terça-feira, agosto 13, 2013

Grave acidente na BR 405 próximo a São Francisco do Oeste deixa vítima fatal presa as ferragens


Um grave acidente do tipo tombamento foi registrado no final da tarde desta terça-feira (13), onde um caminhão Carreta Mercedes Bens Placa DTE4195, São Paulo, com Carga de Eletrodoméstico e várias mercadorias, tombou na Curva da Aroeira Município de São Francisco Oeste/RN, deixando o motorista identificado como sendo, Gilvan Alves de Oliveira, natural de Jacobina-BA, preso as ferragens vindo a óbito ainda no local antes do socorro.

A viatura do destacamento de São Francisco do Oeste sob o comando do Cabo Rosano foi acionada, sendo os primeiros a chegarem ao local; os Soldados Sterferson Marconi e Gleidson fizeram o isolamento e desobstruindo o trânsito. Logo após veio o Corpo de Bombeiro e o SAMU que fizeram a remoção do corpo após três horas do ocorrido.

Parte da carga que era transportada pelo veículo foi saqueada, visto que os mesmos ficaram espalhados na ribanceira, fazendo com que os populares pegassem os mesmos. A polícia de São Francisco do Oeste evitou que a carga fosse levada por completo.

De acordo com a polícia acredita-se que as causa do acidente possa ter sido a falta de conhecimento do motorista pelo fato da curva do Sítio Aroeira ser muito fechada, ocasionando assim o tombamento do caminhão que seguia no sentido Pau dos Ferros/Apodi.







Arlindo Maia da Redação do Cidade News fotos blog o Cobra
Leia Mais ››

Sem novo avião, FAB 'canibaliza' 6 caças para manter voos em 2013

Mirage 2000 FAB (Foto: Sgt Johnson/Agência Força Aérea)A falta de recursos e a indefinição do governo federal sobre o novo caça brasileiro obrigaram a Aeronáutica a parar de operar e a “canibalizar” (termo que os militares usam para a retirada de partes de uma aeronave) seis dos 12 Mirage 2000-C que possui, os mais potentes e velozes do Brasil, para manter em operação em 2013 a outra metade da frota.

Os Mirage, comprados em uma estratégia “tampão” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva já usados da França, em 2005, serão aposentados oficialmente em 31 de dezembro, dois anos após o previsto, anunciou o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, em audiência no Senado nesta terça-feira (13).

Os aviões estão sucateados e sem armamento, pois os mísseis "já estão vencidos ou vencerão até o fim do ano", disse Saito.
A decisão preliminar da FAB é de substituir provisoriamente os Mirage, que ficam na base aérea de Anápolis (GO), por outras 6 unidades F-5, que possuem velocidade e alcance inferior e menor potencial de reação em caso de interceptação de invasores.
"Os Mirage foram comprados em 2005 para voar, cada aeronave, mil horas de voo. Esta meta foi atingida em 2011 e fizemos um esforço muito grande para mantê-los voando até 2013. É uma plataforma até que não temos mais armas. Elas estão vencidas ou vão vencer agora no fim do ano", disse o brigadeiro Saito no Senado.

"Não precisamos de um avião para fazer sobrevoo em desfile. Precisamos de avião para defesa", acrescentou o oficial. Foi um Mirage que, em um rasante, destruiu os vidros da fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em julho.
Especialistas ouvidos pelo G1 apontam que ao menos quatro fatores que ficam prejudicados pela indefinição: 1) a proteção dos recursos naturais, principalmente da Amazônia e do pré-sal; 2) a busca por projeção internacional e por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU; 3) dissuasão de tentativas de invasão ao território brasileiro e de contrabando e tráfico e armas com aeronaves; e 4) desprestígio internacional e fragilidade de defesa para a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, de 2016. (leia mais abaixo)

“Com o término de operações do Mirage, haverá uma redução na capacidade de proteção do país. O Mirage é bissônico (voa duas vezes a velocidade do som, que é de 1.200 km/h), enxerga e intercepta um alvo a uma distância muito maior que os F-5”, afirma o brigadeiro da reserva Teomar Quírico, que tem mais de 2 mil horas de voo e comandou esquadrões de caça da FAB.

A estratégia de deslocamento dos F-5, considerada como um novo “tapa buraco”, preocupa os pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea, que pilotam os Mirage em Anápolis e que são responsáveis por proteger o Planalto. Eles temem até o fechando da unidade, colocando em risco o espaço aéreo brasileiro - a FAB tem a missão de defender 22 milhões de km² – área superior à da América Latina.

Oficiais afirmam ainda que os Mirage não poderão nem ser revendidos ou aproveitados. “Devem virar peça de museu ou serem expostos em uma praça”, brinca um piloto. Além disso, os próprios F-5 já passaram por um processo de modernização e deverão começar a deixar de operar a partir de 2017.

