quinta-feira, julho 15, 2021

Homicídios crescem no RN e São Gonçalo do Amarante fica entre as 10 cidades mais violentas do país em 2020, aponta Anuário

Localizada na região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante foi uma das 10 cidades mais violentas do país ao longo do ano de 2020, de acordo com dados do Anuário da Segurança Pública, lançado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


Policial militar mostra arma usada por homem para atirar contra viatura em Natal. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O Anuário também apontou que o Rio Grande do Norte voltou a apresentar aumento no número de mortes violentas, após dois anos de baixas. Os crimes letais intencionais tiveram crescimento de 5,5%. No caso dos homicídios, o crescimento foi de 13%.


O levantamento sobre as cidades com mais de 100 mil habitantes que tiveram taxa de mortes superior a média nacional deixou São Gonçalo do Amarante na 9ª colocação entre as 10 mais violentas do país, com taxa de 71,4.


Segundo o IBGE, o município tem pouco mais de 103,4 mil habitantes. Já o Anuário apontou que a cidade registrou 74 mortes violentas ao longo do ano.


São casos como o assassinato do pintor Otávio Pereira Campelo, de apenas 18 anos, que aconteceu na zona rural do município em junho do ano passado. Ele caminhava pela rua de casa depois de ter ido a uma mercearia, no distrito Chã do Moreno, quando foi seguido e sofreu diversos disparos de arma de fogo.



Otávio Pereira Campelo tinha 18 anos — Foto: Cedida


No Rio Grande do Norte, outros três municípios também aparecem na lista de cidades com taxas superiores à média nacional. As cidades foram: Mossoró (62,2), Natal (27,5) e Parnamirim (26,2).

Seguindo o mesmo princípio da taxa de mortalidade por 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte registrou 38 mortes violentas a cada 100 mil habitantes e foi o sexto estado mais violento do país, atrás do Ceará (45,2), Bahia (44,9), Sergipe (42,6), Amapá (41,7) e Pernambuco (38,3).


A taxa nacional foi de 23,6 mortes para cada 100 mil habitantes.


Todas as 10 cidades mais violentas ficam na região Nordeste.


10 cidades com mais mortes por 100 mil habitantes em 2020

Caucaia (CE) - 98,6

Cabo de Santo Agostinho (PE) - 90

Feira de Santana (BA) - 89,9

Simões Filho (BA) - 89,8

Maranguape (CE) - 79

Maracanaú (CE) - 78,4

Santo Antônio de Jesus (BA) - 76,2

Camaçari (BA) - 75,9

São Gonçalo do Amarante (RN) - 71,4

Nossa Senhora do Socorro (SE) - 68,4

Violência

Após dois anos apresentando baixa no número de mortes violentas, o Rio Grande do Norte voltou a ter aumento no número. Ainda assim, os números continuam bem abaixo de 2017, quando o estado chegou ao pico de mortes violentas na década.



Ao todo, em 2020, foram 1.344 mortes violentas. Em 2017 foram 2.355.


Os dados levam em consideração vários tipos de mortes, como homicídio, latrocínio (roubo com resultado de morte), lesão corporal seguida de morte, intervenção policial (mortes de suspeitos em troca de tiros com a polícia) entre outros.


Apesar disso, o que mais contribuiu para o crescimento foram os homicídios dolosos, que tiveram aumento superior a 13%, e chegaram a 1.224.


O estado manteve praticamente o mesmo número de latrocínios, passando de 62 para 63 e apresentou queda de mais de 55% nos casos de lesão corporal seguida de morte, nas mortes de policiais e também nos óbitos de suspeitos em intervenções policiais.


O crescimento das mortes coincide com a redução de gastos com a segurança pública no estado. Enquanto em 2019, o estado gastou mais de R$ 1,2 bilhões na área, os investimentos foram de pouco mais de 1 bilhão em 2020. Segundo o Anuário a redução de 13% foi a terceira maior entre os estados brasileiros.


Veja os principais indicadores do relatório em 10 pontos:

Assassinatos em alta: houve um aumento de 13% nos homicídios dolosos; 1.224 mil no total

Mortes violentas intencionais, que envolvem também latrocínio, lesão corporal seguida de morte e intervenção policial, entre outros tiveram crescimento de 5,5% em 2020.

Violência contra a mulher: homicídios caíram -17,3% e feminicídios tiveram redução de 38,6%, mas os estupros aumentaram, principalmente entre vulneráveis. Ao todo, o estado registrou 491 casos em 2020. Houve aumento de 7,5% no número de medidas protetivas concedidas.

Aumento da violência contra população LGBTQIA+: assassinatos e agressões subiram no estado: 25 casos de lesão corporal (+177%); além de 7 homicídios (+75%) e três estupros (+50%)

Violência contra policiais: Número de mortes de policiais vítimas de crimes letais caiu 58%. Foram 5 mortes em 2020.

Mortes decorrentes de operações policiais tiveram queda de 9,3%. Foram 145 casos no ano passado. Natal é a 16ª cidade do país com maior taxa por 100 mil habitantes.

