domingo, março 08, 2020

AVIÃO PRESIDENCIAL POUSOU EM MOSSORÓ NESTA SEXTA FEIRA 06 MARÇO.

O Presidente Jair Messias Bolsonáro, anunciou esta semana em redes sociais, que fará uma visita na próxima quinta feira 12 ao Rio Grande do Norte. 


Alem de Bolsonaro estarão presentes três ministros: Sérgio Moro (Justiça), Tereza Cristina (Agricultura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), além de Jorge Seif.

O presidente fará entrega de obras importantes na cidade de Mossoró, e assinará a liberação de pesca do ATUM na região da Costa Branca.

Como protocolo, antes de visitas de chefes de estados, uma equipe de logística, e segurança, comparece com antecedência no local a ser visitado. Por volta das 11:05hs desta sexta 06 de março de 2020, o avião Presidencial do Brasil, uma aeronave modelo Airbus A319CJ com designação na FAB de VC1A, e batizado oficialmente de Santos-Dumont, ocupado pelo atual Presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Esse primeiro avião chamado de ESCAV (Escalão Avançado) pousa com algo entre sete e cinco dias de antecedência. 

O ESCAV é composto por assessores, seguranças, diplomatas, oficiais de telecomunicações, as pessoas responsáveis pelo cerimonial e outros funcionários de menor patente. Algumas outras pessoas também podem pegar “carona” nesse avião, mas não é qualquer um: normalmente são políticos ou jornalistas que irão fazer a cobertura da viagem para a imprensa.


fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Incêndio atinge restaurante em Mossoró

Um incêndio atingiu um restaurante de Mossoró, região Oeste potiguar, na tarde de sábado (7). A suspeita do Corpo de Bombeiros é de que as chamas começaram por causa de uma sobrecarga no quadro de energia do estabelecimento. Ninguém ficou ferido.

Fogo atingiu restaurante em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução
Fogo atingiu restaurante em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução

O restaurante atingido fica na avenida João da Escóssia. Poucas pessoas estavam no local, quando a caixa de distribuição de energia começou a pegar fogo. Os funcionários do local afirmaram que, antes, por volta das 14h, houve um apagão, possivelmente por causa da chuva.

As chamas inicialmente foram contidas pelos funcionários, que utilizaram todos os cinco extintores do restaurante. O Corpo de Bombeiros foi acionado e reforçou o combate ao incêndio, que foi controlado sem que houvesse feridos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN renova situação de emergência pela seca em 132 municípios

O governo do Rio Grande do Norte renovou por mais 180 dias a situação de emergência por causa da seca em 132 cidades do estado. O decreto foi publicado na edição deste sábado (7) do Diário Oficial. Confira a lista dos municípios no final da matéria.

Açude Gargalheiras, em Acari, tomou água com as chuvas que caíram no início do ano, mas situação da seca ainda é considerada de média intensidade — Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1
Açude Gargalheiras, em Acari, tomou água com as chuvas que caíram no início do ano, mas situação da seca ainda é considerada de média intensidade — Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1

Segundo o Poder Executivo, a medida se justifica pelo fato de, apesar das últimas chuvas, ainda persistirem dificuldades no abastecimento de água. Além disso, o governo diz que a renovação da emergência também se dá pelo fato de os grandes reservatórios potiguares acumularem atualmente de 30% a 35 % de sua capacidade.

Com o decreto, durante o período em que persistir a situação de emergência, o Estado do Rio Grande do Norte poderá contratar, mediante dispensa de licitação, obras e serviços que se mostrarem aptos a minimizar os efeitos da estiagem.

Ainda segundo o governo, um parecer técnico elaborado na segunda-feira (2) pela Defesa Civil atesta a situação de emergência provocada pela escassez de chuvas nos últimos anos. O relatório classifica a situação como de média intensidade, devido à redução dos níveis dos principais reservatórios hídricos.

O decreto também cita o prejuízo financeiro da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) no valor de R$ 2,1 milhões no segundo semestre de 2019, decorrente da paralisação do abastecimento de água e da não cobrança das contas de consumo, após a confirmação de colapso nos mananciais. Nestes casos, as cidades passam a ser abastecidas por carros-pipa que têm os custos arcados pelas prefeituras, governos estadual e federal e pela Caern.


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) fez um balanço das chuvas ocorridas em 2019 e aponta que, apesar da aparente normalidade pluviométrica, as precipitações ocorridas de julho a dezembro do ano passado tiveram índices baixos no semiárido. Neste mesmo período, foi registrada maior evaporação, devido ao aumento dos ventos e da temperatura, o que contribui para reduzir o nível dos reservatórios.

