terça-feira, abril 17, 2018

Município de Itaú sedia oficina de capacitação da Sethas do Médio Oeste


O Município de Itaú-RN esta sediando a “Oficina Regionalizada Intersetorial”, na região do Médio Oeste, nos dias 17,18 e 19 de abril, no Clube ACRI, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN). Serão contempladas as cidades de Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, Janduís, João Dias, Lucrécia, Martins, Messias Targino, Olho D´água dos Borges, Patu, Pilões, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Umarizal e Viçosa. Até agosto a Sethas irá capacitar todos os 167 municípios.

A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta terça-feira com a execução do Hino Nacional Brasileiro, em seguida o Prefeito Ciro Bezerra deu as boas vindas aos participantes, destacando a alegria de poder estar sediando a I Oficina Regionalizada Intersetorial, Região Médio Oeste.

Prefeito de Itaú Ciro Bezerra

Ciro falou da importância do evento para a Assistência Social dos municípios que além do aprendizado poderão trocar experiências e tirar dúvidas que as cidades estão vivenciando com os programas, dando total apoio aos participantes no que for necessário para contribuir com o bom desempenho do evento.

“Essa capacitação regionalizada é fundamental para que a própria Sethas, possa se aproximar também dos municípios, possa conhecer a realidade in loco, vim e ver como é a realidade dos municípios”. Opinou Ciro.

Secretária da Assistência Social do Município de Itaú Jaíra Martins

A Secretária da Assistência social e Primeira Dama Jaíra Martins, disse está muito feliz em poder receber o evento na cidade de Itaú, pois a cidade está centralizada para receber os representantes dos municípios participantes da oficina, parabenizando a Sethas pela iniciativa da regionalização das oficinas, pois os municípios necessitam muito dessas orientações, devido a carência de capacitações, desejando a todos bons resultados.

A oficina será ministrada pelas técnicas da Sethas Isabel Cavalcante e Tazia Damazia e será direcionada para os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), coordenadores do Bolsa Família e Cadastro Único e membros dos conselhos municipais de Assistência Social.

O objetivo da oficina é trocar experiências e capacitar os técnicos em ferramentas específicas da área como o Prontuário Eletrônico do SUAS. As oficinas serão de fundamental importância para o aprimoramento dos serviços ofertados pelos CRAS e também para o Programa Bolsa Família.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Leia Mais ››

Após reparos, trecho da BR-304 em Itajá é liberado


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a BR-304 em Itajá, entre os kms 127 e 128, já foi liberada para o trânsito na tarde desta terça-feira (17).

A via estava operando no sistema “siga e pare” – enquanto uma um sentido fica liberado para o fluxo, o outro fica paralisado – desde o período da manhã.

Segundo a PRF, o buraco começou a ser aberto devido às chuvas que caem com intensidade na região.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Natal registra 61 milímetros de chuva desde a manhã de segunda-feira


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou o boletim de chuvas. Nas últimas 24 horas, Natal registrou 61,3 milímetros de chuva.

Os dados correspondem ao período de 7h da manhã de segunda-feira (16) até as 7h da manhã desta terça-feira (17).

No mesmo intervalo, a maior precipitação foi anotada em Frutuoso Gomes, na região Oeste, com 130 milímetros. Na mesma área, a empresa registrou 120 mm de chuva em Messias Targino.

Na região Central, a Emparn aferiu 79,3 milímetros de chuva em Macau. Em Fernando Pedroza choveu 62,7 mm. Na região Leste, Ceará-Mirim teve 53 mmm e Extremoz teve 52,9.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Chacina deixa quatro jovens mortos em São Bernardo do Campo

Resultado de imagem para Chacina deixa quatro jovens mortos em São Bernardo do Campo

Quatro jovens morreram em uma chacina em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no fim da noite desta segunda-feira (16).

Os rapazes tinham entre 22 e 26 anos e conversavam em frente a uma lanchonete que estava fechada no bairro Alto Industrial, no limite com a cidade de Santo André. Uma das vítimas. Diego da Silva Macedo, de 22 anos, trabalhava no local e fazia aniversário. Ele tinha acabado de fechar a lanchonete.

Segundo a Polícia Civil, por volta das 23h, criminosos chegaram em duas motos, discutiram com os jovens, atiraram e fugiram.

As vítimas morreram na hora, uma delas tinha passagem pela polícia por roubo. Também morreram Cássio de Almeida Santos, de 23 anos, Rafael Borges, de 26 anos, e Edivaldo da Lima Jr, de 23 anos.

Segundo a Polícia Civil, a principal hipótese é execução, já que testemunhas viram os jovens se ajoelharem e serem atingidos na parte de trás da cabeça.

Imagens das câmeras de segurança de um mercado, que fica ao lado da lanchonete, podem ajudar a polícia a identificar os criminosos. 

Chacina no ABC (Foto: Claudia Ferreira/G1)
Chacina no ABC (Foto: Claudia Ferreira/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após chuvas, maior barragem do RN começa a cobrir ruínas de antiga cidade

Em menos de 24 horas, as águas da Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do Rio Grande do Norte, avançaram e começaram a cobrir, novamente, a igreja abandonada da antiga São Rafael, cidade que foi inundada no início dos anos 1980 para a construção da barragem.

