quarta-feira, julho 20, 2022

Investigação da Polícia Civil aponta policiais militares como executores de triplo homicídio em Natal

O policial militar reformado e o outro da ativa, presos nesta quarta-feira (20) em operação da Polícia Civil, foram os responsáveis por atirar e matar três pessoas no dia 29 de abril no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal.


É o que aponta a investigação da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que foi detalhada em coletiva de imprensa nesta tarde.


Um vídeo registrado pelas câmeras de segurança do local mostrou a ação na hora do crime (veja acima).


As imagens mostram que os três assassinos saem de um veículo de cor vermelha e vão diretamente atirar contra três homens sentados em um bar, que morrem na hora. Outras três pessoas conseguem correr e escapar.


Crime aconteceu em abril na Redinha, Zona Norte da cidade — Foto: Reprodução


O terceiro suspeito, que está foragido, é um policial expulso da corporação. A DHPP também trabalha para identificar quem é o motorista do veículo usado na fuga.

A DHPP informou também que trabalha agora para saber qual a motivação do crime, que não está clara. O departamento, no entanto, entende que os suspeitos formam uma espécie de "grupo de extermínio" e tenta converter os mandados de prisão temporária em preventivo.


A DHPP trata ainda que houve uma tentativa de homicídio das outras três pessoas que estavam no bar e conseguiram correr.


Operação "Aqueronte"

Segundo a Polícia Civil, a Operação "Aqueronte" cumpriu dois mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão contra os dois suspeitos que são policiais militares. O terceiro, tido também como executor, está foragido.



Um dos alvos da operação é o policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, segundo confirmou a própria defesa.


O advogado João Antônio Dias Cavalcanti, que representa o PM, afirmou que o mandado de prisão expedido contra ele é temporário, de 30 dias.


"Ele se declara inocente, como das outras vezes em que foi acusado e inocentado", afirmou o advogado.

Ainda de acordo o advogado, a defesa ainda busca acesso ao conteúdo da investigação.


Em 2013, Wendell foi um dos alvos da operação Hecatombe, da Polícia Federal, suspeito de participar de um grupo de extermínio que teria cometido mais de 20 homicídios.


Mandados foram cumpridos pela DHPP (Arquivo) — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


Sexta-feira sangrenta

O crime investigado aconteceu na tarde de uma sexta-feira violenta na região metropolitana de Natal. Pelo menos seis homicídios foram registrados num intervalo de poucas horas. A polícia não disse se o crimes têm relação entre si.


O triplo homicídio foi registrado na Rua Rio Salgado, por volta das 14h30 do dia 29 de abril, em frente a um ponto comercial onde seria inaugurado um bar e petiscaria no domingo seguinte.


Testemunhas contaram às autoridades que os criminosos chegaram em um carro, se passaram por policiais e atiraram contra as vítimas, que estavam na calçada do bar. Um deles era proprietário do empreendimento, foi atingido pelos disparos e morreu na calçada.


Segundo a PM, as outras duas vítimas chegaram a correr, mas foram perseguidas. Um homem foi baleado dentro do bar que seria inaugurado e o outro morreu dentro de uma casa que fica atrás do ponto comercial.


Outros crimes

Na mesma tarde , outro crime aconteceu em Parnamirim, onde uma mulher foi executada dentro do próprio trabalho por um criminoso que entrou na loja e a procurou pelo nome antes de disparar tiros na cabeça dela.


No Bairro Nordeste, em Natal, um motociclista também morreu com um tiro após ser perseguido e derrubado por um carro.



Em Macaíba, um homem foi morto a tiros e a mulher dele e o filho de 9 anos foram baleados e precisaram ser socorridos na UPA do município.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PRF prende homem por contrabando e apreende carga de 1,7 mil maços de cigarros na Grande Natal

Um homem de 23 anos foi preso com 1,7 mil maços de cigarros contrabandeados. O caso ocorreu nesta terça-feira (19), em uma rodovia federal em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.


Carga apreendida pela PRF — Foto: Cedida/PRF


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a abordagem foi feita na BR 406, na altura do Km 165. O condutor transportava, em seu veículo, 1.750 maços de cigarro. A carga foi avaliada em R$ 61 mil.


Aos policiais, o homem afirmou que foi contratado para transportar a carga. O homem foi conduzido à sede da Polícia Federal (PF), em Natal. Ele responderá pelo crime de contrabando.



Essa é a segunda apreensão no Rio Grande do Norte em julho. No último dia 9, a PRF apreendeu 47,5 mil maços do produto e prendeu um homem pelo mesmo crime.


