sexta-feira, abril 13, 2018

Trump anuncia ataque em conjunto com França e Reino Unido na Síria

Trump anuncia ataque em andamento na Síria (Foto: AP Photo/Susan Walsh)
Trump anuncia ataque em andamento na Síria (Foto: AP Photo/Susan Walsh)

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França anunciaram na noite desta sexta-feira (13) que lançaram um ataque em conjunto contra estabelecimentos de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico contra a cidade de Duma no dia 7 de abril.

As forças aéreas e marinhas dos três países lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília), durante o pronunciamento do presidente americano Donald Trump na Casa Branca. Os sistemas de Defesa da Síria reagiu atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco.

O Pentágono anunciou que três alvos foram atingidos na Síria: um centro de pesquisa e produção de armas químicas e biológocas em Damasco, um armazém de armas químicas a lesta de Damasco – em que os EUA acreditam estavam que estoques de gás sarin – e outra instalação vizinha.

"Ordenei as forças armadas dos Estados Unidos a lançar ataques precisos em alvos associados com estabelecimentos de armas químicas do ditador sírio Bashar al-Assad", disse Trump em pronunciamento na Casa Branca.
O presidente disse que o uso de armas químicas na cidade de Duma, no último final de semana, foi uma escalada significativa e que as ações de Assad foram ações "de um monstro".

Jatos americanos decolam do Chipre em direção à Síria (Foto: Reprodução/GloboNews)
Jatos americanos decolam do Chipre em direção à Síria (Foto: Reprodução/GloboNews)

"Esse massacre foi uma escalada significativa em um padrão de uso de armas químicas por aquele regime terrível", disse o presidente. "O mal e o ataque desprezível deixaram mães e pais, bebês e crianças se debatendo de dor e ofegando por ar. Essas não são as ações de um homem. Elas são crimes de um monstro".

"A resposta combinada americana, britânica e francesa responde a essas atrocidades integrará todos os instrumentos do nosso poder nacional: militar, econômico e diplomático", afirmou.


"Esta noite, peço a todos os americanos que façam uma prece por nossos nobres guerreiros e nossos aliados enquanto eles cumprem suas missões. Rezamos para que Deus leve conforto aqueles que estão sofrendo na Síria”, disse Trump.

A ação foi confirmada em seguida pela premiê britânica Theresa May e pelo presidente francês Emmanuel Macron. Em comunicado, May disse que a ação não significa uma intervenção na guerra da Síria. Segundo Mary, a ação não deve escalar a tensão na região e o Reino Unido fará o possível para evitar a morte de civis.

“Autorizei as forças armadas britânicas para conduzir ataques coordenados para degradar a capacidade de armas químicas do regime sírio”, diz Theresa May em comunicado.
Macron disse que o ataque está "restrito a capacidades do regime sírio de armas químicas".

Explosões em Damasco e resposta

A TV Síria divulgou que ataques aéreos atingiram a capital Damasco e áreas ao redor e que os sistemas de defesa sírio reagiram atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco.

Fogo anti-aéreo ilumina o céu de Damasco em resposta ao ataque dos EUA, Reino Unido e França à capital da Síria na madrugada de sábado (14) (Foto: AP Photo/Hassan Ammar)
Fogo anti-aéreo ilumina o céu de Damasco em resposta ao ataque dos EUA, Reino Unido e França à capital da Síria na madrugada de sábado (14) (Foto: AP Photo/Hassan Ammar)

O Ministro da Defesa do Reino Unido diz que mísseis Shadow foram usados contra um depósito 24 kms a oeste de Homs, onde teria sido constatado que o governo sírio faria manutenção de armas químicas. Ele disse ainda que o local atingido fica distante de qualquer ponto habitado.


Segundo a Reuters, o Observatório Sírio para Direitos Humanos (OSDH) afirmou que um centro de pesquisa científica e bases militares em Damasco foram atingidos por ataques aéreos. Entre os alvos estão a Guarda Republicana e a 4ª Divisão, unidades de elite do exército sírio.

A agência Reuters e testemunhas afirmaram que diversas grandes explosões foram ouvidas em Damasco, e colunas de fumaça foram vistas na região durante o pronuciamento de Trump.

Críticas à Rússia e ao Irã
Em seu discurso, Trump questionou diretamente Rússia e Irã, aliados do regime sírio: “Que tipo de país quer ser associado com mortes em massa de homens, mulheres e crianças inocentes?”

“As nações podem ser julgadas pelos amigos que mantêm. Nenhuma nação pode ser bem-sucedida em longo prazo promovendo estados desonestos, tiranos brutais e ditadores assassinos”, acrescentou.

“A Rússia precisa decidir se irá continuar nesse caminho sombrio ou se irá se unir aos países civilizados como uma força de estabilidade e paz. Com esperança um dia nos daremos bem com a Rússia e talvez até com o Irã, mas talvez não”, disse Trump.
Trump vinha ameaçando há dias uma resposta ao ataque químico na cidade de Duma. Já no domingo (8), em uma mensagem no Twitter, ele afirmou que Rússia e Irã eram responsáveis por apoiar o “animal” Assad e que haveria um “grande preço” a pagar.