A população que vive próxima à antiga São Rafael já percebe o aumento do nível da barragem. Vídeos mostram o avanço das águas. Na tarde desta segunda-feira (16), as águas já chegavam a um barzinho montado em meio às ruínas da antiga cidade. Já em novo registro na manhã desta terça-feira (17), as águas do reservatório já se aproximavam da escadaria da igreja abandonada. Outro vídeo filmado no início desta tarde já mostra o nível da água, que já cobre o primeiro degrau das escadas.

A Barragem Armando Robeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado, abastece 40 cidades da região Oeste do estado, mais de 640 mil pessoas, e deixou o volume morto após as chuvas dos últimos dias. Segundo relatório atualizado do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), o reservatório chegou a um volume de 481 milhões de metros cúbicos, o que representa 20,05% de sua capacidade total.

As águas estão, de acordo com o Igarn, 3,70 metros acima do chamado volume morto, o nome dado à reserva de água mais profunda das represas. No caso da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em termos volumétricos, essa condição ocorre quando o nível chega a 236 milhões de metros cúbicos.

O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, confirma a recuperação momentânea da grande barragem. Segundo ele, o reservatório tem apresentado saldo positivo em relação ao seu abastecimento nas últimas semanas. "Estamos otimistas [com o aumento do nível da barragem] porque as previsões são de que as chuvas continuem nas próximas semanas", disse Cardoso.

Após chuvas, águas de barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegam a ruínas de igreja em São Rafael (Foto: Magno Serafim)
Após chuvas, águas de barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegam a ruínas de igreja em São Rafael (Foto: Magno Serafim)

Cidade submersa

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves foi inaugurada em 1983, mas começou a ser construída em 1980. A inundação da antiga São Rafael foi um dos pontos mais polêmicos da construção. Para que o reservatório fosse construído, uma nova cidade precisou ser erguida para receber a população do município que seria submerso.

Segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a primeira obra inaugurada na nova São Rafael foi o cemitério, uma vez que a legislação da época exigia a retirada dos corpos da antiga cidade para que a inundação pudesse ser feita.

Bar que ficava próximo a ruínas da antiga igreja ficou submerso, em São Rafael (Foto: Magno Serafim)
Bar que ficava próximo a ruínas da antiga igreja ficou submerso, em São Rafael (Foto: Magno Serafim)

Recuperação hídrica

Nesta segunda-feira (16), o açude Itans, localizado em Caicó, que estava em situação de volume morto, melhorou sua situação após as chuvas dos últimos dias. Junto com ele, outros nove reservatórios monitorados pelo Igarn melhoraram seus níveis e também deixaram o volume morto, em duas semanas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Reprovação ao governo Temer é de 70%, aponta pesquisa Datafolha

Resultado de imagem para Reprovação ao governo Temer é de 70%, aponta pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (17) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" indica que o governo do presidente Michel Temer é reprovado por 70% dos entrevistados.

O índice é o mesmo registrado no levantamento anterior, de janeiro, e corresponde à soma dos que classificam o governo como "ruim" ou "péssimo".

O Datafolha ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios entre os últimos dias 11 e 13.

O resultado da pesquisa, de acordo com o site, é o seguinte:

Ótimo ou bom: 6%
Regular: 23%
Ruim ou péssimo: 70%
Notas do governo
Segundo informou o jornal, numa escala de 0 a 10,

a nota média do governo foi 2,7
41% dos entrevistados atribuíram nota 0
2% deram nota 10 para o governo

Fonte: G1
Leia Mais ››

UE planeja bloquear carne de frango do Brasil por motivo comercial, diz ministro

A União Europeia está planejando bloquear as exportações de nove unidades exportadoras de carne de frango da BRF para o bloco comercial e pode também revogar as credenciais de outras plantas brasileiras, disse nesta terça-feira (17) o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, citando motivos comerciais para o eventual movimento europeu.

Blairo Maggi (Foto: Divulgação/Mapa)
Blairo Maggi (Foto: Divulgação/Mapa)

Ele disse esperar que a UE publique uma lista final de plantas brasileiras proibidas na quarta-feira (18), incluindo as unidades da BRF, maior exportadora global de carne de frango, e potencialmente aquelas pertencentes a outras empresas, após uma votação planejada pela Comissão Europeia sobre o assunto.

Em março, o governo suspendeu provisoriamente a exportação de 10 fábricas da BRF de frango para a Europa. A decisão foi tomado depois de a BRF ter sido alvo de uma nova fase da operação Carne Fraca da Polícia Federal. A União Europeia avaliava se há necessidade de novas medidas contra o frango brasileiro.

Segundo Maggi, a UE está usando preocupações sanitárias que não têm base técnica para justificar as proibições de exportações de frango salgado do Brasil. Seus comentários foram feitos em entrevista coletiva a jornalista após seu retorno de uma missão comercial a Bruxelas na semana passada, com o objetivo de convencer a Europa a não proibir produtos avícolas brasileiros.

Ele disse que a UE não cumpre as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao impor tais barreiras aos produtos de frango brasileiros.

Carne Fraca
A polêmica sobre as exportações de frango surgiu depois que a polícia federal brasileira implicou a BRF em uma nova fase da operação Carne Fraca, alegando que a companhia buscava burlar os padrões de segurança alimentar.

Maggi afirmou que não há evidências, no entanto, de problemas com as condições sanitárias do frango brasileiro.

