quarta-feira, março 29, 2023

Acidente de trânsito com vítima fatal na BR 226, próximo a entrada para Martins RN


Aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (29), um acidente de trânsito com vítima fatal na BR 226, próximo a entrada da RN 177 que vai para os municípios de Serrinha dos Pintos e Martins.

Segundo as primeiras informações, uma motocicleta e um veículo Toyota Yaris tiveram um colisão frontal violenta, onde o motociclista veio a óbito no local. Já os ocupantes do veículo não sofreram nenhuma lesão grave.

A vítima foi identificada como Francisco Romilson Ferreira, de 45 anos, morador de Martins.

A PRF foi acionada para o local do acidente juntamente com o ITEP, que juntos farão análise do local do acidente e a remoção do corpo para a sede do ITEP em Pau dos Ferros.


Fonte: Grupo Cidadão 190

Leia Mais ››

RN perde competitividade com aumento do ICMS, avaliam entidades do comércio

Em nota subscrita por oito entidades de classe, na área do comércio e de lojistas, a avaliação é de que o Rio Grande do Norte perderá competitividade com outros estados. Entendem que o aumento do tributo trará impactos ao consumo e atração de investimentos e geração de emprego e renda.



O aumento da alíquota modal do ICMS de 18% para 20%, previsto para entrar em vigor a partir de 1º de abril, fará o Rio Grande do Norte perder competitividade, se comparado com os estados vizinhos da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Essa é a avaliação das entidades de representação do comércio Fecomércio RN, Facern, FCDL, CDL Natal, ACRN, AEBA, AVICEN e ASCERN, ao apontar que nenhum dos estados vizinhos aumentará o tributo em 2023.


De acordo com as entidades, a Paraíba, por exemplo, além de não elevar a alíquota modal do ICMS, vem implementando uma série de ações com foco na melhoria do ambiente de negócios, beneficiando todos os segmentos econômicos.


A avaliação das organizações representativas é de que o estado vizinho, acertadamente, está indo no caminho inverso ao nosso. Recentemente, o governo paraibano anunciou um conjunto de medidas de incentivo fiscal, de reduções, isenções de impostos e de inovação para o setor produtivo, o que se refletirá diretamente na geração de empregos e crescimento da economia, a partir da atração de novos investimentos para o estado.


Como consequência natural ao aumento do ICMS potiguar, as entidades acreditam que poderá, além do impacto negativo decorrente do aumento dos custos dos produtos, ocorrer a transferência de negócios de empresas do RN, em busca de condições mais favoráveis.


Desde dezembro do ano passado, os empresários têm reiterado seu posicionamento contrário ao aumento da alíquota modal do ICMS, levando o debate ao executivo estadual e à Assembleia Legislativa.  


Entre os argumentos apresentados, estão a redução no volume de vendas das empresas e, em consequência, perda na arrecadação do ICMS, com reflexos diretos na geração de empregos e renda da população.


Segundo os últimos dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Tributação, a arrecadação global do ICMS, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2023, registrou crescimento de R$ 707 milhões, bem superior à queda na arrecadação do ICMS que incide sobre os chamados blue chips (energia, telecomunicações e combustíveis), o que demonstra que o RN teve o desempenho global positivo e reforça os argumentos que têm sido levantados pela classe produtiva, desde o início deste debate.


As entidades entendem que este não é o momento para aumento de impostos. O RN precisa, sim, adotar ações emergenciais de socorro às empresas impactadas pela recente crise de segurança que enfrentamos, sobretudo com foco nas micro e pequenas, que são as maiores geradoras de emprego e renda no estado.


Entidades signatárias da nota:


FECOMÉRCIO RN – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte


FCDL RN – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte


CDL NATAL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal


FACERN – Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte


ACRN – Associação Comercial do Rio Grande do Norte


AEBA – Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim


AVICEN – Associação Viva o Centro de Natal


ASCERN – Associação dos Comerciantes e Empresários da Região Norte de Natal


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Servidores da saúde do RN aprovam greve a partir do dia 11 de abril

Em assembleia geral na manhã desta quarta-feira (29), os trabalhadores da saúde do Rio Grande do Norte aprovaram, por unanimidade, um calendário de atividades e a construção de uma greve da categoria a partir do dia 11 de abril. 


Greve foi definida em assembleia na manhã desta quarta-feira


A pauta discutida na assembleia incluiu a campanha salarial de 2023, que já vem sendo apresentada nos locais de trabalho, a revisão da Lei de produtividade, o pagamento das perdas salariais para ativos e aposentados, o cumprimento da data-base da categoria, pagamentos dos plantões eventuais dentro do mês trabalhado, implementação e pagamento do Piso Salarial da Enfermagem e do Piso Salarial dos Técnicos em Radiologia.


