segunda-feira, fevereiro 19, 2024

TRAVESTI É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA EM ASSÚ-RN


Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, a polícia militar foi informada de que um corpo teria sido encontrado na rua 24 de Junho, centro da cidade de Assú. Segundo informações, uma travesti conhecida como 'Neném' foi encontrada já sem vida no interior de uma residência, aparentemente sem marcas de violência, levantando a possibilidade de morte súbita.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU foi acionada e confirmou o óbito. 

A viatura policial da Força Tática, ao constatar a ausência de marcas de violência, determinou que não fosse acionado o ITEP de Mossoró. Os familiares receberam orientação para buscar uma funerária a fim de organizar o funeral.

'Neném' como era mais conhecida, morou por muito tempo no bairro Dom Elizeu. Segundo informações de amigas próximas, ela teria ido tomar café na casa de um conhecido, quando teria sofrido o mal súbito.


Fonte: Passando na Hora

Leia Mais ››

Governo federal vai oferecer R$ 10 mil de recompensa para quem ajudar a encontrar fugitivos de Mossoró

Dois integrantes do Comando Vermelho fugiram de uma prisão de segurança máxima no Rio Grande do Norte

Crédito: Divulgação/Secretaria Nacional de Políticas Penais


O Ministério da Justiça e Segurança Pública avalia oferecer uma recompensa a quem passar informação correta para encontrar os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).



A possibilidade teria sido levantada após reunião entre as forças de segurança nesta segunda-feira (19). Mas o martelo não foi batido.


Segundo a CNN apurou, um canal específico teria sido pensado para receber as denúncias. Integrantes da pasta, inclusive, já estaria trabalhando no material de divulgação.

A assessoria do ministério, no entanto, nega que qualquer decisão por oferecer recompensa esteja tomada.


Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram do presídio federal de Mossoró na última quarta-feira (14). Desde então, a caçada aos dois reúne 500 policiais de todas as forças de segurança do Rio Grande do Norte e do Brasil.


Segundo a perícia da Polícia Federal, os dois integrantes do Comando Vermelho conseguiram fugir por uma luminária, depois subiram ao telhado, desceram por um poste, cortaram as cercas e fugiram para a mata. Os dois já foram vistos em uma casa na área rural de Mossoró após fazerem uma família refém e roubar celulares. As buscam entram no sétimo dia nesta terça-feira (20).


Fonte: CNN Brasil

Leia Mais ››

Pedido de impeachment de Lula ultrapassa 90 assinaturas na Câmara

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela

O discurso de Lula comparando a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza ao Holocoausto fez com que a Câmara dos Deputados reunisse a maior quantidade de assinaturas para um pedido de impeachment, na atual legislatura.


Até o momento, 91 parlamentares assinaram o pedido de afastamento, que deverá ser protocolado nesta segunda-feira (19/2) por Carla Zambelli (PL-SP) [veja, abaixo, os signatários]. A justificativa é que o presidente expôs o Brasil ao perigo de guerra, o que seria passível de crime de responsabilidade. O grupo extremista Hamas agradeceu a Lula pela declaração.


Questões diplomáticas já haviam motivado, em junho de 2023, um outro pedido de impeachment de Lula. Na ocasião, deputados solicitaram o afastamento após o presidente convidar Nicolás Maduro para agenda no Brasil e dizer que a Venezuela é alvo de “narrativas” construídas por opositores.


Veja, abaixo, a lista de signatários do pedido de impeachment de Lula com base na recente declaração sobre Israel.


Lista de signatários:

1. Carla Zambelli

2. Julia Zanatta

3. Delegado Caveira

4. Mario Frias

5. Meira

6. Maurício Marcon

7. Paulo Bilynskyj

8. Sgt Fahur

9. Delegado Fabio Costa

10. Carlos Jordy

11. Gustavo Gayer

12. Sgt Gonçalves

13. Kim Kataguiri

14. Bia Kicis

15. General Girão

16. Luiz Philippe

17. Nikolas Ferreira

18. Alfredo Gaspar

19. Rosangela Moro

20. Gilvan da Federal

21. Carol de Toni

22. Amália Barros

23. Domingos Sávio

24. Ramagem

25. Nicoletti

26. Messias Donato

27. André Fernandes

28. Marcelo Álvaro Antônio

29. Eros Biondini

30. Junio Amaral

31. Coronel Telhada

32. Marcel Van Hattem

33. José Medeiros

34. Zucco

35. Daniel Freitas

36. Zé Trovão

37. Daniela Reinehr

38. Capitão Alden

39. Filipe Martins

40. Bibo Nunes

41. Adriana Ventura

42. Gilberto Silva

43. Cel Chrisóstomo

44. Sanderson

45. Giovani Cherini

46. Filipe Barros

47. Cristiane Lopes

48. Capitão Augusto

49. Gilson Marques

50. Coronel Fernanda

51. Eduardo Bolsonaro

52. Any Ortiz

53. Marco Feliciano

54. Adilson Barroso

55. Chris Tonietto

56. Silvio Antonio

57. Ricardo Salles

58. Silvia Waiãpi

59. Abilio

60. Marcio Alvino

61. Jefferson Campos

62. Rodrigo Valadares

63. Marcelo Moraes

64. Delegado Éder Mauro

65. Rodolfo Nogueira

66. Dr. Frederico

67. Clarissa Tercio

68. Evair Vieira de Melo

69. Eli Borges

70. Coronel Assis

71. Luiz Lima

72. Coronel Ulysses

73. Dr. Jaziel⁠

74. Capitão Alberto Neto

75. Mariana Carvalho

76. Roberto Duarte

77. Marcos Pollon

78. Magda Mofatto

79. Dayany Bittencourt

80. Maurício Souza

81. Fernando Rodolfo

82. Roberta Roma

83. Alberto Fraga

84. Reinhold Stephanes Jr

85. Lincoln Portela

86. Miguel Lombardi

87. ⁠Dr. Zacharias Calil

88. Professor Alcides

89. Rosana Valle

90. Helio Lopes

91. Pedro Lupion


Fonte:Metrópoles

Leia Mais ››

Dezessete detentos fogem de penitenciária no Piauí


Dezessete detentos fugiram de um presídio em Bom Jesus, a 608 km Teresina, no Piauí. Os foragidos estavam presos na Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez e conseguiram escapar, na manhã desta segunda-feira (19/2).


De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí, foi aberto um procedimento administrativo interno para apurar as causas da fuga. As forças de segurança estão em diligências para a recaptura dos fugitivos.


Os foragidos foram identificados como:


Augusto Ivan Ferreira Abade;

Rosivaldo Florentino;

Celio Moreira da Silva;

Valter Pereira de Santana Junior;

Sabino Rodrigues de Souza Neto;

Ruan Pinheiro da Guia;

Jociel da Silva;

Anderson da Costa;

Mikael Marques da Silva;

Matheus Alves Barreto;

Joao Marcos Pereira;

Jacson de Sousa Laranjeira;

Willian Gama de Souza;

Givanilton Alves Rodrigues;

Edgar Pereira dos Reis;

Raendew da Silva Rodrigues Soares;

Rafael do Nascimento Silva.

A penitenciária é considerada de média segurança, ou seja, é destinada a presos comuns. Segundo dados de junho de 2023 do Sisdepen, do Ministério da Justiça, o presídio abriga 149 detentos. A unidade, no entanto, tem capacidade para 76 pessoas.


Qualquer informação sobre o paradeiro dos foragidos pode ser denunciada pelo telefone 86 99488 8133 ou pelo 190.

Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Violência Homicida: Homem é morto a tiros quando saía de bar em sua motocicleta na cidade de Pendências no Vale do Açu


A Polícia Militar registrou  na tarde de domingo 18 de fevereiro de 2024, um homicídio por arma de fogo, na cidade de Pendências, na micro região do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. A vítima foi iden tificada apenas como, Márcio Ramos.


De acordo com a PM o crime aconteceu na Rua Abelzinho da Silva, no bairro do conjuntos São João, quando a vítima saía de um bar  em sua moto e foi seguida por um criminoso que estava sozinho. Ao aproximar sua moto da motocicleta da vítima começou a atirar.