Escalada de tensão
Os EUA, a França e o Reino Unido acusam o regime sírio de ser responsável pelo ataque do último dia 7. Nesta sexta, o Departamento de Estado dos EUA disse que tem prova com "um nível muito alto de confiança" de que o governo sírio usou armas químicas em Duma, mas ainda está trabalhando para identificar a mistura de produtos químicos usados


A Síria e a Rússia, sua aliada na guerra, negam que tenham usado armas químicas. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou em Moscou que tem provas irrefutáveis de que as imagens do suposto ataque químico em Duma são uma encenação.

O embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, disse nesta quinta que não descarta uma guerra. O presidente russo, Vladimir Putin, alertou seu colega francês, Emmanuel Macron, contra qualquer "ato imprudente e perigoso" na Síria, que poderia ter "consequências imprevistas".

A Síria advertiu a ONU que não teria "outra escolha" senão se defender caso fosse atacada.

Gás químico em Duma

O ataque em que um gás tóxico teria sido utilizado aconteceu no sábado e deixou dezenas de mortos e feridos. A acusação do suposto ataque químico contra o governo partiu do grupo rebelde sírio Jaish al-Islam. Eles acusam o regime de Assad de lançar um barril-bomba com substâncias químicas venenosas contra civis.

Criança chora em hospital em Duma, após suposto ataque químico na Síria 08/04/2018  (Foto: White Helmets/Reuters)
Criança chora em hospital em Duma, após suposto ataque químico na Síria 08/04/2018 (Foto: White Helmets/Reuters)

Duma fica na região de Guta Oriental, onde desde fevereiro o governo sírio promove uma ofensiva para retomar o controle das mãos dos rebeldes. A cidade, que é a maior dessa região, é um dos últimos redutos dos combatentes que lutam contra Assad.

Primeiro ataque dos EUA

O primeiro – e único até então – ataque direto dos EUA na Síria tinha acontecido há um ano, em 6 de abril de 2017, e também foi uma reação a um ataque químico atribuído ao regime de Bashar Al-Assad, que havia deixado 86 mortos dois dias antes.

Naquela ocasião, forças americanas lançaram 59 mísseis Tomahawk contra a base aérea de Al Shayrat, perto de Homs, por volta das 21h40 (hora de Brasília), 4h40 na hora local da Síria. Os mísseis foram lançados de dois porta-aviões e tiveram como alvos “aeronaves, abrigos de aviões, áreas de armazenamento de combustível, logística e munição, sistema de defesa aérea e radares”.

Na noite do ataque, o presidente americano recebia em um jantar na Flórida o presidente da China, Xi Jinping, que foi comunicado sobre a ação antes que ela fosse iniciada. Menos de três horas depois do lançamento, o Pentágono divulgou vídeos do lançamento dos mísseis.


Ainda segundo o Pentágono, aproximadamente 20% do poderio aéreo das forças sírias foi destruído no ataque de abril de 2017, mas o governo local afirmou que a base já estava operando novamente dois dias depois.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cármen Lúcia pauta para 2 de maio retomada de julgamento de restrição do foro privilegiado

Antes de viajar para o Peru, Temer passou a presidência para a ministra Cármen Lúcia, do STF (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Antes de viajar para o Peru, Temer passou a presidência para a ministra Cármen Lúcia, do STF (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Antes de assumir a Presidência da República temporariamente nesta sexta-feira (13), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, pautou a retomada do julgamento da ação que restringe o alcance do foro privilegiado no plenário para o dia 2 de maio.

O julgamento foi interrompido no ano passado, quando oito ministros votaram a favor de restringir o foro privilegiado. No entanto, o ministro Dias Tofolli pediu vistas para analisar melhor o processo. No último dia 27 de março ele devolveu o processo para a presidente do STF. Agora, ela decidiu incluir o assunto na pauta de maio. A de abril já estava fechada.

A restrição ao foro privilegiado é uma proposta do ministro Luís Roberto Barroso. Ele defendeu que a autoridade só tenha direito ao foro privilegiado em relação a atos praticados durante o seu mandato político ou cargo em curso. Ou seja, irregularidades praticadas anteriormente não teriam foro privilegiado e ficariam com a Justiça de primeira instância.

Apesar de ministros terem a permissão de mudar votos até o final do julgamento, a expectativa é que a proposta de Barroso tenha, no mínimo, maioria para sua adoção. Com isso, vários inquéritos tramitando hoje na Justiça, alguns inclusive da Operação Lava Jato, podem sair da esfera do Supremo Tribunal Federal e seguir para a primeira instância.

Nos bastidores, políticos vinham apoiando a restrição ao foro desde que fosse alterada, também, a jurisprudência do STF sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Nesse caso, eles teriam direito a ficar recorrendo em todas as instâncias, até o trânsito em julgado final, postergando a execução de uma sentença.

Agora, se a jurisprudência não for alterada, esses réus ficariam sujeitos a uma execução de sentença caso sofram uma condenação em segunda instância, tal como ocorreu recentemente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente do Equador confirma morte dos jornalistas sequestrados

Lenín Moreno, presidente do Equador, confirma em coletiva de imprensa a morte dos jornalistas do jornal 'El Comercio' que foram sequestrados (Foto: Daniel Tapia/Reuters)
Lenín Moreno, presidente do Equador, confirma em coletiva de imprensa a morte dos jornalistas do jornal 'El Comercio' que foram sequestrados (Foto: Daniel Tapia/Reuters)

O presidente do Equador, Lenín Moreno, confirmou nesta sexta-feira (13) a morte da equipe de reportagem sequestrada na fronteira com a Colômbia.

