quinta-feira, fevereiro 15, 2024

Forças especiais da PF e da PRF vão auxiliar nas buscas pelos dois fugitivos de prisão de segurança máxima

Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Senappen/Divulgação

O Ministério da Justiça vai enviar reforços para ajudar na captura de dois presos que fugiram do presídio federal de segurança máxima de Mossoró (RN) na madrugada de quarta-feira (14). Serão integrantes da elite da Polícia Federal (PF) e das operações especiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que chegam na manhã desta sexta-feira (16) na cidade.


Da PF, serão 25 integrantes do Comando de Operações Táticas (COT), unidade de elite da polícia. Da PRF são sete policiais do Grupo de Reposta Rápida (GRR), unidade de pronto emprego e operações especiais da corporação.


A força-tarefa de segurança que atua em Mossoró acredita que os dois fugitivos não conseguiram ir para muito longe e ainda podem estar escondidos na região das buscas, o que justifica o envio imediato dessas equipes para apoiar nas buscas.


Os presos fugitivos são: Rogério da Silva Mendonça, conhecido como Querubim, e Deibson Cabral Nascimento, o Tatu. Os nomes deles foram incluídos na lista da Interpol de procurados internacionalmente.


Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar - preso na mesma unidade - e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco (AC).


Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.


Detalhes da fuga

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no anuncio desta quinta-feira (15) sobre novas medidas para segurança nos cinco presídios federais, deu detalhes de como a fuga dos presos ocorreu.



Fugiram por falhas no teto: A fuga foi realizada, inicialmente, pela luminária da cela, segundo o ministro.O movimento foi facilitado por falhas no revestimento ao redor da luminária. Em vez de o teto ser revestido por concreto, foi realizado um trabalho comum de alvenaria.

Passaram pelas tubulações: quando os detentos conseguiram sair pela luminária, de acordo com o ministro, eles entraram para o shaft -- parte onde ficam as tubulações --, e de lá conseguiram acessar o teto. A pasta afirmou que não havia nenhuma grade ou proteção, detalhe que faz parte do planejamento de construção.

Utilizaram ferramentas de construção: quando os criminosos ultrapassaram esses obstáculos, foram encontradas ferramentas usadas para a reforma do presídio. O ministro ainda relatou que os presos se depararam com um tapume de metal que protegia o local reformado, ultrapassaram a área e cortaram com um alicate as grades da penitenciária.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fuga de presos em penitenciária federal de Mossoró foi filmada, diz corregedor


A fuga dos dois presos que escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) foi filmada e há imagens deles cortando alambrados, segundo o corregedor do presídio, Walter Nunes.


Em entrevista ao GloboNews Mais, Nunes disse que "o problema é que os presos saíram da cela e saíram andando por dentro da unidade prisional sem que tivessem sido detectado pelas câmeras. Mas não é que não foram detectados pela câmeras. Temos imagens, já se sabe que tem imagens. Mas não foi identificado que ali estava uma pessoa fugindo da unidade prisional."


Contudo, parte das câmeras de segurança não estavam funcionando no momento da fuga. O corregedor não detalhou quantas câmeras estavam operando. Dentro das celas não há câmeras que poderiam obter imagens da fuga, explica.


Segundo Nunes, os dois usaram ferramentas encontradas em uma "obra de aperfeiçoamento em relação às áreas de comodidade", e não era uma obra estrutural ou de necessidade de reforço do teto da cela. A hipótese é que os dois usaram esses utensílios para fazer um buraco e arrancar uma estrutura metálica de alumínio e cabos de energia ligados à iluminação da cela, por onde os dois devem ter escapado.


"Naturalmente, em uma unidade prisional de segurança máxima, depois de ter terminado expediente da obra, esses utensílios não poderiam ficar disponíveis no local. Esse é um problema de protocolo, não é possível permitir acesso dessa natureza."

As imagens, de acordo com Nunes, estão sendo analisadas na investigação sobre a fuga. "Para escapar depois de sair da cela, eles tiveram que andar dentro do presídio e passar por dois alambrados que eles tiveram que cortar, que foi o que aconteceu".


Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Senappen/Divulgação

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam na madrugada de quarta-feira (14). Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar - preso na mesma unidade - e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco (AC).


Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.