“Infelizmente, esta é mais decisão tampão e lenga lenga continua”, acrescenta o brigadeiro Quírico, que é instrutor de combate aéreo e participou da criação do primeiro projeto para substituir o caça brasileiro, em 1998, ainda durante o governo Fernando Henrique Cardoso.  “Estava tudo pronto para o FHC assinar o projeto FX em 2001, quando foi adiado, passado para o Lula, e a história se prolonga até hoje”, explica.

Arte diferenças entre caças da FAB Mirage x F-5 (Foto: Arte G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo avalia pedido da Petrobras para reajustar combustível, diz Lobão

O governo avalia pedido da Petrobras sobre reajuste de preços de combustíveis, mas isso não significa que a reivindicação da estatal será atendida pelo seu controlador, disse nesta terça-feira (13) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas em Brasília.

"A Petrobras está permanentemente pedindo aumentos de seus preços, até porque estão defasados há muitos anos. Mas isso não significa que se vá acordar (sobre o assunto)", afirmou Lobão.
Ele disse ainda que o governo está avaliando a situação.
"Vamos examinar pelo Ministério da Fazenda, pelo Conselho e pelo Ministério de Minas e Energia", completou. "Nós não estamos dizendo que se vai atender a reivindicação da Petrobras, estamos examinando."
A preocupação do governo é com o impacto de eventuais aumentos de preços de combustíveis para a inflação. "Nenhum aumento de preço é bom", comentou Lobão.
Na segunda-feira, o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, afirmou que a estatal busca "intensamente alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos internacionais".
Após a valorização do dólar frente ao real, a Petrobras teve anulados os efeitos dos reajustes de combustíveis realizados no ano passado e no início deste ano. E a empresa continua vendendo combustíveis no Brasil a preços inferiores aos do mercado externo.
Aumentos
Desde 2012, a Petrobras já elevou por duas vezes o preço da gasolina e quatro o preço do diesel nas refinarias. No fim de junho daquele ano, a gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%. Na ocasião, no entanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), mantendo os preços estáveis aos consumidores finais.
No mês seguinte, o diesel voltou a sofrer reajuste, de 6% nas refinarias. Em janeiro deste ano, houve novo aumento, desta vez de 5,4% no diesel e de 6,6% na gasolina. Em março, o diesel voltou a ter seu preço reajustado nas refinarias, em 5%.
Após a última alta, a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, que não havia previsão para novos reajustes este ano. A alta do dólar, no entanto, pressiona as contas da Petrobras. A estatal tem exportado menos e importado mais, aumentando o impacto negativo do câmbio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

‘Vejo Neymar comer igual a um demônio’, brinca Felipão sobre anemia

Neymar no treino da Seleção na Basileia (Foto: Mowa Press)
Destaque do Brasil no título da Copa das Confederações, Neymar apresentou quadro de anemia logo após começar a treinar com o Barcelona, quando foi anunciado também que o jogador perdeu sete quilos. Na seleção brasileira, porém, não há preocupação em relação ao atacante. A palavra é de Felipão.
- Ele está tranquilo, comendo bem, concentrando tranquilo. Vejo Neymar comer igual a um demônio – brincou o técnico da Seleção.
Luiz Felipe Scolari, no entanto, falou sério na sequência. E esbravejou contra insinuações de que o atacante poderia já estar com o problema durante a disputa da Copa das Confederações, da qual o Brasil foi campeão em cima da Espanha. À época, aliás, ele liberou o craque para fazer exames médicos no Barcelona.
- O Neymar não poderia já estar com anemia porque ele fez todos os exames. Não tinha anemia coisa nenhuma! Depois deram ênfase e colocaram uma situação que o Brasil está defasado nos exames. Parece que só o primeiro mundo sabe tudo, que nós somos terceiro mundo e não sabemos nada – reclamou o treinador.
Felipão lembrou que, logo depois da Copa das Confederações, Neymar fez uma cirurgia para a retirada das amigdalas. Portanto, a perda de peso era prevista.
- Ele ia perder peso normalmente. Ele não tinha anemia na Copa das Confederações porque ainda não tinha feito a cirurgia. É normal que daqui 30, 60 dias ele esteja totalmente recuperado. Mas se não estivesse bem de vida não estaria jogando pelo Barcelona – finalizou o comandante.
Nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), a seleção brasileira encara a Suíça, na Basileia, no primeiro amistoso depois do título da Copa das Confederações. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sisutec teve 383 mil inscritos, diz MEC

Sisutec (Foto: TV Globo/Reprodução)A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), lançado neste mês pelo Ministério da Educação, teve 383.080 inscritos, segundo afirmou o ministro Aloizio Mercadante em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (13). No total foram 737.229 inscrições (cada estudante pode fazer duas opções de curso). São oferecidas 239.732 vagas gratuitas oferecidas pelo governo em cursos técnicos em diversas áreas.
Mercadante considerou o balanço final de inscritos "espetacular" para a primeira edição do Sisutec. "É um programa novo, é mais uma opção para os estudantes que fazem o Enem e que já se formaram no ensino médio. E o resultado é espetacular. Nós tinhamos em torno de 240 mil vagas e tivemos mais de 380 mil inscritos."