Municípios em situação de emergência:
Acari
Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antonio Martins
Apodi
Areia Branca
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Boa Saúde
Bom Jesus
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Campo Grande
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lagoa Nova
Lagoa D'Anta
Lagoa de Velhos
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luiz Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Monte das Gameleiras
Mossoró
Macau
Nova Cruz
Olho D'água dos Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Passa e Fica
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Serra Caiada
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Rui Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
Santo Antonio
São Bento do Norte
São Bento do Trairi
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José de Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra Negra do Norte
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serrinha dos Pintos
Serrinha
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha Ver
Viçosa

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mossoró é primeira cidade do Norte e Nordeste a aderir selo que permite venda de produtos de origem animal em todo o país

A cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, será o primeiro município das regiões Norte e Nordeste a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Trata-se de um selo que permite a venda de produtos de origem animal da indústria local em todo o país e é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Selo permite a venda de produtos de origem animal da indústria local em todo o país e é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — Foto: Demis Roussos
Selo permite a venda de produtos de origem animal da indústria local em todo o país e é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — Foto: Demis Roussos

A oficialização vai ocorrer na próxima segunda-feira (9) em evento com a presença da ministra Tereza Cristina, em Fortaleza. O Rio Grande do Norte também passará a emitir o selo. Com a adesão ao SISBI, os selos concedidos pelos serviços de inspeção do estado potiguar e de Mossoró serão equivalentes ao Governo Federal.

Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RN, a novidade é benéfica para as indústrias de produtos de origem animal, como carne, leite e derivados, ovos, mel.

O que é o SISBI
O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

De acordo com o MAPA, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que se tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Problema no sistema bancário da Caixa atrasa pagamento de aposentadorias no RN

Alguns beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram surpreendidos hoje com a falta de pagamento na agência da Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira (6). As pessoas que tentaram sacar a aposentadoria não encontraram dinheiro na conta. A expectativa era de que o pagamento fosse feito na manhã desta sexta (quinto dia útil do mês).

Problema no sistema bancário da Caixa atrasa pagamento de aposentadorias no RN — Foto: Andréa Tavares/G1
Problema no sistema bancário da Caixa atrasa pagamento de aposentadorias no RN — Foto: Andréa Tavares/G1

A Caixa Econômica Federal enviou nota em que confirmou que houve atraso no processamento dos benefícios. A CEF garantiu que o pagamento seria feito até o fim do dia.

José Laurentino Santos, de 66 anos, cadeirante que saiu de casa na Zona Norte de Natal com destino ao terminal bancário, no bairro de Cidade Alta, não encontrou o benefício creditado. O aposentado não conseguiu sacar a única renda da família e retornará ao banco no sábado (7).

"É complicado porque sou cadeirante e tenho que vir com minha esposa, isso já é um gasto grande. Fiquei lá de 8h às 13h e não resolvi, agora vou voltar amanhã. Em nove anos recebendo pela Caixa, isso é a primeira vez que isso acontece", conta José Laurentino, que utiliza transporte por aplicativo para ir à agência.

Os funcionários da Caixa alegaram que o atraso no pagamento foi causado por uma “inconsistência” nos sistemas do banco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Professora recebe diploma de formatura com caixa de trufas que vendia para se manter na faculdade

Um detalhe chamou a atenção de quem compareceu à cerimônia de colação de grau da estudante Sabrina Raquel Fernandes, de 22 anos, em Mossoró. Isso porque a beca de formatura da então aluna do curso de Letras Espanhol tinha um adereço inusitado: uma caixinha de trufas.

Sabrina Raquel se formou em Letras Espanhol na UERN. — Foto: Arquivo pessoal/Cedida
Sabrina Raquel se formou em Letras Espanhol na UERN. — Foto: Arquivo pessoal/Cedida

Na verdade, o "acessório" era o instrumento de trabalho de Sabrina, que vendia doces para conseguir arcar com os custos da faculdade e ajudar nos rendimentos da família. A caixinha acompanhou a estudante pelos corredores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) durante os quatro anos da graduação.

Na hora de receber o diploma não foi diferente, a moradora da zona rural de Mossoró foi ao auditório da UERN carregando o isopor das trufas. "A caixinha é minha marca. Fiquei bastante emocionada, não apenas pelo reconhecimento e carinho das pessoas, mas por lembrar das dificuldades do início das vendas que me faziam chorar. Em alguns casos sofri agressões verbais por simplesmente oferecer uma trufa. Me senti realizada em pegar meu diploma com o isopor que tanto me acompanhou nesse ciclo", conta a professora Sabrina Raquel.

Sabrina Raquel tem 22 anos. — Foto: Arquivo pessoal/Cedida
Sabrina Raquel tem 22 anos. — Foto: Arquivo pessoal/Cedida

Embora a venda dos doces tenha se profissionalizado e hoje faça parte da rotina da professora, Sabrina Raquel lembra do início complicado na faculdade. "A primeira vez que levei trufas para a UERN foi um dos dias mais difíceis para mim. Cheguei em casa muito triste e comentei com mãe que não venderia mais porque levei muitas e só vendi umas três. Porém, o difícil mesmo foi chegar nas pessoas e ser ignorada, tinha gente que já virava o rosto. Senti por um instante que parecia ser errado ou vergonhoso vender doces", relata.

Atualmente, Sabrina dá aulas particulares de espanhol e segue vendendo trufas e bombons desde que se formou, em fevereiro deste ano. Ela estuda para prestar concurso público e aproveita as idas à biblioteca da universidade em Mossoró para oferecer os doces. "A demanda de alunos é baixa, então ainda preciso continuar vendendo as trufas para ajudar nas despesas de casa", detalha.

