sexta-feira, abril 29, 2022

Enem 2022: edital é publicado; veja datas de inscrição e de aplicação das provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro nas versões impressa e digital. A informação foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.


Enem 2021 em Ribeirão Preto, SP. — Foto: Érico Andrade/g1


A inscrição para a edição deve ser feita na página do participante entre os dias 10 e 21 de maio. Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85,00 e tem que ser paga até 27 de maio.


O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a informatizada. É importante lembrar que a versão digital é aplicado nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa.



O estudante também deve informar no ato de inscrição se vai responder prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol.


Confira o cronograma

Inscrições:

Pagamento da inscrição:

Pedido de atendimento especializado:

Pedido de tratamento pelo nome social:

Provas:

Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.


13 de novembro


O candidato deverá fazer:


45 questões de linguagens (português e língua estrangeira);

45 questões de ciências humanas;

e redação.

20 de novembro


A prova tem meia hora a menos:


45 questões de matemática

e 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):


Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30


Fonte: g1

Leia Mais ››

Diretora de escola investigada por maus-tratos e tortura contra crianças se entrega

A diretora da escola particular Colmeia Mágica, investigada por maus-tratos e tortura contra crianças na capital paulista, se entregou no final da noite desta quinta-feira (28). Roberta Regina Rossi Serme, de 40 anos, se apresentou ao DP Central de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo por volta de 23h30. Ela era considerada foragida da Justiça por mais de um mês.


Roberta Serme é diretora da Escola Infantil Colmeia Mágica — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Roberta deve ser transferida nesta sexta-feira (29) para a Penitenciária Feminina de Tremembé, em São Paulo, mesma prisão onde está sua irmã, a pedagoga Fernanda Carolina Rossi Serme.


Fernanda, de 37 anos, foi presa na segunda (25) na casa de parentes, em Mogi das Cruzes. Ela e a irmã, Roberta, além da auxiliar de limpeza Solange da Silva Hernandez, 55, foram responsabilizadas criminalmente por suspeita de maus-tratos - castigos aos alunos que choravam ou se recusavam a se alimentar.


O caso teve grande repercussão depois que vídeos de bebês sofrendo maus-tratos viralizaram nas redes sociais. As imagens mostram alunos da creche amarrados com lençóis e chorando em banheiros. Eles aparecem com os braços imobilizados, enrolados com panos, como se usassem camisas de força. Fotos de crianças machucadas também foram compartilhadas.


Inicialmente, Roberta teve a prisão preventiva decretada por 30 dias. O tempo para cumprir o mandato expirou na última sexta (22). A polícia pediu a mudança da prisão para preventiva e Justiça aceitou. O Ministério Público (MP) justificou que os vídeos e os depoimentos de testemunhas mostravam que os alunos tiveram "intensos sofrimentos físicos e psicológicos".


Roberta chegou a confirmar em seu depoimento à polícia que os vídeos foram gravados na sua escola e que as crianças que aparecem lá são seus alunos. Porém, negou que as amarrasse ou ordenasse que alguém fizesse. Disse ainda que desconhecia quem teria feito isso, mas desconfiava que as cenas pudessem ter sido montadas por alguma funcionária insatisfeita para prejudicá-la.


Segundo a polícia, além de planejar fugir, a diretora retirou materiais de dentro da escola para atrapalhar as investigações e ameaçou funcionárias. A investigação vasculhou mais de 20 endereços à procura dela. O advogado André Dias, que defende as irmãs Serme, chegou a dizer à imprensa que sabia onde ela estava escondida.


Escola Colmeia Mágica foi pichada após vídeo mostrar crianças amarradas. Para investigação filmagem foi feita dentro da unidade escolar — Foto: Reprodução/Redes sociais


Declarou, porém, que Roberta não iria se entregar até que a Justiça julgasse os pedidos para que a diretora não fosse presa. Um dos habeas corpus solicitados, feito antes da decretação da prisão dela, foi negado. Outros dois, providenciados após o mandado para que ela fosse presa, ainda não teriam sido analisados.


