quinta-feira, janeiro 13, 2022

Chuva de granizo atinge cidades do Rio Grande do Norte

Cidades da Região Seridó do Rio Grande do Norte registraram na tarde desta quinta-feira (13) chuva de granizo. O fato inusitado foi registrado em vídeo por moradores da região 


Moradores de cidades como Lagoa Nova, São José do Seridó, Jardim do Seridó, São Vicente e Acari relataram o fenômeno - muitos desses nas zonas rurais.


Em um dos vídeos registrados por uma moradora, ela chega a dizer que estava vendo isso "pela primeira vez" na região.


Na zona rural de São Vicente, o registro foi feito na no sítio Saco de Luíza. Já em São José do Seridó, no Sítio Viração e também Malhada da Areia.



Fenômeno semelhante foi registrado na Paraíba, provocado por uma nuvem chamada Cumulonimbus. Isso ocorre quando há combinação de alta umidade e alta temperatura.


Chuva de granizo atingiu interior do RN — Foto: Divulgação


Chuvas intensas no RN

Esse fenômeno no Seridó acontece um dia após a região ter sido bastante afetada por uma intensa chuva, que atingiu também boa parte do Rio Grande do Norte. Em Caicó, principal cidade da região, a chuva chegou a 50 milímetros na quarta-feira e casou prejuízos a alguns moradores e comerciantes.


Houve ainda alagamento nas ruas e em casas e comércios. A Defesa Civil de Caicó vai se reunir na sexta-feira para fazer um levantamento das áreas de risco da cidade e estabelecer ações emergenciais. Em caso de urgência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.


“A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.


Entre quarta e a manhã da quinta-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou chuvas em 93 municípios, que envolvem todas as regiões, mas especialmente na Região Central. O maior volume foi em Parelhas, com 81 milímetros.


Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas para todas as regiões do Rio Grande do Norte até a manhã desta sexta-feira (14).


O aviso de chuvas intensas também ressalta perigo potencial, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km por hora.


De acordo com a Emparn, para o final de semana, as análises dos meteorologistas indicam a permanência das condições climáticas favoráveis para ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado.


“A previsão para o final de semana é de boas chuvas tanto no interior e na região litorânea”, comentou Bristot.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mossoró amplia atendimento a pacientes com sintomas gripais para todas as UPAs do município

Após registrar superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) referência para pacientes com sintomas gripais, a secretaria de saúde de Mossoró, ampliou o serviço para as outras duas UPAs do município.


UPA do bairro Belo Horizonte, em Mossoró, na região Oeste do RN, registrou superlotação nas últimas semanas. — Foto: Reprodução / Intertv Cabugi


Os pacientes podem procurar qualquer uma das três unidades da cidade para consultas e realização de testes.

No início de janeiro, segundo o município, os atendimentos cresceram mais de 300% na UPA do bairro Belo Horizonte, que desde o início da pandemia era a única unidade municipal a atender os casos suspeitos de Covid.


A unidade passou a registrar cerca de 470 atendimentos diários. Até o final do ano passado, atendia cerca de 150 usuários por dia.



Na última segunda (10), a UPA do Belo Horizonte voltou a registrar superlotação. Os pacientes reclamaram da espera pela consulta e da aglomeração dentro e fora da unidade.


Para desafogar o sistema, a secretaria de saúde informou que a UPA do bairro Alto de São Manoel e do bairro Santo Antônio também estão atendendo esses casos desde a última terça-feira (11).


Demanda

Na manhã desta quinta-feira (13), as três UPAs estavam com movimentação tranquila. De acordo com a secretaria de saúde, a demanda é maior no início da semana.


Uma equipe da Inter TV Costa Branca esteve nas UPAs. No bairro Alto de São Manoel, havia poucos pacientes aguardando no local. O coordenador de enfermagem da unidade, Daniel Duarte, explicou que os pacientes passam por uma triagem antes do atendimento.


“Esses pacientes são colocados em setores isolados para que não tenham esse contato direto, para não ter o risco de ser contaminado”, destacou o coordenador.


A Secretaria de Saúde orienta a população a só procurar as UPAs em caso de sintomas mais graves. Se o paciente apresentar sintomas leves, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.


A secretaria informou ainda que todas as UPAs estão realizando testagem para Covid.


