segunda-feira, abril 26, 2021

RN tem 219.191 casos confirmados e 5.338 mortes por Covid-19



O Rio Grande do Norte tem 219.191 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. A doença vitimou 5.338 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (26). Outros 1.056 óbitos estão sob investigação.


A Sesap informa que 914 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN - 661 na rede pública e 253 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com o boletim). Com 347 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 88,1% na rede pública; com 150 internados, a rede privada tem 98% de ocupação.


O RN tem ainda 53.195 casos suspeitos e 443.851 descartados de Covid-19. O número de confirmados recuperados se manteve em 150.649, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 131.955.


O boletim também destaca que 469.113 testes de Covid-19 foram realizados no estado até o momento, sendo 257.373 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 211.740 sorológicos.


Números do coronavírus no RN


219.191 casos confirmados

5.338 mortes

53.195 casos suspeitos

443.851 casos descartados

150.649 confirmados recuperados


Fonte: G1

Leia Mais ››

Taxa de ocupação nos leitos de UTI volta a ficar acima de 90% no RN

A taxa de ocupação nos leitos de UTI no Rio Grande do Norte voltou a ultrapassar os 90% no início desta semana depois de ter ficado abaixo dessa marca pela primeira vez depois de mais de 50 dias na semana passada. Na tarde desta segunda-feira (26), ela variou dos 92%, chegando a atingir os 95%.


Fazendo upload: 542821 de 542821 bytes.
Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante na Grande Natal Covid-19 UTI leitos clínicos Rio Grande do Norte aparelho saturação — Foto: Sandro Menezes


A Região Metropolitana, com 95,6% de ocupação, e a Região Oeste, com 96,2%, seguem com os maiores índices. A Região Seridó, atualmente, está com 70%.


Segundo o Regula RN, a taxa de ocupação média no estado chegou a ser de 89% na sexta-feira (23), ficando abaixo dos 90%. A última vez que isso havia acontecido tinha sido em 28 de fevereiro - com esse mesmo percentual.


Fazendo upload: 32750 de 96926 bytes.
Taxa de ocupação dos leitos de UTI em Natal — Foto: Divulgação/Regula RN


Naquela dia de fevereiro, no entanto, eram menos leitos públicos ocupados: 253. Nesta segunda, a plataforma estadual registra 346 leitos ocupados. Ao todo, a rede de assistência atualmente tem 411 leitos críticos abertos - 26 estão disponíveis e 39 bloqueados. Em 2020, o máximo de leitos críticos abertos foi de 316.


Além disso, nesta segunda, 34 pessoas também estavam à espera de um leito de UTI no estado para 26 leitos disponíveis. Esse número chegou a ser de 150 no mês de março para pouco mais de 10 leitos disponíveis.


De acordo com a série histórica, o maior número de solicitações por um leito em abril foi no dia 8, com 143. No domingo passado (26), foram registradas 105 solicitações - isso não significa que esse número de pessoas ficou ao mesmo tempo na fila. (Entenda aqui porque há gente na fila mesmo com a ocupação abaixo de 100%).


Atualmente, segundo o Regula RN, o Hospital João Machado, em Natal, e o Hospital São Luiz, em Mossoró, são os que têm mais leitos de UTI ocupados: 39 cada. O João Machado ainda tem mais 5 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que são considerados críticos, também ocupados, mas conta com outros 11 críticos bloqueados. O São Luiz tem 7 críticos bloqueados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Aplicativo potiguar oferece plataforma digital gratuita para pequenos e médios empresários

Pequenos e médios empresários do ramo alimentício do Rio Grande do Norte poderão vender seus produtos pela internet sem ter que pagar por provedores ou plataformas digitais. Para incentivar o comércio local nesse período de pandemia, o aplicativo potiguar Bask está oferecendo lojas virtuais gratuitas para estabelecimentos como supermercados, padarias, peixarias, restaurantes, produtores rurais, conveniências, empórios, docerias e comidas congeladas.


Fazendo upload: 638625 de 1781952 bytes.
Aplicativo oferece lojas virtuais gratuitas para pequenos e médios empresários do RN — Foto: Divulgação


Todo o valor vendido por estas empresas no aplicativo será destinado aos lojistas, sem a cobrança de taxas, mensalidades ou porcentagem de vendas.


"Os últimos meses têm sido difíceis pra quem trabalha em comércio. Por isso, a gente resolveu dar uma contribuição e disponibilizar a nossa tecnologia de graça para os pequenos e médios empresários do ramo alimentício do nosso estado", explica o empresário Leonardo Campos.


Os empresários interessados em contar com a loja virtual gratuita devem realizar um cadastro pela internet. Com a aprovação da proposta, os produtos comercializados serão cadastrados com fotos e preços em um endereço eletrônico que será fornecido para que o empresário compartilhe com os seus clientes pelas redes sociais. A compra poderá ser feita de forma segura e completamente online.


O lojista terá acesso a um painel administrativo - também de forma gratuita - com informações sobre vendas realizadas, definição dos bairros de entrega, preços de frete por bairro, horários de entrega, relatórios de vendas.



