sábado, julho 13, 2013

Itauenses aprovam qualidade da verdura com mudança da Feira Livre

Nesta data, 13 de julho de 2013, Itaú registra mais uma marco em sua história.

Hoje, sábado, 13 de julho de 2013, parecia mais uma manhã rotineira de domingo, todos permaneceríamos “enganados” se não fosse o calendário para comprovar que realmente era uma manhã de sábado.

Os populares assim como faziam rotineiramente nas manhãs de domingo acordaram cedinho para prestigiar a primeira feira livre, que passariam a acontecer aos sábados, após aprovação da Lei Municipal 411/2013 que começou a vigorar na cidade.

O lindo dia, com céu nublado e uma neblina, cobria a cidade anunciando o novo momento vivenciado por todos, mas o diferencial não foi somente este, o que é melhor, o mais importante; a comunidade pode ser beneficiada com uma verdura com maior qualidade, diagnosticada por todos os participantes da feira livre, que perceberam que a partir desta data estarão sendo beneficiados com mercadorias de qualidade, algo que não era visto com a realização da feira aos domingos, que pareciam mais ficarem com as sobras.

Ao contrário dos que muitos pensavam que a feira acabaria, pois os feirantes não viriam, foram contemplados com verduras frescas e com melhor aparência, das do que eram vistas costumeiramente aos domingos.

O sucesso não foi visto somente no que compete as verduras, ainda segundo informações os machantes venderam todas suas carnes que foi necessário abater mais animais para suprir a necessidade da comunidade.

A mudança trouxe algumas controvérsias a respeito de sua aprovação, que levantaram debates na comunidade de Itaú-RN, e que hoje perceberam que tudo não passa de mera adaptação ou costume com as mudanças de hábitos. Mudanças essas que são necessárias no nosso dia a dia que melhoria o nosso bem estar.

Um dia de folga, principalmente para os patrões, será visto o reflexo no atendimento a partir da segunda-feira, que com o corpo e a mente descansados, acarretará numa melhor disposição no atendimento aos seus clientes.

Mas isto só será possível em um futuro próximo, pois não existe remédio milagroso que cure com a primeira dose.


Arlindo Maia d Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Taxista de Natal encontra mochila com R$ 15 mil e devolve ao dono

Seu Fernando (ao centro) Com Gonzaga e Erivoneide com a mochila deixada no carro (Foto: Fernanda Zauli/G1)O taxista Fernando Salustino de Sena, de 65 anos, trabalha nas ruas de Natal há 35 e já encontrou muitos objetos esquecidos dentro de seu carro em tantos anos de profissão. Mas, nesta sexta-feira (12), ele se surpreendeu: um casal esqueceu uma mochila com R$ 15 mil no veículo. Seu Fernando, como é conhecido no ponto em que trabalha, só sossegou quando conseguiu devolver o dinheiro ao comerciante José Gonzaga, de 45 anos, e sua esposa Erivoneide Pinheiro de Lim, 35.
Seu Fernando contou ao G1 que deixou o casal no bairro das Quintas, na zona Oeste da capital potiguar, e foi buscar sua esposa no trabalho. "Quando minha mulher entrou no carro ela viu logo a mochila no banco de trás. Como ela é curiosa que só, abriu para ver o que tinha dentro. Quando ela viu aquele monte de dinheiro a gente ficou nervoso demais", disse.
E aí começou uma sequência de desencontros. Seu Fernando voltou ao bairro das Quintas para devolver a mochila, mas não encontrou o casal. "Eles desceram de um lado da rua e atravessar, e eu não vi em que casa eles entraram e eu também não ia reconhecer o rosto deles porque a gente não dirige olhando pro rosto dos passageiros", disse. Foi então que Seu Fernando voltou ao ponto de táxi onde o casal havia embarcado e perguntou aos colegas de trabalho se alguém tinha lá procuurá-lo e a resposta foi negativa.
O comerciante José Gonzaga, por sua vez, só perecebeu que tinha esquecido a mochila por volta das 19h, uma hora e meia depois de ter sido deixado em casa pelo taxista. Só então ele chamou o filho e foi de moto ao ponto de táxi tentar encontrar Seu Fernando, mas ele não estava lá. "Eu voltei pra casa preocupado, pensando que talvez eu nunca mais visse esse dinheiro", disse Gonzaga.

Seu Fernando trabalha como taxista há 35 anos (Foto: Fernanda Zauli/G1)Seu Fernando também foi para casa. "Eu tava aperreado demais. Só pensava que alguém podia roubar aquele dinheiro. Escondi bem escondido em cima do guarda-roupa e hoje de manhã coloquei a mochila no porta malas do carro, debaixo do estepe e fui pro ponto", disse. Às 7h deste sábado o comerciante voltou ao ponto de táxi na esperança de encontrar Seu Fernando, mas ele não estava lá.
"Eu fiquei lá esperando e quando ele chegou eu falei que tinha esquecido uma mochila dentro do carro dele e ele me perguntou o que tinha dentro dessa mochila, aí eu falei '15 mil reais'. Aí ele começou a brigar comigo, me chamou de irresponsável, disse que eu tinha que ter mais cuidado com as coisas e que ele não tinha dormido direito por causa do dinheiro. Parecia um pai brigando com o filho", contou Gonzaga.
E Seu Fernando confirmou. "Foi isso mesmo. Eu dei uma bronca nele para ele ser mais cuidadoso", contou aos risos. Passado o susto e a preocupação de todos, o taxista disse que em nenum momento pensou em ficar com o dinheiro. "Aquilo que não é da gente não deve ficar com a gente. Nem passou pela minha cabeça ficar com o dinheiro dele. Desde a hora que eu vi aquele dinheiro todo que eu só pensava em devolver", disse.
O comerciante José Gonzaga disse que também tirou uma lição de tudo isso. "A gente vive em um mundo com tanta coisa errada, com tanta gente corrupta, que a gente acaba desacreditando que existem pessoas honestas. E hoje eu vi que existem sim e o Seu Fernando é prova disso", disse.
A esposa do comerciante, Erivoneide Pinheiro, depois de passar a noite acordada chorando, também agradeceu ao taxista. "Isso tudo mostrou que os bons são a maioria. Eu sou grata a Seu Fernando e grata a Deus por tudo ter acabado bem", disse.

