quarta-feira, julho 05, 2023

Polícia Civil deflagra operação de combate a venda ilegal de gás de cozinha e apreende botijões em Apodi


Nesta quarta-feira 5 de julho de 2023, policiais civis da 57ª Delegacia de Polícia (DP de Apodi), em ação conjunta com equipe da 58ª Delegacia de Polícia (DP de Itaú), realizaram uma operação de fiscalização, para combater o comércio irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na zona rural de Apodi, na região Oeste Potiguar.


O GLP, também conhecido como gás de cozinha, deve ser comercializado segundo as normas regulamentadoras pertinentes, por empresas credenciadas. Durante a fiscalização, porém, foram encontrados e apreendidos quarenta e três botijões ofertados de maneira irregular.


Dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Suspeito de mandar matar PM na Zona Oeste de Natal é baleado em confronto com a polícia em Parnamirim

Suspeito foi baleado em confronto com a polícia durante operação — Foto: Divulgação

O suspeito de ser o mandante e mentor intelectual do assassinato do policial militar João Victor Serafim Ramos, de 37 anos, foi baleado em um confronto com policiais civis durante uma operação na manhã desta quarta-feira (5) em Nova Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.


De acordo com a Polícia Civil, até 14h30 desta quarta (5), o suspeito havia sido levado para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para atendimento, mas não havia confirmação de morte. O estado de saúde dele não foi informado.


O sargento João Victor Ramos foi morto na sexta-feira passada (30) no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da cidade. Ele foi chamado por uma família que alugava um imóvel dele e foi surpreendido na frente da residência por criminosos que dispararam tiros. Ele estava em uma moto e morreu na hora.



O caso passou a ser investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que deflagrou uma operação nesta quarta (5) para a prisão do principal suspeito de ordenar o crime.


Segundo a DHPP, o suspeito reagiu à abordagem dos policiais e foi baleado no confronto.


Suspeito estava em Nova Parnamirim — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


A DHHP considera o suspeito baleado nesta quarta - que é membro de uma facção criminosa - como mentor intelectual da morte do policial militar na sexta-feira passada.


Além de João Victor, outros dois policiais militares foram mortos em menos de 45 dias em Felipe Camarão (veja mais abaixo). Desde segunda-feira (3), as forças de segurança do Rio Grande do Norte iniciaram uma operação para encontrar os suspeitos pelos crimes.



Morte de João Victor

O 3º sargento da PM João Victor Serafim Ramos foi morto a tiros no início da tarde desta sexta na Rua Santa Isabel, em Felipe Camarão. Segundo a polícia, João Victor estava em uma motocicleta, quando foi atingido pelos disparos e caiu na frente de uma casa.


Crime aconteceu em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Segundo o delegado Rysklyft Factore, da DHPP, a possibilidade investigada é de que o crime foi premeditado e que o policial tenha sido chamado até o local para ser executado.


O sargento iria encontrar uma família - para quem ele alugava um imóvel - e foi alvejado. A participação da família no crime, no entanto, ainda não é confirmada. É investigada a possibilidade de que a família foi forçada a chamar o policial até o local.



Três policiais mortos em Felipe Camarão

Três policiais militares foram mortos no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, num período de menos de 45 dias. O terceiro foi exatamente o assassinato do policial militar João Victor no dia 30 do mês passado.


O primeiro desses crimes aconteceu no dia 19 de maio, quando o o sargento da reserva Ionaldo Soares da Silva, de 57 anos, foi cercado por cerca de 10 criminosos, que dispararam pelo menos 15 vezes na Rua São João.


PM da reserva Ionaldo Soares foi morto em Felipe Camarão, em Natal — Foto: Divulgação


Já no dia 11 deste mês de junho, o sargento Silva Filho foi morto a tiros quando chegava em casa, de carro, na noite de domingo na Rua Todos os Santos. Ele era lotado no 4º Batalhão da PM, na Zona Norte da capital.



Para o delegado Rysklyft Factore, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os três crimes podem ter relação.


"Bem provável que haja uma certa conexão, não entre as vítimas, mas entre o grupo que está praticando esse tipo de crime", afirmou o delegado, que vai investigar o assassinato de João Victor.