Estudante se formou em fevereiro deste ano. — Foto: Arquivo pessoal/Cedida
Estudante se formou em fevereiro deste ano. — Foto: Arquivo pessoal/Cedida

Fonte: g1
Leia Mais ››

Fiéis se reúnem uma vez por semana para rezar 1 mil Ave-Marias no RN; oração pode durar até 8h

Prática religiosa existente há pelo menos cinco séculos no mundo, a oração das 1 mil Ave-Marias reúne fiéis adeptos no Rio Grande do Norte. Pelo menos uma vez por semana, alguns fiéis se encontram com o objetivo de fazer uma espécie de imersão espiritual. E lá ficam por três, quatro ou até oito horas. Nesta sexta-feira (6) é comemorado o Dia Mundial da Oração.

Terço rosário fé — Foto: James Coleman/Unsplash
Terço rosário fé — Foto: James Coleman/Unsplash

"Nós rezamos muito pelas causas das pessoas", resumiu Maria de Jesus, da Comunidade Vida Nova, que fica no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal. No grupo dela, são cerca de 30 pessoas - principalmente casais - que se encontram nas manhãs de sábado para orar.

O grupo faz isso há mais de 20 anos na capela. O tempo estendido da oração, que na Vida Nova chega a até quatro horas, no entanto, não é visto com um empecilho, segundo Maria. "A pessoa pode chegar para fazer apenas uma oração, se quiser. Pode chegar depois também, pode parar na hora que preferir. Não tem problema", explicou.

Também não há problema em se retirar por um tempo da oração para comer, beber água ou ir ao banheiro. "Quando nós não paramos para beber água, por exemplo, conseguimos terminar em cerca de quatro horas a oração", contou Rejane da Silva Ribeiro Rodrigues, da Comunidade Católica Maria Mater Familae, localizada no bairro Tirol, na Zona Leste.


"Mas essa é uma oração que pode durar até oito horas".
E como fazer para não se perder na contagem das 1 mil Ave-Marias? "Nós temos um terço com 100 Ave-Marias. Então rezamos 10 vezes e dá certo", explicou Rejane. "No nosso caso, usamos um terço de 50 Ave-Marias. Rezamos 20 vezes", disse Maria de Jesus.

Além de funcionar como uma espécie de meditação espiritual, essa oração também visa ajudar pessoas em momentos complicados. "Na nossa comunidade, trabalhamos muito com casais. E com essa prática acabamos conseguindo trazer as pessoas para cá e geramos um certo compromisso", explicou Maria de Jesus.

Ela conta que não foi a responsável por adotar a Oração das 1 Mil Ave-Marias na Comunidade Vida Nova, mas que "alguém sentiu a inspiração e chegou com esse desejo. Foi uma inspiração de Deus".

Capela da Sagrada Família, onde Comunidade Vida Nova se reúne para rezar — Foto: Cedida
Capela da Sagrada Família, onde Comunidade Vida Nova se reúne para rezar — Foto: Cedida

Oração de séculos
A prática das 1 mil Ave-Marias já era conhecida na Europa no período final da Idade Média e tem a Santa Catarina de Bolonha - uma freira clarissa que viveu entre 1413 e 1463 - reconhecida como propagadora desse tipo de oração - que era comum em períodos de aflição no continente. Ela recitava a oração em véspera de Natal.


Apesar de acontecer principalmente em grupos, a prática das 1 mil Ave-Marias também pode ocorrer de forma individual. E também pode ser feita de maneira pausada. "Há a possibilidade de você rezar 200 Ave-Marias em um momento, depois reza outras 200 em outro", explicou Rejane.

Imagem de Maria na Capela da Sagrada Família, no Tirol — Foto: Cedida
Imagem de Maria na Capela da Sagrada Família, no Tirol — Foto: Cedida

Apesar do tempo que já existe, a prática da oração se tornou mais popular no Brasil durante a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que aconteceu na Argentina em 1983.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Itália põe um quarto do país em quarentena e ordena fechamento de cinemas, teatros e museus

Com o avanço do novo coronavírus, o governo da Itália decretou uma quarentena em toda região da Lombardia, incluindo a capital econômica do país, Milão, assim como a região de Veneza, o norte de Emiglia Romana e o leste de Piemonte. A medida foi assinada pelo primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte neste domingo (8).

O Coliseu com menos turistas, já afetado pela onda do coronavírus na Itália, em 2 de março — Foto: REUTERS/Remo Casilli
O Coliseu com menos turistas, já afetado pela onda do coronavírus na Itália, em 2 de março — Foto: REUTERS/Remo Casilli

As medidas afetam 16 milhões de pessoas e ao menos 16 províncias vizinhas.

A imposição de restrições implica um sacrifício econômico no curto prazo em uma tentativa de evitar uma epidemia mais severa.

Os deslocamentos para entrar e sair dessas regiões do país serão estritamente limitados durante a quarentena, em vigor até 3 de abril, segundo o projeto citado pelos jornais, entre eles "Il Corriere della Sera" e "La Repubblica".

As autoridades afirmaram que será preciso dar uma permissão específica para sair das áreas em isolamento para emergências familiares ou de trabalho. A polícia vai parar os viajantes para verificar se eles têm motivo para atravessar os bloqueios.

