sexta-feira, abril 28, 2017

Dupla armada assalta correspondente bancário em Itaú-RN


No início da manhã desta sexta-feira, 28 de abril de 2017, pouco mais das 07:00 horas, segundo informações, uma dupla armada em uma moto Fan preta, assaltaram um correspondente bancário no centro de Itaú-RN.

Quando a dupla chegou fazia pouco tempo que o estabelecimento abriu para atendimento ao público; os malévolos desceram da moto ainda de capacete e adentraram o estabelecimento e anunciariam o assalto, em seguida fugiram com destino ignorado.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

No Egito, em reunião com líderes muçulmanos, Papa condena violência em nome de Deus

O Papa Francisco encontra o grande imã da mesquita de Al-Azhar Ahmed al-Tayeb durante encontro no Cairo  (Foto: Mohamed Abd El-Ghany/Reuters)

O papa Francisco chegou nesta sexta-feira (28) ao Cairo, capital do Egito, onde participou da Conferência Internacional de Paz ao lado de líderes muçulmanos, em uma visita de apenas 27 horas.
Em discurso feito durante a conferência, ele pediu aos líderes religiosos que digam "um não forte e claro" a toda violência cometida em nome de Deus e alertou contra a "instrumentalização" da religião por parte do poder.
"Vamos repetir um 'não' forte e claro a qualquer forma de violência, vingança e ódio cometido em nome da religião ou em nome de Deus", disse.
O papa também advertiu que os responsáveis religiosos precisam "desmascarar a violência que se disfarça de suposta sacralidade" e assegurou que a religião não é a causa dos conflitos, e sim sua solução, já que "os populismos demagógicos não ajudam a consolidar a paz".
Francisco apelou ao "respeito incondicional" dos direitos humanos, em discurso feito para as autoridades egípcias, entre elas o presidente do país, Abdel Fatah al Sisi. O pontífice também disse que "o desenvolvimento, a prosperidade e a paz são bens irrenunciáveis que merecem todo o sacrifício".
Disse que são objetivos que exigem "sobretudo (o) respeito incondicional aos direitos inalienáveis do homem, como a igualdade entre todos os cidadãos, a liberdade religiosa e de expressão, sem distinção alguma".
Justiça e injustiça
Em um ato do qual também participaram membros do Governo e do Parlamento egípcio e representantes do corpo diplomático, Francisco advertiu, além disso, de que "a história não perdoa os que proclamam a justiça e praticam a injustiça".
O papa não mencionou em seu discurso casos particulares nem vinculou expressamente essa apelação à situação do Egito, onde organismos internacionais denunciaram violações de direitos humanos por parte do regime de Sisi.


O presidente do Egito Abdel Fattah al-Sisi recebe o papa Francisco no Cairo  (Foto: HO / AFP)O presidente do Egito Abdel Fattah al-Sisi recebe o papa Francisco no Cairo  (Foto: HO / AFP)
O presidente do Egito Abdel Fattah al-Sisi recebe o papa Francisco no Cairo (Foto: HO / AFP)

Francisco assegurou que a paz é tanto um dom de Deus como um trabalho dos homens e disse: "É um bem que deve ser construído e protegido dentro do respeito do princípio que afirma a força da lei e não a lei da força.
Em seguida, pediu a "Paz para este amado país", um desejo que estendeu "em particular para Palestina e Israel, Síria, Líbia, Iêmen, Iraque, para Sudão do Sul; paz a todos os homens de boa vontade!
Atentados
O Airbus da companhia italiana Alitalia, no qual o pontífice viajou, aterrissou no Aeroporto Internacional do Cairo às 14h (horário local, 9h de Brasília) após decolar do aeroporto romano de Fiumicino três horas antes.
Francisco foi recebido pelo primeiro-ministro do Egito, Sherif Ismail, e por vários políticos e autoridades eclesiásticas.
A 18ª viagem internacional do pontífice acontece apenas 20 dias depois dos atentados contra os coptas no norte do Egito, para quem o papa pretende enviar um sinal de unidade dos cristãos.


Papa Francisco desembarca no Cairo para visita ao Egito  (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)Papa Francisco desembarca no Cairo para visita ao Egito  (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
Papa Francisco desembarca no Cairo para visita ao Egito (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