"Isso não é sanitário, isso é comercial", disse Maggi, referindo-se às proibições de importação planejadas.

Maggi disse em uma apresentação que, sob os atuais acordos comerciais, o Brasil seria capaz de exportar 170.807 toneladas de frango salgado para a UE, pagando uma tarifa de 15,4%.

O Brasil vendeu US$ 317 milhões em frango salgado in natura para a UE no ano passado e US$ 118 milhões em frango in natura sem sal, para o qual a cota permitida é de 21.600 toneladas sem tarifas, segundo uma apresentação do ministro.

Maior exportadora de frango do Brasil, a BRF registra a maior queda na Bolsa de Valores de São Paulo nesta terça-feira, com queda de 2,47% por volta de 13h45. No mesmo horário, o Ibovespa avançava 1,06%.

A BRF se recusou a comentar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Paula Fernandes agradece irmãos que devolveram mala esquecida em aeroporto: 'Nosso país ainda tem jeito'

Paula Fernandes postou vídeo para agradecer dupla que devolveu mala esquecida no aeroporto de Congonhasesqueceu no aeroporto de COngonhas (Foto: Reprodução/Instagram)
Paula Fernandes postou vídeo para agradecer dupla que devolveu mala esquecida no aeroporto de Congonhasesqueceu no aeroporto de COngonhas (Foto: Reprodução/Instagram)

A Paula Fernandes postou vídeo para agradecer dupla que devolveu mala esquecida no aeroporto de Congonhasesqueceu no aeroporto de COngonhas (Foto: Reprodução/Instagram) Paula Fernandes postou vídeo para agradecer dupla que devolveu mala esquecida no aeroporto de Congonhasesqueceu no aeroporto de COngonhas (Foto: Reprodução/Instagram)
Paula Fernandes postou vídeo para agradecer dupla que devolveu mala esquecida no aeroporto de Congonhasesqueceu no aeroporto de COngonhas (Foto: Reprodução/Instagram)

A cantora Paula Fernandes postou um vídeo de agradecimento após recuperar uma mala que esqueceu no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na segunda-feira (16). A bagagem foi encontrada por dois moradores de São Roque (SP) que ligaram para o número de telefone que estava na etiqueta e avisaram sobre o esquecimento.

No vídeo ela agradece os rapazes várias vezes. "Esses dois são a prova de que o Brasil ainda tem jeito. Vocês merecem palmas. Sem palavras, estou chocada", afirma a cantora.

Paula Fernandes contou, em seu perfil no Instagram, como aconteceu o esquecimento e o gesto de honestidade que a deixou surpresa. A publicação foi curtida mais de 23 mil vezes:

"Agora há pouco pousamos em Congonhas e na correria para colocar as bagagens no carro acabamos esquecendo uma das malas na calçada!

Seguimos viagem...

De repente, um número desconhecido liga insistentemente no cel (o número estava na tag da mala) e atendemos! Dois rapazes estavam com minha mala e gentilmente nos esperaram para devolvê-la, lá onde a deixamos!

Detalhe: eles não sabiam que a mala era minha!

É por gestos como este que acredito que nosso país ainda tem jeito! Ninguém perde por ser honesto! Nossa!


Muito obrigada Wellington e Udenilton de São Roque! Deus os abençoe!"

Surpresa
Em entrevista ao G1, o microempresário Udenilton Almeida de Jesus, de 36 anos, contou que ele e o irmão, o caminhoneiro Wellington Almeida de Jesus, 37 anos, não sabiam que a mala era da cantora quando a encontraram no aeroporto.

“A gente tinha acabado de chegar de viagem, estávamos saindo do aeroporto quando vimos que parou um carrão enorme lá na frente. O motorista estava colocando as malas no porta-malas e, de repente, fechou o carro e foi embora, deixando uma para trás."

Ele e o irmão pegaram a mala e ligaram várias vezes para o número que constava na etiqueta. O motorista da cantora atendeu e combinou de buscar a bagagem na frente do aeroporto.

Udenilton conta que, quando soube quem era a passageira esquecida, levou um susto. “Ela desceu do carro e a gente não a reconheceu. O motorista que falou que era a Paula Fernandes e na hora deu um choque. Foi bacana não só por ser a mala dela, porque a gente faria isso para qualquer um. Nosso pai nos ensinou a pegar só o que é nosso e não mexer nas coisas dos outros."


Sobre a repercussão do vídeo postado pela cantora na internet, os irmãos garantem que se surpreenderam, mas que ficaram felizes ao ver que tanta gente os parabenizou pela atitude.

“É um sentimento que eu vou guardar para o resto da minha vida, vou repassar para a minha filha e o meu irmão para as filhas dele, o quanto a honestidade nos faz bem. É a lei da causa e efeito, se você faz o bem para uma pessoa, você vai receber o bem.”

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estupro e morte de menina de 6 anos causam revolta no Paquistão

Pelo menos um homem foi assassinado e várias pessoas ficaram feridas nesta terça-feira (17) em Karachi, maior cidade do Paquistão, durante protestos contra o estupro e assassinato de uma menina de seis anos.

A multidão foi às ruas após o corpo da menina ter sido encontrado na segunda-feira (16) à noite, bloqueando uma via principal. Os manifestantes lançaram pedras contra a polícia no bairro de Orangi Town, no oeste da cidade.

