quinta-feira, maio 18, 2023

36° Homicídio em Mossoró 2023: Flanelinha é morto a tiros enquanto pedalava sua bicicleta no Conjunto Malvinas


O crime aconteceu no início da tarde desta quinta feira 18 de maio de 2023, na Avenida Antônio Bento no Conjunto  Malvinas em Mossoró no Rio Grande do Norte.


De acordo com as primeiras informações, a vítima foi um flanelinha identificado como Manoel Reis de França, 47 anos. Ele pedalava sua bicicleta quando foi alvejado e morreu na hora.


Segundo a perícia a vítima foi atingida em movimento com cerca de quatro tiros de pistola calibre 380. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.  A Polícia Civil vai investigar o crime.


Mossoró chega aos 36 homicídios em 2023. O corpo foi recolhido para exames no IML do Itep e depois será liberado para os familiares.  No local ninguém quis dar informações à polícia sobre o caso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Suspeito de tentar colocar fogo na casa da própria mãe é preso pelas Policias Civil e Militar no interior do RN


Policiais civis da 93ª Delegacia de Polícia Civil de Acari, em ação conjunta  com a Polícia Militar, prenderam em flagrante, nesta quarta-feira 17 de maio de 2023, Fabrício Bruno Domingos dos Reis, de 24 anos, no bairro Petrópolis, no município de Acari. Na ocasião, o homem tentou atear fogo na residência de sua mãe.


Após recebimentos de denúncias de violência doméstica em que o homem queria incendiar a casa da sua própria mãe, uma equipe de policiais foi até o local e realizou diligências.


Os cômodos da residência estavam com sinais de gasolina e um galão com o combustível estava na posse de Fabrício. Durante uma busca pela casa, autorizada pelos proprietários, foram encontradas drogas fracionadas (crack), munições, sacos plásticos e balanças de precisão no quarto do suspeito.



Na ocasião, foi feita a prisão em flagrante de Fabrício Bruno Domingos dos Reis. Ele vai responder pelo crime de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e tentativa de incêndio. Após a lavratura do flagrante, a prisão foi comunicada à Justiça e o preso foi encaminhado ao Sistema Prisional.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Promotora determina que polícia investigue morte de oficial de Justiça de 36 anos durante cirurgia plástica em Natal

O Ministério Público determinou que a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte abra um inquérito para investigar a morte da oficial de Justiça Natália Dantas de Araújo, de 36 anos, que ocorreu no dia 6 de fevereiro, durante uma cirurgia plástica, em Natal.


Natália Dantas tinha 36 anos de idade, era potiguar e morava no Acre — Foto: Cedida/Arquivo pessoal


Natália era potiguar, mas morava no Acre, por causa do trabalho. Ela faleceu após ter complicações durante uma lipoaspiração em um hospital da capital potiguar.


Em um despacho encaminhado à Polícia Civil nesta quarta-feira (17), a promotora Yvellise Nery da Costa, da 16ª Promotoria de Justiça da capital, informou a existência de uma notícia de fato, com indícios de crime de homicídio culposo ou doloso. Por isso, ela determinou abertura de uma investigação policial, com prazo inicial de 90 dias.



Na época, o hospital em que Natália passou por cirurgia confirmou, em nota, a intercorrência no procedimento, "evoluindo para uma parada cardiorrespiratória, onde foram empregados todos os protocolos existentes para reversão do quadro clínico".


A unidade também falou que, para "ampliar o bem-estar" da paciente, a equipe médica a transferiu, através de UTI móvel, para outro hospital. Apesar disso, "não foi possível, infelizmente, a sua reanimação, apresentando, portanto, o inesperado resultado óbito", disse a nota.


A certidão de óbito atestou que Natália sofreu tromboembolismo pulmonar, infarto agudo do miocárdio, trombose catastrófica e hipercoagulação. A servidora deixou uma filha de um ano de idade.



Em fevereiro, o Conselho Regional de Medicina informou que abriria uma sindicância para investigar a morte. A entidade foi procurada nesta quinta-feira (18), mas não respondeu perguntas sobre a apuração até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos rendem moradores e fazem arrastão em casa na zona rural de Mossoró

Três criminosos renderam moradores da zona rural de Mossoró, no Oeste potiguar e fizeram um arrastão em uma casa, na noite de quarta-feira (17).


Carro roubado por criminosos foi recuperado minutos depois pela Polícia Militar, mas suspeitos não foram presos — Foto: Gilli Maia/O Câmera


O crime foi registrado na Delegacia de Plantão do município. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos ainda não foram identificados.


O crime aconteceu por volta das 19h no assentamento Frei Damião, próximo ao clube de tiro da região.


Uma das vítimas, um homem de 29 anos, procurou a polícia após o crime e informou que estava com familiares na calçada de casa quando os criminosos se aproximaram a pé e anunciaram o assalto.