Aumento de armas em circulação: Entre 2017 e 2020 o número de registros de posse de arma quase dobrou, passando de 8.903 para 16.791. Desse total, 8.685 são armas de pessoas físicas. No ano passado, o estado registrou aumento de 111% nos casos de porte e posse ilegal de armas de fogo. Foram 555 casos. Apesar disso, número de apreensões de armas caiu.

Queda no número de pessoas desaparecidas: número caiu mais de 37%. A redução é maior que a nacional.

Superlotação no sistema prisional: estado tem mais presos e déficit de vagas maior. São 10.801 apenados para 7.776 vagas no sistema. Um déficit de 3.025 lugares.

Redução em investimentos: poder público investiu 13% a menos na Segurança Pública do Rio Grande do Norte, na comparação com 2019.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bombeiros fazem terceiro dia de buscas por adolescente que desapareceu enquanto surfava em Natal

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros retomaram, na manhã desta quinta-feira (15), as buscas pelo adolescente de 14 anos que desapareceu na última terça-feira (13) enquanto surfava na praia de Miami, no bairro de Areia Preta, na Zona Leste de Natal.


Bombeiros entram no terceiro dia de buscas por adolescente que desapareceu enquanto surfava em Natal — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


O terceiro dia de buscas começou por volta das 08h30 desta quinta. Os militares estão realizando uma varredura desde a orla de Miami até a orla de Pitangui, no litoral Norte.


Além disso, o Potiguar I, da Secretaria de Segurança Pública, está sendo disponibilizado até o final da manhã para auxiliar nas buscas.


Desaparecimento

A prancha do adolescente foi encontrada com a cordinha (strep) quebrada.


De acordo com familiares, o adolescente estava acostumado a surfar no local. Eles informaram, ainda, que o jovem tinha casos de convulsões.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministério Público do RN faz alerta à população sobre golpe do 'novo número' no WhatsApp

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu, nesta quinta-feira (15), um alerta à população em geral sobre o golpe do novo número que vem sendo aplicado através do aplicativo WhatsApp. Os criminosos falsificam o perfil do usuário e fingem ser a pessoa com um novo número para extorquir dinheiro de seus contatos.


Criminosos fingem ser pessoa com novo número para extorquir contatos. — Foto: Reprodução/RPC


De acordo com o MPRN, nesse golpe os bandidos conseguem ter acesso aos dados pessoais da vítima pela compra ilegal de banco de dados ou pelo acesso à foto de perfil da mesma.


Na maioria das vezes, o golpe começa com o envio da mensagem "troquei meu celular", seguida de algumas informações para convencer o contato de que aquela situação é real. Logo após, é pedido socorro financeiro.


O deputado estadual Tomba Farias foi vítima do golpe em 2 de julho. De acordo com o parlamentar, criminosos estariam usando um outro número não pertencente a ele, mas com a sua foto, pedindo dinheiro em seu nome.


O deputado fez um alerta sobre o crime em suas redes sociais e destacou que não solicita nenhum tipo de recurso de forma virtual.



A aposentada Glória Melo também foi vítima dos golpistas. Ela chegou a transferir R$ 20 mil para os criminosos em junho.


"Eu não desconfiei de nada. Eles colocaram o nome e a foto da minha filha e conversaram comigo por uns quatro dias. Aí depois foi que pediram o dinheiro e eu dei", contou.


O MPRN orienta que a população fique atenta a esse tipo de mensagens e sempre desconfie, tentando inicialmente um contato telefônico ou presencial com o verdadeiro dono da linha.


O MP alerta ainda que sempre que for vítima da tentativa de golpe, o cidadão deve informar o plantão 190. Em caso de dúvidas, o MPRN disponibiliza o Disque-denúncia 127, que funciona das 7h às 19h em dias de semana.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 352.164 casos confirmados e 6.964 mortes por Covid

 O Rio Grande do Norte registra 352.164 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. Ao todo, 6.964 pessoas morreram vítimas da doença no estado.


Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (15). Outros 1.439 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim de terça-feira (13), são 386 casos a mais e 26 novas mortes.

Das mortes registradas, sete aconteceram nas últimas 24h - em Cerro Corá (1), Currais Novos (1), Parnamirim (1), Caicó (1), Serrinha dos Pintos (1), Apodi (1) e Mossoró (1)


O RN tem ainda 164.771 casos suspeitos e 664.491 casos descartados de Covid.


Depois de quase duas semanas de queda, o número de pessoas internadas pela Covid subiu de 403 para 411- sendo 328 na rede pública e 83 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap).


Com 204 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 52,4% na rede pública; com 56 internados, a rede privada tem 37% de ocupação.



Números do coronavírus no RN

352.164 casos confirmados

6.964 mortes

164.771 casos suspeitos

664.491 casos descartados





Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte recebe mais 61 mil doses da AstraZeneca

O Rio Grande do Norte recebeu um carregamento com 61 mil doses da AstraZeneca no fim da tarde desta quinta-feira (15). O lote, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), é todo destinado à primeira dose.