O aplicativo, criado em 2019, conta com mais de 200 mil produtos, mais de 100 lojas cadastradas e alcançou a marca de 6 mil pedidos por mês. O app está presente em Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Parnamirim, João Câmara, Macau, Nova Cruz e Currais Novos, além de municípios da Paraíba. Para comprar pelo app, o usuário entra com o seu endereço e, a partir dele, o sistema localiza quais lojas atendem aquela região. Depois, basta escolher o estabelecimento disponível e fazer as compras.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vídeo mostra lixo no mar a 3 km da costa do Rio Grande do Norte

Um vídeo registrado por um pescador mostra uma quantidade de lixo flutuando no mar a cerca de 3 quilômetros da costa no litoral sul do Rio Grande do Norte, exatamente a região onde mais de 3,5 toneladas de lixo, ainda de origem desconhecida, foram removidas desde quarta-feira (21).



Lixo foi visto no mar no RN — Foto: Reprodução


O registro foi feito na sexta-feira (23) e enviado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) pelo pescador. Ele explicou que o trecho filmado é na praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, localidade em que mais de 2 toneladas de lixo foram recolhidas.


O trabalhador relatou que passava pela região em direção à praia de Pipa, no município de Tibau do Sul - onde também foi encontrado lixo da beira do mar na semana passada - quando se deparou com o material no mar.


Na praia de Tabatinga, local em que o pescador encontrou o lixo dentro do mar, também foi registrada a morte de quatro tartarugas e um golfinho. Após análise de pesquisadores do projeto Cetáceos da Costa Branca, da UERN, foi descartado que essas mortes tenham relação com o lixo encontrado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde estima que faltam mais de 20 mil vacinas para segunda dose da CoronaVac no RN

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte estima que faltam mais de 20 mil vacinas para aplicação da segunda dose da CoronaVac, contra a Covid-19, no Rio Grande do Norte. Os maiores municípios do estado, Natal e Mossoró, suspenderam atendimento e há pessoas que já passaram do prazo de 28 dias para reforço da imunização. O governo pediu reforço de doses ao Ministério da Saúde.



Entrevista coletiva do governo do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (26). — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Em entrevista coletiva no início da tarde desta segunda-feira (26), a subsecretária de Planejamento e Gestão, Lyane Cortez, afirmou que os dados levam em considerações as informações cadastradas pelos municípios no sistema RN + Vacina, mas ainda podem estar defasados, por subnotificação. Ela afirmou que a secretaria deverá concluir um levantamento ao longo do dia para enviar um ofício ao Ministério da Saúde.


Lyane ainda afirmou que o estado não tem condições de retirar mais doses da reserva técnica, como foi feito na semana passada, para distribuir aos municípios. 10 mil doses foram distribuídas entre a sexta-feira (23) e o sábado (24) aos 167 municípios potiguares. Do total, quase 2,9 mil foram enviadas a Natal e 840 a Mossoró.



Com reforço de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a capital começou o fim de semana com 5 mil doses de CoronaVac para segunda dose, mas a quantidade não foi suficiente para a quantidade de pessoas que já chegou ao prazo de tomar a segunda dose. Na manhã desta segunda-feira (26), a capital já não tinha mais vacinas para aplicar segunda dose.


"Da reserva técnica, nós temos um valor muito pequeno que vai ser preservado para as perdas técnicas. Hoje a governadora entrou em contato com o Ministério da Saúde para que a gente possa socorrer esses municípios. Provavelmente vai haver essa vinda de mais vacinas, está sendo feito um diagnóstico de quantas doses faltam. Que são mais de 20 mil doses, nós já sabemos. Esse diagnóstico, a gente está fechando na tarde de hoje", afirmou.


Governadora pede reforço de doses ao Ministério da Saúde

Também na entrevista coletiva, a governadora do estado afirmou que entrou em contato com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta segunda-feira (26) e pediu o envio de mais vacinas, de forma urgente, para atender aos municípios que estão sem doses para aplicação do reforço.


O governo estadual atribui aos municípios a falta de vacina, por não terem seguido recomendação do plano nacional de imunização e armazenado as doses para segunda aplicação.


"Amanheci o dia mantendo contato com o ministro Marcelo Queiroga, falando da necessidade urgente de o Ministério da Saúde enviar mais vacinas, para que a gente possa garantir a continuidade do processo de imunização no nosso estado. Esse problema não foi criado pelo governo, que vem cumprindo fielmente os critérios nacionais do plano nacional de imunização e recomenda que os municípios sigam as normas técnicas, os critérios do plano nacional de imunização. Faltou planejamento (dos municípios). Faltou sobretudo seguir rigorosamente os critérios do plano nacional de imunização", defendeu.



A governadora afirmou que aguarda um retorno sobre o assunto e disse que espera uma solução do Ministério da Saúde para não ter que entrar na justiça para garantir a segunda dose. "Espero que não seja necessário, que isso seja resolvido administrativamente", pontuou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Lixo nas praias não foi causa da morte de tartarugas e golfinho encontrados no litoral Sul potiguar, diz pesquisador

As quatro tartarugas presas e o golfinho achados em uma praia de Nísia Floresta não morreram por causa do lixo que apareceu no local na semana passada (entre outros objetos descartados, havia seringas e tubos de coletas de sangue na faixa de areia). Além de Nísia Floresta, outras cidades do litoral sul do Rio Grande do Norte também receberam toneladas de lixo com os mesmos materiais.


Tartaruga é encontrada morta na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


No entanto, apesar do que acreditarem os moradores do local, pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, acreditam que a ingestão do lixo não foi a causa da morte dos animais.