Casal com a mochila recuperada (Foto: Fernanda Zauli/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Português é baleado após reagir a assalto em Ponta Negra

Um português que reside em Natal junto com a namorada paulista foi vítima de uma tentativa de assalto, na noite desta sexta-feira (12), reagiu à ação criminosa e acabou sendo baleado. A ocorrência, de acordo com a polícia, aconteceu no bairro de Ponta Negra, mais precisamente na rua Moacir da Cunha Melo.

A namorada da vítima contou que os dois tinham saído de casa e estavam indo jantar, quando um casal teria se aproximado dos dois e o homem anunciado o assalto. Com isso, o português acabou reagindo e tentando tomar a arma do ladrão. O ladrão chegou a efetuar quatro disparos e um deles atingiu o abdômen do português.

Em seguida, os criminosos fugiram sem levar nada das vítimas. De acordo com testemunhas, o casal de assaltantes estava em um veículo Gol G5, de cor branca e placas não identificadas. Com a vítima baleada, viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionadas e prestaram socorro ao homem.

O português foi socorrido consciente e levado para ser atendido no Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar chegaram a realizar diligências durante toda a noite, porém, nenhum suspeito foi localizado.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

O TRISTE FIM DE DUAS MOTOCICLETAS EM MOSSORÓ

A cada dia que passa a ousadia dos assaltantes e a falta de segurança aterroriza as pessoas de bem em Mossoró atingido de forma mais contundente a parcela menos abastada da população já que os ricos tem seguro dos veículos evitando seus prejuízos  enquanto os mais pobres encontram seus veículos nessa triste situação e em muitos casos sequer acabou de pagar as prestações.
 E necessário que as autoridades endureçam as penas para esse tipo de crime tanto para quem assalta como para quem recepta esse tipo de material para tentar inibir esse tipo de crime. Por incrível que pareça o que se vê na imagem já foi um dia uma moto tipo TRAXX e uma HONDA FAN. Hoje dia (13) de junho de 2013 populares ligaram para o CIOSP informando que próximo a ponte de ferro do alto da conceição tinha alguns pedaços de moto. Chegando ao local a polícia comprovou a veracidade do fato encontrando apenas o resto das motos que ali foram jogadas pelos criminosos que agora estão usando do artificio de cortar os quadros para facilitar o transporte para a desova e dificultar as investigações da polícia.

Lamentável

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

INCRIVEL ACIDENTE DE MOTO NO ALTO DE SÃO MANOEL EM MOSSORÓ DEIXA CONDUTORA ILESA

Condutora
Por volta das 10:00 horas da manhã de hoje (13) de julho de 2013 um acidente envolvendo uma motocicleta tipo HONDA BIZ de cor azul placa MXN 6328 Mossoró na Av.Servulo Marcelino próximo ao posto FAN causou espanto aos populares que por la passavam pelo fato de apesar do grande impacto que chegou a arrancar a suspensão da moto a condutora teve apenas um minusculo corte na perna.
De acordo com as informações repassadas ao passando na hora pela condutora Maria Sandra Sergio a mesma vinha seguindo no sentido Centro/Alto de São manoel quando ao se aproximar do retorno um veículo de cor verde metalica a fechou fazendo com que ela viesse a colidir com o canteiro central,e que a condutra do veículo se evadiu em alta velocidade após acidente sem que ninguem tenha anotado as placas do veículo.






Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Mãe mata o próprio filho após passarem o dia bebendo em Pernambuco

Uma mãe matou o próprio filho depois de passar o dia bebendo no início da noite dessa quinta-feira (11). Dalva Lima da Silva, de 55 anos, desferiu uma facada no coração de Charles Feliciano da Silva, 33, na Rua Real, em Jardim São Paulo, no Recife.

A mulher foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ao prestar depoimento, informou que estava apenas se defendendo, pois o filho teria tentado agredi-la. O caso está sob responsabilidade do delegado de plantão Humberto Ramos.

Após a autuação, Dalva Lima será encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, onde responderá por homicídio doloso. A pena varia de 12 até 20 anos de reclusão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem rouba ótica e ordena que mulheres fiquem nua para que ele se masturbasse em Icó-CE

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (12) no município de Icó, a 385 quilômetros de Fortaleza, acusado de roubar um estabelecimento comercial e assediar sexualmente às funcionárias.

José Maria da Silva, 30 anos, conhecido popularmente como Zé, adentrou a ótica de cara limpa, sem nenhuma arma e anunciou o assalto. Antes de fugir com R$ 520, sete celulares e 24 relógios, o acusado ordenou que todas as mulheres – clientes e funcionárias - tirassem a roupa para que ele se masturbasse enquanto as apreciava.


Após o assalto, o acusado saiu “tranquilamente, como se nada tivesse acontecido” - como relata uma das vítimas que pediu para ter sua identidade preservada – e fretou um moto-taxi com destino à rodoviária, onde seguiria para sua residência, em Cajazeiras (Paraíba). Ela informa ainda, que houve resistência por parte das assediadas, “impedindo que a realização do desejo daquele maníaco fosse concretizada”. 