RN recebe mais de 60 mil doses da Astrazeneca — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação


Os imunizantes devem ser distribuídos aos municípios na manhã desta sexta (16) e, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, devem atender o escalonamento de vacinação por idade e a bancários e trabalhadores dos Correios - as duas categorias foram inseridas pelo Ministério da Saúde na prioridade do Programa Nacional de Imunização na primeira semana de julho.


RN recebe mais de 60 mil doses da Astrazeneca — Foto: Paulo Nascimento/Divulgação


Com esse lote, o RN passa das 2,3 milhões de vacinas recebidas desde o início da campanha de imunização.


Ao todo, mais de 1,3 milhão de potiguares, segundo a plataforma RN+ Vacina, já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid. Outros 495 mil estão com o esquema vacinal completo.


Natal e Mossoró parados

Nesta semana, Natal e Mossoró, as principais cidades do estado, precisaram parar a imunização com a primeira dose por conta da falta de vacina.


Para evitar essas paralisações, a governadora do RN solicitou nesta semana ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga um calendário com as datas detalhadas e a quantidade de doses que serão enviadas ao estado como forma de completar a imunização de todo público adulto até setembro.


Na semana passada, o estado havia recebido 29 mil doses, entre Pfizer e CoronaVac.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte retoma cirurgias eletivas e estima 10 mil procedimentos até o fim do ano

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que vai retomar as cirurgias eletivas em todo o Rio Grande do Norte neste mês de julho. A estimativa é de que até o fim do ano sejam realizados 10 mil procedimentos agendados.


Anúncio da retomada das cirurgias foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


As cirurgias eletivas foram suspensas inicialmente em março de 2020, com a chegada da pandemia do coronavírus, e retomadas em setembro, após uma redução nos índices da Covid no estado. Em abril deste ano, no entanto, precisaram voltar a ser paralisadas novamente após novo um crescimento de casos e internações.


Os procedimentos voltam a acontecer agora no mês de julho, portanto, após uma queda establizada no número de casos, mortes e internações da Covid no Rio Grande do Norte, atrelado ainda ao avanço na vacinação.


"A retomada é reflexo da redução da ocupação de leitos, da possibilidade de termos profissionais, estrutura de leitos de retaguarda para realização dos procedimentos e do restabelecimento do abastecimento de anestésicos, insumo fundamental para esses procedimentos", explicou a secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira.


"Nosso planejamento é que nós possamos fazer em torno de 10 mil procedimentos agendados em 2021, além da cirurgias de urgência e emergência".

A secretária adjunta de Saúde do RN, Maura Sobreira, disse também que há uma demanda atrasada por essas cirurgias pelo período em que ficaram suspensas.


Ela explicou que havia um risco em realizar esses tipos de procedimentos durante os picos da pandemia, pela possibilidade de falta de profissionais, de leitos, insumos e do risco de contaminação.


"Elas foram suspensas diante do aumento de casos, dos leitos que foram destinados à demanda Covid, do risco que era do paciente estar circulando nessas unidades, e também da dificuldade em relação aos anestésicos, que é um insumo utilizado no kit de intubação Covid", explicou.

Maura relembrou ainda que os procedimentos de urgência, como cirurgias cardíacas e ortopédicas, por exemplo, continuaram sendo realizadas. Entre as eletivas, parte da demanda está com cirurgias de hérnia e vesícula.


"Nós fizemos mais de 10 mil procedimentos esse ano, mesmo com a suspensão, de cirurgias que não pararam, como de ortopedia, cardiovascular, oncológica, cardíaca. Esses procedimentos não foram suspensos".


Reversão dos leitos

A melhora nos níveis da pandemia no estado tem feito o governo do RN reverter alguns leitos de UTI Covid em leitos para tratamento de outras doenças no estado. Atualmente, segundo o Regula RN, o estado tem 54% dos leitos críticos de Covid ocupados - essa taxa ficou acima de 90% entre março e junho.


Ao todo, segundo a Sesap, já foram revertidos até esta quinta-feira, pelo menos 25 leitos de UTI e outros cinco leitos semi-intensivos, que ficam:


Hospital Colônia Dr. João Machado (Natal) - 5 leitos de UTI revertidos

No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM, Natal) - 10 leitos de UTI revertidos

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Caicó) - 10 leitos de UTI revertidos

Hospital Regional Tarcísio Maia - 5 leitos semi-intensivos revertidos

A previsão do estado é de que o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, também reverta leitos clínicos para doenças infectocontagiosas futuramente.