De acordo com os pesquisadores, pelo menos dos três animais que eles examinaram (duas tartarugas e um golfinho), nenhum teve morte por ingestão de lixo. As causas da morte foram naturais ou por "interação com a pesca".


Entretanto, os estudiosos ressaltam que isso não afasta a preocupação quanto ao impacto do desastre ambiental que o lixo causa na fauna marinha.



Tartaruga foi registrada morta na praia de Búzios — Foto: ONG Oceânica


De acordo com o professor Flávio Lima, que coordena o projeto, a ingestão de lixo é uma das principais causas de morte de tartarugas encontradas no litoral potiguar, sendo que a principal é a "interação com a pesca" — quando os animais ficam presos em redes e outros equipamentos, por exemplo.


"Mensalmente, registramos no litoral do RN cerca de 80 tartarugas marinhas, entre vivas e mortas. Cerca de 14% têm morte relacionada com a ingestão de lixo", afirma.


"Considerando apenas os animais que foram confirmados com registros de interações antrópicas [resultante da ação do homem], a interação com a pesca apresenta maior número de ocorrência, seguida do corte por faca de um ou mais membros, ingestão de lixo e choque com embarcações", pontuou o pesquisador.



Golfinho encontrado morto na praia de Tabatinga, no Litoral Sul potiguar — Foto: Renato Gurgel


Risco para os animais

De acordo com Flávio Lima, o lixo encontrado nas praias do litoral sul do RN ainda é grande e, quando não está encalhado na areia, está flutuando no mar. Mas o risco segue grande: conforme os plásticos e demais materiais forem se decompondo no mar e afundando, as partículas poderão ser ingeridos pelos animais marinhos.



No vídeo abaixo, assista a uma entrevista com professor Flávio Lima para entender como o lixo impacta negativamente o litoral potiguar:


Projeto Cetáceos fala sobre impacto do lixo para animais marinhos no RN

Projeto Cetáceos fala sobre impacto do lixo para animais marinhos no RN


"Esse impacto, ele não é de imediato, como no caso do óleo. Ele vai transcorrer por mais tempo para aparecer nos animais, com eventuais relações de morte com a ingestão desse lixo. Porque ele ainda tem uma condição de flutuante e de porte relativamente grande."


"Mas há sim uma possibilidade de impacto pela ingestão desse lixo, porque animais como tartarugas, aves e golfinhos, por exemplo, podem confundir esse material com seus alimentos, quando ele se decompõe em partículas menores", afirma Flávio Lima.


Lixo que apareceu na semana passada

No fim de semana, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) emitiu nota técnica para orientar os quatro municípios que registraram grande quantidade de lixo no litoral Sul do Rio Grande do Norte nos últimos dias.


Pelo menos 3,5 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas em praias de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta.

Entre as recomendações às prefeituras, o Idema pediu que uma parte destes resíduos seja armazenada temporariamente para auxiliar nas investigações da origem, ainda desconhecida.


"A gente tem orientado que esse resíduo possa ser armazenado separadamente pelas prefeituras de forma que permita a investigação posterior da origem desse material", disse Leon Aguiar, diretor do Idema, em entrevista à Inter TV Cabugi.

"Infelizmente, como há muitos voluntários e o pessoal das barracas das praias recolhe, a gente fica sem acesso a esse material e acaba prejudicando as investigações", ressaltou Leon Aguiar.


O que foi encontrado no lixo no RN?

Em Baía Formosa, foram encontrados seringas, tubos para coleta de sangue, documentos, restos de roupas e sapatos.


Em Tibau do Sul, um relatório técnico apontou que o lixo continha fragmentos de madeiras, garrafas pets, recipientes plásticos, isopor, sacos plásticos, máscaras descartáveis e seringas.


Em Nísia Floresta, foram encontrados plásticos, restos de embalagens, sapatos, garrafas e também um tubo de coleta de sangue.


Ibama abre investigação

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) abriu uma investigação para apurar o lixo encontrado nas praias do litoral sul do RN. A informação foi confirmada pelo superintendente estadual, Rondinelle Oliveira.


O órgão nacional explicou que essa investigação é um acompanhamento secundário e que a investigação principal, neste momento, está a cargo dos órgãos estaduais. Foi recomendado também a limpeza imediata das praias. O Ibama não deu mais detalhes sobre o assunto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Juiz dá prazo de 48 horas para que governo autorize volta às aulas presenciais em escolas públicas e privadas do RN



A Justiça determinou que o governo do Rio Grande do Norte permita a volta às aulas presenciais em em todos os níveis de ensino básico nas redes pública e privada de ensino no estado em um prazo de 48 horas.


A decisão do juiz Artur Cortez Bonifácio, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, foi publicada no último sábado (24) e atendeu parcialmente um pedido liminar de urgência feito pelo Ministério Público do Estado.


A Secretaria de Educação do RN afirmou, em nota, que o governo do estado vai recorrer da decisão.


Na decisão, o magistrado determina que o governo permita o retorno das aulas presenciais em todas as instituições de ensino, públicas e privadas, estaduais e municipais, em qualquer das etapas da Educação Básica, "de forma híbrida, gradual e facultativa".


Ele ainda determinou que o estado fosse intimado, com urgência, por meio da governadora, para que cumpra imediatamente o que foi decidido.


Conforme a Justiça, a abertura das escolas da rede privada fica condicionada ao cumprimento dos protocolos sanitários vigentes, "de modo que as medidas de biossegurança sejam rigorosamente cumpridas e a abertura".