O grupo do jornal "El Comércio", integrado por dois jornalistas e um motorista, foi sequestrado no dia 26 de março passado, quando realizava uma reportagem na fronteira. Na noite desta quinta, Moreno havia dado 12 horas para que os sequestradores provassem que os reféns estavam vivos. O prazo expirou às 10h50 desta sexta (12h50, em Brasília).

"Não recebemos prova de vida", disse Moreno em um discurso televisionado nesta sexta. "Infelizmente temos informação que confirma a morte dos jornalistas".

Protesto no dia 1º de abril pediu a libertação da equipe do jornal 'El Comercio' sequestrada na fronteira com a Colômbia (Foto: Daniel Tapia/Reuters)
Protesto no dia 1º de abril pediu a libertação da equipe do jornal 'El Comercio' sequestrada na fronteira com a Colômbia (Foto: Daniel Tapia/Reuters)

O presidente também anunciou que o Exército retomou as operações na fronteira, que tinham sido suspensas para a busca da equipe.

Moreno estava em Lima, capital do Peru, para participar da Cúpula das Américas, mas partiu nesta quinta rumo a Quito para acompanhar a situação dos sequestrados, depois que foram divulgadas fotos que mostram o que seriam os corpos dos profissionais.

Acorrentados
No início de abril, um vídeo exibido pelo canal colombiano RCN mostrou o repórter Javier Ortega (32 anos), o fotógrafo Paúl Rivas (45), e o motorista Efraín Segarra (60) com algemas e correntes no pescoço.

Os três foram sequestrados quando realizavam reportagens no povoado de Mataje, onde as autoridades dos dois países perseguem guerrilheiros que se afastaram do processo de paz com as já dissolvidas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Familiares dos jornalistas do 'El Comercio' chegam nesta sexta-feira (13) em Quito para conversar como presidente do Equador Lenín Moreno (Foto: Dolores Ochoa/ AP Photo)
Familiares dos jornalistas do 'El Comercio' chegam nesta sexta-feira (13) em Quito para conversar como presidente do Equador Lenín Moreno (Foto: Dolores Ochoa/ AP Photo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo confirma que 21 detentos morreram em tentativa de fuga no Pará

 Agênte prisional e mais 21 dententos morreram em confronto durante tentativa de fuga. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Agênte prisional e mais 21 dententos morreram em confronto durante tentativa de fuga. (Foto: Reprodução/TV Liberal)

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) divulgou que das 22 mortes do confronto durante tentativa de fuga do Centro de Recuperação Penitenciária do Pará (CRPPIII), 21 são de detentos, sendo cinco deles custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), que faz parte do mesmo complexo. Segundo boletim publicado na noite de quinta-feira (12), eles participaram da ação que ajudaria a dar fuga aos detentos. Um agente prisional morreu na ação.

No dia 10, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que os mortos eram um agente penitenciário, cinco presos e 15 suspeitos de tentar invadir o presídio para apoiar a fuga. Já no dia 11, a Susipe disse que, com exceção do agente, ainda não tinha identificação de nenhuma das vítimas, e não era possível saber quem era ou não detento custodiado do Estado.

O vídeo abaixo, enviado pela Susipe, mostra homens disparando tiros com duas das armas apreendidas pela Polícia Militar após a ação criminosa. As imagens foram periciadas pela equipe de inteligência da Segup.

Na última terça-feira (10), 21 pessoas morreram, entre elas um agente prisional, durante troca de tiros em tentativa de fuga do presídio localizado em Santa Izabel, região metropolitana de Belém. O número de vítimas subiu para 22, quando uma detento que estava internado na UPA de Castanhal morreu na noite de quarta (11).


Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) feito em fevereiro deste ano alertou para o risco de "resgate realizado com apoio externo" no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará III (CRPP III). Em fevereiro, a unidade tinha 52% mais presos do que a capacidade: havia 660 detentos para 432 vagas. Sobre o assunto, a Segup afirmou que o centro precisa de "readequações arquitetônicas", mas que "não comprometem o seu funcionamento".

Prisão
Até esta sexta-feira (13), duas pessoas foram presas nas proximidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel por serem suspeitas de envolvimento na ação. Em depoimento à Polícia, os suspeitos confirmaram participação na tentativa de resgate de presos no CRPP III. Os dois suspeitos são Wanderleia Reis da Silva e Cleibe Duarte de Oliveira, ambos já tinham respondem a processos criminais. A Divisão de Homicídios e de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil continuam as investigações.

O Governo do Pará recusou na quinta-feira (12) a oferta do Ministro da Segurança, Raul Jungmann, de enviar a Força Nacional ao estado após onda de violência registrada. Além das mortes no presídio, uma série de assassinatos fez 12 vítimas, dois policiais militares morreram e uma foi baleada.

Em nota, o governador Simão Jatene agradeceu a oferta de Jungmann e esclareceu que a melhor forma do Governo Federal ajudar o Pará é adotando "medidas que evitem a reprodução de episódios lamentáveis que vêm ocorrendo em todos os Estados".

Relação oficial da lista de mortos
A Susipe informou que terminou a recontagem de detentos e que nenhuma fuga foi registrada. Dos 22 mortos, 21 já foram identificados pelo Intituto Médico Legal (IML), através de reconhecimento familiar.