Veja os cursos com mais inscrições no Sisutec
CURSOINSCRITOS
Técnico em segurança do trabalho89.656
Técnico em informatica71.850
Técnico em enfermagem63.976
Técnico em logistica53.232
Técnico em radiologia33.051
Fonte: MEC/Inep
Ele disse que a espera um crescimento no número de vagas na próxima edição do Sisutec, para o primeiro semestre de 2014, incluindo também vagas oferecidas em instituições do Maranhão. O estado foi o único do Brasil que não participou da primeira edição do sistema. "Pode escrever aí: Mercadante garante que Maranhão vai entrar na próxima edição. Maranhão vai estar e vai estar com força", afirmou o ministro nesta terça.
Para Mercadante, o Brasil "quer estudar mais", e as pessoas têm mais chances no futuro. "Eu sempre digo, quem estuda escolhe o que vai ser. A pessoa que não estuda é escolhida ou não. O mercado de trabalho hoje está aquecido, mas se você for estudar você melhora o seu currículo. Você melhora a sua carreira, você melhora o seu salário."
Primeira chamada
A primeira chamada do Sisutec será divulgada na quarta-feira (14). A matrícula deve ser feita na quinta (15) e sexta-feira (16). O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20. No dia 22 as vagas remanescentes estarão disponíveis no site do Pronatec. Neste caso, o estudante poderá concorrer tendo apenas concluído o ensino médio, mesmo que não tenha feito o Enem.


Cursos com maior relação de inscrições/vagas
CURSORELAÇÃO
Técnico em processos fotográficos67,20
Técnico em petróleo e gás26,73
Técnico em construção naval19,80
Técnico em ótica17,45
Técnico em aeroportuário14,80
Fonte: MEC/Inep
O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior.
Ainda de acordo com o MEC, 523.448 das inscrições vieram de escolas públicas. A maior oferta de vaga responde o perfil de tempo ocioso (vespertino). A maioria dos inscritos são mulheres (57% contra 43% dos homens).
Neste semestre, as vagas são para 117 cursos técnicos com entre 800 e 1.200 horas de duração oferecidos por 586 instituições. Quase 200 mil das 239,7 mil vagas oferecidas nesta edição do estão em instituições privadas. Juntas, as instituições de ensino superior e as escolas técnicas particulares somam 197.343 vagas no processo seletivo lançado pelo Ministério da Educação, o equivalente a 82% das vagas.
Ciência sem Fronteiras
O Ministério da Educação também divulgou um balanço do programa Ciência sem Fronteiras, que foi apresentado nesta terça-feira (13) pelo ministro Mercadante em encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.
Segundo levantamento feito pela pasta, desde o inicio do programa – em julho de 2011 – mais de 43 mil bolsas já foram concedidas nas modalidades graduação sanduíche (33.667), doutorado sanduíche (4.898), pós-doutorado (3.066), doutorado pleno (1.229) e bolsa jovens talentos (749).
Os principais países de destino são Estados Unidos, com 9.788 bolsas já concedidas desde o início do programa, seguido da França, com 4.725 bolsas, e Canadá, com 4.428.
As principais universidades estrangeiras a receber os alunos participantes são a Universidade Harvard, a Universidade de Michigan e a Universidade da Pennsylvania.
A meta do Ciência sem Fronteiras para 2013 é a concessão de 101 mil bolsas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Pânico" leva informação sobre traição de Tony Salles para "Fazenda"

11.ago.2013 - Pânico usa equipamento de espionagem para levar notícias para confinados em "A Fazenda"O programa de TV "Pânico na Band" conseguiu levar a informação de que o marido de Scheila Carvalho, Tony Salles, assumiu uma traição à mulher enquanto ela estava confinada, participando de "A Fazenda 6".  A invasão ocorreu na manhã de domingo (11) e exibida na Band no mesmo dia, à noite. O humorista Daniel Peixoto usou um Drone, equipamento aéreo não tripulado, para fazer imagens do local de confinamento e transmitir informações do mundo para os peões, através de um equipamento de som.

A Record minimizou a invasão e disse que a transmissão das notícias não provocou qualquer interferência no programa. A emissora preferiu não comentar se pretende ou não tentar alguma medida legal contra a Band, que exibe o programa "Pânico".

A traição do marido de Scheila foi uma das três informações ouvidas por Andressa Urach e Yani de Simone, enquanto cuidavam dos animais. No entanto, não há indícios de que a eterna morena do Tchan tenha tomado conhecimento da notícia. As outras duas informações foram a vitória do Brasil na Copa das Confederações e a derrota de Anderson Silva no UFC.