No caso da redes públicas estadual e municipais, a abertura deve ser submetida aos "Planos de Retomada de Atividades Escolares Presenciais" aprovados por Comitês Setoriais Estadual e Municipais.


Na decisão proferida, o juiz considerou relatório de pesquisadores da UFRN que recomendava a volta às aulas, bem como lei publicada na última sexta-feira (23) que considera as atividades educacionais serviços essenciais no estado. Também levou em conta que o estado já começou uma aberta, em parte, com autorização para aulas em turmas até o 5º ano do ensino fundamental e também da 3ª série do ensino médio.


O juiz ainda ponderou que as escolas públicas, principalmente, estão fechadas desde março de 2020, o que causa prejuízos não apenas do ponto de vista educacional, mas social e alimentar.


Apesar disso, o juiz não atendeu a todo o pedido do MP, que solicitava que o estado fosse obrigado a dar o mesmo tratamento às escolas públicas e privadas, em caso de necessidade de fechamento por causa dos dados epidemiológicos, ou priorizar as atividades educacionais em relação a outras ao publicar novos decretos restritivos.


"Quanto aos itens (...) relativos à declaração de essencialidade do serviço de educação e da determinação para que o Estado priorize a manutenção do funcionamento da educação em necessidade epidemiológica, bem como dispense tratamento igual aos setores públicos e privados diante da mudança de cenário, entendo não ser possível o seu acatamento (...) pois tais medidas, a meu sentir, invadem a discricionariedade que é conferida aos agentes públicos para tratar de tais questões, configurando-se um forma de interferência indevida de um Poder sobre o outro", afirmou o juiz.


"Cabe ao Judiciário discutir os excessos eventualmente praticados pela Administração em sua atividade e que acarretem ilegalidades, não pode, portanto, o Juiz se imiscuir na atividade administrativa para substituir as escolhas feitas pelo Executivo", considerou.


Governo diz que vai apresentar plano

Na nota em que afirmou que vai recorrer da decisão, o governo estadual afirmou que mantém "permanente diálogo, inclusive com o MPE-RN". Ainda de acordo com a nota, no dia 14 de abril, em uma audiência conciliatória dentro de outra ação, ficou firmado entendimento de que o Estado tem prazo de 20 dias úteis, a contar daquela data, para apresentação do Plano de Retomada de Atividades Escolares Presenciais.



"Na decisão, o magistrado determina que o Estado permita o retorno às aulas, porém, observando o Documento Potiguar, bem como o Plano de Retorno, no caso das escolas públicas. E esse, assegura o Estado, será apresentado na ação 0800487-05.20121.8.20.5001. À esta decisão, cabem duas medidas — pedido de suspensão ao presidente do TJ e agravo. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai recorrer da decisão".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro chama jornalista de 'idiota' durante visita à Bahia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou de 'idiota' uma repórter que lhe fez uma pergunta sobre uma foto divulgada pelo próprio Palácio do Planalto. Na foto, Bolsonaro aparece com um cartaz que simula um cartão de CPF com a palavra "cancelado", o que normalmente acontece quando uma pessoa morre.


O ataque do presidente da República à jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, ocorreu nesta segunda-feira (26), durante visita à Bahia. Bolsonaro foi a Feira de Santana para inaugurar um trecho de 22 km de uma rodovia. Durante a visita, causou aglomeração, circulou sem máscara – o que é proibido – e andou de carro com a porta aberta – o que também é proibido.


A jornalista questionou Bolsonaro sobre as críticas que ele recebeu pela foto do CPF cancelado em um momento em que as mortes pelo novo coronavírus no Brasil se aproximam de 400 mil. O presidente, então, respondeu:


"Você não tem o que perguntar não? Deixa de ser idiota, menina!", disse Bolsonaro.



Bolsonaro viaja a Feira de Santana para entregar parte da obra de adequação da BR-101 na Bahia — Foto: Felipe Pereira/TV Subaé


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia disse que lamenta mais uma vez ter que emitir nota para criticar o comportamento do presidente da República Jair Bolsonaro. No texto, o Sinjorba destacou que “não pode deixar de manifestar seu repúdio ao xingamento proferido por ele contra a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, chamada de ‘idiota’ somente por estar exercendo seu ofício que é entrevistar aquele investido em cargo público”. [Confira texto na íntegra no final da reportagem]


Sobre o fato, o governador da Bahia, Rui Costa, se manifestou nas redes sociais.


"Ao invés de trabalhar, ele ataca governadores, ameaça as instituições, provoca aglomerações, despreza as vacinas. E continua agredindo jornalista. Lamentável. Minha solidariedade a Driele Veiga e a todos os jornalistas que têm convivido com essa rotina de ofensas do presidente", disse o governador da Bahia.



O governador da Bahia, Rui Costa, se manifestou nas redes sociais. — Foto: Reprodução / Redes Sociais


O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também se posicionou sobre o assunto e desejou solidariedade com a jornalista.


"O trabalho da imprensa é essencial numa democracia. Atitudes de agressão e ameaça aos jornalistas ultrapassam todos os limites. Isso é lamentável! Toda solidariedade para a jornalista Driele Veiga, que acompanha o dia a dia da nossa cidade de forma competente e séria", publicou o prefeito de Salvador.