“Nas três UPAS nós temos médicos, triagem com enfermeiros, testes, para que eles digam se esse paciente é ou não Covid, e se necessita ser encaminhado a UPA Belo Horizonte”, informou a secretária de Saúde, Morgana Dantas. A UPA Belo Horizonte é a única com leitos específicos para pacientes com a Covid.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Comitê de cientistas do RN recomenda cancelamento de grandes eventos, ampliação da exigência de passaporte vacinal e testagem contra Covid-19

Cancelamento de grandes eventos, ampliação de exigência de passaporte vacinal e aumento da testagem contra Covid-19 foram algumas das medidas recomendadas pelo comitê científico do Rio Grande do Norte, ao governo do estado, diante do aumento de casos de Covid-19 e de gripe no início de 2022 no estado.


Governo avalia se deverá determinar cancelamento de eventos de massa no RN — Foto: Elisa Elsie


As medidas foram apresentadas em um relatório publicado nesta quinta-feira (13). Segundo o governo do estado, as medidas serão discutidas com representantes de outros poderes do estado, dos municípios e do setor produtivo.


Ao todo, foram nove as recomendações apresentadas pelos especialistas após a última reunião realizada pelo comitê na segunda-feira (10).



Veja as recomendações do comitê científico

Exigir o certificado de vacinação também para acesso a bares, restaurantes e shoppings, além dos ambientes que já estão incluídos no último decreto sobre o assunto (como estádios, cinemas, teatros e shows)

Aplicação de multas para estabelecimentos que desrespeitarem os protocolos sanitários do estado;

Reforçar o protocolo de gestantes e puérperas para Covid-19 e influenza

Realizar busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda dose ou que ainda não foi vacinada;

Reforçar a comunicação destacando a evolução da epidemia de influenza e a necessidade da adoção de medidas não farmacológicas;

Reforçar a informação de que os grupos vulneráveis para desenvolver formas graves e morte continuam sendo os idosos, imunodeprimidos e gestantes e deve ser desenvolvidas atividades de proteção para esses grupos, assim como fluxo de atendimento direcionados, minimizando os riscos de contaminação nos pronto-atendimentos;

Cancelar grandes eventos até controle da situação, considerando a introdução da variante Ômicron;

8) Retomar atividades remotas para todos os sintomáticos e grupos de risco (idosos, gestantes, etc).

Promover testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem populacional estratificada.

O comitê é composto por 13 profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre eles está o próprio secretário de Saúde, Cipriano Maia, que já havia confirmado nesta quinta-feira (13) a proposta de medidas mais restritivas para grandes eventos.


No relatório, o comitê aponta a recomendação da OMS para o cancelamento de grandes eventos devido à alta transmissibilidade da variante Ômicron e consideram que os eventos realizados no estado não têm cumprido os protocolos sanitários estabelecidos.


Os profissionais também afirmam que o estado enfrenta uma epidemia de pelo menos dois vírus de transmissão respiratória, a Influenza e o SARS-Cov2, com recrudescimento do casos da Covid em todo o mundo.


Apontam ainda o aumento do número de casos diários de Covid-19 em todas as regiões de saúde do RN e dizem que os serviços de saúde (urgências) encontram-se sobrecarregados, além de reforçar que o estado ainda não atingiu 80% da população vacinada com as duas doses do imunizante contra a Covid.


Governo discute recomendações

O governo do estado divulgou no início da tarde desta quinta-feira (13), que realizou uma reunião entre secretários de diferentes áreas de gestão e técnicos da Sesap para discutir e avaliar as recomendações expedidas pelo comitê.



Na reunião conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Raimundo Alves Junior, os gestores consideraram a necessidade de diálogo com representantes dos demais poderes, gestores municipais, e do setor produtivo na análise e definições a partir das recomendações.


Na reunião, também ficou definido que a secretaria de Administração e a secretaria de Saúde deverão publicar uma portaria conjunta nesta sexta-feira (14) para disciplinar o acesso da população aos prédios públicos do Poder Executivo.


"Na próxima segunda-feira, 17, representantes do Governo do RN se reúnem com a Federação dos Municípios do RN (Femurn), e em outras duas frentes de discussões, a governadora Fátima Bezerra deve reunir-se com representantes dos demais poderes, enquanto os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e Raimundo Alves Junior mantêm diálogo através do GT-Econômico com as instituições representativas do setor produtivo do Rio Grande do Norte", afirmou o governo em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Emparn registra chuva em 93 municípios potiguares e Parelhas acumula 81 milímetros de água em 24 horas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em 93 municípios do estado entre às 7h de quarta-feira (12) e 7h desta quinta-feira (13), segundo boletim publicado pela manhã.


