sexta-feira, setembro 07, 2012

Gol de Hulk salva seleção de empate com a África do Sul, mas time ouve vaias no Morumbi


Neymar não conseguiu brilhar e ainda viu os torcedores pegarem no seu pé durante o amistoso
A missão publicamente assumida era entrar em campo nesta sexta-feira contra a África do Sul em busca do resgate da identificação da seleção com o torcedor do país. No entanto, o Brasil já causou estranheza de cara, antes do apito inicial, ao abrir mão do amarelo tradicional para entrar todo de azul para o amistoso do Morumbi. Na partida, o time de Mano Menezes foi monótono e sofreu para derrotar por 1 a 0 a equipe nº 67 do ranking da Fifa. Com o roteiro conhecido de jogos em São Paulo, com vaias estridentes partindo das arquibancadas, o triunfo veio com um gol do substituto Hulk quase no fim do segundo tempo.  

Com mais uma atuação contestada da equipe, o técnico da seleção parte sob pressão para o próximo compromisso. Após a vitória sobre os sul-africanos, a seleção de Mano Menezes volta a campo na segunda-feira, quando enfrenta a China em partida amistosa em Recife. O jogo acontece no estádio do Arruda, às 22h (de Brasília).

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Irmãos são apreendidos na Zona Oeste acusados de desmanche de motos


A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes, um de 16 e outro de 18 anos, no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal, por volta das 9h desta sexta-feira(7),  acusados de roubo de motocicletas e desmanche. Os acusados são irmãos e foram flagrados em um imóvel localizado na rua do Tirol.

Segundo o tenente Vagner, oficial da Polícia Militar em serviço, com a dupla foram apreendidos duas motocicletas, a primeira uma Trax, e segunda, uma Titan 125, além de um revólver calibre 38, com seis munições.

Os acusados foram encaminhados para a delegacia de plantão Zona Sul e serão autuados por receptação e porte ilegal de arma.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Natalense é assassinado com vários golpes de faca em Nova Cruz


 (Carlos Santos/DN/D.A.Press)
Um jovem identificado como Robson Francisco, de 21 anos, natural de Natal, foi assassinado com várias cutiladas na noite dessa quinta-feira (6), em um sítio localizado no município de Nova Cruz, cidade situada a 93 km da capital. De acordo com o soldado Cássio, do 8º Batalhão de Polícia Militar, a causa do crime ainda é desconhecida.

O acusado pelo crime foi preso e identificado como Josivaldo Avelino da Silva, 26 anos, natural de Nova Cruz. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia(Itep) para a realização do trabalho de necropsia.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Preso homem acusado de matar mulher dormindo em Lagoa Salgada


Foto: Cedida
Manoel Justino confessou homicídio.
Policiais da Delegacia de Polícia de Monte Alegre elucidaram a autoria de um crime bárbaro que chocou a população de Lagoa Salgada, distante 80km de Natal. No último dia 31 de agosto, uma sexta-feira, por volta das 23h, a dona de casa Maria José de Silva, de 32 anos, foi assassinada com um tiro na cabeça dentro de uma casa, na Fazenda Felizbela. Inicialmente, a polícia suspeitava de um latrocínio, mas depois descobriu que o crime tinha sido cometido pelo próprio companheiro da vítima, Manoel Justino de Almeida, de 36 anos.

Ele havia conta aos familiares que estava dormindo com sua esposa no quarto, quando foi acordado com um disparo de arma de fogo efetuado por alguém que teria destelhado a casa e atirado na cabeça de sua mulher. Quando abriu a porta do quarto para sair, teria sido surpreendido por um homem mascarado que teria lhe dado uma coronhada na nuca e lhe agredido com chutes nas costas, mandando que entregasse todo dinheiro que havia na casa.

Manoel Justino contou, na primeira versão, que os dois assaltantes estavam mascarados e armados com revólveres e que levarem a quantia de R$ 2.350,00, bem como roubaram uma motocicleta, Honda Titan 125, ano 2009, pertencente à Maria José, que estava no interior da casa. O marido disse ainda que os assaltantes mataram o cachorro que estava no quintal da residência e depois que os dois bandidos saíram da casa, avistou um homem em uma motocicleta, YBR, de cor preta, aguardando na porteira da Fazenda.