O prefeito de Salvador, Bruno Reis, se manifestou nas redes sociais. — Foto: Reprodução / TV Bahia


Não é a primeira vez que Bolsonaro ataca jornalistas. Em 2020, ele e seus filhos fizeram 469 ataques a imprensa, segundo a Repórteres Sem Fronteiras.


Em março deste ano, Bolsonaro foi condenado a indenizar a jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal “Folha de S. Paulo”, em R$ 20 mil por danos morais. A jornalista processou Bolsonaro após sofrer um ataque, com cunho sexual, durante entrevista concedida pelo presidente no dia 18 de fevereiro de 2020.


Bolsonaro na Bahia


Essa é a segunda visita do presidente à Bahia neste ano e a nona desde que foi eleito. O presidente Jair Bolsonaro chegou a Salvador na manhã desta segunda-feira, onde seguiu para Feira de Santana para entregar um trecho de 22 km da duplicação da BR-101, entre a Bahia e Sergipe.



O avião presidencial pousou no aeroporto da capital baiana por volta das 10h. De lá, ele seguiu de helicóptero para Conceição do Jacuípe. Em seguida, Bolsonaro foi de carro até Feira de Santana, onde chegou por volta das 11h.



Presidente passeou de carro com a porta aberta e parte do corpo do lado de fora do veículo na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais


No caminho entre as duas cidades, o presidente causou aglomeração e passeou de carro com a porta aberta, com o corpo parcialmente do lado de fora do veículo.


A ação é uma infração grave, prevista no artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa e retenção de automóvel para a condução de pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo.


O G1 entrou em contato com o Palácio do Planalto, para saber o posicionamento da instituição sobre a ação, mas ainda não obteve retorno.





Tanto em Conceição do Jacuípe, quanto em Feira de Santana, Bolsonaro apareceu sem máscara, contrariando o decreto estadual que determina o uso obrigatório. O presidente não falou com a imprensa, mas cumprimentou apoiadores nos locais.


Bolsonaro estava acompanhado dos ministros de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e Cidadania, João Roma, que colocaram as máscaras antes de subir no palanque. Durante as falas ao microfone, no entanto, ambos ministros tiraram a proteção.


Ao subir no palco para começar o evento de entrega, o presidente colocou uma máscara. Na hora de sua fala, voltou a tirar o acessório.


BR-101

O trecho entregue pelo presidente é de 22 km e faz parte da duplicação da rodovia federal. A BR-101 é uma das principais do país e é considerada translitorânea por cortar quase todo o litoral leste brasileiro.


Ao todo, o Ministério dos Transportes prevê a duplicação e revitalização de mais de 649 km de rodovia. Essa adequação é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Somente na Bahia, o projeto prevê a duplicação de 169,2 km de rodovia.


A BR-101 é rota de escoamento da agroindústria canavieira e indústrias em geral, além do turismo intrarregional e nacional.


Confira nota do Sinjorba na íntegra:


Xingamento de Bolsonaro à jornalista da TV Aratu revela imaturidade e traço autoritário


O Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia) lamenta mais uma vez ter que emitir nota para criticar o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas não pode deixar de manifestar seu repúdio ao xingamento proferido por ele contra a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, chamada de “idiota” somente por estar exercendo seu ofício que é entrevistar aquele investido em cargo público.


Durante a inauguração de um trecho da BR-101, na Bahia, na manhã desta segunda (26), a repórter perguntou ao presidente sobre uma postagem feita por ele na qual aparece segurando uma placa com a expressão CPF CANCELADO, frase normalmente utilizada por bandidos e/ou agentes de segurança (que não compreendem seu papel público) para se referir a quem morreu em confrontos.


O xingamento, na opinião do presidente da entidade, Moacy Neves, revela o traço imaturo e autoritário de Bolsonaro, que não consegue conviver com a crítica, com o contraditório, com a diferença e nem com a obrigação de conceder entrevistas e responder às perguntas dos jornalistas, principalmente se do outro lado estiver uma mulher. “É comum que pessoas imaturas e políticos autoritários ajam com grosseria, falta de educação e violência quando confrontados com seus erros e irresponsabilidades, aumentando o grau de irracionalidade quando se tratar de um homem e do outro lado estiverem as mulheres”, diz ele.


Para Moacy, o presidente Jair Bolsonaro mostra ser totalmente despreparado para exercer cargo público. “A maior autoridade do país não pode incentivar desrespeito aos direitos humanos e nem agir com grosseria com a imprensa, que é os olhos e a forma de comunicação entre os poderes e a sociedade”, diz o sindicalista. Este fato soma-se a centenas de outros ocorridos ao longo de pouco mais de dois anos de mandato, marcados por agressões dele e de seus seguidores aos profissionais do jornalismo e radialismo.


O Sinjorba solidariza-se com a jornalista Driele Veiga e conclama a categoria a se unir em torno da entidade para reagirmos com vigor diante dos abusos de algumas autoridades e seus seguidores contra a imprensa. “Mais do que nunca precisamos defender a democracia brasileira, ameaçada por títeres e viúvas da ditadura militar, que usam leis anacrônicas e os cargos que ocupam para intimidar o exercício da liberdade de imprensa e o ofício de seus trabalhadores”, conclui Moacy Neves.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 1.279 novas mortes por Covid e passa de 392 mil óbitos na pandemia



O Brasil registrou 1.279 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda-feira (26) 392.204 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.451. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -20%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


No sábado (24), o mês de abril se tornou o mais letal da pandemia da Covid-19 no Brasil; e no domingo (25), as mortes pelo vírus registradas em 113 dias de 2021 superaram o montante registrado em todo o ano de 2020.