Após renderem os moradores, os criminosos tombaram vários objetos e fugiram do local no carro da família - modelo corsa sedam. Além do veículo, foram roubaram um celular modelo Iphone, duas parafusadeiras e uma televisão de 42 polegadas.


Após ser acionada, a Polícia Militar conseguiu localizar o carro roubado, usado pelos criminosos para a fugas, mas os suspeitos não foram encontrados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Incêndio destrói prédio da Secretaria de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal

Um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio onde funcionava a Secretaria de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite de quarta-feira (17). Ninguém ficou ferido.


Incêndio na Secretaria de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Redes sociais


O fogo foi percebido pela vizinhança por volta das 20h40 e combatido pelo Corpo de Bombeiros até por volta de 0h30 desta quinta (18). Ao todo, cinco caminhões-tanque foram usados na ação. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.


O imóvel atingido fica às margens da RN-160, é alugado pela prefeitura e tem dois andares. No térreo, funciona um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). No andar superior - único atingido pelas chamas - funciona a Secretaria de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante.


"Eu estava em casa e ouvi um barulho como água caindo e os vizinhos vieram me chamar. Já era o fogo. Começou pequeno e dez minutos depois teve uma explosão e o fogo se espalhou pelo prédio", contou uma moradora, que pediu para não ser identificada.


Na manhã desta quinta-feira (18), do lado de fora do prédio, era possível ver que o fogo destruiu o telhado e ainda havia fumaça saindo do imóvel. Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) é esperada no local para tentar identificar o que provocou o incêndio.


A secretaria e o Cras estavam fechados na hora do incêndio. "A parte de cima, em relação a materiais, foi totalmente destruída. Na parte física, teve alguns prejuízos, mas está em condições", disse o coordenador da Defesa Civil, Leandro Carvalho. De acordo com ele, o fogo teria começado na parte de trás do prédio.


Prédio da Secretaria de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante, RN, após incêndio — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, Anderson Calixto, ainda não é possível estimar o prejuízo. De acordo com ele, para além de equipamentos, as perdas envolvem também projetos desenvolvidos para o município.


"Nós tínhamos ai uma grande quantidade do equipamentos. No mínimo, 20 compensadores, impressoras, scanner, um arquivo muito grande de obras das gestões que passaram e da gestão atual", declarou. Anderson explicou que o município conta com cópias dos projetos salvos em nuvem, na internet.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretário de Saúde de Natal diz que há atestados apresentados por servidores carimbados até por médicos falecidos: 'temos provas'

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, disse nesta quinta-feira (18), em nova entrevista à Inter TV Cabugi, ter uma série de provas de que há um esquema de compra de atestados, que tem preços estipulados entre R$ 50 e R$ 70, e que conta ainda com o uso de carimbos de médicos até falecidos. Ele afirmou que há mais de 100 que vai entregar para investigação.


Médico assina documento em que diz não reconhecer atestado — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


O secretário apresentou com exclusividade à equipe de reportagem atestados que foram detectados como falsos e que serão enviados às autoridades competentes.


"A gente pergunta para o médico e ele diz que não atendeu esse funcionário, que não trabalha naquele lugar. Tem carimbos até de médicos já falecidos, carimbos usados de pessoas que perderam esse carimbo há 10 anos e agora começa a aparecer. Então a gente tem convicação de que não são médicos que estão emitindo esses atestados, são atestados falsificados mesmo", disse.



Um dia após o gestor dizer que detectou alguns atestados médicos falsificados apresentados por servidores da rede muncipal, o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SindSaúde) e o Conselho Regional de Enfermagem do RN (Coren-RN) repudiaram a fala. As entidades se mostraram "indignadas" pela acusação e repudiaram o fato dele também apontar os corpo de enfermagem como atualmente o mais desfalcado por atestados médicos (veja mais abaixo o que dizem as entidades).


Entre os documentos apresentados por George Antunes, há também declarações manuscritas por médicos dizendo que não reconhecem alguns atestados apresentados por servidores em que constam a assinatura deles.



Pelo menos dois - um de uma pneumologista e um de um neurologista - foram mostrados à reportagem. Num desses textos, a pneumologista alega que teve um carimbo furtado (veja abaixo).


Manuscrito apresentado por pneumologista afirma que ela não reconhece assinatura e que carimbo foi roubado — Foto: Reprodução


"Nós temos muitas provas. Temos inclusive informações de venda de atestados de R$50, R$ 70. Temos vários indícios. Você pega um mesmo servidor que apresentou seis atestados, todos com a mesma letra, mas de médicos diferentes. Isso chama a atenção. É um indício forte de que ele não é legítimo e precisa ser investigado", disse o secretário, que informou que foi aberto um processo administrativo contra o servidor.