Chuva no interior do RN (Arquivo). — Foto: César Holanda


As chuvas ocorreram em todas as regiões do estado, com destaque para a região Central do estado. O maior volume foi registrado no município de Parelhas, com 81,2 milímetros. A média esperada para o mês inteiro de janeiro era de 26,8 mm no município.


No Oeste Potiguar os maiores volumes ocorreram em Umarizal (75mm) e Riacho da Cruz (54mm).


“A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.


Chuvas de janeiro

Mesmo com a quadra chuvosa do semiárido ocorrendo somente a partir de março, o mês de janeiro de 2022 vem registrando bons volumes de chuva e boa distribuição em todas as regiões do RN, segundo a Emparn.


A análise inicial das chuvas acumuladas no estado, até esta quinta-feira (13), apontam 62 municípios com chuvas normais, 37 acima do normal, 8 são considerados chuvosos, 29 secos e 7 muito secos.


Em alguns municípios já choveu mais do que o previsto para o mês inteiro, como em Venha Ver com 142 mm; Senador Elói de Souza, com 119,4mm; e até mais do que o ano de 2021 inteiro, como foi o caso de Nova Cruz, São José do Campestre e Santa Cruz.


“A previsão para o mês de janeiro de 2022 é de chuvas com volumes de normal a acima do normal. Na próxima semana está programada reunião com os meteorologistas do Nordeste para a análise da previsão climática dos próximos meses”, disse Bristot.



Previsão do final de semana

Para o final de semana, as análises dos meteorologistas indicam a permanência das condições climáticas favoráveis para ocorrência de chuvas em todas as regiões. “A previsão para o final de semana é de boas chuvas tanto no interior e na região litorânea”, comentou Bristot.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN deve receber 1º lote de vacinas para imunização de crianças contra Covid nesta sexta-feira (14), diz Ministério da Saúde

O Rio Grande do Norte deverá receber o primeiro lote de vacinas contra Covid-19 voltadas para crianças de 5 a 11 anos de idade na madrugada desta sexta-feira (14), segundo divulgou o Ministério da Saúde.


Crianças serão vacinadas com a vacina da Pfizer — Foto: Reprodução/TV Globo


O primeiro carregamento da fabricante Pfizer voltado para o público infantil, com 1,2 milhão de doses, chegou ao país na madrugada desta quinta-feira (13), no aeroporto de Campinas, em São Paulo.


Já o voo que deverá transportar os imunizantes da Pfizer de Campinas para Natal tem previsão de chegar por volta das 2h, segundo o governo federal.


Em suas redes sociais, a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT) disse que o estado deverá receber 20,9 mil doses de vacinas para dar início ao processo de imunização deste público.



A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é que, após a distribuição aos municípios, a imunização do público seja iniciada na próxima segunda-feira (17) no estado.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o público estima de pessoas com idades entre 5 e 11 anos é de cerca de 300 mil pessoas. Portanto, seguindo orientação da União, a vacinação deverá ser iniciada pelas crianças com comorbidades e por faixa etária, começando pelas que têm 10 e 11 anos.


De acordo com a Sesap, devem ser priorizadas as que possuem condições crônicas de cardiopatia, pmeumatopatia, hepatite, doenças renais, imunodepressão, asma, doenças neurológicas, obesidade, sindrome de down e diabetes.


Ainda de acordo com o governo estadual, o Ministério da Saúde ainda deverá lançar uma nova nota técnica com detalhando as especificações sobre o público que será priorizado.


Vacinação

O Ministério anunciou no dia 5 de dezembro as regras para a vacinação de crianças e confirmou que não haverá exigência de receita médica.



Em dezembro, o RN já havia anunciado que não exigiria a prescrição. De acordo com a Sesap, a medida segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou a utilização do imunizante da Pfizer para esse público no Brasil.


A Sesap informou que a logística para a campanha já está preparada e será colocada em prática, à medida que as doses cheguem ao estado.


Dúvidas sobre a vacinação das crianças

As crianças devem fazer cadastro no RN Mais Vacina?

De acordo com a Sesap, o cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis através do RN Mais Vacina, da mesma forma que é feito com os adolescentes de 12 a 17 anos. Os responsáveis devem entrar no sistema pelo seu próprio perfil e cadastrar as crianças como dependentes.


Quais documentos as crianças precisam apresentar no momento da vacinação?

No ato da vacinação os pais ou responsáveis devem apresentar a Caderneta de Vacinação da Criança, documento que reúne informações sobre os imunizantes de rotina, além de um documento que comprove que a criança está acompanhada de um responsável.


É necessário apresentar comprovante de residência dos pais ou responsáveis?