O corregedor explica que o sistema de monitoramento dos presos no presídio federal é duplo. "Há um monitoramento interno e externo, e essas câmeras passam imagem para Brasília para esse monitoramento. Está sendo feita a pericia para identificar quais dessas câmeras não teriam funcionado.


Nunes afirma que caso os protocolos de segurança tivessem funcionado, a fuga não teria acontecido. "Houve, sim, uma falta de observância do protocolo, até porque, ainda que fosse uma hipótese de uma perfuração de qualquer que fosse a parte da cela, naturalmente isso demandaria tempo."


Mapa da Penitenciária Federal de Mossoró. — Foto: Arte g1

Fonte: Blog da Julia Duailibi

Leia Mais ››

Parte das câmeras de segurança de presídio federal em Mossoró não estavam funcionando no momento da fuga dos dois presos


Parte das câmeras de segurança do presídio federal de Mossoró não estavam funcionando no momento da fuga de Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, segundo uma fonte ligada à investigação.


A reportagem apurou que houve uma falha na manutenção do sistema de câmeras, além de uma série de falhas de segurança ligadas às obras em curso na instalação.


Em entrevista ao GloboNews Mais, o corregedor do presídio federal de Mossoró, Walter Nunes, disse que "já se sabe que tem imagens [dos presos]. Mas não foi identificado que ali estava uma pessoa fugindo da unidade prisional".


Celas do presídio estavam passando por reformas e os dois presos se aproveitaram disso para escapar por buracos abertos no teto das celas para escapar por meio de pontos de ligação de energia elétrica.


Investigadores encontraram, ainda, materiais de construção em diversos pontos do presídio sem que fossem observado devido cuidado com a segurança.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após fugas, Lewandowski anuncia ampliação de sistema de alarmes, reforço de agentes e construção de muralhas em presídios federais


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (15) novas medidas para segurança nos cinco presídios federais. Entre as medidas estão:


ampliação de sistema de alarmes

reforço de agentes de segurança

aperfeiçoamento do sistema de entradas nos presídios, com implantação de reconhecimento facial

construção de muralhas

Os presídios federais, considerados de segurança máxima, são cinco: Mossoró, Brasília, Catanduvas, Campo Grande e Porto Velho.


O ministro deu uma entrevista coletiva sobre a fuga de dois presos do presídio federal de segurança máxima de Mossoró (RN), ocorrida na noite de terça (13). Para o ministro, os fugitivos ainda devem estar na região da cadeia, porque as imagens de vídeo não mostraram nenhum veículo fazendo o resgate.


Lewandowski classificou a fuga como um "episódio fortuito". Ele afirmou que uma reforma que estava sendo feita no presídio ajudou os presos a obter ferramentas.


"Os presídios federais são absolutamente seguros. Todos podem continuar confiando nesse sistema", ressaltou o ministro.

Ele também afirmou que as prioridades da pasta são a recaptura dos fugitivos e a apuração de eventual falha administrativa ou omissão. O ministro deu detalhes sobre a dinâmica da fuga (veja mais abaixo).


Fatores que facilitaram a fuga

Os presos fugitivos são: Rogério da Silva Mendonça, conhecido como Querubim, e Deibson Cabral Nascimento, o Tatu. Os nomes deles foram incluídos na lista da Interpol de procurados internacionalmente.


Na entrevista, Lewandowski listou alguns fatores que podem ter contribuído para a fuga dos dois presos.


O ministro relatou que havia uma reforma sendo executada no presídio e que as ferramentas não foram armazenadas de forma correta, o que as deixou mais disponíveis aos presos.


"É como uma queda de avião, quando cai, não é uma causa única. Primeiro que a fuga ocorreu numa terça-feira de carnaval, onde as pessoas estão mais relaxadas, outro fator que contribuiu pra isso é que o presídio estava passando por uma reforma interna e, então, havia operários lá dentro e, infelizmente as informações que temos, é que as não estavam [ferramentas] aprisionadas de forma correta, estavam espalhadas", afirmou o ministro.


Além disso, o ministro confirmou que algumas câmeras de segurança não estavam funcionando no momento da fuga e ainda acrescentou que luzes do presídio também estavam desligadas.


"É verdade, e um outro fator que contribuiu, algumas câmeras não estavam funcionando adequadamente, assim como algumas luzes que poderiam evitar alguma fuga não estavam funcionando corretamente".


