segunda-feira, julho 01, 2013

Copas do Mundo: Globo nega dívida com a Receita

As Organizações Globo divulgaram nota oficial nesta segunda-feira (1º) em que desmentem de forma categórica notícias falsas que vêm sendo divulgadas na internet sobre dívida que teriam com a Receita Federal pela compra de direitos para a transmissão de Copas do Mundo. A nota informa que as cobranças relativas à aquisição desses direitos já foram pagas.
A íntegra da nota é a seguinte:
"Ao contrário do que vem sendo divulgado por alguns sites, as Organizações Globo não têm qualquer dívida em aberto com a Receita Federal ou outros entes arrecadadores de tributos. Como ocorre com qualquer grande empresa, há cobranças de tributos sendo discutidas nos Conselhos de Contribuintes (via administrativa) ou na Justiça (sempre seguindo os procedimentos previstos em lei). No entanto, podemos afirmar que nenhuma dessas cobranças refere-se à aquisição de direitos de Copas do Mundo. Como já informado, os valores relativos a tal cobrança já foram pagos.

Quanto à publicação de documentos confidenciais, protegidos por sigilo legal, acreditamos que o assunto será apurado pelos órgãos competentes.

Organizações Globo"

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morre no Rio o ator Felipe Wagner

Felipe Wagner no Zorra Total (Foto: TV Globo/ Estevam Avellar)O ator Felipe Wagner, de 82 anos, faleceu nesta segunda-feira (1) no Rio de Janeiro. Também roteirista, ele trabalhava na TV Globo desde 1970, quando estreou na novela “Irmãos Coragem”. Seu trabalho mais recente na emissora foi em fevereiro deste ano, no humorístico “Zorra Total”.

Nascido em Paris, em 15 de julho de 1930, seu nome verdadeiro era Filip Szafran e ele era irmão da também atriz Ida Gomes, falecida em 2009. Entre as diversas novelas e minisséries das quais participou estão “Senhora” (1975), “Maria, Maria” (1978), “Quem ama não mata” (1982), “República” (1989), “Tereza Batista” (1992) e “Terra nostra” (1999). Wagner também atuava no teatro e no cinema, sendo seu último filme “Bela noite para voar”, de 2009. O enterro do ator será realizado na terça-feira (2), mas o horário ainda não foi definido.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Militares do Egito negam intenção de golpe em meio à crise política


As Forças Armadas do Egito negaram nesta segunda-feira (1º) que tenham a intenção de dar um golpe militar e que sua única intenção é forças os políticos a alcançar o consenso.
Negando quaisquer ambições políticas, os militares disseram que estavam apenas respondendo ao "pulso das ruas egípcias" ao dar um ultimato aos líderes políticos para que se unam, após protestos em massa contra o presidente islamita Mohamed Morsi no domingo.
Morsi se encontrou nesta segunda-feira com o chefe das Forças Armadas do país ao lado do primeiro-ministro, segundo um comunicado publicado em sua página oficial do Facebook.
A página foi atualizada após o general Abdel Fattah al-Sisi ter emitido um ultimato ao presidente para que resolva, em 2 dias, a crise política atual. 
Em um comunicado anterior lido na televisão estatal, as Forças Armadas reiteraram o "pedido para que as exigências do povo sejam atendidas e dão (a todas as partes) 48 horas, como última oportunidade, para assumir a responsabilidade pelas históricas circunstâncias que o país está vivendo".
Pelo menos 16 pessoas morreram nos confrontos entre simpatizantes e adversários do presidente islamita Mohamed Morsi no Cairo, segundo o ministério da Saúde.
Segundo a agência de notícias Reuters, os organizadores dos protestos receberam bem o comunicado, dizendo que continuariam a protestar. Já um líder sênior do partido da Irmandade Muçulmana, disse que "todo mundo" rejeita o anúncio.
EUA acompanham
Os Estados Unidos acompanham de perto a crescente crise política no Egito, promovendo contatos entre ambas as partes para por fim à violência, disse nesta segunda-feira um alto funcionário do Departamento de Estado, em Washington.
"Pedimos a ambas as partes que garantam que o processo democrático e a construção de instituições democráticas no Egito possam continuar", declarou o porta-voz Patrick Ventrell.
"Queremos ver um Egito não violento. Trágica e lamentavelmente, houve certa violência. Somos contra a violência", frisou.
O governo dos Estados Unidos está "acompanhando de perto a situação no Egito", afirmou Ventrell, acrescentando que funcionários de alto escalão em Washington "estão em contato com as duas partes, incluindo as Forças Armadas".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vietnamita recebe ossos do braço que perdeu na guerra há 47 anos

Sam Axelrad (direita) segura os ossos do braço de Nguyen Quang Hung em sua casa na cidade de An Khe, no Vietnã (Foto: AP)

