terça-feira, outubro 12, 2021

Carro cai sobre pedras e fica pendurado próximo ao mar em Natal; motorista é resgatada pelos bombeiros

Um carro caiu sobre as pedras e ficou "pendurado" bem próximo ao mar na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, no início da tarde desta segunda-feira (11). O acidente aconteceu no trecho conhecido como Ponta do Morcego.


Carro cai sobre pedras e fica 'pendurado' próximo ao mar em Natal — Foto: Divulgação


Dentro do carro, havia uma mulher de 33 anos, que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e teve apenas escoriações leves. A ação da corporação foi rápida, já que há um posto de guarda-vidas exatamente onde o acidente aconteceu.


Cinco viaturas foram acionadas e cerca de 15 bombeiros trabalharam na ação para salvar a mulher e retirar o carro do local em cerca de uma hora.


"Um dos nossos guarda-vidas viu o deslocamento do carro em direção à área de pedras e prontamente já localizou a vítima e acionou as demais guarnições", explicou o tenente Henrique Ferreira.


As equipes trabalharam para a retirada em segurança da mulher do local de risco e para a estabilização do carro, assim como para que nenhuma pedra também caísse.


"A ideia era que a gente mantivesse toda a equipe e a vítima em segurança. Que tirássemos ela da melhor forma possível sem que tivesse descida de pedras ou do carro em direção ao mar", explicou.

Foi usada uma maca chamada de envelope na operação para a retirada da mulher. "Contamos também com o emprego de uma prancha de estabilização e usamos cabo de estabilização na viatura e um sistema de ancoragem", explicou o tenente Henrique Ferrreira.


Carro cai em cima das pedras em um trecho da praia de Areia Preta — Foto: Divulgação/CBM


O bombeiro explicou que a mulher não relatou como o acidente aconteceu efetivamente e que ela foi atendida por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e seguiu, de forma estável, para o Hospital Walfredo Gurgel.


"A gente percebeu que ela não tinha uma resposta tão efetiva. Mas quando ela foi avaliada pelo Samu, ela começou a falar algumas coisas, respostas curtas, mas que não passava clareza sobre o que tinha acontecido", explicou o tenente.


Os bombeiros explicaram que acidentes no trecho não são comuns, por se tratar sobretudo de uma área de maior trânsito de pessoas, o que fez com que esse chamasse a atenção da equipe.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bandidos invadem hotel e assaltam hóspedes no litoral Norte do RN

Bandidos invadiram um hotel e fizeram um arrastão nos quartos dos hóspedes na madrugada desta segunda-feira (11) na praia de São José, no município de Touros, no litoral Norte potiguar.


Caso aconteceu na praia de Touros — Foto: g1


De acordo com a Polícia Militar, inicialmente dois assaltantes renderam o vigilante do hotel, pouco depois da meia-noite, e seguiram para os quartos do estabelecimento.


Nesse momento, outros dois criminosos apareceram para auxiliar no assalto.


Os bandidos foram aos quartos dos hóspedes e roubaram celulares, dois veículos e vários pertences pessoais dos clientes.


A PM foi acionada após o crime fez buscas pela região, mas não encontrou os suspeitos. A Polícia Militar informou que segue em diligências para encontrar os criminosos.


O caso será investigado pela Polícia Civil.


O hotel fica numa região turística do litoral do Rio Grande do Norte, que conta com praias paradisíacas nos municípios de Touros e São Miguel do Gostoso.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Homem é preso após jogar moto sobre porta e invadir prefeitura de cidade no interior do RN

Um homem foi preso na tarde de domingo (10) após jogar uma moto contra a porta da sede da Prefeitura de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. A motivação da depredação não foi divulgada.


Homem joga moto contra porta da sede da prefeitura de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar — Foto: Reprodução


Segundo a prefeitura do município, a Polícia Militar estava realizando sua ronda pela Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da prefeitura, quando percebeu que o prédio havia sido depredado. Os policiais acionaram os responsáveis pelo prédio público.