De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde (Sindsaúde-RN), a decisão vem como uma resposta ao governo estadual, "que segue sem apresentar soluções para muitos pontos da pauta dos trabalhadores e desde o ano passado não cumpre sequer o que está previsto na lei do Plano de Cargos".


Além da greve, a assembleia também definiu um calendário de atividades. Na manhã da próxima segunda-feira (3), haverá uma audiência entre o Sindsaúde-RN e a equipe do governo Fátima Bezerra (PT). Na terça-feira (4), o encontro será com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para tratar da pauta da progressão funcional dos servidores e servidoras com mais de 30 anos de efetivo exercício.


Na quarta-feira (5), haverá uma assembleia sobre a produtividade no Sinpol, às 9h, e à tarde uma reunião com os aposentados na sede do Sindsaúde-RN, às 14h. Já na quinta-feira (6) haverá uma reunião com os novos concursados do cadastro de reserva na sede do Sindsaúde/RN, às 14h.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Potiguar arrecada dinheiro para repor veículo incendiado

Um sonho de 20 anos destruído em poucos minutos. O potiguar José Bernardo da Silva, 61 anos, viu sua ferramenta de trabalho ruir com as ações dos ataques que aterrorizaram o RNnas últimas duas semanas. Seu micro-ônibus, adquirido em 2014, foi queimado em Parnamirim, deixando o motorista sem sua linha para transportar passageiros. O episódio triste na vida do potiguar  se juntou a situação da perda da esposa, em novembro passado, que morreu em decorrência de um câncer. Para adquirir um novo veículo e seguir com sua vida, o  motorista está fazendo uma campanha para arrecadar fundos para voltar a trabalhar.



Adriano Abreu
Família chegou a guardar micro-ônibus em uma granja. Bandidos queimaram veículo no dia 15


De acordo com José Bernardo,  ao saber dos ataques que estavam ocorrendo no RN, o veículo chegou a ser guardado num galpão de uma granja de um amigo em Parnamirim, evitando deixar o carro na rua para não ser alvo dos criminosos. Mesmo assim, não adiantou: o veículo foi incendiado justamente nos primeiros dias dos ataques, dia 15 de março. O potiguar já está sendo representado pelo advogado Cyrus Benavides, que acompanha a história nas redes sociais.


“Comprei esse carro “fiado”, fiquei ralando e paguei tudo. Ele era quitado. Era meu carro para trabalhar. Minha fonte de renda é essa, fiquei com as mãos amarradas. O intuito dessa campanha é conseguir arrecadar um valor para tentar comprar outro. Passa muita coisa na nossa cabeça, mas me vi desesperado na hora, com mais de 20 anos ficando para trás. Eu juntei o dinheiro tos esses anos. Foi desesperador”, lamenta.


Além de estar lidando com a perda da esposa, Maria das Graças, que o ajudava no cotidiano de manutenção do ônibus, a dor da perda do veículo foi ainda maior porque José Bernardo havia feito um empréstimo de R$ 24 mil para resolver problemas no motor e outros reparos, já que o veículo estava parado desde dezembro e havia retornado a funcionar no carnaval deste ano. O potiguar trabalha com transporte de passageiros desde 2000, tendo iniciado suas atividades com uma Kombi e adquirido seu microonibus em 2014. O veículo já era quitado.


“Perdi minha mãe em novembro do ano passado. Foram anos de luta com meu pai, nesse transporte. Meu pai trabalhava no carro dele, quando chegava em casa, ela ajudava a limpar, era cobradora, tudo para ajudar na renda em casa. Esperamos arrecadar o máximo de recursos possíveis para comprar um novo veículo. O que conseguirmos, será bem vindo”, comenta a filha, Irene Duarte, 31 anos, que organiza a campanha de arrecadação nas redes sociais.


Os interessados em ajudar José Bernardo com sua campanha de arrecadação podem procurar as informações nas redes sociais do filho no Instagram (@joilsonabensoado). 


Ação pedirá indenização na justiça


Uma ação movida por dois permissionários de Parnamirim que perderam seus veículos nos ataques de facções criminosas, incluindo o de José Bernardo,  pedirá indenizações ao Governo do Estado. A ação será movida pelo advogado Cyrus Benavides, que representará os motoristas. O jurista fez um vídeo nas redes sociais contando a história dos dois motoristas.