Já são 96 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 41 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Terça (20): 2.830

Quarta (21): 2.787

Quinta (22): 2.543

Sexta (23): 2.514

Sábado (24): 2.531

Domingo (25): 2.498

Segunda (26): 2.451

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 14.370.456 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 31.044 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 56.106 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -21% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.


O estado da Bahia não registrou atualização nos dados desde a noite de domingo (25).


Nenhum estado apresenta tendência de alta nas mortes por Covid. É a primeira vez que isso é registrado desde a criação do consórcio de veículos de imprensa, em julho de 2020.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Paulo Gustavo tem pneumonia bacteriana controlada e apresenta melhora na função pulmonar

 Boletim médico divulgado nesta segunda-feira (26) diz que o ator Paulo Gustavo segue em estado grave, mas tem apresentado sinais de recuperação. O ator foi internado no dia 13 de março com Covid e intubado no dia 22 no mesmo mês.


Segundo o boletim, neste sábado foi detectada uma nova pneumonia bacteriana, "que já está sendo eficientemente tratada". "Apesar disso, evidências de melhora na função pulmonar têm surgido", diz o texto. Veja abaixo a íntegra do boletim.


Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de COVID-19, Paulo Gustavo continua no Serviço de Terapia Intensiva e ainda encontra-se em situação grave, em uso de ventilação mecânica e ECMO.


Após algumas intervenções cirúrgicas e broncoscópicas, além de mudanças na conduta clínica, ele tem apresentado sinais de recuperação.


Hoje, dia 26/04, a assessoria de imprensa do ator emite novo boletim médico informando que:


“Há cerca de sete dias não surgem complicações relevantes, fato que aumenta as nossas esperanças na boa recuperação do paciente.


Entretanto, como em outros casos graves, ocorrem oscilações no estado geral, demandando reajustes nas medicações, na ventilação mecânica e na ECMO, o que ainda determina a vigilância constante da equipe multiprofissional.


Ontem foi detectada uma nova pneumonia bacteriana, que já está sendo eficientemente tratada. Apesar disso, evidências de melhora na função pulmonar têm surgido.


Em alguns momentos, o paciente mostra sinais discretos de interação com o meio, apesar do uso de sedativos.


A família do ator agradece muito todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Butantan localiza variante sueca do novo coronavírus em SP e confirma outro caso da sul-africana

Pesquisadores do Instituto Butantan identificaram, pela primeira vez no estado de São Paulo, a presença da variante sueca do novo coronavírus, a B.1.1.38. Além disso, a rede de monitoramento identificou um novo caso da variante sul-africana, a B.1.351.


Mutações fazem parte da dinâmica natural dos vírus, e nem todas as variantes formadas viram motivo de alerta para os cientistas. A variante sul-africana B.1.351é considerada uma "variante de preocupação", assim como a brasileira P.1, ambas com mutações associadas ao um maior potencial de transmissão.


Em um nível inferior de alerta estão as chamadas "variante de interesse", classificação que indica que ela é acompanhada com atenção, mas ainda não foi ligada ao agravamento da pandemia. No caso, a sueca B.1.1.38 é monitorada mais ainda não entrou em nenhuma das duas classificações internacionais anteriores.


Imagens de microscópio mostram partículas do coronavírus que causam a Covid-19 retiradas de um paciente nos EUA — Foto: NIAID-RML via AP


A variante sueca – identificada pelo Butantan em uma amostra da cidade de Itapecerica da Serra, a cerca de 40 km da capital paulista – já tinha sido reportada ao menos uma vez em uma análise de Santa Catarina divulgada no começo de março.


A sul-africana, antes verificada em dois pacientes de Sorocaba, no sudoeste do estado, agora foi confirmada em uma amostra coletada na Baixada Santista, no litoral de São Paulo.


Todas as análises foram feitas em amostras coletadas na semana passada.


Gravidade dos casos e eficácia da vacina

A diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo, diz em entrevista ao G1 que os próximos estudos sobre estas descobertas recentes vão avaliar como a doença afeta os pacientes infectados pelas variantes.


Os pesquisadores querem descobrir qual o impacto das variantes B.1.1.38 e da B.1.351 na evolução do quadro dos pacientes, mas antes, a preocupação maior é entender como a vacina CoronaVac – desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac – atua diante dessas versões do vírus.


"A gente já tem um apanhado de resultados [sobre a ação da vacina com as variantes] que só vai poder demonstrar depois que as instâncias reguladoras receberem os dados", explica.



Segundo ela, as pesquisas vão avaliar a resposta imune humoral (que é a resposta dos anticorpos) e a resposta imune celular. Além disso, também vai verificar, in vitro, como o plasma de um indivíduo que recebeu a vacina pode neutralizar as diferentes cepas.


"Todas essas etapas foram feitas pelo instituto", conta Sandra Coccuzzo, que disse que os resultados devem ser apresentados para a Anvisa até o fim do mês.

Para a variante que se tornou predominante na segunda onda no Brasil, a P.1, já há estudo que aponta que a vacina teve eficácia contra variante brasileira do coronavírus identificada pela primeira vez na capital do Amazonas.


Meta de monitoramento

A vice-presidente do CDC do Butantan, Maria Carolina Elias Sabbaga, explica ao G1 que, na semana passada, a rede de monitoramento analisou 691 amostras obtidas em todas as regiões do estado.