"[O crime] é executar policiais que estejam em serviço e possivelmente atrapalhando o 'trabalho' desses criminosos", concluiu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operário que teria sido preso no lugar do irmão é solto no RJ

Depois de 50 dias, o operário de construção civil Waelinton Gonçalves dos Santos, de 33 anos, deixou o Complexo Prisional de Guaxindiba, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, no início da tarde desta segunda-feira (5). Segundo a família, Waelinton foi preso no lugar do irmão — que cometeu crimes em Natal (RN).


Waelinton estava almoçando na empresa onde trabalha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, quando foi preso.


O processo criminal ainda não terminou e ele terá que cumprir algumas medidas impostas pela Justiça.


"Cinquenta dias de sofrimento, não desejo pra ninguém. Muito terrível ficar num lugar desse no qual você sonha com sua liberdade a todo instante, onde você não se alimenta direito, não dorme direito, chegando a 29 pessoas numa cela de 20 m², onde você tem que se revezar pra dormir. É terrível", disse ao deixar o presídio.



De acordo com a defesa de Waellinton, o verdadeiro culpado pelos crimes é o seu irmão, Wando Gonçalves dos Santos — que está solto. Ele usava o nome do parente nas ações criminosas.


"Quero chegar em casa, colocar pra cabeça um pouco pra pensar, descansar um pouco a mente. Não tenho descansado desde que entrei num lugar desse aí. E tentar dar amor e carinho pra minha família, ficar perto deles o máximo possível e tentar esquecer um pouco isso aqui, tentar seguir em frente", falou Waelinton.


Operário preso injustamente no lugar do irmão foi solto nesta quarta (5) — Foto: Reprodução


"Sei nem explicar direito. Eles chegaram com um mandado de prisão e pediram pra eu acompanhar até a delegacia. Chegando lá eles puxaram vários processos falando que tava no meu nome. Até então eu disse que desconhecia, mas mesmo assim eles pediram documentação, botaram minha digital, todos os meus dados, falaram que eu tava preso e vim parar aqui", explicou.



Entenda a confusão

Diego Moreira Saldanha, advogado da família, explicou que o verdadeiro Waelinton se mudou para o Rio de Janeiro em janeiro de 2015 — e no mês seguinte já estava empregado com carteira assinada.


Nessa época, segundo Diego, Wando estava preso, após roubar uma farmácia de Natal em outubro de 2014 — mas ele se identificou como Waelinton. Foi solto em maio de 2015.


Os irmãos Waelinton Gonçalves dos Santos e Wando Gonçalves dos Santos — Foto: Reprodução


Em agosto de 2015, o Waelinton real mudou de emprego no RJ, também de carteira assinada. Dez dias antes, em julho, um suspeito que se identificou como Waelinton foi baleado num confronto com policiais em Natal, depois de uma tentativa de roubo junto com outros três menores. Ele conseguiu fugir do hospital e nunca foi formalmente identificado.



O terceiro crime foi um homicídio, que aconteceu no fim de agosto — e Waelinton, no Rio, estava em lua de mel.


“O Waelinton se casou no dia 20 de agosto de 2015. Como é que uma pessoa em lua de mel sai do RJ, vai até o RN, comete um homicídio e retorna para a sua cidade?”, questionou Diego.


Dois alvarás de soltura

Depois que Waelinton foi preso, no mês passado, a defesa entrou com recurso pedindo que ele fosse solto. O juiz do processo do homicídio a princípio negou. Mas depois de uma manifestação favorável do Ministério Público, a prisão foi revogada, no último dia 27.


No processo a que ele responde pelo porte de arma ilegal, o juiz reconheceu que a pessoa presa na ocasião, que depois fugiu, não foi identificada — e determinou outro alvará de soltura para Waelinton, no último dia 23.


O RJ1 questionou a Justiça potiguar, mas, até a publicação desta reportagem, não houve resposta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é detida após ameaçar servidores de unidade de saúde de Natal com faca

Faca apreendida com mulher suspeita de ameaçar servidores de unidade de saúde em Natal — Foto: Guarda Municipal de Natal/Cedida

Uma mulher foi detida e levada para a delegacia, na manhã desta quarta-feira (5), após ameaçar servidores de uma unidade pública de saúde de Natal com uma faca. O caso aconteceu na Policlínica Oeste, no bairro Cidade da Esperança.