Francisco é o segundo papa que visita Egito, após a viagem feita por João Paulo II em 2000, e em seu pontificado reiterou que não há uma "guerra de religiões", após os diversos atentados reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) que vitimaram cristãos e muçulmanos.
Na capital egípcia, o pontífice se reunirá com o papa copta, Teodoro II. A visita também tem caráter pastoral e Francisco se reunirá com representantes da reduzida comunidade católica do país, de aproximadamente 250 mil pessoas; os coptas, por sua vez, somam entre 10% e 12% dos quase 90 milhões de egípcios.
No sábado, o papa vai celebrar uma missa no Estádio do Exército e depois vai almoçar com bispos e clérigos egípcios, antes de deixar o Cairo e retornar para Roma.
Segurança
A Catedral copta de São Marcos no Cairo foi enfeitada para receber o papa. O templo, situado no bairro de Al Abasiya, foi adornado com três cartazes com a bandeira egípcia nas quais se vê a imagem de Francisco junto ao máximo representante da Igreja copta, Teodoro II, além do lema da visita: "O papa da paz em um Egito de paz".
Na praça da catedral começaram a ser distribuídas bandeiras de boas-vindas às pessoas que esperam impacientes a chegada do papa, 20 dias depois que dois atentados terroristas, assumidos pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), em duas igrejas coptas do norte do Egito sacudiram o Domingo de Ramos.
As autoridades egípcias montaram um amplo esquema de segurança em torno da nunciatura vaticana no Cairo, situada no bairro de Zamalek, onde o papa Francisco se hospedará esta noite.
Desde o dia 25 de abril, os veículos não podem estacionar nas principais vias de Zamalek por onde previsivelmente o pontífice passará e há várias ruas fechadas ao tráfego, além de um amplo esquema policial nos arredores da nunciatura, em coincidência com a visita.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Achei que seria mais fácil', diz Trump sobre ser presidente

Trump olha pela janela da Casa Branca (Foto: Reuters/Carlos Barria)

Ele tem saudade de dirigir, se sente como se estivesse em um casulo, e está surpreso com como seu novo trabalho é difícil. O presidente Donald Trump na quinta-feira (27) refletiu sobre seus primeiros 100 dias no gabinete com um olhar sobre sua vida antes da Casa Branca.
"Amava a minha vida anterior. Tinha tantas coisas acontecendo", disse Trump em entrevista à Reuters. "Isso aqui é mais trabalho do que minha vida anterior. Pensei que seria mais fácil."
Sendo um rico homem de negócios de Nova york, Trump assumiu um cargo público pela primeira vez quando entrou na Casa Branca no dia 20 de janeiro, depois de ter derrotado a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.
Mais de cinco meses depois de sua vitória, e a dois dias da marca de 100 dias de sua presidência, a eleição ainda está na mente de Trump. No meio de uma discussão sobre o presidente chinês Xi Jinping, o presidente fez uma pausa para distribuir cópias do que ele disse serem os últimos números do mapa eleitoral de 2016.
"Aqui, você pode pegar isso, esse é o mapa final dos números", disse o presidente republicano em sua mesa no Salão Oval, distribuindo mapas dos Estados Unidos com áreas em que ele ganhou marcadas em vermelho. "É muito bom, certo? O vermelho obviamente somos nós."
Ele tinha cópias para cada um dos três repórteres da Reuters presentes na sala.
Trump, que disse que estava acostumado a não ter privacidade em sua "velha vida", expressou surpresa pelo pouco que tem agora. E deixou claro que ainda estava se acostumando a ter proteção 24 horas do Serviço Secreto, com as restrições que isso acarreta.
"Você está realmente no seu pequeno casulo, porque você tem uma proteção tão grande que você não pode ir a lugar algum", disse ele.
Quando o presidente sai da Casa Branca, é geralmente em uma limusine ou um SUV.
Ele disse que sente falta de estar atrás do volante.
"Gosto de dirigir", disse ele. "Não posso dirigir mais."
Ele frequentemente se volta a amigos externos e ex-colegas de trabalho para aconselhamento e apoio. Os assessores sêniores dizem que estão resignados com isso.
O presidente tem brigado com muitas organizações de imprensa desde sua campanha eleitoral e decidiu não comparecer ao Jantar dos Correspondentes da Casa Branca em Washington no sábado porque sente que havia sido tratado injustamente pela mídia.
"Eu posso ir no próximo ano, definitivamene", disse Trump quando perguntado se ele iria participar no futuro. O jantar é organizado pela Associação dos Correspondentes da Casa Branca.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM leva tiro na cabeça durante briga em casa de show na Zona Oeste do Recife

Hospital da Restauração (HR), no Recife (Foto: Ana Regina/TV Globo)

Um policial militar de 33 anos foi internado em estado grave no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife, após ser baleado na cabeça, durante uma briga ocorrida em uma casa de shows, em Afogados, Zona Oeste da cidade. De acordo com a Polícia Civil, a confusão aconteceu na madrugada desta sexta-feira (28) e deixou mais três pessoas feridas. Um homem de 35 anos também está sendo atendido na unidade de saúde.
A polícia ainda desconhece a motivação da briga, que aconteceu por volta das 4h. Segundo o HR, o PM está na unidade de trauma acompanhado por uma equipe de neurologistas. Os médicos estão analisando se ele deve ou não passar por uma cirurgia.
Um homem de 35 anos também está internado no hospital. Ele foi atingido por disparos no ombro e no tórax.
Essa vítima do tiroteio foi levada para o bloco cirúrgico e seu estado de saúde é estável. As outras duas pessoas seguiram para Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e foram liberadas em seguida. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Contas de luz continuam com bandeira vermelha em maio


As contas de luz vão continuar com a bandeira vermelha no mês de maio. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira vermelha em seu primeiro patamar, serão adicionados R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia a situação dos reservatórios em todo o País para tomar uma decisão

“Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios”, informou a Aneel.