"Outro ponto é com relação a profissionais que apresentam atestado nos nossos serviços, mas trabalham no mesmo dia no serviço privado. E essas informações também são robustas".

Apesar do Ministério Público e da Polícia Civil não confirmarem nenhuma investigação oficial sobre o caso, George Antunes disse que teve um contato informal com uma promotora do MPRN e que também vai solicitar uma audiência para atuar no combate dessa irregularidade junto aos órgãos.


Mais de 100 atestados

Ao todo, segundo o secretário de saúde, mais de 100 atestados suspeitos de falsificação serão entregues para investigação.


Apenas na UPA de Cidade da Esperança, 149 atestados médicos foram apresentados em abril. O secretário frisou que a maioria deles é legítimo, comprovadamente reais, mas que os falsificados comprometeram os atendimentos.


"A maioria deles é legítimo, até porque nós somos seres humanos e adoecemos também. Isso é normal de acontecer. Prejudica porque quando a escala está completa e faltam duas ou três pessoas no mesmo dia numa escala, nós teremos aí dois problemas. O primeiro que a qualidade do serviço pode ser prejudicada, o serviço vai ficar mais lento. E os profissionais que estão no plantão vão ficar mais sobrecarregados pela ausência desses profissionais que faltaram", disse.



"Estamos falando de um número amplo de atestados apresentados. Entendemos perfeitamente a legitimidade de vários desses atestados. Mas essa minoria que é falsa é que nós queremos combater e queremos ir atrás quem está falsificando", frisou.

O secretário disse que não é possível afirmar que há uma máfia falsificando os documentos. "Pode ser que sejam coisas isoladas", disse.


O que dizem as entidades?

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Manoel Egídio da Silva Júnior, repudiou as declarações dadas pelo secretário de saúde à Inter TV Cabugi na quarta (17). Ele disse que a entidade recebeu com "supresa" e "indignação".


Segundo ele o secretário "conhece muito bem a realidade das UPAs, o déficit de pessoal e que há muito tempo nós solicitamos da Secretaria Municipal de Saúde o dimensionamento desse serviço para que possamos discutir como melhorar a assistência à população".


"No mínimo nós vamos querer um desagravo público do secretário em relação à enfermagem. Não é somente o absenteísmo que provoca a sobrecarga, a superlotação, é principalmente o déficit de profissionais", pontuou.


Ele disse ainda que "as UPAs se encontram sucateadas, faltam insumos, medicamentos básicos" e que por vezes "um técnico de enfermagem tem que assumir 12 pacientes numa sala verde, paciente com complicações, com isolamento. Isso é humanamente impossível".



A diretora do SindSaúde, Érica Galvão, também recebeu a declaração com "choque". "Nós temos um déficit de profissionais muito grande principalmente em relação à enfermagem. E estamos esperando que sejam chamados mais profissionais para estarem nessas unidades de urgência e emergência que estão hoje superlotadas. E nos choca o secretário de saúde dizer que a enfermagem é responsável por essa lotação nas unidades", disse.


"Se existem atestados falsos, que o secretário puna essas pessoas, investigue isso. Mesmo tendo esses testados falsos, se existirem mesmo, ele não pode, jamais, generalizar. Absenteísmo, como ele falou, não é simplesmente colocar atestado e ponto. Tem algum fundo nisso, então tem que ser investigado. Nós somos seres humanos, estamos na linha de frente, nós adoecemos também".


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem a quarta maior taxa de desemprego do Brasil no 1º trimestre de 2023, aponta IBGE

O Rio Grande do Norte teve a quarta maior taxa de desocupação do país no primeiro trimestre de 2023. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE.


Carteira de Trabalho — Foto: Reprodução


A taxa de desocupados foi de 12,1% entre os meses de janeiro e março no RN, segundo a pesquisa. No último trimestre de 2022, havia sido 9,9%. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal apresentaram crescimento na taxa neste período.


O RN só ficou atrás de Bahia (14,4%), Pernambuco (14,1%) e Amapá (12,2%), que tiveram as maiores taxas de desocupação do país nos primeiros três meses de 2023.


A taxa de desocupação, segundo o IBGE, é a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas. Participam da força de trabalho as pessoas que têm idade para trabalhar (14 anos ou mais) e que estão trabalhando ou procurando trabalho (ocupadas e desocupadas).


Por conta própria

A pesquisa aponta também que o RN teve 27,1% da população ocupada trabalhando por conta própria neste primeiro trimestre do ano - essa é a 12ª maior taxa no ranking entre os estados.


Os líderes nesse quesito são Rondônia (37,3%), Amazonas (32,5%) e Amapá (32,3%).  


