domingo, março 17, 2013

ACIDENTE ENTRE ITAÚ/RN E RODOLFO FERNANDES DEIXA ITAUENSE FERIDO NESTE SÁBADO


Os Itauenses Ariclenes Maia e Lindaécio sofreram um acidente neste sábado,16, por volta das 21 Hs quando retornavam da cidade de Rodolfo Fernandes/RN a cerca de 12 Km de Itaú. Os dois teriam ido deixar uma motocicleta na casa do sogro de Ariclenes quando na volta colidiram violentamente contra animais soltos na pista (Jumentos,  que morreram no local)  vindo a cair sobre a pista de rolamento e também num aterro. Segundo informações colhidas Lindaécio sofreu apenas escoriações pelo corpo e um corte no pé que após um sutura realizada foi liberado e Ariclenes Maia veio a sofrer uma lesão exposta no braço (dedos e cotovelos), o mesmo encontra-se internado em pau dos ferros onde já passou por uma cirurgia de emergência para reparar as fraturas expostas no cotovelo.
É bom salientar que essa RN é considerada como uma das mais perigosas da nossa região (Alto Oeste Potiguar) por ser muito estreita e  sem nenhum ponto de acostamento para os motoristas.

Reprodução Cidade News Itaú via Professor Márcio Melo
Leia Mais ››

Obras dos estádios da Copa precisam dobrar ritmo de trabalho para cumprir prazo


No Maracanã, o ritmo dos trabalhos terá que triplicar para a obra ser entregue no prazo

Dos 12 estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, dez ainda não estão prontos. E, para que sejam entregues nas datas previstas atualmente, será necessário, em média, que os trabalhos corram 2,4 vezes mais rápido do que vêm correndo atualmente.

Segundo acordo firmado com a Fifa, todos os estádios que serão utilizados no Mundial de 2014 deverão ser entregues até o dia 31 de dezembro deste ano. Algumas arenas, porém, deverão ser entregues antes desta data, como, por exemplo, as arenas que sediarão a Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15 de junho. É o caso do Maracanã, da Arena Pernambuco, do Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília) e da Arena Fonte Nova, em Salvador.  

Todas as arenas precisarão acelerar o passo nessa reta final. O caso mais agudo é o do Mané Garrincha, palco do jogo de abertura da Copa das Confederações, onde as obras terão que andar 3,5 vezes mais rápido neste e no próximo mês.

De acordo com o último dado divulgado pelo governo do Distrito Federal, que toca e banca integralmente a obra, os trabalhos estão 90% concluídos. Para a obra ficar pronta até o dia 21 de abril, data de entrega prevista, os operários terão que construir quase 10% do estádio em um intervalo de um mês. Considerando que, segundo o próprio governo local, durante todo o mês de fevereiro, a obra evoluiu apenas de 89% para 90% de conclusão, pode-se imaginar quão difícil será cumprir o prazo. 

Situação semelhante vive o Maracanã, onde a reforma está atualmente 90% concluída, segundo o governo do Estado do Rio de Janeiro, e a entrega está marcada para o dia 27 de abril. Para cumprir o prazo, as obras terão que evoluir nesta reta final a uma velocidade 3,2 vezes maior do que a média desde o início dos trabalhos, em agosto de 2010.

O estádio carioca é o que mais preocupa os dirigentes da Fifa. Palco da final da Copa das Confederações, o estádio teve sua data de entrega alterada duas vezes no últimos meses. A arena deveria ser entregue até fevereiro - como todos os estádios que serão utilizados na Copa das Confederações.

Percebendo que isso não iria ocorrer, a Fifa alterou o limite para 15 de abril. Após o alagamento do canteiro de obras ocorrido no início do mês em virtude das chuvas, a data de entrega do Maracanã passou a ser o dia 27 de abril.  

Já admitindo que as datas ideais de entrega das arenas da Copa das Confederações tornaram-se impraticáveis, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) voltam sua atenção para 2014. Em entrevista coletiva concedida no último dia 7 de março, o ex-jogador Ronaldo, membro do comitê, pediu o cumprimento dos prazos para o Mundial. Teve seu discurso endossado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que destacou que a data-limite de entrega dos estádios é 31 de dezembro de 2013. Será preciso correr.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Aperta o cerco em torno de Marin


O filósofo Leandro Konder,  os economistas Chico de Oliveira e Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-presidente do Palmeiras, e o jornalista e político Milton Temer , acabam de assinar a petição “Fora  Marin!“, assim como já fizeram Chico Buarque de Hollanda e Fernando Gabeira.

Os deputados Chico Alencar, Ivan Valente e Marcelo Freixo prometem assinar e se manifestar nas próximas horas.

Mais de 40 mil pessoas, um Pacaembu lotado, já assinaram a petição.

O jornalista Sérgio Cabral, o pai do complicado govenador do Rio, mas, governador do Rio, palco da decisão da Copa do Mundo, também manifestou, em sua coluna no diário “Lance!”, total apoio aos esforços de Romário em relação a Marin.