É o segundo mês consecutivo em que vigora a bandeira vermelha. O recurso ficou acionado durante todo o ano de 2015 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2016. De lá para cá, as contas mensais oscilaram entre bandeiras verde e amarela.

A bandeira vermelha possui dois patamares de cobrança. Quando o custo das termelétricas ligadas supera R$ 422,56 por megawatt-hora (MWh), a Aneel utiliza o primeiro patamar da bandeira vermelha, que adiciona entre R$ 3,00 a cada 100 kWh consumidos. Se o custo dessas usinas for superior a R$ 610,00 por MWh, o sistema atinge o segundo patamar da bandeira vermelha, cujo acréscimo é de R$ 3,50 a cada 100 kWh.

Em março, vigorou a bandeira amarela, que adiciona R$ 2,00 para cada 100 kWh consumidos. De dezembro a fevereiro, havia vigorado a bandeira verde, sem nenhuma cobrança adicional na conta de luz

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Órgãos e empresários alinham detalhes do Selo Fiscal da água no RN


Representantes de órgãos de fiscalização estadual e nacional se reuniram nessa quinta-feira, 28, na sede da Fiern, com os empresários de águas minerais e adicionadas de sais do RN para explicar e sanar as últimas dúvidas da categoria com relação à execução e inspeção do novo Selo de Controle Fiscal, que entra oficialmente em vigor a partir da próxima terça-feira, 02, e circulará colado no lacre dos garrafões de 10 e 20 litros dentro do Estado. O Selo, validado pela Vigilância Sanitária no RN (Anvisa) e pela Secretaria Estadual de Tributação (SET), é concedido às fontes de água que estão em dia com as obrigações tributárias e sanitárias.

O subcoordenador de Substituição e Comércio Exterior SUSCOMEX (SET), Neil Armstrong de Almeida chamou atenção para o fato de que a população precisa ser ativa na fiscalização de irregularidades com relação ao selo e que a Secretaria de Tributação será um dos principais canais de denúncia, tanto através do Disque Denúncia (84) 2188.2189, como através de um aplicativo, a ser lançado em breve.

Cyro Benavides, diretor do Procon/RN, elogiou a iniciativa de auto-organização da categoria e garantiu a atuação do órgão na fiscalização da atividade de engarrafamento e distribuição da água mineral. “Posso garantir que seremos órgãos fiscalizadores ativos e enérgicos para assegurar que não haja concorrência desleal no mercado”, enfatizou.

O chefe do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, órgão de abrangência federal ligado ao Ministério da Energia, Carlos Magno, aproveitou a oportunidade para elogiar a qualidade das águas minerais do Rio Grande do Norte, uma das melhores do Brasil, na opinião do representante, e reforçou a importância do Selo Fiscal para o mercado como um todo. “Esta é uma oportunidade para que o produto melhore cada vez mais de forma horizontal, uma vez que concede as mesmas condições base para todos os empresários, e que as pessoas de boa-fé invistam no setor”, defende.

Também estiveram presentes na reunião o subcoordenador da Vigilância Sanitária do RN, Ivens Trindade, que reafirmou parceria tanto na execução quanto fiscalização da operação, e Arthur Galdino, presidente do IMETRO/PB, que teceu comentários sobre a experiência da Paraíba, onde o selo já está em vigor, e realizou um comparativo com o Rio Grande do Norte, garantindo todo o suporte necessário para a implantação do documento.

Para o presidente do Sindicato de Águas Minerais do Rio Grande do Norte – Sicramirn, Djalma Cunha Jr., o selo, que já é uma realidade em outros estados do Brasil, é uma conquista para a categoria e principalmente para a população potiguar, que agora poderá fiscalizar mais ativamente a regularidade tributária e sanitária do produto que consome diariamente. “A intenção é alcançar mais isonomia e garantir um padrão de qualidade e legalidade entre as empresas”, conclui.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Pequenas empresas acumulam repasse de R$ 49,8 milhões


As micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte repassaram em março R$ 15,3 milhões em tributos para estados e municípios potiguares. O montante é referente ao recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Serviço (ISS). Com isso, o volume acumulado de tributos dos pequenos negócios potiguares atingiu o patamar de R$ 49,8 milhões nos três primeiros meses do ano.