Marcos Ramos, foi alvejado várias e morreu em cima de sua moto. A polícia ainda não há informações sobre o que motivou o crime e a identidade do assassino ainda é desconhecida, uma vez que o mesmo fugiu do local com destino ignorado.


O corpo da vítima foi removido após a perícia no local realizada pela equipe do ITEP e encaminhado para exames no IML do órgão em Mossoró. A Polícia Civil vai investigar o caso, para tenta chegar ao autor e a motivação.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Presos poderiam se comunicar por vãos das celas, diz presidente de sindicato de policiais penais de Mossoró

Investigadores suspeitam que presos se comunicaram por meio de janelas entre as celas — Foto: Reprodução

Os presos que fugiram juntos, mesmo em celas separadas, da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) teriam a possibilidade de se comunicar através de vãos. É o que explicou o presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Mossoró, Bruno Castro, em entrevista ao GloboNews Mais nesta segunda-feira (19).


"São celas que ficam uma do lado da outra. Então, sim, tem como eles se comunicar, eles têm o jeito deles, tentam falar pelas aberturas que têm. Eles conseguem se comunicar, sim, se for uma cela do lado da outra, como foi no ocorrido", disse.

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça fugiram da penitenciária no dia 14 de fevereiro. Essa foi a primeira fuga da história de um presídio de segurança máxima no Brasil, desde a criação em 2006.


Eles estavam em celas de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que são individuais, e têm solários, onde os presos tomam banho de sol também individualmente, sem contato com outros detentos.


As celas dos dois detentos que fugiram - que passavam 24 horas isolados de qualquer outro apenado - eram vizinhas. A hipótese defendida pelos investigadores é de que os dois se comunicavam por vãos que há entre as celas e que, dessa forma, combinaram a fuga.


Deibson e Rogério fugiram da penitenciária da mesma forma, arracando a luminária das celas, e no mesmo momento, de acordo com as investigações



Para o presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Mossoró, os presos podem ter tentado abafar o barulho que faziam para abrir o espaço da luminária na tentativa de evitar serem flagrados.


"Eu acredito que eles tentaram, com o pano, com a roupa própria deles, abafar um pouco o impacto. Mas aí vai ter que a investigação seguir e falar como foi feito", disse.


Bruno Castro também disse que é protocolo haver revistas nas celas e que o contato dos policiais penais com os presos nunca envolvem apenas um servidor.


"Nunca fica um agente [policial penal] só com preso, sempre vai mais de um agente [policial penal], isso já é da categoria, já funciona assim para evitar corrupção", explicou.


"Eu não vou precisar...essa questão de se tava tendo revista, vamos dizer, no dia, porque isso está sendo apurado pela Polícia Federal, eles logo vão dizer. Mas é nosso procedimento, sim, a gente sempre tem revista", falou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro da Justiça autoriza uso da Força Nacional em busca por fugitivos de Mossoró

Ministro Ricardo Lewandowski durante entrevista coletiva em Mossoró no domingo (18). — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou nesta segunda-feira (19) o uso da Força Nacional para ajudar na busca pelos fugitivos da penitenciária federal de Mossoró.


Segundo o Ministério da Justiça, serão enviados 100 homens e 20 viaturas para a região. O reforço nas buscas foi pedido pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, e acordado com a governadora do Rio Grande da Norte, Fátima Bezerra.


Ainda segundo a pasta, há hoje cerca de 500 homens atuando na busca dos dois homens que fugiram da penitenciária na última quarta-feira (14). São agentes da PF, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das forças locais.


Sem prazo para captura

Em visita no domingo (18) a Mossoró, Lewandowski afirmou que não há prazo para captura dos presos e que "possíveis falhas do presídio já estão sendo corrigidas para garantir a segurança máxima do local".


"O terreno é complexo, coberto por mata, em uma zona rural e com uma área extensa. Além de ter rodovias, existem vias e pequenas estradas. O local tem casas esparsas. É um trabalho de busca complexo", disse o ministro em entrevista coletiva.

Sobre a possibilidade de que tenha havido conivência na fuga de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, o ministro disse apenas que "todas as hipóteses estão sendo investigadas e virão a público no momento apropriado".


A fuga

Rogério Mendonça e Deibson Nascimento fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró na Quarta-Feira de Cinzas. Foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).


Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na peniteciária de Mossoró desde setembro de 2023. Ligados ao Comando Vermelho, eles foram transferidos após se envolverem em uma rebelião no presídio Antônio Amaro, em Rio Branco (AC), em julho do ano passado. A rebelião deixou cinco mortos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Último sinal de celular dos presos que fugiram da penitenciária de Mossoró indica que eles estão na divisa do RN com CE

Foragidos de Mossoró — Foto: Reprodução / GloboNews

As investigações sobre a fuga de dois detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) apontam que o último sinal obtido de celular dos fugitivos foi no sábado (17), em área rural, perto da divisa do rio Grande do Norte com o Ceará.


Desde então, os dois celulares roubados de moradores de uma casa que foi invadida pelos detentos na sexta-feira (16) silenciaram. A suspeita dos investigadores é de os aparelhos que tenham ficado sem bateria. Além de roubar os celulares, os fugitivos comeram, pediram para entrar em redes sociais e assistiram a notícias sobre a fuga. A casa fica a cerca de três quilômetros da Penitenciária Federal de Mossoró, na comunidade de Riacho Grande.



Os principais envolvidos na força-tarefa de recaptura acreditam que os dois criminosos permanecem na região e não conseguiram abrir muita distância do local do presídio.


Nesta segunda (19), os policiais intensificam buscas por Rogério Mendonça e Deibson Nascimento em cidade na divisa com o Ceará.


Em visita a Mossoró neste domingo (18), o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, alegou que a complexidade do terreno é um ponto de dificuldade para os trabalhos. Também afirmou que não há prazo para a captura dos presos.


A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 500 homens das forças de segurança estaduais e federal.


Investigação no sistema prisional

Enquanto os 500 homens da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) continuam realizando buscas pelos dois presos, uma investigação interna é realizada no sistema prisional federal.


A corregedora da Senappen, Marlene da Rosa, que é policial federal penal, recolhe depoimentos de funcionários do presídio de Mossoró para apurar eventual responsabilidades na fuga. Uma equipe da corregedoria da Senappen conduz os interrogatórios.


A dúvida é se houve ou não colaboração de agentes penais ou se a fuga foi facilitada.


Esta é uma investigação que não tem ligação com a que é conduzida pela PF.


Para reforçar a segurança no presídio de segurança máxima de Mossoró, minimizando as falhas estruturais expostas pela fuga histórica, as celas devem começar a receber uma chapa de aço no local onde estão as luminárias por onde os dois presos escaparam.


Uma solução mais definitiva pode ser realizada em um segundo momento, que deve ter a instalação de grades reforçando a estrutura ou a substituição das luminárias de dentro das celas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Parece filme de terror', diz morador de comunidade onde buscas por fugitivos de Mossoró se concentram

Movimentação de policiais em uma propriedade rural de Baraúna em busca dos fugitivos de Mossoró — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

"Parece um filme de terror". É assim que o agricultor Francisco Edilson descreve a rotina de buscas dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. O sentimento de medo é compartilhado pelos moradores da comunidade do Juremal, em Baraúna.


A operação de busca entrou no sexto dia nesta segunda (19) e foram intensificadas na região de Baraúna, cidade na divisa com o Ceará. A fuga aconteceu na última quarta-feira e é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, desde sua criação em 2006.


"Nunca vi na minha vida tanta polícia e helicóptero rodando aqui. Ninguém dorme, é pânico, o pessoal todo com medo. Estamos pedindo a Deus que peguem eles, pra acabar tudo isso, porque isso aqui parece um filme de terror. A população tem medo deles invadirem outra casa, render alguém, tá todo mundo em pânico", contou Francisco Edilson.


O comerciante Natanael Morais tem um mercadinho na comunidade há 30 anos e, desde que as buscas começaram, passou a fechar o estabelecimento mais cedo — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

O comerciante Natanael Morais tem um mercadinho na comunidade há 30 anos. Ele costumava fechar o estabelecimento às 21h, mas, desde que as buscas começaram, passou a fechar às 18h. "Todo mundo fecha tudo e vai cada um pra sua casa. Está todo mundo com medo", disse.


O cartaz com as fotos dos fugitivos está colada na parede do mercadinho de Natanael. "Se Deus quiser eles vão ser presos logo", disse.