Agente Penitenciário

1. Guardiano Santana;
Presos CRPP III

2. Alax Roberto de Jesus Brito (identificado);
3. Alexandro Souza de Oliveira (identificado);
4. Bruno Marcos de Oliveira (identificado);
5. Elson Lima Moraes (identificado);
6. Fagner Diego Gomes dos Santos (identificado);
7. Felipe Correa Mendes (identificado);
8. Guido Barbosa Gaspar (identificado);
9. José Wagner dos Reis Raposo (identificado);
10. Leandro Soares da Silva (identificado);
11. Nelielson Loureiro Brabo (identificado);
12. Nicodemos Cardoso dos Santos (identificado);
13. Pedro Paulo Batista Martins (identificado);
14. Rui Ferreira Pantoja (identificado);
15. Tiago do Vale Monteiro (identificado);
16. Marcelo Rodrigues (identificado);
17. Edielson Almeida Galibi (identificado);

Presos CPASI (apoio externo)

18. Carlos Henrique Costa Cardoso (identificado);
19. Manoel Arlen da Silva Martins (identificado);
20. Renan Pantoja Barros (identificado);
21. Rogério Chavier Pantoja (identificado);
22. N. A. C. B. (falta reconhecimento familiar).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Datafolha: Fla tem maior torcida, mas empata tecnicamente com Corinthians

O Datafolha publicou, nesta sexta-feira, uma pesquisa atualizada sobre as torcidas brasileiras. Realizada nos dias 29 e 30 de janeiro deste ano, o levantamento mostra o Flamengo como clube brasileiro com mais torcedores em todo o território nacional - 18%. O Corinthians vem na sequência, com 14%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre os dois clubes.

Datafolha: Flamengo tem maior torcida do país, empatado tecnicamente com o Corinthians (Foto: André Durão)
Datafolha: Flamengo tem maior torcida do país, empatado tecnicamente com o Corinthians (Foto: André Durão)

Na região Sudeste, a maior torcida, segundo a pesquisa, é a do Timão, com 19%. Os rubro-negros somam 14% na região. A situação se inverte em função das regiões Norte e Nordeste, onde a torcida flamenguista leva larga vantagem (37% contra 8% no Norte e 23% contra 9% no Nordeste).

Na Região Sul, a maior torcida registrada é a do Grêmio, com 20% da preferência. O Tricolor é seguido pelo rival Internacional, com 18%. No Centro-Oeste, nova vantagem flamenguista, com 23%. O Corinthians aparece em segundo, com 15%.

Considerando todo o território nacional, a sequência do ranking, após Flamengo (18%) e Corinthians (14%), tem São Paulo com 8%, Palmeiras com 6%, Cruzeiro e Vasco com 4%, Grêmio, Internacional e Santos com 3%, e Atlético-MG com 2%. Bahia, Botafogo, Fluminense e Vitória têm 1% cada. Todos os outros times citados somam, juntos, 8%, e 22% dos entrevistados disseram não torcer para nenhum time.

Segundo a pesquisa do Datafolha, Corinthians tem 14% da torcida no Brasil (Foto: Bruno Cassucci)
Segundo a pesquisa do Datafolha, Corinthians tem 14% da torcida no Brasil (Foto: Bruno Cassucci)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Último recurso de Lula no TRF-4 no caso do triplex vai ser julgado em 18 de abril

Lula durante discurso na sede do PT em São Paulo nesta quinta-feira (13), um dia após ser condenado por Moro  (Foto: Andre Penner/AP)
Lula durante discurso na sede do PT em São Paulo nesta quinta-feira (13), um dia após ser condenado por Moro (Foto: Andre Penner/AP)

O julgamento do último recurso ao qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem direito na segunda instância contra a condenação no caso do triplex do Guarujá (SP) foi marcado para a próxima quarta-feira, dia 18 de abril, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.

São os embargos dos embargos, que não têm poder de mudar o resultado da sentença. A pena aplicada a Lula é de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

O ex-presidente está preso desde 7 de abril, quando se entregou à Polícia Federal depois de o mandado ter sido expedido, antes de a defesa entrar com esse recurso no TRF-4.

Os advogados de Lula pedem "que sejam conhecidos e acolhidos estes segundos embargos de declaração para o fim de suprir as omissões e obscuridades" que vêm sendo apontadas desde o primeiro recurso.

Também pedem que seja "reconhecida a atipicidade da conduta com relação ao delito de corrupção passiva", e que documentos que comprovam a inocência de Lula sejam apreciados. Leia na íntegra.

A prisão
Decisão da madrugada do dia 5 de abril do Supremo Tribunal Federal (STF) negou habeas corpus preventivo a Lula e permitiu que ele começasse a cumprir pena após encerrados os recursos no TRF-4. Com a liminar, os advogados queriam impedir a prisão do ex-presidente até que ele fosse julgado na última instância.

No fim da tarde do mesmo dia, o TRF-4 encaminhou ao juiz federal Sérgio Moro, na primeira instância, em Curitiba, o ofício com a autorização para a execução da pena.

Após o envio do ofício, Moro determinou a prisão de Lula até as 17h de sexta-feira (6) para se apresentar voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba, conforme decisão do juiz. Após protestos de apoiadores, o ex-presidente se entregou na noite de sábado (7).


Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido o imóvel no litoral paulista como propina dissimulada da construtora OAS. Em troca, ele teria favorecido a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e se diz inocente.

Instâncias superiores
A defesa de Lula ainda poderá recorrer contra a condenação nos tribunais superiores: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o STF.

Antes de chegar a Brasília, os recursos especiais (STJ) e extraordinários (STF) são submetidos à vice-presidência do TRF-4, responsável pelo juízo de admissibilidade – uma espécie de filtro de acesso às instâncias superiores.

Se for o caso, os autos serão remetidos ao STJ que, concluindo o julgamento, pode remeter o recurso extraordinário ao STF.

No STJ, poderá ser apresentado recurso especial se a defesa apontar algum aspecto da decisão que configure violação de lei federal, como o Código Penal ou de Processo Penal. No STF, caberá recurso extraordinário se os advogados apontarem que a decisão do TRF-4 viola a Constituição.

Caso Lula esteja preso nessa fase de recursos, a defesa poderá também pedir a esses tribunais superiores a soltura do ex-presidente, para que ele recorra em liberdade.

Candidatura de Lula
Confirmada a condenação e encerrados os recursos na segunda instância judicial, Lula fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Entretanto, na esfera eleitoral, a situação do ex-presidente será decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá analisar um eventual registro de candidatura do ex-presidente – o que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O PT tem até 15 de agosto para protocolar a candidatura. O TSE tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar a candidatura de Lula.

O ex-presidente pode ainda fazer um pedido de liminar (decisão provisória) ao TSE ou a um tribunal superior que permita a ele disputar as eleições de 2018. A Lei da Ficha Limpa prevê a possibilidade de alguém continuar disputando um cargo público, caso ainda haja recursos contra a condenação pendentes de decisão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM tira foto sobre viatura no Rio; polícia diz que 'ficou muito boa, mas é impertinente'

PM foi repreendido depois de subir na viatura para tirar foto (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Uma foto exibida pelo RJTV desta sexta-feira (13) mostra um policial militar em cima de um veículo do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bptur). Aos pés do Cristo Redentor, ele posa de braços abertos.

Em nota, a corporação informou o seguinte: "A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar esclarece que apesar da foto ter ficado muito boa o procedimento não é pertinente e o policial já foi orientado".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Advogado de Trump tenta impedir uso de materiais apreendidos em busca do FBI

Michael Cohen, advogado pessoal de Donald Trump, em foto de 19 de setembro de 2017 (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)
Michael Cohen, advogado pessoal de Donald Trump, em foto de 19 de setembro de 2017 (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)

Michael Cohen, advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está pedindo uma ordem de restrição temporária para buscas do FBI realizadas na segunda-feira em sua casa e escritório, informou um porta-voz do Departamento de Justiça norte-americano nesta sexta-feira (13).

A ordem poderia impedir o governo de usar os materiais apreendidos, segundo fonte com conhecimento da investigação.

A operação de buscas foi realizada após indicação do procurador especial Robert Mueller, que está investigando alegações de interferência russa na eleição norte-americana de 2016, em inquérito que também apura se a campanha de Trump conspirou com Moscou.

'Desnecessária'
Stephen Ryan, advogado de Cohen, declarou em um comunicado logo após a busca que a decisão de vasculhar o escritório de Cohen foi "totalmente imprópria e desnecessária".

Cohen foi advogado de Trump e seu confidente durante anos, e aconselha o atual presidente em negócios imobiliários e questões pessoais.

Cohen também disse que pagou US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels dias antes da eleição de Trump, em 2016, para que ela se calasse sobre suposta relação que manteve com o magnata há dez anos.

Na semana passada, Trump rompeu seu silêncio sobre o pagamento a Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, e negou ter pago qualquer valor à ex-atriz em troca de seu silêncio.

Sobre o pagamento feito por Cohen, o presidente declarou não saber.

'Ataque ao país'
Trump disse no começo da semana que a ação no escritório e na casa de Cohen foi "vergonhosa" e uma "invasão", apesar do mandado. O presidente usou ainda o termo "caça às bruxas" e afirmou que a investigação é um "ataque ao país, de certa forma".

Trump também criticou a equipe de Robert Mueller, a quem chamou de "o grupo mais tendencioso" que já viu. Segundo o jornal "Washington Post", Cohen está sob investigação por possível fraude bancária e violação de financiamento de campanha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Submarino nazista é encontrado afundado a mais de 100 metros de profundidade na costa da Dinamarca

Varredura mostrou submarino nazista com parte enfiada no solo submarino (Foto: Sea War Museum Jutland/Divulgação)
Varredura mostrou submarino nazista com parte enfiada no solo submarino (Foto: Sea War Museum Jutland/Divulgação)

O Museu da Guerra no Mar de Jutland, na Dinamarca, anunciou nesta sexta-feira (13) a descoberta de um submarino nazista afundado a 123 metros da superfície perto da costa do país europeu.

Trata-se do submarino U-3523, que acabou atingido por bombas de profundidade lançadas por um avião britânico em 6 de maio de 1945, já no fim da 2ª Guerra Mundial. No dia anterior ao ataque, as tropas nazistas na Dinamarca, Holanda e norte da Alemanha haviam se rendido aos Aliados.