Na última segunda-feira (3), o delegado Raimundo Rolim foi ao local do crime e encontrou a casa totalmente vazia, o quarto do casal destelhado e sinais de arrombamento na parede que segura a porta da cozinha, constatando que o local do crime foi completamente adulterado. Depois que o delegado ouviu Manoel Justino no local do crime, ficou convencido que o mesmo estava mentindo, tendo o conduzido para Delegacia de Monte Alegre para prestar depoimento e, em seguida, conduziu-o ao ITEP para realização de Exame Residuográfico nas mãos.

O delegado marcou para uma perícia no local para esta quinta-feira (6) e pediu a presença de Manoel Justino. No entanto, o suspeito não compareceu e, por volta das 18h, resolveu se apresentar à Polícia e confessar o assassinato de sua esposa Maria José.

Manoel Justino revelou ao delegado Rolim que ele e a esposa teriam ido dormir às 21h30 do dia 31, após Maria José as duas filhas (de 14 e 12 anos de idade) retornaram da igreja. Por volta das 23h, enquanto a esposa dormia, o acusado pegou um revólver calibre 38 e atirou na cabeça da mesma e depois de alguns minutos mandou as filhas abrirem a porta do quarto e mentiu dizendo que havia acontecido um assalto na casa e que as filhas fossem ver sua mãe, pois tinha levado um tiro.

O delegado Rolim perguntou pela arma do crime e Manoel Justino revelou que a mesma estava enterrada no quintal da Fazenda, oportunidade em que Manoel foi conduzido até o local, com o apoio do delegado Odilon Teodósio e sua equipe, e desenterrou o revólver que ainda estava com duas cápsulas intactas e uma deflagrada. Raimundo Rolim informou que o crime foi premeditado, pois Manoel já havia alertado anteriormente suas filhas para que se ouvissem um tiro dentro de casa, não abrissem a porta do quarto, pois poderia se tratar de um assalto.

Arma usada no crime estava enterrada, mas foi localizada


O Delegado Rolim autuou em flagrante Manoel Justino de Almeida por porte ilegal de arma de fogo (art. 14, da Lei No. 10.823, de 22 de dezembro de 2003), deixou de arbitrar fiança, em razão das circunstâncias do crime e representou pela conversão da Prisão em Flagrante em Prisão Preventiva (como garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria), fundamentado nos artigos 310, 311 e 312 do CPP, com redação dada pela nova Lei No. 12.403, de 04 de maio de 2011.

Manoel Justino, que relatou ter matado a mulher porque ela teria descoberto uma traição sua e ameaçado mata-lo, vai ser indiciado no final do Inquérito Policial por homicídio doloso, duplamente qualificado (art. 121, § 2º., inc. IIe IV), cuja pena é de reclusão, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos, bem como, porte ilegal de arma de fogo (art. 14, da Lei No. 10.823/2003), cuja pena é de reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criança morre afogada em caixa D'água em Upanema


Uma criança de 1 ano e 8 meses de idade, residente no Projeto de Assentamento Esperança, cerca de 4 Km da cidade, na zona rural de Upanema, morreu afagada dentro de uma caixa d'água na própria residencia.

Segundo o Cb Sabino do Destacamento de Policia militar da cidade, a família acredita que a criança teria caído dentro do reservatório e quando familiares perceberam a mesma já estava morta.

No desespero ainda tentaram socorrer, mas a criança morreu antes de chegar ao hospital da cidade.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM de Macau/RN prende Mãe e filho sob acusação de tráfico de droga


Policiais do GTO de Macau sob o comando do tenente SILVA NETO, realizaram mais uma ação contra o tráfico de droga na cidade de Macau/RN ONTEM quinta feira dia 6 de setembro,por volta das 14hs.após importantes denuncias de populares os agentes chegaram até a residencia dos acusados na travessa são Pedro no bairro do porto, onde foi encontrado o matérial que compromete e incrimina a doméstica Josélia Maura Ribeiro da Silva(pretinha) e seu filho Gilderlan Ribeiro do Nascimento,33 anos. os policiais encontraram 20 pedras de crack,duas tesouras,2 celulares,e 288,00 duzentos e oitenta e oito reais em dinheiro fracionado em cédulas e moedas,alem de vários sacos de embalagem dentro de uma caixa,diante das evidencias,mãe e filho foram autuados em flagrante na Delegacia Regional de Macau, onde o Dr. Josué Miguel, chefe do cartório.auxiliado pelo escrivão Evérton, ouviu o relato dos PMs,e dos dois acusados que irão aguardar a decisão da justiça atrás das grades,ambos serão transferidos para presidios do estado haja visto o CDP de Macau está interditado temporariamente por ordem judicial.