"Um homem foi morto por um disparo", disse Amir Faroogi, chefe da polícia do distrito. "Estamos investigando de onde saiu a bala que causou a morte", acrescentou.

Familiares da menina e centenas de pessoas se revoltaram pelo que consideram um descuido policial e pela falta de proteção aos mais vulneráveis no país.

Segundo laudo médico, a criança foi abusada sexualmente e estrangulada. O crime aconteceu na cidade de Kasur, no leste do Paquistão.

Homem é detido durante protestos contra morte de menina em Karachi, no Paquistão (Foto: REUTERS/Akhtar Soomro)
Homem é detido durante protestos contra morte de menina em Karachi, no Paquistão (Foto: REUTERS/Akhtar Soomro)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Detido, suspeito de matar brasileiro em universidade nos EUA nega crime

Michael Roque foi detido como suspeito de matar o brasileiro João Souza em universidade nos EUA (Foto: WBNG-TV via AP)
Michael Roque foi detido como suspeito de matar o brasileiro João Souza em universidade nos EUA (Foto: WBNG-TV via AP)

Michael Roque, o estudante de 20 anos preso sob suspeita de ter esfaqueado e matado o brasileiro João Souza na Universidade Binghamton, no estado de Nova York, nos EUA, negou ser culpado da acusação de assassinato.

Autoridades da universidade dizem que os investigadores acreditam que o suspeito atacou Souza. No entanto, a polícia e o promotor público envolvido ainda não detalharam qual teria sido o motivo.

João Souza morreu esfaqueado no domingo à noite. Gravado pelas câmeras de segurança, Roque passou a ser procurado pela polícia, mas só foi detido na noite de segunda, em seu alojamento.

Souza era calouro do curso de engenharia e foi atacado por volta das 22h30.

Universidade divulgou imagem do suspeito de esfaquear o brasileiro João Souza (Foto: Reprodução/Facebook/Universidade de Binghampton)
Universidade divulgou imagem do suspeito de esfaquear o brasileiro João Souza (Foto: Reprodução/Facebook/Universidade de Binghampton)

'Cara ótimo'
A reportagem do site local de notícias Pressconnects conversou com Sammy Landino, um dos primeiros amigos de Souza no colégio em que se formaram no ano passado, antes de passarem à universidade.

Ele e Souza estavam na oitava série quando o brasileiro e sua família se mudaram do Brasil para o estado de Nova York, conta. Landino foi encarregado pela direção da escola de apresentar o novato aos demais. "Era um cara ótimo, sempre sorrindo e contando piadas", contou o amigo.

João Souza morreu esfaqueado em universidade nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook/João Souza)
João Souza morreu esfaqueado em universidade nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook/João Souza)

Landino participava do grupo de teatro do colégio e Souza se ofereceu para ajudar na produção do espetáculo "West Side Story". "Ele amava gente e a equipe de palco era uma ótima maneira de conhecer outras pessoas, e se envolver com a escola", contou.

O brasileiro também se destacava no time de futebol. "[Quando penso em Souza] penso em um grande homem, um atleta estelar, um cara contagiante que podia sempre fazer você rir e se conectar. Toda essa violência sem sentido é absolutamente horrível", disse Landino.

Outra estudante morta no campus
Segundo o "Pressconnects", em março, a estudante de enfermagem Haley Anderson, de 22 anos, foi encontrada morta em uma residência do campus da Universidade de Binghamton. As autoridades disseram que o suspeito da morte de Haley era o também estudante de enfermagem Orlando Tercero, que fugiu para a Nicarágua após a morte.

A polícia não divulgou como Haley foi morta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Uso de urso em abertura de jogo na Rússia é condenado por ambientalistas

Resultado de imagem para Uso de urso em abertura de jogo na Rússia é condenado por ambientalistas

Se pudesse, aquele pobre urso usado pelos russos para entregar a bola ao árbitro antes do confronto entre Angusht e Mashuk, dois times de terceira divisão, na cidade de Piatygorsk, estaria reagindo à altura de sua capacidade. Mas não podia. Amordaçado numa focinheira, treinado sabe-se lá com quais métodos, ele fez direitinho o papel de bobo da corte. Só que, como sabemos muito bem aqueles que estudamos o tema, somos sensíveis às raças e nos interessamos pela preservação da biodiversidade, os bobos é que estavam aplaudindo.

Sim, eu sei. As opiniões são divididas. Tem quem argumente, dizendo que é hipocrisia criticar o show dos russos se os humanos montam em cavalos, confinam cachorros e comem bois. Mas tem também que perceba no teatro do urso russo uma ótima oportunidade para se debater a maneira estúpida com que os humanos tratam os animais em geral. Estou entre esses.

"Além de ser desumano e totalmente fora de alcance, usar um urso como servo cativo para entregar uma bola é absolutamente perigoso", disse Elisa Allen, diretora da organização mundial People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) ao site da BBC.

O urso é um animal símbolo da Rússia, o que talvez tenha motivado o uso do bicho na abertura de um jogo. Segundo algumas informações ainda não confirmadas, a ideia é levar Tim, o nome do urso, para a abertura da Copa do Mundo que vai acontecer naquele país a partir do dia 14 de junho. Mas é justamente pelo fato de ser um animal símbolo do país que o uso dele como um troféu vivo é desumano e sem sentido, acrescenta Elisa Allen:

“O urso é o símbolo da Rússia, por isso esperamos que o povo do país mostre alguma compaixão e orgulho nacional e pare de abusar deles”, disse ela.