No entanto, os policiais realizaram um cerco e conseguiram prender o “maníaco assassino”. Na delegacia, Zé confessou os crimes e diz ter “cometido uma loucura, agindo de forma inconsciente”. Ele ainda contou ao Delegado Marcos Sandro Nazaré que estaria com “muito medo de ser preso”. José Maria foi autuado por roubo e estupro, artigos 157 e 213, respectivamente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cabeleireira executada a tiros por pistoleiros em forataleza-CE

Um crime de morte com características de pistolagem deixou revoltados os moradores da Cidade 2000, na zona Leste de Fortaleza. A vítima foi uma mulher de 53 anos de idade, benquista naquela comunidade. Maria Liduína Veras Costa foi assassinada no começo da noite da última quinta-feira.

Segundo apurou a Polícia, ela foi atingida com cinco tiros de pistola na cabeça por dois homens que fugiram à pé.

A vizinhança está ainda assustada com as cenas de violência ocorrida na Alameda das Boas-Noites, onde Maria Liduína morava e tinha um salão de beleza.

"Quero justiça para esse crime. Hoje foi a minha mãe, mas, amanhã, pode ser a mãe de qualquer um", disse um filho da vítima ainda no local do crime.

Vizinho

As primeiras investigações da Polícia apontam para um crime motivado por uma desavença entre vizinhos, por conta de som alto. No dia anterior, um filho da cabeleireira teria discutido com os vizinhos por conta do som em alto volume. No bate-boca, um idoso teria passado mal e acabou morrendo de mau-súbito.

No começo da noite de quinta-feira, por volta de 18h15, a cabeleireira estava sentada na calçada de uma residência quando foi surpreendida pelos assassinos. Dois homens chegaram ali, à pé, e sacaram as armas, passando a atirar contra Liduína Veras. Em seguida, fugiram. A Polícia suspeita que um veículo foi deixado nas proximidades para dar fuga aos atiradores, muito embora os moradores tenham dito que eles saíram dali` caminhando.

Outro detalhe que chamou a atenção das testemunhas foi a atitude de um dos atiradores, que, depois do crime, teria atendido a uma chamada no telefone celular e teria dito à pessoa que estava na linha que tinha acabado de terminar o "serviço".

O supervisor do Comando do Policiamento da Capital (CPC), major PM Ducildo Bezerra, esteve no local do crime e informou que o Serviço de Inteligência da PM já está em diligências na tentativa de prender os criminosos. Um nome já foi levantado nas investigações. Segundo o oficial, já há pistas concretas que podem esclarecer o caso. Ele confirmou à Reportagem ter havido um desentendimento entre os vizinhos por conta de som em alto volume. O episódio teria ocorrido no dia anterior ao assassinato.

Outra linha de investigação revela que, há cerca de três meses, o marido de Liduína Veras, Milton Pinheiro, teria sofrido um atentado a tiros. Os motivos do crime não foram revelados. Ele confirmou ter sido atingido por três tiros, e descartou a hipótese de assalto.

A Polícia informou, ainda, que a cabeleireira ainda chegou a ser levada ao hospital. Por volta das 18h30 ela deu entrada na Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Papicu, mas não resistiu.

O caso, agora, vai ser investigado pela equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio do 15º DP (Cidade 2000).

Sepultamento

Na tarde de ontem, o corpo de Maria Liduína Veras foi sepultado no cemitério Jardim metropolitano, no Município do Eusébio. O esposo da cabeleireira voltou a falar de um crime premeditado e pediu justiça.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem sequestrada pelo ex-marido liga para família e diz: “estou bem”

Fernanda Cristina foi sequestrada pelo ex-maridoA dona de casa Fernanda Cristina dos Santos Silva, 21 anos, que está desaparecida desde a última segunda-feira (8), da cidade de Jacaraú (Litoral Norte) fez uma ligação telefônica nesta sexta-feira (12) para os seus familiares, conforme informou o comandante da 2ª CPMI em Mamanguape, capitão Alberto Filho. Fernanda Cristina foi sequestrada pelo ex-companheiro identificado apenas como Sandro e desde então ninguém tinha pistas dela.

De acordo o capitão Alberto Filho, a vítima entrou em contato e informou que estava bem. “Ela ligou rapidamente para sua mãe, disse que estava tudo bem, mas não poderia falar muito e desligou. Mas, como a polícia já estava desconfiando, a ligação partiu do Rio Grande do Norte, onde o acusado reside”, contou. O capitão informou que irá solicitar à Polícia Civil o rastreamento da ligação.

Testemunhas disseram a polícia que o ex-companheiro de Fernanda arrombou a porta da casa, onde a jovem estava morando com seus dois filhos, um menino de um ano e seis meses e uma menina de quatro anos. Na frente das crianças, o homem levou a ex-mulher arrastando-a pelos cabelos e fazendo ameaças.

Segundo testemunhas, enquanto Sandro levava a ex-mulher a força, ele gritava: “ Vou acertar as contas com você, desta vez você me paga''. A família de Fernanda informou à polícia que a vítima havia se separado há quatro dias do marido e estava morando com sua irmã. O motivo da separação seria as constantes agressões do marido a ela e aos filhos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cápsulas de ômega 3 aumentam risco de câncer de próstata, mostra estudo

Suplemento usado por milhões por conta dos supostos benefícios à saúde, o ômega 3 em cápsulas pode estar associado ao aumento do risco do tipo mais letal de câncer de próstata, afirmam pesquisadores americanos.

As cápsulas de ômega 3 trazem óleos encontrados comumente em peixes como o salmão.

Pesquisadores de diversas universidades e centros de pequisas entre os quais a Ohio State University College of Medicine e o Fred Hutchinson Cancer Research Center assinam o estudo, divulgado na publicação científica Journal of the National Cancer Institute, ligado à Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Os resultados confirmam uma pesquisa de 2011 publicada pela mesma equipe de cientistas, que constatou uma ligação semelhante entre altas concentrações sanguíneas de ômega 3 e o câncer de próstata mais agressivo.