Todas as três investigadas negam as acusações e se dizem inocentes.


A Colmeia Mágica atende alunos de 0 a 5 anos de idade, do berçário ao ensino infantil. Os vídeos e fotos dos alunos amarrados e chorando provocaram protestos dos pais dos alunos e indignação da população. O caso foi revelado em março pelo g1.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Show da dupla Zé Neto e Cristiano é cancelado e ônibus com a banda sai de João Monlevade escoltado

Um ônibus dos sertanejos Zé Neto & Cristiano saiu sob escolta policial de João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais. O veículo deixou a cidade após o cancelamento do show que a dupla faria nesta quinta-feira (28).


Ônibus de Zé Neto e Cristiano sai escoltado de João Monlevade, na Região Central de MG — Foto: Lindiomar Reis/Arquivo Pessoal


Os militares foram acionados após parte do público se revoltar com a ausência dos cantores no palco do Espaço de Eventos. O compromisso precisou ser cancelado devido ao estado de saúde do cantor Zé Neto, que apresentou diagnóstico de sinusite.


A radialista Waldceia Reis, de 41 anos, comprou ingressos para o evento. Ela iria com a filha para o show e contou que a confusão começou depois de uma longa espera na fila de entrada. Segundo Waldceia, as pessoas foram descobrindo a ausência dos cantores a partir de boatos que foram se espalhando, a partir de publicações na internet.



“Todo mundo entende que doenças acontecem, são seres humanos. O que o povo ficou revoltado foi pela falta de respeito com o público. Foi bem desorganizado. Por que deixaram para avisar em cima da hora?”, questionou.

A Polícia Militar seguiu o ônibus com a banda de Zé Neto e Cristiano até a rodovia BR-381, no limite do município. Segundo militares, a ação foi necessária para preservar a integridade das pessoas e do veículo.


Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre feridos ou prisões.


Feriado

Esta sexta-feira (29) é feriado em João Monlevade, data em que os moradores celebram o aniversário da cidade. Por isso, boa parte do público tinha se preparado para participar do show.


“O povo ficou revoltado mesmo. Muita gente gastou dinheiro com roupas, deixou de fazer outras programações para irem ao evento e, do nada, foi cancelado? Falta de respeito da assessoria deles”, desabafou a radialista.

O cancelamento

A divulgação do show confirmou o horário de início para as 20h desta quinta-feira. Na programação, a dupla Douglas e Vinicius e o cantor Hungria.


O comunicado oficial de Zé Neto e Cristiano (veja abaixo) foi publicado em um perfil oficial da dupla nas redes sociais somente às 23h, três horas após o horário previsto para início do evento. O texto confirmou o cancelamento da atração principal, mas confirmou as demais apresentações.



Ainda segundo o comunicado, o show de Zé Neto e Cristiano foi adiado para uma data que ainda será divulgada.


Zé Neto foi atendido e realizou procedimentos contra a inflamação na face no Hospital de Base de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. De acordo com a equipe médica, o cantor estará liberado para seguir com a agenda de shows a partir desta sexta-feira.


A reportagem do g1 Minas entrou em contato com a assessoria da dupla, questionando sobre a demora na comunicação com o público e aguarda retorno com o posicionamento.


Comunicado oficial da dupla Zé Neto & Cristiano — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra mais 124 mortes por Covid; média móvel vai a 105 por dia

O Brasil registrou nesta quinta-feira (28) 124 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 663.289 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 105. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -6%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.


Brasil, 28 de abril

Total de mortes: 663.289

Registro de mortes em 24 horas: 124

Média de mortes nos últimos 7 dias: 105 (variação em 14 dias: -6%)

Total de casos conhecidos confirmados: 30.414.677

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 19.488

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 12.754 (variação em 14 dias: -26%)


Média móvel de óbitos por Covid no Brasil, a cada dia, nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe não tiveram registro de morte em 24 horas.


O país também registrou 19.488 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 30.414.677 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 12.754, variação de -26% em relação a duas semanas atrás.


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››