A secretária de Administração, Mona Lisa Torquato, foi ao local e, junto com os policiais, verificou as imagens gravadas pelas câmeras de segurança instaladas no prédio.


Nas imagens, os policiais viram que, por volta das 14h40, um homem jogou uma moto contra a porta da entrada principal e a vidraça da sede, que foram quebradas. Ele fugiu do local em seguida.


A polícia identificou o suspeito e foi até a casa dele. Segundo a prefeitura, o homem foi preso em flagrante e assumiu a responsabilidade pelo ato. Em seguida, ele foi levado à Delegacia Civil de Pau dos Ferros.


"A Prefeitura de Pau dos Ferros repudia qualquer ato de vandalismo ao patrimônio público e já está tomando as medidas legais necessárias. Vale lembrar que causar danos ao patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do Código Penal, sob pena que pode ir de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de uma multa", afirmou a prefeitura, em nota.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 81 mil pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid em atraso

O Rio Grande do Norte tem 81.958 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid em atraso. Os dados são da plataforma RN+ Vacina, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e que atua como monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nos índices de vacinação no estado.


Aplicação da vacina contra a Covid — Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo-SES


Idosos e imunossuprimidos representam a maior parte dos atrasados: são 54.342 em todo o estado, sendo 21.916 deles apenas em Natal.


Já os trabalhadores em saúde com a dose de reforço em atraso são 27.616 em todo o estado, sendo 9.380 na capital potiguar.


São consideradas pessoas com a dose de reforço em atraso aquelas que já estão aptas a se vacinarem de acordo com o Plano Nacional de Imunização e as definições do Estado e dos municípios, mas ainda não foram receber o imunizante.


Em Natal, por exemplo, estão autorizados a receber a vacina idosos acima de 60 que já completaram seis meses do recebimento das duas doses anteriores, profissionais de saúde acima de 50 anos de idade com o mesmo tempo de diferença entre as doses e imunossuprimidos que já tomaram a segunda dose há mais de 28 dias.


Em relação à faixa etária, no entanto, não há pessoas abaixo de 70 anos com as duas doses completas há mais de seis meses em Natal, já que a capital começou a aplicar a primeira dose em pessoas de 69 anos em 29 de março, há pouco mais de 6 meses (entenda aqui).


Os imunossuprimidos devem apresentar laudo médico que comprove estar dentro dos critérios (veja abaixo).


As pessoas que receberão a dose adicional são as com:


Imunodeficiência primária grave

Quimioterapia para câncer

Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

Pessoas vivendo com HIV/Aids

Uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias

Uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver tabela)

Pacientes com hemodiálise

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatorias, doenças intestinais inflamatórias)

Drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ex-governador do RN, Lavoisier Maia morre aos 93 anos

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Lavoisier Maia Sobrinho morreu nesta segunda-feira (11) aos 93 anos, em sua casa em Natal, segundo informou sua assessoria.


Lavoisier Maia, ex-governador do Rio Grande do Norte — Foto: Câmara Legislativa


A causa do óbito foi uma sepse - infecção generalizada, que estava sendo tratada. A família chegou a divulgar um boletim médico sobre a doença no início do mês.


Médico e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lavoisier foi o 44º governador do Rio Grande do Norte, exercendo o mandato no período de 15 de março de 1979 a 14 de maio de 1982. Também foi Senador da República, deputado federal por dois mandatos e deputado estadual.


“É um momento difícil, não só para a família, mas para todo o Rio Grande do Norte que reconhece até hoje o serviço prestado de Lavoisier ao longo de toda a sua vida pública. Perdemos um grande homem público e um ser humano de virtudes admiráveis”, declarou a viúva Teresinha Maia, casada com o político há 15 anos.


Além da esposa, Lavoisier deixa quatro filhos: Ana Cristina, Márcia, Lauro e Cintia Maia, 13 netos e 3 bisnetos. Lavoisier completou 93 anos no último sábado, 9 de outubro.


