sexta-feira, setembro 27, 2013

Prefeito Ciro Bezerra realiza entrega de casas populares

A população itauense foi beneficiada nesta sexta-feira (27) com a entrega de 15 casas populares construídas com recursos do Programa de Subsídio da FUNASA. Cada casa tem chuveiro, vaso sanitário, pia, tanque e fossa séptica, sendo nove (09) no bairro da Felicidade e seis no centro.

O programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Itaú e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde, responsável pela construção de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD).

As unidades habitacionais foram entregues com a presença do Secretário de Obras, Márcio Rego; Chefe de Gabinete, Wilson Melo; a primeira dama Jaíra Martins e o Prefeito Ciro Bezerra.

Também já está em construção mais 40 moradias, do projeto Minha Casa Minha Vida, em parceria com o Governo Federal, com previsão de entrega para o dia 11 de Dezembro. O prefeito Ciro, tem dedicado atenção especial à habitação, na tentativa de garantir moradia a toda população, buscando recursos na capital potiguar e em Brasília para diminuir o déficit habitacional.















Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Carro-pipa já está disponível a população de Itaú-RN

O Carro-pipa entregue pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através dos recursos do PAC 2, já está disponível para auxiliar no abastecimento da água aos munícipes de Itaú-RN a partir desta sexta-feira (26).

O Prefeito, Ciro Bezerra (DEM), foi a capital potiguar nesta quarta-feira (25), junto ao motorista buscar o veículo que servirá de muito ajuda no combate a seca e necessidades da comunidade.

O veículo estava disponível para recebimento desde segunda-feira (23), porém, por motivos administrativos o prefeito, Ciro, não pôde comparecer a cerimônia de entrega na segunda, mantendo contato com o MDA, agendando o recebimento na quarta-feira (23).

O prefeito destacou a importância da aquisição do carro-pipa, porque o mesmo ajudará na prevenção as necessidades urbanas e rurais, como medidas de amenizar os efeitos da seca, e despesas com contrações de veículos, sendo superadas pela nova peça adquirida.

O prefeito disse que “o município deve estar preparado para as secas futuras”, agradecendo a “Deus pelas chuvas que foi suficiente para abastecer os reservatórios, trazendo um certo conforto”.

Ciro disse ainda que o carro-pipa estará a disposição dos itauenses para ajudar no abastecimento, tanto na Zona Urbana, quanto na Zona Rural.




Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

CAERN É CONDENADA A FORNECER ÁGUA AOS MORADORES DAS COMUNIDADES RURAIS DO ANGICO VELHO E JERUSALÉM NO MUNICÍPIO DE ITAÚ/RN.

A juíza Dra. Katia Cristina Guedes Dias, da Vara Cível da Comarca de Apodi, determinou que a CAERN  fornecesse água aos moradores das comunidades do Angico Velho e Jerusalém, no município de Itaú, de forma eficaz e contínua.

O processo foi registrado sob o número 0100881-54.2013.8.20.0112 e os moradores estavam sendo representados pelo advogado Dr. Kadson Eduardo. A discussão do processo, girava em torno da má qualidade dos serviços de fornecimento de água nas referidas comunidades, já relatado anteriormente pelo blog Cidade News Itaú e inclusive, o assunto já foi tema de inúmeros debates na Câmara Municipal e de vários abaixo assinados por parte dos moradores, mas até então, nada tinha sido resolvido.

Os moradores, através de seu advogado, Dr. Kadson Eduardo, argumentaram que apesar dos moradores estarem cumprindo com a obrigação de efetuar o pagamento da conta de água, estes não estavam tendo a água necessária para o seu consumo.

A CAERN, notificada a respeito do processo, apresentou defesa através do seu Departamento Jurídico, alegando que os problemas na adutora eram decorrentes do subdimensionamento da rede e da pouca potência do GMB submerso e que a obra sequer havia sido entregue pelo município, alegou ainda, que o problema tinha sido resolvido com a substituição do GMB submerso.

A juíza Dra. Katia Cristina, ao analisar os documentos, concluiu que: verifica-se de forma inequívoca que os autores, apesar da alegação de não fornecimento de água, são cobrados mensalmente pela demandada. Portanto, não pairam dúvidas de que a concessionária de serviços públicos tem obrigação contratual para com os seus consumidores e, inclusive cobra pela suposta prestação dos serviços.

Dessa forma, diante dos documentos apresentados no processo à juíza determinou que a CAERN “no prazo de 10 (dez) dias, regularize o fornecimento de água de forma eficaz e contínua ou que demonstre estar fazendo, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), limitada ao teto de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais)”.

