quinta-feira, abril 04, 2024

Polícia apreende mais de R$ 9 mil em dinheiro e 80 cartões em residência no interior do RN

Foto: Polícia Civil/RN


Policiais civis da 88ª Delegacia de Polícia Civil (88ª DP de Touros) deram cumprimento, nesta quarta-feira (03), a um mandado de busca e apreensão na residência de um homem, investigado pela prática do crime de estelionato. A diligência foi realizada no distrito de Santa Luzia, no munícipio de Touros/RN.


Na ocasião, foram apreendidos 80 cartões de crédito e benefícios do Governo Federal, um revólver calibre .38 municiado e uma soma de dinheiro no valor de R$ 9.500,00. O suspeito não estava na residência no momento da abordagem, mas foi identificado e será indiciado pela prática dos crimes de estelionato e posse irregular de arma de fogo.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

STF suspende acórdão do TCE sobre aposentadorias de servidores no RN

STF suspende acórdão do TCE que estabelecia 25 de abril para 3.690 aposentadorias | Foto: Foto: Adriano Abreu

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o Acórdão 733/2023 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), o qual fixava o dia 25 de abril como prazo máximo para aposentadorias de servidores não concursados dentro do regime previdenciário próprio. Segundo levantamento da Diretoria de Atos de Pessoal do TCE, em janeiro, 7.126 servidores públicos estaduais e municipais seriam afetados pela medida. A decisão do ministro é em caráter liminar até o julgamento definitivo.


“Da leitura do ato reclamado, constata-se que o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, a pretexto de operacionalizar o cumprimento da decisão na ADPF 573, findou por criar critério nela não previsto. Adotou parâmetro mais restritivo, no que, relativamente aos servidores estáveis na forma do art. 19 do ADCT, exigiu não apenas o preenchimento dos pressupostos para a jubilação até a data definida, mas a efetiva aposentação. O entendimento a que chegou a Corte de Contas, nesse particular, além de desbordar do que decidido, pelo Supremo, no paradigma, contrariou histórica jurisprudência do Tribunal, levada em consideração na modulação de efeitos, no sentido de que, embora não se admita direito adquirido a regime jurídico, cumpre assegurar a obtenção do benefício previdenciário àqueles que, na vigência de determinada norma, houverem preenchido os respectivos requisitos”, escreveu Nunes Marques na decisão.


O próprio ministro havia negado um recurso do Governo contrário à decisão do TCE. O Estado interpôs agravo interno, e o relator reanalisou o caso. Nessa quarta-feira (4), a governadora Fátima Bezerra esteve em Brasília e se reuniu com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Na pauta, estava a questão da aposentadoria dos servidores que ingressaram antes de 1988, como disse a chefe do executivo estadual.


Após a liminar de Nunes Marques, Fátima Bezerra usou as redes sociais para comemorar a decisão. “A Justiça acaba de decidir sobre recurso do Governo do Estado e suspendeu a decisão que obrigava os servidores estáveis à aposentadoria. Essa é uma luta que estamos assumindo para garantir os direitos dos servidores estabilizados do nosso Estado”, disse.


Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Atos de Pessoal do TCE/RN, existem 42 regimes próprios de previdência social no Estado do Rio Grande do Norte e pelo menos 32 admitem, com base em previsão legal específica, a filiação de servidores sem concurso público. Nesses 32 regimes, estão 7.126 servidores públicos ativos que ingressaram no serviço antes da Constituição de 88 sem concurso público e já completaram o tempo de se aposentar ou estão em vias de atender os requisitos. Outros 5.551 servidores inativos nesse grupo foram admitidos antes da Constituição sem concurso público, mas já recebem o benefício da aposentadoria.


Publicado em dezembro de 2023, em resposta à consulta formulada por instituições de previdência própria de municípios do RN, o acórdão do TCE orienta que o servidor que entrou no serviço público sem concurso pode continuar vinculado à previdência do Estado ou de algum município, se já estiver aposentado ou se aposentar até 25 de abril de 2024. Do contrário, o trabalhador deveria se vincular ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), administrado pelo INSS.


Estado

O acórdão do TCE, de acordo com a Secretaria de Administração do RN (Sead), poderia implicar na concessão de 3.690 aposentadorias de servidores estaduais, afetando 18 órgãos, somente no funcionalismo estadual. “Na Jucern, são 20 servidores efetivos e desses, 19 estão na condição de se aposentar até abril de 2024. No setor de RH da Sead, temos praticamente todos os servidores nesta situação. O Instituto de Previdência do Estado tem 70 servidores, dos quais 63 já podem se aposentar até abril”, afirmou Pedro Lopes.