De acordo com Sabbaga, o núcleo de vigilância genômica do instituto foi montado em fevereiro e trabalha para alcançar o mesmo índice de sequenciamento visto no Reino Unido, que é apontado como referência na área.


A meta do Butantan é analisar entre 5% e 7% de todas as amostras que deram positivo para o Sars-Cov-2. A cientista destaca que o monitoramento está atuando dentro de um prazo curto, o que favorece a tomada de ação do poder público.


"A gente está detectando na própria semana epidemiológica, dá tempo para os órgãos públicos pensarem em medidas de contenção para evitar que elas se espalhem", explica a vice-presidente do CDC.


Impacto nos casos

As pesquisadoras do CDC do Butantan ressaltam a importância de um "monitoramento proteômico" dentro da rede de vigilância epidemiológica – isso quer dizer que os pesquisadores são capazes de analisar como a doença pode afetar cada infectado.



Coccuzzo pondera que, no Brasil e no mundo, há "escassez de dados" sobre como as mutações afetam a situação dos pacientes.


Para isso, os cientistas vão analisar o material coletado dos doentes para avaliar como as proteínas produzidas como reação à Covid mudaram em relação ao que se esperava diante de infecções causadas pelo vírus "original".


A ideia é descobrir, para além da capacidade de transmissão, se as variantes são capazes de causar o agravamento dos casos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Advogado é encontrado morto em praia do Rio

O advogado Tiago Ribeiro da Silva foi encontrado morto neste domingo (25) na Praia de Tubiacanga, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. A Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte da vítima.



Advogado Tiago Ribeiro — Foto: Reprodução


Uma perícia foi realizada no local e a investigação está em andamento para descobrir qual foi a motivação e o responsável pela morte.


A Polícia Militar afirmou que equipes do 17º BPM (Ilha do Governador) foram acionadas para checar um “encontro de cadáver” na Estrada das Canárias, rua da Praia de Tubiacanga.


Ao encontrar o corpo, a área foi isolada e o Corpo de Bombeiros foi chamado, junto com a 37ª DP (Ilha do Governador). Em seguida, a Delegacia de Homicídios também enviou equipes ao local.


Testemunha cita traficantes como responsáveis pelo crime

Um morador do bairro, que não quis se identificar por questões de segurança, disse que o advogado morreu após ser baleado por um “olheiro do tráfico”, que estava em uma barricada.


De acordo com o relato, o homem teria entrado na Rua Trapiá com o farol alto, o que é "proibido" pelo tráfico da região. Por isso, o homem foi baleado.


Os criminosos ainda teriam jogado o corpo do advogado no local onde foi encontrado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia no AM abre inquérito para apurar morte de idosa que recebeu nebulização com hidroxicloroquina

A Polícia Civil do Amazonas abriu uma investigação para apurar a morte de uma idosa de 71 anos que recebeu uma nebulização com hidroxicloroquina em um hospital de Itacoatiara, no interior do Estado. O tratamento não foi autorizado pela família e a idosa acabou morrendo após ser transferida para Manaus.


Fazendo upload: 869979 de 869979 bytes.
Hidroxicloroquina prescrita em hospital de Itacoatiara, no Amazonas — Foto: Reprodução


O delegado Lázaro Ramos informou que solicitou o prontuário médico da paciente ao hospital do município para checar as informações e deverá ouvir, nos próximos dias os profissionais de saúde que estiveram à frente do caso.


O delegado disse que a filha da vítima explicou à polícia que, ainda na cidade, a mãe foi submetida à nebulização com o medicamento e que o tratamento não foi consentido pela família.


A mulher deu entrada no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, no dia 6 de fevereiro. Segundo a filha dela, que preferiu não se identificar, a mãe apresentou sintomas da Covid-19 e, até então, o estado de saúde dela não parecia tão grave. A filha também contou ao G1 que só descobriu que a idosa recebeu o medicamento após pedir o prontuário médico.


Em nota, a Polícia informou que a filha compareceu à delegacia do município na sexta-feira (23) para comunicar a morte da mãe ocorrida no dia 13 de março no Hospital Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus.


A Secretaria de Saúde do Amazonas também deve investigar o caso. No domingo (25), o órgão informou em nota que "não compactua com a prática de qualquer terapêutica experimental sem comprovação científica. Ao tomar conhecimento, a SES-AM encaminhou ofício ao município solicitando que abra processo administrativo para apurar o caso, tendo em vista que Itacoatiara tem gestão plena em saúde e irá acompanhar o processo."


Casos em Manaus

Segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas, pelo menos outras duas pacientes com Covid-19 foram submetidas a nebulização com hidroxicloroquina em uma maternidade em Manaus, em fevereiro, sendo que uma delas morreu. A Polícia Civil investiga a denúncia de que pelo menos três mulheres grávidas morreram após a nebulização.


A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde, informou que considera o tratamento realizado com cloroquina nebulizada em pacientes internados com Covid-19 em Manaus um experimento clandestino e sem autorização legal. Em nota, o órgão faz menção indireta às pesquisas com cobaias no nazismo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pacientes intubados são amarrados por falta de medicamentos, dizem médicos de hospital da Zona Norte de SP

Sem medicamentos para sedação de pacientes intubados, médicos do Hospital Municipal da Vila Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista, afirmam que estão sendo obrigados a amarrar mãos e pés dos internados, para que eles consigam suportar a dor.