Confira no link do Processo:


Arlindo Maia da Redação Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Participantes da OSE de Itaú aprendem sobre mudanças, custos e planejamento.

O 4º dia OSE, quinta-feira (26), o tema principal foi a mudança, algo que surpreendeu os participantes quando os facilitadores trocaram suas salas, fazendo um rodízio, mostrando  o impacto da mudança, para que fossem comparadas com o mercado de trabalho, que foi possível identificar o quanto não estamos preparados como empreendedores.
Trabalhando sobre a competência: Mudar para obter melhores resultado, os facilitadores orientam ficar atento as mudanças, para se adaptar ao ambiente.
O intuito da oficina era mostrar aos futuros e atuais empreendedores antecipar-se aos acontecimentos para não serem pegos de surpresa, evitando as percas de clientes, destacando como essencial a inovação.
A dinâmica desta quinta-feira, os participantes teriam que usar as sucatas trazidas para oficina no intuito de elaborar um novo produto. Alguns empreendedores esqueceram de planejar  ao inserir uma nova mercadoria, causando assim um prejuízo, por não terem feito uma pesquisa, e os gastos utilizados no novo produto.
Em seguida os facilitadores mostram aos participantes a importância da qualidade e a eficiência dos produtos, podendo fazer melhor gastando muito menos. Através de exemplos práticos foi possível mostrar através da realidade vivenciada  no dia a dia de cada um, obtendo um melhor aprendizado, no entanto, diante as diferenças existentes, notou-se que todo empreendedor precisa de um autoplanejamento.
A falta de planejamento para um empreendedor é o mesmo que desperdiçar. Para se obter sucesso nos negócios, os participantes aprenderam que para ter sucesso, é preciso planejar, traçar metas a serem vencidas, obedecendo o passo a passo do planejamento, logo após os participantes aprenderam como calcular os custos de um empreendimento para obtenção dos lucros, esclarecendo quanto deveria ser cobrado pelos produtos oferecidos aos consumidores. A noite foi encerrada com uma palestra motivacional ministrada por José Carlos do SEBRAE-RN.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja o álbum com todas as fotos desta quinta-feira da OSE em Itaú-RN


Leia Mais ››

MULHER TEM CABEÇA ESMAGADA EM ACIDENTE NO CENTRO DE ASSU PRÓXIMO A LOJA MARÉ MANSA

Na tarde de hoje 27/09 aconteceu um acidente na Avenida Senador João Câmara no centro de Assu, próximo a loja Maré Mansa.
As informações são que uma mulher por nome de Nivea Paula Lopes da Silva, 39 anos que residia na rua Belo Horizonte no bairro Dom Elizeu em Assu seguia do centro subindo a Avenida com destino a sua residência, e ao chegar próximo a loja Maré Mansa foi colhida por um veiculo até o momento não identificado.
Nivea Paula teve a cabeça esmagada, a vitima seguia em uma moto shineray..... populares afirmaram que a mesma teria ido deixar seu filho no trabalho e na volta infelizmente aconteceu o acidente.

Policiais foram até o local onde acionaram os peritos do itep para remoção do corpo.



Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Olho D'água do Borges-RN tem uma das piores SAÚDE do RN no ranking da pesquisa FIRJAN. Confira esta e outras áreas

O IFDM, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Agora, veja a situação de Olho D'água do Borges-RN nas áreas de saúde, educação e emprego e renda, nas esferas federal e estadual.

SAÚDE
Nacional: 3993º posição
Estadual: 128º - Obs.: o RN tem 167 municípios

EDUCAÇÃO
Nacional: 2546º
Estadual: 42º

EMPREGO E RENDA
Nacional: 3211º ( Baixo desenvolvimento)
Estadual: 64º
   
Agora, pergunta-se: Por que divulgam aleatoriamente que Olho D'água do Borges é uma cidade modelo em todas as áreas. Essa pesquisa científica desmente o marketing feito pelo prefeito municipal.

Eis a resposta: Por que uma parte da população de Olho D'água gosta de ser enganado fazer o papel de bobo. como diz o ditado: Me engana que eu gosto!!!!

Só pra lembrar pra turminha: Estes dados não foram criados pela oposição. A menterie nÃO a   só prevalecer enquanto a verdade não chega.

Reprodução Cidade News Itaú via Gilberto Dias
Leia Mais ››

Felipe Guerra: polícia militar apreende adolescente acusado de ter furtado restaurante.