Os cigarros são trazidos irregularmente de fora do país e não passam pelo crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possam ser comercializados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Fizeram terrorismo', diz prefeito que teve casa invadida e esposa refém de criminosos no interior do RN

"Fizeram terrorismo na casa, com armas na cabeça da família, na cabeça dos pais da minha esposa". O relato é do prefeito de Riacho da Cruz, no Alto Oeste potiguar, Marcos Aurélio Rêgo (PP), que teve sua casa invadida por criminosos na noite de terça-feira (18) em Portalegre.


Prefeito Marcos Aurélio, de Riacho da Cruz, relata arrastão à sua casa em Portalegre. — Foto: Reprodução


A esposa dele foi feita refém e teve que dirigir para os criminosos, durante a fuga. Ela foi liberada minutos depois.

Os quatro suspeitos foram presos ainda na noite de terça-feira (19) pela Polícia Militar em Pau dos Ferros.


Marcos Aurélio afirmou que não estava em casa, por estar cumprindo uma agenda no município de Riacho da Cruz. Ainda assim, classificou o caso como um "momento traumático".


A esposa do prefeito não quis dar declarações sobre o crime. Segundo o marido, apesar de ela não ter sofrido nenhuma agressão física, foi vítima de violência psicológica.


"Levaram ela como refém, dirigindo o carro com arma na cabeça, ameaçando, mas graças a Deus teve o livramento de terem liberado ela sem fazerem nenhum tipo de violência, a não ser a psicólogica. Isso é o que abate mais a gente. Os bens materiais são o de menos. A gente fica nesse momento pedindo a Deus que dê forças para superar esse momento traumático", afirmou.


Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 19h30. Após fugirem de Portalegre, no próprio carro da primeira-dama de Riacho da Cruz, dois criminosos a liberaram na estrada e pegaram outro carro, onde um casal os esperava.


Três homens foram presos e uma adolescente foi apreendida minutos depois em Pau dos Ferros em um carro modelo Celta de cor prata. Uma arma e um simulacro foram apreendidos com os suspeitos e o material roubado foi recuperado.


O prefeito agradeu a ação da PM e também de pessoas que entraram em contato com a família para se solidarizar pela situação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos fazem arrastão na casa de prefeito e levam primeira-dama como refém no Alto Oeste potiguar

Criminosos invadiram uma casa na cidade de Portalegre, renderam a família do prefeito de Riacho da Cruz, Marco Aurélio Rêgo, e levaram a esposa dele como refém, na noite de terça-feira (19). As cidades ficam no Alto Oeste potiguar.


Carro usado na fuga dos criminosos. Quadrilha foi presa e levada para delegacia de Pau dos Ferros — Foto: Cedida


A quadrilha foi presa pela Polícia Militar cerca de uma hora depois em Pau dos Ferros. A vítima já tinha sido liberada pelos bandidos.


Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 19h30. Dois criminosos entraram na casa, renderam as vítimas e fizeram um arrastão, levando joias, celulares, perfumes, bebidas, entre outros objetos.


Na fuga, eles usaram o veículo da primeira-dama, e a levaram como refém.



Ainda de acordo com a PM, a dupla e a primeira-dama desceram a serra de Portalegre e encontraram outro veículo, onde um casal que faria parte da quadrilha já esperava por eles.


Os criminosos liberaram a vítima e continuaram em fuga no outro carro, pelas estradas carroçáveis da região.


Armas e materiais roubados em arrastão a casa de prefeito no interior do RN — Foto: Cedida


Os policiais militares foram acionados, começaram buscas e conseguiram capturar a quadrilha em um veículo modelo Celta de cor prata.


Segundo a PM, os dois homens que fizeram arrastão já respondiam por outros crimes. Um deles tinha mandado por homicídio e o outro já tinha sido preso por roubo.



Já o casal que deu apoio a eles era formado por uma jovem menor de idade e um servidor público da cidade de Pau dos Ferros.


Os suspeitos foram detidos e levados para a delegacia da região. Com eles, foram apreendidos uma arma calibre 38, um simulacro (objeto que simula uma arma) e os materiais roubados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Neoenergia Cosern tira 4 toneladas de fios e equipamentos irregulares em 17 municípios do RN

Quatro toneladas de fios e equipamentos irregulares foram retirados pela Neoenergia Cosern em 17 municípios potiguares.


Fios retirados em operação da Cosern — Foto: Divulgação


O quantitativo representa as ações desde janeiro e fazem parte de operação montada pela concessionária para retirada de material irregular, que representa risco à segurança da população.


A Cosern atuou nos municípios de Arez, Assú, Barcelona, Carnaubais, Ceará-Mirim, Doutor Severiano, Florânia, João Câmara, Macau, Mossoró, Portalegre, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Tomé, São Vicente e Senador Eloy de Souza.

“O objetivo é reforçar a segurança com a população, reduzir a poluição visual, evitar o desgaste das nossas estruturas”, explica Júlio Giraldi, superintendente de relacionamento com clientes da Neoenergia Cosern.