Ainda de acordo com a imprensa, entre as medidas estão suspensão de aulas e eventos esportivos, exceto os profissionais, além de restrições de aglomerações em locais religiosos e restaurantes. Velórios também estão suspensos. Os meios de comunicação dizem ainda que o isolamento deve afetar um quarto da população do país.


O decreto ordena ainda o fechamento de cinemas, teatros e museus em todo o país.

Surto na Itália
Nas últimas 24 horas, a Itália registrou mais 36 mortes por causa do novo coronavírus, o que aumentou para 233 o total de óbitos. O número de casos no país chega a 5.883, um crescimento de mais de 1.200 pacientes.

A Itália é o país europeu mais atingido pela atual onda da epidemia e o terceiro em nível mundial. O contágio veio à tona há mais de duas semanas e concentra-se em um punhado de locais no norte da Itália, mas agora foram confirmados casos em cada uma das 20 regiões do país, com mortes registradas em oito delas.

Fuga antes da quarentena
Antes do decreto oficial, a notícia de que haveria uma quarentena vazou. Em Padova, uma cidade universitária na região de Veneza, os estudantes foram para a estação de trem e abandonaram a região.

Não se sabe ao certo o que acontecerá com os turistas que estão nas regiões isoladas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Saúde confirma seis novos casos do novo coronavírus; agora são 19 no país

Resultado de imagem para Ministério da Saúde confirma seis novos casos do novo coronavírus; agora são 19 no paísO Ministério da Saúde confirmou neste sábado (7) seis novos casos do novo coronavírus no Brasil, o que fez o número de infectados no país subir para 19. São três novos casos em São Paulo; um no Rio de Janeiro; um no Distrito Federal; e um na Bahia.

Todos os novos pacientes diagnosticados de SP, RJ e DF com Covid-19 contraíram a doença em viagens fora do país.

Segundo o Ministério da Saúde, o caso da Bahia foi uma transmissão local após a mulher de 46 anos, uma trabalhadora doméstica, ter contato domiciliar com a primeira infectada no estado.

Dos 19 casos confirmados no Brasil, 16 são de viajantes infectados no exterior e que retornaram com o Covid-19 ao país, enquanto os outros 3 casos foram de transmissão interna.

Paciente no DF respira por aparelhos
No caso do DF, a paciente de 52 anos está internada em estado grave e respira com ajuda de aparelhos. Ela viajou para o Reino Unido e voltou à capital em 26 de fevereiro, já com os sintomas.

No Rio, outra paciente, também de 52 anos, apresenta sintomas de quadro viral desde a última quarta-feira (4), quando voltou de uma viagem à Itália.


Em São Paulo, as Infecções foram importadas da Itália, Estados Unidos e Irã; os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar.

O número de suspeitos de terem a doença caiu de 768 para 674 pessoas. Outros 602 casos foram descartados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gastos da Câmara em missões oficiais aumentam e ultrapassam R$ 11 milhões

A Câmara dos Deputados pagou R$ 11,9 milhões para custear passagens aéreas, diárias e adicionais para missões oficiais de parlamentares e servidores no primeiro ano da atual legislatura, em 2019. Esse montante é 50,3% maior que as despesas do ano anterior, quando o valor registrado foi de R$ 7,9 milhões. Os dados foram obtidos pelo G1 por meio da Lei de Acesso à Informação.

O valor das despesas com missão oficial de 2019 também é 17,7% superior ao registrado no primeiro ano da legislatura anterior, em 2015. Naquele ano, foram R$ 10,1 milhões com gastos em missões oficiais. Os comparativos foram feitos com os valores já corrigidos pela inflação.

As missões oficiais são viagens feitas por deputados ou servidores para participar de eventos relacionados ao trabalho do Legislativo ou a assuntos tratados na Câmara. São exemplos as viagens para participar da Audiência Parlamentar Anual da União Interparlamentar em Nova York (EUA) ou de uma reunião da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul em Montevidéu (Uruguai).

Essas viagens precisam ser autorizadas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e as despesas não são contabilizadas dentro do valor reservado para a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), que já garante um dinheiro mensal para gastos de deputados com passagem aérea, hospedagem, combustível, aluguel de escritório, contratação de consultoria e de serviços de segurança, entre outros.

Em 2019, 217 deputados e 62 servidores da Câmara viajaram para missões oficiais no Brasil e para 106 cidades de 61 países. Após o retorno, em até 15 dias, cada viajante precisou apresentar um relatório sobre as atividades da viagem. No entanto, 212 relatórios referentes a 2019 continuam “pendentes”, segundo o site da Casa.

Missões oficiais a destinos internacionais: deputados e servidores da Câmara estiveram em 106 cidades de 61 países do exterior em 2019 — Foto: Cido Gonçalves / G1
Missões oficiais a destinos internacionais: deputados e servidores da Câmara estiveram em 106 cidades de 61 países do exterior em 2019 — Foto: Cido Gonçalves / G1

Os deputados respondem por 81,9% do total gasto em 2019 com missões oficiais para o exterior – o equivalente a R$ 6,4 milhões –, enquanto os servidores registraram menos despesas fora do Brasil (18,1%, ou R$ 1,4 milhão).