“São duas medidas de reconstrução da vida dessas duas pessoas: vamos entrar com uma ação de danos materiais, morais e lucros cessantes contra o Estado contra a omissão na questão da segurança. Os lucros cessantes são os dias que o carro vai ficar parado sem que ele possa colocar outro na linha para fazer o transporte dos passageiros. Esse primeiro passo levará, se for algo rápido, pelo menos uns oito anos, porque precisa-se ganhar a ação, que leva recursos, e depois o dinheiro que forem condenados a pagar, ainda entrará em precatório. Paralelo a isso, fiz um pequeno documentário mostrando a dor e o choro da perda dessas pessoas, porque ali não foi embora só o carro, foi a vida inteira, e que eles não têm como pagar contas básicas”, explica.


Em entrevista publicada pela TRIBUNA DO NORTE no último dia 26 de março, o advogado Diógenes da Cunha Lima já havia antecipado a possibilidade de as pessoas que foram prejudicadas com os ataques moverem ações judiciais.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

PRF apreende 4,5 mil litros de aguardente e 350 caixas de cerveja sem notas fiscais no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 4,5 mil litros de aguardente e 350 caixas de cerveja sem notas fiscais em dois caminhões em estradas do Rio Grande do Norte entre esta terça (28) e quarta-feira (29).


PRF no RN — Foto: Cedida/PRF


As apreensões aconteceram nos municípios de Mossoró e São José de Mipibu.


A primeira apreensão foi na tarde de terça (28), em Mossoró, no km 53 da BR-110. Ao todo, o caminhão carregava 4,5 mil litros de aguardente, que foram avaliados em mais de R$ 32 mil.


Já na madrugada desta quarta-feira (29), 350 caixas de cervejas também foram apreendidas, sem nota fiscal, em outro caminhão. A apreensão foi no km 117 da BR-101 em São José de Mipibu. Segundo a PRF, a mercadoria estava avaliada em R$ 18,5 mil.


As duas ocorrências foram encaminhadas para a Secretaria Estadual de Tributação (SET), pelo transporte de mercadoria desacompanhada de documentação fiscal hábil.


Fonte: g1'

Leia Mais ››

Feto é encontrado em meio ao lixo na estação de transbordo em Natal

Um feto foi encontrado na tarde desta quarta-feira (29) por catadores na estação de transbordo de resíduos sólidos, que fica no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal.


Itep entrando no lixão para recolhimento do feto — Foto: Ednaldo Lima/Inter TV Cabugi


De acordo com a Polícia Militar o feto é de aproximadamente 8 meses e do sexo feminino - ele já mostrava toda formação do corpo humano.


Os catadores contaram que o feto estava no meio do lixo e congelado dentro de uma sacola azul. Uma jovem de 19 anos foi quem encontrou a sacola e se assustou - ela chamou a mãe, que, por sua vez, levou o irmão para conferir a sacola. Após abrirem, avisaram aos demais sobre a presença do feto.


Entrada da estação de transbordo de Cidade Nova, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


A PM disse que ainda não é possível afirmar se alguém deixou o feto no local ou se ele foi carregado por um dos caminhões de lixo.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep) foi acionada para realizar a análise do local e a necrópsia do feto.


A Polícia Civil vai investigar o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil prende suspeito de receptar carga de aço avaliada em R$ 200 mil no interior do RN

Policiais civis prenderam em flagrante nesta quarta-feira (29) no município de Nova Cruz, na Região Agreste do Rio Grande do Norte, um homem suspeito de receptar uma carga de aço roubada, que está avaliada em mais de R$ 200 mil.


Carga foi apreendida em Nova Cruz, na Região Agreste — Foto: Divulgação


O homem foi detido em um depósito localizado no bairro São Sebastião, onde estava a carga de aço. Segundo a Polícia Civil, a carga roubada era proveniente do Ceará.


Os policiais encontraram o material e o suspeito após um trabalho de monitoramento em campo. A investigação e a operação foram conduzidas pela 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Nova Cruz



Ao ser abordado, o suspeito alegou que a carga seria de um policial militar da região. De acordo com a Polícia Civil, essa possibilidade está sendo investigada.


A polícia informou ainda que investiga uma possível relação entre o suspeito preso e uma organização criminosa que foi alvo da Operação Rota Final, deflagrada em dezembro de 2020 no Rio Grande do Norte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Advogados retomam atendimentos em presídios, mas visitas sociais seguem suspensas no RN

As penitenciárias do Rio Grande do Norte retomaram os atendimentos de advogados nesta quarta-feira (29). As visitas estavam suspensas desde o dia 14 de março, quando começaram os ataques criminosos no estado comandados por uma facção. As visitas sociais, no entanto, seguem suspensas.


Penitenciária de Alcaçuz — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


A retomada dos atendimentos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta e abrange "a abertura do atendimento dos advogados, em todos os estabelecimentos penais, a partir de 29 de março de 2023".