Irregularidades

Em casos de identificação de pontos de fixação ou equipamentos instalados de forma clandestina, a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern de forma imediata.


Situação semelhante ocorre no caso de identificação de cabos que possam causar risco à segurança da população ou ao fornecimento de energia.


Lista de municípios que tiveram ações da Cosern em 2022:


Arez

Assú

Barcelona

Carnaubais

Ceará-Mirim

Doutor Severiano

Florânia

João Câmara

Macau

Mossoró

Portalegre

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São Miguel

São Tomé

São Vicente

Senador Elói de Souza


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidores aposentados e pensionistas do RN nascidos em fevereiro são convocados para prova de vida

Servidores do Rio Grande do Norte aposentados ou pensionistas nascidos no mês de fevereiro têm até o próximo dia 5 de agosto para realizar a prova de vida. De acordo com o Instituto de Previdência dos Servidores do Rn (Ipern), o procedimento é necessário para evitar o bloqueio do benefício.


Instituto realiza prova de vida para evitar fraudes previdenciárias — Foto: Divulgação


No último mês de julho, o instituto oficializou o bloqueio de 50% do benefício de nascidos em janeiro janeiro que ainda não tinham realizado a prova de vida. Confirmada a abstenção do procedimento neste mês de agosto, será feito o bloqueio de 100% dos valores.


O procedimento tem a finalidade de evitar fraudes previdenciárias e manter os dados cadastrais atualizados dos beneficiários.


Atualmente a previdência estadual atende a 57.498 beneficiários, sendo 45.265 inativos e 12.233 pensionistas.

Devido à pandemia, o Ipern suspendeu o procedimento entre março de 2020 e agosto de 2021. Retomada em setembro, a abstenção vem sendo registrada mês a mês.


Neste ano de 2022, só em janeiro, o instituto computou 440 beneficiários (300 aposentados e 140 pensionistas) que deixaram de fazer a prova de vida.


Como fazer

Para realizar a prova de vida é necessário que o beneficiário compareça a uma das unidades do Ipern (Natal, Mossoró e Caicó), ou nas Centrais do Cidadão (Alexandria, Alto do Rodrigues, Apodi, Caraúbas, Ceará-Mirim, João Câmara, Macaíba, Macau, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e São Paulo do Potengi).


É necessário comparecer munido dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Nome social no título de eleitor cresce 281% em 4 anos no RN

O número de pessoas que solicitaram a inclusão de nome social no título de eleitor no Rio Grande do Norte aumentou 281% desde 2018, quando foi permitido pela primeira vez esse registro. A quantidade passou de 183, em 2018, para 699 neste ano no RN.


Nome social no título de eleitor cresce 281% em 4 anos no RN — Foto: Arquivo pessoal


Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral.


O nome social é a garantia do uso de um nome que corresponda a um gênero com o qual a pessoa se identifica.


Em todo o país o número de pessoas com o nome social no título aumentou quatro vezes. A quantidade passou de 7,9 mil, em 2018, para 37,6 mil neste ano.


Direito a votar com o nome social

Pessoas transgênero e travestis passaram a ter direito à inclusão do nome social no título de eleitor após uma portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018.


A medida considerou a autodeclaração suficiente para a emissão do documento, não sendo preciso apresentar outro documento oficial com o nome retificado e nem comprovar a realização de cirurgia de adequação de gênero, por exemplo.


Segundo os dados do TSE, o total de eleitores com nome social cadastrado representa apenas 0,02% do eleitorado apto em 2022. Não há estimativas oficiais do número de pessoas trans no Brasil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF faz operação para investigar suspeita de desvios na Codevasf

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20) a 'Operação Odoacro' para desarticular uma associação criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais em contratos com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Maranhão.


A operação é realizada em São Luís, Dom Pedro, Codó, Santo Antônio dos Lopes e Barreirinhas, com 16 mandados de busca e apreensão. Nos locais onde a PF esteve, foram apreendidos relógios de luxo e R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo (veja fotos mais abaixo).



Comandada por integrantes do Centrão – grupo de partidos que atualmente dá sustentação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) –, a Codevasf é uma estatal responsável por realizar obras e serviços em estados do Nordeste, do Norte no Distrito Federal.


A Polícia Federal não informou quando foram feitos os contratos sob suspeita. A principal empresa apontada no esquema é a Construservice, que tem como sócio oculto Eduardo Costa Barros, o 'Eduardo DP', também conhecido como 'Imperador'. Ele também é alvo da operação e foi preso.


Esquema de lavagem de dinheiro


Parte do dinheiro que foi apreendido pela Polícia Federal na operação — Foto: Divulgação/PF


Segundo as investigações da PF, Eduardo comanda um esquema de lavagem de dinheiro realizado a partir do desvio de verba pública, por meio de fraudes em licitações. O mesmo esquema já havia sido descoberto anteriormente em uma operação da Polícia Civil, em 2015, no município de Dom Pedro.