"Com taxas de ocupação inferiores a 60%, nós estamos há vinte dias fazendo, de forma programada, a reversão de leitos tanto clínicos como críticos para atender a demanda geral. Tudo está sendo consolidado com muito cuidado para que não tenhamos reflexo no aumento das taxas de ocupação Covid, tendo em vista a retomada das atividades econômicas e escolares”, explicou a secretária adjunta de saúde Maura Vanessa Sobreira.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra mais de 539 mil mortes de Covid na pandemia; em queda, média móvel é a mais baixa desde 1º de março



O Brasil registrou 1.552 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quinta-feira (15) 539.050 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.244 –o menor registro desde o dia 1º de março (quando estava em 1.223). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -19% e aponta tendência de queda. É o 19º dia seguido de queda nesse comparativo.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Sexta (9): 1.387

Sábado (10): 1.321

Domingo (11): 1.296

Segunda (12): 1.297

Terça (13): 1.273

Quarta (14): 1.270

Quinta (15): 1.244

De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel de mortes acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Apenas dois estados apresentam tendência de alta nas mortes: Acre e Paraná.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 19.261.741 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 52.720 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 42.708 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -18% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica tendência de queda também nos diagnósticos.


Em seu pior momento, a curva da média de diagnósticos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo de Minas Gerais confirma que foi procurado pela Davati, mas nega negociações

O governo de Minas Gerais confirmou que foi procurado pela Davati Medical Supply, empresa que se tornou alvo das investigações na CPI da Covid, no Senado, após o policial militar e vendedor de vacinas Luiz Paulo Dominghetti ter denunciado uma cobrança de propina de US$ 1 por dose em meio à oferta de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca ao Ministério da Saúde.


Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais — Foto: Danilo Girundi/TV Globo


Nesta quinta-feira (15), o representante comercial da Davati, Cristiano Carvalho, disse em seu depoimento em Brasília que negociou diretamente com o governo de Minas Gerais para compra destas doses.


“Diretamente, eu estive, na maioria, com consórcios de prefeituras. Que eu me lembre vários consórcios pelo Brasil, diretamente uns quatro consórcios. E diretamente com o governo de Minas Gerais”, contou Cristiano.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) disse que foi procurada pela Davati com oferta para compra de vacinas por parte do estado. Formalmente, a Seplag manifestou seu interesse, emitindo para a empresa os documentos necessários: loi (letter of intention) e loa (letter of authorization), cartas de intenção e autorização, respectivamente.


A secretaria pediu ainda que fosse enviada proposta comercial formal, juntamente com a documentação de habilitação técnica e jurídica — incluindo a comprovação de que a empresa citada representava a indústria — para a instrução do processo de compras e pré-requisito para a celebração de eventual contrato de compra.


Porém, a Seplag nunca recebeu nenhuma proposta comercial e nem os documentos da empresa. Por isso, não houve negociação.


No dia 27 de maio, o governo de Minas Gerais registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte “ao tomar conhecimento da circulação de um documento forjado que havia sido produzido com base nos documentos emitidos para a Davati Medical Supply nesse processo (loi e loa)”.


No documento forjado, o governo demonstraria interesse em adquirir vacinas contra Covid-19, mas não houve negociações.


“Desde a edição da lei 14.124/2021, o estado, por intermédio da Seplag, está tratando a possibilidade de aquisição de vacinas para o enfrentamento à Covid-19. Os contatos feitos foram realizados diretamente com as indústrias que fabricam os imunizantes, cujo retorno foi o de não possuírem condições para atendimento da demanda apresentada, considerando o comprometimento da produção com os contratos firmados com os governos nacionais”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro evolui de forma satisfatória, está sem sonda e não tem previsão de alta, diz novo boletim médico

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evolui de forma satisfatória, está sem a sonda nasogástrica, mas segue sem previsão de alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde está internado desde a noite desta quarta-feira (14), segundo o mais recente boletim médico. Bolsonaro foi transferido de Brasília para São Paulo após apresentar um quadro de obstrução intestinal (assista ao vídeo acima para entender o que causa o problema).


"O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, mantendo evolução clínica satisfatória. Desta forma, foi retirada a sonda nasogástrica e planeja-se o início da alimentação para amanhã. O Presidente segue sem previsão de alta hospitalar", diz o boletim.


No fim de tarde desta quinta, a primeira-dama, Michele Bolsonaro, e o secretário Especial de Cultura, Mário Frias, postaram uma foto do presidente com uma sonda no nariz, sorrindo, de pé, visitando uma outra paciente do hospital. Na legenda, Michele escreveu: "custoso demais" e colocou emojis de gargalhada.


Bolsonaro está sendo acompanhado pelo cirurgião gástrico Antonio Luiz Macedo, que cuida de sua saúde desde a facada sofrida nas vésperas da eleição de 2018.


Ainda em Brasília, no começo da quarta-feira, Bolsonaro procurou atendimento médico após sentir dores abdominais na madrugada. Nos últimos dias, o presidente também se queixava de soluços frequentes, como relatado durante uma transmissão ao vivo.


O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general Augusto Heleno, visitou o presidente nesta quinta. Segundo publicou em uma rede social, a recuperação de Bolsonaro tem sido "acima do esperado". "No dia de hoje, visitei o presidente Bolsonaro, no Hospital Vila Nova Star, em SP. Ele passa bem, mas continuará a fazer alguns exames e avaliações. Sua recuperação tem sido acima do esperado, graças a Deus e às orações dos amigos e amigas."