Carteira assinada

A Pnad Contínua revelou ainda que 64,2% dos empregados do setor privado trabalhavam com carteira assinada no Rio Grande do Norte no primeiro trimestre deste ano. A taxa é menor do que a média no Brasil, que é de 74,1%.


O estado fica 16º lugar no ranking com todas as federações do país. Os líderes são Santa Catarina (88,2%), Rio Grande do Sul (82,2%) e São Paulo (81,1%).


Informalidade

Já a taxa de informalidade da população ocupada foi de 45,9% no Rio Grande do Norte entre janeiro e março, de acordo com a PNAD. Essa taxa é maior do que a média no país, que é de 39%.


Essa é a 13ª maior taxa entre as federações do país. Os líderes da população ocupada na informalidade são Pará (59,6%), Amazonas (57,2%) e Maranhão (56,5%).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aeroporto de Natal, primeiro privatizado do país, será relicitado nesta sexta-feira (19) pela Anac

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que vai realizar nesta sexta-feira (19), a partir das 10h, a relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, também conhecido como Aeroporto de Natal.


Fachada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O leilão vai ocorrer na B3, em São Paulo. O lance mínimo do leilão do aeroporto - ou contribuição inicial - foi estabelecido em R$ 226,9 milhões.


Primeiro aeroporto privatizado do país, o terminal passou por uma devolução amigável, feita pelo Consórcio Inframérica à União. A empresa administradora do terminal anunciou o pedido de devolução em 2020.


Situado no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, o terminal está a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da capital potiguar.



Com capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano, o aeroporto foi o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada, em 2011. O novo contrato de concessão terá duração de 30 anos.


Processo inédito

Em 7 de fevereiro de 2023, a Diretoria da Anac aprovou, em caráter inédito, o edital de relicitação do aeroporto.


Segundo o órgão, a medida demonstra que o instituto da relicitação, prevista pela Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017, e pelo Decreto nº 9.957, de 6 de agosto de 2019 é viável e tem potencial para assegurar a continuidade do desenvolvimento da infraestrutura brasileira.



"A adesão ao processo de relicitação é um ato voluntário e consiste na devolução amigável do ativo, seguida pela realização de novo leilão e a assinatura de contrato de concessão com a nova concessionária vencedora do certame. Trata-se de um mecanismo que traz segurança jurídica aos contratos e permite a continuidade da prestação dos serviços", informou a Anac.


A principal alteração na minuta do edital do processo de relicitação do ASGA em relação às rodadas de licitações anteriormente realizadas estão ligadas à mudança na forma de pagamento da contribuição inicial.


"O início do novo contrato de parceria é condicionado ao pagamento à atual concessionária da indenização devida. Havendo diferença entre o lance apresentado pelo proponente vencedor e o valor dos bens reversíveis devido à atual concessionária, a proposta de edital define que o recolhimento da contribuição inicial ocorra somente após o pagamento pelo Poder Público. O objetivo é mitigar o risco do novo investidor e evitar atrasos no início da transição operacional", disse a Anac.



Contribuição variável

Além da contribuição inicial a ser paga na assinatura do contrato, a nova concessionária deverá pagar também outorga variável sobre a receita bruta, estabelecida em percentuais crescentes calculados do 5º ao 9º ano do contrato, tornando-se constantes a partir de então até o final da concessão (confira abaixo o quadro com os percentuais).


Segundo a agência nacional, o mecanismo busca adequar o contrato às oscilações de demanda e receita ao longo da concessão. Os valores projetados para o contrato contemplam uma receita estimada para toda a concessão de R$ 1,32 bilhão.


Devolução

Em 2020, a Inframérica informou que uma das justificativas da devolução era o tráfego de passageiros "que foi negativamente impactado principalmente pela severa e longa crise econômica enfrentada pelo país, ocorrida justamente no período inicial da concessão e que impactou diretamente o turismo na região".


A expectativa da empresa para 2019 era de que o terminal potiguar movimentasse 4,3 milhões de passageiros, mas o fluxo registrado foi de 2,3 milhões. O novo aeroporto só bateu a marca do último ano de operação do Augusto Severo - antigo aeroporto que atendia Natal - duas vezes: em 2015 e 2018.


Além disso, a empresa alegou que as tarifas de embarque e as tarifas de navegação aérea do Aeroporto de Natal eram inferiores às cobradas em outros terminais privatizados.



O terminal aéreo inaugurado em 2014, passou a ser administrado pelo grupo argentino em 2012 e o prazo da concessão estabelecido em contrato era de 28 anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Senac RN oferece 500 bolsas de estudos em 54 cursos técnicos e livres

O Senac RN publicou edital com oferta de 500 bolsas de estudos para cursos nas áreas de beleza, moda, gestão, saúde, comunicação, moda, gastronomia e TI. As inscrições podem ser feitas pela internet a partir das 14h desta quinta (18) e vão até às 23h59 do dia 28 de maio. Clique aqui para fazer a inscrição.