Ele disse que, como o Estado está há anos acima do limite prudencial, não há condições de repor o quadro se as aposentadorias forem concretizadas. Além disso, com a perda de receita em decorrência da redução da alíquota do ICMS – que caiu de 20% em 2023 para 18% neste ano – , a realização de um concurso público para reposição é inviável.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Procura por voo Natal-Mossoró é baixa e Setur vai ampliar divulgação

Foto: Divulgação/Emprotur


Após admitir baixa procura pelos voos Natal/Mossoró, operados pela Voepass em parceria com a Latam, a titular da Secretaria de Estado de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur), Solange Portela, disse que busca ações de divulgação para promover o trecho e atrair mais passageiros.


“Todo voo quando começa, seja dentro do Rio Grande do Norte ou fora, quando a gente opera uma nova rota, nós fazemos um trabalho de divulgação desse voo”, diz. Portela acrescenta que se reuniu com a Prefeitura de Mossoró e com o trade turístico da região para ajudar na divulgação.


A ideia, diz a secretária, é divulgar também os trechos Mossoró/Fortaleza, da Voepass, e Mossoró/Recife, que é operado pela Azul Companhias Aéreas. “Na reunião que nós tivemos com o pessoal de Mossoró foi percebido que nem o próprio mossoroense ainda não tinha conhecimento da conectividade por meio áereo, então estamos fazendo um esforço coletivo para divulgar mais essa opção de deslocamento”, pontua.


A companhia aérea Voepass iniciou operação na capital do Oeste potiguar em janeiro deste ano. No voo inaugural, 30 passageiros ocuparam os assentos. O voo trajeto durou cerca de 43 minutos.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Correios divulga cronograma previsto para concurso público


Os Correios anunciaram o cronograma previsto das próximas etapas do concurso público nacional da empresa, que foi apresentado em reunião para as federações representativas das empregadas e dos empregados na terça-feira (2).


Ainda não há uma data exata para a realização do concurso. No entanto, de acordo com o cronograma, a previsão é que seja realizada no final deste ano.


Confira o cronograma:


Março a julho – Planejamento do certame e processo licitatório para contratação da empresa especializada;

Agosto – Contratação da banca;

Setembro – Edital do concurso;

Dezembro – Início das contratações.


Fonte:Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Facção criminosa deu ordens e coordenadas para auxiliar fugitivos de Mossoró a não serem recapturados

Fugitivos de Mossoró são recapturados — Foto: Divulgação/PF


O Comando Vermelho orientou, do Complexo do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, o apoio para a fuga dos dois detentos do presídio de Mossoró, recapturados nesta quinta-feira (4), de acordo com setores de inteligência da força-tarefa que realizava as buscas. A facção deu ordens e coordenadas para auxiliar os fugitivos.


Os setores de Inteligência identificaram que chefes do CV determinaram para os subordinados diretos nas regiões Nordeste e Norte que dessem todo suporte para que a Rogério Mendonça da Silva e Deibson Cabral Nascimento não fossem presos.


Os dois foram recapturados após 50 dias de fuga em Marabá, no Sudeste do Pará, fica a mais de 1,6 mil quilômetros de distância de Mossoró. A operação envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo as investigações, davam cobertura à fuga – ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi capturado pela PF, e outro, pela PRF.


Por meio de interceptações telefônicas e informantes, as investigações constataram que a intenção da facção criminosa era passar o seguinte recado para seus integrantes: quem está com a gente, jamais será abandonado.


“A facção do Rio demonstrou neste tempo todo que não mede esforços para proteger os seus”, diz uma fonte. “Tanto que os dois fugitivos tinham celulares, dinheiro, arma, carro, escolta de comparsas e rota de fuga para sumir por um bom tempo.”


De acordo com fontes que participaram das investigações, o plano era levar a dupla de fugitivos para lugares de difícil acesso.


Do Pará, eles seriam levados muito possivelmente para o Amazonas. E de lá até mesmo para a Bolívia, disse outra fonte do caso. Eles ficariam fora do país até que a poeira baixasse e pudessem voltar para missões criminosas do tráfico. Ou seja, voltariam a cometer crimes.


Assim como o CV, as principais facções brasileiras do tráfico de drogas têm cada vez mais sociedade e conexão com quadrilhas e cartéis produtores de cocaína e maconha nos países vizinhos. Uma organização criminosa dá suporte para a outra.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem suspeito de estupros em série na Paraíba é preso no Rio Grande do Norte

6ª Delegacia Distrital de Santa Rita, na Paraíba — Foto: Felícia Arbex/TV Cabo Branco


Um homem de 33 anos suspeito de cometer estupros em série no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa, foi preso na tarde desta quinta-feira (4), no Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, o investigado estava escondido no município de Canguaretama, na divisa com a Paraíba.