Nos últimos dias, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed-RN), o estado não registrou novos ataques criminosos.


Apesar da retomada dos atendimentos jurídicos, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) manteve a suspensão temporária das visitas sociais e televisitas e do atendimento ao público externo.



Também seguem suspensas 'todas as atividades, internas e externas, que comprometam a segurança das unidades penais e da sociedade em geral'.


Apesar da série de ataques ocorridos no RN, a Seap e o secretário Nacional de Políticas Penais afirmaram que o sistema penitenciário do estado se manteve "estável" e controlado.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou a acionar a Justiça para a retomada das visitas dos advogados aos custodiados durante a crise de segurança no RN, após a suspensão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran realiza testes práticos de direção em 15 cidades do RN em abril; veja datas

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai iniciar nesta segunda-feira (3) a realização de uma série de testes práticos de direção veicular em cidades do interior do Rio Grande do Norte. Ao todo, no mês de abril, 15 municípios receberão as avaliações itinerantes.


Testes acontecem em abril em 15 cidades do RN pelo Detran — Foto: Divulgação


Os examinadores do órgão vão aplicar os testes aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante esses dias. Tradicionalmente, essas provas só são aplicadas nas sedes de Natal e Mossoró durante o ano.


Veja abaixo a programação dos dias e cidades para os testes:


Acari (03/04)

Parelhas (04/04)

Jardim do Seridó (05/04)

Lagoa Nova (10/04)

Currais Novos (11/04)

Passa e Fica (12/04)

Nova Cruz (13/04)

São Paulo do Potengi (14/04)

Extremoz (17/04)

João Câmara (18/04)

Santa Cruz (19/04)

Tangará (20/04)

São João do Sabugi (24/04)

Caicó (24 e 25/04)

Pau dos Ferros (27 e 28/04)

O exame prático monitorado de direção veicular é a última etapa para tirar a CNH e só pode ser feita pelo candidato que está apto nos exames médico e psicológico, realizou as aulas teóricas e obteve resultado positivo no teste teórico, além de ter passado por todas as aulas práticas de volante exigidas no processo.


A aprovação no teste de volante é obtida pelo candidato que não cometeu falta eliminatória ou que a soma dos pontos negativos foi menor que três.


Em Natal e Mossoró, cidades nas quais o Detran possui unidades de realização diária de exame prático de direção, o candidato pode agendar o exame diretamente pelo Portal de Serviços do Detran.


Fonte: g1 

Leia Mais ››

Professores da rede pública do RN recusam proposta do governo e decidem manter greve

Os professores da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte decidiram manter a greve por tempo indeterminado pela implantação de reajuste de quase 15% no piso salarial da categoria. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (29) durante assembleia da categoria.


Professores da rede pública estadual do RN decidem manter greve — Foto: Lenilton Lima


Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), Bruno Vital, a categoria entendeu que a proposta apresentada nesta terça-feira (28), pelo governo, era igual às anteriores. A greve começou no dia 7 de março.


"É a mesma proposta que já vinha sendo apresentada. O que mais gera reclamação é o retroativo, que, pela proposta do governo, ficaria para 2024", afirmou o coordenador.



De acordo com o sindicato, o estado conta atualmente com cerca de 10 mil professores na rede de educação. Em levantamento anterior aos ataques criminosos registrados entre 14 e 24 de março, cerca de 60% da categoria havia aderido à paralisação, segundo a entidade.


A proposta apresentada pelo governo na terça-feira (28) previa que todos os educadores que estão abaixo do piso teriam, de maneira imediata, a aplicação de reajuste de 14,95%, com efeito retroativo a janeiro de 2023.


Para os demais, implantação seria de 7,21% em maio, 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro, totalizando 14,95%. Já o pagamento do retroativo ocorreria em oito parcelas com início em maio de 2024.


O Ministério da Educação (MEC) anunciou em janeiro o reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores, passando de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. O reajuste gerou críticas principalmente de municípios, que dizem que não têm como pagar o novo aumento. O impacto para as prefeituras do RN é de R$ 222 milhões, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran-RN realiza leilão de veículos com 100 lotes de carros, motos e sucatas

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, um leilão online que vai contar com 100 lotes: 60 de veículos e 40 de sucatas. O leilão acontece exclusivamente pela internet.


Detran-RN realiza leilão de veículos com 100 lotes de carros, motos e sucatas — Foto: Divulgação


A visita aos itens está liberada nesta quarta-feira (29), no horário das 8h às 16h, no pátio credenciado ao Detran, localizado na Avenida Ruy Pereira dos Santos, Nº 2565, Bairro Olho D’agua, em São Gonçalo do Amarante.