Estar acorrentado, amordaçado e forçado a realizar atitudes que não tem o hábito de realizar pode causar estresse a qualquer animal, segundo lembrou Brian de Cal, diretor de outra ONG, a Four Paws UK. A declaração dele me fez lembrar o triste caso da onça Juma, que em 2016 se tornou mascote do Centro de Instrução de Guerra na Selva, levada para a cerimônia de tocha das Olimpíadas. Depois do evento, que a deixou estressada, a onça reagiu como reage um animal selvagem: avançou sobre um veterinário. Doparam-na e mataram-na. Um ser vivo morto para deleite e gáudio dos humanos, como muitas outras infinitas vezes já aconteceu.

Yuval Noah Harari, pesquisador que nos brindou com uma obra extensa sobre a história da humanidade – “Sapiens” (Ed. L&PM) – alerta: é um crime bárbaro a maneira como os humanos lidam com os animais, julgando que estes são seres inferiores. Não são. Cientistas já fizeram pesquisas e descobriram que vacas, galinhas, porcos, e até ursos têm sensações, percepções, podem sentir dor, podem sentir medo, podem sentir amor.Com esta informação, fico pensando: o que Tim pensou naqueles momentos em que foi apresentado como um pobre tolo a fazer gestos que não são seus, a tocar uma bola que, para ele, nada representa?

Logo depois de a cena ganhar o mundo via internet, começaram a surgir os primeiros comentários dos ativistas ambientais, condenando o uso do animal. Muitos lembraram que as pessoas que estavam em volta de Tim correram um sério risco, já que se trata, como todos nós sabemos, de um bicho selvagem e feroz. A menos que, como não é incomum no país, segundo a Peta, eles tenham arrancado as garras e os dentes do animal.

“Espancamentos, choques elétricos e privação de comida são métodos usados pelos tratadores russos para fazer com que os ursos realizem truques depreciativos e estúpidos", disse Mimi Bekcechi, chefe de campanhas da Peta Austrália para o site da SBS News.

De qualquer maneira, a cena é bizarra e não poderia ter sido mais infeliz. A pergunta é: será que ninguém se preocupou, por um só momento que fosse, com o sofrimento que seria causado ao animal? Teriam imaginado, um segundo ao menos, que a repercussão poderia ser negativa? Que as pessoas não iam achar engraçadinho um bicho daquele tamanho se submetendo a tamanha imbecilidade?

No livro “Animal Liberation”, escrito nos anos 70, o filósofo australiano Peter Singer escreve sobre consideração que os humanos deveriam ter com relação aos bichos. E respeito.Sim, os animais devem ter direitos, merecem viver sua vida longe de opressão, sofrimento e exploração porque têm um valor que desafia a visão da sociedade humana. São criaturas que têm vontade de viver, lutam pela sua preservação. E não merecem ser submetidos a tratamentos humilhantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial de MS é flagrado na fronteira com R$ 94 mil escondidos em câmbio de carro

Cédulas apreendidas pela Polícia Federal com policial de MS (Foto: PF/Divulgação)
Cédulas apreendidas pela Polícia Federal com policial de MS (Foto: PF/Divulgação)

Um policial militar de Mato Grosso do Sul foi flagrado em Ponta Porã, a 326 quilômetros de Campo Grande, com dinheiro escondido no câmbio do carro dirigido por ele, que prestou depoimento e foi liberado.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul disse que "oficialmente não foi comunicada". A corporação informou ainda que "levantamentos estão sendo realizados a respeito dos fatos e ao receber a documentação referente ao assunto, será aberto procedimento administrativo para apurar a responsabilidade do policial militar".

Conforme a Polícia Federal (PF), as cédulas, que somaram R$ 94.067, estavam em um compartimento oculto do câmbio. O flagrante foi na BR-463, rodovia que fica na região de fronteira com o Paraguai.

Segundo a PF, o militar disse que foi contratado por um amigo para levar o dinheiro de Pedro Juan Caballero até Dourados. O dinheiro foi apreendido porque não foi comprovada origem licíta.

Dinheiro apreendido com policial militar em MS (Foto: PF/Divulgação)
Dinheiro apreendido com policial militar em MS (Foto: PF/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia monta força-tarefa para procurar soldado que matou ex e sequestrou filha em Santos Dumont

O policial militar Gilberto Ferreira Novaes é procurado por matar a ex-mulher em MG (Foto: Reprodução/Facebook)
O policial militar Gilberto Ferreira Novaes é procurado por matar a ex-mulher em MG (Foto: Reprodução/Facebook)

As polícias Militar e Civil de Barbacena montaram uma força-tarefa para localizar e prender o soldado da PM Gilberto Ferreira Novaes, de 35 anos. Ele é procurado por matar a tiros a ex-mulher, Sthefania Parente de Ferreira Novaes, de 29 anos, e sequestrar a filha do casal, de quatro, no último sábado (14), em Santos Dumont, na Zona da Mata.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da 13ª Região de Polícia Militar (RPM), as buscas continuam e um alerta foi emitido para todo o estado.

A PM reforçou que, quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do soldado e da criança, entre em contato pelo telefone 190 ou pelo Disque-Denúncia Unificado,a través do número 181. Ele fugiu em um Fiat Palio Flex cinza, ano 2007, placas GWK-1390.