Na tarde desta quinta-feira (27/09/2013), o Comandante do Destacamento da Polícia Militar da cidade de Felipe Guerra, o Sargento Rivelino, juntamente com o sub comandante daquela sub unidade o Cabo Delgineto, apreenderam um adolescente de 17 anos, acusado de na noite da ultima quarta-feira (25/09/2013), ter furtado um motor bomba, uma quantidade em dinheiro, e bebidas do Restaurante e Hotel de Dona Zila, localizado na Avenida Mira Selva, centro daquela cidade.

Após diligencias os policiais militares recuperaram o motor bomba, e parte do dinheiro. O menor foi conduzido ate a Delegacia de Policia Civil, da cidade de Apodi, onde foi feito os procedimentos cabíveis.




Reprodução Cidade News Itaú via F5 Apodi
Leia Mais ››

Polícia prende o “Batman” no Rio de Janeiro

Agência Brasil  - Durante protesto no centro do Rio de Janeiro, pelo menos oito manifestantes foram detidos ontem (25) pela polícia. A manifestação começou em frente à sede do Ministério Público. Os ativistas protestavam contra a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (Ceiv).

O primeiro manifestante foi detido por estar mascarado. Ele está vestido com uma fantasia do personagem Batman, que não quis mostrar o rosto nem se identificar. Quatro manifestantes também foram presos por usarem máscaras, o que é proibido por lei estadual. A lei determina que é “especialmente proibido o uso de máscara ou qualquer outra forma de ocultar o rosto do cidadão com o propósito de impedir-lhe a identificação” em manifestações.

Mais três manifestantes foram detidos por envolvimento em uma briga. A Polícia Militar não informou para qual delegacia os detidos foram levados. Os manifestantes, a maioria integrantes do Black Blocs, se dirigiram para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde fazem um ato em defesa do uso de máscaras em protestos. O grupo se juntou a professores em greve que estão acampados em frente ao Legislativo.

A frente do prédio foi cercada pela polícia. O protesto é pacífico. Com a manifestação, o trânsito na Avenida Presidente Antônio Carlos, uma das principais vias do centro, foi bloqueado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fátima foi a única Potiguar homenageada no Prêmio Congresso em Foco

fatima congressoTapete vermelho para os parlamentares que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população no Legislativo. Em noite de festa foi realizada, agora a pouco, no Unique Palace, em Brasília, a premiação da oitava edição do Prêmio Congresso em Foco. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) foi a única Potiguar homenageada na solenidade. Votação que elegeu os melhores parlamentares foi realizada pela internet entre 9 de julho e 9 de setembro de 2013.

Na votação, a deputada Fátima concorreu ao prêmio na categoria “Destaque na Defesa da Educação”. Além disso, dos 513 deputados que compõem a Câmara Federal, Fátima ficou na lista dos 40 mais bem avaliados.

“Quero inicialmente agradecer os jornalistas e internautas que votaram no meu nome, a bancada do PT, meu partido e a minha equipe pelo empenho e trabalho coletivo. Agradeço também os movimentos sociais, parceiros na ousadia por manter acesa a esperança e o compromisso em prol da educação pública. Recebo essa homenagem reafirmando meu compromisso de honrar cada voto recebido e de incentivo para me esforçar mais ainda na luta em defesa da educação do nosso Rio Grande do Norte e do nosso Brasil”, agradeceu a deputada.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Assalto em mercearia de Pedrinhas termina com dois suspeitos presos

Uma mercearia localizada na Rua Pedro Sabino da Costa, na comunidade de Pedrinhas foi assaltada por volta das 7h00 da manhã desta sexta-feira (27). Um indivíduo chegou armado ao estabelecimento, rendeu o comerciante e levou aproximadamente R$ 500 em dinheiro.

O indivíduo empreendeu fuga a pé e ainda efetuou disparos para cima tentando amedrontar a população ou qualquer outro que tentasse reagir contra o assalto.

Um elemento foi localizado por homens do grupo de segurança particular do bairro, que recebeu logo em seguida apoio da guarnição policial. Um segundo indivíduo também foi preso, acusado pelo primeiro de envolvimento no assalto.
Foi presos Francisco Fabrício Ferreira dos Santos, 18 anos, servente e ainda Ronorildo Pereira Costa, 18 anos, sem profissão definida.