Após a operação em 2015, os policiais federais notaram que o esquema criminoso não somente continuou, mas cresceu nos anos posteriores, alterando a origem da verba desviada, que passou a ser federal.


Na prática, os criminosos criam empresas de fachada e simulam competições durante as licitações, mas com o real propósito de fazer com que a empresa vencedora seja sempre a de Eduardo DP, que possui grandes contratos com a Codevasf: A Construservice.


Contratos com a Codevasf

A estatal recebeu R$ 2,1 bilhões em emendas parlamentares entre 2018 a 2021. A Construservice, do Maranhão, é a segunda empresa que mais firmou contratos com a Codevasf no governo Bolsonaro. Já são R$ 140 milhões já empenhados.


A Construservice já foi alvo de uma operação da Polícia Civil, em 2015, por um envolvimento em um esquema que, segundo as investigações, desviou R$ 100 milhões de 42 prefeituras do Maranhão.


De acordo com a PF, além de colocar as suas empresas e bens em nome de terceiros, Eduardo DP ainda possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos, utilizando-se desse instrumento para perpetrar fraudes e dificultar a atuação dos órgãos de controle.



O que dizem os envolvidos

O g1 tenta contato com Eduardo Costa para comentar sobre as acusações da PF, mas ele ainda não foi encontrado para falar sobre o assunto.


Já a Codevasf afirmou que não teve acesso à decisão judicial que autorizou a operação policial, mas colabora com o trabalho realizado pelas autoridades policiais e proverá suporte integral às investigações. A Companhia disse ainda que mantém compromisso com a integridade de suas ações e com a elucidação de fatos.


Ao todo, 80 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pelo 1ª Vara Federal de São Luís. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.


Operação Odoacro

A operação foi denominada 'Odoacro' em referência ao sobrenome do soldado italiano que capitaneou uma revolta que colocou fim ao Império Romano, visto que um dos investigados pela PF é conhecido como 'Imperador.'









Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia diz à Justiça que mulher em cárcere privado em hospital de Caxias está 'apodrecendo'

No inquérito policial entregue à Justiça sobre o caso da paciente internada no Hospital Santa Branca, a Delegacia de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias (Deam-Caxias) informou que "há indícios claros de que a vítima esteja apodrecendo" na unidade particular de saúde.


Como revelou a TV Globo e o g1, Daiana Chaves Cavalcanti, de 36 anos, está internada desde junho após complicações em uma cirurgia plástica feita em março. Ela ainda não foi transferida do hospital onde, na segunda-feira (18), a polícia fez uma operação para prender o médico responsável pelo procedimento, Bolívar Guerrero Silva.



Além de argumentar que a vítima está apodrecendo, a polícia também informou à Justiça que Daiana pode já estar com infecção generalizada, e "à beira da morte". Outra suspeita da Deam-Caxias é de que a mulher esteja sendo mantida no hospital para "ocultar a atividade criminosa do médico".


Testemunha fala em chantagem

Uma testemunha, amiga da vítima, contou em depoimento aos investigadores que Guerrero Silva chegou a fazer chantagem para dificultar a saída da paciente da unidade. Ela disse que o médico ameaçou não usar mais a máquina para drenar a secreção expelida pelo corpo de Daiana.


Amiga de Daiana Chaves Cavalcanti contou em depoimento à Polícia Civil que o médico Bolívar Guerrero Silva chegou a fazer chantagem com a paciente para evitar transferência. — Foto: Reprodução/ TV Globo


Também no relato, a amiga disse que o médico afirmou que, caso Daiana fosse transferida para o Hospital Federal de Ipanema, não iria autorizar que a máquina fosse junto, o que para a polícia poria "a vida da vítima em risco"


Médico nega cárcere

Em depoimento à polícia, o médico negou que Daiana era mantida em cárcere. Ele disse que a mulher não quis ser transferida e afirmou que dava toda a assistência para ela. Bolívar alegou, ainda, que não houve erro médico e que ela não foi mantida em cárcere privado. Além disso, que ela tinha acompanhante e acesso ao telefone celular.


Fazendo upload: 121761 de 121761 bytes.
O médico equatoriano Bolivar Guerrero Silva tem o diploma validado no Brasil e foi preso por no Rio — Foto: Reprodução do Jornal Nacional


À polícia, outra testemunha disse que Daiana apresentou pus nas feridas da cirurgia, aparentemente necrosando, e que os pontos sempre soltavam e ela ficava com as feridas abertas. Também foi dito que o médico sempre afirmava que Daiana estava em situação estável e que ele cuidava dela.