O costume de ficar sentado na porta de casa até mais tarde conversando com os vizinhos também está interrompido. "Aqui as pessoas têm o costume de ficar com a porta aberta até 10 horas da noite, hoje de 6 horas da tarde fecha tudo e todo mundo entra pras suas casas", contou o vigia Manásseis Mendes.


Cartaz com fotos do fugitivos foi espalhada em vários pontos de Baraúna — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Em visita a Mossoró neste domingo (18), o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, alegou que a complexidade do terreno é um ponto de dificuldade para os trabalhos. Também afirmou que não há prazo para a captura dos presos.


"O terreno é complexo, coberto por mata, em uma zona rural e com uma área extensa. Além de ter rodovias, existem vias e pequenas estradas. O local tem casas esparsas. É um trabalho de busca complexo."

A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 500 homens das forças de segurança estaduais e federal.



Os criminosos foram vistos pela última vez na noite de sexta-feira (16) quando invadiram uma casa, fizeram os moradores reféns, jantaram e fugiram levando dois celulares, comida e água.


Pistas

Na quarta-feira (14) - mesmo dia da fuga - uma casa foi invadida na zona rural de Mossoró, a cerca de 7 km da penitenciária. Objetos pessoais como camiseta e uma colcha de cama foram furtados.


Camiseta de uniforme de presidiário encontrada durante as buscas pelos fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró — Foto: Divulgação

A polícia foi acionada e fez buscas na área. Na quinta-feira (15) objetos foram encontrados em uma área de mata. Um dos moradores da região confirmou aos investigadores que, entre os itens, estava uma colcha de cama furtada de sua casa.


A Polícia Federal recolheu material biológico desta casa. As amostras encontradas serão confrontadas com informações genéticas dos fugitivos.


Já na sexta-feira (16), com a ajuda de cães farejadores, uma camiseta de uniforme de presidiário foi encontrada na mata.


Na noite de sexta os fugitivos invadiram uma casa na zonra rural, fizeram os moradores reféns, comeram, beberam água e roubaram dois celulares.


Buraco usado para fuga


Uma imagem do presídio federal de segurança máxima de Mossoró mostra um buraco na parede da cela de um dos dois presos que fugiram da unidade na madrugada da quarta-feira (14). As investigações apontam que eles teriam usados barras de ferro para "rasgar" a parede.


A equipe do Fantástico entrou nas celas do presídio de segurança máxima em Mossoró . Nas imagens é possível ver como é o interior das celas de onde escaparam os dois fugitivos, e como os detentos conseguiram sair por um buraco na parede, descer pelo telhado, cortar a grade de arame do pátio e fugir sem serem notados.


Morte de adolescente, rebelião: quem são os fugitivos


Nomes de fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró já aparece na lista da Interpol — Foto: Reprodução


Os dois presos são do Acre e estavam na Penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. Eles foram transferidos após participarem de uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, que resultou na morte de cinco detentos - três deles decapitados.


Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade federal de Mossoró.


Rogério da Silva Mendonça é acusado de assaltos no Acre. Já preso foi acusado de mandar matar o adolescente Taylon Silva dos Santos, de 16 anos, em abril de 2021. Após o crime, Rogério foi transferido para o Presídio Antônio Amaro Alves, na capital, para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), onde ficou desde então, até ter sido transferido ao Rio Grande do Norte.


Rogério responde a mais de 50 processos. Ele é condenado a 74 anos de prisão, somadas as penas, de acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).


Já Deibson Cabral Nascimento tem o nome ligado a mais de 30 processos e responde por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e roubo. Ele tem 81 anos de prisão em condenações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Zurich Airport assume administração do Aeroporto de Natal, o primeiro a ser relicitado no país

Fachada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

O Aeroporto de Natal passou a ser administrado pela nova concessionária, a Zurich Airport, nesta segunda-feira (19). Primeiro terminal aéreo leiloado e concedido à iniciativa privada no Brasil, o aeroporto também foi o primeiro a passar por um processo de relicitação, concluído maio de 2023. A empresa pagou R$ 320 milhões pelo equipamento.