E informações seguras dão conta de que Marin passará pelo constrangimento de ser chamado a depor na Comissão Nacional da Verdade.

É este o consenso que se está formando entre seus integrantes.

Como escreveu o jornalista Zuenir Ventura em “O Globo”, soa como ironia um admirador do torturador Sérgio Paranhos Fleury dirigir a CBF num país presidido por quem foi  torturada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem mata ex-genro durante missa em igreja de Porto Alegre


Corpo do homem é retirado do interior da igreja na Zona Sul de Porto Alegre (Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)
Um crime chocou a comunidade da Zona Sul de Porto Alegre na manhã deste domingo (17). Durante a missa que era realizada na Paróquia do Santuário de Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, uma discussão se iniciou e um homem de 55 anos disparou quatro vezes contra um de 35. Segundo a polícia, o homem que efetuou os disparos era ex-sogro da vítima.
Depois dos tiros, houve uma correria muito grande. Pessoas se atiraram no chão e outras tentaram se esconder na sacristia. O autor dos tiros foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para dar esclarecimentos. Em seguida será levado para o Presídio Central, garante a polícia.

Crime ocorreu no interior da Paróquia do Santuário de Santa Rita de Cássia (Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)Paróquia do Santuário de Santa Rita de Cássia é
bastante conhecida em Porto Alegre
(Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)
Conforme relatos da polícia, o homem que atirou trabalhava como ajudante na igreja e ficou irritado ao ver o ex-genro entrar no local com a namorada. A vítima foi casada com a filha do suspeito e os dois tinham filhos, mas estavam separados. Ainda segundo a polícia, os envolvidos no caso nunca se deram bem e já haviam registrado ocorrências na delegacia um contra o outro.
Cunhada da namorada da vítima, Daniela Maizonave estava com o casal no momento do crime. Ela disse que a discussão ganhou força após o homem cobrar do ex-sogro uma participação maior dos filhos adolescentes, de 13 e 16 anos, na igreja. Os filhos passaram a morar com os avós após a separação.
O primeiro tiro acertou a cabeça da vítima. Os outros três foram disparados já com ele no chão. Segundo moradores da Zona Sul da capital gaúcha que conheciam a família, o homem morto tinha ordem da Justiça para não se aproximar do ex-sogro.
O local foi isolado para a realização da perícia. Testemunhas foram prestar depoimento no Palácio da Polícia de Porto Alegre.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Primeira prefeita eleita por voto direto no Brasil morre no Ceará aos 89 anos


Aldamira foi a primeira prefeita eleita com voto direto (Foto: TV Diário/Reprodução)Aldamira foi a primeira prefeita eleita com voto direto
(Foto: TV Diário/Reprodução)
A primeira mulher eleita prefeita por voto direto no Brasil, Aldamira Guedes Fernandes, morreu aos 89 anos em Fortaleza na madrugada de sábado (16) de parada cardíaca. Aldamira foi prefeita de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará.
Ela estava internada em um hospital particular de Fortaleza desde janeiro, quando sofreu uma queda em sua residência, em janeiro. De acordo com o hospital, ela havia passado por uma cirurgia e se preparava para retornar a Quixeramobim, quando teve a parada cardíaca.
A prefeitura de Quixeramobim decretou luto oficia de cinco dias. A data e horário do sepultamento de Aldamira Guedes ainda não foram definidos.
Altamira foi eleita prefeita em 1958 e exerceu o mandato entre 1959 e 1962. Ela era natural de Iguatu, no Ceará, e morava em Quixeramobim desde os 17 anos de idade.
Prefeita por voto indireto
Luiza Alzira Soriano Teixeira, do Rio Grande do Norte, foi a primeira prefeita eleita no Brasil, em 1928, no entanto, ela foi eleita de forma indireta, que permitia o voto apenas de pessoas delegadas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma chega a Roma para participar da missa de posse do novo Papa


Dilma chegou em Roma neste domingo e recebeu flores no hotel (Foto: Juliana Cardilli/ G1)
A presidente da República, Dilma Roussef, chegou por volta das 15h45 (11h45 do horário de Brasília) ao hotel Westin Excelsior, no Centro de Roma, perto da Piazza de Spagna. No hotel, Dilma foi recebida com um buquê de flores e disse aos jornalistas: "Vocês sempre firmes, conseguem chegar antes de mim!". Antes de entrar no elevador e subir para seu quarto, ela acenou para as câmeras.

Segundo assessores do Itamaraty e do planalto, Dilma não tem agenda neste domingo. Na segunda-feira (18), deve ter encontros com autoridades, ainda não definidos. Na terça-feira (19), participa da missa que marcará o início do pontificado do Papa Francisco. Ainda não está confirmado se irá ocorrer um breve encontro com o pontífice. A presidente deixará Roma na quarta-feira (20).

Na última quarta-feira (13), após o anúncio do nome do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como novo Papa, o Secretário-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, informou que a presidente enviaria representantes do governo para a cerimônia de posse. No dia seguinte, o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, divulgou que Dilma também vai participar da missa.