Funcionários também prestaram depoimentos. Uma profissional chegou a ser questionada se Daiana estava sendo mantida na unidade de saúde "por livre e espontânea vontade". Ela disse que nenhum paciente é obrigado a permanecer no hospital. A mulher contou que, mesmo quando não há alta médica, o paciente pode sair da unidade assinando um documento de alta à revelia.


Liminares

Daiana está internada em estado grave, esperando uma transferência de hospital. A família da paciente conseguiu duas liminares na Justiça, que ainda não foram cumpridas. A primeira, na esfera cível, do dia 14 de julho, determinava que o Hospital Santa Branca e o médico fizessem a transferência da paciente, sob pena de multa de R$ 2 mil em caso de descumprimento.


Na segunda-feira (18), a Justiça concedeu uma outra liminar, dessa vez na esfera criminal. Mas, ainda assim, até esta quarta-feira de manhã Daiana ainda não tinha saído do Santa Branca.


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) manteve a prisão temporária do cirurgião durante a audiência de custódia na terça (19). Ele foi preso após a denúncia de que estaria mantendo Daiana em cárcere privado na unidade de saúde, da qual é sócio.


Apelo

Na manhã de terça-feira (19), Daiana afirmou por telefone que sente dor e que está cansada.


"Eu só queria que me tirassem daqui, para outro médico me acompanhar, porque eu já não aguento mais, já não aguento mais o que esse homem fez comigo. O meu peito está todo necrosado, está doendo tanto”, afirmou.

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu sindicância para apurar o caso. Além disso, Daiana disse que estava sozinha no local.


"Eu não tenho uma enfermeira pra poder me levantar da cama, eu mesma tenho que levantar sozinha. Ontem, eu passei o dia toda sozinha, porque minha outra acompanhante ficou com trauma dele", afirmou a paciente.


Família não tem dinheiro


O pai de Daiana, Paulo Lacerda, contou que não tem dinheiro para arcar com a transferência para uma unidade de saúde privada. "Estamos tentando ver se conseguimos passar para outro hospital, mas está difícil. Eu não tenho condições financeiras. Hospital particular é caro. Eu sou camelô. Eu não tenho como transferi-la”, afirmou.


Outras denúncias

Outras pacientes procuraram a Deam-Caxias para denunciar o médico. A dona de casa Ana Cláudia Gonçalves, de 49 anos, conta que fez uma plástica no abdômen e colocou próteses nos seios em 2019 no Hospital Santa Branca.


“Eu dei duas paradas cardíacas, fui parar na UPA. Necrosou, entendeu? E cheguei quase morta ao hospital. Estou com defeito, a minha barriga está toda torta, o meu umbigo está todo torto, e eu estou com sequela. Ele não me operou. Quem me operou foram as enfermeiras, ele estava lá só para me auxiliar”, afirmou Ana Cláudia.


Hospital Santa Branca, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo


A prisão

Bolívar foi preso na última segunda-feira (18), quando estava dentro do centro cirúrgico do Hospital Santa Branca. Segundo a polícia, a mulher teve complicações depois de uma cirurgia de abdominoplastia e está em estado grave.


Daiana tentou ser transferida de hospital, mas o cirurgião teria dificultado a transferência. Ela está internada desde junho desse ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Instituto Butantan vai importar 8 mil litros de IFA para produzir 10 milhões de doses da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (20) que o Instituto Butantan vai voltar a importar Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da China para iniciar a retomada da produção da vacina Coronavac em solo brasileiro.


Lotes de Coronavac, do Instituto Butantan — Foto: Divulgação


Segundo o Palácio dos Bandeirantes, serão importados 8 mil litros do produto da farmacêutica Sinovac para a produção de 10 milhões de doses do imunizante. As vacinas serão destinadas à vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19.


A aplicação nessa faixa-etária foi aprovada por unanimidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na última quarta-feira (13). A previsão do governo paulista é que as novas vacinas comecem a ficar prontas já no mês de agosto.


"Tomamos essa decisão hoje, antes mesmo da inclusão no PNI (Programa Nacional de Imunizações), para que a gente tenha vacina suficiente para vacinar as crianças de São Paulo e colocá-las à disposição do Ministério da Saúde para vacinar as crianças do Brasil. A importação deve levar algumas semanas para que, se possível, no mês de agosto, a gente tenha essas vacinas disponíveis e poderemos começar a imunização dessas crianças”, disse Rodrigo Garcia.


"São Paulo vai usar os recursos da Fundação do Instituto Butantan pra fazer essa importação, acreditando que o Ministério da Saúde fará a aquisição das vacinas. Se a gente ficar aguardando inclusão no PNI pra fazer essa aquisição, nós vamos perder semanas preciosas", declarou o governador, que é candidato à reeleição no pleito de outubro.


A Secretaria Estadual da Saúde informou que, caso o Ministério da Saúde não faça a compra dos imunizantes que serão produzidos, São Paulo irá vacinar as crianças do estado com essas doses.


