quinta-feira, abril 04, 2024

Fugitivos de presídio federal viajaram de barco pesqueiro por 6 dias do Ceará até chegar no Pará

Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, presos nesta quinta-feira (4), após 50 dias de buscas, saíram de barco pesqueiro do Ceará, antes de serem recapturados no Pará, conforme a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE).


Rogério Mendonça e Deibson Nascimento partiram no dia 18 de março em uma embarcação de Icapuí, a 202 km de Fortaleza, em direção a Ilha de Mosqueiro, em Belém, no Pará, segundo investigações da polícia.


Ainda de acordo com a polícia, a dupla chegou na capital no Pará em 24 de março. O trajeto foi realizado por via marítima, junto à região costeira.



A recaptura ocorreu nesta tarde, em Marabá, no Sudoeste do estado, em ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A dupla recebeu ajuda de integrantes de uma facção criminosa, afirmou a polícia



Distância entre Mossoró e Icapuí

Icapuí é uma cidade do Ceará que fica localizada no extremo leste do litoral, a 202 km da capital Fortaleza. O município, inclusive, tem limite com o estado do Rio Grande do Norte.


A cidade fica a 72 km da Penitenciária Federal de Mossoró; e a 62 km de Baraúna, onde foram montados cercos em busca dos fugitivos.


Apoio à fuga no Ceará


Viagem em barco pesqueiro dos fugitivos do Mossoró — Foto: Arte g1


A recaptura dos dois fugitivos ocorre três dias depois da prisão de um homem suspeito de ajudar a dupla na região da Praia do Futuro. O suspeito de 25 anos é natural de Baraúna, no Rio Grande do Norte, área onde foram realizadas buscas.


A polícia acredita que ele e outro suspeito, preso também em Fortaleza em 8 de março, fazem parte de uma rede de apoio do crime que foi formada por uma facção que deu apoio logístico aos fugitivos.


A polícia informou também sobre uma mulher de 21 anos, investigada por suspeita de dar apoio aos dois foragidos. Ela foi presa em flagrante com 24,5 kg de droga e uma pistola no dia 21 de março, quando a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão como parte da operação que tentava recapturar os fugitivos.


Após a prisão da suspeita, a polícia investiga se ela tinha objetivo de repassar armas aos foragidos. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mossoró (RN), Quixeré e Aquiraz (CE) "contra possíveis envolvidos no fornecimento de apoio aos foragidos".


Outras seis prisões, cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante, já haviam sido realizadas pela Polícia Federal.



No total, 14 pessoas foram presas desde o início das buscas. Rogério e Deibson vão retornar à Penitenciária de Mossoró.


Fuga


Fugitivos de presídio federal em Mossoró, em imagem após a recaptura — Foto: Reprodução


Rogério Mendonça e Deibson Nascimento estavam foragidos desde 14 de fevereiro, quando abriram passagem por um buraco atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local para escapar. Foi a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal desde a criação, em 2006.


As buscas envolveram helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 600 homens, incluindo a Força Nacional e equipes de elite da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.


As buscas se concentraram, desde o início, nas áreas rurais das cidades de Mossoró e Baraúna, cidades ligadas pela estrada RN-015, onde fica o presídio, que ficam próximas à divisa com o Ceará.


Durante a fuga, Mendonça e Nascimento invadiram três casas, fizeram uma família refém. Segundo informações da investigação da Polícia Federal (PF), uma facção criminosa teria os ajudado a pagar R$ 5 mil ao dono de uma fazenda que auxiliou na fuga, permitindo que se escondessem em sua propriedade.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!