Presidente desembarca Roma depois de viajar em avião oficial da Presidência da República (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma embarcou no avião oficial da Presidência por volta das 22h30 de sábado na Base Aérea de Brasília. Segundo a assessoria, ela foi acompanhada de Gilberto Carvalho e dos ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Educação, Aloizio Mercadante e de Comunicação Social, Helena Chagas.

Presidente do Brasil já está na Itália (Foto: Juliana Cardilli/ G1)Presidente do Brasil já está na Itália
(Foto: Juliana Cardilli/ G1)
Devido à ida para Roma, Dilma adiou viagem que faria a Salvador na segunda para conhecer as instalações da recém-inaugurada Arena Fonte Nova. O estádio baiano será utilizado na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014.
Visita do Papa
A presidente divulgou nota oficial na quarta-feira para parabenizar o Papa Francisco. Ela disse que o Brasil, o maior país em número de católicos, "acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano". Ela também lembrou da expectativa dos fiéis com a visita do pontífice ao Rio de Janeiro, prevista para julho.

"Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano", afirmou a presidente. O Papa Francisco deverá vir ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Andressa vence prova da comida e ganha carro 0km no "BBB13"


Depois de vencer a prova da comida, Andressa ganhou um carro 0km. "Não acredito. Até que enfim. Estou muito feliz", gritava a paranaense.

O ex-jogador de futebol Ronaldo visitou a casa do "BBB13" neste domingo (17) e conduziu a prova da comida. André, Andressa, Fernanda, Fani, Nasser e Natália se surpreenderam com a visita do craque.

"Tentei vir aqui na sexta, mas vocês demoraram muito na prova de resistência. Fiquei aqui 5h esperando", afirmou o Fenômeno.

Na disputa os grupos - laranja: André, Andressa e Fernanda; amarelo: Fani, Natália e Nasser - tinham 5 minutos para montar um carro com os produtos sugeridos pelo patrocinador e cada item tinha um valor específico. A equipe que obtivesse a maior pontuação na montagem do automóvel vencia.

André, Andressa e Fernanda venceram a disputa e além de terem ganho 1500 estalecas, também ficaram com a cozinha da mansão. O grupo que ganhasse disputava entre si um carro. Andressa conseguiu ligar o automóvel e foi a sortuda.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

André passa mal e se irrita com brincadeira de Nasser


Durante a festa Fundo do Mar, na madrugada deste domingo (17), André deixou a festa e foi para o quarto do líder. Natália, que estava tomando banho, perguntou se estava tudo e brincou com o capixaba. Nasser, que estava perto, também brincou com André, mas seu comentário não foi bem recebido pelo brother. "Por que você está com essa cara meio branca, Alfred?", perguntou o gaúcho. 

"Melhor ter a cara branca do que ser igual a você moleque", respondeu André, meio alterado já. 'Alegre' também, Nasser ficou sem entender o comentário e disse para Natália que o capixaba estava levando na pessoal. 

André voltou para área do banheiro e avisou - "Se eu estiver passando mal não fica rindo de mim. Não fica me zoando não, moleque. Eu não estou para brincadeira hoje", disparou André.

"To aqui para te ajudar. Eu tô aqui no paredão e estou de boa contigo. Quer que eu suba para te ajudar?", perguntou o gaúcho, sem entender a situação. "Não fica rindo de mim. Eu detesto que as pessoas riem de mim. Nem sobe", respondeu o empresário.

Vendo que o capixaba se fechou no quarto e não queria conversa, Nasser chamou Fernanda para checar se estava tudo bem.

"Sobe lá e ajuda o André porque ele está mal, bêbado, eu não sei o que aconteceu com ele", avisou.

A mineira subiu no mesmo momento e encontrou o brother deitado na cama.

"Não estou muito bem. Eu bebi um pouquinho e quero ficar na minha aqui", disse André.  "Tô cansado mesmo, não gosto de ninguém me zoando", continuou. "Cansei de pessoas sonsas aqui dentro", reclamou ainda.

"E essas pessoas sonsas te incomodam por quê?", questionou a mineira.

"Não tenho que explicar nada. Eu não quero explicar", rebateu o capixaba.

O capixaba disse ainda que sente falta de família e voltou a comentar sobre algo que viu na festa Malandra que o deixou chateado.

"Eu conheço as pessoas no olhar. Eu tenho esse dom", ressaltou. "Fê, eu tenho uma coisa pra te falar, mas não vai ser aqui. Que aconteceu numa festa. Eu sei porque eu vi", continuou André. "Depois disso eu senti que eu estava sozinho", completou.

André também comentou que é muito observador e que existem coisas que não podem ser vistas pelo pay-per-view, mas apenas por quem estava presente nas situações.

A conversa acabou em DR e Fernanda chorou ao ouvir as insinuações de André.

"Você não acredita em nada do que eu estou falando", lamentou a mineira. "Você tem um milhão de pés atrás comigo", continuou.