"A consistência destes resultados sugere que estes ácidos graxos estão envolvidos na gênese do tumor e recomendações para aumentar a ingestão de ômega 3, principalmente através de suplementos, devem considerar seus riscos potenciais", escreveram os autores.

De acordo com o estudo, o risco de homens que tomam suplementos de ômega 3 desenvolverem o tipo mais agressivo de câncer é até 71% maior do que entre os que não usam a substância.

No caso do tipo menos letal, o risco é até 44% mais alto entre os que consomem suplementos, em comparação a pessoas que não usam as cápsulas.

Em geral, ácidos gordurosos estão associados a um risco até 44% maior de câncer de próstata, dizem os pesquisadores.

Os pesquisadores não especificam se o mesmo risco estaria associado ao consumo de peixes como o salmão, ricos na substância, mas enfatizam que os níveis de concentração de ômega 3 superior a duas porções semanais do peixe estaria relacionado à doença.

Nos últimos anos, muitos estudos vêm sendo feito para examinar o impacto de ácidos graxos na saúde. Cientistas alertam que a maior parte das pesquisas não é conclusiva e que, antes de mudar a dieta, as pessoas devem consultar seus médicos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vigilante de rua é assassinado a facadas no Centro de Campina Grande

Avenida Maciel Pinheiro O vigilante de rua Manuel Gonçalves de Sousa foi assassinado no Centro da cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano. O homicídio ocorreu por volta de 1h40 da madrugada deste sábado (13).

Segundo informações da Polícia Militar, Manuel Gonçalves foi assassinado com três facadas que atingiram o tórax dele. Uma unidade o Samu ainda foi acionada, mas quando chegou ao local, o homem já estava em óbito.

A polícia revelou que o crime ocorreu no cruzamento das avenidas Maciel Pinheiro e Floriano Peixoto. O local há uma câmera de monitoramento de trânsito, mas, de acordo com a PM, o equipamento estava desativado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paraguai voltará a fazer parte do Mercosul a partir de 15 de agosto

Os países do Mercosul decidiram nesta sexta-feira (12) em sua cúpula semestral no Uruguai revogar a partir do dia 15 de agosto a suspensão do Paraguai, uma vez que Horacio Cartes assuma a Presidência do país.

Após "avaliar positivamente" a realização das eleições gerais no Paraguai no último dia 21 de abril, os presidentes de Brasil, Dilma Rousseff; Argentina, Cristina Kirchner; Uruguai, José Mujica; e Venezuela, Nicolás Maduro, decidiram "cessar" a suspensão imposta no dia 29 de junho de 2012 devido à cassação por parte do Parlamento paraguaio do então presidente Fernando Lugo.

A partir da posse do novo governo paraguaio "serão considerados cumpridos" os requisitos estabelecidos no artigo 7 do Protocolo de Ushuaia sobre o compromisso democrático.

A partir do próximo mês, o Paraguai "reassumirá plenamente seu direito de participar dos órgãos do Mercosul e das deliberações", informa a declaração dos líderes.

As autoridades do Paraguai, o quinto integrante do Mercado Comum do Sul, não participam da reunião.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Duplo homicídio: usuários de drogas são executados em João Pessoa

Local do crime

Um duplo homicídio foi registrado, no final da tarde desta sexta-feira (12), no bairro Ernesto Geisel em João Pessoa, As vítimas, foram surpreendidas pelos disparos de arma de fogo, enquanto trafegavam em via pública, nas proximidades do Campo do Santos.

De acordo com testemunhas, um homem a pé, teria abordado Bruno e Álysson e efetuados os tiros. A dupla morreu no local do crime e o responsável pelo duplo homicídio teria fugido a pé, sendo auxiliado em seguida por um comparsa que estava em um carro.

Populares informaram na localidade, que as vítimas seriam usuárias de drogas e, com isso, a polícia investiga a hipótese de acerto de contas por envolvimento com o tráfico de entorpecentes.

Todos os detalhes do caso serão veiculados na reportagem de Emerson Machado durante o Programa Correio Verdade, neste sábado (13), na TV Correio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vacina da dengue pode estar disponível no mercado já em 2015

Uma fábrica inaugurada na França pela Sanofi Pasteur, unidade de vacina da farmacêutica francesa Sanofi, já começou a produzir doses experimentais da vacina contra dengue, segundo informações da Reuters.

De acordo com Guillaume Leroy, que está à frente do projeto, a empresa será capaz de produzir 100 milhões de doses por ano.

Atualmente, existem diversas iniciativas de pesquisas para o desenvolvimento da vacina contra a dengue em todo o mundo, inclusive de instituições nacionais, como o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz. Mas acredita-se que a iniciativa mais avançada seja a francesa.   

Resultados de uma pesquisa da empresa divulgados no ano passado mostraram, pela primeira vez, que é possível obter uma vacina segura contra dengue, apesar de o produto ter falhado na prevenção contra um dos sorotipos da doença (no total, são quatro sorotipos).

Atualmente, a farmacêutica ainda aguarda a conclusão dos resultados de dois grandes estudos clínicos, que devem sair no final de 2013 ou em 2014, para entender melhor a eficácia do produto. Cerca de 45 mil pessoas participaram dos testes na Ásia e na América Latina.

A fábrica fica na cidade de Neuville-sur-Saone, onde o grupo investiu o equivalente a cerca de R$ 890 milhões.

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue representa uma "ameaça pandêmica", infectando aproximadamente 50 milhões de pessoas de todos os continentes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretaria de Saúde investiga duas mortes por dengue em Campina Grande

Mosquito da Dengue
Duas mortes por dengue em Campina Grande estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Uma criança de 1 ano e 10 meses e um adolescente de 15 anos teriam sido vítimas da doença há mais de um mês. A SMS aguarda o laudo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que deve sair na próxima semana, confirmando ou descartando os casos. O número de notificações da doença este ano, no município, já teve um aumento de 248,57%, em relação a 2012.