Fonte: Damião Oliveira/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Posto São João de Itaú é assalto na manhã desta sexta-feira



Por volta das 6:10h da manhã desta sexta-feira (07), o Posto São João que fica localizado a margem da BR 405 sentido Pau dos Ferros, foi assaltado por elementos não identificados.

As informações colhidas pela reportagem do Cidade News dão conta que os meliantes chegaram ao posto São João em um Fiat Vermelho, placa não identificada e anunciariam o assalto. De acordo com o frentista do posto que tinha acabado de abrir o estabelecimento, o bandido, ou os bandidos, pois não deu para observar quantos estariam dentro do carro e encapuzado; levaram a quantia de R$ 122,00 e seu celular, fugindo pela BR 405 sentido Apodi com destino ignorado. 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Anciã de 82 anos é estuprada na cidade de Sousa



Por volta das 14h30 desta quinta-feira (06), a polícia militar de Sousa foi acionada para atender uma ocorrência de estupro na Rua Deputado Manoel Gonçalves, mais precisamente próximo a Churrascarias de Chico Saquinho”, onde um homem negro de roupa preta aproveitou que uma senhora de 82 anos (que teve seu nome preservado), estava só em casa, invadiu a mesma e estuprou a anciã. 

Após o delito o bandido fugiu em direção ao cemitério. A polícia este realizando rondas, mas até o momento o tarado não foi localizado.

Fonte: É Sertão/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Crediarista capota Pickup Saveiro na PB-317 próximo a Riacho dos Cavalos


O crediarista Marcos Teodoro de Sousa, que reside em Riacho dos Cavalos (PB), retornava de viagem, quando já bem próximo de casa, na PB-317, proximidades do Sítio Alto do Cupim, perdeu o controle do carro que guiava, sendo uma Pickup Saveiro CL, ano de fabricação 1994, cor branca, Placas HUZ 7359 – Riacho dos Cavalos, chegando a capotar o veículo, que ficou com os pneus para cima. 

Segundo informações do condutor, ele teria se detraído quando foi tirar um argueiro do olho, quando o veículo bateu com o pneu dianteiro na guia do asfalto e em seguida capotou. 

Além do motorista, o proprietário do veículo viajava no banco do carona, e por muita sorte ambos saíram ilesos do acidente.

Fonte: Catolé News/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homens armados assaltaram agência dos correios da cidade de Antonio Martins


Por volta das 14:00 horas desta quinta-feira, 06/09, logo após a agência dos Correios de Antonio Martins ser aberta para o segundo expediente, dois elementos que chegaram ao local numa moto fan de cor preta, invadiram o local e armados de revólveres anunciaram um assalto, levando uma pequena quantia em dinheiro do caixa da agência.

A ação foi bastante rápida e logo após a ação criminosa os malévolos fugiram com destino ignorado. 

Segundo informações, os autores do assalto foram dois elementos morenos, sendo um alto e forte, que usou capacete durante a ação criminosa e outro baixo e magro que estava usando apenas um boné e óculos.

Fonte: Pau News/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morre Nego, vítima de acidente de trânsito na tarde dessa quinta-feira


Uma notícia triste. Jaquissandro Vieira da Costa mais conhecido como Nego da Locadora, 30 anos, faleceu na noite dessa quinta-feira (06). Ele não resistiu aos ferimentos causados por um acidente de carro na tarde de hoje.

Segundo informações, Nego se dirigia à cidade de Patos/PB, quando colidiu violentamente com um veículo tipo Gol que se deslocava em sentido contrário. Os veículos ficaram totalmente danificados e Nego, ficou preso às ferragens. Depois de retirado ele foi socorrido em estado grava para Mossoró.

A acidente aconteceu por volta das 14h30 na RN 117, no trecho que liga Umarizal a cidade de de Olho Dágua do Borges.


O ACIDENTE

Uma grave acidente de trânsito envolvendo dois veículos foi registrado na tarde dessa quinta-feira (06) na RN 117 nas proximidades da residência de Raimundo Mariano. Duas pessoas ficaram feridas, uma em estado mais grave foi encaminhado para Mossoró. A informação é do blog Portal Uzl.