"Ah, Fê, não adianta tentar virar o jogo não, sério mesmo", esbraveceu o capixaba.

Apesar da insistência da advogada, André não revelou o real motivo de sua desconfiança com relação à sister. Ao ver Fernanda chorar, André baixou a guarda e consolou a mineira. O casal então voltou para a festa.

Reprosução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sem seca: Farra de dinheiro na prefeitura de Alto do Rodrigues


alto do rodrigues

A seca que assola o Rio Grande do Norte e trás sérios transtornos para a população parece que não chegou ao município de Alto do Rodrigues. A prefeitura contraria a recomendação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado e não está nem aí. Alto do Rodrigues também se encontra na relação dos municípios em estado de emergência. Contratou a banda Chiclete com Banana por um cachê altíssimo para a festa de aniversário da cidade.

Além…

De outras atrações para shows que acontecerão entre os dias 24 e 28 de março.

E olhe que o governo do Estado prorrogou por mais 180 dias estado de emergência no RN por mais 180 dias em 144 municípios.

A farra de dinheiro é grande em Alto do Rodrigues!

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rosalba estima em R$ 4 bilhões prejuízos com a seca no RN


rosalba mossoroenseA governadora Rosalba Ciarlini, durante entrevista à TRIBUNA DO NORTE, estimou que o prejuízo com a estiagem no Rio Grande do Norte é de R$ 4 bilhões.

” Nós estimamos que esse prejuízo seja bem maior, chegue a R$ 4 bilhões, porque não é só a questão do rebanho, mas o que já perdemos, o que é necessário para recuperar, a agricultura familiar foi extremamente prejudicada. Mas temos que ter como fundamental é que precisamos de obras estruturantes de recursos hídricos para, nas próximas secas que virão, estarmos mais preparados. A situação é bastante calamitosa, 146 cidades em estado de emergência. Temos 700 poços perfurados e não equipados. Estamos equipando 470, com investimentos de R$ 5 milhões, mas também estamos perfurando mais”, destacou.

Ela disse que ainda não recebeu o pedido da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte que quer o Governo como avalista de empréstimo de R$ 235 milhões.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Veja compara Rosalba a Micarla


micarla rosalbaA governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, tomou uma decisão nada original para tentar conter a queda contínua de sua popularidade: dá mais espaço ao PMDB no governo.

Na semana passada, ela se reuniu com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e com o presidente da Câmara, Henrique Alves, para fechar o acordo.

Rosalba, que comanda o único estado governado pelo DEM, já admite de desistir de disputar a reeleição. Se isso ocorrer, ela terá o mesmo final melancólico da ex-prefeita de Natal Micarla de Souza.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em dois meses, Assofarn registra 95 assaltos a farmácias em Natal


Em dois meses, 95 assaltos foram registrados em farmácias de Natal. Imagens cedidas revelam a audácia dos criminosos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Em dois meses, 95 assaltos foram registrados em farmácias de Natal. Imagens cedidas revelam a audácia dos criminosos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Em dois meses foram registrados 95 assaltos a farmácias em Natal. Esta é apenas parte das ocorrências registradas pela Associação de Redes de Farmácias do Rio Grande do Norte. Em muitos casos, inclusive, ficam claras a audácia e violência dos criminosos. Segundo Alexandre Miranda, diretor executivo da Assofarn, os assaltos foram contabilizados entre 15 de janeiro e a segunda semana deste mês.

“Hoje, pra se ter uma ideia, temos 1.580 funcionários em 140 lojas. Muitos estão pelo INSS e outros fazem tratamentos psicológicos por causa destas abordagens e falta de policiamento nas ruas”, afirmou o diretor.
Em resposta aos dados da Associação, o coronel Alarico Azevedo, subcomandante da região metropolitana, disse que “a Polícia Militar, através de um planejamento estratégico, combate a ação delituosa destes indivíduos. Não só nas farmácias, mas em toda a área comercial e residencial”. O oficial ainda acrescentou que “este combate exige, não só um trabalho extensivo da Polícia Militar, mas uma opressão qualificada da polícia judiciária, com a identificação dos indivíduos e a expedição de mandados de prisão”.