Assim que a produção do programa percebeu a aproximação do equipamento, determinou que Yani, Andressa, Beto Malfacini  e Paulo Nunes, que estavam fazendo as atividades do dia, entrassem na sede. As duas começaram a comentar os peões sobre as notícias que haviam ouvido.  Mulher Filé perguntou na cozinha para Beto: "o Anderson Silva ia ter alguma luta importante esses dias?". Assim que o modelo respondeu que sim, Mulher Filé disparou: "Ele perdeu. A gente ouviu um monte de notícias lá fora. Era uma locução".

Os peões começaram a especular sobre o que as notícias podem significar, mas a produção do programa determinou que eles não comentassem sobre o assunto. Mesmo assim, Andressa ainda disse "Acho que alguém fez isso de sacanagem com a gente. Eu acho que foi alguém de alguma outra emissora. Alguém querendo sacanear".

Quando foram liberados para voltar às atividades do dia, Filé e Andressa combinaram de dizer que não tinham ouvido nada e que tudo não passou de uma brincadeira, evitando novas perguntas sobre o episódio. No entanto, entre as duas, Andressa comentou "Mas eu acho que é mentira. Não acho que o Brasil ganhou a Copa das Confederações, acho que era mentira o negócio do Anderson Silva e acho que o Tony Salles não ia falar que traiu a Scheila".

A operação


A intenção do programa era levar informações do mundo exterior para os confinados. A tentativa de interferência no reality show rural ocorreu na manhã de domingo (11) e, ao que tudo indica, apenas Andressa Urach e Mulher Filé, que estavam na área do celeiro na hora da investida, ouviram as informações transmitidas pelo humorista do "Pânico" que estava no comando da "operação".

O nome do equipamento usado pelo programa é Drone, um aparelho não tripulado, controlado à distância. Eles são usados com frequência para vigiar fronteiras e em ações militares. No caso do aparelho usado pelo "Pânico", houve uma adaptação. Além de captar imagens, eles acoplaram um equipamento de som para levar informações aos confinados. A maior dificuldade da ação foi a autonomia de voo do equipamento, apenas quatro minutos

A "operação" começou ainda de madrugada. Segundo eles, apenas neste horário eles poderiam passar pela mata em torno da "Fazenda" sem serem vistos pelos seguranças da Record. Eles acompanharam a movimentação dentro da sede usando um tablet, para ter certeza de que os peões iriam ouvir as notícias. Assim que perceberam que ao menos quatro peões estavam se movimentando na área externa da casa, eles colocaram o equipamento no ar e começaram a transmitir as notícias.

Outras invasões

Em 2012, quem invadiu a "Fazenda" foi a apresentadora Adriane Galisteu. Ela sobrevoou o cenário do programa e transmitiu imagens dos bastidores do programa,  como se estivessem sendo captadas no instante em que eram vistas. No entanto, a Record acusou a apresentadora de participar de uma farsa, já que o material teria sido produzido horas antes. A empresa ainda afirmou que iria processar a Band.

Além disso, em 2009, o "Pânico" fez uma invasão parecida com a deste domingo. O personagem Impostor sobrevoou a fazenda com um ultraleve e contou novidades do mundo aos confinados. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Família ainda acredita na inocência de suspeito de matar PMs, diz prima

Sandra  (Foto: Roney Domingos/ G1)
Familiares das vítimas do crime que deixou cinco mortos na Vila Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, voltaram ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na tarde desta terça-feira (13) para prestar depoimento. O adolescente Marcelo Pesseghini, de 13 anos, é suspeito de matar os pais, a avó e uma tia-avó e em seguida cometer suicídio.
Sandra Cordeiro Feitosa da Silva, prima da cabo Andréia Pesseghini, acompanhou a mãe dela, Neusa, que foi ouvida por investigadores. Sandra voltou a dizer que a família acredita na inocência do garoto.
"É difícil. A gente não consegue acreditar. Não vejo como uma criança pode ter feito isso, um jovem. Tanto que a médica foi entrevistada e falou que ele não tinha nenhum problema mental. Só se for uma coisa muito maligna que entrou nele, deu uma força e uma estratégia sobrenatural. Na lógica humana, a gente não tem como acreditar nisso", afirmou.
Sandra que também mora na Vila Brasilândia e disse desconhecer o fato de o garoto saber dirigir. A polícia considera que ele dirigiu o carro da mãe até uma rua próxima de sua escola. Ela acredita em uma outra hipótese para o crime.  "Se teve denúncia por parte da minha prima, foi vingança", afirmou. O comandante do batalhão de Andréia chegou a declarar a uma rádio que ela colaborou com investigações sobre o envolvimento de colegas com roubo de caixas eletrônicos, mas depois voltou atrás e negou a denúncia.


Perfil das vítimas
A delegada Elizabeth Sato, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), quer interrogar os colegas de trabalho das vítimas para descobrir como era a vida pessoal do casal e conhecer o perfil dos mortos.