Manicure e Pedicure é um dos cursos oferecidos no Senac RN — Foto: Fernanda Zauli/g1


Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa atender aos requisitos do programa, como por exemplo ter renda familiar per capta de até dois salários mínimos federais por pessoa.


O Senac RN publicou edital com oferta de 500 bolsas de estudos para cursos nas áreas de beleza, moda, gestão, saúde, comunicação, moda, gastronomia e TI. As inscrições podem ser feitas pela internet a partir das 14h desta quinta (18) e vão até às 23h59 do dia 28 de maio. Clique aqui para fazer a inscrição.


Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa atender aos requisitos do programa, como por exemplo ter renda familiar per capta de até dois salários mínimos federais por pessoa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais 4 aves silvestres com suspeita de gripe aviária são encontradas no ES; uma delas no interior do estado

Mais quatro aves marinhas com suspeita de gripe aviária foram encontradas no Espírito Santo, sendo uma delas no interior do estado. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), os animais foram resgatados em Vitória, Guarapari, Linhares, no Litoral Norte, e em Nova Venécia, município da Região Noroeste. Todas elas morreram.


Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm


De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cipriano, o fato de uma das aves estar fora do litoral deixa os órgãos ainda mais em alerta.


"Teve um deslocamento dessa ave. Ela pode ter se desorientado do bando por algum motivo, pode ter sido por doença, pode ter sido por outro motivo. A gente abre uma investigação no local. A gente passa a investigar a região com mais atenção", disse.


Ainda de acordo com o gerente, das quatro aves encontradas nesta quinta (18), dois animais passaram por eutanásia. Os outros dois animais foram a óbito de forma natural.


"O animal fica apático, fica com falta de coordenação, perde o sentido e a direção, a respiração dele fica ofegante, sintomas de influenza, de gripe. O animal fica com corrimento", disse Raoni.

Nesta quarta-feira (17), a secretaria já havia confirmado que outras 26 aves foram sacrificadas também para conter a disseminação da doença. Entre as primeiras espécies eutanasiadas, estavam atobás e trinta-réis, um biguá, uma coruja, um bem-te-vi, periquitos-rei e um papagaio-chauá.


"É uma medida de contenção de foco, com objetivo de proteger a saúde das demais aves que estão no meio ambiente e das pessoas que trabalham com essas aves", informou a secretaria, que destacou ainda que a medida encontra-se amparada em decretos e leis federais e estaduais, além de instruções normativas do Ministério da Agriculta e Ibama.



Ainda segundo a Seag, tendo em vista que a eventual disseminação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP - H5N1) pode causar graves impactos, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) "está mapeando as áreas do foco e realizando vistorias nas propriedades, com o objetivo de proceder à vigilância clínica, buscando ativamente animais com sintomas compatíveis com a doença e realizando um trabalho de educação sanitária com os produtores rurais".


Casos confirmados

De acordo com o alerta da Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na segunda-feira (15), os dois primeiros animais com a confirmação da doença no Espírito Santo eram da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando. Uma ave com a doença foi resgatada no município de Marataízes, no Litoral Sul, e outra em Jardim Camburi, Vitória.


Uma terceira ave também teve gripe aviária confirmada no estado, de acordo com a pasta. Trata-se da Sula leucogaster, conhecida como atobá-pardo, que estava no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), na Grande Vitória, desde janeiro, e foi infectada pelos dois trinta-réis-bando que lá chegaram. Os três ficaram debilitados e morreram dias depois da infecção.


Casos não afetam segurança alimentar

Diante do primeiros casos de gripe aviária informados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta segunda-feira (15), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que os animais infectados não fazem parte do sistema industrial brasileiro, ou seja, os casos não afetam aves e ovos disponíveis nos supermercados e a seguridade alimentar da população.



O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência devido aos casos.


Segundo nota da instituição, a medida busca "aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de gripe aviária".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Faustão deixa programa na Band após um ano e meio

Fausto Silva deixará seu programa na Band após um ano e meio. Segundo comunicado enviado pela assessoria da emissora, "em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre".


"Ao sair, Faustão terá comandado com competência e profissionalismo as noites da Band por um ano e meio. O 'Faustão na Band', com mais de 700 horas de programação, 350 edições e a participação dos maiores nomes da classe artística do Brasil, trouxe alegria, diversão e informação para milhões de famílias brasileiras. A Band seguirá investindo nesta faixa de entretenimento com atrações diárias e novidades que serão anunciadas em breve", informou a emissora.


Faustão em seu programa na Band — Foto: Divulgação/Band


Na atração, Faustão conta com o apoio em palco do filho João Guilherme e da apresentadora Anne Lottermann.