Matéria feita pela Inter TV Cabugi (Veja vídeo ao lado) mostra que alguns estabelecimentos já são velhos conhecidos dos assaltantes.  Uma farmácia, na Av. Jaguarari, no bairro do Alecrim, foi assaltada na semana passada. Lá, um dos funcionários se considera recordista. O rapaz preferiu não se identificar, mas contou que o local já foi alvo dos criminosos várias vezes, tendo ele presenciado 14 roubos. “O que nos deixa muito preocupado é porque, infelizmente, não se vê uma resposta. Então a gente se vê inseguro a todo momento”, relatou.
Ainda de acordo com os registros, grande parte dos assaltos acontece entre as 16h30 e 19h. O que, para a Assofarn, é mais uma prova da audácia dos criminosos – já que estes são os horários de maior movimento nas farmácias. Em uma outra ocorrência, no conjunto Cidade Satélite, cujas imagens foram cedidas, é possível ver que o assaltante saca a arma ainda na calçada. Ele entra, aponta o revólver para os funcionários e manda os clientes se deitarem no chão.
O trauma certo para os consumidores, que começam a evitar alguns estabelecimentos. Alguns empresários decidiram reduzir o horário de atendimento. Outros já falam em fechar as portas. Mas, a situação é ainda mais difícil para quem trabalha nas farmácias. “Num horário de bastante movimento aqui no local ainda, o que nos deixa mais preocupado. Ainda porque eles não têm horário certo para atacar, certo?”, acrescentou o funcionário ouvido pela reportagem.
Hoje, grandes partes das farmácias de Natal conta com sistemas de monitoramento por câmeras, o que poderia auxiliar na identificação e prisão dos criminosos. As imagens chegam à polícia. “O investimento que a gente faz é muito alto. Até para poder ajudar, colaborar com os órgãos de segurança. Mas, nem isso consegue coibir”, ressaltou  Alexandre Miranda.
Para alguns profissionais, o sentimento é mesmo de revolta pela falta de solução, de segurança para realizar o próprio trabalho. “A todo momento tem que ter alguém observando as imediações da loja,  porque a sensação de insegurança é terrível. É constante”, revelou o funcionário.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Militar tira de circulação duas armas de fogo




Policiais do Distrito de Policia Rodoviário Estadual (Dpre) apreenderam na tarde de domingo, 17 de Março de 2013, duas armas de fogo na cidade de Mossoró.

Os policiais realizavam uma blitz no posto policial que fica localizado na saída para cidade de Governador Dix-Sept Rosado, quando pararam um veiculo tipo Voyage, em revista, encontraram com o condutor dois revolveres, um de calibre 32 e outro 38, ambos municiados.

Segundo o motorista, ele estaria voltando do sitio Lagoa de Pau localizado na zona Rural de Mossoró e estava à procura de sua filha de 13 anos de idade que estava desaparecida desde o dia de ontem 16. A menina havia saído de casa e estaria “fariando” com amigos no sitio Lagoa de pau. Ainda segundo o pai, ele estava armado por não confiar nos amigos dela.

O mesmo foi conduzido para delegacia de plantão, apresentado ao Delegado Dr. Teixeira Junior e será autuado por porte ilegal de arma.


Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Denarc apreende 10 quilos de maconha nas Rocas


Duas pessoas foram presas e cerca de 10 quilos de maconha apreendidos durante uma operação realizada na noite deste sábado (16), na rua Jordanês e Travessa Belo Horizonte, no bairro das Rocas. Gilton Lago Batista de Souza, de 22 anos, mais conhecido como "Batatinha",  e Marcio Cristian Xavier da Silva, de 24 anos, foram flagrados com a droga e uma balança de precisão.

De acordo com a assessoria de imprensa da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), as investigações que culminaram na prisão dos acusados foram realizadas pela equipe da Denarc (Delegacia Especializada de Narcóticos). Durante algumas semanas os agentes monitoraram os passos dos dois suspeitos e resolveram agir no exato momento que Marcio entregava uma bolsa contendo a droga a Gilton.

Um dos presos já responde por tráfico, no entanto se encontrava em liberdade. Marcio Cristian foi preso no dia 7 de fevereiro, em Parnamirim. Gilton, que trabalha como auxiliar de cozinha, não tem passagem pela polícia.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Guerra entre 'EUA' e 'Al Qaeda' leva terror a João Pessoa


Bairros inimigos, condomínios populares que se atacam, brigas de torcidas. Capital líder em homicídios de negros do país, João Pessoa é uma cidade dividida.

No coração dos conflitos, centrados na periferia, estão grupos que controlam diferentes áreas da cidade: a "Okaida", nome inspirado na rede terrorista Al Qaeda, e os "EUA", inimigos da Okaida.

Nessa disputa batizada pelo principal conflito mundial deste século, a história se resume à luta pelo comando do tráfico ou de presídios, diz a polícia. Mas moradores da periferia relatam que o problema é mais profundo e se nutre da rivalidade entre bairros.

Sob ameaça de morte, jovens são proibidos de frequentar espaços visados por jovens de áreas rivais, ainda que não tenham ligação com o crime. Pichações das gangues marcam cenas de homicídios.

A briga entre torcidas organizadas também estimula a violência, dizem moradores. Apesar de torcerem para o mesmo time, o Botafogo-PB, a Torcida Jovem da Paraíba e a Fúria Independente são de bairros rivais, e mobilizam centenas de jovens.

Para a polícia, o ódio entre bairros é fomentado por traficantes para forçar jovens vulneráveis a entrar nas facções. "Perguntamos o por quê do encantamento com facções e o próprio jovem não sabe dizer", diz Andrezza Gomes, 22, da Pastoral do Menor.