Esse valor é levemente maior –1,3% – do que mesmo volume acumulado no primeiro trimestre do ano passado, quando o segmento recolheu para os cofres públicos mais de R$ 49,1 milhões com os dois impostos. Os dados são da Receita Federal e revelam que a maior contribuição foi do ICMS, que, no acumulado do trimestre deste ano, somou R$ 33,7 milhões, contra R$ 16,1 milhões do ISS, que é repassado para os cofres dos municípios potiguares. Já os valores recolhidos de ICMS são destinados ao tesouro estadual.

No ranking das cidades que mais receberam recursos provenientes do recolhimento de tributos das empresas de pequeno porte, em primeiro lugar aparece Natal, que, somente em março, recebeu repasses da ordem de R$ 3,2 milhões. Já Mossoró teve a segunda maior arrecadação de impostos dos pequenos negócios no terceiro mês do ano. Foram repassados R$ 544,2 mil. Parnamirim veio em seguida com uma arrecadação de R$ 409,7 mil, depois Tibau do Sul, com R$ 241,1 mil, e Caicó  com R$ 106,5 mil.

São considerados negócios de pequeno porte as empresas que faturam até R$ 3,6 milhões e optantes do Simples Nacional, o regime diferenciado de arrecadação de tributos. Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 147.317 empresas inseridas nesse regime e parte delas – 91.736 – é referente aos Microempreendedores Individuais.

Pesquisa

As micro e pequenas empresas que são optantes pelo Simples Nacional apresentaram uma taxa de sobrevivência maior do que as que não são optantes. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, 83% dos pequenos negócios criados em 2012 e ligados a esse sistema diferenciado de tributação sobreviveram aos dois primeiros anos de vida, mais do que o dobro das empresas não optantes.  Apenas 38% das empresas que estão no Lucro Presumido ou no Lucro Real superaram o primeiro biênio de vida.

O levantamento constatou que entre 2012 e 2016, o número de optantes do Simples cresceu 64%, passando de 7,1 milhões para 11,6 milhões no Brasil. De acordo com o estudo, o MEI foi o principal influenciador desse resultado: cresceu 150% no mesmo período. O estudo ainda constatou que 67% das empresas não optantes gostariam de aderir ao Simples.

Ainda de acordo com o estudo, um terço das empresas optantes pelo Simples Nacional confirmaram que estão sendo prejudicadas pela Substituição Tributária (ST). Dentro deste grupo, 72% afirmam ser alto ou muito alto o tamanho do prejuízo. A Substituição Tributária impactou negativamente 48% das empresas na produção, 56% das empresas no investimento, 68% das empresas no lucro e 39% das empresas no quadro de empregados.

Fonte: Agência Sebrae
Leia Mais ››

Novo destino turístico contemplará três municípios potiguares


Uma iniciativa inédita de desenvolvimento de projeto turístico no Rio Grande do Norte a partir do envolvimento da comunidade e da sustentabilidade da região será iniciado na primeira quinzena de maio. O projeto foi apresentado no último dia (26) aos prefeitos e secretários de turismo dos três municípios contemplados: Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Passa e Fica.

A ação tem sido planejada desde março de 2016, quando foi criado um grupo técnico composto por instituições e universidades para discutir o segmento de aventura a ser desenvolvido como novo destino turístico para o interior do Rio Grande do Norte.

Foi considerado o trabalho realizado pelo Sebrae/RN para o fomento da região, que envolveu pequenos empresários locais. A proposta, agora, é realizar novas atividades atreladas às exigências do Governo Cidadão, com foco na integração do turismo de base comunitária e no desenvolvimento sustentável.

“É um projeto alinhado ao nosso propósito de interiorização do turismo. Temos apostado no turismo religioso, sobretudo na promoção da estátua de Santa Rita de Cássia, e agora também no turismo de aventura”. O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, ressalta ainda que destinos dos cinco pólos turísticos do Estado têm sido constantemente divulgados em feiras nacionais e internacionais do setor.

Uma empresa especializada no tema já foi definida via processo licitatório. O contrato será publicado no Diário Oficial e as atividades nos municípios terão início na primeira quinzena de maio. Será uma ação com duração prevista de um ano e meio. Serão identificados os potenciais turísticos e as carências da região, apoio à criação de redes empresariais, valorização de produtos locais, comunicação integrada, etc.