Não. A Sesap informou que vai orientar os municípios a não exigir comprovação de domicílio, assim como já está sendo feito com os públicos de outras faixas etárias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Comitê científico do RN recomenda novas restrições a eventos de massa, diz secretário

O comitê científico do Rio Grande do Norte recomendou novas restrições para eventos de massa, segundo confirmou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, nesta quinta-feira (13).


Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia afirma que estado avalia recomendação de restrições a eventos de massa — Foto: Reprodução


De acordo com ele, os especialistas consideraram as medidas necessárias por causa do aumento de casos de covid-19 e também de gripe após os eventos de final de ano.


O grupo criado pelo governo início da pandemia trata sobre as ações do Estado em relação à Covid-19 e orienta decisões dos gestores estaduais sobre o tema.


Segundo Cipriano, o governo deverá avaliar as recomendações e tomar uma decisão a respeito das novas restrições nesta quinta-feira (13), com possível atualização de decretos. A última reunião do comitê aconteceu na segunda-feira (10).



"O comitê já recomendou a restrição para eventos de massa. É o que nós sabemos: aglomerar sem máscara, maior contato entre as pessoas, aumenta a transmissão de toda doença respiratória. O que nós estamos vendo agora é reflexo desses eventos de fim de ano, de atividades sociais que aglomeraram pessoas. O governo do estado vai apreciar essa orientação ainda hoje e divulgará oportunamente a atualização de decretos. Mas a orientação da autoridade sanitária é a restrição de eventos de massa que venha favorecer aglomeração", afirmou o secretário em entrevia ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi.


Por enquanto, os eventos seguem liberados com 100% de capacidade do público e os organizadores são obrigados por decreto a exigir o passaporte vacinal.


O secretário ainda orientou a população, empresários e municípios a cumprirem os protocolos já estabelecidos, como uso de máscara, álcool em gel e a exigência do passaporte vacinal para entrar em eventos.


"Se a gente tivesse cumprindo o protocolo nesses eventos, teríamos talvez menos problemas", argumentou.



O g1 solicitou os detalhes da recomendação do comitê científico à Secretaria Estadual de Saúde, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.


Na manhã desta quinta-feira (13) o sistema Regula RN, usado na administração dos leitos Covid-19 da rede pública do Rio Grande do Norte apontava ocupação de quase 50% dos leitos de UTI, sendo 34% com pacientes de Covid e 14,5% com pacientes de síndromes gripais.


Embora não tenha causa um aumento considerado da pressão por leitos, os casos de covid-19 e gripe pressionaram as unidades de saúde de Natal e de outras cidades do estado. Por causa disso as prefeituras da capital e de vários municípios potiguares já determinaram o cancelamento do carnaval de rua.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 97,2 mil casos conhecidos de Covid em 1 dia; média móvel passa de 60 mil

O Brasil registrou nesta quinta-feira (13) 97.221 novos casos conhecidos de Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 22.815.827 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 60.072 - a maior registrada desde 29 de junho do ano passado (quando estava em 65.070). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +634%, indicando tendência de alta nos casos da doença.


Alta na média móvel de novos casos conhecidos na última semana — Foto: Editoria de Arte/g1


O país também registrou 190 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 620.609 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 126. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +29%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


Cinco estados não tiveram registro de morte nesta segunda: AC, AL, AP, RN e RR.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Instabilidade nos sistemas

Após o apagão de dados do Ministério da Saúde, os estados começaram a normalizar a divulgação de números de Covid-19 no Brasil no dia 4 de janeiro.


Em 12 de dezembro, o ministério informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 após ataque hacker foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão inicial de estabilização dos sistemas, de 14 de dezembro, não foi cumprida.


Em janeiro, o ministério informou que quatro de suas plataformas foram reestabelecidas ainda em dezembro; afirmou que, no dia 7 de janeiro, normalizou a integração entre os sistemas locais e a rede nacional de dados, e que o retorno do acesso às informações tem sido gradual.


Segundo a pasta, a instabilidade no sistema não interferiu na vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como a Covid. É o oposto do que dizem os pesquisadores.


"A gente não consegue planejar a abertura de novos serviços hospitalares, de centros de testagem, abertura de novos leitos e entender as regiões onde o impacto da nova variante é maior", diz Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz.