Dinâmica da fuga

O ministro ainda relatou detalhes sobre a fuga. Segundo Lewandowski, os problemas no planejamento de uma reforma do presídio e o descuido com materiais de construção foram fatores cruciais para a execução da fuga.


Veja o passo a passo da dinâmica, de acordo com Lewandowski:


Fugiram por falhas no teto: A fuga foi realizada, inicialmente, pela luminária da cela, segundo o ministro.O movimento foi facilitado por falhas no revestimento ao redor da luminária. Em vez de o teto ser revestido por concreto, foi realizado um trabalho comum de alvenaria.


Passaram pelas tubulações: quando os detentos conseguiram sair pela luminária, de acordo com o ministro, eles entraram para o shaft -- parte onde ficam as tubulações --, e de lá conseguiram acessar o teto. A pasta afirmou que não havia nenhuma grade ou proteção, detalhe que faz parte do planejamento de construção.


Utilizaram ferramentas de construção: quando os criminosos ultrapassaram esses obstáculos, foram encontradas ferramentas usadas para a reforma do presídio. O ministro ainda relatou que os presos se depararam com um tapume de metal que protegia o local reformado, ultrapassaram a área e cortaram com um alicate as grades da penitenciária.


Agentes na missão de recaptura

Os seguintes contigente e equipamentos estão na missão de recaptura os dois fugitivos:


Estão sendo usados para realizar a recaptura dos fugitivos:


100 agentes da Polícia Federal

100 agentes da Polícia Rodoviária Federal

100 agentes das forças policiais locais (civil e militar)

3 helicópteros, drones e cães farejadores

Medidas já tomadas

Lewandowski também listou ações tomadas desde a quarta (14) pela pasta após a fuga. Ele listou, por exemplo, o afastamento da direção do presídio.


O ministro citou as seguintes medidas:


Ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a Mossoró. Ele estará acompanhado de uma equipe de seis servidores. O objetivo é investigar no local as causas da fuga e avaliar quais ações administrativas podem ser tomadas.

Abertura de investigações por parte da Polícia Federal. Envio de uma equipe de peritos da corporação ao local, para apurar responsabilidades e atuar na recaptura dos dois fugitivos.

Atuação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado, que unem as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colabor com a busca pelos presos.

Determinação para que a Polícia Federal inclua os nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol. Também ordenou a inclusão dos nomes no Sistema de Proteção de Fronteiras. O objetivo é que as buscas possam ser feitas também pela comunidade policial internacional.

Acionamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para monitoramento das rodovias em busca dos fugitivos.

Revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pista sobre fuga de presídio em Mossoró aponta para invasão de casa na zona rural

Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Fred Carvalho/G1

A investigação que apura a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) averigua uma nova pista que aponta para um invasão a uma casa na zona rural de Mossoró entre 18h e 21h desta quarta-feira (14). De acordo com as informações iniciais, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam do presídio na madrugada anterior.


A casa invadida fica a 7 km da penitenciária. Lá, foram furtadas camisas de várias cores, além de tênis e pequenos objetos pessoais. A força-tarefa montada para investigar o caso foi até o local da invasão para verificar se câmeras de segurança registraram algo. A polícia também procura por digitais dos foragidos.


Como não foi comunicado o desaparecimento de nenhum carro ou moto, a suspeita é de que os criminosos ainda estão por perto. A patrulha foi reforçada com uso de helicóptero e drones.


Veja o que se sabe até agora, segundo fontes:


🚨Por volta de 3h, os dois saíram pelo teto das celas arrancando uma estrutura metálica de alumínio e cabos de energia ligados à iluminação da cela;


🚨 Em seguida, eles saíram para o pátio e, com alguma ferramenta cortante – possivelmente obtida do canteiro de obras de uma reforma em andamento no presídio – cortaram um alambrado e fugiram;


🚨Câmeras do presídio registraram a passagem deles para o lado de fora, vestindo uniforme de preso;


🚨A administração do presídio deu falta de Deibson e Rogério por volta das 5h, duas horas depois da fuga.


Série de erros


A fuga aconteceu por um conjunto de erros, aponta a investigação preliminar realizada pelo gabinete de crise do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que foi instalado na capital potiguar.