Presidente Jair Bolsonaro publica foto fazendo exames em Brasília nesta quarta-feira (14). — Foto: Reprodução/Instagram

Entenda o tratamento

Após a realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem na noite desta quarta (14), a equipe médica que cuida do presidente, coordenada por Macedo, definiu que ele receberá um “tratamento clínico conservador”, descartando a necessidade de uma cirurgia de emergência inicial.


"O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o Presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador", disse a nota divulgada pelo hospital ainda na quarta (14).


Segundo o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente, o presidente ficará em observação por três dias em São Paulo.


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), outro filho do presidente, disse nesta quinta-feira (15) que o pai, antes de ser transferido para São Paulo, retirou um litro de líquido que estava acumulado no estômago por causa da obstrução intestinal.


"O presidente sentia muita dor por causa disso e de madrugada ele foi pro hospital e foi retirado cerca de um litro de líquido do seu estômago, aliviou a dor. Ele ontem tava reclamando de dor, mas dores leves e com esse quadro há uma possibilidade de cirurgia, mas também há uma esperança que essa dobra se desfaça naturalmente”, contou o deputado em vídeo publicado em uma rede social.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Passageira é colada ao assento com fita adesiva após perturbar voo nos EUA



Uma mulher que causou “ameaças à segurança” de um voo entre Dallas e Charlotte foi contida e restrita ao assento com fita adesiva, na semana passada. Em um vídeo gravado por outra passageira, é possível vê-la ainda presa ao banco


Segundo um comunicado da American Airlines, a mulher tentou abrir uma porta da aeronave, e depois feriu uma comissária de bordo, a quem atacou com mordidas e cuspidas.


O incidente aconteceu no voo 1774, que partiu de Dallas, no Texas, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte, em 6 de julho, com 190 passageiros a bordo.


“Para a segurança de outros clientes e de nossa tripulação, a indivídua foi detida até que o voo pousasse e pudesse ser atendido por policiais e pessoal de emergência”, informa o comunicado.


De acordo com a passageira que postou o vídeo, as luzes da cabine foram acesas por volta de 1h30 da madrugada, e houve uma movimentação atípica dos comissários, que correram até o local onde a mulher, aparentemente durante um colapso nervoso, tentava abrir a porta – o que, segundo a American Airlines, seria impossível.


Testemunhas dizem que ela falava que queria sair do avião e que os comissários precisavam deixar que ela saísse, enquanto batia nas portas.


Após o pouso, a mulher foi encaminhada a um hospital para uma avaliação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Doria afirma que testou positivo para a Covid-19 pela 2ª vez

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na tarde desta quinta-feira (15) que testou positivo para a Covid-19 pela segunda vez.


O governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (16). — Foto: Divulgação/GESP


Nas redes sociais e em vídeo, ele informou que descobriu a reinfecção ao realizar um teste por prevenção. Por orientação médica, cancelou toda a agenda e deve trabalhar de casa.


O governador já havia testado positivo para a doença em agosto de 2020 e se manteve assintomático, assim como a primeira-dama, Bia Doria, e o secretário municipal da Educação, Bruno Caetano.


Doria disse que se sente bem e disposto, e atribuiu o quadro leve da doença à imunização com a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa Sinovac, que reduz as chances de agravamento da infecção.


"Continuarei sendo acompanhado pelos médicos, com a certeza de que a vacina está me protegendo, assim como protege milhões de brasileiros", escreveu nas redes sociais.


Ele tomou a primeira dose da vacina CoronaVac em maio deste ano e a segunda dose em junho. O governador tem 63 anos de idade, e, portanto, faz parte do grupo de risco para a doença.


Queda na média de mortes, mas com nova variante

Na quarta-feira (14), o estado de São Paulo completou uma semana com queda na média de novas mortes por Covid-19. A média móvel diária de mortes estava em 347, valor é 35% menor do que o verificado há 14 dias, o que aponta tendência de queda segundo os especialistas.


A média de mortes está em queda desde o dia 7 de julho. Antes disso, foram 50 dias seguidos em que o indicador apresentou tendência de alta ou estabilidade no estado de São Paulo.


Embora a média de mortes atual esteja muito abaixo da registrada em abril, mês mais letal da pandemia, ela ainda é maior do que a verificada no pico da primeira onda em 2020. A maior média diária de mortes registrada em 2020 foi de 289.


Paralelamente, a Prefeitura de São Paulo também alertou na quarta-feira que ainda não conseguiu identificar a origem da transmissão da variante Delta no paciente de 45 anos que contraiu o vírus, e considera que ele tenha sido infectado através de transmissão comunitária.


A variante delta foi identificada no Brasil há cerca de um mês e já é responsável por pelo menos duas mortes no país. Ela tem se tornado a cepa dominante em todo o mundo, segundo a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cidades de MG que avançaram na vacinação contra Covid zeram internações e mortes

Cidades mineiras que conseguiram avançar na vacinação mais rapidamente já estão vendo os resultados da imunização nos dados epidemiológicos. Nesses locais, grande parte da população integra algum público prioritário, como é o caso de quilombolas, indígenas ou trabalhadores aeroportuários.