Segundo o blog, uma das vítimas reside em Umarizal. Jaquissandro Vieira da Costa, mais conhecido por Nego da locadora, 30 anos, estava seguindo viagem rumo a cidade de Patos-PB, quando colidiu com um carro que tinha como destino a cidade de Pau dos Ferros. Ambos os motoristas ficaram presos nas ferragens dos seus veículos que ficaram bastantes danificados.

A vítima mais grave foi de Umarizal. Nego teve algumas fraturas nas pernas e no rosto e foi socorrido para Mossoró. O outro envolvido no acidente teve somente escoriações leves pelo corpo e passa bem.



 CARRO QUE NEGO ANDAVA




 CARRO QUE IA PARA PAU DOS FERROS
 
CARRO QUE IA PARA PAU DOS FERROS
Jaquissandro Vieira da Costa



Fonte: Uzl em Fotos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ações de combate a DST/Aids no RN são destaque em revista do Ministério da Saúde


O Rio Grande do Norte obteve destaque na Revista Resposta Posithiva 2012, do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Em sua 10ª edição, foram divulgados os trabalhos de prevenção realizados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais e pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs), Rede Mandacaru/RN, Gami e Canto Jovem, que recebem apoio do Governo do Estado.

A revista, de circulação nacional e internacional, divulgou a campanha realizada pela Sesap de combate à homofobia “Desarme Seus Olhos”, cujo objetivo foi sensibilizar a população do Estado frente à violência praticada contra os homossexuais e a relação desses crimes com a vulnerabilidade da comunidade gay à Aids.

Segundo a Coordenadora do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins, “termos um destaque tão grande numa revista desse porte, nos motiva ainda mais e nos traz a certeza de que os esforços estão sendo bem direcionados e de que a parceria com o movimento social de luta contra a Aids tem sido efetiva”.

A publicação foi lançada num evento que englobou o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário, realizado em São Paulo, entre os últimos dias 28 e 31 de agosto.

A Sesap promoveu a ida de 35 pessoas a esse congresso, entre profissionais de saúde da instituição, dos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids e do Movimento Social de Luta contra Aids. De acordo com Sônia Cristina Lins, “o apoio à ida desses profissionais foi importante para a troca de experiências, bem como para a aquisição de novos conhecimentos que fortalecerão a assistência ao tratamento das DST, Aids e hepatites virais no RN”.

Fonte: Portal JH/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Produção de cimento no RN é destaque no Jornal da Globo



Os investimentos, a geração de empregos e a multiplicação dos canteiros de obras, em decorrência da proximidade da Copa, que será realizada no Brasil no ano de 2014, foram tema da edição da terça-feira passada, 04 de setembro, do Jornal da Globo. No Rio Grande do Norte, o destaque do noticiário nacional ficou para a Fábrica de Cimento MIZU.

Localizada na cidade de Baraúna, a unidade inaugurada, oficialmente, em maio desse ano, abastece os mercados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Piauí, além do Rio Grande do Norte. Para isso, a fábrica possui, atualmente, capacidade de produção anual de 1,2 milhões de toneladas.

Para que essa meta seja atingida, a unidade industrial possui 250 funcionários diretos. A MIZU também contribui com o desenvolvimento da região através dos empregos indiretos, que devem somar cerca de 2.500 postos de trabalho, segundo estimativas do diretor da unidade, José Antero dos Santos.

Até 2015 essa capacidade de produção deve ser triplicada, chegando aos 3,6 milhões de toneladas de cimento produzidas por ano, com a conclusão das três etapas de implantação da fábrica.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma anuncia diminuição no preço da energia para residências e indústrias


As tarifas de energia elétrica vão diminuir 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias a partir do início do ano que vem. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (6) pela presidenta Dilma Rousseff, em pronunciamento à nação por ocasião do Sete de Setembro. Segundo ela, a medida vai servir para aumentar a competitividade do país.

“Os ganhos serão usados tanto para a redução de preços para o consumidor brasileiro quanto para os produtos de exportação, o que vai abrir mais mercados dentro e fora do país”, disse. Segundo a presidenta da República, a medida também vai ajudar as indústrias que estejam em dificuldades, evitando demissões. Dilma explicou que a diminuição para o setor produtivo será maior porque os custos de distribuição da energia são menores, já que as indústrias operam em alta tensão.