Esta é a primeira fuga da história do sistema penitenciário federal. Nesta quinta-feira (15), uma equipe de peritos da Polícia Federal retornou ao presídio para dar prosseguimento na investigação sobre a fuga de Rogério e Deibson, que seriam ligados ao Comando Vermelho e estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Recaptura de fugitivos do Presídio Federal de Mossoró é prioridade, diz secretário nacional de Políticas Penais

Entrevista coletiva sobre buscas a fugitivos do presídio de Mossoró — Foto: Cedida

A recaptura dos presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró na madrugada da quarta-feira (14) é a prioridade das forças de segurança nacionais e estaduais do Rio Grande do Norte, segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia.


A declaração foi dada em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (15) em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.


"Primeira iniciativa e o propósito da minha vinda é adotar todas as medidas necessárias para que um evento como esse se encerre rapidamente com a recaptura dos dois foragidos", afirmou.

O secretário ainda classificou o evento como "inédito", uma "crise" no sistema prisional, e disse que a equipe trabalhará para que ele seja "irrepetível".


Uma sala de situação, com representantes de diversos órgãos foi montada na Delegacia da Polícia Federal de Mossoró. Essa é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.


Garcia afirmou que não poderia detalhar as ações realizadas nas buscas aos fugitivos.


"É obvio que tem um perímetro, é óbvio que há várias equipes, vários recursos, 24 horas por dia empenhados nessa busca; tecnologia, serviços de inteligência integrados, aeronaves, drones, inclusive drones com equipamentos termais, enfim, todos os meios disponíveis para que a gente possa executar a tarefa da melhor forma possível", disse.


Perícia busca identificar como fuga ocorreu

De acordo com o secretário nacional, a perícia realizada no presídio federal, para identificar como a fuga ocorreu, deve ser concluída até a sexta-feira (16). A fuga também é investigada pela Polícia Federal, que abriu um inquérito sobre o caso.


O secretário ainda declarou que a troca da direção do presídio ocorreu de forma "cautelar e preventiva" e considera que ainda não é possível confirmar se houve uma facilitação para fuga, ou o relaxamento dos protocolos por parte de algum servidor.


"Estamos atuando de modo a identificar todas as necessidades e eventuais falhas nos procedimentos adotadas, a fim de que não mais ocorram. Por isso, como medida de natureza cautelar, preventiva, trouxemos um policial penal experiente para atuar na direção da unidade, com todo o suporte da Secretaria Nacional, com profissionais que ele requisitar a partir do momento que ele identificar as necessidades", delarou.


"Nós estamos revisando todos os protocolos de segurança das unidades prisionais. Não há chance de acontecer um evento dessa natureza quando esses protocolos são seguidos rigorosamente", pontuou.


"É muito provável que os procedimentos de segurança não foram empregados como deveriam ser", reforçou.

Presos foram incluídos em sistema da Interpol

Após a fuga, o Brasil pediu a inclusão dos dois fugitivos no rol de difusão vermelha da Interpol — normalmente utilizado para cooperação entre as polícias de diferentes países quando criminosos perigosos conseguem fugir das nações onde são procurados. Segundo o secretário nacional, no entanto, isso não significa que, para a polícia, os dois fugitivos tenham conseguido deixar o país.


Secretário nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia, chegou ainda na quarta-feira (14) ao Rio Grande do Norte, após a confirmação da fuga. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou uma série de providências, incluindo a revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais do país. Também foram determinados:


Suspensão de visitas e banho de sol nos presídios federais.

O afastamento imediato da atual direção da penitenciária federal de Mossoró e a indicação de um interventor para comandar a unidade.

Abertura de inquérito para apurar as circunstâncias da fuga.

Deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos.

Atuação de mais de 100 agentes federais nas buscas -- a forma como essa operação para recaptura ocorre, no entanto, não foi explicada.


Barreiras foram montadas em vários pontos de Mossoró após a fuga de dois presos da Penitenciária federal — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca


Primeira fuga da história

Pela primeira vez no Brasil, um presídio de segurança máxima do sistema penitenciário federal registrou uma fuga. Dois presos escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (14).


O sistema foi criado em 2006 e conta com cinco presídios de segurança máxima. O presídio de Mossoró foi o terceiro a ser inaugurado pela União em 2009.


Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos. Até a última atualização desta reportagem, eles permaneciam foragidos.