Rio Doce foi primeira cidade mineira a aplicar 1ª dose em toda população adulta — Foto: Prefeitura de Rio Doce/Divulgação


Em Rio Doce, na Zona da Mata, há quase 3 meses não há internações de pessoas com Covid-19. Já Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, não registra morte há mais de 30 dias.


O município de Rio Doce, na Zona da Mata Mineira, foi o primeiro de Minas Gerais a vacinar toda a população adulta com a primeira dose. A cidade possui cerca de 3 mil habitantes e mais de 1,3 mil são quilombolas, que estão no grupo prioritário de imunização. Isso ajudou a acelerar a imunização de toda a população.


Rio Doce tem cerca de 3 mil habitantes — Foto: Prefeitura de Rio Doce/Divulgação


O resultado foi uma queda importante nos dados epidemiológicos. O último caso de internação no município foi no dia 19 de abril. O secretário de Saúde de Rio Doce, Rodrigo de Souza, diz que a vacinação é parte importante desse resultado, mas que as medidas preventivas também continuam contribuindo.


"Realmente o impacto da vacinação é muito positivo para o município. A gente percebeu que os casos diminuíram drasticamente, há muito tempo não tem paciente internado no município. E a maioria aqui faz uso da máscara, evita aglomerações. A gente pode contar com a população aqui, as pessoas respeitam bem", destacou.


Confins está com vacinação avançada — Foto: Raquel Freitas/G1


Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Confins é um dos municípios do estado com a vacinação por idade mais avançada. Nesta semana, pessoas com 25 anos recebem a dose e a previsão é terminar toda a população adulta até o final do mês. A cidade, de cerca de 7 mil habitantes, recebeu mais doses por ter muitos trabalhadores aeroportuários, já que o Terminal Internacional de Belo Horizonte fica na região.


Confins não registra mortes pela doença desde 11 de junho, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Weslei Denis Ramos, isso se deve ao avanço da imunização.



"Após o avanço da vacinação, nós temos agora uma redução muito drástica das pessoas que pegam Covid aqui dentro do município. Continuamos tendo caso, mas um número menor do que já tivemos a uns meses atrás. Também é menor o número de hospitalização e de óbito", destacou.


Confins, na Grande BH, não registra mortes por Covid há mais de um mês — Foto: Raquel Freitas/G1


No Norte de Minas, a cidade de São João das Missões é a mais avançada em relação à aplicação da segunda dose. O município possui 13 mil habitantes, e a maioria vive em comunidades indígenas. Da população com mais de 18 anos, quase 50% já receberam as duas doses da vacina.


O secretário de Saúde do município, Jonesvan Pereira Oliveira, conta que hoje não há pessoas internadas com a doença por lá. Ele diz que o município continua seguindo as regras de flexibilização orientadas pelo governo do Estado, também em preocupação com cidades da região.


"O impacto da vacinação no município é extremamente positivo, uma vez que, com as internações reduzidas, hoje o número é zero. E isso dá uma sensação de maior liberdade para a comunidade como um todo. Embora tenha avançado bastante na imunização, a gente tem seguido o plano Minas Consciente 100%, porque somos parceiros dos outros municípios e do estado", afirmou.


Em todo o estado, segundo o governo de Minas, dos mais de 21 milhões de mineiros, 38% receberam a primeira dose e quase 14% a segunda dose. O número de mortes e de casos ainda está em um patamar elevado, mas vem apresentando redução.


A média móvel de mortes, calculada com base nos 7 dias anteriores, está em 143 mortes. Em abril, no pior momento da pandemia, o número chegou em 340 mortes. Já a média de casos, que já esteve próxima de 10 mil, hoje está em 5.222 casos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher é agredida e abandonada em buraco com cerca de 3 metros de profundidade em Londrina

Uma mulher foi encontrada com várias marcas de agressão pelo corpo dentro de um buraco com cerca de 3 metros de profundidade em Londrina, no norte do Paraná, na tarde desta quinta-feira (15).


Guarda Municipal chegou ao local após denúncia na sede operacional, em Londrina — Foto: Guarda Municipal/Divulgação


Os bombeiros retiraram a mulher, que tem 32 anos, do local. Segundo a Guarda Municipal, ela estava com ferimentos na cabeça, rosto, barriga, pernas e com as duas mãos quebradas.


Uma denúncia anônima feita na sede operacional da Guarda Municipal levou os agentes até uma construção abandonada que fica na Rua Chile.


O guarda municipal Gnecco contou que o denunciante disse que a mulher foi agredida a noite inteira e abandonada no buraco. Os agressores voltariam na noite desta quinta-feira (15) para matá-la, ainda conforme relatou o denunciante para a Guarda Municipal.


"O terreno é grande e fizemos uma varredura, procuramos tudo quanto foi tampa. A mulher estava nesse buraco que foi aberto para passar um tubulação de água ou esgoto. O buraco foi fechado com uma tampa de cimento e por cima foram colocados galhos, pedaços de pau e entulhos de construção para não chamar a atenção", contou o guarda municipal.