Faustão seguiu para a Band após saída da Globo, em 2021, depois de 32 anos. A emissora informou que o apresentador havia decidido "encerrar sua jornada à frente de programas semanais" neste último ano de seu contrato.


Faustão deixa programa na Band após um ano e meio — Foto: Reprodução/Instagram


Fonte; g1

Leia Mais ››

Contratações de profissionais com mais de 50 anos sobem no Brasil em 15 anos, aponta levantamento

Um levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial mostrou que o mercado vem, cada vez mais, se abrindo para profissionais com mais de 50 anos. Em 15 anos, as contratações mais do que dobraram nesta faixa etária, o que representa um aumento bem maior do que o número que soma todas as faixas de idade.


Número de contratação de trabalhadores acima dos 50 anos cresceu 110,6% em 15 anos — Foto: TV Globo/Reprodução


Apesar dos avanços, o crescimento ainda não vem sendo igual para todos. A maioria dos contratados acima dos 50 anos (57%) é formada por homens, enquanto as mulheres representam 42%. Neste caso, a diferença é maior do que nas demais faixas etárias.


Outro fator relevante que a pesquisa aponta é que há chance maior de contratação para quem estudou mais ou tem cursos de qualificação profissional.


Levantamento aponta alta nas contratações de profissionais com mais de 50 anos — Foto: TV Globo/Reprodução


"As pessoas precisam primeiro conhecer e definir, com clareza, qual é o seu potencial, onde elas são boas e quais são as competências que elas adquiriram ao longo da vida e entender qual é a necessidade de novas competências que elas não têm e que precisam adquirir", explica ao Jornal Hoje o diretor de Operações do Senai Nacional, Gustavo Leal.

Aos 59 anos, a operadora de comunicação de emergência Maria Selma da Conceição Sardinha é uma dessas mulheres que tiveram dificuldades em encontrar uma colocação. No entanto, em 2022, ela passou a trabalhar na orientação de equipes de instaladores de gás em uma empresa de São Paulo, o que exigiu uma mudança radical em sua vida.


Maria Selma da Conceição Sardinha viu uma oportunidade profissional surgir aos 59 anos — Foto: TV Globo/Reprodução


Agora, ela já pensa em ir além e voltar a fazer faculdade para conseguir ser promovida. "Isso vai me levar a outro patamar. A idade é só um número e o que importa é que a pessoa tem a oferecer em termos de qualidade".


Setores mais aquecidos


Comércio, serviços e indústria são os setores mais aquecidos para quem está acima dos 50 anos — Foto: TV Globo/Reprodução


Comércio, serviços e indústria foram os setores que mais aumentaram a contratação de quem tem mais de 50 anos. As maiores médias salariais estão no setor industrial.


A Andrea Tenuta é responsável por uma agência especializada na contratação de pessoas com mais de 50 anos e se orgulha de já ter atendido mais de 700 empresas desde 2015 e encaminhado 7 mil pessoas para um novo emprego. A notícia boa, explica ela, é que as contratações estão aumentando, mas, por outro lado, a população com essa faixa etária aumenta em ritmo ainda maior.


"As empresas estão mais abertas no discurso, mas na prática a gente percebe que está menor em termos de ação. Então, se fala muito e se faz menos do que se fala", conta.


Fonte: Jornal Hoje

Leia Mais ››

INSS terá cartão virtual que dará descontos em cinemas, shows, academias e viagens, diz governo

O Ministério da Previdência Social informou nesta quinta-feira (18) que deve lançar, na próxima semana, um cartão virtual para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Fachada de agência do INSS — Foto: Agência Brasil


Com esse cartão, o beneficiário poderá comprovar seu vínculo e usufruir do chamado "clube de vantagens", com descontos em serviços.


Estão previstos descontos em:


cinemas,

shows,

academias,

lojas,

viagens, e

telemedicina, entre outras categorias.

A expectativa do Ministério da Previdência é de que a carteira virtual do beneficiário Meu INSS+ seja lançada na próxima segunda (22).


"O cartão virtual Meu INSS+ representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS", afirmou o ministro da Previdência, Carlos Lupi.


De acordo com o governo, o clube de vantagens será oferecido por meio de parceria com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal - bancos públicos.


"Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+", acrescenta o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wanburg.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher flagrada fazendo topless na orla de Balneário Camboriú vai parar na delegacia

Uma mulher de 36 anos foi detida por guardas municipais e levada para a delegacia após ser flagrada circulando na Avenida Atlântica, na orla de Balneário Camboriú, com os seios à mostra, prática conhecida como topless. Ela passeava com dois cães no momento da abordagem.