A Zurich Airport se tornou oficialmente a administradora do terminal à meia-noite, após um processo de transição com a antiga concessionária, a Inframérica. O novo contrato de concessão tem prazo de 30 anos.


O primeiro avião a pousar no terminal sob nova concessão, por volta da 0h30, recebeu um "batismo" com jatos d'água e recepção especial para os passageiros. O voo teve origem em Presidente Prudente.


Concedido pela primeira vez à iniciativa privada em 2011, o terminal começou a operar em 2014 e passou por uma devolução amigável, feita pelo Consórcio Inframérica, à União. A empresa administradora do terminal anunciou o pedido de devolução em 2020.


Batismo da primeira aeronave que pousou no terminal de Natal sob nova administração. — Foto: Zurich Airport/Divulgação

Localizado no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, o terminal está a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da capital potiguar. Ele tem capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano.


Uma cerimônia de transferência de responsabilidade operacional foi marcada para a tarde desta segunda-feira (19), para marcar o início da nova administração.



"Nós temos um compromisso de longo prazo, de 30 anos, e tem muita coisa para desenvolver. Primeiro a gente está arrumando a casa, vamos começar a operar do nosso jeito. Já começamos a fazer pequenas melhorias que para o passageiro são muito importantes. Algumas, fizemos já a partir de hoje: mudamos o sistema de som do aeroporto, fizemos uma contratação para melhorar a climatização do aeroporto, porque hoje ele é um pouquinho quente; a gente já implementou um wi-fi totalmente diferente do que a gente tinha, que vai permitir todos os passageiros ficarem 24 horas conectados", afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.


O representante da empresa ainda afirmou que a empresa vai trabalhar com o poder público, além de companhias aéreas, para aumentar a atração de turistas e passageiros ao Rio Grande do Norte. De acordo com ele, a previsão é de que o terminal receba 2,8 milhões de passageiros ao longo de 2024.


O diretor ainda afirmou que o hub dos Correios, anunciado para o terminal, deverá ampliar a capacidade logística da região. "Diversos outros negócios vão acontecer tendo a âncora logística dos Correios", afirmou.


A Zurich Airport já está em outros quatro outros aeroportos no país: tem participação no Aeroporto de Confins e opera os aeroportos de Macaé, Vitória e Florianópolis.


Fonte:  g1

Leia Mais ››

Defesa diz que Anderson Torres vai depor quinta e não ficará calado


O ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi intimado a depor nesta quinta-feira (22) na sede da Polícia Federal, em Brasília. E, segundo a defesa de Torres, ele comparecerá e não ficará calado.


Além dele, outros investigados na suposta trama golpista foram intimados. Alguns deles, no mesmo dia (veja lista abaixo).


"[Ele] responderá a todos os questionamentos da Polícia Federal", escreveu a defesa de Torres. Ainda de acordo com o advogado do ex-ministro, Anderson Torres "reafirma, assim, sua disposição para cooperar com as investigações e esclarecer toda e qualquer dúvida que houver, pois é o maior interessado na apuração isenta dos fatos."


A defesa informou também que o ex-ministro cumpre "rigorosamente" as medidas cautelares determinadas pela Justiça.


Torres foi preso no início do ano passado por suposta omissão nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 — quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.


O depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) , que também é investigado, foi marcado para o mesmo dia, mas a defesa de Bolsonaro pediu o adiamento sob a alegação de que não teve acesso à íntegra dos autos, inclusive de conversas registradas em decisão de operação sobre o tema.


Dois ex-assessores do ex-presidente, também foram intimados a prestar depoimento nesta quinta.


Em Brasília vão depor os seguintes investigados:


Jair Bolsonaro

General Augusto Heleno

Anderson Gustavo Torres

Marcelo Costa Câmara

Mário Fernandes

Tércio Arnaldo

Almir Garnier

Valdemar Costa Neto

Paulo Sérgio Nogueira

Cleverson Ney Magalhães

Walter Souza Braga Netto

A investigação

A operação Tempus Veritatis foi deflagrada no último dia 8 de fevereiro e teve como alvos, além do ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores dele investigados por tentar dar um golpe de Estado no país e invalidar as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Desdobramento de inquéritos que tramitam no STF — o principal deles sendo o das milícias digitais —, a operação trabalha com a hipótese de que os alvos se dividiam em seis núcleos que agiam de forma simultânea e coordenada com objetivo de dar um golpe de Estado e impedir a posse do presidente Lula.