Este ano, 366 casos da doença já foram notificados na cidade, sendo 19 com complicações. Durante todo o ano passado, 105 casos foram notificados. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Rossandra Oliveira, essas mortes que estão sendo investigadas ocorreram no bairro de José Pinheiro e no distrito de Galante. “Um óbito pode ter sido provocado pela síndrome do choque da dengue (uma evolução da doença). Já o outro deve ter sido por complicações de dengue clássica. Esperamos o laudo da SES, que deve chegar na próxima semana, para confirmamos as mortes”, afirmou.

A gerente de Vigilância em Saúde informou que se confirmados os óbitos por dengue na cidade, estas serão as primeiras mortes provocadas pela doença este ano no município. “Já tivemos, na região, casos de uma criança de Arara e uma pessoa de Lagoa Seca que morreram comdengue, mas essas não entram para as estatísticas da cidade. Caso fique confirmado essas duas mortes no município, serão as primeiras registradas em Campina Grande, este ano”, afirmou.

Diagnóstico melhorou

Sobre o aumento de notificações na cidade, ela disse que também deve ser atribuído ao crescimento de unidades de atendimento em saúde, capacitadas para fazer o diagnóstico clínico e a sorologia da doença.

“Antes não tínhamos uma UPA e nem PSFs capacitados, como agora, por isso o número de casos descobertos e confirmados cresceu”, contou.

Rossandra ainda ressaltou que o trabalho para combater a doença está sendo intensificado no município. “Estamos utilizando armadilhas com ovitrampas, fazendo campanhas educativas, intensificando o serviço com carro fumaceiro, além de mutirões nos bairros”, concluiu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Uso de jato da FAB por autoridades cresce 39% no governo Dilma

O ser humano, quando vira autoridade em Brasília, experimenta uma mutação anatômica. Dividindo-se seu corpo em três, verifica-se que é composto de cabeça, tronco e asas. É como se trouxesse um jato da FAB grudado ao dorso desde a palmada inaugural, na maternidade. Nos últimos seis meses, uma média de nove autoridades decolaram diariamente em aviões da Força Aérea Brasileira.

Após manusear dados oficiais, o repórter Fábio Fabrini informa: no primeiro semestre de 2013, a FAB recebeu requisições de voo de 42 órgãos públicos. Resultaram em 1.664 decolagens. Comparando-se com os primeiros seis meses do governo Dilma Rousseff, houve um aumento de 39% na quantidade de viagens. Naquele ano, houve 1.201 voos de autoridades. Em 2012, 1.471.

De acordo com o decreto presidencial 4.244, de 2002, podem utilizar os jatos da FAB: o vice-presidente da República, os presidentes da Câmara, do Senado e do STF, os ministros e os comandantes militares. Não é só: “O ministro de Estado da Defesa poderá autorizar o transporte aéreo de outras autoridades, nacionais e estrangeiras”, anota o decreto, sem maiores especificações.

De janeiro a junho, quem mais tirou os jatos da FAB do hangar foi o ministro Alexandre Parilha (Saúde). Ele voou 110 vezes. Seu destino mais corriqueiro foi São Paulo, onde tem casa. Potencial candidato do PT ao governo paulista, Padilha atribui a incontinência aérea à necessidade de firmar convênios do SUS em todo país.

Depois de Padilha, os passageiros mais frequentes da FAB foram, pela ordem, os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento), 101 voos; José Eduardo Cardozo (Justiça), 91 decolagens; e Aldo Rebelo (Esporte), 81 viagens. Todos alegam que cumpriram o que está previsto no decreto regulamentador.

No pedaço que traz as situações em que as autoridades podem requisitar jatos à FAB, o decreto anota: 1) por motivo de segurança e emergência médica, 2) em viagens a serviço, e 3) deslocamentos para o local de residência permanente. Não são raros os casos em que os beneficiários do privilégio “casam” agendas oficiais com compromissos privados ou partidários.

De resto, os últimos acontecimentos mostraram que o decreto que rege o uso dos jatos oficiais recebe das autoridades uma interpretação elástica. O senador Renan Calheiros, por exemplo, acha que tem o direito de acionar a FAB para levá-lo de Maceió para uma festa de casamento em Trancoso (BA), em pleno sábado.

Muito a contragosto, Renan devolveu R$ 32 mil à Viúva. Na nota em que informou sobre o desembolso, tachou de “diversionismo” o noticiário sobre seu descomedimento aéreo. Logo, logo haverá mais informações sobre o vaivém das aeronaves bancadas pelo contribuinte, financiador involuntário do privilégio imoderado.

Os dados virão à luz graças a um requerimento de informações do senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder do PSDB. A peça foi aprovada há dois dias pela Mesa Diretora do Senado. Seguiu para o ministro Celso Amorim (Defesa), que dispõem do prazo constitucional de 30 dias para fornecer as respostas. O pedido de Aloysio retroage a 2010, último ano da gestão Lula.

Pelo menos uma das informações requisitadas pelo senador –os nomes dos caronas— a FAB não vai fornecer. A Força Aérea alega que não tem o hábito de guardar os nomes dos acompanhantes das autoridades. Heimmm?!? Elaborada na decolagem, a lista de passageiros vai ao lixo na aterrissagem. Hã?!? “Após os pousos, não é feito o arquivamento”, diz a Aeronáutica. Curioso, muito curioso, curiosíssimo.

Antes mesmo de apalpar os dados que requisitou, Alysio Nunes roda a baiana: “Acho estranho uma força absolutamente profissional e tão bem organizada quanto a FAB não guardar registro sobre a ocupação das aeronaves que estão sob sua responsabilidade. Como é uma operação que envolve dinheiro público, deve haver o registro dela. Não é uma coisa que se escreve num papel de padaria e joga fora.”