MORTES DE NEGROS

João Pessoa registrou 518 mortes violentas em 2012. Para a Polícia Civil, metade está ligada ao tráfico e à disputa entre os grupos.

O Mapa da Violência 2012, que computa homicídios de 2010 registrados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mostra que, para cada homicídio de branco, 29 negros são mortos na cidade.

É a capital com a maior taxa de homicídios de negros do país: 140,7 por 100 mil negros. A taxa nacional é quatro vezes menor, 36.

O estudo considera negro a somatória de quem se declara preto e pardo ao IBGE.

O governo do Estado reconhece que os números apontam uma tendência, mas diz que pode haver diferença entre dados do IBGE, em que o entrevistado declara sua cor, e os do SUS, em que o médico atesta a cor da vítima.

Para o historiador e militante negro Danilo da Silva, a Paraíba vive um "genocídio" da população negra.

Não se trata, porém, de um confronto armado entre raças, mas de enfrentamento entre os próprios moradores da periferia da capital. Silva aponta a "omissão do Estado na periferia", que não se empenharia para resolver os crimes, como o componente que permite essa situação.

"É como se o envolvimento no tráfico justificasse tudo: morreu, foi coisa boa. Mas nem todos estão envolvidos." Estudante, pedreiro, capoeirista e negro, Edjackson da Silva Ferreira, 17, foi morto no último dia 20 no condomínio onde vivia com a mãe, no bairro do Valentina, um dos mais violentos da capital.

Moradores do condomínio rival invadiram o local e atiraram em Ferreira apenas para "não perder a viagem", porque não encontraram seus alvos, dizem pessoas próximas.

"Ele não era do tráfico", afirma o professor de capoeira João Paulo Pereira, 28. Desde então, tiros entre os condomínios são quase diários. Até semana passada, ninguém havia sido preso.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 10 milhões na quarta


O concurso 1.477 da Mega-Sena, que foi sorteado neste sábado (16) em Uruaçu (GO), acumulou e pode pagar um prêmio de R$ 10 milhões no sorteio de quarta-feira (20), segundo a Caixa Econômica Federal. Os números que saíram foram: 03 - 04 - 46 - 50 - 56 - 59.

Na quina, houve 58 acertadores que vão ganhar R$ 33.527,40 cada um. Já os acertadores da quadra foram 4.036, cada um receberá o prêmio de R$ 688,30.

Nos concursos da Mega-Sena, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica. O valor da aposta mínima, com seis números, é de R$ 2.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Hoje famoso, pastor já foi rejeitado por líderes evangélicos


O pastor Marco Feliciano é um "achado". Quem diz isso é ele mesmo, num vídeo postado no YouTube em que se apresenta como uma novidade na cena evangélica. "Já perguntei para Deus por que ele me levantou. Fui pego a laço."

Feliciano repete nos cultos que já leu a Bíblia mais de 30 vezes "da capa à contracapa" --a primeira delas aos nove anos. Diz ainda ter escrito 18 livros "acerca dela" e uma enciclopédia religiosa "de mais de 700 páginas".

No palco, costuma recorrer a argumentos de autoridade. Falando sempre muito alto, quase gritando, garante ter conquistado o título de "doutor em divindade" após ter feito "mais de seis faculdades" e um mestrado "que me deu este anel de formatura que eu tenho no dedo".

Aos 40 anos, o deputado federal pelo PSC paulista ganhou fama após ser eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.



Classificado por muitos como um fundamentalista religioso, racista e homofóbico, enfrenta a oposição de outros parlamentares e tem sido alvo de passeatas pelo país. Ontem mesmo houve protestos de rua em várias capitais.

Militantes dos direitos humanos citam, entre outras, uma mensagem no Twitter em que Feliciano classifica os africanos como descendentes de um ancestral "amaldiçoado por Noé". Ele nega. Diz ter sido mal interpretado.

O INÍCIO

A história de Feliciano no mundo evangélico também é cercada de polêmicas. Apesar das credenciais que gosta de exaltar, ele enfrentou dificuldades para conseguir ser reconhecido como pastor.

Antes de fundar sua própria igreja, a Catedral do Avivamento, baseada em Orlândia, interior paulista, Feliciano tentou virar pastor da Assembleia de Deus no ramo Belém, o principal da denominação.

Após descobrirem que ele já pregava como pastor --uma espécie de estelionato religioso--, lideranças da Assembleia rejeitaram seu nome. A saída foi recorrer ao exterior. Aos 27 anos, viajou para os Estados Unidos, onde foi consagrado por Ouriel de Jesus, um dirigente de igrejas evangélicas brasileiras naquele país que já foi acusado de heresia por pastores brasileiros.

"No dia em que eu revelei para todo mundo que eu não era pastor, as portas se fecharam", comentou anos atrás num programa próprio de TV.

Hoje, no comando de uma denominação com 14 "filiais" (expressão usada por membros da própria igreja) e astro de programas próprios de TV na CNT e emissoras regionais, Feliciano conseguiu retomar o diálogo com as lideranças do ramo Belém da Assembleia.