“Já fizemos visitas técnicas nos três municípios. E embora tenhamos diversidade turística, com atrações culturais, artesanais e de charme, o principal destino é o turismo de aventura na Pedra da Boca, que está localizada no município paraibano de Araruna, na divisa com Passa e Fica. Por isso já estamos em contato com o Governo da Paraíba para trabalharmos juntos nessa área”, adiantou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

O investimento total no projeto gira em torno de R$ 900 mil, com recursos do Governo Cidadão. A única contrapartida pedida pela Setur RN aos prefeitos dos três municípios foi de logística para receber as equipes de trabalho e a ajuda no envolvimento da cadeia produtiva da cidade.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Terremoto de magnitude 5.8 atinge Santiago, no Chile


Um terremoto de magnitude 5.8 atingiu Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira (28). Ainda não se sabe se houve vítimas.
O tremor sacudiu os edifícios da cidade, disseram testemunhas ouvidas pela Reuters. Sua magnitude foi informada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos
O centro do país sofreu uma série de terremotos na última semana, incluindo um de magnitude 6.9 na segunda-feira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Militar do RN tem primeira mulher Coronel em toda sua história

Imagem

Mais uma vez o nome de Angélica Fernandes de Oliveira Azevedo entra para a história da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Sendo uma das duas primeiras mulheres a ingressar na PMRN, ao lado da Tenente Coronel PM Tereza Boggio no ano de 1987, Angélica Fernandes fez história na corporação composta essencialmente por policiais militares masculinos. Naquele ano abriu-se a oportunidade para que mulheres também fizessem parte da Instituição Policial Militar, ingressando, após isso, várias mulheres como praças e oficiais.

Promovida ao posto de Tenente Coronel no ano de 2010, Angélica Fernandes chega ao mais alto posto da corporação no ciclo de oficiais – Coronel “full”, como diz a linguagem castrense.

A (agora) Coronel Angélica foi promovida por requerimento, que ocorre quando se tem, no mínimo, 30 anos de serviço e tenha figurado três vezes em Quadro de Acesso para promoções por merecimento. Contudo, esse tipo de promoção acarreta a consequente transferência para a Reserva Remunerada após o prazo de 90 dias no posto de Coronel PM para o qual tenha sido promovido por requerimento.

Apesar da rápida passagem no posto de Coronel PM na ativa, o nome da primeira Coronel “full” entra para a história da coporação, que atualmente possui um efetivo feminino relativamente pequeno em comparação com as outras polícias, não chegando a 2% do efetivo total da corporação.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Servente de pedreiro morre de descarga elétrica quando trabalhava em predio da secretaria da prefeitura de Mossoró


Um Homem ainda sem identificação sofreu uma forte descarga elétrica e morreu quando realizava um trabalho de retirada de goteiras no prédio da Secretaria de desenvolvimento social da prefeitura localizada naRua Jerônimo Rosado no centro de Mossoró. A equipe do corpo de bombeiros está no local aguardando o ITEP para a retirada do corpo de cima do telhado dá Secretaria.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Carro roubado e usado em assalto a estudantes na BR 304 é localizado pela Polícia Militar na zona rural de Mossoró.


Policiais Militares da Rádio Patrulha (RP) 1201 composta pelo cabo Lindemberg e o soldado Luzemberg com o apoio do cb Madson do 2º DPRE, localizaram e recuperam na manhã desta sexta feira 28 de abril, um veiculo com queixa de roubo em Mossoró. 

O carro, um gol prata com placas HXD-2794, roubado no dia 26 passado, foi encontrado em uma estrada carroçavel no sítio Santana na zona rural de Mossoró. 

Segundo a PM o veículo foi utilizado em um arrastão ocorrido na noite de quinta feira (27) na BR 304, trevo que dar acesso a cidade de Parau/RN. 

Um ônibus escolar que faz transporte de estudantes de Campo Grande para Assu foi interceptado pelos criminosos armados que promoveram um verdadeiro arrastão. 

Durante a fuga os bandidos entraram em uma estrada carroçável no o sítio Santana, mas acabaram atolando o veículo e abandonando o mesmo no local. 

Foram encontrados, vários documentos e cheques das vítimas. O material e o veículos foram entregues na Delegacia de Furtos e Roubos para os procedimentos cabíveis.




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Em menos de quatro meses, RN soma mais de 800 homicídios; média é de 6,7 mortes por dia

Número de mortes no RN está em ascendência  (Foto: Mirella Lopes/Inter TV Cabugi )