O governo paulista diz que as 10 milhões de doses são suficientes para vacinar todas as crianças brasileiras dessa faixa etária com a 1ª dose do imunizante.


Mudança de orientação

A nova orientação do governo paulista acontece um dia depois de Garcia ter declarado que o Instituto Butantan aguardava a inclusão da Coronavac no Programa Nacional de Imunização (PNI) para iniciar a produção ou importação de nova leva da vacina.



"O Butantan nos informa não tem estoque da CoronaVac e que aguarda a inclusão dessa vacina no PNI dessa vacina para crianças de 3 a 5 anos para que ele possa acionar o laboratório parceiro, trazer as vacinas, envasar e distribuir para todo o Brasil. O início desse processo vai se dar com a inclusão oficial da CoronaVac para vacinar crianças de 3 e 5 anos no PNI", disse Garcia na terça (19).


O Instituto Butantan é fornecedor da CoronaVac para todo o Brasil. Só no estado de São Paulo são 1,1 milhão de crianças nessa faixa etária que agora poderiam se vacinar caso o imunizante estivesse disponível, afirmou do governador na terça (19).


De acordo com o governo paulista, mais de 6,1 milhões de crianças com faixa etária entre 5 e 11 anos já foram imunizadas no estado de São Paulo, sendo que 66,3% deste público está com o esquema vacinal completo e 86,9% foi vacinado com a primeira dose.


Início da vacinação na capital

A cidade de São Paulo iniciou a vacinação contra a Covid de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades, deficiência ou indígenas nesta quarta-feira (20). A capital tem cerca de 15 mil crianças com comorbidades nestas idades.


O prefeito Ricardo Nunes (MDB) também disse nesta terça (19) que ainda não é possível vacinar todas as crianças desta faixa etária porque a capital não tem vacinas suficientes em estoque. No total, a capital tem 313.826 crianças com 3 e 4 anos.


Garcia reafirmou na terça (19) que havia falta de doses suficientes para todas as crianças dessa faixa etária nos estoques municipais do estado.


"Tenho visto que os prefeitos de São Paulo e do Brasil que muitas vezes têm estoque da vacina e iniciaram a vacinação e os cumprimento por isso, eles têm autonomia federativa para tomar essa decisão, mas é importante que o Ministério da Saúde se pronuncie rapidamente para que a gente inicie a importação e o envase da vacina senão em algum momento teremos falta de vacinas. Os estoques que estão hoje nas prefeituras não dão para todos aqueles que têm direito, só aqui em São Paulo são 1,1 milhão de crianças, não temos isso em estoque."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia investiga morte de mulher durante show de Luísa Sonza em Porto Alegre

A Polícia Civil investiga a morte de uma mulher durante o show da cantora Luísa Sonza, em Porto Alegre, no último sábado (16). A veterinária Alice de Moraes, de 27 anos, passou mal enquanto acontecia a apresentação, procurou atendimento na ambulância que estava no Pepsi On Stage, mas não resistiu.


Alice de Moraes, ao fundo, passou mal quando estava no show de Luísa Sonza, em Porto Alegre, com a amiga Camila Rodrigues — Foto: Camila Rodrigues/Arquivo Pessoal


A causa da morte só será apontada após uma perícia no corpo, que pode levar até 30 dias para ser concluída. Os envolvidos devem prestar depoimentos nesta quarta-feira (20).


"Quando chegaram os médicos, Samu, quarenta minutos após ela veio a óbito. Tinha um histórico de doença cardíaca. A informação que eu tenho é que ela só tinha ingerido uma cerveja. Então tudo isso nós vamos apurar", diz o delegado Alexandre Vieira.


A Opinião Produtora, que realizava o show, afirmou que seguiu todos os protocolos e exigências recomendados a qualquer evento de grande porte.


Já a Transul, responsável pela ambulâcia que prestava o serviço de emergência no show, declarou que a paciente recebeu todo atendimento e assistência possível para a ocasião. Segundo a empresa, todos os protocolos foram seguidos, menos a remoção da paciente, porque ela faleceu durante o deslocamento do Samu.


"Importante destacar que as empresas privadas necessitam de uma interação com o SAMU para efetuar a remoção de qualquer paciente", disse, em nota, a empresa.


Como foi a madrugada

A noite, que era para ser de diversão, terminou da pior maneira para o grupo de amigos. Pouco mais de 30 minutos após o início do show, Alice informou à amiga Camila Rodrigues que iria ao banheiro.


Porém, segundo Camila, ela enviou uma mensagem pelo celular à 1h59 dizendo que tinha passado mal e estava na ambulância.


"Eu fui correndo e encontrei ela lá, desacordada, sentada ao lado da ambulância em uma cadeira branca, deitada. Eu questionei a enfermeira como ela tinha chegado ali, e a enfermeira me relatou que ela própria, a enfermeira, tinha escrito a mensagem. (...) Eles me falaram que tinham encontrado ela desacordada no banheiro", descreve.


