quarta-feira, julho 14, 2021

Bombeiros encontram corpo no Rio Potengi durante buscas por adolescente de 14 anos

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros Militar na tarde desta quarta-feira (14), no Rio Potengi, em Natal. O corpo foi encontrado por volta das 13h30, nas imediações do bairro Nordeste, durante as buscas pelo jovem de 14 anos que se afogou enquanto surfava na praia de Miami nesta terça (13).


Fazendo upload: 131000 de 1556979 bytes.
Bombeiros encontram corpo no Rio Potengi durante buscas por adolescente de 14 anos — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


O corpo, que de acordo com o Corpo de Bombeiros não é do adolescente, foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).


Desaparecimento

O jovem desapareceu na praia de Miami, na Zona Leste de Natal, enquanto surfava na tarde desta terça.


Os bombeiros foram acionados e iniciaram as buscas, que continuam nesta quarta. A prancha do adolescente foi encontrada com a cordinha (strep) quebrada.


De acordo com familiares, o adolescente estava acostumado a surfar no local. Os familiares informaram ainda que ele tinha casos de convulsões.


Bombeiros fazem buscas por adolescente que desapareceu enquanto surfava na praia de Miami — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de ataque e explosões de caixas eletrônicos no interior do RN

Policiais civis prenderam, em Natal, um homem de 31 anos apontado como integrante do grupo de criminosos que invadiu o município de São Paulo do Potengi, no Agreste potiguar, e explodiu caixas eletrônicos de bancos da cidade, no ano passado.


Fazendo upload: 131000 de 1275155 bytes.
Agência do Banco do Brasil atacada por criminosos na madrugada desta quarta-feira (30). — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Uma ação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) deteve o suspeito no bairro Pitimbu, Zona Sul da capital, dentro da Operação “Horus”, da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.


O homem é natural do município de Santa Cruz, na região do Agreste potiguar, e tinha um mandado de prisão preventiva aberto pela invasão e explosão de duas agências bancárias de São Paulo do Potengi, em outubro de 2020.


Segundo a Polícia Civil, ele era investigado por fazer parte de uma organização criminosa especializada em assaltos a bancos. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.


O crime


Fazendo upload: 16375 de 1410339 bytes.
Bandidos queimaram carro na entrada de São Paulo do Potengi, no Agreste potiguar — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


A invasão a São Paulo do Potengi aconteceu na madrugada do dia 14 de outubro. Além de explodirem duas agências bancárias, os bandidos também atacaram o pelotão da Polícia Militar e a delegacia da Polícia Civil.


Na fuga, eles ainda se depararam com equipes de reforço da PM que chegavam ao município. Houve troca de tiros, mas os bandidos conseguiram fugir.


Segundo a PM, os criminosos usavam armas de grosso calibre, inclusive fuzil. Eles também queimaram um carro na entrada da cidade e jogaram grampos de ferro para dificultar o acesso da polícia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Instalação da CPI da Covid é adiada por falta de quórum na Assembleia Legislativa do RN

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que vai investigar os gastos do governo do Rio Grande do Norte na pandemia, foi adiada, nesta quarta-feira (14), mais uma vez na Assembleia Legislativa do RN.


Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; ALRN; Palácio José Augusto; Assembleia do RN — Foto: ALRN/Divulgação


A nomeação dos membros da CPI já havia sido suspensa por cinco sessões consecutivas após requerimento do deputado Francisco do PT, que foi aprovado pela maioria da Casa.


O motivo para o novo adiamento foi a falta de quórum. Isso porque os deputados da base governista se retiraram do plenário, obstruindo o início da comissão. ""A partir de agora, a bancada do governo entra em obstrução", anunciou o deputado Francisco do PT.


Ficaram na sessão os 10 parlamentares da oposição, além do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, número insuficiente para a instalação da CPI.


A postura adotada pela bancada no plenário irritou a oposição, que fez críticas ao governo.

"A única Assembleia Legislativa do Brasil que precisa passar a CPI pelo plenário é a Assembleia do Rio Grande do Norte", falou o deputado de oposição, Kelps Lima.


Os deputados de oposição também tentam instalar a CPI através da via judicial. No Tribunal de Justiça, o caso está no gabinete do desembargador Glauber Rego. O mandado de segurança questiona os critérios da abertura da CPI.



O presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, disse que está cumprindo os mesmos protocolos de outras CPIs já abertas em gestões anteriores.


"Em nenhum momento, nem fiquei ao lado do grupo do governo, nem da oposição. Como presidente da Assembleia, tenho um papel de juiz", disse o Ezequiel. "Precisa-se dizer que a CPI já existe, porque tem os três pré-requisitos necessários".


A CPI visa investigar os gastos do governo do RN durante a pandemia do coronavírus. Ao todo, são 12 contratos em investigação.


Comissão definida

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os gastos do governo estadual será formada por cinco deputados, sendo três da oposição.


A bancada indicou os deputados Kelps Lima (Solidariedade), Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rêgo (DEM). Já a bancada governista indicou os deputados Francisco do PT e George Soares (PL).