A detenção foi realizada por agentes da guarda municipal, que levaram a mulher para a 8ª Delegacia de Polícia, no mesmo bairro. Servidores da unidade de saúde também foram à delegacia para prestar depoimento.


Segundo o delegado José Eduardo, a mulher disse em depoimento que levou a faca para a unidade de saúde intencionalmente, porque esperava atendimento há mais de um ano. Ela teria puxado a faca contra os servidores ao exigir o serviço.



A paciente ainda disse à polícia que precisa fazer uma cirurgia, mas só conseguiu agendamento para os exames com três meses de espera. Ela ainda afirmou que teme pela própria vida e, por isso, levou a faca ao local.


Após o depoimento, a mulher assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberada. Ela poderá responder por desacato, que tem pena prevista de seis meses a dois anos de reclusão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia durante operação na Zona Rural de Viçosa, no Alto Oeste potiguar

Criminosos morreram em confronto na zona rural de Viçosa, no interior do RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Dois homens morreram em confronto com policiais militares e civis no início da manhã desta quarta-feira (5), na zona rural de Viçosa, no Alto Oeste potiguar.


O confronto aconteceu durante cumprimento de mandados dentro da "Operação Gavião Seguro", deflagrada pela Polícia Civil com objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por homicídios, tráfico de drogas e roubos na região.


A operação também contou com apoio do helicóptero Potiguar 1, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública do RN.


Armamentos apreendidos pela polícia no interior do RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Segundo a Polícia Civil, o objetivo era cumprir 16 mandados de busca e apreensão, sendo 14 em Umarizal e dois em Viçosa.


Em Umarizal, os policiais aprenderam três armas de fogo, munição, além de drogas, e prenderam dois suspeitos em flagrante, apontados como chefes do grupo criminoso.


Já em Viçosa, os policiais entraram em confronto com dois suspeitos em um acampamento montado em uma área de mata, na zona rural do município.


Helicóptero Potiguar 01 participa de buscas a suspeitos no interior do RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação


"A gente acabou encontrando os criminosos na mata, confrontando com eles e apreendendo uma pistola Glock com seletor de rajada - uma arma de guerra - carregadores, uma arma calibre 12, um colete a prova de balas, muitas munições, máquina de fabricar droga e apreendemos muita droga. Eles foram socorridos, mas evoluíram a óbito", disse o delegado Murilo Baessa, de Alexandria.


Os suspeitos não foram identificados oficialmente pela polícia.


Arma apreendida durante operação no interior do RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deputados aprovam aumento de 18% para desembargadores do TJRN e procuradores do MP; salários chegarão a R$ 41,8 mil

Deputados aprovam projetos de lei com aumento de salário para desembargadores e procuradores do MP no RN — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Os deputados do Rio Grande do Norte aprovaram os dois projetos de lei com aumento de 18% nos salários dos desembargadores do Tribunal de Justiça e procuradores do Ministério Público do Estado. O valor do subsídio para ambos os cargos vai passar dos atuais R$ 35.462,22 para R$ 41.845,49 até fevereiro de 2025.


A aprovação dos projetos de lei foi unânime - com voto dos 18 parlamentares presentes na sessão - e ocorreu no mesmo dia em que os textos foram publicados no Diário do Poder Legislativo - trâmite necessário para inclusão dos projetos na pauta de votações.



Antes da sessão, o colegiado de líderes dispensou de tramitação dos projetos nas comissões da Casa. Após a aprovação o texto segue para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).


Os deputados ainda aprovaram reajuste aumento do auxílio alimentação para os servidores da Assembleia, que passará de R$ 1.400 para R$ 1.800.


Aumento para desembargadores e procuradores

Além dos aumentos salariais para os cargos máximos nas duas instituições, as leis também deverão impactar nos salários de juízes e promotores do Rio Grande do Norte. Ambos os projetos de lei preveem a aplicação dos reajustes de forma parcelada até 2025.


R$ 37.589,96 a partir de 1º de abril de 2023;

R$ 39.717,69 a partir de 1º de fevereiro de 2024;

R$ 41.845,49 a partir de 1º de fevereiro de 2025.

O pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é composto por 15 desembargadores. Já o colegiado de procuradores do MP conta com 17 membros.