"A gente não viu a evolução e a chegada da ômicron. Ela não apareceu de repente no Ano Novo. Ela entrou ao longo do mês de dezembro, e a gente estava completamente em voo cego ali, porque não tinha dado nenhum; a gente não viu os dados crescerem", afirma o professor Marcelo Medeiros, fundador do Covid-19 Analytics. Ele interrompeu o serviço que auxilia autoridades a tomarem decisões em meio à pandemia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fiocruz alerta para aumento de ocupação de leitos de UTI no Brasil

Em nota técnica divulgada nesta quarta-feira (12), o Observatório Covid-19 da Fiocruz trouxe um alerta para o aumento da ocupação de leitos UTIs de Covid na rede do SUS, para adultos, no país.


Mapa de ocupação de leitos de UTI do Observatório Covid-19 Fiocruz mostra Pernambuco em situação crítica — Foto: Reprodução/Fiocruz


Um terço dos estados e 10 capitais estão em alerta, segundo as taxas observadas em 10 de janeiro, em comparação com a série histórica. Deste total, 1 estado e 4 capitais estão em situação crítica.


O que diz o documento:

Entre as capitais, Fortaleza (88%), Recife (80%), Belo Horizonte (84%) e Goiânia (94%) figuram na zona de alerta crítico;

Porto Velho (76%), Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Vitória (77%) e Brasília (74%) na zona e alerta intermediário;

Segundo a análise, o estado de Pernambuco (82%) está na zona de alerta crítico;

Pará (71%), Tocantins (61%), Piauí (66%), Ceará (68%), Bahia (63%), Espírito Santo (71%), Goiás (67%) e o Distrito Federal (74%) na zona de alerta intermediário.

O Rio de Janeiro (12%) está entre os 16 estados que estão em situação considerada boa. No Rio, em 10 de janeiro, segundo o boletim, eram 161 pacientes internados, enquanto que em 2 de agosto do ano passado, o número de internados chegada a 1.176, com uma taxa de ocupação de leitos de 61%.


Vacinação contra Covid em Fortaleza, no Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM


A nota alerta para o novo crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI diante da ampla e rápida proliferação da variante ômicron no Brasil.


Os responsáveis pelo boletim dizem que o número de internações em UTI hoje ainda é "predominantemente muito menor" do que em 2 de agosto de 2021, por exemplo, quando já no "quadro de arrefecimento da pandemia leitos começavam a ser fechados".



"Consideramos fundamental ratificar a ideia de que temos um outro cenário com a vacinação e as próprias características das manifestações da Covid-19 pela Ômicron. Por outro lado, não podemos deixar de considerar o fato de a ocupação de leitos de UTI hoje também refletir o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e casos de Influenza", ressaltam os pesquisadores.

O aumento de internações pressiona o sistema de saúde, após governos estaduais e prefeituras terem reduzido a oferta de leitos de UTI nos últimos meses --com a melhora do cenário da pandemia em função da vacina.


No documento, os pesquisadores destacam ainda que tão importante quanto estar atento à necessidade de reabertura de leitos é preciso:


reorganizar a rede de serviços de saúde, no sentido de dar conta dos desfalques de profissionais afastados;

garantir a atuação eficiente da atenção primária em saúde no atendimento a pacientes empregando, por exemplo, tele atendimento;

e prosseguir na vacinação da população.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto

Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e um imóvel onde funcionava um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.


Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. A prefeitura afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012, quando outro deslizamento ocorreu no local. Na época, os técnicos do município concluíram que não havia segurança para a ocupação do imóvel.


"Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco", afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.


Área foi evacuada minutos antes

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 8h30 para realizar uma vistoria no local e, devido aos problemas estruturais verificados, toda a área foi evacuada. Pouco depois, às 9h10, o deslizamento ocorreu.


A imagem abaixo, à esquerda, mostra cordão de isolamento que já estava no local.

Dois ângulos diferentes mostram deslizamento no Morro da Forca, em Ouro Preto. — Foto: Jiljana Isidoro e Redes sociais


Os bombeiros não souberam informar quantas pessoas tiveram que ser evacuadas.


Segundo a corporação, o talude ainda apresenta instabilidade. Se houver outro desmoronamento, há possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.


A Defesa Civil de Ouro Preto orienta que as pessoas não passem pela região. Segundo o coordenador Neri Moutinho, toda a população ribeirinha foi orientada a sair de casa até que seja feita uma avaliação completa dos riscos.


"Depois da análise, vamos falar para os moradores se eles podem ou não retornar para as suas residências", disse.


Deslizamento do Morro da Forca em Ouro Preto. — Foto: Redes sociais


Chuvas foram gatilho

De acordo com a Defesa Civil de Ouro Preto, o solo estava encharcado em decorrência das chuvas dos últimos dias. Ouro Preto está entre os municípios em situação de emergência por causa dos temporais.