Camila reclama de negligência no atendimento.


"A gente foi muito maltratada nas três horas que a gente teve ali, clamando socorro pela Alice. Eu comecei a questionar o que eles tinham feito, se eles tinham dado alguma medicação, se eles tinham dado água, e ela disse que eles não poderia ajudar, não poderiam atender ela e me orientaram a chamar um Uber", conta.


A irmã dela, Andreia Moraes, que também estava no show, também reclama do atendimento.


"Não estava sendo atendida, não estava com acesso [para receber medicamento], não tinha tomado qualquer tipo de medicação, não estava sendo monitorada de nenhuma forma. Eu questionei a profissional se tinham dado alguma medicação, se tinham visto [os] sinais vitais. Ela disse que não seria necessário, que eles não podiam dar medicação, porque ela era ex-bariátrica, que a gente tinha que tirar ela dali porque ela já estava há muito tempo. Só precisava ir para casa dormir", resume.

Contudo, ao perceber a perda de sinais vitais de Alice, chamou outra vez a equipe médica. Só então eles teriam levado a jovem para dentro da ambulância e tentado um procedimento mais eficiente.


"Ela já estava roxa, com a boca roxa, já não tinha nenhum tipo de resposta. Eles me tiraram de dentro da ambulância para começar as manobras de ressucitação. Depois, sei lá, de uma meia-hora, chegaram duas ambulâncias: uma da mesma empresa e outra do Samu. Já tinha chegado polícia, enfim, mas ela já tinha ido a óbito", afirma a irmã.


O delegado responsável diz que é muito prematuro falar em negligência neste momento. No entanto, afirma que irá buscar mais informações, como o momento exato do fato, quanto tempo demorou o atendimento, quantas ambulâncias estavam no local e qual era o público presente, entre outros dados.


"Após as oitivas, após perícia, após colhermos todas as provas desse inquérito, nós vamos decidir pelo indiciamento ou não de alguém", aponta Vieira.


Familiares e amigos apelam, agora, que o caso seja esclarecido o quanto antes.


"A gente busca muito essa justiça para que nunca mais aconteça, porque eu acho que o que bateu muito na gente era que poderia ter acontecido com qualquer pessoa", diz Camila.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acréscimo de R$ 200 no Auxílio Brasil será pago de agosto a dezembro

Fazendo upload: 190343 de 190343 bytes.


Portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (20) regulamenta o adicional de R$ 200 para o Auxílio Brasil, elevando o valor mínimo do benefício de R$ 400 para R$ 600, e o pagamento do novo valor entre agosto e dezembro deste ano.


Esse pagamento será feito dentro do calendário do programa, utilizando os mesmos meios de pagamento, diz a portaria.


O acréscimo de R$ 200 não será levado em conta para cálculo no caso de pagamento de parcelas retroativas, segundo a publicação.


Esse acréscimo no valor do Auxílio Brasil está dentro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que foi aprovada no dia 13 de julho e prevê gastos de R$ 41,2 bilhões em medidas de auxílio à população pobre e a algumas categorias profissionais.


Vale-gás

Além da ampliação de R$ 400 para R$ 600 mensais no Auxílio Brasil, a PEC prevê que outro benefício, o vale-gás, passe a pagar 100% do valor da média nacional do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) até o final deste ano, e não mais os 50% pagos desde o início do ano.


A portaria publicada nesta quarta-feira prevê que as famílias beneficiárias receberão o adicional nos meses de agosto, outubro e dezembro.


O adicional extraordinário terá o mesmo valor dos 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos 6 meses anteriores.


Os pagamentos do vale-gás são feitos sempre nos meses pares, nas mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil – que se baseiam no final do Número de Identificação Social (NIS).


Os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento do vale-gás.



O saque pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. O benefício pode ainda ser pago em poupança social digital do Caixa Tem.


É possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento Caixa, pelo telefone 111. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Noiva viraliza na web ao revelar durante o casamento gravidez que ela escondeu da família por cinco meses; vídeo

A noiva Ingrid Martins, de 27 anos, viralizou na internet depois de revelar durante o seu casamento, que foi realizado em Anápolis, a 55 km de Goiânia, a gravidez que ela escondeu da família por cinco meses. O vídeo publicado por sua irmã, Stefany Martins, nas redes sociais mostra o momento em que ela fez a surpresa à família e já conta com mais de 560 mil visualizações.


"Todo mundo falava tanto que eu tinha que ter filho logo que eu quis fazer essa surpresa para eles. Ver a emoção e a alegria de todo mundo foi muito gostoso”, relembrou Ingrid.