"Quero interrogar os parceiros do casal para saber quem eles eram. Também quero ouvir os policiais que foram os primeiros a chegar à cena do crime", afirmou na manhã desta terça-feira. A delegada quer saber quem entrou na casa logo após os corpos serem descobertos e como era o cenário encontrado pelos policiais militares.
Ninguém prestou depoimento na manhã desta terça. A expectativa é que, durante a tarde, a diretora do Colégio Stella Rodrigues, onde Marcelo estudava, e um colega de classe compareçam ao DHPP, no Centro de São Paulo, fossem ouvidos.
Nesta segunda (12), o Instituto de Criminalística de São Paulo recebeu cinco celulares, um computador e um tablet da família Pesseguini. Os peritos vão analisar as ligações feitas e recebidas pelos ocupantes da casa entre a noite do dia 4 e a manhã do dia 5. Quatro pessoas foram ouvidas nesta segunda: um tio-avô do menino, um policial que trabalhava como pai dele, a mãe de um aluno e o aluno.
Já  se sabe que o celular do policial tinha duas ligações não atendidas, feitas por um oficial da Rota, que comandaria um pelotão até a região de Presidente Prudente. Ele estranhou que o sargento não apareceu no batalhão.  Dos computadores, a perícia vai verificar se Marcelo Pesseghini deixou alguma mensagem ou se apagou algum arquivo no dia em que a família inteira morreu.
Os médicos legistas já sabem a posição e a distância dos tiros que mataram as cinco pessoas. Mas ainda não concluíram qual foi a sequência das mortes.

Exames como a concentração de substâncias químicas podem dar essa resposta. Alguns não podem ser realizados pelos laboratórios da Polícia Científica e devem ser feitos na Universidade de São Paulo (USP). Por causa disso, os primeiros laudos sobre o local do crime e a análise dos corpos só devem sair na semana que vem.
A polícia já ouviu 21 pessoas. Nesta segunda-feira foi a vez do tio-avô do menino prestar depoimento.

Até agora a polícia afirma já ter certeza que depois dos crimes, Marcelo dirigiu o carro da mãe até a escola de madrugada, assistiu às aulas, voltou pra casa de carona e se matou. 

Também sabe que o menino tinha adoração pelo pai. Depois de uma semana fechada, a escola onde Marcelo estudava reabriu as portas e retomou as aulas.
Laudo
No sábado (10), peritos do IC relataram ao SPTV que o sargento da Rota foi morto dez horas antes das demais vítimas. A informação é baseada na análise das manchas de sangue e constará no laudo do Instituto de Criminalística que será entregue à Polícia Civil.
Exames preliminares da Polícia Civil já apontavam a sequência de mortes na residência da Rua Dom Sebastião. Primeiro teria morrido o pai do garoto, depois a mãe, a cabo Andréia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, em seguida, a avó dele, Benedita de Oliveira Bovo, de 67 anos, e a tia-avó, Bernadete Oliveira da Silva, de 55 anos.
A Polícia Civil quer ouvir também duas vizinhas da família do garoto. Uma delas teria presenciado por diversas vezes Marcelo colocando e tirando o carro da garagem da casa onde ocorreram os crimes.
A outra vizinha, segundo Franco, relatou a uma emissora de televisão ter visto um carro rondando a casa da família Pesseghini. A polícia tenta ainda localizar outras duas vizinhas que teriam ouvido os tiros e outros colegas de Marcelo. Para a Polícia Civil, Marcelo é suspeito de assassinar a própria familia e depois se matar.
O delegado geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazec, disse que a investigação ainda não está concluída. "A linha de investigação principal ainda é a autoria atribuída ao menino. O caso ainda não está concluído, aguardamos os laudos a fim de que eles possam ou não comprovar de forma concreta esta tese", disse Blazec.
Na quinta-feira (8), um policial militar ouvido no DHPP disse que o sargento da Rota havia ensinado o filho a atirar. O delegado Itagiba Franco, que coordena as investigações, informou que Marcelo tinha 1,60 metro e não era um garoto franzino - ele teria condição de manipular a arma. A testemunha disse ter presenciado uma dessas "aulas de tiro", que ocorriam em um estande na Zona Sul da capital paulista.
O PM, que morava na mesma rua da família, também informou ao DHPP que o sargento e a mãe do jovem ensinaram o filho a dirigir automóveis e que o garoto tirava o carro da família todos os dias da garagem. O automóvel foi localizado na rua onde o garoto estudava e a polícia investiga se ele dirigiu até lá, assistiu à aula e só depois retornou para casa e se matou
O procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, designou os promotores Norberto Joia e André Luiz Bogado Cunha para acompanhar as investigações sobre as mortes da família na Zona Norte. Os promotores deverão acompanhar Franco em todas as oitivas.
Motivação
O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo disse na quinta-feira que as investigações buscam, agora, a motivação do crime. Questionado se existe a possibilidade da participação de outra pessoa no crime, Blazeck informou que essa “não é uma questão fechada”. “Dependemos dos laudos para confirmar isso. Por enquanto, continua a versão inicial”, disse, em relação ao envolvimento apenas do garoto de 13 anos nos assassinatos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Piloto da TAM morre depois de passar mal no aeroporto de Guarulhos

O piloto Luiz Alvaro Sper de Almeida morreu nesta terça-feira (13) depois de passar mal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ele se sentiu mal no estacionamento e chegou a ser levado para o Hospital Geral de Guarulhos, mas não resistiu. A causa da morte ainda não foi identificada. As informações são da própria TAM.