Segundo Kelps Lima, que lidera o grupo de oposição, a reunião de líderes definiu que o bloco de oposição deverá indicar o presidente da CPI e a bancada do governo ficará com a relatoria.


Já o deputado Francisco do PT afirmou que a oposição só ficou com maioria na CPI, porque o PSD suspendeu os deputados Vivaldo Costa e Jacó Jácome, que são do partido e alinhados ao governo.


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), aceitou, no dia 18 de junho, o pedido feito por 10 deputados estaduais para abrir a CPI. Em nota, na ocasião, o governo do estado disse que "recebe com serenidade".


Os deputados deverão analisar a aquisição dos respiradores pelo Consórcio Nordeste e a edição dos decretos publicados pelo estado com as medidas sanitárias de combate à pandemia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 351.778 casos confirmados e 6.948 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte tem 351.778 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. Ao todo, 6.948 pessoas morreram vítimas da doença no estado.


Fazendo upload: 212875 de 754046 bytes.
Teste Covid-19 — Foto: Wilson Moreno/PMM


Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (14). Outros 1.434 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim de terça-feira (13), são 524 casos a mais e 17 novas mortes.

Das mortes registradas, duas aconteceram nas últimas 24h - em Alexandria (1) e Pilões (1).


O RN tem ainda 164.102 casos suspeitos e 663.586 casos descartados de Covid.


Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Natal

O número de pessoas internadas pela Covid caiu mais uma vez, saindo de 410 para 403- sendo 316 na rede pública e 87 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap).


Com 198 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 50,5% na rede pública; com 58 internados, a rede privada tem 38% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

351.778 casos confirmados

6.931 mortes

164.102 casos suspeitos

663.586 casos descartados


Fonte: G1

Leia Mais ››

CPI da Arena das Dunas define primeiros convocados para depoimentos no RN

A Comissão Parlamentar de Inquérito que analisa o contrato do governo do Rio Grande do Norte com a Arena das Dunas aprovou o cronograma inicial do grupo e os primeiros convocados para depoimentos aos deputados na Assembleia Legislativa.





A primeira reunião após a eleição da relatora do grupo aconteceu nesta terça-feira (13), e também definiu os nomes de profissionais que vão integrar corpo técnico da CPI.


O presidente do grupo, Coronel Azevedo (PSC) levou à votação as sugestões da relatora, Isolda Dantas (PT) sobre os primeiros passos do grupo.


Ficou definido que a comissão deverá convocar inicialmente representantes da Controladoria Geral do Estado, para prestarem depoimentos aos deputados.


No dia 3 de agosto, será o controlador-geral, Pedro Lopes de Araújo Neto. No dia 4, será a vez do auditor de Controle Interno, Marcos José Moura Fagundes.


Os convocados participaram da elaboração do relatório que apontou sobrepreço e possível prejuízo ao erário no contrato de parceria público-privado.


Atendendo a solicitações dos deputados, os membros da CPI da Arena das Dunas terão até o fim do mês de julho somente para análise da documentação colhida até o momento. O período será de recesso dos trabalhos legislativos.


Para ajudar os parlamentares na análise, foi indicada a contratação da advogada Mariana Siqueira, que é professora adjunta da UFRN, doutora em Direito Público, pesquisadora em Direito Administrativo, e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Além dela, o advogado Sanderson Liênio da Silva Mafra, especialista em Direito Tributário. As indicações foram acatadas pela comissão.


"Todos os nomes foram aprovados à unanimidade e, assim como a deputada Isolda Dantas deixou claro, qualquer parlamentar poderá fazer a indicação de pessoas a serem ouvidas pela CPI, que vai analisar o pedido e decidir se aprova ou não a convocação", explicou o presidente da CPI, Coronel Azevedo.


As reuniões da CPI da Arena das Dunas estão previstas para ocorrer sempre às terças-feiras, mas só serão retomadas em agosto, com os primeiros depoimentos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN inicia pagamento da folha salarial de julho nesta quinta (15)

O Governo do Rio Grande do Norte vai dar início ao pagamento da folha salarial de julho nesta quinta-feira (15).


Fazendo upload: 818750 de 1193794 bytes.
Governadoria do Rio Grande do Norte RN fachada sede prédio Governo do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A previsão é que cerca de 95 mil servidores, mais de 80% do funcionalismo estadual, receba com o depósito de quase R$ 243 milhões.


Vão receber nesta quinta os servidores que ganham acima de R$ 4 mil (valor bruto). Já os servidores que ganham acima desse valor, entre ativos, inativos e pensionistas, vão receber 30% do salário, somando um total de R$ 148 milhões.


Também será realizado o pagamento integral do salário à categoria da Segurança Pública, correspondente a R$ 94,7 milhões.