Segundo secretário municipal de saúde de SP, jovens estão chegando aos hospitais e sendo intubados em menos de 24 horas — Foto: GETTY IMAGE


Com 94% dos leitos de UTI ocupados, e novos infectados por Covid-19 que não param de chegar, três médicos do hospital, que pediram para não ser identificados, contaram ao SP2 como tem sido lidar com pacientes nessas condições.


“Está faltando vários insumos... faltando sedações, faltando luvas, faltando atadura, itens essenciais para o bom tratamento dos pacientes no maior hospital de campanha de Covid do estado de São Paulo”, disse um deles.



O Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte de SP, que trata exclusivamente de pacientes com Covid-19. — Foto: Divulgação/PMSP


De acordo com os funcionários do hospital, só há no estoque remédios necessários para fazer o procedimento de intubação, não para manter os doentes graves sedados e imóveis, evitando o desconforto. O efeito desses medicamentos dura poucos minutos.


“A medicação para intubar são medicamentos para induzir. É um hipnótico junto com um bloqueador neuromuscular que você faz a intubação. Depois, passam cinco minutos e esse paciente acorda, depois que está intubado. E aí é o problema! Não tem sedação, não tem analgesia para esse paciente ficar no tubo. Então ele fica acordado no tubo, entendeu? O que pode ocasionar vários problemas. Vários problemas relacionados ao pulmão, que podem levar ao óbito do paciente”, afirmou o médico.


“Pacientes novos, pacientes que estão morrendo por falta de sedação. Não estamos conseguindo fazer o tratamento adequado neste hospital, entendeu?”


Um segundo médico disse se sentir impotente com a situação: “Fico transtornado. É um absurdo. Você vê paciente igual um peixe fora da água abrindo a boca, mordendo o tubo o tempo inteiro, completamente agitado”.


Sem a sedação adequada, os internados podem ficar com sequelas e até morrer. “A maioria não fica bem. Não tem um desfecho positivo. Isso causa um estímulo doloroso muito grande”, afirma um terceiro médico da unidade.


Ele disse que trabalha em outros hospitais, em que também estão faltando insumos, mas que a situação é pior no da Brasilândia. “Nos outros serviços não falta dessa maneira. Tem uma escassez, tá faltando alguma coisa. Mas não num quadro tão crítico quanto esse aqui. O Iabas não tem uma resposta, não tem nada oficial pra gente.”


O Hospital da Brasilândia é administrado pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), uma organização social contratada pela Prefeitura de São Paulo, Segundo os médicos, a unidade recebeu os kits de intubação doados por empresários ao Ministério da Saúde, mas eles duraram apenas uma semana.


Cartaz colado na entrada da farmácia do hospital aponta quais medicamentos estão em falta por lá: propofol, midazolam/dormonid, fentanil, remifentanil, clorpromazina, cetamina, rocurônio e cistracúrio.


Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que "a situação geral de abastecimento dos medicamentos para intubação na rede municipal é considerada regular e esclarece que há diferentes medicamentos utilizados, como bloqueadores neuromusculares necessários para indução e manutenção da intubação, com mesma ação terapêutica".


Em texto junto com o Iabas, a pasta disse também que "durante o processo de extubação – quando são retirados do paciente os medicamentos da intubação – as medicações sedativas são retiradas gradualmente para que o paciente acorde e retome a consciência. Durante esse processo, em alguns casos, o paciente fica agitado e, para que não se machuque, é necessária a imobilização física. Nesses casos, não há qualquer relação com o procedimento de intubação e medicamentos utilizados para tal operação, o chamado 'kit intubação'."


Confira a íntegra da nota conjunta:


"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a situação geral de abastecimento dos medicamentos para intubação na rede municipal é considerada regular e esclarece que há diferentes medicamentos utilizados, como bloqueadores neuromusculares necessários para indução e manutenção da intubação, com mesma ação terapêutica. A Pasta tem realizado a compra desses medicamentos para que não falte tratamento adequado, mesmo com as incertezas do mercado e dificuldade por parte das empresas em atender a demanda nacional. Os estoques dos medicamentos são verificados rotineiramente, caso seja necessário, é possível o remanejamento entre as Unidades de Saúde.


As compras de medicações do chamado "kit intubação" são realizadas por meio de pregões eletrônicos junto a laboratórios e distribuidoras nacionais. As empresas vencedoras desses pregões têm honrado com os seus compromissos de fornecimento em condições de manter os estoques necessários para o abastecimento dos hospitais municipais. Compras emergenciais podem ser acionadas no caso de atrasos de entregas pelos detentores das ATA’s.


A SMS, juntamente com o Instituto de Atenção Básica e Avançada em Saúde (IABAS), órgão esclarece que durante o processo de extubação – quando são retirados do paciente os medicamentos da intubação – as medicações sedativas são retiradas gradualmente para que o paciente acorde e retome a consciência.


Durante esse processo, em alguns casos, o paciente fica agitado e, para que não se machuque, é necessária a imobilização física. Nesses casos, não há qualquer relação com o procedimento de intubação e medicamentos utilizados para tal operação, o chamado “kit intubação”.


A SMS ressalta que este tipo de denúncia visa instalar clima de instabilidade entre profissionais e familiares que, neste momento, em nada contribuem para o enfrentamento da pandemia."


Fonte: G1

Leia Mais ››