Dos 100 lotes, 60 são de veículos, sendo 45 motos e 15 carros; e 40 lotes de sucatas, sendo 8 de carros e 32 de motos. Os interessados na arrematação de sucatas deverão estar devidamente cadastrados no site da Lance Certo Leilões como Pessoa Jurídica.



As sucatas indicam veículos não recuperáveis, sem direito à documentação, que não poderão ter os motores instalados e regularizados em outros veículos, sendo passíveis somente de desmanche para reutilização de peças e reciclagem de materiais.


A Presidente da Comissão de Leilão do Detran explica que os itens destinados à sucata só podem ser arrematados por empresas de desmontagem devidamente credenciadas ao Detran, conforme a lei. A participação no leilão é garantida com o cadastro dos arrematantes no site da Lance Certo Leilões 72 horas antes da abertura do leilão.


O edital pode ser consultado no site. Para mais informações sobre o leilão, são disponibilizados os telefones (84) 99865-2897; (84) 3223-4146 e o e-mail leilao@detran.rn.gov.br.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia investiga se outros dois alunos participaram de ataque a escola na Zona Oeste de SP

A polícia de São Paulo disse nesta quarta-feira (29) que está investigando a participação de outros dois alunos no ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital paulista.


Delegado Marcos Vinicius Reis, responsável pela apuração do ataque. — Foto: Reprodução/ TV Globo


Quatro professoras e um estudante foram esfaqueados dentro da sala de aula, na hora da chamada, na segunda-feira (27). Uma das professoras, Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da USP.


"Verificamos que um aluno da escola esteve com o adolescente infrator minutos antes da ocorrência dos fatos, eles conversam e adentram no banheiro. O aluno da escola sai um pouco antes e, em seguida, o agressor já sai utilizando a máscara, o boné e toda a vestimenta", afirmou o delegado Marcos Vinicius Reis, responsável pela apuração do ataque.



Segundo o delegado, o adolescente foi ouvido e nega que tenha participado do ataque. "Disse que apenas conversou com ele, mas o temos como suspeito. Ele não estava no nosso radar, mas passa a ser suspeito de ter participado ou auxiliado de alguma forma."


Um outro aluno, que era da mesma sala do agressor, também passou a ser suspeito. De acordo com o delegado, ele teria incentivado o autor do ataque nas redes sociais.


"Temos como suspeito de ter participado, ou até mesmo um viés de induzimento, instigação, porque existem algumas postagens desse aluno no objetivo de incentivar o adolescente infrator", disse o delegado.


O estudante que atacou as professoras e os alunos na escola foi representado pelos atos infracionais equiparados aos crimes de:


Injúria racial;

Agressão;

Homicídio qualificado consumado;

Três tentativas de homicídio.

Professora não reconheceu aluno


As professoras Sandra Pereira e Cinthia Barbosa, da Escola Estadual Thomazia Montoro, relataram à TV Globo como conseguiram agir para conter o aluno de 13 anos que matou uma educadora.


Sandra foi quem retirou a faca da mão do estudante após ele ser imobilizado. Sandra conta que incialmente, não conseguiu reconhecer o estudante. Ele estava com o rosto coberto por uma máscara e foi imobilizado por Cinthia.


"Eu não reconheci, na minha cabeça, não era possível ser um aluno nosso. O meu instinto foi tirar a máscara. Eu puxei a máscara e assim que eu vi, eu disse o nome dele e perguntei 'Por que você fez isso?", recorda.

Ela ainda afirma que as duas se arriscaram para proteger os demais alunos e evitar que a tragédia fosse ainda maior.


"Eu acho que a gente agiu porque além de ensinar, a escola tem o papel de proteger. Isso que eu pensava."


"Quando eu consegui olhar as professoras e pedir o socorro, a minha preocupação era com todos os alunos, como eles estavam, onde eles estavam, se eles estavam numa sala com os professores, se tinham alunos machucados. Parece que a gente está anestesiado ainda. Vai ser um processo de reconstrução, de apoio mútuo, de grupo, de fortalecimento."


Responsável por conter o agressor, Cinthia Barbosa revela que ouviu gritos e correria, então subiu até o andar da sala para ver o que estava acontecendo.


"Foi o momento em que eu entrei na sala, segurei a mão direita dele e tentei imobilizá-lo por trás. Na sequência, minha coordenadora entrou e conseguiu retirar a faca da mão dele. Eu senti que em algum momento, de alguma forma, eu teria que parar aquilo, e tentar resolver ou minimizar o que estava acontecendo".