"A vegetação é natural, no entanto é insuficiente para garantir a estabilidade em caso de movimentos semelhantes a esse. O que provocou esse movimento foram a declividade da própria encosta, as características geológicas que são típicas na região e o, que foi mais importante, que nós chamamos de gatilho de falha, foi o grande volume de chuvas acumulado desde o dia 26 de dezembro", explicou o geólogo Charles Murta, da Defesa Civil de Ouro Preto.


O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, disse que, mesmo que não esteja chovendo no momento, o risco geológico na região continua muito alto.


"(As fortes chuvas dos últimos dias) acabam fazendo com que o solo fique saturado de água, e essa saturação pode gerar um movimento de massa mesmo em um momento em que a chuva não está acontecendo", explicou.


Momento exato em que morro atinge casarão histórico em Ouro Preto e ele "se dobra" com a força. — Foto: Redes sociais


Dentre as 25 mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais, uma ocorreu em Ouro Preto, no dia 8. Um homem, de 55 anos, morreu depois de ser soterrado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava deitado na cama, quando houve o escorregamento de terra e a casa dele desabou.


Outro casarão histórico desabou há 6 dias

Parte de outro casarão tricentenário e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) havia desabado em Ouro Preto no dia 7 de janeiro. O acidente foi provocado pelas fortes chuvas. Ninguém se feriu.


Parte de casarão histórico desaba em Ouro Preto — Foto: Redes sociais/Divulgação


De acordo com a prefeitura, o imóvel já estava em péssimas condições de conservação quando foi adquirido pelo município há poucos meses. Ele havia sido abandonado pelos proprietários.


A área foi isolada, mas nenhum vizinho precisou ser retirado de casa. O imóvel fica no bairro de Santa Efigênia, no Centro Histórico. O Iphan foi notificado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério envia pedido à Anvisa para autorizar autoteste de Covid no Brasil



O Ministério da Saúde enviou nesta quinta-feira (13) o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para autorizar o autoteste de Covid-19 no país. A informação foi confirmada pela GloboNews.


"A autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social. Os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos", diz o documento.

Na nota técnica, a pasta detalha qual será o público-alvo: qualquer indivíduo, sintomático ou assintomático, independentemente de seu estado vacinal ou idade, que tenha interesse em realizar a autotestagem.


O ministério orienta que o autoteste seja utilizado de forma complementar, como estratégia de triagem, e que pessoas que testarem positivo devem fazer o isolamento para prevenção de novas infecções. Além disso, a pasta diz que "a prevenção por vacina e medidas não farmacológicas sejam devidamente recomendadas".


"O autoteste deve resultar de uma escolha livre e autônoma da pessoa em questão. É importante lembrar que ninguém deve ser forçado a realizar o autoteste", diz a nota.

Segundo o ministério, o autoteste tem excelente aplicabilidade no contexto epidêmico com o objetivo de:


Ampliar oportunidades de testagem para sintomáticos, assintomáticos e possíveis contatos;

Realizar testes antes de se reunir em ambientes fechados com outras pessoas;

Não sobrecarregar serviços de saúde, que já estão muito além do limite de sua capacidade de atendimento;

Testar, isolar, e encaminhar os casos positivos para o Sistema de Saúde (ou tele-atendimento), para a melhor assistência e a quebra da cadeia de transmissão;

Sair do isolamento, após resultado negativo e sem sintomas.

O governo reforça que o uso de autoteste pode ser uma excelente estratégia de triagem, "pois devido ao curto tempo para o resultado, pode-se iniciar rapidamente o isolamento dos casos positivos e as ações para interrupção da cadeia de transmissão".



O Ministério da Saúde também fez recomendações para aprovação do autoteste:


Deve apresentar sensibilidade e especificidade satisfatória, conforme parâmetro da OMS

As instruções para uso devem contar informações sobre período de incubação do vírus, do métodos e outras necessárias para permitir que a pessoa use de forma adequada

O solicitante de registro do teste deve fornecer canal de comunicação para tirar dúvidas dos usuários, 24 horas por dia, 7 dias por semana

O produto deve ser fornecido com todos os componentes necessários para a realização do teste


Autoteste

Atualmente, a venda do autoteste não é liberada no Brasil. O exame pode ser feito em casa com a coleta do material no nariz com cotonete ou por saliva. O autoteste, no entanto, tem sensibilidade menor do que outros exames, como o RT-PCR, e está sujeito ao erro do paciente não treinado.


Na sexta-feira (7), a Anvisa emitiu uma nota esclarecendo que as regras atuais só permitem “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.


“Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”, completou a agência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Decreto de Bolsonaro reparte poder do Ministério da Economia sobre o Orçamento com a Casa Civil

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (13) dilui o poder do Ministério da Economia para tomar decisões em relação ao Orçamento e reforça o papel da Junta de Execução Orçamentária (JEO), da qual faz parte a Casa Civil, nas definições dos recursos federais.


Vista do Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Gustavo Frazão / Reprodução


Segundo relatou ao blog um ministro, o ato do presidente cria um “manual da JEO”, para que outros ministros precisem passar pela Junta, sem solicitar recursos direto a Bolsonaro. Seria uma maneira de facilitar a comunicação com as pastas.


A decisão foi fechada nesta quarta (12) em reunião dos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, e vem na esteira do desgaste da ministra da Secretaria de Governo, Flavia Arruda, atacada por não atender compromissos políticos com o Centrão.



Segundo uma fonte graduada do governo ouvida pelo blog, a justificativa interna feita pela Casa Civil ao defender o novo procedimento é um maior controle sobre as decisões da JEO, mas, na prática, acaba levando todos os atos, muitos deles operacionais, para o novo fluxo.


O Congresso Nacional e, em especial o Centrão, tem avançado sobre o Orçamento da União. Esse modelo se replica dentro do governo. O ministro Ciro Nogueira, senador pelo PP do Piauí, é um dos principais líderes do Centrão.


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››

Polícia encontra corpo de jovem de 22 anos que desapareceu após ligar para o pai e contar sobre acidente

A Polícia Civil encontrou na tarde desta quinta-feira (13) o corpo da jovem de 22 anos que desapareceu depois de ligar para o pai e contar que tinha sofrido um acidente no interior de São Paulo.


Jovem desaparece após ligar para o pai e contar que sofreu acidente em Águas de Santa Bárbara (SP) — Foto: Arquivo pessoal - Jaqueira News


Segundo a polícia, o corpo de Kathia Fernandes Oliveira foi encontrado dentro do Rio Novo, a cerca de 500 metros do local onde o carro dela havia sido localizado na terça-feira (11), entre Águas de Santa Bárbara e Iaras (SP).


Investigação

O delegado Omar Zedan Vieira, responsável pelas investigações, contou que o corpo estava enroscado no fundo do rio e será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Avaré para exame necroscópico. O exame vai ajudar a polícia a descobrir a causa da morte.



Durante a manhã, a Polícia Civil ouviu o rapaz de Iaras com quem Kathia iria se encontrar antes de desaparecer e também o ex-namorado dela, de Manduri. No entanto, o delegado ressaltou que eles não são considerados suspeitos.


Além dos depoimentos, a polícia também está analisando imagens de câmeras de segurança para esclarecer o caso. Um vídeo gravado pela câmera de um posto de combustíveis em Manduri mostra que a jovem parou para abastecer o carro momentos antes de desaparecer.


No vídeo, ao qual o g1 teve acesso, é possível ver que um carro vermelho entra no estabelecimento às 21h48 de segunda-feira (10) e para ao lado da bomba. Segundos depois, a motorista é atendida e aparenta estar sozinha no veículo.



Segundo a polícia, não é possível considerar exatamente o horário da câmera de segurança do posto de combustíveis. Funcionários do posto disseram que era Kathia no veículo e que ela costumava abastecer no local. Segundo eles, ela passou pelo posto por volta das 20h30.


A família informou que às 20h49, a jovem fez uma ligação para o pai, contando que tinha sofrido um acidente. À polícia, a família disse que a ligação estava ruim e que não conseguiu retornar a chamada.


Fazendo upload: 711196 de 711196 bytes.
Família recebeu chamada de Kathia às 20h49 de segunda-feira (10) — Foto: Arquivo pessoal - Jaqueira News


Por conta disso, parentes começaram a fazer buscas e entraram em contato com amigos da jovem, mas não tiveram sucesso.



O desaparecimento de Kathia foi registrado na terça-feira (11) e, por volta das 18h, o carro dela foi encontrado dentro do Rio Novo, às margens da Rodovia Vicinal Jair Gilberto Campaneti. Outro vídeo mostra o veículo sendo retirado do rio pelos bombeiros (veja abaixo).


Desaparecimento

Segundo o boletim de ocorrência, a jovem, que mora em Óleo, disse à família que iria dar uma volta na noite de segunda-feira (10) e logo retornaria para a casa. Pouco tempo depois, o pai recebeu a ligação da filha contando que tinha sofrido um acidente.