Considerando-se os elementos já conhecidos, você está autorizado a perguntar de si para si: então é pra isso que eles matam e morrem pelos cargos? Não seria mais econômico se todos passassem a se deslocar em voos de carreira? Lula costuma dizer que a “elite” não o suporta porque foi no seu governo que pobre passou a viajar de avião. Por que privar as autoridades desse convívio? A julgar pelo que a nova classe média grita nas ruas, a fricção seria pedagógica.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Novo contrato do Vasco estabelece salário de R$ 678 para Juninho Pernambucano

Juninho PernambucanoJuninho Pernambucano deu provas de que não voltou para o Vasco da Gama movido por questões financeiras. O novo contrato do “reizinho” com o “gigante da colina” estabelece o pagamento de apenas um salário mínimo mensal, atualmente avaliado em R$ 678.  

Diferente do que ocorreu em 2012, não haverá qualquer tipo de bonificação por objetivos alcançados. "O que eu tinha para receber dos últimos contratos será recebido e eu não vou receber nada neste novo contrato, nem por prêmios, nem por objetivos", explicou Juninho. 

Além do salário mínimo, as dívidas decorrentes das outras duas passagens do atleta pelo Vasco serão parceladas até o final do ano, período que se encerrará o contrato de Juninho e deverá marcar a aposentadoria do ídolo cruz maltino. Durante sua apresentação oficial em São Januário, Juninho confirmou a intenção de ‘pendurar as chuteiras’.  

"Depende muito do meu rendimento, mas eu acredito que estes serão meus últimos cinco meses como jogador profissional", disse.  

Aos 38 anos, o jogador optou por retornar a São Januário após rescindiu seu contrato com o New York Red Bulls, dos Estados Unidos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colisão entre veículo e motocicleta deixa jovem gravemente ferido no sertão paraibano


Um grave acidente automobilístico foi registrado por volta das 15hs desta sexta, 12, na BR 230, entre as cidades de Aparecida e Pombal, nas proximidades do Serrote do Tigre. 

O Jovem Zeneudo Bernardino Neto, 38 anos, residente no Sítio Aba da Serra, zona rural de Aparecida, trafegava numa moto Titan, placa MNX 7255, de cor vermelha, no sentido Aparecida-Pombal quando ao tentar fazer uma manobra colidiu de frente com um Gol de Placa OGD 9700, de João Pessoa-PB que vinha no sentido contrário. 


Com o impacto, Zeneudo ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma equipe do SAMU da cidade de Sousa. Já os condutores do Gol que residem na cidade de Lagoa-PB, nada sofreram. 

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local do acidente adotando os procedimentos de praxe que o caso mereceu. 

Reprodução Cidade News Itaú via Transito no Seridó/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Carro usado pelo bando que agiu na cidade de Jardim do Seridó foi localizado

Numa estrada de difícil acesso que fica na RN que liga Jardim do Seridó à Ouro Branco foi encontrado um dos carros usados pela quadrilha que explodiu os caixas eletrônicos do BB de Jardim do Seridó. O carro tipo Fiat Palio foi abandonado à cerca de 5 km da cidade.

Para o comandante do 6º BPM/Caicó, Major Costa, a quadrilha é experiente e os elementos tomaram todas as precauções para dificultar o trabalho da polícia, haja vista que antes de abandonar o carro o bando tratou de apagar todas as provas do crime, usando o extintor do veículo para apagar as digitais, tirando as placas do veículo, retirando as fitas adesivas dos “trincos” das portas, entre outras precauções.

Várias cápsulas de pistola ficaram espalhadas pelo interior do veículo, e até um furo de bala de dentro para fora pode ser constatado, prova da troca de tiros entre o bando e a polícia, além de muitos grampos usados para estourar os pneus das viaturas em caso de perseguição.

Possivelmente fruto de assalto, o veiculo também teve a tampa da mala pintada de spray, para retardar uma possível identificação do mesmo logo após o suposto assalto. Câmeras do lado de fora da agência também foram pintadas com o mesmo spray preto, para interromper a captura das imagens.

Reprodução Cidade News Itaú via Barra Pesada
Leia Mais ››

Menor apanha da mãe na Central de Polícia ao ser detido acusado de assaltos em Campina Grande

A mãe de um adolescente, flagrado por policiais após roubar passageiro de transporte coletivo de Campina Grande, ficou revoltada ao vê-lo na Central da Polícia Civil daquela cidade do Agreste paraibano. Ela agrediu o menor com tapas, socos e ainda tentou arremessar o capacete de uma moto contra o seu rosto. A mulher foi contida por policiais militares que haviam apreendido o adolescente.

Chorando, a mulher lamentou a detenção do filho e disse que, apesar da situação humilde e difícil, não tinha a necessidade de roubar porque nada o faltava em casa. Para a polícia, os menores são apontados como responsáveis por furtos na cidade.

As agressões foram flagradas pelas câmeras da TV Correio/Rede Record. Junto com outro amigo, o adolescente é acusado de assalto a mão armada. Os dois foram detidos em flagrante por uma equipe da PM.

Segundo informações da Polícia Militar, dois menores – 15 e 17 anos – estavam assaltando em uma parada de ônibus quando foram abordados por guarnições da PM. Durante a vistoria os policiais constataram que eles estavam armados com uma faca. Uma pessoa ficou ferida durante a ação da dupla.

Os acusados foram encaminhados para a Central de Polícia Civil de Campina Grande e os familiares foram comunicados do caso.

Confira o vídeo: 



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Viatura do GTC de Caicó tomba na RN-089 próximo a Jardim do Seridó

Militares do GTC da cidade de Caicó tomaram um susto nesta madrugada (sexta para sábado), nas proximidades da cidade de Jardim do Seridó, especificamente na RN-089, quando o veículo tombou numa curva que dá acesso aquele município. 