Portanto, o U-3523 não estava mais em patrulha de guerra e talvez estivesse empreendendo uma fuga.

Esse submarino é de uma classe nova e altamente avançada, a XXI, que poderia ter revolucionado a guerra submarina se suficientes deles tivessem sido concluídos no devido tempo. Ao todo, os nazistas conseguiram produzir 118 unidades, mas apenas duas entraram em serviço, e nenhum deles jamais entrou em combate.

Depois da guerra, como informa o museu, houve muitos rumores sobre importantes nazistas que teriam fugido em submarinos levando ouro consigo, e o U-3523 alimentou esses boatos.

O tipo XXI foi o primeiro submarino com capacidade de navegar submerso por um tempo prolongado e alcance que lhe permitiria navegar sem escalas da Europa até a América do Sul. Mas ninguém sabe, se este era o destino do submarino agora encontrado, e ninguém sabe, se o U-boat tinha objetos de valor ou passageiros a bordo, além da tripulação.


O U-3523 apareceu na tela durante uma varredura feita pelo museu do fundo do mar a dez milhas náuticas ao norte de Skagen, e a imagem surpreendeu os pesquisadores. O mais curioso é que a parte de trás do submarino está enterrada no fundo do mar, enquanto a popa está 20 metros acima do solo. O naufrágio fica a 123 metros de profundidade, dificultando o acesso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista se nega a abrir porta, e mulher fica 10min parada em frente a ônibus na Argentina

Motorista se nega a abrir porta, e mulher fica 10min parada em frente a ônibus na Argentina (Foto: Claudio Sabedios/Facebook)
Motorista se nega a abrir porta, e mulher fica 10min parada em frente a ônibus na Argentina (Foto: Claudio Sabedios/Facebook)

Uma mulher ficou 10 minutos em pé em frente a um ônibus depois que o motorista se recusou a abrir a porta para ela subir no veículo fora do ponto em Buenos Aires, na Argentina, na sexta-feira (6), segundo a imprensa local.

O incidente ocorreu na esquina das ruas Corrientes e Rodríguez Peña. O motorista da linha 150 não abriu a porta para a passageira, sob chuva, e ela em protesto se postou diante do veículo.

Depois de 10 minutos de impasse, um policial chegou e obrigou o motorista a abrir a porta para a mulher embarcar, segundo o internauta que presenciou a cena e postou a foto.

A imagem viralizou, gerando reclamações à companhia municipal de transporte público e ao Ministério dos Transportes. A companhia informou que, em dias de chuva, os passageiros podem subir no ônibus em qualquer esquina, como na situação da foto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Médico investigado pela PF em esquema de corrupção na Saúde do Maranhão é encontrado morto

O médico Mariano de Castro e Silva apontado como operador de um esquema na Saúde do Maranhão foi encontrado morto na noite de quinta-feira (12), no apartamento em que cumpria prisão domiciliar no bairro de Ininga, em Teresina-PI. O corpo foi levado para perícia em Teresina.

Segundo o delegado Francisco Costa, coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa de Teresina, o médico foi encontrado pela irmã, por volta de 19h. “Para tirar as suspeitas, mandamos realizar todos os procedimentos de perícia. O Instituto de Criminalística foi ao local, realizaram uma perícia de local do crime e as informações preliminares são de que se trata de um suicídio”, disse.

Ainda de acordo com Francisco Costa, foi encontrado no local uma carta que teria sido escrita pelo médico.

Segundo a Polícia Federal, o médico era um dos principais operadores do esquema que desviou R$ 18 milhões e 345 mil de recursos públicos federais enviados entre 2015 e 2017 ao governo do Maranhão para cuidar da saúde da população.

O médico Mariano de Castro Silva ocupou os cargos de chefe do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), na Prefeitura de Coroatá e de assessor da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde lamentou a morte do ex-servidor e disse lamentar ainda que o médico tenha sido “vítima do período absolutamente autoritário que vive o Brasil, com restrição de direitos, presunção de culpa e ofensa a preceitos fundamentais da Constituição” (leia nota na íntegra abaixo).

Mariano de Castro e Silva foi encontrado morto em seu apartamento, no Piauí (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Mariano de Castro e Silva foi encontrado morto em seu apartamento, no Piauí (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Entenda a operação

A Operação Pegadores é continuação da Operação Sermão aos Peixes e segundo a PF, durante as investigações conduzidas em 2015 foram coletados indícios de que servidores públicos que exerciam funções de comando na Secretaria de Estado da Saúde naquele ano montaram um esquema de desvio de verbas e fraudes na contratação e pagamento de pessoal.

As investigações indicaram a existência de 424 pessoas que teriam sido incluídas indevidamente nas folhas de pagamentos dos hospitais estaduais sem a prestação de serviços às unidades hospitalares. Os beneficiários do esquema eram pessoas indicadas por agentes políticos: familiares, correligionários de partidos políticos, namoradas e companheiras de gestores públicos e de diretores das organizações sociais.

O montante dos recursos públicos federais desviados por meio das fraudes chega a R$ 18.345 milhões. Contudo, segundo a Polícia Federal, o dano aos cofres públicos pode ser ainda maior, pois os desvios continuaram a ser praticados mesmo após a deflagração de outras fases da Operação Sermão aos Peixes.