Um ex-soldado vietnamita recebeu nesta segunda-feira (1º) de volta os ossos de seu braço amputado há 47 anos durante a Guerra do Vietnã. O médico americano Sam Axelrad viajou ao país asiático levando os ossos do braço que ele havia amputado em 1966 e levado de volta ao Texas como uma lembrança de que quando norte-vietnamita lhe chegou gravemente ferido, ele fez a coisa certa e o ajudou. Os ossos ficaram em um armário durante décadas, e quando o urologista finalmente os tirou de lá há dois anos, ele se perguntou sobre o seu verdadeiro dono, Nguyen Quang Hung.
Ossos do braço perdido por Nguyen Quang Hung em 1966 são devolvidos a ele pelo médico que os amputou (Foto: AP)Os homens se reuniram na casa de Hung na região central do Vietnã. Eles conheceram os filhos e netos uns dos outros e brincaram sobre qual deles tinha ficado mais bonito desde o dia em que a guerra lhes tinha feito inimigos. Hung ficou surpreso de que alguém tivesse guardado seus ossos por tanto tempo, mas ficou feliz pelo fato de que, quando chegar a hora, poderá ser enterrado com eles.
"Estou muito contente de vê-lo novamente e ter essa parte do meu corpo de volta depois de quase meio século", disse Hung por telefone segunda-feira após a reunião com Axelrad. "Estou orgulhoso de ter derramado meu sangue para a reunificação do meu país, e eu me considero muito sortudo em comparação com muitos dos meus camaradas que foram mortos ou continuam desaparecidos."
Hung, de 73 anos, disse que as tropas americanas atiraram em seu braço em outubro de 1966, durante uma emboscada a cerca de 75 quilômetros de An Khe, a cidade onde ele vive hoje. Depois de flutuar abaixo de um córrego para fugir de um tiroteio e, em seguida, se abrigar em um armazém de arroz por três dias, ele foi resgatado por um helicóptero dos EUA e levado para um hospital militar em Phu Cat, na região central província de Binh Dinh.
"Quando fui capturado pelas forças americanas, eu era como um peixe tábua de cortar," Hung disse na semana passada. "Eles poderiam ter me matado ou me poupado".
Quando Hung apareceu para Axelrad, um então médico militar de 27 anos, seu braço direito tinha a cor de uma berinjela. Para evitar que a infecção matasse o paciente, Axelrad amputou o braço acima do cotovelo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

14 reservatórios estão secos e outros 51 estarão quase secos na Paraíba até o final de 2013

açude PBSegundo dados do Mais Patos junto à Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, 52 grandes açudes estão com pouca água no estado atualmente, e ainda há mais 13 reservatórios que estão entre 20% e 35% de suas capacidades totais e que deverão estar com pouca água no final deste ano.

Dos 52 mananciais mencionados, 14 estão quase secos, ou seja, com menos de 5% de seus volumes totais, outros 38 reservatórios estão com volumes iguais ou abaixo de 21% de suas capacidades totais. Assim são, portanto, 65 grandes reservatórios que devem estar secos ou quase secos na Paraíba até o final do ano, sendo a grande maioria situada no semiárido paraibano e outros quatro no agreste do estado.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Inscrições para o Vestibular 2014 da UEPB começam no dia 29

UEPBA Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Comissão Permanente do Vestibular (COMVEST), inicia no próximo dia 29 de julho as inscrições para o Vestibular 2014 da Instituição. O número de vagas a ser oferecido será divulgado na próxima semana.
Este ano, o processo seletivo traz uma grande novidade: a disponibilização de provas em sistema braile. Com isso, a Universidade cumpre mais um importante papel social e se adequa a Política de Diretrizes 9.394/96 e Normas Técnicas para uso, produção e difusão do Sistema Braille que recomenda o desenvolvimento e prática de ações inclusivas nas instituições educacionais superiores, como também garante efetivamente o acesso e a permanência da pessoa com deficiência visual no ensino superior.

A exemplo do vestibular anterior, além das vagas destinadas ao processo seletivo tradicional, 50% das vagas serão destinadas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes serão analisados mediante a prova do Enem. As inscrições poderão ser feitas pela internet e vão até o dia 14 de agosto. A expectativa é que mais de 32 mil candidatos participem do Vestibular 2014 da UEPB.

A presidente da Comissão Permanente do Vestibular, professora Ana Alice Sobreira, informou que na próxima sexta-feira (5), a Comvest estará divulgando a relação com os nomes dos candidatos isentos. Ela salienta que os candidatos isentos não estão automaticamente inscritos no Vestibular, sendo necessária a realização da inscrição via internet.

Para se inscrever no Vestibular, o candidato deve acessar o site da Comvest (www.comvest.uepb.edu.br), preencher o formulário eletrônico e imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será divulgado na próxima semana.

As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 13h, em Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.  O resultado final do Vestibular será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Prefeito de Pinhão troca carro de luxo por ambulância


O veículo Land Crusier Prado, popularmente chamado de “Besourão” e que gerou polêmica ao ser adquirido em 2009 por cerca de R$ 180 mil reais, deixará o município de Pinhão na próxima semana.
O carro considerado de luxo, com capacidade para cinco pessoas era o veiculo oficial do gabinete, e desde que assumiu a prefeitura, o prefeito Dirceu de Oliveira colocou a venda do veículo como uma das suas prioridades.
Foram dois leilões que deram desertos, ou seja, não apareceram compradores, a solução encontrada foi dar o carro como permuta em uma licitação modelo pregão, em que o veiculo foi dado como entrada na compra da nova ambulância, que vem com todos os equipamentos padrões e necessários para o atendimento móvel de urgência.
A ambulância 0 km será repassada para a Defesa Civil, de acordo com o comandante do PBC de Pinhão, cabo Orivaldo Domingues, esta ambulância já era uma reivindicação antiga para a realização do atendimento à população. O prefeito Dirceu de Oliveira comentou de sua satisfação com a venda do veículo, “trocamos um carro de luxo para cinco pessoas por uma ambulância 0 km que atenderá a toda a população em uma das áreas mais sensíveis do nosso município, a saúde”. Ambos os veículos estão expostos em frente a prefeitura, a entrega da ambulância está marcada para o dia 2 de julho, terça-feira em frente ao posto da Defesa Civil à partir das 10:00 horas da manhã.