De acordo com a delegada Amindonzele Oliveira, o homem é investigado por dois estupros, nos dias 4 e 9 de março deste ano, no bairro de Tibiri. Mas a Polícia Civil ainda analisa se ele tem relação com outros cinco estupros e roubos. "Há uma forte suspeita que pode ser ele, tendo em vista o 'modus operandi' e as características físicas dele", afirma.


O homem teria violentado as mulheres em terrenos baldios da comunidade. Além disso, ele teria invadido as casas de outras vítimas e as rendido. Ele foi identificado através de uma câmeras de segurança após sair da residência de uma das vítimas. A delegada Amindonzele também afirmou que além de estuprar as vítimas ele as roubava.


Ainda de acordo com a delegada, os outros cinco casos tiveram inquéritos abertos em 2022 pelos crimes de estupro e roubo, em Santa Rita. As situações são semelhantes aos crime registrados neste ano. E todas as vítimas relataram o uso de uma arma prateada.


Em 2023, os estupros cessaram, o que de acordo com a delegada, coincide com o período que o investigado estava preso por tráfico e roubo. Na época da prisão, foi encontrada a arma prateada que as vítimas relataram.


Rompeu tornozeleira e fugiu

O homem cometeu as violências sexuais neste ano utilizando tornozeleira eletrônica. Ao ser flagrado por câmeras de segurança e identificado pelas vítimas, ele rompeu a tornezeleira e ficou foragido.


A Polícia Civil da Paraíba informou à TV Cabo Branco que o homem resistiu à prisão e foi necessário usar força proporcional. O suspeito foi atingido com um tiro na perna.


De acordo com o Hospital de Trauma de João Pessoa, o homem deu entrada na unidade hospitalar às 17h25. O quadro clínico do homem é estável.


A prisão foi feita por uma força integrada da 4ª seccional de Bayeux, no comando do delegado Paulo Amazonas, junto com a equipe de investigação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Santa Rita. A ação também teve apoio da Polícia Civil de Tibau do Sul, município do Rio Grande do Norte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fugitivos de presídio federal viajaram de barco pesqueiro por 6 dias do Ceará até chegar no Pará

Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, presos nesta quinta-feira (4), após 50 dias de buscas, saíram de barco pesqueiro do Ceará, antes de serem recapturados no Pará, conforme a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE).


Rogério Mendonça e Deibson Nascimento partiram no dia 18 de março em uma embarcação de Icapuí, a 202 km de Fortaleza, em direção a Ilha de Mosqueiro, em Belém, no Pará, segundo investigações da polícia.


Ainda de acordo com a polícia, a dupla chegou na capital no Pará em 24 de março. O trajeto foi realizado por via marítima, junto à região costeira.



A recaptura ocorreu nesta tarde, em Marabá, no Sudoeste do estado, em ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A dupla recebeu ajuda de integrantes de uma facção criminosa, afirmou a polícia



Distância entre Mossoró e Icapuí

Icapuí é uma cidade do Ceará que fica localizada no extremo leste do litoral, a 202 km da capital Fortaleza. O município, inclusive, tem limite com o estado do Rio Grande do Norte.


A cidade fica a 72 km da Penitenciária Federal de Mossoró; e a 62 km de Baraúna, onde foram montados cercos em busca dos fugitivos.


Apoio à fuga no Ceará


Viagem em barco pesqueiro dos fugitivos do Mossoró — Foto: Arte g1


A recaptura dos dois fugitivos ocorre três dias depois da prisão de um homem suspeito de ajudar a dupla na região da Praia do Futuro. O suspeito de 25 anos é natural de Baraúna, no Rio Grande do Norte, área onde foram realizadas buscas.


A polícia acredita que ele e outro suspeito, preso também em Fortaleza em 8 de março, fazem parte de uma rede de apoio do crime que foi formada por uma facção que deu apoio logístico aos fugitivos.


A polícia informou também sobre uma mulher de 21 anos, investigada por suspeita de dar apoio aos dois foragidos. Ela foi presa em flagrante com 24,5 kg de droga e uma pistola no dia 21 de março, quando a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão como parte da operação que tentava recapturar os fugitivos.