“Um morador de Iaras disse que tinha marcado um encontro com Kathia, mas que ela não tinha aparecido. Ele até mostrou uma mensagem que Kathia enviou para ele, dizendo que estava abastecendo o carro e logo chegaria”, conta a irmã de Kathia, Thaimara Souza.


Kathia Fernandes Oliveira desapareceu após ligar para e contar que sofreu um acidente em Águas de Santa Bárbara — Foto: Facebook/ Reprodução


Thaimara contou ao g1 que foi até o posto de combustíveis onde a família costuma abastecer, em Manduri, e que funcionários confirmaram que Kathia passou pelo local.


"Fizemos o possível percurso e vimos que, perto da ponte, havia uma cerca estourada e que o palanque estava com marcas de tinta vermelha, a mesma cor do carro de Kathia. Meu coração ficou apertado. Perto do rio, meu esposo encontrou a placa do carro e mergulhou para ver se encontrava alguma coisa. Então, chamamos a polícia e o Corpo de Bombeiros, que tiraram o carro."


O Corpo de Bombeiros de Avaré informou que fez buscas na quarta-feira (12), inclusive com equipe de mergulhadores, mas não encontrou ninguém dentro do carro ou às margens do rio. Nesta quinta (13), as buscas foram retomadas pela Polícia Civil.



A Polícia Civil de Águas de Santa Bárbara informou que está investigando o caso, com apoio das equipes de Óleo, Manduri e Iaras. Foi feita perícia no local em que o carro foi encontrado e as equipes trabalham com várias linhas de investigação.


Segundo o delegado, a polícia também pediu a quebra de sigilo telefônico da jovem, mas o celular dela não foi encontrado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prêmio da Mega-Sena causa alvoroço em Urucânia, cidade de MG com apenas 10 mil habitantes

Não se fala em outra coisa na pequena cidade de Urucânia, na Zona da Mata de Minas Gerais: quem ganhou o prêmio de mais de R$ 5 milhões na Mega-Sena?


Prêmio da Mega Sena causa alvoroço em Urucânia, cidade de MG com apenas 10 mil habitantes — Foto: Arquivo Pessoal/José Roberto Cardoso


Duas apostas acertaram, na noite desta quarta-feira (12), as seis dezenas do concurso 2.443, uma no município mineiro e outra feita pela internet. Os dois ganhadores vão dividir o prêmio de R$ 11 milhões. Cada um vai receber R$ 5.259.397,57.


O sorteio ocorreu no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As dezenas sorteadas foram: 01 - 05 - 12 - 13 - 17 - 31.


Cidade de Urucânia, na Zona da Mata de Minas Gerais — Foto: Divulgação/Prefeitura de Urucânia


A cidade com pouco mais de 10 mil moradores já tem palpites sobre o novo milionário. Para a recepcionista Ângela Ferreira, de 22 anos, o ganhador é de um distrito.


“Não dá para saber, mas tenho minha suspeita. Se fosse eu, ficaria bem quietinha e não falava com ninguém. Muita inveja e maldade neste mundo. E nem sei o que faria com tanto dinheiro. Não jogo na loteria, mas a partir de agora vou jogar”, diverte-se Ângela.

Aposta simples

O ganhador de Urucânia fez uma aposta simples Teimosinha – opção de repetir o mesmo jogo por mais vezes – na lotérica Dias de Sorte.


Jose Roberto Cardoso, de 53 anos, que ajuda a administrar a lotérica, disse que é a segunda vez que sai um prêmio milionário no local.


"A primeira vez foi em 2003 quando uma pessoa ganhou R$ 3 milhões. Estou muito feliz. Tem muito curioso vindo aqui para saber quem ganhou e acaba apostando também. Acho que sei quem ganhou porque, pelo tipo de jogo, dá para conhecer os jogadores, mas só a Caixa para dar certeza. O que sei é que agora vou apostar ainda mais. Esse prêmio dá esperança", disse, confiante.


Fachada da lotérica Dias de Sorte em Urucânia — Foto: Arquivo Pessoal/José Roberto Cardoso


É tanto dinheiro que daria para mudar a vida de muita gente. Coisa que, para o caixa de padaria Paulo Sérgio, de 67 anos, não faria muita diferença.


“Não mudaria meu estilo de vida. Continuaria trabalhando”.

Sério?


“Mas não trabalharia muito não. Conversaria com o patrão para não ir todo dia”, disse ele, às gargalhadas.


E você: o que faria com tanto dinheiro?


Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.


Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.


Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.


Fonte: g1

Leia Mais ››