Reprodução Cidade News Itaú via Intercalo da Notícia
Leia Mais ››

Padeiro da Ucrânia faz broa gigante

Moradores de um vilarejo na Ucrânia acompanharam a preparação de uma broa de milho de 70 quilos por um padeiro. Ele entrou em um forno a altas temperaturas para fazer o pão gigante, durante um evento religioso, neste domingo, recriando um episódio conhecido como o "Milagre de Urgueira".
Os ucranianos acreditam que o padeiro e sua família terão saúde por muitos anos, enquanto prepararem o pão gigante, e que aqueles que comerem uma fatia do pão serão abençoados. A cena é repetida sempre no terceiro domingo de agosto, desde o Século 19.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Idoso é preso acusado de abusar sexualmente da filha e duas enteadas, em Piancó

José Viturino Batista, de 65 anos, foi preso no final da tarde deste domingo, 30, em sua casa, que fica locaizada no sítio Carneiro, município de Piancó. Ele responde na delegacia local por abuso sexual contra a própria filha, uma criança de 11 anos, mas foi preso por um crime sexual anterior. 

O delegado José Pereira descobriu que havia um mandato de prisão contra ele oriundo da comarca da cidade paraibana de Água Branca, que jurisdiciona no município de Juru, onde o idoso é acusado de abusar sexualmente de duas enteadas, mas nunca tinha sido preso.

Depois do crime, ocorrido há mais de 13 nos, José Viturino passou a morar em Piancó, mas, no dia 29 de abril último, uma de suas filhas procurou a delegacia para denunciá-lo de que estaria violentando sexualmente a filha mais nova. Foi a própria criança que revelou o fato a irmã, que decidiu levar o caso à polícia. Conforme o delegado, o exame sexológico realizado na menina constatou que ela sofreu violência sexual e perdeu a virgindade. Neste caso, ele responde por estupro de vulnerável com o agravante de ser pai da vítima.

O acusado chegou a ser ouvido no inquérito, mas negou as acusações. Não demorou muito para a polícia descobrir a existência do mandato de prisão em Água Branca.

Com o documento em mãos, o delegado e uma equipe de agentes da Polícia Civil de Piancó efetuaram a prisão do homem neste domingo. Depois de preso, ele foi recolhido à cadeia local, mas deverá ser transferido para Água Branca.

Segundo o delegado, o foragido da Justiça era caseiro da fazenda de um funcionário do fórum de Piancó.

Reprodução Cidade News Itaú via Folha do Vali/É Sertão
Leia Mais ››

Polícia Militar prende homem acusado de matar esposa a foiçadas na zona rural da cidade de Pombal; veja fotos

Por volta das 07h30min da manhã desta segunda-feira (01) a polícia militar prendeu um homem acusado de matar sua própria esposa na zona rural da cidade de Pombal, no sertão da Paraíba. 

Segundo informações, o acusado Gilvan Alves de Sousa, "Vandinho", 35 anos, foi preso na manhã de hoje na residência de sua mãe no sítio Flores,  zona rural da cidade de Pombal, após matar com vários golpes de "Foice" sua mulher, a jovem Albaneide Soares Dantas, 27 anos.


Vandinho estava assistindo Tv na sala no momento da abordagem, quando o mesmo reagiu a voz de prisão e partiu para agredir os policiais com uma faca, momento que os PMs atiraram no pé do acusado para dominá-lo.

O assassino foi socorrido pela PM para o Hospital Regional de Pombal onde  passará por cirurgia.  Após ser liberado, Gilvan ficará a disposição da justiça.

Reprodução Cidade News Itaú via Dayana Trigueiro/Fala Notícia/É Sertão
Leia Mais ››

Detran/RN: servidores entram em acordo com governo e encerram greve

A Comissão de greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RIo Grande do Norte (Detran/RN), anunciou que a categoria voltará ao trabalho amanhã (2). O anúncio de encerrar a greve foi feito após reunião com o governo. 

A informação foi dada pelo secretário geral do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai/RN), Santino Arruda, ao G1/RN. Os servidores do Detran estavam em greve desde o dia 15 de maio. Além da promessa de novas reuniões, o governo ficou de pagar o valor do ponto de junho, que foi descontado da folha salarial dos grevistas. 

Ainda na reunião, ficou acertado que os grevistas irão apresentar um plano para repor os dias parados. De acordo com o secretário estadual de Administração, Alber Nóbrega, a proposta ainda passará pela direção do Detran/RN, que fará uma análise do plano. 

O secretário geral do Sinai/RN e o secretário Alber Nóbrega confirmam ainda uma reunião com o Detran e outros órgãos da administração indireta para o próximo dia 9. Na avaliação de Arruda, a abertura do diálogo foi determinante para a volta ao trabalho dos servidores. 

Reprodução Cidade News Itaú via BG
Leia Mais ››

AGENTES DA DENARC CAPTURA FORAGIDO DA PAM EM MOSSORÓ.

No final da manhã de segundo feira, 01 de julho de 2013, por volta das 12 horas, agentes de policia civil, lotados na “DENARC”, Delegacia Especializada em Narcóticos de Mossoró, capturaram um foragido da Penitenciária Estadual Agrícola Mario Negocio. De acordo com informações nos repassadas pelo bacharel Rafael Arraes, delegado da DENARC, dão conta que sua equipe fazia patrulhamento na Avenida Alberto Maranhão no Bairro Barrocas em Mossoró, quando notaram um individuo em atitude suspeito nas dependências de um bar, um dos agentes reconheceu o mesmo como sendo um foragido, abordaram o elemento e conduziram até a delegacia de narcóticos para fazer uma averiguação e foi constatado que se tratava de ALYSSON DA SILVA MENDONÇA, 23 anos de idade, que estava foragido da PAM desde o mês de março do corrente ano. ALYSSON foi recambiado pelos agentes até o Complexo Penal Mario Negocio, onde ficará preso para cumprir o restante da pena que foi condenado no artigo 157 por assalto.