O Governo prevê que em 31 de julho recebam o salário integral os 22,8 mil servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem ganha acima de R$ 4 mil, que somado ao valor de consignação, completam os R$ 251 milhões da folha de R$ 494.224.800,35 deste mês.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Assistente social e psicóloga tomam '3ª dose' de vacina contra Covid em cidade do RN; prefeitura exonera servidoras

Uma assistente social e uma psicóloga foram exoneradas dos cargos públicos em Macau, na região da Costa Branca potiguar, após a prefeitura do município descobrir que elas tomaram uma "terceira dose" de vacina contra a Covid-19 indevidamente.


Fazendo upload: 1043711 de 1043711 bytes.
Casos são considerados isolados porque servidoras foram separadamente à unidade de saúde, segundo o município. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Segundo a Secretaria de Saúde do município, as duas servidoras já tinham completado o esquema vacinal com duas doses de Coronavac em outras cidades do estado, mas foram a um ponto de vacinação de Macau no início do mês e tomaram a vacina da Janssen, que é de dose única.


A situação só foi descoberta quando os servidores foram cadastrar a imunização delas no sistema RN Mais Vacina - um sistema integrado, gerido pelo governo do estado e pela UFRN, e usado por todos os municípios do estado para registro da vacinação.


Segundo a prefeitura, os casos são considerados isolados porque as duas servidoras não compareceram juntas à unidade.


No dia 7 de julho, o município estava vacinando pessoas com 39 anos ou mais, além de lactantes, gestantes, industriários, caminhoneiros e motoristas do transporte público e privado.


As duas profissionais já tinham se vacinado nos municípios de Guamaré e Pendências, mas foram a um local de vacinação de Macau e entraram na fila, justificando que moravam e trabalhavam no município. Na ocasião, elas não teriam apresentado a carteira de vacinação com as vacinas anteriores.


De acordo com o município, a unidade de saúde que elas procuraram não era informatizada, por isso a consulta ao sistema não pôde ser feita na hora da vacinação. As equipes só descobriram o problema posteriormente, quando foi cadastrá-las.


A assistente social ocupava um cargo comissionado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e foi exonerada. Já a psicóloga tinha um vínculo firmado com o município através de contrato e foi demitida.


"Depois de constatado o ato indevido, a Prefeitura de Macau realizou o desligamento das duas profissionais, haja vista que prestavam serviços ao município. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Saúde comunicou a 3ª Unidade Regional de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (3ª URSAP) e ao Ministério Público do Rio Grande do Norte para deflagrar a apuração do ocorrido, por não compactuar com atitudes que coloquem em risco ou ameacem a transparência e o zelo da gestão com o serviço público de saúde", informou o município por meio de nota.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Floresta amazônica já emite mais gás carbônico do que absorve, aponta estudo

Estudo publicado nesta quarta-feira (14) na revista científica Nature, liderado por uma pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que regiões da floresta afetadas pela degradação ambiental estão levando o conjunto da Amazônia a emitir mais carbono do que consegue absorver.


Fogo consome parte da floresta amazônica em Novo Progresso, no Pará, em 23 de agosto de 2020. — Foto: AP Photo/Andre Penner


'"A primeira má notícia é essa: por conta das queimadas e do desmatamento, a Amazônia, hoje, é uma fonte de carbono", explica Luciana Vanni Gatti, uma das autoras do estudo.


Luciana Gatti diz que a segunda "má notícia" é a descoberta de um efeito secundário do desmatamento: a emissão indireta de carbono causada pelo impacto da diminuição das chuvas na fotossíntese.


"É sabido que acontece uma emissão direta com a queimada. A emissão indireta acontece porque, segundo o que observamos, as regiões desmatadas apresentam maior perda de chuva, principalmente na estação seca (agosto a outubro)", explica a pesquisadora.


Com a queda o volume das chuvas, a temperatura subiu 2°C no nordeste da floresta e 2,5°C no sudeste, e esse "estresse" afetou a fotossíntese, fazendo que as árvores emitam mais CO2 do que em situações normais para compensar o desequilíbrio.


Segundo Gatti, atualmente a floresta emite - além do que consegue absorver - 0,29 bilhão de toneladas de carbono por ano para a atmosfera.



A pesquisa aponta que o principal ponto que leva ao desequilíbrio é a região sudeste da Amazônia, que faz fronteira com outros biomas e também concentra parte do chamado "Arco do desmatamento", região vulnerável do bioma pelas pressões do desmate e das queimadas.


Metodologia: amostras do ar

A metodologia da pesquisa envolveu a coleta de 590 amostras do ar em diferentes altitudes, variando de 4.420 metros a 300 metros acima do nível do mar com o auxílio de aviões em quatro locais na Amazônia no período de 2010 a 2018.

De acordo com a revista e com os envolvidos no estudo, essa é a primeira vez que um estudo aponta a diminuição no potencial de absorção da floresta. Segundo Gatti, a mudança na metodologia de medição do carbono permitiu que o grupo chegasse a uma conclusão ainda inédita na comunidade científica.


"Outros projetos ainda não chegaram a essa conclusão porque eles medem o carbono disponível no tronco das árvores, enquanto a gente mede o gás carbônico direto na atmosfera. Nós medimos o CO2 que está no ar e que é resultante de tudo que está acontecendo na Amazônia", explica Gatti.