Durante o velório da professora Elisabete Tenreiro, assassinada durante o ataque, ela falou sobre a dificuldade de lidar com os sentimentos após o ocorrido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher enterrada viva em MG teve traumatismo craniano, mas respira sem ajuda de aparelhos e evolui bem, diz médico

Segue em estado grave a mulher de 36 anos ‘enterrada’ viva em uma gaveta mortuária do Cemitério Municipal de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira. A atualização estado de saúde da paciente foi repassada ao g1 pelo médico Henrique Slaib, diretor geral do hospital e cirurgião assistente da paciente.


Hospital onde foi atendida mulher enterrada viva em Visconde do Rio Branco — Foto: TV Integração/Reprodução


Ele conversou com a reportagem sobre as condições que a vítima chegou à unidade de saúde na manhã da terça-feira (28). Antes de ser socorrida, ela passou cerca de 10 horas presa na gaveta, depois de sofrer agressões de uma dupla que foi até a casa dela cobrar por drogas e armas que teriam ‘extraviado’.


Ele conversou com a reportagem sobre as condições que a vítima chegou à unidade de saúde na manhã da terça-feira (28). Antes de ser socorrida, ela passou cerca de 10 horas presa na gaveta, depois de sofrer agressões de uma dupla que foi até a casa dela cobrar por drogas e armas que teriam ‘extraviado’.


Envolvimento com drogas

O Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) da Polícia Militar indica que a vítima teria guardado entorpecentes para dois homens, e que o material foi "extraviado". Ao saber do fato, a dupla foi até a casa da mulher e começou a agredi-la. O companheiro da vítima, que também estava na residência, conseguiu fugir.


Já conforme a Polícia Civil, a motivação para o crime "seria o desacerto referente a uma arma de fogo". O delegado da Regional de Ubá, Diego Candian Alves, porém, não deu nenhum detalhe adicional até a última atualização desta reportagem.


O g1 fez contato com a Polícia Civil nesta quarta-feira (29), mas a corporação não forneceu nenhum detalhe sobre as atualizações do caso e prisão dos agressores.


Mulher foi resgatada pelo Samu em Visconde do Rio Branco — Foto: Polícia Militar/Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher cai do telhado de casa ao lidar com marimbondos, na Grande BH, e sai ilesa

O circuito interno de segurança da casa de Kátia Regina de Carvalho, de 56 anos, registrou o momento em que ela cai bruscamente do telhado de sua casa em Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso aconteceu no dia 13 de março, mas viralizou na internete nos últimos dias. 


Vídeo registra o momento da queda — Foto: Redes Sociais


O vídeo foi postado nas redes sociais dela e da filha, Tamara Carvalho, de 27 anos, e, até a conclusão desta reportagem, tinha mais de 8,5 milhões de visualizações.


Ele também registra o salto dado pelo marido, ao pular do telhado para socorrer Kátia.


"A escada desarmou debaixo de mim. Eu caí atrás e bati as costas em um murinho. Quando eu bati no chão, eu gritei de dor e chamei pelo meu esposo", relembrou a mulher.

Ela e o marido Alexandre Antônio de Carvalho, de 55 anos, estavam guardando materiais em um espaço na área da caixa d'água, ele em cima do telhado e ela na base da casa.


Kátia e o marido, Alexandre — Foto: Aruqivo pessoal


A aposentada contou que usou a escada porque o marido encontrou uma casa de marimbondos no telhado. Em seguida, ele pediu para que ela subisse com um inseticida. Foi quando aconteceu o acidente.


"Eu estava lá dentro desse espaço, mexendo com as caixas, quando ouvi um grito bem fraquinho e vi que a escada sumiu. Quando eu olhei para baixo, vi minha esposa caída no chão. Só pensei em pular. Pulei com todo cuidado, sem forçar nada. Aí veio a questão: o que eu faço? Pego, tiro, carrego ela? Mesmo tendo treinamento de primeiros socorros, vem a dúvida. Fui conversando com ela, vi que tinha movimento nas pernas", contou Alexandre.

O passado militar de ambos contribuiu para que as consequências do tombo não fossem mais graves. Os dois são policiais da reserva. Kátia passou 33 anos na corporação.


"Imediatamente pensei que precisava ficar quieta e me estabilizar. Bati e virei para deitar. Quando olhei para cima, vi meu marido vindo. Ele queria sair correndo para pedir ajuda, mas como moramos na área rural, sabia que precisava ir para Betim [Região Metropolitana de BH]. Comecei a arroxear na hora, da lombar pra baixo, foi uma pancada muito violenta. Pedi para ele me levar com muito cuidado. Eu fui direcionando ele para colocar muitos travesseiros comigo, aí deitei de ladinho e fomos para o hospital, disse Kátia.