Já os servidores representam a maior parte dos gastos com missões oficiais dentro do Brasil: 90,4% do total (o equivalente a R$ 3,7 milhões). Os deputados registram 9,6%, ou R$ 393 mil.

As despesas com missão oficial foram, principalmente, para pagar passagens aéreas na área econômica (R$ 4,6 milhões), passagens aéreas na área executiva (R$ 1,2 milhão), diárias (R$ 5,3 milhões) e adicionais (R$ 715 mil). Os valores das diárias devem ser usados para pagar hospedagem, transporte no local e alimentação.

Quando o deputado optou pela classe executiva nos voos, a diferença de custo foi descontada da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap).

Para Leonardo Barreto, doutor em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), o aumento de quase R$ 5 milhões em apenas um ano é bastante alto, ainda mais considerando que a variação ocorreu dentro da mesma gestão, sob o comando de Rodrigo Maia. Uma das hipóteses para essa alta, afirma Barreto, pode ser a articulação de Maia com os parlamentares da Casa, com o objetivo de manter um ambiente favorável à sua agenda de votação.

"O governo federal tem muitos recursos do Orçamento, tem cargos para construir uma maioria, e o presidente da Câmara, não. Mas ele controla algumas coisas, como cargos na estrutura da Câmara, indicação do presidente da TV Câmara, e essas viagens [em missão oficial] também podem ser utilizadas como prêmio", afirma o cientista político.

O ideal, acrescenta Barreto, é que os parlamentares avaliem melhor o custo-benefício das missões oficiais, entreguem relatórios, apresentem seminários e sempre compartilhem a "expertise" adquirida. Para ele, porém, é positivo que tais dados estejam disponíveis no site da Câmara e possam ser analisados pela população, já que há "um problema crônico de desconfiança nas instituições".


Em nota, a Câmara dos Deputados diz que o mais correto é comparar as despesas de 2019 com as de 2015, os primeiros anos das 55ª e 56ª legislaturas, porque “o ano de 2018, fim de legislatura e ano eleitoral, se caracteriza por uma redução no volume de viagens oficiais autorizadas, especialmente nas internacionais”. No entanto, ainda assim houve aumento na comparação de 2019 com 2015.

Segundo a Casa, “o aumento do dólar também colaborou para o aumento dos valores gastos com viagens oficiais, em especial as internacionais”.

A assessoria da Câmara afirma ainda que “sempre busca comprar passagens em valor promocional, com foco no valor mais baixo do mercado, de acordo com a norma vigente". "Além disso, tem-se buscado constantemente aperfeiçoar os processos e regramentos para assegurar os preços mais vantajosos para administração.”

Deputados viajantes
Os cinco deputados que mais gastaram com missões oficiais em 2019 tiveram despesas acima de R$ 100 mil em apenas um ano de atividades na Câmara. O líder de gastos, Newton Cardoso Jr (MDB-MG), gastou R$ 177,9 mil e viajou para Macau (China), Las Vegas e Orlando (EUA) e Lisboa (Portugal), além das cidades brasileiras Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Gramado (RS).

Em nota, a assessoria do deputado diz que “o parlamentar é presidente da Comissão de Turismo e que todas as viagens foram devidamente autorizadas pela Mesa Diretora, seguindo rigorosamente o regimento interno da Câmara”.

Já o segundo deputado com mais gastos foi Claudio Cajado (PP-BA), com a conta de R$ 148,5 mil. Ele foi a Paris (França), Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Genebra (Suíça), Roma (Itália), Doha (Catar) e Belgrado (Sérvia). A assessoria de imprensa do deputado afirma que “as missões oficiais foram autorizadas pelo presidente Rodrigo Maia e que todos os detalhes de valores estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados com suas devidas datas”.


No terceiro lugar do ranking aparece Alex Manente (Cidadania-SP), que viajou para Ottawa (Canadá), Berlim, Colônia, Frankfurt (Alemanha), Baku (Azerbaijão), Beirute (Líbano), Paramaribo (Suriname) e Hangzhou, Pequim, Xangai (China). No total, ele somou R$ 121,1 mil em missões oficiais. Em nota, a assessoria diz que o deputado “exerce a função de secretário de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, a convite de Rodrigo Maia no início de 2019”.

“Normalmente, as viagens em missões oficiais são responsabilidade do deputado comparecer, ou enviar um deputado para representar o Brasil. Na página da Secretaria no site da Câmara constam todos os relatórios das viagens em missões oficiais para consulta”, complementa a nota.

O deputado José Airton Félix Cirilo (PT-CE) foi o quarto deputado que mais gastou com missões oficiais em 2019. O montante chegou a R$ 120,5 mil, com viagens para Macau (China), Cusco e Lima (Peru), Medellín e Cartagena (Colômbia), Las Vegas (EUA), Havana (Cuba), Cidade do Panamá (Panamá), Lisboa (Portugal) e Cidade de Antígua (Guatemala).

Em nota, o deputado diz que fez “relatórios detalhados” sobre as missões oficiais e que conseguiu reunir mais informações sobre alguns temas, como a pesca sustentável, a preservação ambiental e os impactos da legalização de jogos no Brasil.