Diferenças regionais na Amazônia

O estudo aponta que as emissões totais de carbono são maiores na Amazônia oriental do que na parte ocidental, sendo a parte sudeste da Amazônia a mais comprometida.


"O sudeste da Amazônia, em particular, atua como uma fonte líquida de carbono (fluxo total de carbono menos as emissões do fogo) para a atmosfera", afirmam os pesquisadores no artigo.


A região Sudeste da Amazônia engloba uma parte mais ao Sul do estado do Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. São áreas muito desmatadas historicamente e atualmente. Há, ainda, uma região de floresta ecótona, que é a área de transição entre o bioma amazônico e o Cerrado. Estudos anteriores já demonstravam a importância da manutenção da floresta inclusive para a manutenção das chuvas importantes para a agropecuária.



Redução da fotossíntese

Segundo Gatti, com o aumento da temperatura causado agravamento do desmatamento, as árvores deixam de fazer fotossíntese e passam apenas a emitir os gases para a atmosfera, e não mais absorvê-los.


Além disso, o aumento da estação seca é um fator a mais de degradação.


"O problema é que desmatando nós estamos tornando a estação seca (de agosto a outubro) cada vez mais estressante, mais seca, mais quente e mais longa. A gente só está piorando o cenário. E ainda, ao invés de parar o desmatamento, não, a gente ainda está aumentando. A gente tinha que parar o desmatamento e começar a recuperar áreas que estão extremamente desmatadas, muito acima da nossa legislação", explica Gatti.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PF apreende bolsa com dinheiro em operação contra delegado federal que foi candidato a prefeito de Belém

O ex-candidato à prefeitura de Belém em 2020, delegado federal Everaldo Eguchi (Patriota), é um dos alvos da "Operação Mapinguari", da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta (14). Ele foi afastado do cargo, por determinação da Justiça Federal. Segundo a PF, a ação investiga o vazamento de informações de dentro do órgão e cumpriu mandados de busca e apreensão em Belém, Marabá, Parauapebas e Goianésia do Pará.


Fazendo upload: 196500 de 1114019 bytes.
PF apreende dinheiro em operação que investiga suposto vazamento de informações no PA. — Foto: Reprodução / PF


Uma quantia em dinheiro foi apreendida na casa do delegado, mas o montante não foi informado pela PF. Havia notas de euro, dólar e real.


Em nota, o delegado negou envolvimento no caso e disse que "fará no momento oportuno os esclarecimentos com transparência e honestidade".


De acordo com a PF, o vazamento de informações teria sido realizado pelo delegado, que foi identificado e afastado das funções. Além dele, a operação também teve como alvo seis empresários ligados à exploração ilegal de manganês do sudeste do Pará. Eles tiveram acesso indevido às informações vazadas, segundo as investigações.


Estão sendo investigados crimes de violação de sigilo funcional, corrupção passiva e ativa, e associação criminosa, com penas previstas superiores a 20 anos de reclusão.


Segundo a Polícia Federal, a investigação do vazamento de informações iniciou em 2018 e trata da violação de sigilo funcional ocorrida durante a operação "Migrador", em Marabá. Ainda segundo a PF, na época o vazamento trouxe prejuízo para investigação porque os investigados tiveram conhecimento antecipado da ação policial e conseguiram fugir.


O Ministério Público Federal se manifestou favorável ao afastamento do delegado Eguchi e que "considera graves os fatos relatados pela PF, que indicam que o investigado tem se valido de sua função na PF para alcançar fins ilícitos e ilegítimos, havendo ele se apropriado, de maneira pouco republicana, do aparelho estatal para privilegiar interesses próprios". O afastamento, segundo o MPF, é necessário para evitar interferências nas investigações.


Eguchi foi o segundo colocado nas últimas eleições municipais, em Belém. Ele tinha apoio do presidente Jair Bolsonaro, chegou até o segundo turno, mas perdeu com 48,24% dos votos (364.003) para o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues. O candidato derrotado chegou ao segundo turno após alcançar 23,06% (167.599) no 1º turno das eleições.


Fonte: G1

Leia Mais ››

DJ Ivis é preso na Grande Fortaleza por agressões contra ex-mulher, Pamella Holanda

O cantor DJ Ivis, Iverson de Souza Araújo, foi preso nesta quarta-feira (14) após os vídeos de agressões contra a ex-mulher, Pamella Holanda, serem divulgados por ela nas redes sociais. A prisão aconteceu em um condomínio de luxo em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza


Ivis foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana do Eusébio, na Grande Fortaleza, que investiga o caso. Ele chegou por volta das 18h e, às 19h, foi levado para a Perícia Forense, onde passará por exame de corpo de delito. Em seguida, ele deve ser levado para a Delegacia de Captura, conforme informações apuradas no local.


A prisão preventiva havia sido pedida nesta terça (13) pela Polícia Civil, e concedida nesta tarde pela Justiça. O governador Camilo Santana confirmou a prisão do artista por meio das redes sociais.


