mueller, e que envolve várias pessoas ao redor do presidente dos Estados Unidos.

A declaração de Dowd foi feita horas depois da abrupta demissão do "número dois" do FBI, Andrew McCabe, que denunciou que a sua cessação fazia parte de uma tentativa do governo de Trump para "desacreditar" a investigação de Mueller.

"Diga para que o vice-procurador-geral [dos Estados Unidos], Rod Rosenstein, siga o brilhante e valente exemplo do Escritório de Responsabilidade Profissional do FBI e do procurador-geral Jeff Sessions e ponha fim à investigação da suposta conspiração com a Rússia", disse Dowd ao jornal digital "The Daily Beast".

O advogado acrescentou que essa investigação foi "manufaturada pelo chefe de McCabe, [o ex-diretor do FBI] James Comey, com base em um dossiê fraudulento e corrupto" sobre Trump e a Rússia.

Dowd afirmou pouco depois à emissora "NBC News" que não estava pedindo para que Mueller fosse demitido, apenas para que se pusesse fim à investigação que o procurador toca desde que Trump demitiu Comey - em maio do ano passado -, que liderava o caso.

A solicitação é dirigida a Rosenstein, o número dois do Departamento de Justiça, que supervisiona o pedido de Mueller dado que Sessions se inibiu das decisões sobre o tema.

Trump não pode despedir Mueller sem a permissão de Rosenstein, e a declaração de Dowd aumenta a pressão sobre o vice-procurador-geral para que intervenha na investigação russa.

O advogado se pronunciou assim horas depois que Sessions demitiu McCabe, o "número dois" do FBI, que se aposentadoria no próximo domingo, uma decisão que o deixa sem parte da previdência.

Sessions afirmou na noite de sexta-feira que uma investigação interna do FBI e do Departamento de Justiça concluiu que McCabe fez "um vazamento não autorizado para um meio de comunicação e careceu de franqueza - inclusive sob juramento -, em múltiplas ocasiões".


McCabe teria permitido em 2016 o vazamento de informações a respeito de uma investigação sobre doações recebidas pela Fundação Clinton, da qual fazia parte a candidata democrata das últimas eleições, Hillary Clinton, segundo a imprensa local.

Trump comemorou pouco depois da meia-noite a demissão de McCabe, que durante meses foi foco de tensão entre a Casa Branca e o FBI, e escreveu no Twitter que a cessação marcava "um grande dia para a democracia".

"O falso beato James Comey era o seu chefe e fazia com que McCabe parecesse uma criança do coral. Ele sabia de tudo sobre as mentiras e a corrupção nos níveis mais altos do FBI", afirmou Trump.

McCabe, que estava há mais de 20 anos no FBI, defendeu na noite de ontem que sua demissão é fruto de "uma série de ataques" projetados para "minar" sua "credibilidade" e sua "reputação", alguns deles dirigidos pelo próprio Trump, e que faz parte da "guerra" do governo contra o FBI e os trabalhos de Mueller.

"Isto faz parte de um esforço para me desacreditar como testemunha" na investigação de Mueller, disse McCabe em entrevista ao jornal "The New York Times".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Papa Francisco presta homenagem a monge místico que disse ter lutado com o diabo

Papa Francisco visita quarto de Padre Pio em San Giovanni Rotondo, na Itália (Foto: L'Osservatore Romano/Pool Photo via AP)
O papa Francisco orou neste sábado (17) perante o corpo de um dos santos mais populares do catolicismo, o Padre Pio, um monge místico que teria lutado com o diabo.

Foi a primeira visita de Francisco como papa a San Giovanni Rotondo, cidade montanhosa no sul da Itália, que é uma importante parada ao longo da rota de peregrinação do país, ligando lugares onde santos foram enterrados.

O monge capuchinho barbudo, que morreu em 1968 depois de passar a maior parte de sua vida na cidade, teria tido segundo a Igreja Católica os "estigmas" - as feridas de Jesus sangrando nas mãos e nos pés. Ele usava luvas marrons para cobrir as feridas e absorver o sangue das palmas das mãos.

Muitas pessoas disseram que Pio sabia o que eles estavam prestes a confessar. Ele disse ter dito ao bispo Karol Wojytla da Polônia em meados da década de 1960 que ele se tornaria papa. Wojtyla tornou-se o papa João Paulo II em 1978 e, em 2002, declarou Pio um santo.

Os biógrafos de Padre Pio dizem que ele lutou com o diabo regularmente em sua cela em um pequeno mosteiro que agora é a peça central de um amplo complexo que recebe mais de um milhão de peregrinos por ano.

O papa Francisco fez referência às batalhas de Pio com o diabo no início do sábado quando visitou Pietrelcina, a aldeia onde Pio nasceu em 1887.

"Sua alma estava muito atormentada", disse Francisco em comentários improvisados. "Ele sentiu-se atacado pelo diabo".

Papa Francisco visita  San Giovanni Rotondo, na Itália (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)
Papa Francisco visita San Giovanni Rotondo, na Itália (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)

Segundo os monges, o último ataque demoníaco foi em 1964, quando o ouviram chamando de sua cela à noite. Eles o encontraram no chão, com sua testa aberta. Ele disse a eles: "O diabo tentou arrancar meus olhos". No dia seguinte, o diabo teria falado através de uma pessoa possuída, dizendo: "Eu fui visitar alguém. Eu me vingei".

O corpo de Pio foi exumado em 2008 e parcialmente reconstruído com uma máscara de silicone. É preservado em um caixão de vidro com temperatura controlada. Os peregrinos jogam dinheiro e observam o santo sobre uma cerca de ferro forjado.