Mulher foi encontrada em um buraco com cerca de 3 metros de profundidade, em Londrina — Foto: Guarda Municipal/Divulgação


Aos guardas municipais a vítima contou que estava passando pela região e sentiu uma pancada forte na cabeça. Quanto retomou os sentidos, estava sendo agredida com tijoladas e pauladas.


"Ela disse que foi deixada no buraco às 3h da manhã. Nós a encontramos por volta das 14h50. Estava muito ferida e desidratada", contou o GM Gnecco.


Após ser socorrida, ela foi levada ao hospital Santa Casa de Londrina. A instituição informou que a vítima sofreu politraumatismo e está consciente. O estado de saúde é considerado regular.


Mulher foi socorrida pelos bombeiros e levada para um hospital de Londrina — Foto: Guarda Municipal/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Enem 2021 tem 4 milhões de inscritos, menor número desde 2007

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta quinta-feira (15), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 4.004.764 pessoas inscritas.


Enem 2020 será adiado por causa da pandemia no coronavírus — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo


O número de inscritos é o menor desde o Enem 2007, quando 3,57 milhões de participantes se inscreveram. Também é o menor desde que a prova adotou o formato atual, em 2009.


O número final de candidatos habilitados a realizarem o exame pode cair ainda mais, porque o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85, pode ser feito até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não é concluída.


A quantidade de inscritos também é 34% menor do que no ano passado: em 2020, 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no exame, e 5,8 milhões fizeram a prova.


Neste ano, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais. O Enem digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.


Dos inscritos, 3.903.664 deverão fazer a versão impressa. A versão digital teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas.


Enem será mais uma vez excludente, diz especialista

Para Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo da organização Todos Pela Educação, o baixo número de inscritos tem diversos motivos. Um deles é o fechamento das escolas durante a pandemia.


"Acho que é reflexo fundamentalmente de duas questões: a primeira é a perda do vínculo com a educação e com os próprios estudos em função de um ensino remoto de baixíssima efetividade e com alcance limitado", apontou Nogueira Filho.

"E o segundo [motivo] é que é reflexo da necessidade de busca de renda por parte de muitos desses jovens", completa.


Outro ponto que contribuiu para queda, diz o especialista, são as regras para obter isenção da taxa de inscrição – que preveem que, se um aluno que pede a isenção da taxa não comparece ao exame, ele não tem direito a recebê-la no ano seguinte.


Por causa da pandemia, entretanto, mais da metade dos participantes não compareceu às provas de 2020. Para conceder novamente o benefício da isenção aos alunos que faltaram no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) aceitava motivos como morte na família ou problemas de saúde – mas não o medo de contágio pela Covid-19.


Ou seja: quem deixou de fazer a prova porque não queria se expor a aglomerações perdeu o direito à isenção nesta edição.


"Isso impacta, claro. Ainda mais quando a gente volta pro quadro de que metade dos jovens de 15 a 29 anos tiveram impacto na sua renda familiar. A crise econômica tem afetado muito [os] jovens e naturalmente eh a taxa [de inscrição] incide", afirma Nogueira Filho, do Todos Pela Educação.

O especialista diz que a inação do governo federal contribuiu para o cenário.


"Nós estamos diante de um Enem que prejudicará os mais pobres – em função da pandemia, do ensino remoto [que] foi menos efetivo para os jovens mais pobres de maneira mais forte", afirma.


"Quando o governo não toma, por exemplo, uma decisão de rever a regra da isenção da taxa, é essa inação. O governo não enxerga o problema em termos um Enem que prejudica os jovens mais pobres, não parece estar incomodado com o fato de a gente ter, pelo segundo ano consecutivo, um Enem excludente", diz Nogueira Filho.

A postura, diz, é "diametralmente oposta à ideia de uma de um país mais justo" e que precisa enfrentar desigualdades.


“Eu acho que, se fosse um governo de fato comprometido com a educação, com a ideia de que a educação é o grande vetor de transformação individual e coletiva de um país, a pergunta ‘o que fazer pra mitigar esse cenário?’ deveria tirar o sono do ministro da Educação. E não parece ser esse o caso. Não se tomou ações pra atenuá-lo – pelo contrário, permanecemos com uma regra que era evidente que resultaria num cenário como esse", avalia.


Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.


21 de novembro

O candidato deverá fazer:


45 questões de linguagens;

45 questões de ciências humanas

uma redação.

28 de novembro

A prova tem meia hora a menos para o candidato responder a:


45 questões de matemática

45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30

Regras de prevenção à Covid-19

Será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19.


No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos.


De acordo com o edital do Exame, não seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 é considerado critério de eliminação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Defesa do DJ Ivis diz que vai pedir a liberdade do cantor e adoção de medidas cautelares como tornozeleira

O advogado do DJ Ivis afirmou, nesta quinta-feira (15), que irá entrar com um pedido de conversão da prisão preventiva do cantor em medidas cautelares, como o uso de tornozeleira. A ideia é que ele cumpra obrigações judiciais longe da cadeia.