Ela contou ao g1 que, no momento, teve medo de ter alguma hemorragia ou fratura internas, ou até mesmo de ficar tetraplégica.


"Na Polícia, eu atendi uma ocorrência em que um homem que trombou em um ônibus acabou morrendo de hemorragia interna. Esse era o meu maior medo", afirmou a militar aposentada.

Kátia foi atendida no Hospital Mater Dei de Betim, também na Grande BH. Ela passou por vários exames e não teve nenhuma sequela.


Sobre a escada, Alexandre disse que vai deixar guardada.


"Vou comprar outra pela internet, mais articulada e a outra vai ficar lá quietinha, parada", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anvisa suspende fabricação, comercialização e uso de alimentos da marca Fugini

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. A empresa, localizada em Monte Alto (SP), produz molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas. A medida é preventiva.


Alimentos produzidos pela empresa Fugini — Foto: Fugini/Reprodução


Em nota divulgada nesta quarta-feira (29), a Anvisa afirmou que uma inspeção sanitária identificou falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. O g1 tenta contato com a empresa.


A suspensão da comercialização, distribuição e uso é válida apenas para os produtos em estoque na planta inspecionada.



Recolhimento de lotes de maionese

A Anvisa também determinou a retirada do mercado de lotes de maionese da marca produzidos na planta de Monte Alto (SP) no período de 20/12/2022 a 21/03/2023. O motivo é o uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese.


A medida determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.


"Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento", afirmou a agência.

O recolhimento dos lotes de maionese será formalizado em uma resolução, que será publicada nesta quinta-feira (30).


A inspeção foi realizada de forma conjunta com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto. "Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final", disse a Anvisa.


"A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às Boas Práticas de Fabricação", afirmou a agência reguladora.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Papa Francisco é internado em Roma com infecção respiratória

O Papa Francisco, de 86 anos, foi internado nesta quarta-feira (29) em um hospital de Roma para tratar uma infecção respiratória. Segundo o Vaticano, o papa se queixou de dificuldades respiratórias nos últimos dias e testou negativo para covid-19.


O Papa Francisco interage com fiéis durante uma audiência geral na Praça de São Pedro nesta quarta-feira (29) — Foto: Reuters/Vatican Media


Mais cedo o Vaticano disse que o papa havia sido internado para realizar exames e que possivelmente passaria a noite no hospital.


"Nos últimos dias, o Papa Francisco se queixou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi à Policlínica A. Gemelli para fazer alguns exames médicos. O resultado mostrou uma infecção respiratória (infecção por covid-19 excluída) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, à imprensa.


O jornal italiano "Corriere della Sera" publicou uma reportagem em que diz que o papa chegou de ambulância, no fim da manhã, depois de passar mal com problemas no coração e dores pulmonares. O jornal atribui as informações a fontes do hospital para o qual o papa foi levado, o Gemelli.


Ainda de acordo com o jornal, antes de passar mal, o papa participou de uma audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, e depois foi para a casa.


Papa Francisco em 29 de março de 2023 — Foto: Vincenzo Pinto/AFP


No começo do dia, estava sorrindo no papamóvel

O papa Francisco comemorou 10 anos de papado em março. Ele participou da audiência geral na manhã de quarta-feira na Praça de São Pedro, durante a qual apareceu sorrindo enquanto cumprimentava os fiéis em seu "papamóvel".


No entanto, segundo os fotógrafos da agência de notícias AFP, ele se movimentava com dificuldade e parecia sentir fortes dores.


Francisco, que usa cadeira de rodas desde maio de 2022 devido a dores no joelho direito, passou 10 dias no hospital Gemelli em julho de 2021 para uma operação de cólon.


O papa explicou mais tarde que esta operação o deixou com sequelas, e que ele decidiu descartar uma cirurgia no joelho.


Já se sabia que ele sofre de uma dor ciática crônica que o obriga a mancar, motivo pelo qual ele teve que renunciar às cerimônias oficiais em algumas ocasiões.


O hospital Gemelli é o centro médico onde o papa João Paulo II também foi hospitalizado e onde teve um tumor benigno no cólon removido em 1992.



Especulações e segredos

Em entrevistas concedidas nos últimos meses, o papa evocou a possibilidade de renunciar, tal como fez seu antecessor Bento XVI, em 2013. Bento morreu no final de 2022.