"Acabo de ser informado pelo nosso secretário de Segurança da prisão do DJ Ivis, no caso das agressões a Pamella Holanda. A prisão preventiva havia sido solicitada ontem pela nossa Polícia Civil e decretada há pouco pela Justiça. Que responda pelo crime cometido", publicou Camilo.


A advogada de Pamella, Priscila Virino, informou que ela não vai se pronunciar neste momento quanto à prisão de Ivis. “Ela ainda não irá se pronunciar. Mas não há palavras para definir que a Justiça está sendo feita”, disse.


Fazendo upload: 371712 de 943882 bytes.
DJ Ivis chega à delegacia após prisão decretada por agressões contra a ex-mulher, Pamella Holanda. — Foto: Reprodução


Os vídeos gravados pela câmera de segurança mostraram DJ Ivis agredindo a ex-mulher, Pamella Holanda. As agressões aconteceram na frente da filha e de outras duas pessoas, a mãe dela e um funcionário do produtor musical. As imagens foram divulgadas por Pamella no domingo (11).


Nesta terça, o funcionário, identificado como Charles, prestou depoimento como testemunha. O conteúdo, entretanto, não foi divulgado pela polícia. Não há ainda confirmação e a mãe de Pamella também foi ouvida pelas investigações.


Logo após a divulgação dos vídeos, DJ Ivis foi demitido da produtora pela qual era contratado, gerenciada pelo cantor Xand Avião. Além disso, cantores como Latino, Zé Filipe e Flay, que tinham parcerias programadas com DJ Ivis, cancelaram os lançamentos.


Novo exame de corpo de delito

A digital influencer Pamella Holanda, ex-mulher de DJ Ivis, vai fazer um novo exame de corpo de delito para que seja definida a gravidade das lesões sofridas após as agressões do artista.


O delegado adjunto do distrito que investiga o caso, Tarso Facó, informou sobre o novo exame nesta quarta-feira (14), quando mais uma testemunha do caso foi ouvida.


No último domingo, Pamella publicou vídeos em que leva chutes, socos e puxões de cabelo durante uma briga do casal e fez a ocorrência no dia 3 de julho na delegacia da cidade de Eusébio, na Grande Fortaleza.


Pamella saiu do primeiro depoimento, na segunda-feira (12), com a documentação necessária para que, em 30 dias, um novo exame seja realizado com relação às agressões, de acordo com Facó.


Funcionária do casal é ouvida

A série de depoimentos prestados à Polícia Civil do Ceará sobre o caso de agressão contra a arquiteta e digital influencer Pamella Holanda, ex-mulher do DJ Ivis, continuou nesta quarta-feira (14) com o depoimento de Maria Vaneide da Silva, então funcionária do casal. Ela trabalhava como doméstica na residência deles e pode ajudar na obtenção de informações sobre as violações cometidas pelo produtor musical.



Ela não foi convocada para depor, mas compareceu espontaneamente à Delegacia Metropolitana de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.


Até esta quarta, pelo menos 10 pessoas já foram ouvidas pelas autoridades policiais que investigam o caso de lesão corporal no contexto de violência doméstica contra Pamella Holanda. O caso é acompanhado pelo Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil.


Homem que aparece no vídeo vai à delegacia

Nesta terça-feira (13), um funcionário que aparece em um dos vídeos nos quais DJ Ivis agride Pamella Holanda prestou depoimento. No domingo (11), Ivis publicou vídeos nas redes sociais revelando que o homem é um funcionário que ele trouxe da Paraíba ao Ceará.


"Eu trouxe ele da Paraíba para cá porque eu não aguentava mais sofrer sozinho", explicou o artista. A mãe de Pamella Holanda também aparece nos vídeos, mas ainda não há confirmação se ela foi ouvida pelas autoridades policiais.


"Essa mulher [que aparece no vídeo] é a minha mãe, e ela não esboça nenhuma reação porque ela tinha medo. Eu nunca contei pra ela [sobre as agressões], ela chegou a saber presenciando."


Fazendo upload: 371712 de 1334727 bytes.
Vídeos mostram que DJ Ivis agrediu a ex-mulher Pamella Holanda — Foto: Reprodução/Instagram/DJIvis, Pamella Holanda

Pamella comenta agressões

Pamella afirmou nesta terça-feira (13), em entrevista ao "Encontro com Fátima Bernardes", que foi agredida pelo músico porque amamentou a filha quando estava diagnosticada com Covid-19. Pamella afirmou que foi orientada por seus médicos a seguir amamentando a criança, mas o cantor era contra.



"A Mel tinha quase um mês. Naquela ocasião eu estava com Covid, e todos os médicos me aconselhavam a amamentar. Ele não queria. [Ele queria] que eu não amamentasse porque disse que eu ia passar Covid", disse Pamella.

Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que não há evidência de que o leite materno transmite o vírus da Covid. Mulheres com suspeita ou confirmação podem manter a amamentação, desde que sigam recomendação de higiene e dos seus médicos 


Após a repercussão das imagens, Ivis foi demitido de produtora em que trabalhava. Pamella recebeu apoio de famosos em manifestações nas redes sociais (leia comentários). Neste link, o G1 explica como mercado de forró reagiu aos vídeos das agressões.