O primeiro é acusado de assalto ao estabelecimento comercial e o segundo é suspeito de ter participação no crime na ocultação do revólver e do dinheiro roubado, que até o fechamento desta postagem não havia sido localizado pela Polícia Militar.

Na casa de Ronorildo, a polícia encontrou uma bainha de revólver e uma pequena quantidade de crack, que o mesmo declarou ser usuário.

Ambos serão ouvidos e autuados pelo Delegado Renato Batista, titular da delegacia de Polícia Civil de Areia Branca.

Reprodução Cidade News Itaú via Carlos Júnior
Leia Mais ››

Com suspeita de fraude em plantões, hospital é alvo de apreensões no RN

Documentos foram apreendidos no Hospital Tarcísio Maia (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)A Polícia Civil do Rio Grande do Norte apreendeu documentos no hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, região Oeste do Estado, que farão parte da investigação de pagamentos indevidos de plantões na unidade hospitalar. A busca e apreensão aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) e foi denominada de operação Ponto Final.
De acordo com o delegado Fabio Montanha, da 1ª Delegacia de Polícia de Mossoró, as investigações começaram em maio deste ano após denúncias de que servidores estariam recebendo o pagamento por plantões que não foram cumpridos.
O delegado informou que ainda não é possível precisar quantos servidores teriam recebido os valores referentes aos plantões sem cumprí-los e nem o valor pago indevidamente. "A investigação está em curso e somente após a análise desses documentos teremos informações precisas", disse.
A operação contou com a participação de policiais das 1ª e 2ª DPs de Mossoró, além da Delegacia de Defraudações.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista morre no volante do caminhão na Br 304 em Mossoró

O motorista “Sandro Ricardo de Abreu”, natural da cidade de Laguna no estado de Santa Catarina, foi encontrado morto no volante do caminhão tipo Bau frigorifico, por volta de 7 horas da manhã de sexta feira 27 de Setembro de 2013, no Km 24 da Br 304, cerca de 15 Km de Mossoró saída para o estado do Ceará.

Segundo informações de moradores do Projeto de Assentamento Boa Fé, o motorista saiu da via e ainda conduziu o veiculo cerca de 160 metros. No trajeto, várias mudas de cajueiros foram arrancadas e o carro ficou parado, fora da pista.

Motoristas e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu ainda tentaram uma manobra de reanimação, mas Sandro já estava sem vida.

Patrulheiros da Policia Rodoviária Federal, com o apoio da Policia Militar isolaram a área para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. Segundo o perito criminal, Eduardo Alexandre, pelas características presentes no corpo, o motorista foi vitima de infarto, mas o resultado da causa morte, só sera possível afirmar após a necropsia.

O corpo de Sandro Ricardo de Abreu foi removido para a Unidade Regional do Itep e aguarda a presença de familiares para a liberação.

Itep Mossoró 85 3315 5582/5585








Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com greve da Polícia Civil no RN, BOs passam a ser feitos na Degepol

Os registros de boletins de ocorrência que estavam sendo feitos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal, deverão ser registrados na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) a partir da próxima segunda-feira (30). A informação foi divulgada pela assessoria da Polícia Civil nesta sexta-feira.

Com a greve da Polícia Civil do Rio Grande do Norte - que começou no dia 6 de agosto - as delegacias estão fechadas e os boletins de ocorrências estavam sendo registrados pela Polícia Militar desde o dia 9 de agosto.
A Degepol está localizada à Avenida Interventor Mário Câmara, nº 2550, no bairro Cidade da Esperança, em Natal. O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira a partir das 8h e serão distribuídas 90 fichas por dia. Durante os fins de semana, os BOs podem ser feitos nas duas delegacias de plantão da cidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

AÇÃO POLICIAL. SERVIÇO RESERVADO TROCA TIROS, E TRAFICANTE É ALVEJADO. DROGAS FOI APREENDIDA NO BAIRRO PEREIROS EM MOSSORÓ.

Uma ação policial do Serviço Reservado da Polícia Militar, juntamente com apoio da viatura de área e Força Tática, por volta das 13:30 de hoje (27) de setembro de 2013, tem como saldo até o momento um traficante alvejado de raspão durante a abordagem houve reação e  uma troca de tiros, e alguns elementos presos na rua César Campos/Cunha da Mota, no bairro Pereiros em Mossoró. A polícia se encontra no local, além de muitos curiosos observando a ação policial.