Reprodução Cidade News Itaú via Alcivan Vilar
Leia Mais ››

Preso suspeito de matar jovem que estava devendo duas pedras de crack

Policiais civis da cidade de São Paulo do Potengi prenderam, na manhã desta segunda-feira (1º), João Marcos Moura da Silva, vulgo "Beleleu", de 20 anos. Ele é suspeito de arquitetar a morte de José Soares Baracho, conhecido popularmente como "Dedé", de 18 anos.

A vítima foi atingida com mais de 20 golpes de faca, teve os dentes e unhas arrancados e, por fim, foi degolada. O crime, que foi motivado por uma dívida de duas pedras de crack, aconteceu no último dia 18 de junho, em São Pedro do Potengi.

João Marcos foi preso na favela Padre João Maria, em São Gonçalo do Amarante, em uma ação conjunta dos Policiais Civis da 1ª DRPC e do Destacamento da Polícia Militar de São Pedro. O jovem também é suspeito de tráfico de drogas.

"Recebemos a informação de que 'Beleleu' estava na casa de um parente, em São Gonçalo do Amarante, ocasião em que na madrugada fizemos o cerco e realizamos a prisão. Na hora da ação policial ele tentou fugir, porém foi contido graças ao sucesso do cerco policial", disse o chefe de investigação, Gustavo Cavalcanti.

Outros três suspeitos de participação no assassinato já haviam sido localizados: Francisco Alexandre Filho, vulgo "Gordinho", que está preso, e mais dois adolescentes.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paulinho chora na despedida do Corinthians, mas diz "até logo"

Paulinho chora em entrevista coletiva de despedida do Corinthians
O volante Paulinho chorou na despedida do Corinthians. Ele, que teve confirmada a ida para o Tottenham, concedeu entrevista coletiva onde disse "até logo" para os torcedores do Timão.

“É difícil de falar num momento como esse, mas tenho certeza de que foram três anos maravilhosos na minha carreira, de conquistas. O que tenho pra falar do Corinthians, da torcida, da diretoria, da comissão é até logo, daqui a pouco eu volto, por tudo que fizeram por mim”, declarou Paulinho.

Eleito neste domingo o terceiro melhor jogador da Copa das Confederações, Paulinho mostrou muita gratidão pelo Corinthians. “Passei por muitas coisas aqui dentro, mais boas do que ruins.  Teve derrotas, mas muito mais conquistas. A diretoria sabe que um dia eu volto, seja daqui  5, 6, 7 anos, porque esse time é diferente, torcida diferenciada”, elogiou o jogador.

“As conquistas individuais que tenho são graças a esse clube. O Corinthians vai estar no meu coração para o resto da minha vida”, complementou.

Bastante emocionado, Paulinho elegeu o gol contra o Vasco, nas quartas de final da Libertadores, como o mais importante pelo Corinthians e exaltou a torcida. “A torcida do Corinthians é a melhor do mundo. São diferentes, eles sabem a capacidade deles do lado de fora, o quanto são importantes quando estamos atuando”, disse.

Paulinho afirmou que aq escolha pelo Tottenham foi pensada em conjunto com a diretoria. “Sentamos e conversamos e achei que esse era o momento de enfrentar um novo desafio. Das outras vezes achei que não era o momento certo, mas nada que tenha mudado. Tenho certeza de que estou indo para um grande clube”, disse, arrematando que foi a única equipe que fez proposta oficial a ele nessa janela.

Ao final da entrevista coletiva, o diretor-adjunto de futebol Duilio Monteiro, inverteu a ordem das coisas ao dar uma camisa para Paulinho. “A gente costuma fazer isso na apresentação de jogador, não em despedida. Mas como ele disse que volta, quero dar essa camisa para que ele fique com ela”, brincou.

O volante da seleção brasileira assinou com o time inglês por quatro temporadas. O time pagou cerca de R$ 59 milhões para contar com o jogador. Metade desse valor vai para o Corinthians, sendo que a outra vai para o Audax, que detinha 50% dos direitos econômicos de Paulinho.

Figura central nos títulos da Libertadores e Mundial de 2012, Paulinho conquistou a torcida e se tornou um dos maiores ídolos do Corinthians dos últimos anos. Após passar dois anos no banco de reservas, ele ganhou a posição definitivamente em 2011, com a saída de Jucilei. Na companhia de Ralf, formou uma das melhores duplas de volantes do Brasil. No time alvinegro, além dos já citados títulos da Libertadores e Mundial, conquistou também o Campeonato Brasileiro de 2011 e o Paulista de 2013.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretário da Fifa diz que Brasil terá ingresso mais barato da história das Copas

Secretério-geral da Fifa, Jérôme Valcke prevê ingressos mais baratos na Copa do MundoA Fifa divulgou algumas informações preliminares sobre a venda dos ingressos da Copa do Mundo de 2014. Nesta segunda-feira, o secretário-geral entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, adiantou que o preço dos bilhetes será o mais barato da história dos Mundiais organizados pela federação internacional. A previsão da Fifa é que 70% das partidas do torneio do ano que vem tenham preços "realmente baixos".

"Nós vamos ter o ingresso mais barato que já tivemos na história das Copas do Mundo. Em 70% dos jogos, o preço será realmente barato", afirmou Valcke.