O casamento aconteceu no último dia 2 de julho, em uma igreja do Bairro Boa Vista. O vídeo também mostra o chá revelação de sua filha, chamada Ana Clara, que foi realizado durante a festa do casamento.


Ingrid diz que a ideia de esconder a gravidez foi dela e que, apesar de receoso, seu noivo – e agora marido – Welton Ivan Machado, logo topou. Originalmente, o casamento estava marcado para 2020, mas devido a pandemia da Covid-19, precisou ser adiado duas vezes.


"Como tive que adiar e fiquei sabendo da gravidez cinco meses antes de casar, preferi fazer dessa forma: esconder até o casamento e revelar na igreja", comentou.

Ingrid e Welton estão há 11 anos juntos e ela explica que, além de ser seu grande sonho, sua gravidez era algo esperado por toda a sua família. A mãe conta que a bebê Ana Clara será a primeira neta e bisneta de seus pais e avós.


Noiva durante chá revelação de filha em festa de casamento, em Anápolis, Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Ingrid Martins


"Eu, meu esposo e minha família sempre quisemos muito um nenenzinho, mas queríamos esperar o casamento para ter um filho, ainda que já morássemos juntos", explicou.

Para a realizar a surpresa, ela acrescenta que dias antes pediu a permissão do padre para fazer a revelação da gravidez dentro da igreja durante a cerimônia.


No entanto, esconder uma gravidez de toda a família e amigos durante cinco meses não foi uma tarefa fácil. Ingrid revela que precisou, inclusive, fingir ter uma doença no fígado para justificar ter parado de beber e disfarçar os enjoos que constantemente sentia.


"Quando eu passava mal da gravidez, dizíamos que estava passando mal por conta do fígado", disse.

Ela explica que passou por diversos momentos complicados durante a gestação e que em alguns momentos seu noivo quis desistir do segredo, mas que, no fim, ele respeitou sua decisão de manter a gravidez em segredo.


Até o momento da revelação, a noiva conta que apenas ela, seu noivo, sua cunhada, que foi responsável por ajudá-la a organizar o chá revelação, a costureira do vestido e algumas pessoas da clínica onde ela estagia sabiam de sua gravidez.


Ingrid explica que, como é estudante de Medicina Veterinária, precisou revelar para as pessoas no local de trabalho, uma vez que, com a gravidez, não poderia acompanhar alguns dos procedimentos a serem realizados.


Ter que esconder a gestação também impediu que Ingrid e Welton comprassem os próprios itens de enxoval de Ana Clara. Segundo a noiva, até a realização da cerimônia e da festa, eles não tinham nenhum item de enxoval.


"Ainda não compramos nada, mas as pessoas ficaram tão emocionadas que depois da festa nos deram várias coisas", contou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Padre estrangeiro que atuava em igreja na Zona Leste de SP está desaparecido há 17 dias

O padre congolês Wenceslas Kolela, que atuava na Paróquia São Judas Tadeu, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, está desaparecido desde o dia 3 de julho, segundo comunicado divulgado pela paróquia na última sexta-feira (15).


Padre Wenceslas Kolela, sacerdote que colaborava na Paróquia São Judas Tadeu, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo — Foto: Reprodução/Facebook


Pertencente à Congregação dos Agostinianos da Assunção (Assuncionistas), o padre foi visto pela última vez por volta das 11h15 do dia 3 de julho, quando saiu da casa paroquial para almoçar e não retornou, segundo a paróquia.


Em comunicado publicado nas redes sociais, a Paróquia São Judas Tadeu informou ainda que "o Padre Luís Gonzaga da Silva, Superior Geral dos Assuncionistas no Brasil, fez um boletim de ocorrência junto à polícia de imigração" e que quem tiver informações sobre o paradeiro de Wenceslas Kolela pode entrar em contato com a igreja ou com a Polícia Militar.



O g1 entrou em contato com a Paróquia São Judas Tadeu. Por telefone, uma funcionária do local disse que não poderia passar informações sobre o desaparecimento do padre.


Em nota, a Arquidiocese de São Paulo disse que "acompanha com atenção e orações as notícias sobre o desaparecimento do padre Wenceslas Kolela, sacerdote que colaborava na Paróquia São Judas Tadeu, no Tatuapé".


A Arquidiocese de SP informou ainda que "o superior provincial da congregação, Padre Luís Gonzaga da Silva, que está tratando do caso junto às autoridades policiais, poderá fornecer mais detalhes sobre o fato".


A reportagem procurou o padre Luís Gonzaga da Silva, líder dos Assuncionistas, mas não obteve retorno. Contatado pela TV Globo, Gonzaga respondeu que está em uma viagem pela África para tentar resolver a situação, e que não poderia dar mais detalhes sobre o assunto neste momento.


Procurada pelo g1, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não localizou nenhum registro do desaparecimento de Wenceslas Kolela em seu sistema.


Fonte: g1

Leia Mais ››