Medo e dependência financeira

No "Encontro", Pamella afirmou que sofria agressões desde que estava grávida. Ela disse que não havia denunciado o caso antes porque tinha medo das reações que o DJ Ivis poderia ter e por dependência financeira.


Ela também disse que, antes de divulgar os vídeos, tentou "justificar" as agressões para si mesma pensando que aquilo fazia parte do temperamento dele.


"Eu tentava, pra mim mesma, justificar que ele fazia aquilo por causa do temperamento dele. Eu mesma queria justificar", disse Pamella no "Encontro com Fátima".


Outro fator que a desencorajava a denunciar o ex-marido, segundo o relatado por Pamella no programa, era a reação machista e a dificuldade em provar o caso. Após obter as provas por meio das filmagens, ela publicou o caso nas redes sociais.


Demissão de produtora

O anúncio da demissão da produtora Vybbe foi feito por Xand Avião . O escritório é o responsável por administrar a carreira de cantores como Xand, Zé Vaqueiro, Nattan e Priscila Senna.


"Não admito, nem compactuo com nenhum tipo de violência, ainda mais com uma mulher. Nada explica, não tem explicação", afirmou o Xand.


"Infelizmente, não tem como continuar com ele na nossa empresa."


O que diz DJ Ivis

Após a divulgação dos vídeos, DJ Ivis se pronunciou por meio de nota e nas redes sociais. No comunicado, falou sobre o término com Pamella, mas não mencionou as agressões.


"Infelizmente não temos vivido uma relação saudável há algum tempo e já faz uma semana que estamos separados de fato. Estamos tentando de todas as maneiras que tudo isso tenha uma solução. Temos uma filha que não precisa viver no meio de conflitos. Desde a separação, semanalmente, envio um valor para as despesas, já deixei pago pediatra e vacinas da nossa filha", disse DJ Ivis.


Já em uma série de vídeos publicados numa rede social, o artista confirmou as agressões e disse que era ameaçado. Ele não deu detalhes sobre o teor das ameaças, nem os motivos.


"Sempre tentei fazer de tudo para que isso não chegasse ao extremo. E, como eu disse, tenho como provar tudo, nada vai justificar a reação que eu tive, mas não aguentava mais ameaças."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pela primeira vez em 8 meses, UTI de Covid tem taxa de ocupação abaixo de 90% em todos os estados, diz Fiocruz

Pela primeira vez em oito meses, nenhum estado brasileiro tem UTI de Covid com ocupação maior que 90%. É o que revela o último Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, publicado nesta quarta-feira (14). Essa taxa é referente aos leitos para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS).


Foto de Arquivo: Leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Alagoas — Foto: Márcio Ferreira


Para os pesquisadores, a redução é reflexo da nova fase da epidemia no país. Com a vacinação, o número de óbitos e internações diminuiu entre os grupos de risco ou grupos prioritários, como os idosos e portadores de doenças crônicas.


O estudo revela ainda tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 na semana de 4 a 10 de julho. Esta é a terceira queda consecutiva.


O número de casos e de óbitos vem caindo há três semanas, cerca de 2% ao dia, mas ainda segue em patamar alto. A taxa de letalidade está em torno de 3%, percentual considerado elevado.


Segundo os especialistas, “o arrefecimento mais duradouro da pandemia” depende das seguintes medidas:


avanço da campanha de vacinação;

adequação das práticas de vigilância em saúde;

reforço da atenção primária à saúde;

medidas de proteção individual, como o uso de máscaras e o distanciamento físico.

“É importante destacar que as vacinas disponíveis apresentam limites em relação ao bloqueio da transmissão do vírus, que continua circulando com intensidade. As vacinas são especialmente efetivas na prevenção de casos graves”, ressaltam.


Estados

Apenas quatro estados da Região Norte (Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins) e Goiás apresentaram crescimento no indicador de ocupação de leitos.


Nordeste, Sudeste, Sul e Mato Grosso do Sul apresentam tendências de queda na taxa.


Capitais

Quatro capitais estão com taxas de ocupação de leitos de UTI de Covid-19 iguais ou superiores a 80%:


São Luís (81%)

Rio de Janeiro (81%)

Goiânia (92%)

Brasília (80%)

Onze capitais têm taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%:


Manaus (70%)

Boa Vista (74%)

Palmas (63%)

Teresina (sem informação direta; número estimado em torno de 60%)

Fortaleza (65%)

Belo Horizonte (67%)

São Paulo (61%)

Curitiba (77%)

Porto Alegre (69%)

Campo Grande (79%)

Cuiabá (62%)

As outras 12 capitais têm ocupação de leitos de UTI inferior a 60%.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Beneficiário do INSS que recebeu Auxílio Emergencial indevidamente terá valor descontado

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial terão que devolver os valores ao governo por meio de descontos feitos diretamente no pagamento do benefício previdenciário ou assistencial, segundo portaria publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.