Parte da investigação envolve a realização de uma reunião ministerial em 15 de julho de 2022. Nela, Bolsonaro diz a ministros que eles não poderiam esperar o resultado da eleição para agir. Os advogados do presidente afirmam, no entanto, que ex-presidente nunca pensou em golpe.


Fonte:Blog da Camila Bomfim

Leia Mais ››

Lula diz que Abilio Diniz foi empresário dedicado: 'Tive o prazer de ser seu amigo'


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta segunda-feira (19) a morte do empresário Abilio Diniz. Lula disse que Diniz foi um empresário dedicado, responsável pela criação de muitas empresas no país.


Lula também afirmou que foi amigo de Diniz.


"Abilio era um empresário dedicado, que participou da gestão, crescimento e criação de muitas empresas no Brasil. Sempre viveu com uma grande determinação e dedicação ao trabalho, superando dificuldades e perdas pessoais", afirmou o presidente.


"Tive o prazer de ser seu amigo e conversar muitas vezes com ele sobre os rumos do nosso país. Envio meu abraço e meus sentimentos de solidariedade aos filhos, familiares, amigos e admiradores", completou Lula.


Pneumonite

O empresário morreu neste domingo (18), aos 87 anos, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.


Ele ficou internado por um mês no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista. Ele deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.


Trajetória

Ao lado do pai, ele construiu o grupo Pão de Açúcar e comandou uma das maiores companhias de alimento do mundo.


Em 1948, ainda menino, ajudou o pai na abertura de uma doceria, chamada Pão de Açúcar. Era o início da construção de um império em homenagem ao cartão-postal do Rio de Janeiro, primeira imagem que o pai avistou ao chegar ao Brasil de navio.


Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diniz pensou em se especializar nos Estados Unidos, mas o convite do pai falou mais alto, e em 1959, abriram a primeira loja do Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração de São Paulo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro pede adiamento de depoimento à PF em investigação de trama golpista


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu que seu depoimento à Polícia Federal (PF) na investigação que apura tramas golpistas envolvendo membros do governo e militares seja adiado.


Bolsonaro foi intimado a prestar depoimento sobre o tema na próxima quinta-feira (22), segundo informou o blog da Andréia Sadi. Outros investigados da operação, incluindo dois ex-assessores do ex-presidente, também foram intimados a prestar depoimento no mesmo dia.


Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados de Bolsonaro afirmaram que ele "opta por não prestar depoimento ou fornecer declarações adicionais até que seja garantido o acesso à integralidade das mídias dos aparelhos celulares apreendidos, sem abrir mão, por óbvio, de ser ouvido em momento posterior e oportuno."

Na petição, os defensores do ex-presidente destacam que a decisão que autorizou a operação sobre o tema há duas semanas "contém excertos de supostas conversas presentes nos celulares apreendidos ao longo de todo este procedimento investigatório, mídias as quais a Defesa não teve acesso até hoje."


Os advogados do ex-presidente afirmaram que ele tem "total interesse em cooperar plenamente com a investigação e provar sua inocência". Mas que, neste momento, buscam preservar o direito à ampla defesa.


Além do pedido de adiamento do depoimento, os advogados também reforçaram solicitação de acesso à delação premiada firmada pelo ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid.


A investigação

A operação Tempus Veritatis foi deflagrada no último dia 8 e teve como alvos, além do ex-presidente, ex-ministros e ex-assessores dele investigados por tentar dar um golpe de Estado no país e invalidar as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.


Desdobramento de inquéritos que tramitam no STF -- o principal deles sendo o das milícias digitais --, a operação trabalha com a hipótese de que os alvos se dividiam em seis núcleos que agiam de forma simultânea e coordenada com objetivo de dar um golpe de Estado e impedir a posse do presidente Lula.