A justificativa apresentada pelas instituições para o aumento foi o reajuste aplicado aos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal.


"A Constituição Federal estabelece no artigo 37, XI, que o subsídio dos Desembargadores corresponderá a 90,25% do subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. O Congresso Nacional aprovou novos valores dos subsídios dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, estipulando atualização a contar de 1º de abril de 2023 (Lei Federal nº 14.520, de 09 de janeiro de 2023)", justifica o desembargador Amilcar Maia, presidente do TJRN, na mensagem encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).



Impacto

Somente no Ministério Público, o impacto financeiro do reajuste deverá chegar a R$ 31.539.895,29 em 2025. Atualmente, um promotor substituto - o cargo mais baixo entre os membros do MP, recebe salário de R$ 28.884,20. O subsídio passará para R$ 34.426,3.


No entanto,105 dos 203 membros do Ministério Público se encaixam na categoria de Promotor de 3ª Entrância, cujo salário atual é de R$ 33.689,11 e passará a ser de R$ 39.852,8.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Papa Francisco nomeia novo arcebispo para a Arquidiocese de Natal

Novo Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso — Foto: Divulgação

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira (5) o pedido de renúncia apresentado por Dom Jaime Vieira Rocha e nomeou, como novo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, até então bispo da Diocese do Bom Jesus da Lapa (BA).


Ao completar 75 anos de idade, em 30 de março de 2022, Dom Jaime encaminhou o pedido de renúncia ao Papa Francisco. Desde então, aguardava a nomeação de um sucessor.


"A partir de agora, ele prossegue como administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, até a posse do seu sucessor", informou a Arquidiocese.


A posse do novo arcebispo está prevista para o dia 29 de setembro.


O primeiro arcebispo metropolitano de Natal, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, também era baiano. Desde a sucessão dele, por mais de 60 anos, todos os arcebispos de Natal eram potiguares - pessoas nascidas no Rio Grande do Norte.


'Rezem por mim', diz novo arcebispo de Natal


História

Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961, no município de Dário Meira (BA). O ciclo inicial de sua formação ocorreu na cidade natal. Concluiu o bacharelado em Filosofia, no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG) e concluiu o bacharelado em Teologia, no Instituto de Ilhéus (BA). Fez mestrado e doutorado, em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.



O religioso foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato (PI), no dia 14 de dezembro de 2011. Como lema episcopal escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece).


Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou Dom João como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), função que exerceu até agora, quando foi transferido para a Arquidiocese de Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estupro virtual: abusadores usam fotos falsas para chantagear a vítima; entenda o crime

Quando se fala em estupro, o primeiro cenário que vem à mente pode ser uma rua escura, mas, hoje, isso acontece até mesmo pela tela do computador, se trata do “estupro virtual”.


O termo ainda não está na legislação, mas a lei de estupro já abrange ameaças para a produção de imagens pornográficas.


Um dos primeiros casos de violação virtual a ser considerado como estupro foi o de Cristian Pereira, que usava o nome falso de Fred Maya. Ele foi condenado em 2014, após fazer mais de 150 vítimas.


Uma delas estava grávida e noiva na época. Os ataques fizeram o noivado acabar e ela quase perdeu o bebê. Apesar disso, a vítima conseguiu gravar o estupro e denunciar.


“Essa moça começou a sofrer essas ameaças e tinha que fazer uns telefonemas com ele on-line, se não, ele iria pegá-la, ia matar”, diz Iolanda Garay, presidente da Associação Nacional das Vítimas de Internet (Anvint) e advogada no caso. Contudo, apesar de o agressor fazer vítimas brasileiras, ele morava na Inglaterra.


“A vítima sente com a mesma intensidade [o estupro], tirando os ferimentos da violência física propriamente ditos”, explica.

Nessa reportagem, será explicado:


Foto: Wagner Magalhães - Arte G1


Como atuam os criminosos

O que fazer se for vítima

O que diz a lei

Por que a geração digitalizada tem menos chances de ser chantageada com nudes

Como atuam os criminosos

Existe um padrão de como que esses atacantes dão início à chantagem que terminará no estupro virtual.