Vista da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Senappen/Divulgação

Os fugitivos

Os dois presos são do Acre e estavam na Penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. Eles foram transferidos após participarem de uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, que resultou na morte de cinco detentos - três deles decapitados.


Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade federal de Mossoró.


Detentos são do Acre e foram transferidos em setembro, dois meses após rebelião que deixou cinco mortos — Foto: Reprodução

Rogério da Silva Mendonça responde a mais de 50 processos, entre os quais constam os crimes de homicídio e roubo. Ele é condenado a 74 anos de prisão, somadas as penas, de acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).


Já Deibson Cabral Nascimento tem o nome ligado a mais de 30 processos e responde por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e roubo. Ele tem 81 anos de prisão em condenações.


O Ministério da Justiça não informou as circunstâncias exatas da fuga dos dois presos até a última atualização desta reportagem. Não há informações sobre como e por onde eles escaparam, nem se havia alguém esperando do lado de fora da penitenciária para resgatá-los. Também não há informações sobre quantos agentes penitenciários atuavam na unidade no momento da fuga.


A penitenciária federal de Mossoró está em reforma, e a Senappen desconfia que as obras podem ter favorecido a fuga dos presos.


Penitenciária de Mossoró

Inaugurado em 2009, o presídio de segurança máxima de Mossoró tem capacidade para 208 presos. A unidade recebeu os primeiros detentos em fevereiro de 2010 - eram 20, transferidos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.


Mossoró é a segunda maior cidade do RN, mas a penitenciária fica em uma área isolada, distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade, na altura do quilômetro 12 da rodovia estadual RN-15, que liga Mossoró a Baraúna. A unidade foi a terceira a ser construída pela União.



Veja características da penitenciária:


Área total de 12,3 mil metros quadrados.

Celas individuais, divididas em quatro pavilhões, mais 12 de isolamento para os presos recém-chegados ou que descumprirem as regras.

As celas têm cerca de sete metros quadrados. Dentro delas há dormitório, sanitário, pia, chuveiro, uma mesa e um assento.

Cada movimento do preso é monitorado. O chuveiro liga em hora determinada, a comida chega através de uma portinhola e a bandeja é inspecionada.

Não há tomadas, nem equipamentos eletrônicos dentro das celas.

As mãos devem estar sempre algemadas no percurso da cela até o pátio onde se toma sol.

Câmeras de vídeo reforçam a segurança 24 horas por dia, segundo o governo federal.

Dentro do presídio, ainda há biblioteca, unidade básica de saúde e parlatórios para recebimento de visitas e de advogados, além de local para participação de audiências judiciais.

Para ser transferido para um presídio federal, o detento precisa se enquadrar em alguns pré-requisitos como: ter função de liderança ou participado de forma relevante em organização criminosa; ser membro de quadrilha ou bando, envolvido na prática reiterada de crimes com violência ou grave ameaça.


Os presos são incluídos no sistema penitenciário federal por três anos, mas o prazo pode ser prorrogado quantas vezes forem necessárias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícias monitoram possível vinda de fugitivos do presídio de Mossoró para o RJ

Barreiras foram montadas em vários pontos de Mossoró após a fuga de dois presos da Penitenciária federal — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Os setores de inteligência das polícias Militar, Civil e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do RJ monitoram uma possível vinda para comunidades fluminense, dos dois criminosos do Acre, que fugiram da Penitenciária Federal de segurança máxima em Mossoró, Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (14).


O Governo do Estado teme que esses bandidos, ligados ao Comando Vermelho, procurem abrigos em comunidades do Rio. No ano passado, o governador Cláudio Castro (PL) chegou a dizer que o Rio de Janeiro virou “refúgio para criminosos de outros estados”.


Questionado na manhã desta quinta (15), Castro informou que tem ciência da possível vinda dos criminosos para o RJ. A Polícia Federal também acompanha a movimentação dos homens.


"As inteligências estão acompanhando sim, essa possível vinda deles para o Rio", informou o governador.


Por sua vez, o secretário da Polícia Militar, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, informou que a Seap já foi informada da possível vinda dos homens a capital fluminense e que o Rio de Janeiro está em contato com as policiais de outros estados.