Após a prisão da suspeita, a polícia investiga se ela tinha objetivo de repassar armas aos foragidos. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mossoró (RN), Quixeré e Aquiraz (CE) "contra possíveis envolvidos no fornecimento de apoio aos foragidos".


Outras seis prisões, cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante, já haviam sido realizadas pela Polícia Federal.



No total, 14 pessoas foram presas desde o início das buscas. Rogério e Deibson vão retornar à Penitenciária de Mossoró.


Fuga


Fugitivos de presídio federal em Mossoró, em imagem após a recaptura — Foto: Reprodução


Rogério Mendonça e Deibson Nascimento estavam foragidos desde 14 de fevereiro, quando abriram passagem por um buraco atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local para escapar. Foi a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal desde a criação, em 2006.


As buscas envolveram helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 600 homens, incluindo a Força Nacional e equipes de elite da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.


As buscas se concentraram, desde o início, nas áreas rurais das cidades de Mossoró e Baraúna, cidades ligadas pela estrada RN-015, onde fica o presídio, que ficam próximas à divisa com o Ceará.


Durante a fuga, Mendonça e Nascimento invadiram três casas, fizeram uma família refém. Segundo informações da investigação da Polícia Federal (PF), uma facção criminosa teria os ajudado a pagar R$ 5 mil ao dono de uma fazenda que auxiliou na fuga, permitindo que se escondessem em sua propriedade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil conclui investigação sobre morte de motoentregador e indicia dois suspeitos de latrocínio em Mossoró

Polícia Civil Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas DHPP DHM, Denarc, DEA Mossoró RN DRPC — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte anunciou que concluiu nesta quarta-feira (3) as investigações sobre a morte do motoentregador Francisco Rêgo Canuto, de 41 anos, que aconteceu no início da madrugada de 21 de janeiro em Mossoró, no Oeste potiguar.


Dois suspeitos foram indiciados e o inquérito agora segue para o Ministério Público.


O crime aconteceu na madrugada do dia 21 de janeiro de 2024, no bairro Pousada dos Thermas, na cidade de Mossoró.


Segundo os investigadores, três criminosos realizaram roubos em duas residências e depois foram perseguidos pela Polícia Militar.


Durante a fuga, um dos três assaltantes abordou e tentou roubar a motocicleta de Francisco Rêgo. Porém, a vítima, que estava trabalhando, se recusou a entregar a moto, e foi assassinada com quatro tiros de arma de fogo.


Após as investigações, a Polícia Civil identificou dois homens, um de 20 anos, e o outro de 29. A dupla, que também responde pelo crime de roubo, foi indicada também por latrocínio - roubo com resultado de morte.


Segundo a delegada Cristiane Magalhães, da DHPP de Mossoró, um terceiro indivíduo foi identificado, mas a polícia não conseguiu provas suficientes para indiciá-lo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Recapturados no Pará: dinheiro, celulares e fuzil são encontrados em carros que transportavam fugitivos de Mossoró

Celulares, dinheiro e fuzil encontrado com fugitivos de Mossoró no Pará — Foto: Reprodução/PRF


Dinheiro, celulares e um fuzil foram apreendidos nos três carros em que estavam os dois fugitivos do presídio federal de Mossoró (RN), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. Eles foram recapturados nesta quinta-feira (4), em Marabá, região sudeste do Pará.


Além dos fugitivos, outros quatro homens foram presos. Eles faziam parte do comboio de três carros que faziam uma espécie de escolta da dupla foragida de Mossoró. A abordagem ocorreu em uma ponte, na BR-222, que cruza o rio Tocantins - e foi feita neste local para evitar que eles fugissem pelo rio. A ação envolveu 26 policiais da PF e da PRF.


Nos veículos, um Jeep, um Corsa Classic e um Polo, foram encontrados dinheiro em espécie, cartões de crédito, fuzil, munições, marmitas, refrigerante, diversos materiais eletrônicos, bebidas e pupunha - fruto típico da Amazônia, e oito celulares, - três deles estavam sendo monitorados pela inteligência da PF do Rio Grande do Norte. Rogério Mendonça estava no Jeep, e Deibson Nascimento, no Classic, segundo a PRF.


"Estavam em um verdadeiro comboio do crime. Foram apreendidos 3 carros e diversas armas", disse o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre as circunstâncias da prisão da dupla. "Obviamente, foram ajudados por criminosos externos e tiveram auxilio de seus comparsas e organizações criminosas".


Segundo o ministro, as investigações apontam que os dois iriam fugir para fora do Brasil. Agora, eles serão levados de volta para o presídio de Mossoró, que teve a segurança reforçada e a direção trocada.