Conhecido como comandante Alvaro, o piloto tinha 47 anos e operava o modelo Boeing 777. Ele estava na empresa havia 25 anos.

Por meio de nota a TAM lamentou o ocorrido e disse que ele estava com seu certificado de saúde atualizado e válido até 28 de fevereiro de 2014.

"A companhia está prestando o auxílio necessário à família do comandante, que construiu sua carreira na TAM e estava conosco havia 25 anos. Aos seus familiares, amigos e colegas, nossos pêsames e solidariedade" completou o comunicado.

MORTES

Esse é o segundo caso de morte de um piloto da TAM em uma semana. Na última quinta-feira (8) faleceu Ronuro Mazaruni, 63, Cavalcanti Pinheiro, que havia passado mal durante um voo na terça-feira (6).

Mazaruni teve uma parada cardíaca e chegou a desmaiar dentro da aeronave. O piloto já possuía um histórico de problemas no coração. "O atendimento na aeronave foi adequado. Se não tivesse acontecido, ele não chegaria vivo. O caso era extremamente grave", disse o cardiologista Roque Aras, diretor-médico do Hospital Aeroporto, onde o piloto ficou internado.

O voo JJ 8054 havia partido do aeroporto do Galeão, à 0h04 de terça, com destino a Paris, com 136 passageiros. Por causa do imprevisto, eles foram levados a um hotel pela companhia aérea e precisaram esperar cerca de dez horas até embarcarem novamente.

Viagens da TAM que atravessam oceanos são realizadas com dois pilotos e dois copilotos. Por meio de nota, a TAM informou que Mazaruni estava na empresa há 13 anos, comandava aeronaves A-330 e "era um profissional muito competente e respeitado entre seus pares".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em Roraima, boato faz deputado ir a plenário negar que teve pênis cortado

Deputado Dhiego Coelho durante pronunciamento na Assembleia  (Foto: Valéria Oliveira/G1)
O deputado estadual Dhiego Coelho (PSL), usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta terça-feira (13), para negar boatos de que sua esposa teria cortado seu pênis. A informação circulou nas redes sociais desde o início deste mês de agosto e, além disso, servidores confirmaram os rumores ao G1.
Durante o pronunciamento na sessão, o parlamentar falou que estava indignado com as "agressões depreciativas e infundadas ofensas à sua dignidade e de sua família".
Segundo ele, nada do que foi dito e espalhado ocorreu. "Todos os boatos e fofocas sobre mim e minha esposa são ofensas e calúnias infundadas. Em momento algum existiu o que foi falado", afirmou.
Ainda na tribuna, o deputado solicitou ao presidente da Casa que manifestasse apoio a situação e que não compactuasse das informações contra ele. "Denegrir a imagem e a honra de uma pessoa perante a sociedade, ofendendo a sua reputação e a sua dignidade, é considerado crime", acrescentou Coelho.

Dhiego Coelho ao lado da esposa Alessandra  (Foto: Valéria Oliveira/G1)A esposa, os pais e tios do parlamentar estiveram na Assembleia acompanhando o pronunciamento do deputado. Dos 20 parlamentares presentes na sessão, 12 manifestaram apoio e indignação com a situação pela qual o Dhiego Coelho passou com os boatos.
"Esse tipo de calúnia mexe muito com a família. Infelizmente é uma situação lamentável. O que nos resta é fazer dessa situação, uma situação de humor e pedir que Deus tenha dó e pena das pessoas que criaram essa situação", falou o deputado Mecias de Jesus (PRB), em apoio a Dhiego Coelho.
O presidente da Casa, deputado Chico Guerra, afirmou que caso o deputado Dhiego Coelho queira, a Assembleia vai investigar para saber onde foi originado o boato. "Se o deputado quiser que a Assembleia tome as providências, nós iremos procurar os órgãos competentes e, através deles, fazer a solicitação para apurar, e se possível, identificar as pessoas ou a pessoa que fez essa maldade com o deputado", concluiu o presidente.

Boato que circulou nas redes sociais

Boato que circulou nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)

Desde o início do mês de agosto, em Boa Vista, circulou nas redes sociais a informação de que a esposa do deputado estadual Dhiego Coelho (PSL), teria cortado o pênis do parlamentar e que ele estaria internado em um hospital no estado de São Paulo.
Segundo o deputado, quando soube da situação, ele não estava em Boa Vista e ficou preocupado com sua esposa e seus pais, que estavam na capital roraimense.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cortado da seleção, Valdivia pode ser desfalque no Palmeiras para sábado

Valdivia orienta Leandro em lance de Palmeiras x Paraná no Pacaembu
Valdivia corre o risco de ficar fora da partida do Palmeiras contra o Paysandu, neste sábado, no Pacaembu. O jogador, que se apresentou à seleção chilena lesionado, passará por uma reavaliação do departamento médico assim que voltar ao Brasil, segundo informa a assessoria de imprensa do clube. Pelo prazo apertado, porém, ele deve ser poupado para ter uma recuperação plena.