NÔMADE

A vida religiosa de Feliciano começou aos 15 anos. Filho de mãe solteira, ele era guardinha-aprendiz em Orlândia quando ficou curioso pelos assobios de músicas religiosas do amigo e hoje compadre Ronaldo Pulhes, bancário na região.

Foi Pulhes quem levou Feliciano à Assembleia. O jovem começou a trabalhar voluntariamente para a igreja e cresceu rápido nos estágios iniciais. "Ele sempre gostou de liderar", diz o compadre.

O grande salto como pregador foi em 1999, aos 26 anos, quando subiu ao palco do tradicional encontro evangélico Gideões Missionários, que ocorre em Camboriú (SC).

Falando para a multidão, Feliciano surpreendeu os pastores tradicionais com o ritmo alucinante de sua pregação e, mais ainda, com a euforia dos fiéis. Mandou seu recado: "Sou um menino só por fora, por dentro tem um homem de Deus escondido aqui".

No meio evangélico, Feliciano é tido como um "pregador itinerante". Seu poder não advém da capacidade de fidelizar um público numa base fixa, como é o caso de Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, mas de uma a atuação mais intensa "no varejo". Com auxílio da TV, ele vende livros, CDs e DVDs via internet e telefone. E vai percorrendo cidades em cultos menores. Já pregou em mais de 1.700, diz.

Esse tipo de atuação ajuda a explicar sua votação em 2010. Sem reduto, conseguiu 211 mil votos em 634 dos 645 municípios paulistas.

PATRIMÔNIO

Para impulsionar os negócios, o pastor montou uma pequena rede de empresas. A Marco Feliciano Empreendimentos Culturais e Eventos cuida dos shows. A Grata Music foi criada para vender CDs e DVDs. E a Tempo de Avivamento Empreendimentos, para publicidade. Sua assessoria diz que as duas últimas, embora ativas, não atuam.

Na pequena Orlândia (40 mil habitantes), Feliciano mora com a mulher e três filhas numa das maiores casas da região, num terreno de 600 metros quadrados. Tem mais seis imóveis no município.

À Justiça Eleitoral, também declarou três carros de luxo, um deles uma BMW avaliada em R$ 95 mil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente com vítima fatal na cidade de Upanema.


  Foi registrado na madrugada deste domingo, 17 de Março de 2013, há 3km da cidade de Upanema, um acidente que teve como vítima fatal, Antônio Jean Silva Medeiros, cabelereiro, residente na cidade de Governador Dix-Sept Rosado.
  Segundo informações, a vítima seguia com destino a cidade de Upanema, quando ocorreu o acidente. O corpo de Jean foi encontrado por populares já no inicio da manhã, por volta das 5h30min, caído fora da pista.
  Há uma possibilidade de ele ter perdido o controle da motocicleta tipo Titan de cor vermelha, MYF-2265, vindo a sair da BR.
  Segundo informações, Jean estaria indo de Governador visitar uma amiga na cidade de Upanema, no final da noite de ontem.
  Tudo indica que devido o estado de rigidez do cadáver o acidente tenha ocorrido durante a madrugada.
  A Radio Patrulha da cidade de Upanema composta pelo SGT Juscelino, Cabo Rosivaldo e os Sd's Nogueira e Juscelino, isolaram o local para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico-Cientifico de Policia (ITEP), que logo após removeram o corpo de Antônio Jean para a sede em Mossoró.










Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Cerro-coraense foi encontrado morto em Macaíba


O corpo de homem em adiantado estado de putrefação que foi encontrado do lado da cerca da estação de rádio da marinha em Macaíba nesta sexta (15), é do jovem Cerro-coraense conhecido por RONILDO sobrinho do ex-vereador Edivaldo Pereira, que estava desaparecido e segundo os familiares o mesmo foi visto pela ultima vez na ultima segunda feira no bairro do Alecrim em Natal onde teria ido deixar sua esposa no trabalho e em seguida teria visitado algumas bancas de camelôs. 

Policiais que estiveram no local informaram que o corpo apresentava sinais de violência, bem como, foram localizadas capsulas de pistola.40 junto ao mesmo, sendo possivelmente uma execução. Ronildo trabalhava em uma empresa de segurança (Em carro forte) e mantinha um pequeno comercio ambulante.

O sepultamento do mesmo aconteceu no final da tarde deste sábado no cemitério São Joaquim em Cerro Corá.





Fotos: Macaíba polícia

Reprodução Cidade News Itaú via O Comunicador
Leia Mais ››

Está com dificuldade em ouvir a nossa programação?

Prezado Ouvinte:

A rádio Cidade trás para você ouvinte assíduo da nossa programação, estamos disponibilizando mais recursos para que você não fique desconectado.