De acordo com as primeiras informações, o grupo tático tentava se aproximar da cidade para dar apoio aos miliares que diligenciavam buscas ao bando que explodiu o caixa do BB.

Uma fonte disse ao blog que os militares nada sofreram, mas a viatura teve parte da lataria danificada. O comandante do 6º BPM, Major Costa, logo que soube da ocorrência em Jardim do Seridó se dirigiu ao local, e neste momento coordena toda a ação para que sejam encontradas pistas que levam aos criminosos.

Outra informação extra-oficial chegada ao blog, dá conta que o bando tinha oito homens, e que se dispersaram assim que conseguiram êxito na ação, alguns fugiram no sentido de Ouro Branco, outros para Parelhas, e o restante pode ter saído em direção a cidade de Cruzeta, e ao que tudo indica, o bando é bem articulado, mas alguns homens podem está entre Jardim do Seridó e Caicó.

A ousadia do bando não ficou só nisso não, ainda antes de empreenderam fuga, testemunhas disseram que tiros de fuzil foram disparados contra a unidade de Polícia Militar da cidade de Jardim do seridó, evitando assim uma possível reação dos homens da PM, com isso facilitou-se a fuga.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Quadrilha explode caixa eletrônico de Jardim do Seridó, RN

Ação dos bandidos aconteceu por volta das 3h30, segundo a PM (Foto: Magno César)
Um bando fortemente armado arrombou os caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Jardim do Seridó, município a 220 quilômetros de Natal, na madrugada deste sábado (13). De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h30, quando o bando chegou na cidade, cercou o destacamento da PM do município e realizou o roubo. Houve intensa troca de tiros entre os suspeitos e a polícia.
Ainda de acordo com informações da PM, o bando, que seria formado por oito homens, usou dinamites para explodir os caixas eletrônicos e a ação durou cerca de 20 minutos. Moradores da cidade ficaram assustados e relataram à polícia que foi possível ouvir os tiros e as bombas de bairros distantes do local do assalto. Após a ação, os homens fugiram em dois carros em direção a Caicó. A PM não soube informar a quantia roubada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

FLAVINHO DA VIVO CELULAR, MORRE EM ACIDENTE DE TRANSITO NO CENTRO DE MOSSORO, NA MADRUGADA DE HOJE.

O jovem Wilson Flávio Cardoso Nogueira, 34 anos, residia na rua Prudente de Morais, bairro Santo Antônio, morreu vítima de acidente de trânsito (capotamento), na madrugada deste sábado 13 de julho de 2013 por volta das 4:00hs da manhã, na Av. Augusto Severo, em frente ao Banco Itaú.
Segundo relatos de testemunhas (vigilantes de rua) ele vinha em alta velocidade no sentido Alto São Manoel/Centro no seu carro tipo Corola de cor preta e placa NOG 7786 Mossoró-RN e em uma curva na praça do mercado central perdeu o controle capotando para o outro lado da via no sentido contrário.
De acordo com socorristas do SAMU que estiveram no local, tudo leva a crer que ele vinha sem o cinto de segurança, pois o corpo foi projetado para fora do veículo e o mesmo teve esmagamento de crânio. No local alguns familiares bastante abalados pela morte prematura do jovem “Flavinho” como era carinhosamente conhecido.
Equipe da polícia de trânsito esteve no local realizando a perícia, assim como uma equipe do ITEP que removeu o corpo para sede do órgão. De acordo com relatos de um dos amigos no local, o mesmo teria participado de uma festa com um grupo de amigos e teria saído para outro ambiente na cidade no Alto de São Manoel, no seu retorno para sua residência houve o acidente.
Nossos votos de pesar a toda família de “Flavinho”.











Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Policiais da Denarc prendem individuo acusado de trafico no Bairro Barrocas em Mossoró

Policiais da Delegacia Especializada em Narcótico prenderam na noite de sexta feira 12 de Julho de 2013, um individuo acusado de trafico de drogas no Bairro Barrocas em Mossoró. 

Fernando Justino de Medeiros “Juninho” 18 anos de idade, morador da Rua Epitácio Pessoa foi preso em sua residência com varias trouxinhas de maconha e uma munição de revolver.

Segundo informações os policiais vinham recebendo denuncias há cerca de dois meses, que a residência estava sendo usada como ponto de venda de drogas. Juninho já tinha sido preso por assalto quando menor e ainda estava cumprindo medida sócio educativa.

Fernando Justino foi conduzido para delegacia de plantão e apresentado ao Delegado Dr. Luiz Fernando. O mesmo foi autuado por trafico de drogas.



Reprodução Cidade News Itaú o Câmera
Leia Mais ››

PM emite nota de pesar por cabo do BOPE do RN que morreu no Rio

O Comando Geral da Polícia Militar divulgou uma nota de pesar e consternação pelo falecimento do cabo PM Marcos Aurélio de Oliveira, militar pertencente à Instituição desde 1997 e que fazia parte do Batalhão de Operações Policiais Especiais. O cabo foi vítima de um acidente de trânsito no Rio de Janeiro.

“O cabo Aurélio, desde a sua formação serviu no BOPE, sendo possuidor de um dos cursos mais almejados pelos integrantes das Tropas Especiais, os chamados Caveiras. Em 2008, ingressou na Força Nacional de Segurança onde permaneceu até hoje, representando o Rio Grande do Norte, honrando nossa Bandeira e sendo motivo de orgulho para a Polícia MIlitar. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos e orações para que Deus os conforte neste momento de dor”, destaca a nota da PM.

De acordo com o coronal Araújo Silva, o cabo Aurélio estava servindo a Força Nacional e destacado em Brasília, mas foi para o Rio em virtude da Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. "Era um ótimo policial, sempre que eu ia a Brasília era ele quem me recepcionava. É lamentável", disse o comandante.