A distância entre Mossoró e Marabá é de 1.600 km. Um trajeto em "linha reta" entre as duas cidades passa por pelo menos cinco estados: além de Pará e Rio Grande do Norte, também por Ceará, Piauí e Maranhão – e, a depender do trajeto, pelo Norte do Tocantins.


Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro – foram 50 dias até a recaptura em operação conjunta entre Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.


Segundo as investigações, a fuga dos dois incluiu seis dias em um barco pesqueiro entre o Ceará e o Pará. Eles teriam partido no dia 18 de março em uma embarcação de Icapuí, a 201 quilômetros de Fortaleza, em direção à Ilha de Mosqueiro, na capital Belém.


Ainda de acordo com a polícia, a dupla chegou a Belém em 24 de março. O trajeto foi realizado por via marítima, junto à região costeira.


A operação de recaptura em Marabá envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo as investigações, davam cobertura à fuga – ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros (incluindo Rogério e Deibson).


Deibson Nascimento foi preso pela PF, e Rogério Mendonça pela PRF. Durante a abordagem, a rodovia ficou fechada dos dois lados pelos agentes federais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério da Justiça demite definitivamente diretor que comandava presídio de Mossoró no dia da fuga



O Ministério da Justiça decidiu demitir definitivamente Humberto Gleydson Fontinele do cargo de diretor do presídio federal de Mossoró (RN).


Gleydson Fontinele comandava o presídio no dia em que dois presos fugiram. Na ocasião, em 14 de fevereiro deste ano, o ministério já havia afastado toda a direção do presídio. Agora, saiu a dispensa em definitivo.


Nesta quinta, os dois presos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram recapturados (veja detalhes mais abaix).


A demissão do direto foi assinada pelo secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. A dispensa vai ser publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta (5).



Mais cedo, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que os dois presos vão voltar para o presídio de Mossoró. Lewandowski ressaltou que a direção da época da fuga já foi afastada.


A recaptura

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal recapturaram dois presos em Marabá, após 50 dias de fuga.


De acordo com o Lewandowski, as autoridades apuraram que havia risco


Marabá fica a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró. Um trajeto em "linha reta" entre as duas cidades passa por pelo menos cinco estados: além de Pará e Rio Grande do Norte, também por Ceará, Piauí e Maranhão – e, a depender do trajeto, pelo Norte do Tocantins.



Contraponto à extrema-direita

O governo pretende utilizar as prisões desta quinta para para contrapor sua forma de gerir a segurança pública com aquela que é defendida pela extrema direita – e praticada por estados governados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso de São Paulo.


Lewandowski fez questão de ressaltar nesta quinta que a recaptura se deu sem disparo de tiros, sem feridos ou mortos. Ele citou várias vezes que foi um trabalho de inteligência, com cruzamento de dados e com integração dos entes federativos.


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››

Foragidos de Mossoró ficam em silêncio em depoimento e voltam para presídio ainda nesta quinta



Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró recapturados nesta quinta-feira (4) ficaram em silêncio no depoimento à Polícia Federal (PF) e serão transferidos ainda esta noite de volta ao presídio no Rio Grande do Norte, informou a PF.


Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, são integrantes do Comando Vermelho e estavam foragidos desde 14 de fevereiro.


À TV Globo, investigadores trataram a devolução da dupla ao presídio como uma "questão de honra" para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena o sistema penitenciário federal.


A prisão

Ambos foram presos hoje em operação conjunta da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Marabá (PA), a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró. Segundo a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE), Mendonça e Cabral chegaram a viajar de de barco pesqueiro do Ceará para o Pará.


Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, os fugitivos foram auxiliados por aliados em facções criminosas e planejavam deixar o país.


Outras quatro pessoas presas junto com eles ficarão em Marabá. A operação envolveu o monitoramento de veículos que davam cobertura à fuga.


"Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento", informou a PF em nota oficial.

Os suspeitos foram presos na ponte que atravessa o Rio Tocantins e nas imediações. A abordagem ocorreu neste local para evitar a fuga pelo rio. Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Abordagem em ponte e cautela por causa de armas foram estratégias para prisão de fugitivos de Mossoró, diz diretor da PRF


O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Souza Oliveira, disse nesta quinta-feira (4) que a abordagem aos dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, realizada numa ponte em Marabá, no Pará, foi estratégia para evitar áreas de escape e reação.


"Desde a troca das informações, a gente vai monitorando os veículos e, quando chega naquele trecho, onde as zonas de escape são menores, a possibilidade de reação é mínima, a gente faz a operação buscando sempre o que a gente fez (...). Para nós, uma operação de sucesso é essa que foi feita hoje. Não há reação, não há vítimas, nenhum tiro, isso é o que a gente busca", disse.