Após ter poder sob a vítima, o atacante pede diversos tipos de conteúdo, que pode ser ela se masturbando, fazendo sexo com outra pessoa e, até mesmo, introduzindo no seu corpo objetos que ele enviou para a sua casa, explica Iolanda.


Outro método é o agressor conquistar a confiança da vítima para que ela mande nudes. Ele, por exemplo, se aproxima por meio da paquera on-line, envia fotos nu (verdadeiras ou não) e pede que ela também mande. Depois disso, começam as ameaças.


O que fazer

Se você for vítima deste tipo de golpe, entenda o que deve ser feito:


➤ Passo 1: Não obedeça ao pedido do agressor ou produza conteúdo para ele. Assim você evita criar um ciclo de ameaça. “Muitas vezes, esse cara que falou isso não tem nada seu. Ele fez uma montagem. Aí, quando você mandar a primeira imagem, começa o jogo dele”, explica Iolanda.


➤ Passo 2: Conte para alguém de confiança. Evite que essa pessoa seja um namorado, pois é possível que ele seja o agressor, afirma a advogada.


No caso de crianças como vítimas, é importante os pais manterem um monitoramento do acesso às redes e ter um diálogo aberto com os filhos, para que eles tenham um lugar de confiança para recorrerem e para saberem que existe esse tipo de golpe.



Os pais também precisam ficar atentos às mudanças de comportamento, aponta Eduarda Horta, advogada especialista em cibersegurança.


➤ Passo 3: Faça um boletim presencialmente na delegacia. Isso é importante porque o boletim virtual não irá fornecer o acolhimento necessário, explica a presidente da Anvint.


Na delegacia, não é necessário mostrar fotos íntimas, caso a vítima não queira.


➤ Passo 4: Feche as redes sociais e remova a sua foto do WhatsApp, recomenda a advogada. “Porque eles se aproveitam das informações que estão ali on-line, para ver quem que é seu pai, quem é sua mãe, onde você mora”, explica. Em média, esses cuidados devem durar entre 3 e 4 meses.


➤ Passo 5: Se achar as suas imagens em site de pornografia, entre em contato com o portal. Para isso, Iolanda recomenda escrever um e-mail em inglês, explicar a situação e enviar uma foto sua com seu documento, cobrindo o número, comprovando que realmente é você.


O que diz a lei

Mesmo sem existir uma lei em vigor que use a palavra “virtual”, a legislação atual já abrange esse tipo de estupro, uma vez que o artigo 213 define que o crime se trata de: “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.



O trecho que diz “se pratique outro ato libidinoso” é onde se enquadra o estupro virtual, pois diz respeito a obrigar a produção de material sexual e usar ele para prazer próprio, explica Iolanda. Outro ponto em que o crime se encaixa é que o conteúdo é conseguido "mediante grave ameaça".


“Ele obriga, ele força, ele violenta a vítima. Por isso que é um estupro de fato”, diz. “As consequências são as mesmas de um estupro carnal”, completa.

Existe ainda o Projeto de Lei 3628/20 que quer legalizar o termo “estupro virtual”, incluindo o artigo 217 B no Código Penal. O PL criminalizaria "assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, menores de 14 anos, a se exibir de forma pornográfica ou sexualmente explícita".


O projeto ainda aguarda apreciação pela Câmara.


Uma das diferenças ao crime de estupro é que o artigo 217 B propõe uma pena menor, de 4 a 12 anos de cadeia, enquanto a pena de estupro atual contra menores de 14 anos determina prisão de 8 a 15 anos.


“Eu, particularmente, entendo que não deveria ser o caso, porque tanto o crime virtual quanto o crime ocorrido na forma física têm impactos sobre a vítima, seja ela de forma psicológica ou emocional”, afirma a advogada Eduarda.


Apesar disso, a especialista em crimes cibernéticos acredita ser importante a aprovação da lei, uma vez que ainda existe a possibilidade de juízes não tipificarem os estupros virtuais como estupro, mas como assédio ou stalking.


Além da questão da pena menor, outra limitação do projeto é que ele apenas tipifica como estupro virtual casos com vítimas menores de 14 anos, deixando de fora as outras faixas etárias.


Mais jovens são mais difíceis de cair em chantagem

Mulheres mais maduras são mais vulneráveis ao estupro virtual do que as que cresceram no mundo pós-internet, apontam os especialistas entrevistados pelo g1. Existem algumas razões para isso.