O G1 entrou em contato com a Polícia Civil solicitando informações sobre o caso, que é investigado como feminicídio, e aguarda retorno.

O crime ocorreu no Bairro Córrego do Ouro em Santos Dumont. A jovem tinha medida protetiva contra o ex e registrou quatro boletins de ocorrência entre novembro de 2017 e abril de 2018 relatando ameaças, agressões e perturbação.

Invasão, morte e sequestro
De acordo com a ocorrência divulgada pela PM, o namorado da vítima relatou que eles aguardavam a chegada de um lanche e que, ao abrir o portão para o entregador, foi surpreendido pelo soldado armado. Ele subiu as escadas de acesso a casa e fez os disparos contra a Sthefania.


Ela foi atingida por três tiros e morreu na hora. Após o crime, o homem fugiu em um carro emprestado levando a menina de quatro anos.

"Eu tentei tirar a menina dele. Eu comecei a gritar, vi que ele estava com a arma na mão. Ele, muito apressado, entrou no carro e eu fiquei apavorada querendo abrir a porta para tirar a menina. E ele só gritou assim 'vai morrer também'", contou a tia de Sthefania, Deise Lúcia Ferreira.
De acordo com familiares, desde janeiro o casal estava em processo de separação. "Ele era muito ciumento, muito nervoso, até com carro, achava que a rua era dele. Ela tentou ser feliz com ele. Ele falou que não iria aceitar a separação", contou Elaine da Silva Parenti, mãe de Stefhania.

A avó da criança sequestrada reforçou o apelo. 'Pelo amor de Deus, para ela poder voltar para casa. a gente só quer a minha neta, mais nada", disse.

O comandante da 63ª Companhia da PM, major Nélio Bertolino Condé destacou que as buscas estão em andamento desde o momento que os crimes foram registrados. As apurações apontam que ele planejou toda a ação.

O comandante lembrou que o Córrego do Ouro é um bairro afastado da área central, que dá acesso a várias vias rurais que ligam a outros municípios, inclusive fora da região.

"A conduta dele de sacar o dinheiro, não usar o próprio veículo, usar um carro que não era dele, porque tanto a vítima poderiam reconhecê-lo, demonstram que ele planejou esta ação com detalhes", analisou o major Condé.

De acordo com a ocorrência, o soldado estava afastado das atividades no 29º Batalhão em Poços de Caldas por problemas psicológicos. Ele responderá pelos crimes, tanto internamente quanto na justiça criminal, de acordo com o comandante da 63ª Companhia da PM.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso com 20 mil dólares na cueca em Sombrio

Dois maços de US$ 20 mil estavam em pochete presa à cueca (Foto: PRF/Divulgação)
Dois maços de US$ 20 mil estavam em pochete presa à cueca (Foto: PRF/Divulgação)

Um homem de 47 anos com US$ 20 mil na cueca foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Sombrio, no Sul catarinense, na segunda-feira (16). Ele não parou a picape que conduzia em uma abordagem da polícia em Passo de Torres (RS) e passou a ser perseguido até Santa Catarina, quando obedeceu à orientação.

Em uma vistoria, os agentes encontraram dois maços de dinheiro dentro de uma pochete presa à cueca do motorista. Questionado, ele informou que voltava do Uruguai e, como não havia achado o valor dos produtos atrativos, continuava com o dinheiro.

Motorista foi preso em Sombrio  (Foto: PRF/Divulgação)
Motorista foi preso em Sombrio (Foto: PRF/Divulgação)

No veículo, os policiais encontraram uma garrafa de vinho e uma caixa de medicamentos tarja preta. Ele foi conduzido à unidade da PRF em Araranguá, onde se verificou que não tinha antecedentes criminais. Depois, foi encaminhado à delegacia de Polícia Federal de Criciúma, onde foi registrada prisão por suspeita de evasão de divisas.

Conforme a PRF, o crime se caracteriza quando é levada moeda nacional para fora do país ilegalmente ou quando moeda estrangeira é trazida sem declaração de procedência. O suspeito prestou depoimento e foi liberado, mas o dinheiro ficou apreendido, segundo a PRF.

Ainda segundo a corporação, o carro tinha placas de Blumenau e o motorista era natural de Pato Branco (PR).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Desembargadores concedem habeas corpus a bispo de Formosa e padres presos por desvio de dízimo

O promotor do Ministério Público de Goiás Douglas Chegury (verde) aponta direção para o bispo Dom José Ronaldo (à frente) e o juiz eclesiástico Tiago Wenceslau (atrás), presos em operação que investiga desvio de dízimo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O promotor do Ministério Público de Goiás Douglas Chegury (verde) aponta direção para o bispo Dom José Ronaldo (à frente) e o juiz eclesiástico Tiago Wenceslau (atrás), presos em operação que investiga desvio de dízimo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Desembargadores aprovaram, por unanimidade, o habeas corpus do bispo Dom José Ronaldo Ribeiro e os outros padres presos na operação que apurou desvio de mais de R$ 2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa. A decisão é de 13h20 desta terça-feira (17), e o alvará de soltura deve ser expedido até o final do dia.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) confirmou ao G1 que os documentos estão sendo confeccionados. Depois, o documento será enviado ao Fórum de Formosa e, então ao presídio da cidade. O advogado do bispo, Lucas Rivas, disse que pautou a defesa em três pontos.