Caso seu computador não se conecte automaticamente sigas as nossas instruções:




Para ouvir a nossa programação no WINAMP:

1. Abra o programa

2 . Pressione a tecla CTRL + L


5. Aguarde o carregamento do áudio


Para ouvir a nossa programação no WINDOWS MEDIA PLAYER

1. Abra o programa

2 . Pressione a tecla CTRL + U

3. Digite: mms://78.129.163.73:16083/
4. Clique em permitir

5. Aguarde o carregamento do áudio.

Se nenhuma das opções funcionou acesse as opções

http://radiocidadeitau.radiostream321.com/

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-cidade-1049-fm/55566
http://radiocidadeitau.listen2myshow.com/


Sugestão de novos playr





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Motorista perde direção e bate forte num poste na BR-101, em Natal


Fox ficou parcialmente destruído após bater de frente em um poste na BR-101, em Natal (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O motorista de um Fox branco perdeu o controle da direção e atingiu, frontalmente, um dos postes que fica na BR-101, na esquina do shopping Via Direta, zona Sul de Natal. Apesar do forte impacto, que destruiu boa parte do carro, o condutor não sofreu ferimentos graves. Ele foi conduzido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho com um corte na boca e outras lesões pelo rosto, mas passa bem, segundo informações de um familiar. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 6h deste domingo (17).
Ainda de acordo com o policial rodoviário federal Araújo Souza, socorristas do Corpo de Bombeiros tiveram que jogar terra sobre a pista. A medida foi necessária para evitar um incêndio ou eventual explosão, já que o combustível do veículo se espalhou pela via. O policial informou também que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) será informada da colisão e deverá providenciar reparos no poste, que também ficou bastante avariado.
Ao G1, um parente do motorista que pediu para não ser identificado, disse que o dono do Fox é um jovem que estava indo jogar bola. “Ele perdeu o controle do carro, que acabou batendo no poste e rodopiou na pista. Ele teve um corte profundo na boca, mas está bem”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jucurutu: Tentativa de assalto frustrada termina com vítima botando ladrão pra correr


FOTO SITE SIRENE DA PM
Na noite desta sexta-feira, 15, a Polícia Militar de Jucurutu foi acionada por um Mototaxista, que por questão de segurança preferimos não identificar, que informou que sofreu uma tentativa de assalto próximo à entrada da Mina, a dez quilômetros de Jucurutu. Segundo o comunicante, o mesmo foi deixar um passageiro na cidade de Triunfo Potiguar e, quando voltava, foi abordado por um homem em uma moto, que, com arma em punho, anunciou o assalto e pediu que a vítimia lhe desse dinheiro e objetos.

Segundo o mototaxista, quando ele abriu a pochete e tentou tirar o celular para entregar ao ladrão, este se assustou e acionou o gatilho do revólver por três vezes, porém a arma não disparou. Percebendo a ação frustrada do ladrão, a vítima não teve dúvidas em atacá-lo. Segundo ela, os dois entraram em luta corporal e o mototaxista levou a melhor, conseguindo dominar o bandido e chutar a arma para longe dos dois.

O mototaxista disse à Polícia que ficou com o bandido dominado por algum tempo e resolveu soltá-lo, quando este, desesperado, correu para sua motocicleta e partiu em direção a Triunfo Potiguar. Policiais de Triunfo Potiguar e Campo Grande foram acionados, mas o ladrão não foi localizado. Os Policiais de Jucurutu estiveram no local, mas não conseguiram encontrar o revólver.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

Homem é Preso em Rafael Fernandes Após Ameaçar a Esposa


Na noite deste sábado (16), por volta das 18h19min, à pessoa identificada como sendo Ricardo Felix de Lira, com 31 anos de idade, foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Rafael Fernandes, após ter discutido e ameaçado a esposa M. M. B, de 27 anos de idade, ambos residentes à Rua Adauto Maia em Rafael Fernandes/RN.

Segundo informações da PM, o acusado mesmo com a chegada dos policiais e já preso não se intimidou e ainda insistiu em ameaçar a esposa, dizendo que iria matá-la quando fosse solto.

O acusado foi preso em flagrante e encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros e recolhido ao Centro de Detenção Provisória a disposição da Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Crime de homicídio na localidade e Panon II zona rural de Assu


Papel de Parede - Espingarda Calibre 12
Crime de homicídio na Comunidade do Panon II, zona rural de Assú, localizado as margens da RN que os municípios de Assú a Carnaubais.

Everaldo Firmino da Silva de 24 anos de idade, foi alvejado na cabeça com um disparo de escopeta calibre 12 e morreu dentro de sua própria residencia. Segundo informações, no local foram encontradas capsulas de pistola 380.


Policiais Militares da cidade de Assú que atenderam a ocorrência não descartam a possibilidade da existência de um confronto entre a vitima e os acusados.

Moradores do local não souberam informar se os pistoleiros chegaram em algum veículo ao local, devido a residência ser um pouco afastada da Comunidade, porém informaram que a vítima vivia sozinho na casa e não tinha relacionamento social com moradores do local. As investigações ficarão por conta do Dr. Emerson Valente e sua equipe de Policiais Civis da DP de Assú

Reprodução Cidade News Itaú via GTO Assu
Leia Mais ››