Na Copa de 2010, na África do Sul, o ingresso mais acessível custou US$ 20 (cerca de R$ 44). O bilhete era da chamada categoria 4, e só podia adquirido por sul-africanos. O bilhete mais caro – para a final – saiu a US$ 900 (cerca de R$ 2.000).

Ainda nesta segunda, a Fifa fez um balanço da Copa das Confederações do Brasil em reunião no Rio de Janeiro. Lá, a entidade também deu prosseguimento às conversas  com o governo e o COL (Comitê Organizador Local) para a organização para a Copa de 2014. O encontro contou com a presença do presidente Joseph Blatter e do próprio Valcke. Além dos representantes da entidade máxima do futebol, José Maria Marin, Ronaldo e Aldo Rebelo estiveram no evento.

Nenhum outro detalhe a respeito da venda de ingressos para a Copa foi anunciado. Inicialmente, essas informações seriam divulgada nesta tarde. A Fifa, entretanto, avisou que tudo será comunicado somente no dia 19 de julho.

Durante a Copa das Confederações, a retirada dos ingressos causou muita confusão. Os torcedores que compraram entradas do torneio tiveram que ir até um dos postos de troca de ingressos definidos pela Fifa para receber o seu bilhete. O esquema iniciativa teve muitos problemas, o que causou longas filas e reclamação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado é notificado na cadeia sobre processo de perda de mandato

O deputado federal Natan Donadon se entregou à Polícia Federal na última sexta-feira
O deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB de Rondônia), primeiro parlamentar preso desde a Constituição de 1988, foi notificado pessoalmente no início da tarde desta segunda-feira (1º) sobre a abertura do processo de perda do mandato na Câmara. Ele está preso desde sexta-feira (28) no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde cumpre pena de 13 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha e peculato.

De acordo com a assessoria de imprensa da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara), o prazo de cinco sessões plenárias para Donadon apresentar sua defesa por escrito começa a contar a partir desta terça-feira (2) e se encerra no próximo dia 10. Para efeito de contagem de prazo, só poderão ser levadas em conta as sessões abertas com, no mínimo, 53 deputados.

O edital de notificação também foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União. 

Caso o deputado não apresente a defesa, caberá ao presidente da CCJ, deputado Décio Lima (PT-SC), nomear um defensor dativo. 

Caso a Câmara aprove a cassação do mandato de Donadon, ele poderá perder o direito a uma cela individual na Papuda.

Defesa
Após ser informado da abertura do processo, Donadon terá cinco sessões plenárias para apresentar sua defesa por escrito, e o relator do caso, deputado federal Sérgio Zveiter (PSD-RJ), tem mais cinco para apresentar seu parecer. Em seguida a Comissão vota a perda de mandato.

Segundo a assessoria da CCJ, o relator pode solicitar que integrantes da Comissão visitem o deputado na Papuda para coleta de depoimento, mas Donadon não deverá deixar o presídio para se defender pessoalmente.

Se a CCJ seja favorável à perda do mandato, a matéria será levada para a presidência da Câmara, que leva o assunto ao plenário, que decide em votação secreta sobre a cassação do mandato.

Cela individual
Segundo o superintendente da Polícia Federal, Marcelo Mosele, Donadon ficará no PDF-1 do complexo, em uma ala reservada, sob custódia de agentes federais. Ele terá uma cela individual com privada de cerâmica, única melhoria em relação às outras celas, que têm sanitário no chão, segundo a PF.

O TJ afirma que a cela individual se deve ao fato de Donadon ser parlamentar, mas diz que o deputado não terá "regalias" no presídio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP pede que ex-coordenador vá a júri popular

O Ministério Público do Estado do Rio ajuizou uma medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça pedindo que o ex-coordenador da Lei Seca seja levado a júri popular e responda por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Alexandre Felipe Vieira Mendes é acusado de atropelar quatro pessoas e de matar uma delas, em agosto de 2011, no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói.

Um dia após o acidente, Alexandre fez um exame de alcoolemia que não encontrou sinais de embriaguez. No entanto, o então subsecretário contou que voltava de uma festa em Itaipu e admitiu ter bebido meia taça de vinho na noite do acidente.

Por duas vezes, o Ministério Público teve a denúncia indeferida pelo Tribunal de Justiça de Niterói, que retirou o dolo eventual do processo, passando a julgar o ex-coordenador por homicídio culposo, quando não há inteção de matar.

Agora, cabe a ministra Assusete Magalhães, da 6ª Turma do STJ, julgar o processo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Altos executivos do Banco do Vaticano renunciam após prisão de monsenhor

O diretor e o vice-diretor do Banco do Vaticano renunciaram nesta segunda-feira (1º), após a prisão de um clérigo sênior com conexões próximas à instituição financeira acusado de desviar 20 milhões de euros da Suíça para a Itália.

Um comunicado do Vaticano disse que Paolo Cipriani e Massimo Tulli assinaram suas demissões, três dias após a prisão de Monsenhor Nunzio Scarano, um contador em um departamento no Vaticano que está sujeito a duas investigações separadas por magistrados italianos.

O presidente do banco, Ernst von Freyberg, assumirá o posto como diretor interino e será criada uma nova posição de diretor de risco para melhorar a área de cumprimento com regulações financeiras.

No mais recente de uma série de golpes ao banco do Vaticano, Scarano, 61, foi preso na sexta-feira com um agente do serviço secreto e um operador financeiro.

Os três são acusados de conspirar para enviar 20 milhões de euros em dinheiro da Suíça para a Itália, na cidade de Salerno, ao sul, onde Scarano está sob investigação separada por suspeita de lavagem de dinheiro.