“Por isso, asseguro que foi de suma e vital importância representar a Câmara dos Deputados em todas as atividades em que fui delegado, desde aquelas que demandam representar o Parlamento brasileiro no exterior como as visitas permanentes que realizo do litoral ao sertão do Ceará”, diz, em nota.

Já o deputado Roberto de Lucena (Pode-SP) viajou para Roma (Itália), Berlim (Alemanha), Londres e Oxford (Inglaterra) e acumulou R$ 106 mil em despesas com missões oficiais em 2019.

Em nota, a assessoria afirma que o deputado “acumula funções como a de secretário de Transparência da Câmara dos Deputados, presidente da Frente Parlamentar pela Liberdade Religiosa, Ajuda Humanitária e Refugiados e membro do Parlamento do Mercosul (ParlaSul), o que faz com que, frequentemente, o parlamentar seja convidado para diversas missões oficiais, como representante da Câmara”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça do Paraguai determina manutenção da prisão de Ronaldinho Gaúcho e Assis em caso de passaportes falsos

A Justiça do Paraguai determinou neste sábado (6) a manutenção da prisão preventiva do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto de Assis no caso que trata de uso de passaportes falsos para entrar no país. A ordem de pisão preventiva foi dada pela juíza Clara Ruíz Díaz.

Ronaldinho Gaúcho de algemas para prestar depoimentos no Paraguai, em 7 de março — Foto: Jorge Saenz/AP
Ronaldinho Gaúcho de algemas para prestar depoimentos no Paraguai, em 7 de março — Foto: Jorge Saenz/AP

O Globoesporte.com informou que o promotor Osmar Legal pediu a manutenção da prisão preventiva dos brasileiros, alegando "risco de fuga e que o Brasil não extradita seus cidadãos". Na tentativa de transformar o caso em prisão domiciliar, a defesa alegou que Assis tem um problema no coração e que precisa de cuidados médicos.

A prisão preventiva pode durar até seis meses.

O promotor também solicitou a prisão preventiva da empresária Dalia López, responsável pela ida de Ronaldinho ao Paraguai.

Os dois prestaram depoimento mais cedo e passaram a noite anterior em uma prisão em Assunção, onde devem permanecer neste sábado. Ronaldinho chegou algemado à audiência, mas com as mãos cobertas.

Ronaldinho e Assis, também ex-jogador de futebol, são investigados por suspeita de uso de documentos de identificação paraguaios falsos. O caso ocorreu na quarta-feira (4).

Em entrevista ao G1 neste sábado, o advogado de Ronaldinho afirmou que a Justiça do Paraguai cometeu abuso de autoridade ao algemar o ex-atacante.

Com a prisão preventiva de Ronaldinho mantida, Tarek Tuma Marín, um dos advogados que representa o ex-jogador, disse que vai recorrer e classificou a decisão da juíza de "irracional, arbitrária e leviana", destacou o Globoesporte.com. Ele afirmou que Ronaldinho e seu irmão "não cometeram qualquer crime contra a República do Paraguai".

Nesta quinta, o Ministério Público decidiu não apresentar denúncia contra Ronaldinho e seu irmão. No dia seguinte, porém, o caso deu uma reviravolta.

Os dois prestaram um depoimento à Justiça e, durante essa audiência, o juiz Mirko Valinotti rejeitou a recomendação dos promotores e ordenou que os dois irmãos continuassem sob investigação das autoridades paraguaias.


Ambos foram levados para passar uma noite na Agrupación Especializada da Polícia Nacional, uma instalação na capital que já foi usada como cadeia comum, mas que, atualmente, recebe apenas alguns presos de maior relevância. O complexo é considerado de segurança máxima.

Advogados apresentam recurso
Neste sábado, os advogados que representam Ronaldinho apresentaram um recurso que contesta a decisão do juiz Valinotti, de acordo como Globoesporte.com.

A Procuradora-Geral do Estados, Sandra Quiñonez, determinou a substituição dos promotores do caso.

Cronologia do caso
Na quarta-feira (4), Ronaldinho e Assis entraram no Paraguai utilizando passaportes adulterados e ficaram sob custódia em um hotel.

Na quinta-feira (5), os dois foram ao Ministério Público dar declarações. O promotores informaram ter entendido que os dois haviam sido enganados e que, por isso, não seria apresentada acusação formal.

Após uma audiência na sexta-feira (6) que durou quase sete horas, o juiz disse que não iria acatar a sugestão do Ministério Público de que Ronaldinho e Assis eram inocentes e deu um prazo de dez dias para que a acusação voltasse a se pronunciar.

Surgiu, então, a informação de que Ronaldinho e Assis iriam deixar o Paraguai – até aquele momento, eles poderiam deixar o país, pois não havia nenhuma acusação contra eles. O Ministério Público, diante disso, solicitou a detenção.

O advogado do Ronaldinho explicou à GloboNews que iria pedir à juíza que analisa o caso a soltura dos dois e depois a liberação para voltar ao Brasil.

No sábado (6), promotor Osmar Legal pediu a manutenção da prisão preventiva dos brasileiros, alegando "risco de fuga e que o Brasil não extradita seus cidadãos".