Souza disse, ainda, que a PRF tinha recebido informações, desde a fuga — há 50 dias —, de que a dupla estava armada. Por isso, tiveram cautela na abordagem. A declaração foi dada durante entrevista exclusiva à GloboNews.


"A gente já tinha informações, e foi confirmado na abordagem, deles estarem armados desde lá em Mossoró, desde quando eles começaram a ter contato com redes de contatos deles. E já existia a suspeita deles terem recebido apoio e recebido armamento. Tanto que o nosso nível de atenção nas abordagens, a recomendação era de aumentar o nível de atenção já tinha chegado lá", completou.


Recaptura

A dupla foi capturada na tarde desta quinta, numa operação da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.


Marabá, no Sudeste do Pará, fica a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró. Um trajeto em "linha reta" entre as duas cidades passa por pelo menos cinco estados: além de Pará e Rio Grande do Norte, também por Ceará, Piauí e Maranhão – e, a depender do trajeto, pelo Norte do Tocantins.


A operação envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo as investigações, davam cobertura à fuga — ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi capturado pela PF, e outro, pela PRF.


Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares


Integrantes do Comando Vermelho, Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro.


Foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo usará captura de fugitivos de Mossoró para contrapor modelos de segurança pública



O governo pretende utilizar a operação da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal de recaptura dos fugitivos da penitenciária de Mossoró para contrapor sua forma de gerir a segurança pública com aquela que é defendida pela extrema direita – e praticada por estados governados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso de São Paulo.


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, fez questão de ressaltar na tarde desta quinta-feira que a recaptura se deu sem disparo de tiros, sem feridos ou mortos. Ele citou várias vezes que foi um trabalho de inteligência, com cruzamento de dados e com integração dos entes federativos.


O presidente Lula, em viagem, fez questão de ligar para Lewandowski e dar parabéns pela operação.


A gestão de Lewandowski estava sob pressão porque os dois homens estavam foragidos há mais de 50 dias.


A cobrança era ainda mais forte porque o governo Lula é atacado pela oposição de não ter um projeto eficiente de combate ao crime organizado.


Segurança Pública aparece nas pesquisas como uma das principais preocupações de eleitores, em especial nas capitais.


Fontes do Ministério da Justiça relataram ao blog que, nos últimos dias, a decisão de desmobilizar parte do efetivo, que chegou a 600 pessoas trabalhando nas buscas, também tinha por função fazer o grupo que ajudava os fugitivos a acreditar que seria mais fácil uma escapada da região de Mossoró, optando por se expor mais.


O governo tenta responder a eleitores que apoiam medidas de segurança pública mais agressivas e ostensivas, como a aplicada no Estado de São Paulo, governado por Tarcisio de Freitas e que tem à frente o secretário de segurança Guilherme Derrite, próximo ao ex-presidente Bolsonaro.


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››

Lewandowski diz que fugitivos de Mossoró buscavam o exterior e que eles tiveram ajuda de facções



O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira (4), após a recaptura dos dois fugitivos do presídio federal de Mossoró (RN), que eles buscavam escapara para o exterior. Lewandowski também disse que os fugitivos tiveram auxílio de comparsas de facções na fuga.


Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro.


Nesta quinta, foram encontrados em Marabá (PA), 50 dias depois e a 1.600 km de distância.


"Obviamente, foram ajudados por criminosos externos e tiveram auxilio de seus comparsas e organizações criminosas", afirmou Lewandowski.


"Os fugitivos estavam em um verdadeiro comboio do crime. Foram apreendidos 3 carros e diversas armas", continuou o ministro.


De acordo com Lewandowski, desde o início das operações de recaptura, 14 pessoas foram presas por terem ajudado os fugitivos.


Os dois presos recapturados vão voltar para o presídio de Mossoró, que teve a segurança reforçada e a direção trocada.


Risco de ida para o exterior

Segundo Lewandowski, as autoridades haviam identificado risco de fuga de Rogério e Deibson para o exterior. O ministro não relatou para qual país.


"Sabíamos que iriam para o exterior, não temos todas as informações", contou.

Ele também ressaltou o fato de a recaptura ter ocorrido sem ferimentos aos fugitivos e aos policiais.


"Houve esboço de reação, com fuzil apontado para nossos policiais. Mas estava lá grupo de pronta intervenção que agiu e permitiu que não tivesse reação", disse.