Mulher foi flagrada passeando pela principal avenida de Balneário Camboriú — Foto: Jornal Extra/Reprodução


O nome da mulher não foi informado e o g1 também não a localizou. Registros feitos por quem flagrou a cena mostram que ela não se intimidou em estar sem a parte de cima da roupa na via.


O caso aconteceu no sábado (13) e foi relatado como ato obsceno pela Guarda Municipal. A corporação informou que recebeu denúncia e dois agentes abordaram a mulher, que não atendeu às ordens.



"Mas ela não respeitou e seguiu andando e proferindo ofensas contra a guarnição. Os agentes realizaram a abordagem, mas a mulher estava muito alterada", detalhou a corporação.


Os agentes narraram ainda que usaram uma blusa para cobrir os seios da mulher, "que gritava e causava tumulto". Em seguida, ela foi até a delegacia.


"Ela recebeu atendimento pré-hospitalar, dos bombeiros militares, que não constataram nenhuma lesão. Após recusar atendimento médico, ela foi encaminhada para a Central de Plantão Policial de Balneário Camboriú", completa a corporação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro invade Vaticano em alta velocidade e motorista é preso

Um carro em alta velocidade invadiu o Vaticano na noite de quinta-feira (17), segundo as autoridades locais. O veículo ultrapassou o um dos portões da cidade-Estado e chegou a um pátio central do Palácio Apostólico antes de ser preso.


Praça de São Pedro, no Vaticano — Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane/File Photo


Em comunicado, o Vaticano disse que um oficial da Guarda Suíça disparou uma arma e atingiu o carro. O homem, descrito como tendo cerca de 40 anos e com um "estado de espírito instável", não chegou perto da casa de hóspedes, onde mora o Papa Francisco.


O incidente ocorreu por volta das 20h, quando o homem passou pela Porta de Sant'Ann, uma das várias entradas que separam o Vaticano de Roma.



Segundo a declaração, primeiro o motorista tentou entrar no Vaticano, mas a Guarda Suíça o rejeitou pois ele não tinha as autorizações necessárias. Então, o homem manobrou o veículo para ganhar velocidade e correu pelo portão, bem como por um segundo posto de controle perto da parte de trás da Basílica de São Pedro.


Um policial disparou e atingiu o para-lama dianteiro do carro, mas o homem continuou em alta velocidade e chegou ao Pátio San Damaso, parte do Palácio Apostólico onde papas anteriores viveram e onde Francisco ainda realiza reuniões oficiais.


Ele foi preso no pátio e colocado em uma cela na pequena prisão do Vaticano, onde foi examinado por médicos.


“O homem, com cerca de 40 anos, foi imediatamente submetido à visita dos médicos da Direcção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, que constataram um grave estado de alteração psicofísica”, afirma a declaração.


fonte: g1

Leia Mais ››

Maioria do STF vota para condenar Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta quinta-feira (18), para condenar o ex-senador Fernando Collor pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


O senador Fernando Collor (Pros-AL) durante discurso no plenário do Senado — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado


A sessão foi interrompida e deve ser retomada na próxima semana.


O plenário do STF julga uma ação penal em que Collor é acusado de receber R$ 29,9 milhões em propina por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis (entenda mais abaixo).


Fachin considerou que há provas suficientes de que os crimes ocorreram e foram praticados por Collor utilizando sua função de ex-parlamentar (saiba mais sobre o voto).



Até o momento, acompanham o entendimento do relator Edson Fachin pela condenação por corrupção passiva e lavagem os ministros: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.


Moraes, Barroso, Fux e Cármen Lúcia acompanham o voto de Fachin também quanto à condenação pelo crime de organização criminosa. Neste ponto, o ministro André Mendonça considerou que o mais adequado é enquadrar a conduta do político como associação criminosa, um crime diverso, previsto no Código Penal.


O ministro Nunes Marques divergiu de forma mais ampla, no sentido de absolver os réus, por considerar que não há provas suficientes.


Proposta de pena do relator

Os ministros avaliaram os crimes, mas não analisaram no plenário a proposta de pena apresentada pelo relator. Fachin propôs um total de 33 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial fechado, sendo:


corrupção passiva: 5 anos, 4 meses

organização criminosa: 4 anos e 1 mês

lavagem de dinheiro: 24 anos, 5 meses e 10 dias

Quanto aos outros dois réus, Fachin propôs:


pena 8 anos e 1 mês de reclusão para Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, com cumprimento inicial em regime fechado.

pena de 16 anos e 10 meses de reclusão para Luis Pereira Duarte de Amorim. O cumprimento também terá de ser inicialmente na prisão.

O relator também propôs:


interdição para exercício do cargo ou função pública e multa de R$ 20 milhões por danos morais para Collor

perda, em favor da União, dos bens, direitos e valores que foram objeto da lavagem de dinheiro e fixa proibição de exercício de cargo ou função pública para Collor e Amorim

Voto do relator

Na retomada do julgamento nesta quarta, o ministro Edson Fachin concluiu o voto, apontando indícios de que os crimes foram cometidos. Para o ministro, há "um conjunto expressivo de provas".