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF investiga se 'Rei Arthur' deu propina a delegado em troca de proteção em investigações

Resultado de imagem para MPF investiga se 'Rei Arthur' deu propina a delegado em troca de proteção em investigaçõesO Ministério Público Federal investiga se o delegado Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior foi subornado pelo empresário Arthur Soares, o Rei Arthur, dono dos maiores contratos com a gestão do ex-governador Sérgio Cabral.

A suspeita é que Ângelo tenha recebido R$ 2 milhões para abrir um restaurante e, em troca, beneficiar Arthur em inquéritos tributários da Delegacia Fazendária, da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

O jornal O Globo revelou a investigação. O RJ2 também teve acesso a informações da investigação contra Ângelo Ribeiro.

O restaurante hoje está fechado, mas a história da abertura da franquia francesa L' Entrecot de Paris, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, levou a força-tarefa da Lava Jato a desconfiar de como a marca chegou ao Rio.

Os procuradores suspeitam que tudo começou com o interesse de Arthur em barrar investigações contra ele na Delegacia Fazendária da Polícia Civil, que apura crimes contra a administração pública. Na ocasião, o delegado era Ângelo Ribeiro.

Em um documento encaminhado à Justiça, um dos sócios de Arthur Soares afirma em delação que houve negociações com o delegado para o empresário ser beneficiado nos inquéritos.

O delator, Ricardo Siqueira Rodrigues, ex-sócio de Arthur Soares, disse que o delegado Ângelo foi procurado pelo advogado Danilo Botelho, filho do procurador aposentado Astério Pereira dos Santos, ex-secretário nacional de Justiça, durante o governo do presidente Michel Temer. Astério foi preso na quinta-feira (5).


Na mesma operação, a Justiça determinou busca e apreensão na casa do delegado Ângelo.

Em sua decisão, o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio diz que, segundo a delação, "Ângelo e Danilo iniciaram um empreendimento com a finalidade de escamotear o pagamento de propina ao delegado".

O delator disse que soube do próprio Arthur Soares que ele emprestou R$ 2 milhões para a abertura do restaurante. Um dos sócios do restaurante era Danilo Botelho. Outra sócia é a mulher do delegado Ângelo, Renata Andriola de Almeida.

O delator afirma que ainda não acreditou que o empréstimo seria pago, porque, na verdade, segundo ele, era pagamento de vantagens indevidas para que os inquéritos contra o Rei Arthur não fossem concluídos.

O juiz Marcelo Bretas registra que foram encontradas mensagens eletrônicas entre Ângelo Ribeiro e uma pessoa indicada por Arthur Soares sobre a saída do delegado da Delegacia Fazendária. Além do suposto auxílio que o Arthur poderia dar para um novo cargo.

O jornal O Globo informa que, ao deixar a unidade, em fevereiro de 2016, o delegado foi nomeado para um cargo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no gabinete de Jorge Picciani, denunciado por corrupção pela Lava Jato e que se encontra em prisão domiciliar.

O que dizem os citados
Em nota, o delegado Ângelo Ribeiro e a mulher, Renata Almeida negaram as acusações. A nota diz que a parte do investimento no restaurante, feito pela empresa de investimentos de Arthur Soares, se deu por meio de contrato formal, realizado dentro dos preceitos legais, com cobrança de juros e garantias reais.

A defesa de Arthur Soares também disse que as acusações não são verdadeiras.

fonte: G1
Leia Mais ››

Quadrilha rouba carga de telefones celulares no aeroporto do Galeão

Resultado de imagem para Quadrilha rouba carga de telefones celulares no aeroporto do Galeão
A Polícia Federal investiga a ação de três assaltantes, por volta das 17h30, deste sábado (7), no terminal de cargas, do Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio.

O G1 apurou que o trio, armado de pistolas, invadiu a área do aeroporto no interior de um caminhão baú. O alvo era uma carga de telefones celulares.

Funcionários do local ainda contabilizam o prejuízo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Padre suspeito de estuprar criança em shopping é solto após Justiça revogar prisão preventiva em SP

O padre suspeito de estuprar um adolescente de 14 anos no banheiro de um shopping em Guarujá, no litoral de São Paulo, teve a prisão preventiva revogada. Segundo apurado pelo G1, o juiz da 3ª Vara Criminal de Guarujá concedeu a liberdade provisória a Anderson Moraes Domingues, de 43 anos.

Padre Anderson de Moraes Domingues, de 43 anos, foi preso em flagrante em Guarujá (SP) acusado de estupro — Foto: G1 Santos
Padre Anderson de Moraes Domingues, de 43 anos, foi preso em flagrante em Guarujá (SP) acusado de estupro — Foto: G1 Santos

O advogado do padre, Gilmar José Mathias Prado, solicitou a liberdade do réu na época em que ele foi preso, em dezembro do ano passado, suspeito de abusar do adolescente e tentar estuprar outra criança, de 13. Ele teria levado as vítimas ao shopping após oferecer lanches a elas. Após a prisão, o homem foi indiciado por estupro e favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável.

A liberdade provisória foi deferida no dia 20 de fevereiro e foi liberado da Penitenciária José Parada Neto I, de Guarulhos, em São Paulo, onde estava encarcerado desde o crime. Gilmar explica que ele está em liberdade, sob as condições cautelares de não se ausentar do endereço onde reside e não frequentar lugares suspeitos ou perigosos.