Parte da investigação envolve a realização de uma reunião ministerial em 15 de julho de 2022. Nela, Bolsonaro diz a ministros que eles não poderiam esperar o resultado da eleição para agir. Os advogados do presidente afirmam, no entanto, que ex-presidente nunca pensou em golpe.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aliados temem contradições de Bolsonaro em depoimento à PF sobre tentativa de golpe

Ex-presidente Jair Bolsonaro 04/10/2022 — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) temem que o ex-presidente caia em contradições durante o depoimento à Polícia Federal (PF) na investigação que apura suposta tentativa de golpe de Estado.


O comparecimento de Bolsonaro à Polícia Federal foi agendado para a próxima quinta-feira (22). A defesa do ex-presidente já informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o cliente opta por não prestar depoimento "até que seja garantido o acesso à integralidade das mídias dos aparelhos celulares apreendidos" pela PF.


Pessoas próximas ao ex-presidente estão receosas de que Bolsonaro possa cair em contradição não em relação ao que já foi divulgado, mas a fatos apurados pela PF que ainda não vieram à tona.



Esses aliados dizem acreditar que só foi divulgada uma parte da investigação sobre a trama golpista na operação deflagrada recentemente, na qual o passaporte de Bolsonaro foi apreendido.


"A investigação deve estar bem mais adiantada", disse ao blog uma pessoa próxima ao ex-presidente.


Fonte: Blog doCamarotti

Leia Mais ››

Em meio à crise, Itamaraty convoca embaixador de Israel para reunião e manda diplomata brasileiro voltar de Tel Aviv

Frederico Meyer, embaixador do Brasil em Israel — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou nesta segunda-feira (19) o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião ainda nesta segunda no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro


Em outra frente, o governo mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, voltar de Tel Aviv para o Brasil. Ele embarcará para a viagem de retorno nesta terça-feira (20).


As medidas foram tomadas, segundo comunicado do Itamaraty, "diante da gravidade das declarações desta segunda-feira do governo de Israel".


O governo israelense declarou Lula "persona non grata" após uma declaração do petista no domingo (18) (leia mais aqui).


Em entrevista na Etiópia, Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza, na guerra contra o grupo terrorista islâmico Hamas, ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista.



"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula na ocasião.


Chamar um embaixador de volta, como fez o Brasil, é uma medida considerada dura nas relações internacionais. É uma sinalização de que o país quer ouvir esclarecimentos de seu diplomata a respeito de uma atitude considerada hostil efetuada pela outra nação.


Convocar o embaixador de outro país para uma conversa, como fez Mauro Vieira, é uma demonstração de insatisfação e busca por explicações da outra nação.



Na prática, nenhuma dessas atitudes significa rompimento diplomático entre Brasil e Israel. Assim como a declaração de Lula como persona non grata não tem esse efeito. Mas são fatos que estremecem a relação entre os dois países.


Reação

A fala do presidente brasileiro foi duramente criticada pelo governo de Israel e por entidades israelitas.


Nesta segunda, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, levou Frederico Meyer para uma reunião de reprimenda no Museu do Holocausto, em Jerusalém. Lá, informou o governo brasileiro que Lula seria "persona non grata" em Israel até se retratar das declarações.


"Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma 'persona non grata' em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate", escreveu Katz nas redes sociais.


A declaração de "persona non grata" é uma medida utilizada nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo no país.


Embaixador 'humilhado'

Na condição de anonimato, diplomatas ouvidos pela GloboNews ao longo desta segunda-feira avaliaram que o comportamento de Israel em relação a Lula foi “desproporcional”, ainda que o presidente brasileiro tenha errado o “tom”.


Além disso, avaliaram que a decisão do governo israelense de levar Frederico Meyer ao Museu do Holocausto foi uma forma de “humilhar” o embaixador e, consequentemente, o próprio Brasil.


Neste domingo, circulou a informação de que Meyer iria se reunir com o chanceler na sede do Ministério das Relações Exteriores de Israel. Mas, depois, a programação mudou.



“A reação israelense está também um pouco fora do tom, com tentativas de humilhar o embaixador nosso em Israel”, afirmou um diplomata. “Não existe isso em diplomacia”, acrescentou outro diplomata.


Para integrantes do Itamaraty, diante desse cenário, o presidente Lula não deveria se desculpar do que falou.


Fonte: g1

Leia Mais ››