A notícia da renúncia de dois importantes executivos do Banco do Vaticano surge apenas dias após o papa Francisco ter criado uma comissão especial de inquérito para se familiarizar com problemas de longa data do banco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente em obra viária deixa 3 mortos e 2 desaparecidos em Piracicaba (SP); obra é embargada

Homem realiza busca por desaparecido após acidente em obra viária em Piracicaba (SP)

Um acidente que ocorreu por volta das 8h20 na obra do anel viário que fica sobre o rio Piracicaba, na cidade de mesmo nome (a 164 km de São Paulo), deixou ao menos cinco operários feridos e outros cinco desaparecidos na manhã desta segunda-feira (1º). Por volta das 18h, os bombeiros confirmaram que três corpos de pessoas que estavam sumidas foram encontrados no fundo do rio, entretanto, ainda não foram resgatados porque estão no meio dos escombros. Restam ainda dois desaparecidos.

As buscas e o resgate dos corpos foram suspensas no final da tarde e serão retomadas na manhã desta terça-feira (2). De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a obra foi embargada por tempo indeterminado.

A obra fica na rodovia do Açúcar (SP-308), km 147, junto à rodovia Laércio Corte, que liga o município a Limeira.

De acordo com a Polícia Militar, os trabalhadores colocavam vigas sobre um pilar que estava fixado no rio, quando elas caíram e a estrutura despencou de uma altura de cerca de dez metros de altura.

Os funcionários que estavam no pilar foram jogados na água e desapareceram. Equipes de resgate realizam as buscas no local.

Dois dos cinco feridos que foram resgatados tiveram ferimentos graves. Eles foram socorridos pelo helicóptero Águia da PM. Todas as vítimas foram encaminhadas a hospitais da região.

As equipes de busca incluem barcos do Corpo de Bombeiros, policiais rodoviários, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e policiais militares, inclusive dois helicópteros Águia.

Equipes dos bombeiros de São Carlos (SP), Limeira (SP) e Rio Claro (SP) também ajudaram nos trabalhos de resgate.

A concessionária Rodovias do Tietê, que administra a obra, informou que ainda está apurando o caso e que deve divulgar notas sobre o acidente até o fim desta tarde.

Outro caso
Em maio, outro acidente na mesma obra deixou dois operários feridos, após o rompimento de um cabo de sustentação.

A peça se soltou e atingiu as pernas dos trabalhadores, que ficaram pendurados a 15 metros de altura.

Em nota, o Ministério Público do Trabalho informou que possui inquérito aberto contra a empresa responsável pela obra, a Construtora Tardelli, desde setembro do ano passado.

Já houve dois embargos na obra do anel viário (um em setembro, outro em abril) por irregularidades trabalhistas, relacionadas a risco de soterramento e trabalho em altura.

"Hoje, os fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), ambos de Piracicaba, estiveram no local e fizeram uma análise preliminar das causas do acidente. As informações passadas ao MPT, até então, foram as seguintes: trata-se de um erro de análise de solo. A viga que sustentava a ponte, que ruiu (num total de 1,2 mil tonelada), era praticamente impossível de cair, a não ser que houvesse uma movimentação no solo, que a trouxe abaixo. Ela foi construída embaixo do rio", afirma o comunicado.

"Foi contratada uma empresa especializada de Santos para retirá-los de lá. Será necessário o trabalho de mergulhadores, que vão serrar as estruturas de concreto. Os relatórios serão remetidos ao MPT, que vai analisar a responsabilidade da empresa. Outros órgãos devem ser envolvidos na investigação, como a Polícia Civil", finaliza o MPT.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Banda Garota Safada: Wesley Safadão tem carro arrombado em Fortaleza-CE!

O vocalista e proprietário da Banda de forró "Garota Safada", Wesley Safadão, teve o seu carro importado arrombado no Bairro Aldeota em Fortaleza-CE por bandidos.

Veja a foto do carro após o arrombamento:



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em decisão liminar, Justiça sequestra bens do Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Rego.

A Juíza da 1ª Vara Cível de Pau dos Ferros, Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, julgou um Pedido Liminar interposto pelo cidadão Carlos Augusto Dias de Morais numa Ação Popular (N°0002793-61.2011.8.20.0108) ajuizada para combater um, suposto, ato lesivo contra o patrimônio público praticado pelo Ex-prefeito de Pau dos Ferros e atual Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Nunes Rego, no período de sua gestão, bem como contra a Empresa Bernardo Vidal Consultoria S/S. 

Pois bem, em sua decisão liminar a Juíza Ana Orgette resolveu indisponibilizar os bens dos réus Leonardo Nunes Rego e Bernardo Vidal Consultoria S/S como medida cautelar até o julgamento do mérito desta ação.

Em síntese a Ação diz respeito a existência de fraudes contra a Previdência Social, envolvendo o Município de Pau dos Ferros/RN, cujo suposto rombo nas finanças da Municipalidade chegou a R$ 3.029.215,90 (três milhões, vinte e nove mil, duzentos e quinze reais e noventa centavos). 

Além disso, o Ex-prefeito teria deixado de recolher valores devidos ao INSS, todavia, descontou nos contracheques dos servidores, consolidando um suposto débito de R$ 7.573.039,75 (sete milhões, quinhentos e setenta e três mil e trinta e nove reais e setenta e cinco centavos). 

Ainda segundo a Ação Popular, assinada pelo Advogado Janeson Vidal, no referido esquema houve a participação da empresa Bernardo Vidal Consultoria Ltda, com sede em Pernambuco, a qual já estava sendo investigada por inúmeras irregularidades em todo o Brasil. 