"[Argumentamos] Que não procedem as alegações de associação criminosa, que o dom Ronaldo não representa risco à instrução criminal e que também não representa risco à ordem publica", declarou.

O julgamento era específico para um pedido feito pela defesa do bispo, mas, após sustentação oral de Rivas, os desembargadores decidiram estender a decisão ao restante do grupo. O advogado impetrou oito habeas corpus para pedir a soltura de Dom José Ronaldo.

Advogado dos outros sete detidos, Thiago Santos Aguiar de Pádua disse que as provas do MP-GO não se sustentam. "Daquela fumaça toda produzida pelo promotor e pelo juiz, fica clara a perseguição religiosa", declarou.

Fachada da Cúria Diocesana de Formosa (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Fachada da Cúria Diocesana de Formosa (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Os desembargadores determinaram que o passaporte do bispo ficará retido, ou seja, ele está proibido de sair do país. O G1 procurou o promotor que investigou o caso, Douglas Chegury para comentar o caso, mas ele disse que ainda não foi informado sobre a decisão.

Prisões
Além de Dom José Ronaldo Ribeiro, o juiz eclesiástico Tiago Wenceslau, o monsenhor Epitácio Cardozo, três padres e dois empresários estão presos desde 19 de março apontados como envolvidos no esquema. Os oito estão em uma ala isolada do recém-inaugurado presídio da Formosa.

Cela dividida pelo bispo Dom José Ronaldo e outros presos em operação que apontou desvio de mais de R$ 2 milhões de dízimos da Diocese de Formosa (Foto: Douglas Chegury/Arquivo Pessoal)
Cela dividida pelo bispo Dom José Ronaldo e outros presos em operação que apontou desvio de mais de R$ 2 milhões de dízimos da Diocese de Formosa (Foto: Douglas Chegury/Arquivo Pessoal)

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informouàs 14h ainda não ter sido comunicada sobre o habeas corpus.

O juiz Fernando Oliveira Samuel, da 2ª Vara Criminal de Formosa, determinou em 27 de março o bloqueio de bens dos seis clérigos, dois empresários e do secretário da Cúria. O limite é de até R$ 1 milhão por cada. Também foi autorizada a quebra do sigilo bancário e fiscal dos acusados.

Gestor temporário da Diocese de Formosa e arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto criticou o bispo preso e disse que recebeu "caixa vazio e com dívida". A nomeação dele foi feita pelo Papa Francisco. Ele auxiliará nas atividades da paróquia da região até que seja nomeado um novo bispo.


Investigações
As investigações sobre o desvio de dízimo começaram no ano passado, após denúncias de fiéis. Eles afirmaram que as despesas da casa episcopal subiram de R$ 5 mil para R$ 35 mil desde a chegada do bispo Dom José Ronaldo, em 2015. Na ocasião, o clérigo negou haver irregularidades nas contas da Diocese de Formosa.

Segundo o MP-GO, o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça foram usadas na apuração. O grupo teria comprado uma fazenda de gado, carros de luxo e uma lotérica com os recursos.

A operação culminou com apreensões em Formosa, Posse e Planaltina. Durante as apreensões, foi encontrado dinheiro escondido em fundo falso de armário.

Dinheiro apreendido em fundo falso do guarda-roupa do vigário-geral de Formosa, em Goiás, durante Operação Caifás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Dinheiro apreendido em fundo falso do guarda-roupa do vigário-geral de Formosa, em Goiás, durante Operação Caifás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Outras acusações contra o bispo
O advogado Lucas Rivas disse que não vai comentar as acusações que surgiram contra o bispo fora do processo. Entre elas, está o uso de cartões da Igreja para compra de bebidas alcoólicas. De acordo com boletim de ocorrência, houve gasto de R$ 4 mil indevidamente.

Boletim de ocorrência registrado por funcionário da diocese de Formosa Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Boletim de ocorrência registrado por funcionário da diocese de Formosa Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Além disso, fiéis afirmam que Dom José Ronaldo aumentou em até 400% taxas de casamento quando assumiu a administração, em 2014. As mesmas informações chegaram ao MP-GO) por meio do depoimento de um dos padres que denunciou o esquema, mas, segundo o promotor, ainda não compõem uma apuração específica.

Tabela com valores cobrados por serviços realizados na Diocese de Formosa, com assinatura do ex-bispo, Dom José Ronaldo Ribeiro, preso na Operação Caifás (Foto: Reprodução)
Tabela com valores cobrados por serviços realizados na Diocese de Formosa, com assinatura do ex-bispo, Dom José Ronaldo Ribeiro, preso na Operação Caifás (Foto: Reprodução)

Atualmente, os noivos precisam pagar R$ 50 caso contratem fotógrafo, R$ 150 caso contratem filmagem e R$ 150 caso contratem decoração nas 33 igrejas administradas pela Diocese de Formosa. Além disso, devem gastar mais R$ 280 para cobrir despesas com documentação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avós são mortos a tiros dentro de casa na frente dos netos de 4 e 12 anos em MT

Francisco Nogueira Lima, de 48 anos, e Lidia dos Santos Silva, de 54 anos (Foto: Facebook/Reprodução)

Um casal foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira (16) no município de Feliz Natal, a 518 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, o duplo homicídio foi presenciado pelos netos das vítimas. Até a manhã desta segunda-feira (16) nenhuma pessoa foi presa ou identificada.