“Por hora, ele está aguardado o julgamento em liberdade e vai comparecer a todos os atos processuais. Não tivemos audiência ainda, mas o processo está seguindo. O juiz acolheu o nosso pedido, entendendo que ele não oferece risco a sociedade, pois tem emprego lícito e endereço fixo”, afirma.

Questionado a respeito do caso, Gilmar esclarece que não pode dar detalhes, já que a ação segue em segredo de justiça por envolver menores de idade. “A única coisa que eu posso antecipar é que o Ministério Público (MP) concorda não houve o crime de estupro, conforme vinha sendo veiculado anteriormente”, finaliza. O G1 tentou contato com a Diocese de Campo Limpo em São Paulo (SP), responsável pela área onde o padre atua, no entanto, não teve retorno.

Entenda o caso
O padre Anderson de São Paulo (SP) foi preso após ser flagrado em uma cabine de banheiro do Shopping La Plage, na Praia das Pitangueiras em Guarujá. Às autoridades, as crianças relataram que estavam vendendo balas no semáforo quando o suspeito ofereceu lanches para elas. Elas aceitaram e ele as levou para o shopping.

Crime aconteceu dentro do Shopping La Plage, em Guarujá (SP) — Foto: Divulgação
Crime aconteceu dentro do Shopping La Plage, em Guarujá (SP) — Foto: Divulgação

Ao acompanhar o padre, o menino de 13 anos, já desconfiado, avisou um segurança do centro comercial de que o suspeito havia prometido pagar um lanche em troca de favores sexuais. Com isso, a equipe de segurança passou a observar Anderson e os meninos.Os seguranças invadiram o banheiro e, com isso, o menino conseguiu sair pelo vão da porta. O padre continuou no local e os seguranças arrombaram a porta para capturá-lo. O mais novo, de 13 anos, esperava ao lado de fora do banheiro.


A polícia foi acionada e todos foram conduzidos à Delegacia Sede de Guarujá. No local, os meninos confirmaram a versão dos seguranças para a polícia e, ainda, disseram que o padre fez sexo oral no garoto de 14 anos. Já o menor disse que o padre tocou no pênis do amigo.

Anderson foi preso em flagrante por estupro e favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável e encaminhado à cadeia anexa ao 1º DP da cidade.

Segundo a polícia, o religioso e as crianças foram para o banheiro do shopping e a equipe de seguranças os acompanhou. Pelo vão inferior da porta, eles viram duas pessoas dentro de uma das cabines. Um dos seguranças que acompanhava o caso afirmou que conseguiu ver o padre com a calça abaixada enquanto encostava o órgão genital nas nádegas do garoto de 14 anos, que também estava nu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Menino de 4 anos cai de janela de segundo andar após ser deixado sozinho em apartamento em MT

Um menino de 4 anos caiu de uma janela após ser deixado trancado sozinho em um apartamento em Sinop, a 503 km de Cuiabá, neste sábado (7). Um carro amorteceu a queda.

Menino cai da janela de segundo andar após ficar sozinho em apartamento — Foto: Reprodução/TVCA
Menino cai da janela de segundo andar após ficar sozinho em apartamento — Foto: Reprodução/TVCA

De acordo com o boletim de ocorrência, as testemunhas relataram que no início da manhã escutaram gritos que vinham do apartamento do segundo andar. Em seguida, viram uma criança cair da janela, em cima de um veículo e depois cair no chão.

Eles ajudaram a criança, que estava com ferimentos. Ao procurar os responsáveis pelo menino, os vizinhos descobriram que ele estava sozinho no imóvel e chamaram a polícia.

O Corpo de Bombeiros foi até o local prestar socorro à criança. Ela foi levada para o Hospital Regional de Sinop. O Conselho Tutelar foi acionado e ficou responsável pela vítima.

Criança foi encaminhada para Hospital Regional de Sinop  — Foto: Jean Alencar/Secom-MT
Criança foi encaminhada para Hospital Regional de Sinop — Foto: Jean Alencar/Secom-MT

A Polícia Militar foi até o local após receber informações de que a mãe do menino e a dona do apartamento teriam voltado ao imóvel.

A mãe do menino contou a polícia que na tarde de sexta (6) deixou o filho sob os cuidados da dona do apartamento para ir a uma festa de faculdade e combinou com a cuidadora que iria buscar a criança até a 9h deste sábado (7).

No entanto, ela disse que tentou contato com a babá alguns minutos depois do horário combinado, mas não conseguiu localizá-la.

A cuidadora relatou a polícia que havia combinado com a mãe um horário para que ela fosse buscar o filho, pois a cuidadora tinha uma prova na faculdade e não poderia faltar.

No entanto, ela disse que a mãe não chegou no horário combinado e a babá não conseguiu localizá-la. Depois disso, ela avisou o menino que teria que sair por alguns instantes, mas que logo retornaria.

A cuidadora deixou a criança sozinha trancada no apartamento e voltou 25 minutos depois, quando procurou pelo menino e descobriu o que tinha acontecido.

As mãe da criança e a dona do apartamento foram detidas e conduzidas a delegacia de Sinop. Elas devem passar por audiência de custódia neste sábado (7).

Fonte: G1
Leia Mais ››