Agência da Previdência Social — Foto: Divulgação


De acordo com as regras estabelecidas pela portaria, o desconto será de, no máximo, 30% do benefício pago mensalmente pelo INSS. Veja aqui a portaria.


O prazo para o início do desconto ainda não foi definido, de acordo com o Ministério da Cidadania. A pasta não informou quantas pessoas serão afetadas.


"Os débitos serão apurados por competência de recebimento acumulado, corrigidos monetariamente pelo mesmo índice utilizado para os reajustamentos dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social - RGPS e lançados na forma de consignação automática", diz o texto.


O débito será registrado no extrato de pagamento como “Desconto Acumulação Auxílio Emergencial”.


A portaria, assinada pelo INSS e pelo Ministério da Cidadania informa ainda que caberá recurso quanto aos descontos automáticos Conselho de Recurso da Previdência Social (CRPS), no prazo de 30 dias corridos a contar do primeiro pagamento com desconto.



Pelas regras do Auxílio Emergencial, pessoas que têm emprego com carteira assinada ou que recebem algum benefício do governo (exceto o Bolsa Família e o abono salarial) não têm direito ao benefício. Veja aqui quem tem e quem não tem direito.


No ano passado, o governo federal lançou um site para facilitar a devolução do Auxílio Emergencial: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.


No começo do ano, 119.688 aposentados ou beneficiários do INSS foram notificados pelo governo para devolver parcelas do Auxílio Emergencial recebidas indevidamente.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiocruz prevê para sábado o recebimento de mais uma remessa de matéria-prima para a vacina contra a Covid

A Fiocruz informou que prevê, para este sábado (17), o recebimento de mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para a produção da vacina contra a Covid no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).


Vacina contra a Covid produzida pela Fiocruz — Foto: Reprodução/Instagram Fiocruz


A chegada do insumo está programada para acontecer às 19h35, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RioGaleão). A Fundação receberá IFA suficiente para a produção de cerca de 10 milhões de doses da vacina.


A nova remessa possibilitará entregas no mês de agosto, após a realização das etapas de processamento final e controle de qualidade. A instituição aguarda novas remessas para o próximo mês.


Na última sexta-feira (9), a fundação informou que entregou mais 4 milhões de doses da vacina contra Covid ao Ministério da Saúde. Desse quantitativo, 212 mil doses serão liberadas diretamente para o Estado do Rio de Janeiro.


Com a remessa, a fundação alcança a marca de 69,9 milhões de vacinas da AstraZeneca disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo 65,9 milhões produzidas pela Fiocruz e 4 milhões importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anvisa autoriza testes clínicos de mais duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (14), testes clínicos de mais duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil.


Dose de vacina da Pfizer/BioNTech sendo preparada em Saint-Nazaire, França, em 28 de maio — Foto: Stephane Mahe/Arquivo/Reuters


Uma delas é uma nova versão da vacina de Oxford/AstraZeneca, modificada para também fornecer imunidade contra a variante beta. A segunda vacina é inativada, desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas, em Pequim, na China.

Os novos ensaios serão feitos em 9 estados ao todo (veja detalhes mais abaixo), com 8.792 voluntários.


Com as duas aprovações, o país passa a ter 10 pesquisas clínicas de vacina aprovadas desde o início da pandemia (veja lista ao final desta reportagem).


Veja, abaixo, detalhes sobre as vacinas que serão testadas:


Vacina AZD2816

A vacina AZD2816, uma versão modificada da AstraZeneca, vai usar a mesma tecnologia da anterior (vetor viral). A nova vacina foi modificada para também fornecer imunidade contra a variante beta – contra a qual a primeira versão deu apenas proteção limitada.


Infográfico mostra como funcionam vacinas de vetor viral contra o coronavírus — Foto: Anderson Cattai/G1


A pesquisa será feita na Bahia, no Distrito Federal, no Paraná, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Serão 800 voluntários. Poderão participar pessoas já vacinadas e também as que ainda não receberam uma vacina contra a Covid.


Como serão os testes?

Poderão participar adultos de 18 anos ou mais. O estudo será de fase 2 e 3 simultâneas e vai testar a segurança e a imunogenicidade da vacina – capacidade dela de induzir uma resposta do sistema de defesa do corpo.


A medida da resposta imune será feita comparando 3 situações de aplicação da vacina:


Quando ela é dada em dose única a pessoas que não têm anticorpos contra o coronavírus, mesmo depois de vacinadas. Os testes serão feitos em quem recebeu as duas doses da primeira vacina da AstraZeneca (que está sendo aplicada no Brasil) ou de uma vacina de RNA mensageiro (no Brasil, apenas a da Pfizer está sendo aplicada).

Quando ela é dada em 2 doses a pessoas que não têm anticorpos contra o coronavírus e que não foram vacinadas.

Quando ela é dada apenas como segunda dose para quem receber a primeira vacina da AstraZeneca na primeira dose. Nesse caso, as pessoas não podem ter anticorpos para o vírus, e também não poderão ter sido vacinadas antes dos testes.