História

Natural de Almino Afonso, Lavoisier era filho de Lauro Maia e Idalina Maia. Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Planejamento de Saúde na Universidade de São Paulo e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.



No Rio Grande do Norte, seguiu na carreira médica e foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chefiando o Departamento de Tocoginecologia. Foi diretor da maternidade Januário Cicco e presidiu ainda a Fundação Dinarte Mariz de Estudos e Pesquisas.


Carreira política

Durante o governo do seu primo Tarcísio Maia, Lavoisier foi secretário estadual de Saúde, cargo que exerceu de modo simultâneo com a presidência da Comissão de Fiscalização Estadual de Entorpecentes do Ministério da Saúde.


Nesse mesmo período foi secretário de Justiça. Indicado governador do Rio Grande do Norte pelo partido Arena, em 1978, pelo presidente Ernesto Geisel, nomeou seu primo José Agripino Maia prefeito de Natal.


Extinto o partido governista, ingressou no PDS, sendo presidente da executiva regional e também membro do diretório nacional da legenda.


Nas eleições de 1982 elegeu José Agripino Maia como seu sucessor e após deixar o governo foi nomeado assessor do Ministério da Saúde no estado do Rio Grande do Norte e apoiou Paulo Maluf na sucessão presidencial indireta de 1985.


Em 1986, Lavoisier foi eleito senador pelo PDT. Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PFL e primeiro suplente nas eleições de 2002, sendo efetivado ao final da legislatura, após a eleição de Iberê Ferreira para vice-governador do Rio Grande do Norte. Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo PSB, encerrando sua vida pública.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Segunda maior cidade do RN, Mossoró não registra mortes por Covid há mais de 30 dias

Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró chegou a mais de 30 dias sem registrar novas mortes por Covid-19.


Mossoró não registra mortes por Covid-19 há mais de um mês. — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca


No pico da pandemia, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte - referência no atendimento de pacientes com a doença no município - chegou a realizar cerca de 200 testes diários. Mas a procura vem diminuindo nos últimos meses.


O diretor da unidade conta que de 50 testes feitos por dia, apenas uma média de 5% apresenta resultado positivo. A maioria formada por pessoas que ainda não tomaram a vacina.


"São pessoas mais jovens, entre 30, 40, 50 anos no máximo. E os idosos são aqueles que não foram vacinados", diz o diretor da UPA, João Batista.


Dos 20 leitos da UPA, apenas duas enfermarias estão ocupadas. A baixa ocupação também acontece nos hospitais regionais. Dos 30 leitos em Mossoró apenas seis estavam com pacientes, durante o fim de semana e a taxa de ocupação era de 18,5% na região Oeste.


Os números vêm diminuindo desde o mês de junho. O primeiro óbito por covid-19 no estado foi registrado em Mossoró, no dia 28 de março de 2020. Desde então, esse é o maior período sem registro de óbitos no município.



"Nós estamos há 32 dias sem óbitos por Covid na cidade. Estamos percebendo a queda de casos há quase dois meses. É um número significativo para a gente. A gente está vendo que as pessoas, se estão se infectando, estão saindo de forma simples, sem precisar de hospitalização, de uma UTI", afirmou a secretária de Saúde, Morgana Dantas.


De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (8) pela Secretaria Estadual de Saúde, Mossoró tem, desde o início da pandemia, 30.192 casos confirmados da doença e 582 óbitos.


Mossoró já vacinou com as duas doses, ou dose única, 53% do público alvo da campanha de imunização contra a Covid-19. E mais de 84% do público já tomou pelo menos uma dose da vacina. Mais de 84% do público já tomou pelo menos uma dose da vacina. Segundo a Secretaria de Saúde, o avanço da imunização está diretamente relacionado à queda no número de internações e morte.


Para a imunologista Janeusa Souto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a vacinação é a saída para o fim da pandemia.


"A vacinação associada ao uso de máscara são os grandes aliados para que a gente tenha redução no número de casos e óbitos. Aos poucos, vamos conseguir diminuir esse quadro pandêmico que temos visto ao longo dos meses", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››