A geração adulta teme como isso pode atrapalhar a sua carreira e abalar a sua imagem. Assim, quando o golpista começa as ameaças, ela tende a ceder e a enviar o material, explica Eduarda.


Já os adolescentes estão mais acostumados com a exposição da vida pessoal on-line e a compartilhar imagens íntimas com amigos. Eles entendem que há um grande volume de nudes na internet e de fotos falsas que parecem reais, diz o pesquisador em relacionamento virtual e vínculos humanos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) Vitor Muramatsu.



Portanto, quando essas fotos vazam, há o sentimento de que será "apenas mais um caso", que "acontece com todo mundo" e que há chances de não acreditarem que ela é verdadeira. É por isso que, quando o golpista se apresenta, o adolescente tende a não ceder às chantagens para proteger a suposta foto.


“Então, eu vejo que, em grande medida, as pessoas que são mais atacadas por esse tipo de criminoso estão mais ligadas a um grupo de pessoas que são conservadoras e tendem a conservar e blindar a sua imagem”, afirma o pesquisador.


Existe também uma questão moral. Enquanto a geração anterior sente que fez algo errado quando há o vazamento de imagens, a mais jovem usufrui do movimento sexy positive (positividade sexual, em inglês), que proporciona menos julgamento por vazamento de imagens e pela sua sexualidade, diz.


Ainda assim, crianças são alvo dos atacantes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jogador foi morto e esquartejado após invadir quarto e ver ex-namorada com outro homem em cama, diz defesa da suspeita

De acordo com advogado de defesa, Hugo e Rubia se encontraram algumas vezes depois de término. — Foto: Reprodução

Rubia Joice de Oliver Luvisetto, ex-namorada do jogador de futebol Hugo Vinicius Skulny Pedrosa, de 19 anos, encontrado morto, esquartejado, em Sete Quedas (MS), disse a polícia que a vítima foi morta após ter invadido a casa dela na madrugada de domingo (25), quando ela estava com outro homem. A informação foi confirmada ao g1 pelo advogado de defesa da suspeita, Felipe Cazuo.


"Ela foi surpreendida pela vítima quando estava dormindo com um homem no quarto dela. Estavam deitados. Ele começou a xingar, começou a ir pra cima dela. Ela estava empurrando ele para fora do quarto quando escutou um tiro", disse o advogado.


Rubia foi presa na segunda-feira (3), um dia após partes do corpo de Hugo serem encontradas no rio Iguatemi. De acordo com a defesa da suspeita, a jovem não conseguiu impedir os disparos contra o jogador e se desesperou ao ver o jovem ao chão.


Rubia Joice de Oliver Luvisetto, ex-namorada de Hugo. — Foto: Reprodução


"Esse tiro foi disparado pela pessoa que estava atrás dela. Então ela não viu que a pessoa ia atirar. A princípio foi em defesa dela. Depois dos disparos, o autor dos tiros e outro homem que estava no quarto ao lado retiraram Hugo da residência, ela não fez nada, não ajudou em nada", alegou a defesa.


A ex-namorada disse em depoimento a polícia, que os homens relataram terem deixado o corpo do jogador no rio e voltado para a cidade.


"Eles só deixaram o corpo no rio e voltaram. Ela disse que não procurou a polícia por se sentir ameaçada, estava com medo, só falou com a mãe e foi a mãe quem procurou a polícia".

De acordo com o advogado de defesa, Hugo e Rubia se encontraram algumas vezes depois de término do relacionamento.


A argumentação da defesa da suspeita, entretanto, não explica o esquartejamento do corpo da vítima. Alguns fragmentos foram encontrados no rio Iguatemi, mas outras partes do cadáver, incluindo, um pedaço da cabeça não foram localizados.


Outros suspeitos

Ao g1, a delegada responsável pela investigação afirmou que além de Rubia, outras três pessoas suspeitas de participarem do crime devem ser presas preventivamente.


Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Civil realiza a reprodução simulada do crime na casa de Rubia.


Entenda o caso


Hugo Vinicius Skulny Pedrosa, de 19 anos, desapareceu em 25 de junho após ir a uma festa no município vizinho a Sete Quedas (MS), Pindoty Porã (PY).