"Estamos acompanhando desde o momento que o fato aconteceu. A Seap foi avisada (da fuga). Além disso, fizemos contatos com as polícias de outros estados e as inteligências da Polícia Militar e da Polícia Civil estão analisando a possível vinda deles ou não ao RJ", informou.


Em 2023, as forças de segurança do Rio de Janeiro fizeram uma megaoperação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), contra traficantes do Comando Vermelho do Pará que estavam escondidos no estado. Na ação, 13 pessoas foram mortas.


Dois anos antes, em 2021, criminosos do Acre, também do CV, foram alvo de operação do Batalhão de Operações Especiais e da Polícia Federal no Complexo da Maré.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após fuga inédita, Ministério da Justiça nomeia diretor interino na Penitenciária Federal de Mossoró


O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou nesta quinta-feira (15) o policial penal federal Carlos Luis Vieira Pires como diretor interino da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) – um dos cinco presídios federais de segurança máxima em funcionamento no país.


A decisão foi tomada após dois presos, Rogério da Silva Mendonça, e Deibson Cabral Nascimento, fugirem do presídio na madrugada desta quarta (14).


Foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, inaugurado em 2006. Até as 9h desta quinta, nenhum dos dois fugitivos tinha sido recapturado.


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já havia determinado na noite de quarta o afastamento da direção do presídio de Mossoró e a nomeação de um interventor. O nome de Vieira Pires, no entanto, não tinha sido divulgado. 


Segundo currículo divulgado pelo governo, Carlos Luis Vieira Pires é policial penal federal desde agosto de 2006. Formado em direito e com pós-graduações em direitos humanos e em direito penal, já trabalhou também nos presídios de Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO).


Até esta quarta, Vieira Pires atuavam como coordenador-geral de Classificação e Movimentação de Presos da Secretaria Nacional de Políticas Penais.


O Brasil mantém hoje cinco presídios federais de segurança máxima: Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Paraíba reforça segurança na divisa com Rio Grande do Norte após fuga de presos da segurança máxima

PM da Paraíba intensifica abordagens da divisa com o Rio Grande do Norte após fuga de criminosos ligados ao Comando Vermelho — Foto: Divulgação/Polícia Militar

A Paraíba está intensificando a segurança na divisa com o Rio Grande do Norte depois de dois presos escaparem da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (14). De acordo com informações da Polícia Militar paraibana, uma ação foi montada nas cidades que ficam na fronteira dos estados.


Em Jacaraú, cidade paraibana que faz divisa com Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, abordagens foram feitas durante toda a noite desta quarta-feira. Durante a madrugada da quinta-feira (15), elas foram intensificadas. Segundo a PM, todos os carros, motos e ônibus que passaram foram revistados.


O mesmo procedimento está sendo adotado em todos os municípios paraibanos que fazem divisa com o Rio Grande do Norte, conforme determinação do comandante-geral da PM da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca.


Equipes da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba também estão realizando barreiras de fiscalização na divisa entre os estados.


Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos. Até a última atualização desta reportagem, eles permaneciam foragidos.


Segundo a polícia, os presos são ligados ao comando vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, preso na mesma unidade. Os dois são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde setembro do ano passado.


É primeira vez no Brasil que um presídio de segurança máxima do sistema penitenciário federal registrou uma fuga.


Detentos são do Acre e foram transferidos em setembro, dois meses após rebelião que deixou cinco mortos — Foto: Reprodução

O governo do Rio Grande do Norte alertou os estados da Paraíba e do Ceará para reforçar a segurança nas divisas.


A Polícia Federal foi acionada para atuar na operação de recaptura dos fugitivos, e também para apurar a investigação das responsabilidades no episódio, de acordo com o blog da Camila Bonfim.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Equipes de buscas ainda não encontraram 'rastro' dos fugitivos do presídio federal de Mossoró, diz secretário de Segurança do RN

Barreiras foram montadas em vários pontos de Mossoró após a fuga de dois presos da Penitenciária federal — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Barreiras nas estradas, uso de helicópteros, distribuição com fotos dos fugitivos. As ações integradas de órgãos federais e estaduais do Rio Grande do Norte em busca dos dois presos que escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró ainda não encontraram "rastro" dos homens, segundo o Secretário de Segurança Pública do estado.


"Até agora não tem rastro. Foram feitas várias diligências lá, sobrevoo de aeronave, policiamento, se distribuiu fotos na redondeza", afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo.