A relação entre a administração pública e empresas terceirizadas foi usada para viabilizar os desvios, como apontou a PF no relatório da operação.

NOTA NA ÍNTEGRA DA SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta a trágica perda do médico Mariano de Castro e Silva, e se solidariza aos familiares e amigos deste profissional.


A Secretaria lamenta, ainda, que o médico Mariano de Castro e Silva seja mais uma vítima do período absolutamente autoritário que vive o Brasil, com restrição de direitos, presunção de culpa e ofensa a preceitos fundamentais da Constituição.

Neste momento delicado, a SES reforça seu papel de defesa irrestrita do sistema de justiça, no combate a todo e qualquer tipo de arbitrariedade.

A SES também repudia a postura adotada por alguns blogs maranhenses, que nesta hora de profunda dor, onde se exige o mínimo de humanidade e compaixão, produzem conteúdo sem o mínimo de ética e respeito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

elatório indica falta de combustível como possível causa da queda de avião em Rio Preto

Avião caiu no quintal de uma casa em São José do Rio Preto (SP), após decolar de aeroporto em Tangará da Serra (MT) (Foto: Arquivo Pessoal)
Avião caiu no quintal de uma casa em São José do Rio Preto (SP), após decolar de aeroporto em Tangará da Serra (MT) (Foto: Arquivo Pessoal)

Um relatório preliminar indica que a possível causa da queda do avião que matou três pessoas em Rio Preto (SP), em outubro de 2017, foi falta de combustível. A informação sobre o andamento da ocorrência está disponível no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que no reporte preliminar as informações são superficiais e coletadas a partir das evidências do acidente.

Reporte preliminar indica que possível causa da queda do avião que matou três pessoas em Rio Preto (SP) foi pane seca (Foto: Reprodução/Cenipa)
Reporte preliminar indica que possível causa da queda do avião que matou três pessoas em Rio Preto (SP) foi pane seca (Foto: Reprodução/Cenipa)

“A pane seca foi informada no reporte preliminar como uma tipificação. Foi a primeira evidência do acidente, mas isso pode mudar. Os reportes preliminares são divulgados apenas para dar transparência ao processo de investigação, mas não é conclusivo”, explica a assessoria.

Ainda segundo a FAB, o Cenipa chegou a este reporte através de indícios buscados no local do acidente, entrevistas com testemunhas da queda da aeronave e também análise da fuselagem do avião.

Avião foi retirado da casa onde caiu, em São José do Rio Preto (SP) (Foto: Gridânia Brais/TV TEM/Arquivo)
Avião foi retirado da casa onde caiu, em São José do Rio Preto (SP) (Foto: Gridânia Brais/TV TEM/Arquivo)

A investigação não tem previsão para ser finalizada porque depende da complexidade do acidente, segundo a FAB.

Em nota, a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira disse que “o objetivo da investigação realizada pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.”

O acidente

O monomotor, de prefixo PT-DDB, saiu de Tangará da Serra (MT) na manhã de segunda-feira (9) com destino a Rio Preto, mas caiu a 300 metros do aeroporto, por circunstâncias ainda desconhecidas.

William Rayes, Allyson Lima e Caique Caciolato morreram na queda de um monomotor em Rio Preto  (Foto: Arquivo Pessoal )
William Rayes, Allyson Lima e Caique Caciolato morreram na queda de um monomotor em Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal )

Nele estavam o piloto William Rayes Sakr, de 58 anos, o médico Allyson Lima Verciano, de 33, e o empresário Caique Caciolato, de 25. Os três morreram com o impacto da aeronave no solo.

O avião se chocou "de bico" no quintal da residência. Parte da asa ficou dentro da piscina da casa.

Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) retiraram o motor e algumas peças do monomotor no dia seguinte ao acidente para investigar o caso.

Aeronave caiu no quintal de uma casa em Rio Preto (Foto: Arquivo pessoal)
Aeronave caiu no quintal de uma casa em Rio Preto (Foto: Arquivo pessoal)

Avião caiu no quintal de uma casa em Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)
Avião caiu no quintal de uma casa em Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)

Casa onde avião caiu fica a creca de 300 metros do aeroporto de Rio Preto (Foto: Reprodução/Google Street View)
Casa onde avião caiu fica a creca de 300 metros do aeroporto de Rio Preto (Foto: Reprodução/Google Street View)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pai de réu que seria julgado em audiência, é morto com um tiro na porta do Fórum de Cajazeiras/PB


Na manhã desta sexta-feira (13), o popular identificado apenas como Francisco Cristovão da Silva, que chegava ao Fórum Ferreira Júnior na cidade de Cajazeiras, onde seu filho iria participar de uma audiência, acabou sendo alvejado por um disparo de espingarda calibre 12.

Segundo informações, dois homens não identificados até o momento, chegaram ao local em uma moto de cor prata e efetuou o disparo que veio a atingir a vítima, e em seguida os acusados foragiram tomando rumo ignorado.

Francisco Cristovão da Silva, mais conhecido como "Chico Pedreiro" foi socorrido por terceiros ao Hospital Regional de Cajazeiras, mas devido a gravidade dos ferimentos, acabou não resistindo e veio a óbito.

Guarnições da Polícia Militar passaram a realizar diligências na tentativa de prender o acusado. O corpo da vítima deverá ser levado ao NUMOL de Patos, para ser feito o exame cadavérico.

