domingo, setembro 11, 2022

II Encontro de Itauenses foi mais um marco para história de Itaú-RN


Para entender o significado de um evento como o "Encontro de Itauenses" é preciso fazer parte da história de um povo; de um ato de soberania, de um passado, de um ato de amor pela cultura e origem de uma terra amada; de um Itaú de todos nós.

 

O II encontro de Itauenses só confirma o quanto é importante trazer lembranças de um passado, para confrontar com o presente e construir um futuro que almejamos.

 

O I Encontro de Itauense aconteceu em 14 de setembro de 2019, em seguida a pandemia da Covid-19 interrompeu o evento que só pôde acontecer nesse dia 10 de Setembro de 2022,saindo do mundo virtual (WhatsApp) para o mundo real, no clube ACRI.

 




O evento reuniu dezenas de Itauenses para se encontrarem e resgatar valores da cultura de um povo. Trazendo para a  roda de conversa, além do reencontro com amigos e familiares, as histórias de um tempo que só as lembranças são capazes de nos fazer voltar no tempo para experimentar, de novo, toda essa emoção. Já para os mais novos, o " Déjà vu", ficará por conta da imaginação de cada um, para entender a importância de tudo isso que aconteceu com seus ancestrais.

 


A programação iniciou com o café da manhã para aqueles que gostavam de chegar logo cedo na casa do compadre e da comadre, que aproveitavam o momento para partilhar os fatos ocorridos na cidade e demais assuntos de interesses da família (política, religião e etc.).

 

Júnior Epifânio e Ismael Ricart


Aos poucos a vizinhança ia se juntando ouvindo os musicistas Ismael Ricart e Júnior Epifânio, enquanto esperava o início oficial que ocorreu às 11h:30  pela Profª. Dra. Socorro Maia dando início a cerimônia de abertura do evento convidando alguns dos poetas, filhos da terra para prestar suas homenagens ao povo itauense.

 

Fabiano Show

Lalá Ferreira


Logo após foi servido o almoço ao som de Fabiano Show e Lalá Ferreira que encantaram o público com um repertório agradável ao gosto dos presentes, em um momento ímpar para se confraternizarem.

 

Para fechar o evento a Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes sob a maestria de Gildásio Ramos fez várias apresentações a pedido da organização, que foi elogiada por todos os participantes pela grandeza e beleza do evento, suprindo todas as necessidades dos itauenses que em casa, comemoraram, beberam, jogaram conversas fora e dançaram muito aproveitando o dia inteirinho dedicado ao II Encontro de Itauenses.

 

Para ver todas as fotos do II Encontro de Itauenses clique ou na imagem abaixo:





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Óleo encontrado em praias do Nordeste desde agosto teria sido lançado no mar após lavagem de tanques de petroleiro, diz Marinha

A maior parte dos resíduos de óleo achados em praias do Nordeste desde o final de agosto de 2022 é de um "novo incidente" e não têm relação com as manchas que sujaram a costa da região em 2019.


"Bolotas" de óleo foram recolhidas em praias de Pernambuco, no dia 28 de agosto — Foto: Reprodução/TV Globo


A informação foi divulgada neste sábado (10), por meio de uma nota do Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, sediado em Natal, em conjunto com outros órgãos.


Ainda de acordo com o comunicado, a suspeita levantada pelos investigadores é de que o material tenha sido lançado no mar após lavagens de tanques de um navio petroleiro.



As análises clínicas apontaram que os resíduos são de petróleo produzido no Golfo do México.


"A partir das análises de amostras de resíduos de óleo até agora efetuadas, há indicação de que houve um novo evento, cuja hipótese mais provável aponta para um incidente envolvendo petróleo cru, proveniente do descarte de água oleosa lançada ao mar, após a lavagem de tanques de navio petroleiro, em alto mar", diz a nota.

"Os biomarcadores, ou indicadores de origem, sugerem tratar-se de petróleo produzido no Golfo do México. Tal origem foi estabelecida a partir da análise das amostras coletadas, especificamente, nas praias de Pernambuco (Boa Viagem, Paiva e Quartel) e Bahia (Ondina)", continua a nota da Marinha.