De acordo com o secretário, as buscas ocorreram também durante a noite. "Teve uma ligação às 22h, em Mossoró, as pessoas dizendo que viram duas pessoas saindo de uma parte de vegetação. O delegado me ligou dizendo que ia para uma diligência com a PM, mas não tinha relação", disse. O governo ainda vai avaliar ao longo do dia se o helicóptero Potiguar 2 deverá permanecer na cidade, ou voltar para Natal.


O secretário não detalhou quantos agentes estão atuando nas buscas no Rio Grande do Norte. "Está todo mundo de prontidão", disse. Segundo o Ministério da Justiça, pelo menos 100 agentes federais estão envolvidos nas ações. Estados vizinhos, Paraíba e Ceará confirmaram que também reforçaram o patrulhamento nas divisas.


Ainda ao g1, o secretário de Segurança do RN afirmou que ainda não sabe como os presos conseguiram sair do presídio. "Já estive lá. É humanamente difícil você entrar no ambiente. Imagine sair. É um labirinto para entrar. Ninguém sabe realmente o que aconteceu", pontuou.



Primeira fuga

Pela primeira vez no Brasil, um presídio de segurança máxima do sistema penitenciário federal registrou uma fuga. Dois presos escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (14).


Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos. Até a última atualização desta reportagem, eles permaneciam foragidos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Concurso Banco do Nordeste: inscrições para 410 vagas de nível médio são prorrogadas

Banco do Nordeste, em Natal RN, fachada sede prédio — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

As inscrições para o concurso público do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foram prorrogadas. Agora, os interessados têm até as 16h do dia 11 de março para se inscrever.


A retificação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14). O processo seletivo vai preencher 410 vagas imediatas, de nível médio.


O concurso tem como objetivo contratar trabalhadores para o cargo de analista bancário. O salário inicial é de R$ 3.788,16. Além da remuneração, os aprovados vão receber:


Auxílio-refeição;

Auxílio Cesta Alimentação;

13ª Cesta Alimentação;

Auxílio-creche;

Seguro de vida em grupo;

Direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);

Possibilidade de participação em plano de previdência complementar, de forma contributiva;

Oportunidade de ascensão e desenvolvimento profissional.


As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Cesgranrio – a banca responsável pela organização do processo seletivo.


➡️ VEJA O EDITAL COMPLETO


Para se candidatar, é necessário ter concluído o ensino médio. Após a contratação, os selecionados terão jornada de trabalho de seis horas diárias, com um total 30 horas semanais.


'Enem dos concursos' tem 2,65 milhões de inscritos para as 6,6 mil vagas

'Enem dos concursos' tem 2,65 milhões de inscritos para as 6,6 mil vagas


Saiba mais

Das vagas ofertadas, 82 estão reservadas para pessoas negras e 21 para candidatos com deficiência. Além disso, o edital prevê mais 300 oportunidades para formação de cadastro de reserva.


A taxa de inscrição é de R$ 65. Candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção do pagamento.



As provas objetivas, assim como a avaliação para as pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação para as que se autodeclararem negras, serão realizadas em 33 cidades de 11 estados. Veja a lista completa abaixo:


Alagoas: Maceió.

Bahia: Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Ceará: Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

Espírito Santo: Linhares.

Maranhão: São Luís, Caxias e Imperatriz.

Minas Gerais: Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Paraíba: João Pessoal, Campina Grande e Patos.

Pernambuco: Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina.

Piauí: Teresina, Floriano e Parnaíba.

Rio Grande do Norte: Natal e Mossoró.

Sergipe: Aracaju.

A aplicação das provas objetivas está prevista para 28 de abril. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez.


A organização financeira tem sede em Fortaleza, no Ceará, mas atua em todo o Nordeste e parte do Espírito Santo e Minas Gerais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lewandowski determina afastamento da direção do presídio de Mossoró e nomeia interventor


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou nesta quarta-feira (14) o afastamento imediato da atual direção da penitenciária federal de Mossoró. Lewandowski escalou um interventor para comandar a unidade.


As providências foram tomadas após a fuga de dois presos da unidade. Essa foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com presídios de segurança máxima localizadas em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).


Até a última atualização desta reportagem, o ministério não havia informado o nome do interventor.