Em julho passado, Francisco confessou que já não podia viajar com o mesmo ritmo de antes e, inclusive, mencionou que poderia se afastar. Em fevereiro, ele disse que a renúncia de um papa não deve virar moda e que essa ideia, no momento, não estava em sua agenda.


magem do hospital para o qual o papa foi levado em 29 de março de 2023 — Foto: Andreas Solaro/AFP


Há um ano, Francisco conta com um assistente pessoal de saúde, uma enfermeira, que o acompanha de forma permanente.


A saúde dos papas tem sido sempre uma matéria reservada para o Vaticano e mantida geralmente em segredo.


Entrevista a jornalista argentino

O médico e jornalista argentino Nelson Castro apresentou recentemente em Roma um livro sobre a saúde dos papas e as doenças sofridas por eles desde Leão XIII e falou em particular sobre o tema com Francisco.


Ele afirmou a Castro que havia se recuperado por completo e que não havia se sentido limitado desde então.


O papa também confessou que quando residia na Argentina tratou dores nas costas com acupuntura chinesa, que sofria de cálculos na vesícula biliar e que, em 2004, teve um problema cardíaco temporário devido a um ligeiro estreitamento de uma artéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moro quer que acusação de extorsão de Tacla não vá ao STF

Após ser acusado por Tacla Duran por extorsão, o ex-juiz e atual senador pelo Paraná Sergio Moro (União Brasil) pediu à Justiça para que o caso não seja levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) como foi determinado pelo atual juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio.


Sergio Moro tenta tirar de STF análise acusação por extorsão e afastar novo juiz da Lava Jato da operação — Foto: Artes/g1


Na segunda-feira (27), o novo juiz da Lava Jato, Appio, ouviu o depoimento de Tacla que acusou Moro de extorsão e Deltran, agora deputado, de perseguição. (Relembre, abaixo, detalhes da acusação) O, agora senador, tem foro privilegiado e, por isso, o juiz pediu que o caso fosse encaminhado ao STF.



Após o pedido, Moro recorreu à Justiça na noite de terça-feira (28) e pediu que o caso não seja encaminhado ao Supremo.


Além disso, pediu que Appio não tome mais decisões em processos envolvendo a Lava Jato até que um pedido de suspeição feito pelo Ministério Público Federal (MPF) seja avaliado. O pedido do MPF foi protocolado no dia 15 de março deste ano, conforme petição, mas não teve movimentação processual.


'Odioso privilégio'

No requerimento, a defesa de Moro cita não ser competência do STF "processamento e julgamento das falsas acusações proferidas pelo criminoso Tacla Duran" e que a medida foi um equívoco de Appio.


Para o pedido, sustenta que entendimento de ministros da corte apontam que a prerrogativa de foro existe para fatos praticados no exercício da função e enquanto estiver em exercício.


"O ato em questão, suposta extorsão, entretanto, não teria sido praticado no exercício do mandato parlamentar. Teria sido praticado, em tese, durante o exercício dos cargos de juiz federal e procurador da república, não mais ocupados pelo Senador ou pelo Deputado Federal", cita trecho.


Afirma, ainda, que o ex-juiz é um crítico do foro por prerrogativa de função, que define como "incompatível com o princípio da igualdade".


"Não pretende usufruir, em qualquer circunstância, do odioso privilégio, preferindo e pretendendo ser processado e julgado durante seu mandato de Senador como qualquer cidadão comum perante um juiz de primeira instância, desde que imparcial", cita outro trecho.


Saiba mais: Quem é Tacla Duran, ex-advogado de empreiteiras alvo da Lava Jato e que acusa Moro de extorsão e Deltan de perseguição


Acusação de extorsão


Durante audiência de Tacla na Justiça Federal em processo que ele é réu por lavagem de dinheiro para a Odebrecht, o advogado citou os dois parlamentares.



No caso de Sergio Moro, ele afirmou que foi abordado por pessoas que, segundo ele, são ligadas ao senador, para uma possível venda do escritório do ex-juiz.


“Todo mundo sabe, no mundo jurídico, inclusive quando eu contratava escritórios pra Odebrecht, que eu trabalhei lá, que isso é uma prática comercial ali praticada, doutor. E porque eu não aceitei, eu não aceitei ser extorquido, e falar o português claro que ele gosta do linguajar de cadeia, de ser arregado, é que eu fui perseguido até hoje", disse.


Sobre Deltan, ex-procurador na força-tarefa da operação, o advogado afirma ser "perseguido na Espanha e em outros países" por ele.


Moro e Dallagnol rebateram a denúncia. O senador disse que "não teme qualquer investigação" e afirmou que Tacla Duran fez "falsas acusações". O deputado afirmou, pelo Twitter, que o caso "é uma história falsa".


Fonte: g1

Leia Mais ››