O jogador foi visto pela última vez pelos amigos, que o deixaram perto da casa da ex-namorada, após saírem da festa em um posto de combustível no município paraguaio.


Quando desapareceu, o jovem usava camisa azul e calça jeans.


A mãe dele, Eliana Skulny, procurou a delegacia de Sete Quedas na segunda-feira (26), quando o filho não apareceu.


Amigos e familiares se mobilizam nas redes sociais para encontrá-lo. "A dor é grande demais, volte logo para casa filho", publicou Eliana.



Apenas no dia 28 de junho, equipes do Corpo de Bombeiros de Amambai (MS) se deslocaram até a cidade para ajudar nas buscas. Com ajuda de um barco, vão procurá-lo na região do rio Iguatemi.


No dia seguinte a chegada dos Bombeiros, a rede de buscas ganhou reforço da conterrânea de Hugo, a cantora Ana Castela.


Ana Castela compartilhou cartaz de buscas pelo jogador de futebol. — Foto: Reprodução/Instagram


A cantora compartilhou no perfil do Instagram cartaz com informações junto com uma foto de Hugo. Com 8,8 milhões de seguidores, Ana Castela é natural de Amambai (MS), mas cresceu em Sete Quedas (MS), que faz divisa com Pindoty Porã e onde mora o jogador.



Parte do corpo de Hugo foram encontradas no dia 2 de julho, uma semana após o jovem desaparecer. De acordo com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Hugo foi encontrado esquartejado e teve as partes do corpo lançadas no leito do rio.


Os restos mortais foram encontradas durante uma operação de força-tarefa envolvendo as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Defron.


O reconhecimento foi feito a partir de uma tatuagem que o Hugo tinha no braço, com o nome do pai, falecido há cerca de 2 anos. As partes do corpo foram levadas para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL). As buscas pelos restos mortais do jovem foram encerradas nessa terça-feira (4).


Carreira no futebol


Hugo Vinicius Skulny Pedrosa. — Foto: Reprodução


De acordo com a prima do jogador, Andressa Skulny, o jovem morava com a avó materna e o irmão e não tinha atrito com ninguém. Apaixonado pelo futebol desde criança, e flamenguista roxo, foi na posição de atacante que o jovem se descobriu.


Em 2021, o atleta disputou o sub-17, pelo Seduc, onde foi destaque de partidas e até campeão na Copa Itu de Futebol Menores, em São Paulo.


"Ele fez parte do elenco de 2021, ele foi campeão da Copa Itu de Futebol Menores, em São Paulo. Ele também disputou a competição Ramom Pereira, em Campo Grande, por dois jogos ele foi considerado o melhor da partida. Era um garoto promissor, estava correndo atrás do sonho, sempre fazendo avaliações, tinha um comportamento exemplar", relatou ao g1, o presidente do Seduc, Wilson Lima.


Reprodução simulada na casa de suspeita de envolvimento no assassinato de jogador de futebol. — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeita de extorquir dinheiro de goleiro do Atlético nega crimes e diz que ele prometia se separar para casar com ela

Fabiana Coelho, suspeita de extorquir o goleiro Éverson, do Atlético-MG. — Foto: Reprodução/TV Globo

A mulher de 40 anos suspeita de extorquir dinheiro do goleiro Éverson, do Atlético-MG, negou ter cometido crimes e afirmou ter um caso com ele há dois anos. Ela concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (5).


Segundo a Polícia Civil, o inquérito segue sob sigilo e detalhes do caso não foram divulgados. No dia 30, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa da mulher no bairro Céu Azul, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, após determinação judicial de uma juíza de Lagoa Santa, na Grande BH. Celulares, computador e camisas autografadas por Éverson foram apreendidos.


A fotógrafa Fabiana Coelho de Sousa disse nesta quarta que soube da carreira do jogador em 2021, por meio do filho dela, de 17 anos, "atleticano fanático". Ela mandou uma mensagem para ele pelas redes sociais e, a partir de então, iniciaram uma conversa.


Ainda segundo Fabiana, a conversa começou a partir de um perfil extraoficial de Éverson. Eles saíram juntos pela primeira vez, de acordo com ela, em 22 de junho de 2021 – data que ela tatuou no braço. Ele era casado com outra mulher na época.


