segunda-feira, fevereiro 19, 2024

PF intima ex-assessores de Bolsonaro a deporem sobre golpe de Estado; um deles está preso

Os ex-assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): Tercio Arnaud (à esquerda) e Marcelo Câmara (à direita) — Foto: Reprodução/DFRLab e reprodução

Dois ex-assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) forma intimados a depor: Tercio Arnaud e Marcelo Câmara. A previsão é a de que ambos deponham na próxima quinta-feira (22).


Ambos os ex-assessores são investigados por participação em um plano cujo objetivo era dar um golpe de Estado no Brasil e invalidar a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.


Tércio Arnaud é considerado um dos pilares do chamado “gabinete do ódio”. Ele teve o celular apreendido em uma operação deflagrada pela PF em 8 de fevereiro. A operação mirou Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores dele e tem como base uma investigação sobre o suposto plano de golpe de Estado.


Já Câmara —que é coronel do Exército— foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a operação.


Segundo as investigações, Câmara coletava informações que “pudessem auxiliar a tomada de decisões do então Presidente da República Jair Bolsonaro na consumação do Golpe de Estado”.


O militar também é suspeito de participar do “monitoramento do itinerário, deslocamento e localização do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e de possíveis outras autoridades da República com objetivo de captura e detenção quando da assinatura do decreto de Golpe de Estado”.


Eduardo kuntz, advogado de defesa de Arnaud e de Câmara, disse não ter recebido as cópias dos autos e que, por isso, o depoimento está prejudicado.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!