Em menos de quatro meses, já passa de 800 o número de pessoas assassinadas este ano no Rio Grande do Norte. A média também é assustadora: são 6,7 homicídios por dia. Segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional do RN (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado – nunca se matou tanto. No topo da sangria está Natal. De 1º de janeiro até as 13h desta sexta-feira (28), foram registrados 218 homicídios na capital dos potiguares.
Violência em alta
Ainda de acordo com o OBVIO, os casos de homicídio estão numa ascendência preocupante no estado. Nos primeiros quatro meses de 2016, por exemplo, 605 pessoas foram mortas. Este ano, com a marca de 801 homicídios já contabilizados, significa que o número de mortes cresceu 31,5%.
Além de homicídios dolosos, entram na estatística outros crimes violentos que resultem em morte, como roubo (no latrocínio), estupro ou lesão corporal seguidos de morte. Cadáveres e ossadas encontradas e mortos em confrontos policiais também são considerados.
No estado, a média atual é de 22,64 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2016, neste mesmo período do ano, foi de 17,41. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – é considerada aceitável uma taxa de 10 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes – mesma escala utilizada pela Organização das Nações Unidas, a ONU.
Cidades mais sangrentas
Em Natal, foram 184 assassinatos entre 1º de janeiro e 28 de abril de 2016. Este ano, no mesmo período, 218 homicídios já foram registrados – o que representa um aumento de 18,5%.
Na lista das cidades mais violentas do ano no estado, também preocupam:
Mossoró, com 86 homicídios contabilizados;
Parnamirim (55);
Ceará-Mirim (52).
“A violência marca sua presença contínua em nosso estado. O milagre que vem sendo operado pelos agentes de segurança pública, deixam de acontecer devido à fadiga causada pela sobrecarga de ações criminosas”, comentou Ivênio Hermes, especialistas em segurança pública e coordenador do OBVIO.
Ainda de acordo com Ivênio, a gestão perdeu a oportunidade de, no início da gestão, buscar soluções para os problemas de efetivo policial e de ampliação do sistema carcerário. “Hoje, são poucos policiais para muitas ações criminosas. E nenhum lugar para colocar novos presos”, ressaltou.
O especialista ainda acrescentou: “Nenhuma boa vontade dos gestores e agentes de segurança pública pode resultar em êxito sem o devido suporte”.
A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) não havia se pronunciado a respeito das estatísticas do OBVIO até o fechamento desta reportagem. Contudo, ao assumir a pasta, fato ocorrido no último dia 19, a delegada Sheila Freitas afirmou que pretende "otimizar o trabalho do efetivo reduzido de policiais" e que "não vai dar trégua à bandidagem". Segundo a nova secretária, o reforço no policiamento ostensivo nas ruas é uma das necessidades mais urgentes. Para isso, uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deve disponibilizar R$ 3 milhões destinados ao pagamento de Diárias Operacionais (DOs).
Capital mais violenta do país
No início do mês, uma pesquisa elaborada e divulgada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, revelou outro dado preocupante ao apontar Natal, a capital potiguar, como a 10ª cidade mais violenta do mundo. A lista, que possui 50 cidades, inclui 19 cidades brasileiras. Destas, Natal é a primeira, com 69,56 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em desdobramento da Lava Jato, PF apreende documentos em Natal


A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreendeu documentos na residência de um assessor do PMDB em uma casa em Natal na manhã desta sexta-feira (28). A ação, segundo a própria PF, faz parte da operação ‘Satélites 2’, um desdobramento da Lava Jato. O nome do assessor não foi divulgado.
Ao todo, a operação tem 10 mandados, todos de busca e apreensão. Além do RN, também foram cumpridas quatro ordens judiciais no Distrito Federal, duas em São Paulo, duas em Alagoas e uma em Sergipe, todas autorizadas pelo ministro Édson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), dentro de um dos 13 inquéritos abertos para investigar o senador Renan Calheiros (PMDB). O principal alvo é o advogado Bruno Mendes, ligado ao senador.
A primeira fase da Satélites foi deflagrada em março. A operação tem esse nome porque os alvos são pessoas próximas aos políticos investigados na Lava Jato no âmbito do STF.
Ainda de acordo com a PF, o objetivo da operação é coletar provas de crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa, entre outros, em investigações relacionadas a desvio de recursos na Transpetro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corpo é encontrado com mordida de tubarão em praia do Grande Recife

IML esteve no local e recolheu o corpo (Foto: Danilo César/TV Globo)

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado por pescadores na Praia de Rio Doce, em Olinda, no Grande Recife, na manhã desta sexta-feira (28). Peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local e localizaram marcas de mordida de tubarão entre a nádega e a perna esquerda.
Os peritos acreditam, no entanto, que ele tenha morrido em decorrência de um afogamento. A mordida pode ter acontecido após a morte. Segundo eles, tudo leva a crer que a vítima se afogou em outra praia e foi levada pela correnteza.
O homem aparenta ter 30 anos e foi encontrado sem roupa. A morte teria ocorrido nas últimas 24 horas. Além do IC, estiveram no local o Corpo de Bombeiros e o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, que já recolheu o corpo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Doença desconhecida deixa nove mortos na Libéria, alerta OMS