Tatuagem de Fabiana em homenagem ao primeiro dia que encontrou Éverson. — Foto: Reprodução/TV Globo


'Tudo mudou'

O relacionamento, ainda de acordo com Fabiana, ia bem até junho deste ano. Ela disse que o goleiro prometia se separar da mulher e que, quando ela cobrou por atitudes concretas, "tudo mudou". Ele teria perguntado se ela "estava louca", até que procurou as autoridades para acusá-la de extorsão.


Ela afirmou que nunca pediu dinheiro ou ameaçou o goleiro, mesmo tendo muitos materiais no computador e no celular "que comprovam tudo que ela está falando".


"Estava com o Éverson, amor. O goleiro, pra mim, não existia. [...] Eu não quero estar com o goleiro, quero estar com a pessoa, o ser humano", disse Fabiana.

Fabiana disse que durante esses dois anos eles mantiveram uma relação carinhosa, que se chamavam de "lindo" e "linda", gostavam de tomar vinho juntos e se homenageavam com trechos da canção "Eu Juro", do cantor Ferrugem.


'Eu não pedia nada para ele'

Argumenta, ainda, que somente queria manter uma relação pública com o jogador e que não esperava todo esse impacto em sua vida. Diz que o filho dela não está indo à escola e que os dois estão sem o computador que usam para estudar e trabalhar, que foi apreendido pela polícia.


"Ele dizia que sentia o amor puro e verdadeiro, porque eu não pedia nada pro Éverson. [...] Vê o tamanho da minha casa e diz se condiz com a vida de uma mulher que está com um jogador de futebol há dois anos", completou a suspeita.


A defesa de Fabiana ainda mostrou ingressos para partidas do Atlético que teriam sido fornecidas pelo goleiro. Disse que frequentava o camarote dos atletas e que via a esposa do jogador, mas que fingia não a conhecer e que, quando perguntada, dizia que um amigo fornecia as entradas para ela.


Procurada pelo g1, a assessoria do goleiro disse que ele não vai se manifestar sobre o assunto.


Éverson atua no Clube Atlético Mineiro desde 2020 e esteve presente em importantes conquistas do clube, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021. Participou, também, de jogos da Seleção Brasileira em 2021, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.


Éverson, goleiro do Atlético-MG. — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG


fonte: g1

Leia Mais ››

Allison Mack, atriz de 'Smallville', é liberada da prisão após dois anos por envolvimento em caso de culto sexual

A atriz da série "Smallville", Allison Mack, que participou do sistema de "escravo e mestre" do Nxivm — Foto: Getty Images

A atriz de televisão Allison Mack, mais conhecida por seu papel como amiga íntima do jovem Superman na série “Smallville”, foi solta na segunda-feira (3) de uma prisão federal na Califórnia, nos Estados Unidos.


Ela foi condenada em 2021 após se declarar culpada de manipular mulheres para se tornarem escravas sexuais do líder de um grupo chamado NXIVM, Keith Raniere. Ela também teve que pagar uma multa de US$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil na época).


A soltura foi publicada no Federal Bureau of Prisons, a agência federal de aplicação da lei dos Estados Unidos. Em 2019, ela se declarou culpada de chantagear duas mulheres como parte de um suposto culto sexual de Nova York.



Allison evitou uma pena de prisão mais longa ao cooperar com as autoridades federais em seu caso contra Raniere, que acabou condenado a 120 anos de prisão após ser condenado por acusações de tráfico sexual.


"Ao longo de todo o tempo, eu acreditei que as intenções de Keith Raniere eram de ajudar pessoas", disse ela ao ser presa. "Eu estava errada. Eu agora percebo que eu e outras pessoas engajamos em condutas criminosas".

Allison ajudou os promotores a reunir evidências mostrando como Raniere criou uma sociedade secreta que incluía mulheres com lavagem cerebral que foram marcadas com suas iniciais e forçadas a fazer sexo com ele.


Para entrar para o grupo secreto dentro da Nxivm, elas eram obrigadas a entregar segredos pessoais que pudessem arruinar suas reputações, de acordo com a atriz. A seita também coletava fotos explícitas e vídeos dos membros, além de assumir suas propriedades.


Allison Mack e Tom Welling em cena de 'Smallville' — Foto: Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››