Milhares de grupos de oração do Padre Pio existem em todo o mundo. Um grupo veio de Nashville nos Estados Unidos. A fama de Pio como uma mística cresceu na primeira metade do século 20 e a cidade se expandiu com ela. As antigas terras de pastagem agora estão cheias de hotéis.

As barracas de souvenir vendem de tudo, desde chaveiros baratos do Padre Pio até estátuas de tamanho natural do santo, que custam milhares de euros.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atentado com carro-bomba deixa mortos em Cabul

Um suicida detonou, neste sábado (17), em Cabul, um carro-bomba, matando pelo menos duas pessoas e ferindo várias outras, informou um funcionário do Ministério do Interior afegão.

"Por volta das 9h10 desta manhã, um carro-bomba explodiu no distrito policial 9 de Cabul. Dois civis morreram e outros três ficaram feridos", indicou à AFP o porta-voz do ministério, Najib Danish.

Já o porta-voz do Ministério da Saúde, Wahid Majrooh, indicou quatro feridos.

O ataque ainda não foi reivindicado e acontece dias depois de o general John Nicholson, comandante das forças americanas e da Otan no Afeganistão, dizer que a proteção da capital afegã era uma prioridade para suas tropas.

Cabul tornou-se um dos lugares mais mortíferos do Afeganistão. O Talibã e o grupo Estado Islâmico rivalizam em ferocidade, causando numerosas vítimas civis.

Mais de 10 mil civis foram feridos ou mortos no Afeganistão em 2017 devido ao conflito, de acordo com a ONU. Quase 2.300 morreram ou foram feridos em ataques, o maior saldo de vítimas já registrado.

O presidente Ashraf Ghani propôs em fevereiro discussões de paz com os talibãs. Estes poderiam ser reconhecidos como um partido político se aceitassem um cessar-fogo e reconhecessem a Constituição de 2004.

Os insurgentes rejeitam oficialmente qualquer diálogo com o governo afegão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rússia expulsa 23 diplomatas britânicos na crise de ex-espião envenenado

Embaixador do Reino Unido em Moscou, Laurie Bristow, deixa reunião no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, neste sábado (17). (Foto: AP Foto/Pavel Golovkin)A Rússia anunciou neste sábado (17) que expulsará 23 diplomatas britânicos, fechará um consulado britânico e encerrará as atividades do British Council em resposta às ações "provocativas" de Londres após o envenenamento de um ex-agente duplo russo.

O governo russo fez este anúncio depois de convocar o embaixador britânico Laurie Bristow, na véspera da eleição presidencial que muito provavelmente dará a Vladimir Putin seu quarto mandato no Kremlin.

O ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha Yulia seguem em estado crítico depois de serem expostos em 4 de março a um agente neurotóxico na cidade inglesa de Salisbury.

"Vinte e três membros da equipe diplomática da embaixada britânica em Moscou são declarados persona non grata e serão expulsos dentro de uma semana", anunciou o ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Esta decisão é a resposta às "ações provocativas" do Reino Unido e às "acusações infundadas sobre o incidente em Salisbury", indica o anúncio em referência ao envenenamento.

O governo russo também anunciou que retirará do Reino Unido a licença de atividade de seu consulado em São Petersburgo.

O ministério assegurou que isso se deve à "disparidade" no número de missões diplomáticas entre os dois países, acrescentando que cumpre assim a lei internacional.

Moscou também decidiu cessar as atividades do British Council, a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, em todo o país.

"Devido a falta de regulação do British Council na Rússia, suas atividades serão interrompidas", indicou a chancelaria.

Contactado pela AFP, um representante da embaixada britânica em Moscou informou que uma resposta a estas decisões está sendo preparada.

Soldados com roupas de proteção carregam ambulância envolvida em lona em um caminhão neste sábado em Salisbury, onde um ex-espião russo foi envenenado por agente nervoso  (Foto: Peter Nicholls/Reuters)
Soldados com roupas de proteção carregam ambulância envolvida em lona em um caminhão neste sábado em Salisbury, onde um ex-espião russo foi envenenado por agente nervoso (Foto: Peter Nicholls/Reuters)

Advertência de novas medidas
O ministério russo também advertiu o Reino Unido que "se forem tomadas mais ações hostis contra a Rússia, o lado russo reserva o direito de aplicar outras medidas em resposta".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou na quarta-feira a expulsão de 23 diplomatas russos e a suspensão dos contatos bilaterais de alto nível após o ataque a Skripal.

Ela afirmou que mais medidas poderiam ser tomadas contra a Rússia, observando que tanto a Otan como o Conselho de Segurança da ONU abordaram a questão do ataque.

O ex-espião havia levado sua filha, que acabara de chegar de Moscou para visitá-lo, para comer antes que os dois fossem encontrados em estado crítico em um banco de um parque.

Este episódio reavivou a lembrança do que aconteceu com Alexander Litvinenko, um dissidente russo que morreu envenenado com polônio radioativo em um ataque no Reino Unido em 2006. Este crime também foi imputado a Moscou por Londres.

A Rússia insiste que não tinha motivos para matar Skripal. A substância utilizada no ataque seria o Novichok, um poderoso agente neurotóxico criado pela União Soviética, e seria o primeiro ataque do tipo na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou na sexta-feira que as declarações do ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, vinculando Putin ao ataque eram "escandalosas e imperdoáveis".

O próprio Putin não fez comentários públicos sobre o caso, além de declarar a um repórter da BBC esta semana: "Primeiro investiguem e depois conversaremos".

Os líderes da União Europeia devem abordar a questão em uma cúpula em Bruxelas na próxima semana. O assunto também está na agenda das conversações programadas para segunda-feira entre Johnson, seus colegas europeus e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

Fonte: G1
Leia Mais ››