Mudança de estratégia

Lewandowski também relatou que a recaptura ocorreu após as autoridades mudarem de estratégia sobre as buscas.


“Depois de algumas semanas de busca no local, nós mudamos de estratégia quando soubemos que não estavam mais nas proximidades da penitenciária de Mossoró. Tínhamos enviado para lá além das forças de segurança, cerca de 100 integrantes da força nacional”, explicou.


Prazo para captura

Questionado sobre uma eventual demora na recaptura dos presos -- 50 dias -- Lewandowski afirmou que o tempo é condizente com um país de dimensões continentais.


"Envidamos todos os esforços possíveis, estivemos bem próximos da captura. É preciso lembrar que estamos lidando com o crime organizado, são altamente organizados. Me parece um prazo razoável, segue paradigmas internacionais, num país de dimensões continentais", justificou.


'Vitória do Estado'

Lewandowski comemorou a prisão dos fugitivos e disse que a recaptura representa uma "vitória do Estado brasileiro". Ele disse também que o crime organizado não ter sucesso.


"Vitória do Estado brasileiro, das forças de segurança do Brasil. E que demonstra que o crime organizado no nosso país não será bem-sucedido", declarou Lewandowski.


Em seguida, ele citou a prisão, pela Polícia Federal, dos dois suspeitos de serem mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, os irmãos Chiquinho Brazão e Domingos Brazão. "Mostrando que a coordenação de forças [entre as polícias] dá sucesso", completou Lewandowski.


Forças de segurança darão combate sem tréguas ao crime organizado e certamente serão vitoriosas.


A prisão

A operação envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo as investigações, davam cobertura à fuga – ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi capturado pela PF, e outro, pela PRF.


Foram apreendidos:


3 carros: um Classic, um Polo e um Jeep

8 celulares

1 fuzil com 2 carregadores


Fonte: g1
Leia Mais ››

Mais uma vitória do estado brasileiro, diz Lewandowski sobre prisão de fugitivos de Mossoró

Fugitivos de presídio federal em Mossoró, em imagem após a recaptura — Foto: Reprodução

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou ao blog que a prisão de dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi uma vitória contra o crime organizado.


Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro – foram 50 dias até a recaptura.


"Foi mais uma vitória do Estado brasileiro sobre o crime organizado, que revela que as nossas forças de Segurança estão plenamente estão aptas a enfrentar esse grave desafio", disse Lewandowski.

A operação envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo as investigações, davam cobertura à fuga – ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi capturado pela PF, e outro, pela PRF.



Investigadores informaram à TV Globo que a dupla de fugitivos deve ser devolvida a Mossoró – e que essa transferência seria uma "questão de honra" para o Ministério da Justiça, que coordena o sistema penitenciário federal.


Juntos, os dois recapturados têm mais de 80 processos judiciais no Tribunal de Justiça do Acre - estado de onde saíram transferidos para o Rio Grande do Norte - e somam 155 anos em condenações, de acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).


Fonte: Blog da Andreia Sadi

Leia Mais ››

Após 50 dias, PF e PRF recapturam no Pará foragidos da penitenciária federal de Mossoró

.Fugitivos de presídio federal em Mossoró, em imagem após a recaptura — Foto: Reprodução

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal recapturaram nesta quinta-feira (4), em Marabá (PA), os dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A recaptura ocorreu por volta das 13h30 desta quinta, após 50 dias de fuga.


Marabá, no Sudeste do Pará, fica a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró. Um trajeto em "linha reta" entre as duas cidades passa por pelo menos cinco estados: além de Pará e Rio Grande do Norte, também por Ceará, Piauí e Maranhão – e, a depender do trajeto, pelo Norte do Tocantins.


A operação envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo as investigações, davam cobertura à fuga – ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi capturado pela PF, e outro, pela PRF.



Integrantes do Comando Vermelho, Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro.


"Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento", informou a PF em nota oficial.

Os suspeitos foram presos na ponte que atravessa o Rio Tocantins e nas imediações. A abordagem ocorreu neste local para evitar a fuga pelo rio. Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares (veja no vídeo abaixo).


À colunista do g1 Andréia Sadi, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que as prisões configuram "uma vitória do Estado brasileiro sobre o crime organizado".


Em coletiva de imprensa, Lewandowski disse que os fugitivos tiveram ajuda de uma facção criminosa e tentariam fugir para o exterior.


Investigadores informaram à TV Globo que a dupla de fugitivos será devolvida a Mossoró. Essa medida é considerada uma "questão de honra" para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena o sistema penitenciário federal.


Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e integram a facção criminosa Comando Vermelho.