DJ Ivis chega à delegacia após prisão decretada por agressões contra a ex-mulher, Pamella Holanda. — Foto: Reprodução


Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, foi preso preventivamente, nesta quarta-feira (14), após determinação da Justiça. Ele estava em um condomínio de luxo na cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.


Pamella Holanda, a ex-mulher do DJ, publicou no domingo (11) vídeos gravados pela câmera de segurança da residência mostrando as agressões contra ela com chutes, socos e empurrões. Tudo aconteceu na frente da filha e de outras duas pessoas.


A partir das imagens, a Polícia Civil do Ceará passou a investigar mais profundamente o caso e pediu a prisão do cantor na terça-feira (13).


DJ Ivis está abalado emocionalmente, diz defesa

De acordo com o advogado André Quezado, "não há motivação para manutenção dessa prisão em relação a esses fatos", uma vez que há medidas cautelares diversas, como o uso de tornozeleira eletrônica e o afastamento da ex-mulher, já determinado pela Justiça.


"Vamos em busca das medidas cautelares diversas da prisão para que ele fique em liberdade, mas com determinadas obrigações caso o Judiciário venha a deferir. Ele vai ter obrigações e deveres, inclusive, um deles é o afastamento, não poder se aproximar da senhora Pamella", afirmou o advogado.

Quezado disse ainda que não há motivação para a prisão de DJ Ivis em função da garantia da ordem pública, principal fundamento utilizado pela Polícia Civil ao apresentar o pedido à Justiça.


"O senhor Ivis, em nenhum momento, pretende se furtar à ação penal. Sempre que for chamado, irá comparecer, não irá atrapalhar as investigações, não entrou em contato com as testemunhas que a senhora Pamella apresentou , então não há motivação para a manutenção dessa prisão", argumentou.


O DJ está totalmente abalado emocionalmente e psicologicamente, informou o advogado. Segundo ele, não seria apenas por causa da prisão, mas também por perdas que vem tendo no âmbito profissional e familiar.


DJ Ivis se manteve calado

O cantor DJ Ivis se manteve calado durante o interrogatório no ato da prisão preventiva, na noite desta quarta-feira (14), segundo informações do secretário da Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron.


De acordo com o secretário, foi expedida uma guia para que o suspeito fizesse exame de corpo de delito. Em seguida, o cantor foi encaminhado à Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza.


A audiência de custódia deve ocorrer nesta quinta-feira (15). Caron afirmou que DJ Ivis foi preso 10 minutos após a expedição do mandado de prisão pela Justiça.


Depoimento de ex-funcionário

Charles Barbosa de Oliveira, funcionário do DJ Ivis, prestou depoimento nesta quarta (14) sobre as agressões praticadas pelo músico contra Pamella Holanda. Charles aparece em alguns trechos dos vídeos divulgados por Pamella. As imagens mostraram que, mesmo presenciando as agressões, Charles não interferiu.


Na saída da delegacia, em conversa com jornalistas, Charles afirmou que é o "braço direito" do cantor. E, segundo o próprio músico, o funcionário foi levado da Paraíba para Fortaleza para ajudar depois que Ivis e Pamella começaram a ter problemas no relacionamento.


Charles afirmou que não sabe o que motivou a briga vista nos vídeos. "Eu não sei informar porque eu não estava [...] Assim, o apartamento são três quartos. Eu estava dentro do estúdio, que eu sempre estava no estúdio. Inclusive eu estava dormindo quando começou aquela confusão. Eu simplesmente acordei e quando eu cheguei, não acreditei no que estava acontecendo", disse.



Dois inquéritos contra o DJ


A Polícia Civil do Ceará irá investigar as agressões cometidas pelo cantor por meio de dois inquéritos policiais. A informação foi dada pelo secretário da Segurança Pública na manhã desta quinta-feira (15).


Segundo o secretário de Segurança, as imagens divulgadas por Pamella em suas redes sociais (veja vídeo mais acima) aconteceram em dezembro de 2020 em um apartamento do agressor, no Bairro Passaré, em Fortaleza.


A prisão de DJ Ivis não foi diretamente motivada pela divulgação dos vídeos, mas eles foram importantes para o pedido de prisão do cantor, disse o secretário.


Uma cópia do inquérito já aberto na Delegacia Metropolitana de Eusébio será remetida à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da capital para que os vídeos sejam analisados e sirvam como prova para pedir o indiciamento de DJ Ivis em uma outra investigação de lesão corporal no contexto de violência doméstica, a qual tramitará em Fortaleza.


O titular da Delegacia Metropolitana de Eusébio, Tharsio Facó, afirmou que já dispõe de imagens do circuito interno de vigilância no apartamento no Eusébio, cujas agressões ocorreram supostamente em 1º de julho, e que os investigadores estão trabalhando nessas filmagens. Foi por essa investigação que DJ Ivis foi preso nesta quarta-feira (14).


Fonte: G1

Leia Mais ››