A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que, desde esta segunda-feira (24), 17 pessoas ficaram doentes e 9 morreram por uma doença ainda não identificada em um hospital da Libéria. Autoridades de saúde liberianas, que comunicaram a organização sobre o surto nesta terça, já trabalham para investigar a origem do problema.
Sintomas dos pacientes incluem febre, vômito, diarreia e dor de cabeça. A Liberia foi um dos países afetados por um grande surto de ebola que durou dois anos, mas permanece livre do vírus há quase um ano. Exames feitos em amostras de sete pessoas que morreram deram negativo para ebola.
A equipe de saúde estuda se os pacientes podem ter adquirido a doença ao comparecer ao funeral de um líder religioso. Os profissionais estão fazendo testes para detectar se o problema tem relação com o consumo das mesmas comidas e bebidas ou se houve uma exposição a agentes químicos ou bactéria.
Os casos foram registrados no Francis Grant Hospital na cidade de Greenville, no condado de Sinoe, na Libéria. O local fica a cerca de 4,5 horas de carro da capital Monróvia.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Ônibus de universitários de Campo Grande é assaltado em Assú e bandidos levam tudo


Um ônibus de universitários de Campo Grande/RN foi assaltado na noite desta quinta-feira, 27/04, na cidade de Assú. 

O coletivo retornava de Assú e ao passar pelo contorno, na saída da cidade, foi rendido por elementos fortemente armados que obrigando o motorista a parar. 

Os bandidos entraram no ônibus e roubaram celulares e todos os pertences dos universitários, como bolsas, óculos de grau e até os próprios cadernos. 

O coletivo foi levado até uma estrada deserta e os estudantes passaram momentos de terror. 

Graças a Deus, ninguém se feriu.

Fonte: CG na Mídia
Leia Mais ››

Mau cheiro de vagina vira caso de polícia em Três Lagoas

Depac registrou o caso como ameaça e violência doméstica. (Foto: Arquivo/ Perfil News).

Um homem, de 38 anos, ameaçou matar a esposa, de 41, por conta do mau cheiro da vagina dela, de acordo com a polícia. Os dois são casados há 10 anos e moram no bairro Santa Luzia, em Três Lagoas. O fato aconteceu ontem (26) na rua Quixeramobim.

Conforme o boletim de ocorrência, além de dizer que mataria a mulher, o acusado a agrediu com chutes e socos. Ele chegou a tirar fotos dela nua e ameaçou espalhar as imagens na internet.

Durante a confusão, a vítima conseguiu correr e ligou para a Polícia Militar. Com a chegada da viatura, os dois foram levados para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa e violência doméstica. A mulher pediu medida protetiva contra o marido.

Fonte: Perfil News
Leia Mais ››

Lava Jato faz buscas em escritório de advogado ligado a Renan Calheiros


A Polícia Federal saiu às ruas na manhã desta sexta-feira (28) para cumprir mandados da Operação Satélites, relacionada à Lava Jato. O principal alvo é o advogado Bruno Mendes, ligado ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Os agentes fizeram busca e apreensão no escritório de Mendes.
Ao todo, a operação tem 10 mandados, todos de busca e apreensão. A fase desta sexta foi autorizada pelo ministro Édson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), dentro de um dos 13 inquéritos abertos para investigar Renan Calheiros.
A primeira fase da Satélites foi deflagrada em março. A operação tem esse nome porque os alvos são pessoas próximas aos políticos investigados na Lava Jato no âmbito do STF. Na ocasião, os mandados tiveram como alvos pessoas ligadas a Renan, ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), ao senador Humberto Costa (PT-PE) e ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Eles negaram envolvimento em qualquer tipo de irregularidade.
Conversa sobre a Lava Jato
Bruno Mendes era um dos advogados de Renan presentes em um conversa que foi gravada pelo ex-presidente da Transpetro e um dos delatores da Lava Jato Sérgio Machado.
As gravações, apresentadas por Machado em 2016, contêm conversas de uma reunião na casa do então presidente do Senado, Renan Calheiros, com a participação do ex-ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a divulgação da conversa, SIlveira deixou o ministério de Temer.
Segundo Sérgio Machado, na conversa houve troca de reclamações sobre a Justiça e a operação Lava Jato. Na gravação, Fabiano Silveira faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cinegrafista é morto a tiros na porta da casa da namorada em Anápolis

Elvis Greener Rosendo, de 25 anos, foi morto a tiros em Anápolis (Foto: Reprodução/Facebook)