Dessa forma, a Juíza Ana Orgette indeferiu os pedidos de sequestro dos valores descontados mensalmente dos agentes públicos municipais e o requerimento de suspensão de novas compensações previdenciárias (guia de recolhimento de FGTS e informações da previdência social), bem como a suspensão imediata da vigência do contrato celebrado entre o Município de Pau dos Ferros e a ré Bernardo Vidal Consultoria S/S.

Contudo, na mesma decisão, proibiu o Município de Pau dos Ferros de pagar honorários contratuais à pessoa jurídica Bernardo Vidal Consultoria S/S, a fim de que não haja prejuízo ao erário. 

E por fim, pasmem, a Magistrada decretou a indisponibilidade dos bens de Leonardo Rego e da Empresa Bernardo Vidal Consultoria S/S, até o montante de R$ 627.069,43 (seiscentos e vinte e sete mil e sessenta e nove reais e quarenta e três centavos), ordenando aos cartórios, aos Bancos e ao Registro Nacional de Veículos que indisponibilizem bens e valores dos mesmos para satisfazer a quantia.

Clique duplamente na imagem e veja em tamanho maior.

Confira abaixo o trecho final da decisão (liminar) proferida, nesta segunda-feira (1°):

Defiro o pedido liminar de indisponibilidade dos bens dos réus Leonardo Nunes Rego e Bernardo Vidal Consultoria S/S, em razão da configuração dos requisitos cautelares necessários, devendo haver a constrição de bens que correspondam ao montante de R$ 627.069,43 (seiscentos e vinte e sete mil e sessenta e nove reais e quarenta e três centavos). 

Expeça-se mandado de averbação aos cartórios de registros de imóveis de Pau dos Ferros, Natal e Recife, para que fique constando a indisponibilidade de bens em nome dos referidos réus. Providencie-se, também, o bloqueio dessa quantia pelo sistema Bacenjud, além da inserção de restrições de' veículos identificados pelo sistema Renajud. Após a juntada das respostas das intituições, conclusão para análise da existência de possível excesso de constrição e para liberação dos bens porventura excedentes.

Citem-se os demandados para que, no prazo da lei, apresentem a defesa que entendam pertinente.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.Pau dos Ferros-RN, 1° de julho de 2013

Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira
Juiza de Direito

Para visualizar na íntegra, clique AQUI.

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Taboleiro Grande: Prefeita, Klébia Bessa, consegue tirar município da lista de inadimplentes do CAUC.

O Município de Taboleiro Grande está fora do Cadastro Único de Convênios (CAUC), o "Serasa" das Prefeituras. Com isso, a prefeitura local volta a ficar apta para receber recursos federais, através de convênios. 

Segundo informações, desde 2011 que a Prefeitura de Taboleiro Grande figurava como inadimplente junto ao CAUC, fato que impossibilitava a cidade de receber importantes recursos da União, comprometendo significativamente sua capacidade de investimento.

Contudo, em apenas seis meses de trabalho da nova gestão esse quadro negativo de inadimplência, fruto dos desmandos administrativos do governo anterior, foi revertido para uma situação positiva de regularidade.

"Essa é mais uma conquista da nova equipe que administra com responsabilidade o executivo taboleirense. O empenho e a determinação de todos os funcionários foi determinante para chegarmos a esse resultado. O mais significativo disso tudo é a retomada da prefeitura de sua capacidade de receber investimentos e de realizar parcerias com os governos federal e estadual. Acabamos com o isolamento da prefeitura perante esses órgãos", comemorou a Prefeita, Klébia Bessa (PSD).

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Bandidos tentam arrombar caixa do IFRN em Natal e fogem com chegada da polícia

Imagem Ilustrativa
Por volta das 18h deste domingo, uma quadrilha tentou arrombar um caixa eletrônico de agência bancária localizada no IFRN campus Zona Norte. O vigilante percebeu a movimentação e acionou a polícia, os bandidos conseguiram fugir, mas deixaram todo o material no campus. 

Segundo informações do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Kennedy, os bandidos entraram no campus com material para violar os caixas como alavancas, serralheira e lixadeira. 

Quando entraram na agência, os bandidos foram vistos pelo vigilante do IFRN que chamou a polícia. Em poucos instantes, viaturas do 4º Batalhão e do Bope forma ao local, mas os bandidos conseguiram fugir antes, mas sem levar qualquer dinheiro. A Polícia Federal fez a perícia do local e apreendeu o material deixado pela quadrilha. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça manda soltar PM que matou homem acusado de molestar sua filha em Ipueira

A justiça concedeu liberdade neste final de semana, através do Juiz de Caicó Juiz Cândido de Andrade Vilaça, ao Policial Militar identificado como Sebastião Medeiros dos Santos (CABO SANTOS) que matou a tiros na noite de sexta-feira a pessoa conhecida como João da Perua, fato ocorrido na cidade de Ipueira/RN. O PM Santos desferiu disparos de arma de contra contra João da Perua após descobrir que supostamente o mesmo estaria molestando a sua filha (Filha do PM) desde os 10 anos de idade estando ela hoje com 13 anos.

Dr Juiz Cândido Vilaça foi contrário ao parecer do representante do Ministério Público que deu parecer favorável a decretação da Prisão Preventiva do Cabo Santos. O juiz também não homologou a prisão em flagrante e na sua decisão disse "percebe-se que NÃO houve flagrante no caso sob exame. Isso porque os policiais lotados na cidade de Ipueira somente tomaram conhecimento da prática delituosa em virtude da comunicação e da consequente apresentação espontânea do flagranteado. É essencial para que o flagrante se configure que a autoridade policial ou seus agentes tenham capturado e conduzido o agente apontado como delituoso. 