Fonte: Sertão Informado
Leia Mais ››

Bandidos fazem vereador refém durante roubo de cofre de empresário na PB


Uma quadrilha armada em dois veículos assaltou a residência de um empresário, na manhã desta quinta-feira (12), em Bonito de Santa Fé, no Sertão do Estado, e roubaram um cofre do empresário, segundo informou a Polícia Militar.

A Polícia Militar disse que os quatro assaltantes se hospedaram na pousada da cidade, passaram uma noite no local e logo após o café da manhã, praticaram o roubo na casa do empresário. O valor levado não foi divulgado.

Um vereador da cidade foi feito refém durante a fuga. Ele foi levado dentro do carro, mas o político foi liberado na cidade de Serra Grande.

Um carro que teria sido usado pelos bandidos foi encontrado incendiado. A placa do veículo é do estado do Rio de Janeiro. A polícia faz buscas pelos assaltantes. Até a publicação da reportagem, ninguém foi preso.

Fonte: PB Hoje
Leia Mais ››

Pauferrense acusado de roubo é preso na Paraíba


Por volta das 11h40 desta quinta-feira(12), a Polícia Militar de Cajazeiras no Sertão da Paraíba, conseguiu prender o popular, Severino Ramos Filho de 40 anos, pois existia em seu desfavor um mandado de prisão por crimes contra o patrimônio, expedido pela Justiça da cidade de Pau dos Ferros/RN.

A prisão aconteceu nas proximidades da Câmara de Vereadores de Cajazeiras. Os policiais ao fazer uma busca pessoal no suspeito foi encontrada com o mesmo uma quantidade de maconha.

Após a prisão o acusado foi lavado à delegacia de Polícia Civil e após os procedimentos necessários e ficará a disposição da Justiça.

Fonte: Sertão Informado
Leia Mais ››

Policia Civil cumpre mandados de prisão nas cidades de Marcelino Vieira e Tenente Ananias


A Policia Civil, por meio da equipe do município de Marcelino Vieira, prendeu na manhã de desta sexta-feira(13), José Iatemar da Silva, em cumprimento a mandado de prisão preventiva.

Já na tarde de quinta-feira(12), a equipe de Marcelino Vieira, com o apoio da Policia Militar de Tenente Ananias, prendeu a pessoa de José Everton Vidal Ferreira, conhecido como Everton de Pedro da Lenha, também em cumprimento a mandado de prisão preventiva.

José Iatemar e José Everton respondem respectivamente a processos na comarca de Marcelino Vieira pelos crimes de embriaguez ao volante e lesão corporal grave, no entanto, se encontravam foragidos da justiça.

De acordo com o delegado de Marcelino Vieira, Paulo Cesário: “Prisões dessa natureza são comuns na região, pois muitas pessoas que respondem processos na justiça trabalham no crediário e costumam viajar a trabalho, ou mesmo ir embora da cidade, sem dá a devida atenção aos processos judiciais. Muitas vezes delitos simples terminam resultando em prisões pelo fato dos sujeitos desobedecerem as determinações judiciais”, conclui o delegado.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Açude de Riacho da Cruz, no RN tem sua maior cheia dos últimos 10 anos e vira um espetáculo da natureza!


Açude de Riacho da Cruz tem sua maior cheia dos últimos 10 anos e vira um espetáculo da natureza. Embora tenha sangrado em 2014 o volume de água foi bem inferior ao apresentado na manhã desta sexta-feira, 13 de abril. Desde 2008 essa é a maior cheia do Açude segundo informações dos moradores.

O site Climatempo, especializado em meteorologia prevê mais chuvas para os próximos dias. Com isso, a tendência é que as águas do açude aumentem de volume.Com a continuidade das chuvas na região Oeste o volume de água pode aumentar.


Fonte: O Mural de Riacho da Cruz
Leia Mais ››

RIO APODI-MOSSORÓ DESCENDO COM MUITA ÁGUA PARA A BARRAGEM SANTA CRUZ DO APODI NESTA SEXTA-FEIRA


As Últimas chuvas que caíram no Alto Oeste Potiguar desde a noite desta quinta-feira e que continuou na manhã desta sexta-feira 13 de Abril de 2018 mostram o tamanho do show da natureza, com imagens que enchem os olhos, dignifica a alma e coração.

O Rio Apodi Mossoró está de barreira a barreira, com muita água para a Barragem de Santa Cruz em Apodi, principal reservatório da região.
Vários açudes da região já estão sangrando, deixando ainda mais belo o cenário potiguar.
Municípios registraram chuvas com mais de 200 milímetros no acumulado, com grandes consequências, desde quedas de árvores, Barreiras em rodovias, desabamento de residências e muitos açudes sangrando. 

Este é show, a força da Natureza.





Fonte: Márcio Melo
Leia Mais ››

Casa desaba após fortes chuvas em Portalegre, RN


Foi registrado na manhã desta sexta-feira (13), um desabamento de uma casa no município de Portalegre, no Alto Oeste do Estado. Informações chegam em nossa redação que a casa pertencia a Regina em frente a Paulo Andrealison, graças a Deus nada grave foi registrado, não havia ninguém na residência, todos haviam saído ontem, 12 de abril, prevendo o acontecido, pois as suas instalações eram antigas. 


Fonte: Jornal Potiguar
Leia Mais ››