Nos casos em que os voluntários deverão estar vacinados antes dos ensaios, a segunda dose deve ter sido recebida pelo menos 3 meses antes da primeira aplicação de vacina do estudo.


Os testes também serão feitos no Reino Unido, África do Sul e Polônia. Ao todo, incluindo os voluntários do Brasil, 2.475 pessoas participarão dos ensaios.


Vacina da Academia Chinesa de Ciências Médicas

A outra vacina autorizada para testes é inativada (como a CoronaVac), desenvolvida pela Academia Chinesa de Ciências Médicas.


Fazendo upload: 371712 de 623299 bytes.



A pesquisa será feita nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, com 7.992 participantes ao todo. Todos precisam ter 18 anos ou mais.


Como serão os testes?

O teste será de fase 3, com grupo placebo (que recebe uma substância inativa para medir os efeitos) para avaliar a eficácia, segurança e a imunogenicidade da vacina. Serão duas doses, aplicadas com intervalo de 14 dias entre a primeira e segunda dose.


Os testes também serão feitos na Malásia, em Bangladesh, na China e no México. Ao todo, cerca de 34.020 pessoas participarão dos ensaios.


Vacinas testadas no Brasil

As vacinas aprovadas para estudos anteriormente foram:


2 de junho de 2020: Oxford/AstraZeneca (concluído/está sendo aplicada no Brasil)

3 de julho de 2020: CoronaVac (concluído/está sendo aplicada no Brasil)

21 de julho de 2020: vacina da Pfizer/BioNTech (concluído/está sendo aplicada no Brasil)

18 de agosto de 2020: a vacina da Janssen-Cilag/Johnson (concluído/está sendo aplicada no Brasil)

8 de abril de 2021: vacina da Medicago/GSK (fase 3)

16 de abril de 2021: vacina da Sichuan Clover Biopharmaceuticals, a SCB-2019 (fase 3)

13 de maio de 2021: Covaxin (fase 3)

6 de julho de 2021: Sanofi (fases 1/2)

As vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca/Oxford já obtiveram registro definitivo de uso junto à Anvisa. Já a CoronaVac e a vacina da Johnson/Janssen têm autorização para uso emergencial.


Atualmente, o Plano Nacional de Imunização (PNI) usa quatro vacinas na população brasileira: CoronaVac, Oxford, Pfizer e Johnson.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pedido da cúpula da PGR para que Aras apure falas de Bolsonaro sobre urnas recebe mais 31 assinaturas

O pedido da cúpula da Procuradoria Geral da República (PGR) para que o procurador-geral, Augusto Aras, apure as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas recebeu nesta quarta-feira (14) as assinaturas mais de 31 subprocuradores.


O procurador-geral da República, Augusto Aras — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo


Nesta terça (13), cinco subprocuradores apresentaram o pedido, que agora conta com o apoio de 36 dos 73 subprocuradores. A ação, informou o colunista do G1 Gerson Camarotti, criou uma saia-justa para Augusto Aras e aprofundou a crise interna no órgão.


Bolsonaro tem defendido a adoção do voto impresso, já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, o presidente chegou a dizer que, sem a impressão do voto, o Brasil pode não ter eleições em 2022.


O ofício dos subprocuradores cobra de Augusto Aras "atuação efetiva, firme e preventiva" em defesa "da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais" tal como determina a Constituição (leia detalhes mais abaixo).


Em resposta às recentes declarações Bolsonaro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, já afirmou que atuar para impedir a realização de eleições configura crime de responsabilidade.


Além disso, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já declarou que o Poder Legislativo não aceitará "retrocesso" nem "frustração das eleições".



Nesta semana, oito ex-procuradores-gerais eleitorais divulgaram uma nota em defesa da urna eletrônica. Afirmaram que "jamais" foi comprovada fraude na realização das eleições com o sistema eletrônico de votação.


O pedido da cúpula da PGR

O ofício com apoio para a investigação cobra do procurador-geral da República, Augusto Aras, uma “atuação efetiva, firme e preventiva do Ministério Público, em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, tal como lhe impõe a Constituição”.


Os subprocuradores pedem que Aras avalie se as falas de Bolsonaro não configuram abuso de poder de autoridade e atentam contra a normalidade das eleições 2022. A representação afirma que o discurso tem "traços evidenciadores de grave e concreta ameaça ao principal instrumento de concretização de uma democracia".


O movimento por uma ação de Aras contra Bolsonaro foi puxado pelos subprocuradores José Adonis, Mario Bonsaglia , Luiza Frischeisen, Nicolao Dino e Jose Elaeres Teixeira, que integram o Conselho Superior do MPF - órgão de cúpula da PGR e trata das questões administrativas.


Para os subprocuradores, as declarações de Bolsonaro parecem ultrapassar “os limites do mero [e intangível] exercício do direito constitucional à liberdade de expressão e podem configurar abuso de poder, com reflexos graves não apenas na normalidade do processo eleitoral, mas, agora, na sua própria existência”.


Fonte: G1

Leia Mais ››