"O conjunto probatório produzido nestes autos e já exaustivamente analisado no decorrer deste voto é apto a dar suporte à narrativa acusatória exposta na denúncia, no sentido de que os acusados, de fato, integravam grupo organizado destinado à prática de crimes no âmbito da BR Distribuidora S/A, por meio dos quais auferiram vantagem indevida de natureza pecuniária", argumentou.


O ministro Alexandre de Moraes votou para condenar Collor por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ministro ainda não se manifestou sobre a pena de 33 anos proposta pelo relator.


"Houve a formação de uma organização criminosa, com pagamentos por meio de sofisticado esquema. A meu ver está devidamente comprovada a estruturação do grupo que pretendia a prática de crimes de corrupção", disse.


Na sessão desta quinta, o ministro André Mendonça divergiu em parte. O ministro concordou na existência de provas dos crimes, mas pontuou que os crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro não foram múltiplos. Também ponderou que não via a existência de uma organização criminosa, mas sim, de uma associação criminosa.


"O caderno probatório se afigura a meu juízo suficientemente robusto e acima de dúvida razoável no sentido de autorizar o acolhimento, ainda que parcial, da tese acusatória", afirmou.


O ministro votou para que Collor pague R$ 13 milhões por danos morais; no caso de Ramos, indenização de R$ 5 milhões; e R$ 2 milhões para Amorim. Mendonça também não fixou inicialmente uma proposta de pena. Afirmou que aguardaria as discussões no plenário.


O ministro Nunes Marques votou para absolver Collor e os outros réus. Segundo o ministro, os investigadores não conseguiram avançar em provas, e a acusação foi baseada apenas em delação premiada, o que não pode ser considerado para a condenação.


"Não há como se considerar comprovada a tese acusatória de que teria havido na espécie a sustentada negociação de venda de apoio político para a indicação e manutenção de dirigentes na BR distribuidora", disse Nunes.


Para o ministro, "inexiste lastro probatório suficiente a amparar a conclusão de que a celebração dos quatro contratos para a construção de bases de combustíveis entre a BR distribuidora SA e a UTC engenharia SA tenham se concretizado, conforme sustentou a acusação".


O ministro Luís Roberto Barroso concluiu que há "provas suficientes e de diferentes procedências, que transcendem as colaborações" de delatores.


O ministro Luiz Fux também considerou que há provas para a condenação. "Eu entendo que o conjunto dessa prova tornou extreme de dúvidas que realmente esse delito de corrupção foi praticado, o delito de lavagem foi praticado e também o delito de organização criminosa", disse.


A ministra Cármen Lúcia disse que provoca uma “amargura cívica” que parte dos atos denunciados pela PGR tenham ocorrido em 2012, quando o STF julgava o chamado mensalão do PT.


“Nada disso causou qualquer temor parece a uma parte de pessoas que estavam a praticar atos denunciados e comprovados agora para fins de se verificar a extensão do que temos que resolver no Brasil. O Brasil que tem uma Constituição que expressa de maneiras clara, formal que a administração pública submete-se ao princípio da moralidade e ver este quadro é extremamente amargo ter que trabalhar com isso”, declarou a ministra.


O caso

O caso - que é um desdobramento da Operação Lava Jato - envolve Collor e outros dois réus, os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos. O primeiro é apontado na denúncia como administrador de empresas do ex-senador; o segundo seria o operador particular do ex-parlamentar.


Segundo a denúncia, apresentada em 2015, os pagamentos teriam sido feitos entre 2010 e 2014 em negócios envolvendo a subsidiária, que tinha à época dois diretores indicados pelo senador.


A Corte começou a analisar o caso no último dia 10, com a apresentação do relatório de Fachin e do parecer da Procuradoria Geral da República.


A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que as irregularidades são provadas não apenas pelas informações da colaboração premiada, mas pela reunião de outros documentos.


“As provas produzidas durante a instrução processual, consistentes em depoimentos pessoais, tabelas, relatórios financeiros, documentos apreendidos, entre outros, formam um acervo probatório coeso e coerente que, analisado em conjunto, não deixa dúvidas sobre a autoria e a materialidade dos crimes praticados”, disse.

Além da condenação a 22 anos de prisão, a PGR pediu que seja imposta multa e o pagamento de indenização de R$ 29,9 milhões por danos materiais (o valor que teria sido cobrado em propinas) – e mais R$ 29,9 milhões em danos morais, totalizando R$ 59,9 milhões (este valor ainda vai passar por atualização monetária).


fonte: g1

Leia Mais ››