"Seguindo nesse raciocínio, não se pode perder de vista que a eventual "lavratura" de um auto de prisão em flagrante e a possível "custódia" de alguém, pressupõem, em trivial lição da doutrina, a "captura" do suspeito, o que obviamente não ocorre em casos de sua apresentação espontânea. Se o infrator se apresenta "sponte propria" é justamente porque jamais foi "capturado", elidindo, destarte, pressuposto para a formalização de um flagrante. Em assim sendo, não é possível a homologação do presente auto, haja vista a inocorrência do estado de flagrância que justifique a medida constritiva de liberdade Escreveu o Juiz.,

Sobre o pedido de prisão preventiva o Juiz escreveu " O r. MP, sempre diligente, asseverou várias razões para que fosse decretada a prisão preventiva do flagranteado. Ocorre que este magistrado, ao menos no presente momento processual, não consegue enxergar qualquer motivo que justifique a medida extrema. 

Outro ponto ainda pode ser destacado na decisão do magistrado "Por outro lado, é de se perceber que a apresentação espontânea também simplifica – e muito – a apuração do crime ocorrido. Além do mais, ainda que se imagine a possibilidade de interferência na produção de provas por parte do acusado, é de se perceber que, ao menos de acordo com o que consta nos autos, o ponto fundamental (e que não exclui a ocorrência do crime) é a existência ou não do abuso sexual perpetrado pela vítima contra a filha do acusado, o qual, segundo notícias, teria se iniciado quando a menina tinha apenas 10 (dez) anos de idade (hoje, tem 13 anos!)". 

Na mesma decisão o magistrado não vislumbrou necessidade de decretação da prisão determinando que a secretaria providencie a expedição do competente alvará de soltura da pessoa de Sebastião Medeiros dos Santos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira em São Bento na Paraíba

Na manhã desta segunda-feira 01/07, por volta das 10h30 um assassinato é registrado em São Bento-PB, a vitima é Fábio Alves do Nascimento, 24 anos, solteiro, desempregado, conhecido por "Fabinho de Tapuia", residente no Bairro Belarmino Lúcio, o sinistro aconteceu entre as ruas Maria Adelaide de Moura com a Francisco Alves de Almeida no bairro São Bernado.

Segundo informações de populares a nossa reportagem, a vítima vinha na garupa de uma moto, quando se deparou com os elementos que ao avistarem,entraram em perseguição e abriram fogo contra a vítima que não teve chance alguma de defesa, vindo a cair da garupa da moto já sem vida.

A Policia Militar e a Civil já se encontra no local e está fazendo diligências. Em breve mas informações.

Reprodução Cidade News Itaú via São Bento PB Online
Leia Mais ››

Russas / CE: acidente envolvendo ambulância deixa dois mortos e três feridos.

Na noite deste domingo (30/06/2013), por volta das 21h45min, aconteceu uma colisão entre uma ambulância da cidade de Russas e um veiculo de passeio do modelo Astra, que trafegavam pela BR 116, na altura do KM 148.

A Ambulância trafegava do distrito de Lagoa Grande, zona rural de Russas, com destino ao Hospital Regional de Russas, transportando as pessoas de Diego Da Silva, 23 anos, vítima de uma lesão provocada por uma faca peixeira, e Evilazio Da Silva Barros, 27 anos, que acompanhava Diego. 

A ambulância tinha como motorista a pessoa do Senhor José Maria Teixeira, 62 anos, que devido ao forte impacto, não resistiu os ferimentos, vindo o falecer no local, e seu corpo ficando preso as ferragens, sendo retirado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte. Já os outros dói ocupantes da ambulância, Diego e Evilazio, sofreram escoriações pelo corpo, e foram encaminhados para o IJF, na capital (Fortaleza).

Já o veiculo do Modelo Astra, de cor prata, e de placas HWS 2334, do município de Palhano-CE, era dirigido pelo senhor José Artemisio Da Silva, 33 anos, que tinha em sua companhia a pessoa de Marcondes Nunes De Freitas, 38 anos. Devido ao impacto Marcondes foi arremessado para fora do veículo, e sofreu algumas lesões consideradas leves, sendo este socorrido ao hospital de Palhano /CE, já o Motorista Artemisio morreu carbonizado no interior do veiculo, pois o mesmo, incediou logo em seguida ao impacto.

Reprodução Cidade News Itaú via Ato Santo è Noticia/F5 Apodi
Leia Mais ››

Inscrições para Fies começam nesta segunda-feira

As inscrições para contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) no segundo semestre de 2013 começam nesta segunda-feira, 1º de julho. Para tanto, é necessário que o candidato já esteja matriculado em uma instituição de ensino superior não gratuita participante do programa.

Segundo o FIES Brasil, programa que presta consultoria gratuita aos alunos que desejam contratar o financiamento, não podem se inscrever no Fies os alunos que estejam com a matrícula acadêmica trancada, que já tenham sido beneficiados ou que estejam inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Os estudantes cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% ou que possua renda familiar mensal bruta superior a 20 salários mínimos também ficam impossibilitados.

A inscrição no Fies pode ser realizada em qualquer período do ano, sendo que de janeiro a junho, para o financiamento relativo ao 1º semestre, e de julho a dezembro, para o financiamento relativo ao 2º semestre do ano. Para mais informações sobre a contratação do Fies acesse: www.fiesbrasil.com.br.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››