Para fugir da penitenciária de Mossoró, eles abriram passagem por um buraco atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local para escapar.


Foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).


Recaptura envolveu força-tarefa

Após a fuga, autoridades locais e federais criaram uma força-tarefa para capturar os fugitivos. O grupo incluía a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do estado.


A Força Nacional também foi enviada para ajudar na operação, mas deixou a força-tarefa em 30 de março, após 46 dias de buscas. Segundo o Ministério da Justiça, a partir de então, as buscas passaram a ser focadas em ações de inteligência.


Segundo um levantamento da GloboNews, apenas com as forças federais, a operação custou R$ 2,1 milhões aos cofres públicos. Veja abaixo:


Polícia Federal: R$ 497.812

Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen): R$ 372.218,62

Força Nacional: R$ 1.245.549

Total: R$ 2.115.579


Bastidores da prisão

A TV Globo apurou que, por volta das 10h da manhã desta quinta, um delegado da PF informou a Polícia Rodoviária Federal em Marabá de que os fugitivos passariam pela cidade de Tailândia, que fica a cerca de 300 quilômetros.


A polícia, então, começou a fazer o acompanhamento dos criminosos. Quando eles se aproximaram de Morada Nova, a 25 quilômetros de Marabá, policiais fecharam dois lados de uma ponte, na BR-222.


Um fugitivo estava em um carro e outro em um segundo veículo. Um terceiro carro, que dava apoio aos criminosos, também foi detido. Além dos fugitivos, quatro homens que os auxiliavam foram presos nesta quinta.


A operação desta quinta-feira, que contou com a troca de informações entre as polícias, mobilizou quatro viaturas da PRF, com 14 policiais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso em operação da Polícia Federal contra exploração sexual infantojuvenil no RN

A operação contou com a participação de 13 Policiais Federais. Foto: PF


A Polícia Federal deflagrou na manhã da última terça-feira, (2), a 5ª e 6ª fases da Operação Carancho, de combate ao armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil. Durante as buscas, um homem de 32 anos acabou preso em flagrante.


A operação contou com a participação de 13 Policiais Federais, que cumpriram dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Parnamirim e Extremoz, na Grande Natal, e resultou na apreensão de computadores e celulares que serão submetidos à perícia.


Os crimes ora investigados estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão, sendo que, com a recente alteração trazida pela lei, aquele que adquire, possui ou armazena, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente passa a responder por crime hediondo.


A PF apura, ainda, se os investigados, além de armazenar e compartilhar imagens, também são responsáveis pelos crimes de estupro de vulnerável e produção de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.


Após passar por exame de corpo de delito no ITEP, o acusado permanece custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.


Fonte: 98 FM

Leia Mais ››

Policia do Ceará prende suspeito de ajudar fugitivos do presídio federal de Mossoró

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento estão foragidos desde 14 de fevereiro


Um suspeito de ajudar os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi preso em uma pousada na Praia do Futuro, em Fortaleza, na última segunda-feira (1º). O suspeito de 25 anos foi localizado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará.


Segundo a polícia, esse homem, natural de Baraúna, município distante 36 quilômetros de Mossoró-RN, tinha relações próximas com outro suspeito preso, no dia 8 de março deste ano. Juntos, a polícia acredita que eles fazem parte de uma rede de apoio do crime que foi formado por uma facção ligada pelos fugitivos.


A última prisão de um suspeito de ajudar os dois fugitivos ocorreu no dia 8 de março. Prisão dele, que tem 31 anos, ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara federal de Mossoró. O homem é suspeito também de fazer parte de uma facção criminosa.


Outras seis prisões, cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante, já foram realizadas pela Polícia Federal.


Fuga


Rogério Mendonça e Deibson Nascimento estão foragidos desde 14 de fevereiro, quando abriram passagem por um buraco atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local para escapar. Foi a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal desde a criação em 2006.


As buscas envolveram helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 500 homens, incluindo a Força Nacional e equipes de elite da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.


As buscas se concentraram, desde o início, nas áreas rurais das cidades de Mossoró e Baraúna, cidades ligadas pela estrada RN-015, onde fica o presídio, que ficam próximas à divisa com o Ceará.


Durante a fuga, Mendonça e Nascimento invadiram três casas, fizeram uma família refém. Segundo informações da investigação da Polícia Federal (PF), uma facção criminosa teria os ajudado a pagar R$ 5 mil ao dono de uma fazenda que auxiliou na fuga, permitindo que se escondessem em sua propriedade.


Fonte: g1

Leia Mais ››