A esposa do cabo está em Brasília e de lá vai para o Rio. Em seguida, ela vem para o Rio Grande do Norte com o corpo do marido.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil realiza “Cortejo fúnebre” como forma de protesto

O “cortejo fúnebre da Segurança Pública” realizado pelos policiais civis do Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (12) conquistou mais do que uma nova promessa de audiência com representantes do Governo: a mobilização reafirmou o que a categoria já sentia no dia a dia de trabalho: a população está ao seu lado, como demonstraram vários cidadãos por onde a carreata passou, antes de chegar ao Centro Administrativo.

Muitos foram os acenos positivos dos operários da construção civil, vendedores (centro da cidade), profissionais da saúde (Walfredo Gurgel), da Caern e de outros órgãos públicos (até mesmo do Centro Administrativo). Sem contar os aplausos das muitas donas de casa, que de suas janelas elogiavam o ato #acordaRosalba (uma até mostrou a bandeira do Brasil e outra trouxe um pano preto para demonstrar seu luto).

A solidariedade também se estendeu aos motoristas de ônibus, de viaturas da Semob, do Samu e de outros serviços públicos e houve até mesmo a corrida inusitada de uma funcionária de uma floricultura, que, ao ver o “caixão da segurança pública”, deu sua contribuição com a entrega de flores fúnebres.

Com ampla cobertura da imprensa e forte apelo à opinião pública, o Governo, após ignorar mais de 30 ofícios de solicitações de audiências, informou aos manifestantes, através da chefia de Segurança Pública da Governadoria, que o chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, orientou o secretário de Administração, Alber da Nóbrega, para que receba os representantes da categoria no início da próxima semana.

O SINPOL, então, mais uma vez ao final do ato de hoje, protocolou ofícios solicitando audiências urgentes com os secretários de Administração e da Segurança Pública, reforçando que a categoria já aprovou um indicativo de greve para iniciar na próxima quinta-feira (18). Em tempo: os policiais também realizaram o “funeral da segurança pública” nas salas de espera dos órgãos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Espanhol é alvo de assaltantes no Itaim Bibi após sacar R$ 15 mil

O comerciante espanhol Manoel Perez, 47, sofreu uma tentativa de assalto ontem, após sacar R$ 15 mil. O crime aconteceu nas imediações do hotel Meliá Jardim Europa, na rua João Cachoeira, Itaim Bibi (zona oeste de São Paulo), onde a vítima estava hospedada.

Dois PMs à paisana e de folga que passavam pelo local deram voz de prisão aos assaltantes. Um deles atirou, foi baleado e morreu. O outro criminoso foi preso.

Segundo a polícia, o espanhol saiu do hotel e passou em dois bancos do bairro, onde sacou o dinheiro.

Na volta, foi seguido por dois homens. Um deles sacou uma arma e anunciou o assalto. Nesse momento, os policiais de folga interferiram.

Segundo a polícia, com o assaltante morto foram achados R$ 3.000, que tinham sido roubados de outra vítima, e um revólver.

Os assaltantes não conseguiram pegar o dinheiro do espanhol --as notas ficaram enroscadas na caneta dele.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Escolas de medicina já estão inseridas no SUS, dizem alunos

Mesmo sem terem sido afetados pela mudança dos cursos de medicina, os atuais alunos debatem o assunto em redes sociais e faculdades.

Os cursos terão dois anos de trabalho compulsório no SUS a partir de 2015, depois dos atuais seis anos de curso.

"Sou totalmente contra essa mudança", argumenta Daniele Battaglini, aluna do 4º ano da Furb (Universidade Regional de Blumenau), no interior de SC, e presidente do centro acadêmico.

"Já temos um terço do curso no regime de internato, com aulas práticas, em que atendemos pacientes do SUS com supervisão de professores. É o treinamento final para ser médico", afirma.

Hoje, os estudantes têm quatro anos de disciplina e mais dois anos de "internato" nos hospitais-escola, antes de receberem o diploma.

Depois, ainda seguem para a residência --as especializações, que podem durar até quatro anos, feitas em hospitais públicos ou privados.

Para Daniele, a obrigação de os alunos trabalharem para o governo por dois anos "fere o princípio de liberdade da Constituição".
família abastada

O argumento do governo é que os dois anos humanizariam a saúde pública, já que colocariam todos os estudantes em contato com o SUS.

Conforme levantamento feito pela Folha, os dois anos de internato nos hospitais-escola são, para a maioria dos estudantes de medicina, o único contato com o SUS.

A maioria deles vem de famílias abastadas. Nas universidades estaduais paulistas, por exemplo, a participação em medicina de quem veio de escola pública é bem inferior à média geral das instituições.

Na Unesp, apenas 2% cursaram colégio público, contra 40% no geral (veja quadro).

Na USP, 20% deles têm renda familiar superior a R$ 20 mil. Não há negros na turma ingressante em 2013.

"Os estudantes de medicina já estão inseridos no SUS", avalia Juliana Campanha, 29, do 5º ano na Unesp em Botucatu, interior de SP. "Eu atendo pelo SUS no hospital-escola da Unesp desde o 3º ano."

Roger Santana de Araújo, 19, do 2º ano de medicina da USP, considera que os alunos já contribuem para a sociedade via hospitais-escola.

"Só a medicina atende a sociedade de graça. Isso não acontece no curso de direito, por exemplo. Mas na medicina já atendemos pelo SUS nos hospitais-escola", diz.

Para ele, o problema do SUS é "mais fundo", como falta de recursos e falta de investimentos. "Se o SUS tivesse boas condições, os médicos iriam para o sistema público por vontade própria, como acontece no Reino Unido", diz.

Além disso, lembra Roger, o sistema não é composto só por médicos. "O SUS também precisa de enfermeiros, fisioterapeutas e afins."


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››