Outras medidas

No início da tarde, autoridades do Ministério da Justiça viajaram para Mossoró. Além do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, também viajam o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona, e o diretor de Inteligência Penitenciária, Sandro Abel.



A previsão, segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), é de que seja criado um gabinete de crise com representantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, além do sistema de segurança estadual do Rio Grande do Norte.


Além de acionar grupos operacionais, o governo do Rio Grande do Norte também disponibilizou uma aeronave para auxiliar nas buscas – o presídio fica em uma área rural, a cerca de 15 quilômetros do centro de Mossoró.


Veja demais providências adotadas por Ricardo Lewandowski:


Ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a Mossoró. Ele estará acompanhado de uma equipe de seis servidores. O objetivo é investigar no local as causas da fuga e avaliar quais ações administrativas podem ser tomadas.

Abertura de investigações por parte da Polícia Federal. Envio de uma equipe de peritos da corporação ao local, para apurar responsabilidades e atuar na recaptura dos dois fugitivos.

Atuação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado, que unem as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colabor com a busca pelos presos.

Determinação para que a Polícia Federal inclua os nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol. Também ordenou a inclusão dos nomes no Sistema de Proteção de Fronteiras. O objetivo é que as buscas possam ser feitas também pela comunidade policial internacional.

Acionamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para monitoramento das rodovias em busca dos fugitivos.

Revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF abre inquérito para apurar circunstâncias da fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró

Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, e comitiva desembarcam em Mossoró — Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, que aconteceu nesta quarta-feira (14). A informação foi confirmada pela Superintendência da PF no Rio Grande do Norte. O órgão, no entanto, não deu mais detalhes da investigação.


Essa foi primeira fuga registrada em um presídio de segurança máxima no sistema federal. Os fugitivos são: Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, também conhecido como "Tatu" ou "Deisinho".


Na noite desta quarta-feira (14), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, também informou que acionou a direção-geral da PF para "abertura de investigações e o deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos".


Comitiva chegou no Aeroporto de Mossoró na noite desta quarta-feira — Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca

A ação está entre uma série de providências tomadas pelo ministro após a fuga dos presos. Segundo Lewandowski, a atuação na recaptura dos presos conta com mais de 100 agentes federais envolvidos.


Enviada para investigar o caso de perto, a comitiva do Ministério da Justiça, que conta com a presença do secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, desembarcou no Aeroporto de Mossoró às 18h35. Ninguém falou com a imprensa.


A penitenciária federal de Mossoró está em reforma, e a Senappen desconfia que as obras podem ter favorecido a fuga de dois presos


Mapa da Penitenciária Federal de Mossoró. — Foto: Arte g1


Buscas pelos fugitivos têm início

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou que recebeu solicitação de apoio para recaptura e "o apoio está sendo dado". A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte também informou que auxilia as operações de busca.


A Polícia Federal foi acionada para atuar na operação de recaptura dos fugitivos, e também para apurar a investigação das responsabilidades no episódio, de acordo com o blog da Camila Bonfim.


Os foragidos são ligados ao Comando Vermelho, de acordo com o Ministério da Justiça. A facção é a de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade federal de Mossoró.


Até a última atualização desta reportagem, a Senappen não havia confirmado a fuga oficialmente, ou informado detalhes do caso.


Fuga é a 1ª em presídios federais

A fuga no presídio de Mossoró é a primeira nos presídios federais do país. No site da Senappen consta que "desde a sua criação, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a Lei de Execuções Penais (LEP)".


O sistema foi criado com o objetivo de combater o crime organizado, isolar lideranças criminosos e os presos de alta periculosidade, de acordo com o Ministério da Justiça.


Além de Mossoró, o sistema federal tem presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), que recebem presos de alta periculosidade.


Sistema penitenciário federal

O sistema penitenciário federal foi criado em 2006 com objetivo de combater o crime organizado, isolar lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade.


Para ser transferido para um presídio federal, o detento precisa se enquadrar em alguns pré-requisitos como: ter função de liderança ou participado de forma relevante em organização criminosa; ser membro de quadrilha ou bando, envolvido na prática reiterada de crimes com violência ou grave ameaça.


Os presos são incluídos no sistema penitenciário federal por de três anos, mas o prazo pode ser prorrogado quantas vezes forem necessárias.


Fonte: g1

Leia Mais ››