ICMbio recolhe óleo em Alagoas, em agosto de 2022 — Foto: ICMBio


Algumas pelotas de óleo foram encontradas com organismos como “cracas” (crustáceos) comumente encontrados em águas abertas. De acordo com o tamanho das cracas encontradas, bem desenvolvidas, os investigadores acreditam que as pelotas de óleo permaneceram mais de duas semanas à deriva, no oceano, antes de encalharem nas praias.


Embora suspeite de um novo incidente, a Marinha não informou se já há alguma embarcação investigada.


"O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (ComPAAz), subordinado ao Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil, tem contribuído na coordenação da coleta, análise e classificação do tráfego marítimo de interesse e acompanha, no momento, todo o processo referente a essa nova ocorrência", diz a nota.


ÓIeo de 2019 também foi encontrado na Bahia

A Marinha também informou que as amostras de óleo coletadas na praia de Itacimirim e Itapuã, na Bahia, mostraram "resultados correlacionáveis" com o óleo que atingiu as praias da região Nordeste em 2019.



A suspeita é de que os resíduos tenham se desprendido de pedras e recifes, por causa da força dos ventos e das ressacas no mar.


"Tal fato, no entanto, não indica tratar-se de um novo derramamento, do mesmo óleo, daquele incidente. Tais amostras demonstram a existência de resíduos daquele óleo, que permaneceu nas areias das praias, ou fixado em rochas e recifes de coral próximos ao litoral, que se desprenderam por força de ventos mais fortes e de ressacas, que normalmente ocorrem na região, nessa época do ano", ressalta o comunicado à imprensa.


Fragmentos de óleo foram encontrados em praias da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia


Análises clínicas

Segundo a Marinha, a nota técnica foi elaborada após a análises de amostras das pelotas coletadas em praias de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.



As análises foram conduzidas pelo Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); pelo Centro de Excelência em Geoquímica, Petróleo, Energia e Meio Ambiente (Lepetro/IGEO), da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e pelo Laboratório de Geoquímica Ambiental Forense (LGAF) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil, que é a unidade oficial da autoridade marítima brasileira, para realização de investigações de origem de incidentes deste tipo.


Além de universidades e dos órgãos da própria Marinha, a nota é assinada pelo Inpe e pelo Ibama.


O caso de 2019

Em 2019, manchas de óleo atingiram 130 municípios em nove estados do Nordeste e Sudeste. Em 2020, um inquérito preliminar apontou vazamento de petróleo uma distância de 700 quilômetros da costa brasileira.


Em dezembro de 2021, a Polícia Federal concluiu as investigações sobre a origem das manchas de óleo que atingiram o litoral brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020. De acordo com o órgão, um navio petroleiro grego foi o responsável pelo derramamento da substância no mar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde emite alerta sobre risco de reintrodução da poliomielite no RN

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte emitiu nota de alerta aos municípios do estado, nesta sexta-feira (9) para solicitar esforço para alcançar as metas de vacinação contra a poliomielite.


Vacinação contra a poliomielite — Foto: Agência Brasil


No RN, 24% do público-alvo, composto por crianças, foi imunizado contra a doença no período de campanha, o que seria insuficiente para garantir a segurança da população contra a doença. A meta era de 95%.


"Grande parte dos 167 municípios estão em alto risco de reintrodução da poliomielite por apresentarem cobertura vacinal abaixo dos níveis mínimos esperados nos últimos anos", informou a pasta no comunicado sobre o assunto à imprensa.


Nesta semana o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação em todo o país, por causa da baixa cobertura. Originalmente, as ações ocorreriam até esta sexta-feira (9), mas vão continuar até 30 de setembro.


Entre as estratégias, o governo do RN marcou o Dia D de vacinação para o próximo sábado (17).


Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que provoca paralisia, geralmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e pode ser transmitida por contato direto pessoa a pessoa.


Segundo as autoridades de saúde, a forma de transmissão mais frequente é pela via fecal-oral, mas também por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.


Último caso aconteceu há 33 anos no RN

O último caso da doença registrado no Rio Grande do Norte RN ocorreu em 1989, em São José do Seridó. Segundo a Secretaria de Saúde, desde aquele ano, a cobertura vacinal nunca tinha sido tão baixa.