O meia Jorge Valdivia se apresentou à seleção do Chile com dores musculares e foi vetado para o amistoso contra o Iraque, quarta-feira, na Dinamarca. De acordo com o técnico chileno Jorge Sampaoli, o atleta do Palmeiras apresenta uma inflamação no músculo da coxa, além de fadiga muscular.

“Ele vem de seguidas partidas e no último compromisso pelo Palmeiras saiu com fatiga muscular. Depois da viagem, ele teve um treinamento, onde a fadiga se tornou mais aguda. Foram feitos exames, que apresentaram inflamação no isquiotibial [músculo na coxa]”, disse o treinador.

O veto de Valdivia contra o Iraque tem como intenção preservar o atleta para o compromisso pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra a Venezuela. O Chile está na 4ª colocação da seletiva Sul-Americana, com 21 pontos

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em RO, criança com alergia rara não pode comer arroz, feijão e leite de soja

Phetterson Ferreira com os pais (Foto: Arquivo Pessoal)O pequeno Phetterson Bruno Cunha Ferreira, de 5 anos, já não sabe mais o que é correr na rua ou frequentar a escola, desde maio deste ano. O motivo, segundo a mãe do garoto, é único. Phetterson é portador de rinite alérgica, asma moderada e tem uma doença pouco comum, a dermatite atópica severa. O menino, que reside com a família em Vilhena (RO), já chegou a ficar cinco dias sem tomar banho, por conta da inflamação crônica na pele, e só pode comer leite de soja puro, arroz e feijão. 
De acordo com a mãe de Phetterson, Vilma Cunha Barbosa, de 26 anos, as crises alérgicas foram tão intensas de um ano para cá, que a pele do filho chegou a sangrar várias vezes. “A dermatite atópica causa umas bolhas que coçam, aí ele coloca a unha”, explica. Ao G1, a jovem disse que as bolhas apareciam desde bebê, mas ela não sabia o que eram. “Levei a vários médicos e cada um dizia uma coisa.  Fiz vários chás que as pessoas recomendavam, mas nada adiantava”, lembra a mãe.
Vendo o sofrimento constante do filho, Vilma decidiu sair de Rondônia para buscar tratamento. Em maio, ela e o menino desembarcaram em Uberaba (MG). No estado mineiro, Vilma levou Phetterson a um especialista em alergia e foi lá que a surpresa veio; o filho foi diagnosticado com três doenças alérgicas: dermatite atópica severa, asma moderada e rinite alérgica.
Ao mesmo tempo em que ficou feliz por saber a origem das inflamações na pele do filho, um dilema deu início na vida da família: o tratamento. Sem condições de custear o tratamento a mãe de Phetterson precisou acionar a Defensoria Pública para conseguir ajuda da Prefeitura de Vilhena, visto que cada dose da vacina indicada pelo médico custa, em média, R$ 500. “Quando retornei de viagem, eles me disseram que não poderiam dar os remédios, porque recorri a uma clínica particular. Entrei com recurso e ganhei. Na viagem, gastei R$ 3 mil. Voltei para casa sem nada no bolso”, conta.
Uma vida de restrições
Com o diagnóstico da doença, a família teve que se adequar a uma nova alimentação e um novo jeito de levar a vida. De acordo com Vilma, a criança não pode comer produtos embutidos, como salsicha e salame. “Ele também não pode consumir comida industrializada, pimentas fortes, condimentos, corantes, aromatizantes, refrigerantes, leite de vaca e derivados, alimentos de origem marinha e suína”, diz.
Por recomendação médica, o garoto também não pode ter contato com produtos a base de inseticidas e produtos de limpeza a base de soda ou álcool de posto. Atualmente, a criança pode consumir apenas leite de soja puro, arroz e feijão.
Pela pouca idade e sem entender direito os motivos para tantas restrições, Phetterson  sempre questiona a mãe sobre os motivos de não poder comer balas e chocolates, por exemplo. “Tudo tem que ser controlado. Até o sabonete para o banho dele é especial”, conta Vilma 

Criança só pode vestir roupas 100% algodão (Foto: Jonatas Boni/G1)Roupa é outro problema para o garoto. Segundo a mãe, o filho é extremamente alérgico a poliéster. “Só pode usar vestimentas com 100% de algodão. Ele sofre mesmo com isso é no frio, porque a maioria dos cobertores e casacos costuma ter lã”, detalha. Como a criança passa o dia em casa com outros familiares, a mãe optou em deixar o filho vestindo apenas cueca, devido ao risco de uma reação alérgica.