De acordo com a polícia, o casal foi identificado como Francisco Nogueira Lima, de 48 anos, e Lidia dos Santos Silva, de 54 anos.

O duplo assassinato ocorreu em uma localidade conhecida como Pé de Galinha, na MT-225, sentido ao assentamento Ena. Esse assentamento registrou um confronto com policiais federais e homens que extraíam madeira ilegal, na semana passada.

Foram encontrados dois corpos atingidos por vários tiros, supostamente de revólver calibre 38.

Familiares explicaram à polícia que duas crianças, que são netas do casal, estavam na casa. Eles têm 12 e 4 anos. As crianças relataram que uma pessoa entrou na casa depois que chegou de motocicleta até a região.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PSB deve decidir oficialmente candidatura de Joaquim Barbosa nesta semana

Imagem relacionada

Depois pontuar de 8% a 10% em pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (15), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa vai se reunir nesta semana com a cúpula do PSB para decidir oficialmente o lançamento de sua candidatura à Presidência da República. O encontro pode ser na quinta-feira (19).

Barbosa se filiou ao PSB, mas ainda não houve uma decisão oficial do partido pelo anúncio de sua candidatura. Havia resistências em alguns setores da legenda a seu nome, mas o presidente da sigla, Carlos Siqueira, avalia que estão sendo contornadas.

"Vamos nos reunir nesta semana para ter uma definição", disse Siqueira ao blog, comemorando a estreia do nome de Joaquim Barbosa nas pesquisas. "Sem lançamento de seu nome, ele já saiu com 8% a 10% na pesquisa Datafolha deste domingo", destacou Siqueira.

Apesar das resistências internas, reservadamente líderes do PSB dizem que é preciso lançar oficialmente a candidatura de Joaquim Barbosa o mais rápido possível, provavelmente no mês de maio. É que a campanha deste ano será curta e, para reforçar o nome do ex-presidente do STF, seria preciso usar, na avaliação de integrantes do PSB, o período da pré-campanha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aneel aprova aumento de 14,81% na conta de energia elétrica residencial no RN

Resultado de imagem para Aneel aprova aumento de 14,81% na conta de energia elétrica residencial no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento de 14,81% na conta de luz de consumidores residenciais do Rio Grande do Norte. Para os consumidores de alta tensão, o aumento é de 17,47%. O reajuste entra em vigor no dia 22 de abril.

A decisão foi tomada durante a runião púbica realizada nesta terça-feira (17). Segundo a Aneel, a revisão tarifária periódica reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos.

De acordo com a Aneel, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) atende 1,4 milhão de consumidores em todo o estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fátima visita Lula na cadeia e diz que leva ‘abraço do RN’


A senadora Fátima Bezerra, que recentemente adicionou “Lula” ao seu nome político, publicou um vídeo nas redes sociais na manhã desta terça-feira (17). Nas imagens, a petista afirmou que dará um abraço no ex-presidente em nome do Rio Grande do Norte.

“Já estamos em Curitiba para nos encontrarmos com o presidente Lula. Eu vou dar aquele abraço cheio de afeto e gratidão. Abraço esse que darei em nome de amigos e amigos que ele tem no Rio Grande do Norte e do povo, especialmente do povo nordestino”, falou.

Fátima ainda destacou que os protestos contra a prisão de Lula não serão encerradas. “Essa luta não vai cessar enquanto essa injustiça não for reparada e Lula libertado”, finalizou.

Comissão visita Lula

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado têm visita marcada para as 14h desta terça-feira, 17, nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Os parlamentares querem verificar as condições da “sala especial” em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está encarcerado há dez dias pela Operação Lava Jato para cumprimento da pena de 12 anos e um mês no caso triplex do Guarujá (SP).

A Comissão de Direitos Humanos informou que participarão da vistoria 14 membros, a maior parte do PT (titulares e suplentes): Regina Sousa (PT-PI), Paulo Paim (PT-RS), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Rocha (PT- PA), Fátima Bezerra (PT-RN),Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), Roberto Requião (MDB-PR), João Capiberipe (PSB-AP), Lívia da Mata (PSB-BA), Telmário Mota (PTB-RR) e Angela Portela (PDT-RR).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

ABC renova com quatro revelações da base


O grande trabalho realizado nas categorias de base do Mais Querido segue revelando bons frutos e a diretoria abecedista, em seu trabalho de valorização dos jogadores formados no clube, acertou a prorrogação de contrato de quatro atletas. O Departamento de Futebol confirmou que o zagueiro Jefferson Vinicius, o volante Gaspar, o meia Daniel e o atacante Rafinha prorrogaram contrato até maio de 2020.

Daniel tinha contrato até o final do mês de maio de 2018 e prorrogou por mais dois anos, enquanto Jefferson, Gaspar e Rafinha tinham vínculo contratual até o final de maio de 2019 e prorrogaram por mais uma temporada.

“É uma preocupação nossa, de toda a diretoria, valorizar os atletas formados nas categorias de base do clube, que ano após ano vem realizando um bom trabalho e revelando jovens valores”, destacou o executivo de futebol, Giscard Salton.

Os jogadores estão integrados ao grupo principal do Clube do Povo e à disposição do treinador Ranielle Ribeiro para a reta final da Copa do Nordeste e disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››