"Nós da Sesap encaramos a poliomielite com esse grave risco iminente de circulação do vírus em nosso país. Desde a erradicação em 1989, nunca havíamos tido uma cobertura vacinal tão frágil como a de hoje em dia. Essa cobertura baixa e o aparecimento da doença em outros países, como os Estados Unidos, nos coloca numa situação de alto grau de vulnerabilidade e se não avançarmos com a proteção a partir do processo de vacinação estaremos na vulneráveis ao retorno dessa doença que pode deixar sequelas irreversíveis a nossas crianças", ressalta Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.



Na nota enviada aos municípios, a Secretaria solicita as gestões municipais fortaleçam as ações de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas e de vacinação, a fim de proteger as crianças menores de 5 anos e alcançar "altas e homogêneas" coberturas vacinais na rotina e nas campanhas.


Dia D de Vacinação

Uma das estratégias articuladas será a realização do Dia “D” de mobilização estadual no próximo dia 17 de setembro, além da ampliação do horário de funcionamento nos postos aos sábados ou em outros horários, como o turno da noite.


Entre outras ações, a Sesap sugere a busca ativa através das equipes de estratégia de saúde da família e parcerias com outros setores estratégicos para divulgação, como escolas, igrejas e sindicatos.


A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças de 1 a menores de 5 anos. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice do município de Assú por abuso de poder político e econômico

O prefeito de Assú, Gustavo Soares, também conhecido como Dr. Gustavo, e a vice-prefeita, Fabielle Azevedo, tiveram os registros de candidatura cassados nesta sexta-feira (9) pela juíza eleitoral Suzana Paula Dantas.


Prefeito Dr. Gustavo teve mandato cassado — Foto: Redes Sociais


A decisão se deu por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2020. Segundo a decisão, houve compra de votos na campanha.


Naquele pleito, a chapa saiu vitoriosa por 5 votos a mais que a chapa que ficou na segunda colocação.


A decisão judicial é de primeira instância e cabe recurso. Procurada, a prefeitura de Assú informou, através da assessoria de comunicação, que os advogados ainda não foram notificados da decisão.



Na decisão, a juíza reforça ainda que "embora a demandada Fabielle Cristina não tenha contribuído para a prática dos ilícitos eleitorais em apuração, mas considerando que a penalidade de cassação do diploma concedido ao candidato ao cargo majoriatário alcança a chapa registrada por completo em razão do princípio da indivisibilidade de tal chapa, fica igualmente determinada a cassação do diploma que lhe foi conferido em decorrência das eleições de 2020".


Além da cassação dos registros de candidatura, a juíza Suzana Paula Dantas também condenou o prefeito a oito anos de inelegibilidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jorge do Rosário, Rosalba, Beto, Rafael, Lidiane Souza e Fafá comandaram uma grande passeata na noite de sábado em Tibau

 



A população de Tibau respondeu ao chamado e saiu às ruas com Jorge do Rosário em uma grande festa. De tanta gente, a movimentação se transformou em um misto de passeata e carreata.


Além de Jorge, a prefeita de Tibau Lidiane Souza, o candidato a deputado federal Beto Rosado, a ex-governadora Rosalba Ciarlini, o candidato ao senado Rafael Motta, a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado e o deputado Souza também participaram da grande movimentação política.



Também estavam presentes na carreata o ex-prefeito de Tibau, Naldinho, e os vereadores Daniel, João de Edgar, Isaías, Preta da Gangorra e John John.


O clima era de festa com bandeiras de Jorge, adesivos em carros, motos e as pessoas dançando ao som das músicas dos candidatos.


Convidado a falar, Jorge ressaltou a importância de Tibau e da região da costa branca e disse que uma das prioridades do seu mandato será o incentivo ao turismo e ações para explorar melhor todo o potencial da região.



“Tibau tem um potencial ainda pouco explorado, como toda a região da costa branca. Quero ser a voz de Tibau na Assembleia Legislativa e apresentar projetos de incentivo ao turismo e desenvolvimento econômico. Investir  nessa região é gerar emprego e renda para o povo que vive na costa branca", disse Jorge do Rosário.

Leia Mais ››