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

No RN, juiz condena participantes de esquema conhecido como Foliatur

O Tribunal de Justiça do  Rio Grande do Norte condenou seis acusados de participarem de um esquema criminoso que desviou verbas da Secretaria Estadual de Turismo entre 2005 e 2006. Os participantes do 'Foliatur', como ficou conhecido, revezavam-se na prática de atos administrativos necessários para formalizar contratações com valores que não precisavam de licitação. Segundo a justiça, eles simulavam ajuda financeira da secretaria para eventos que aconteceram em diversas cidades do Estado. Os serviços que constavam nas notas fiscais, no entanto, não foram prestados e os eventos não tiveram ajuda da Secretaria.
O juiz Guilherme Newton do Monte Pinto, da 6ª Vara Criminal da Comarca de Natal, condenou os réus a partir de denúncia feita pelo Ministério Público Estadual. Os servidores que cumpriam funções comissionadas já haviam sido condenados em 2012 por atos de improbidade administrativa, por terem facilitado ou concorrido para o desvio e má utilização de verba pública. Agora, eles foram sentenciados pelos crimes de peculato em concurso com formação de quadrilha.
Um dos réus recebeu o benefício de redução de lena por causa de delação premiada. Sua pena foi reduzida pela metade. Ele firmou termo de colaboração com o Ministério Público e ajudou a elucidar todo o esquema criminoso denunciado. Ele recebeu a pena de 10 meses de reclusão e 35 dias multa.
Além disso, o réu teve pena privativa de liberdade substituída por duas penas restritivas de direito, sendo uma delas a prestação pecuniária no valor de três salários mínimos a uma entidade com destinação social, e a outra a prestação de serviços à comunidade.
Outros três receberam pena definitiva e unificada de quatro anos e 11 meses de reclusão e 80 dias multa.  Outro condenado teve pena final, definitiva e unificada de cinco anos e um mês de reclusão e 120 dias multa. Por último, um deles obteve a pena final de cinco anos e dois meses de reclusão, além de 140 dias multa. Eles devem, inicialmente, cumprir a pena de reclusão em regime semiaberto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação policial em Caraúbas prende três homens acusados de assaltos em Mossoró e apreende Pistola 380

Uma operação policial desencadeada na tarde desta quinta feira 26 de setembro de 2013,na cidade de Caraúbas,culminou com apreensão de uma pistola 380,um veículo tipo Siena prata e a prisão de três pessoas suspeitas de envolvimento em assaltos na cidade de Mossoró e na região de Caraúbas. A Operação teve a participação da Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró,Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Caraúbas. Adolpho Rodrigues Maia de 26 anos de idade,natural de Mossoró e residente em Caraúbas,que portava uma pistola 380 foi conduzido à DP de Plantão em Mossoró,juntamente com outras duas pessoas,acusados de envolvimento em dois assaltos em Mossoró e um assalto à um carro da Skol na RN 117 entre Governador Dix Sept Rosado e Caraúbas mês passado. De acordo com informações do Delegado da DEFUR,Luiz Fernandes, Adolpho Rodrigues é acusado de participar de um assalto ocorrido na noite de quarta feira (25),à Um VAN que seguia viagem à Fortaleza. Neste assalto os elementos que estavam em um veículo tipo Polo preto,promoveram um verdadeiro arrastão aos passageiros da Van. Após ser ouvidos pelo delegado da especializada em furtos e roubos,os dois homens foram liberados,já o Adolpho Maia foi autuado por porte ilegal de arma e encaminhado à Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza.



Reprodução Cidade News Itaú via Alcivan Vilar
Leia Mais ››

HOMICÍDIO NA MADRUGADA DE HOJE 27/09 NO BAIRRO MARIA ROMANA EM IPANGUAÇU

Na madrugada de hoje 27/09 por volta das 3:30hs elementos chegaram na rua Luiz Manaia Filho, na casa de numero 60 no bairro Maria Romana em Ipanguaçu e efetuaram vários disparos contra a pessoa de Alysson Bruno de Souza, 19 anos mais conhecido por Arame natural de Ipanguaçu.
As primeiras informações são que dois elementos chegaram na residência e arrombaram a porta derrubando uma moto que estava servindo de escora e foram direto no quarto onde Alysson estava deitado deitado juntamente com sua companheira por nome de Ana Alice de Mendonça que é natural de Baraúnas.
Ana Alice mantinha um relacionamento amoroso com a vitima e por pouco não foi atingida.
Policiais da força tática de Assu e VTR de Ipanguaçu estiveram no local mas até o momento ninguém foi preso.



A foto mostra a costa da mulher que estava no momento do crime

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››