Além de tudo, o preconceito
Receituário médico mostra que Phetterson pode frequentar aulas (Foto: Jonatas Boni/G1)Vilma afirma que no início de 2013 Phetterson foi matriculado em uma escola, mas os pais dos outros alunos exigiram que a direção da instituição de ensino proibisse o garoto de frequentar a sala de aula, por medo de uma contaminação. “Além do preconceito, enfrentei situações graves na escola. Uma vez meu filho aceitou um pirulito e teve uma crise grave. Chegou a sangrar a pele”, diz a mãe. Por conta disso, o menino está fora da escola. Foi atestado pela médica imunologista, Sarah Rosa, que as alergias da criança não são contagiosas, permitindo que frequente qualquer tipo de ambiente sem oferecer riscos.
Sem cura
De acordo com o médico que cuida de Phetterson, José Carneiro, o tratamento do garoto deve durar 24 meses. “Saliento que a dermatite atópica não tem cura. Os remédios vão apenas controlar a situação”, afirma. Ao G1, Carneiro afirmou que o garoto é portador de uma alergia respiratória, o que aumenta os cuidados sobre o garoto.
Em 41 anos de profissão, o especialista já tratou de outras crianças com a dermatite, mas para Carneiro, o caso de Phetterson é especial, porque abrange três tipos de alergias. Segundo Carneiro, não dá para estimar quantas pessoas possuem este tipo de alergia, mas ele acredita que a incidência atinge pelo menos 1% da população mundial. 
Desde que o tratamento começou, as bolhas na pele de Phetterson diminuíram. Atualmente a inflamação está concentrada nas duas pernas do garoto. Mas de acordo com Vilma, a situação é delicada, porque o eczema aparece conforme a mudança do clima.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fox Sports confirma transmissão da Copa do Mundo de 2014

Novo logo da Fox Sports é divulgadoO Fox Sports vai mesmo transmitir a Copa do Mundo de 2014, que será realizada entre 12 de junho e 13 de julho em 12 cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).  Os direitos de transmissão foram repassados pela Globo, que detém a licença do Mundial junto com a Rede Bandeirantes. Como emissora licenciada, a Fox vai concorrer na TV paga com o SporTV e a ESPN Brasil.

De acordo com a emissora, a cobertura completa do evento com a transmissão dos 64 jogos ao vivo será feita tanto pelo FOX Sports, quanto pelo FOX Sports 2, canal com previsão de lançamento em 2014. A partir de outubro deste ano, os principais jornalistas do canal, tais como Renato Maurício Prado, José Ilan, Edu Elias, Victorino Chermont e Marina Ferrari, além de uma grande equipe com profissionais de todas as áreas estarão atentos aos últimos acontecimentos em relação às seleções, estádios e novidades  para trazer uma cobertura jornalística completa do Mundial.

"A cobertura que está sendo preparada pelo FOX Sports para a Copa do Mundo da FIFA 2014 contará com estruturas de transmissão em todas as sedes, com objetivo de traduzir todo o envolvimento que os brasileiros têm com o futebol. Para alcançar este objetivo, usaremos a experiência de toda nossa equipe que possibilitou ao canal, em um ano e meio, transmitir eventos como Libertadores, Sul-Americana, Recopa, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, com um nível de envolvimento que está modificando as referências da cobertura esportiva no Brasil", afirma Eduardo Zebini, VP do FOX Sports.

O valor do acordo não foi divulgado, mas as negociações começaram quando as emissoras trocaram os direitos da Copa do Brasil (que pertence à Globo) e da Copa Libertadores (que pertence à Fox).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

SEVERIANO MELO: Professores da Rede Municipal de Ensino em GREVE

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SEVERIANO MELO/RN SE MOBILIZOU HOJE (13), NAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO E NAS RUAS DA COMUNIDADE DE SANTO ANTONIO, ESPECIFICAMENTE, REALIZOU UM BUZINAÇO POR VOLTA DAS 9H DA MANHÃ EM REIVINDICAÇÃO AO RECEBIMENTO DO PISO SALARIAL CONFORME A LEI FEDERAL Nº 11.738/2008, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. 
UMA OBSERVAÇÃO QUE OUVI DOS AUTO-FALANTES DO CARRO DE SOM QUE ACOMPANHAVA A CARREATA PELAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO, E QUE ACHO MUITO IMPORTANTE É O FATO DE OS PROFESSORES GARANTIREM QUE A REPOSIÇÃO DAS AULAS SEREM FEITAS EM SALA DE AULA, SEM PREJUÍZOS À CLASSE ESTUDANTIL.
TODOS TEM O DIREITO À REIVINDICAR POR SEUS DIREITOS, SÓ ESPERAMOS QUE ISSO NÃO PREJUDIQUE O APRENDIZADO DE NOSSA CIDADE QUE JÁ NÃO É LÁ ESSAS BOAS. NO MAIS AINDA AFIRMO QUE O BLOG PONTO DE VISTA 1000 APOIA ESSA GREVE!

Reprodução Cidade News Itaú via Ponto de Vista 1000
Leia Mais ››