O cinegrafista Elvis Greener Rosendo, de 25 anos, foi morto a tiros na porta da casa da namorada, na quinta-feira (27), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, o jovem estava dentro do carro quando um veículo se aproximou e o carro de Elvis foi alvejado. O caso está sendo investigado pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da cidade.
Segundo o assessor de imprensa da corporação, o delegado Gylson Mariano, ainda não há suspeitas da motivação do crime. “Ao que tudo indica foi execução. Ele esperava a namorada dentro do carro e teve o veículo atingido por diversos disparos. A equipe do GIH de Anápolis compareceu ao local e já deu início à apuração”, disse ao G1.
O crime aconteceu por volta das 22h15 de quinta-feira, na Rua Floriano Peixoto. Segundo a Polícia Civil, o carro e o celular de Elvis foram apreendidos e encaminhados para perícia da Polícia Técnico-Científica.
Elvis Greener já trabalhou como cinegrafista do programa policial “190”, que era exibido por um canal fechado de televisão de Anápolis. No entanto, a Polícia Civil informou que ainda não tem informações se a morte do jovem tem algum tipo de ligação com a atividade profissional desempenhada por ele.
O corpo do cinegrafista foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade, passou por necropsia e foi liberado à família.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deputado do Tocantins é alvo da 4ª fase da Operação Ápia da Polícia Federal

Eduardo Siqueira Campos é levado pela Polícia Federal (Foto: Cassiano Rolim/TV Anhanguera)

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) é um dos alvos da 4ª fase da Operação Ápia da Polícia Federal, que investiga desvios de recursos públicos no Tocantins. Na manhã desta sexta-feira (29), os policiais foram até o apartamento do parlamentar, que fica na quadra 204 Sul, em Palmas, para cumprir um mandado de condução coercitiva. Ele foi levado para prestar depoimento na sede da PF, por volta de 8h.
Em entrevista à TV Anhanguera, Eduardo disse que está tranquilo. Ele negou que tenha usado dinheiro de origem ilegal. Argumentou ainda que mora há 50 anos no Tocantins e que ajudou a construir o estado ao lado do pai, o ex-governador Siqueira Campos.
"É a primeira vez que deponho na Operação Ápia, como eu sou cidadão comum, agente público, acho que é minha obrigação. Fizeram a revista no apartamento, não há o que encontrar ou levar. Acho que isso faz parte", complementou.
Os policiais também fizeram busca e apreensão de documentos no escritório de advocacia de Renan Bezerra de Melo Pereira, ex-superintendente de obras e filho do procurador geral do Ministério Público Estadual Clenan Renaut de Melo. A PF informou que, por causa de uma determinação judicial, não vai divulgar informações oficiais sobre a operação.


PF cumpre mandado de busca e apreensão em escrtitório de advocacia (Foto: Gilvana Paludo/TV Anhanguera)PF cumpre mandado de busca e apreensão em escrtitório de advocacia (Foto: Gilvana Paludo/TV Anhanguera)
PF cumpre mandado de busca e apreensão em escrtitório de advocacia (Foto: Gilvana Paludo/TV Anhanguera)

Entenda
A 1ª fase da operação foi realizada em outubro do ano passado. Na época, 115 mandados judiciais foram cumpridos. Um deles foi contra o ex-governador Sandoval Cardoso (SD), que teve a prisão preventiva decretada e ficou 15 dias preso na Casa de Prisão Provisória de Palmas.
Segundo informações da PF, o grupo suspeito de fraudar licitações de terraplanagem e pavimentação asfáltica no Tocantins funcionava em três núcleos compostos por políticos, servidores públicos e empresários. A suspeita é de que o grupo tenha desviado cerca de R$ 200 milhões.
Entre os investigados está o ex-governador Sandoval Cardoso, que teve prisão preventiva decretada e se apresentou no dia 13 de outubro do ano passado. O ex-governador Siqueira Campos, também é alvo. No ano passado foi levado para prestar depoimento na sede da PF, em Palmas.
Segundo o superintendente regional da PF no Tocantins, Arcelino Vieira, os núcleos eram formados com a intenção de fraudar e burlar a fiscalização de forma a conseguir lucrar com os serviços, que muitas vezes não eram executados.
"O núcleo político era composto por pessoas que compunham o alto escalão do Estado, dois ex-governadores [Sandoval Cardoso e Siqueira Campos] que, através de contratos com Banco do Brasil, conseguiram empréstimos internacionais", disse.
O superintendente explicou que os empréstimos estavam fundamentados em uma lei estadual, a qual também autorizou o estado a criar um comitê executivo que gerava os recursos e os distribuía para várias secretarias estaduais. Uma delas era a Secretaria de Infraestrutura (Agetrans) que fazia a licitação e o acompanhamento de todas as obras.
Segundo a investigação da PF, os recursos adquiridos através de três linhas de crédito somavam R$ 1,2 bilhão. Deste valor, a Agetrans ficou com R$ 850 milhões para investir em obras nas rodovias, mas os contratos receberam aditivos que se computados, ultrapassariam R$ 1 bilhão.
"Os editais eram recheados de cláusulas restritivas à concorrência que favoreciam empresários do grupo. Ao final se constatou que havia ajuste de preços para dividir o lote entre seis empresas. Está bem clara a existência de um cartel para o fim de fraudar as licitações e desviar dinheiro público federal", explicou o procurador da república José Ricardo Teixeira.

Fonte: G1
Leia Mais ››