Os detalhes da medida serão divulgados na próxima terça-feira (11) em evento no Palácio do Planalto. A redução do preço da energia deve passar pela diminuição ou extinção de alguns dos dez encargos setoriais cobrados atualmente, que representam cerca de 10% do preço da energia. O governo também deverá anunciar a renovação das concessões do setor elétrico que começam a vencer a partir de 2015, como hidrelétricas e linhas de transmissão.

A presidenta também lembrou o pacote de medidas anunciado recentemente pelo governo, que incluiu a concessão de 7,5 mil quilômetros de rodovias e 10 mil quilômetros de ferrovias, além da criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Os investimentos em rodovias e ferrovias vão somar R$ 133 bilhões nos próximos 25 anos.

A diminuição do preço da energia faz parte da estratégia do governo para reativar a economia, que, segundo Dilma, já está se recuperando dos efeitos da crise financeira internacional. A medida, segundo a presidenta, vai agregar o fator competitividade ao tripé do atual modelo de desenvolvimento do Brasil, baseado em estabilidade, crescimento e inclusão.

Além de avanços na infraestrutura, a presidenta também defendeu a manutenção da tendência de queda de juros e de diminuição da carga tributária para que o país continue a gerar empregos.

“Estamos conseguindo, por exemplo, uma marcha inédita de redução constante e vigorosa dos juros, que fez a Selic baixar para cerca de 2% ao ano em termos reais e fez a taxa de juros em longo prazo cair para menos de 1% ao ano, também em termos reais. Isso me alegra, mas confesso que ainda não estou satisfeita. Porque os bancos, as financeiras e de forma muito especial os cartões de crédito podem reduzir ainda mais as taxas cobradas ao consumidor final, diminuindo a níveis civilizados seus ganhos”, disse.

Dilma disse ainda que está aberta ao diálogo com “todas as forças políticas e produtivas” do país para o aprimoramento do sistema tributário. “O nosso governo está preocupado mais que nunca com a garantia do emprego e o ganho salarial do trabalhador, a prova disso, é que ao contrário da maioria dos países do mundo, aqui não houve desemprego nem perda de direitos dos trabalhadores e somos um dos poucos países do mundo onde houve ganho real de salários”, declarou.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Centro de capacitação na Zona Norte é depredado e tem equipamentos roubado

Ilustração

Exemplo do Presépio de Natal, no bairro de Candelária, zona Sul, que há mais de dois está abandonado, sob os "cuidados" apenas de marginais, um outro prédio construído com dinheiro público, desta vez na zona Norte de Natal, está não apenas abandonado como servindo de abrigo para vândalos que depredam o patrimônio e roubam tudo que podem do local. Chamado de Casa Brasil, o prédio no conjunto Nova Natal, que antes oferecia cursos profissionalizantes do Movimento de Integração Social (Meios) para os jovens da comunidade, hoje é um típico exemplo de descaso e irresponsabilidade na administração dos recursos públicos.

Ontem a reportagem do DN esteve no local, ao lado de um grupo de moradores, liderados pelo Conselho Comunitário do bairro e Associação de Moradores. Desde que foi fechada, a casa nunca teve nenhuma vigilância. O portão de ferro está danificado e lá dentro o aspecto é desolador para qualquer contribuinte de impostos ou ex-aluno da escola. Na entrada, a reportagem foi recepcionada por uma poça d'água formada por uma tubulação quebrada, fezes, cachimbos de crack e camisinhas jogadas no chão.

As paredes de todos os compartimentos do prédio estão completamente depredadas e o teto de algumas salas já foi ao chão. Da instalação elétrica só existem mesmo os buracos na parede, toda fiação foi arrancada à força pelos vândalos para venda do cobre e utilização do dinheiro para compra de drogas. Nas salas e oficinas do prédio está a demonstração da força do vandalismo. Na sala onde havia o telecentro não sobrou um computador sequer. As cerca de 30 máquinas que haviam ali foram arrancadas e depenadas pelos marginais que, após retirar as principais peças, foram desprezadas no pátio, levando sol e chuva.

Nas salas de aula, cerca de 50 carteiras, ainda estão no plástico e na biblioteca estão as marcas da insanidade dos marginais. Para roubar as estantes da biblioteca os marginais amontoaram ao chão cerca de 3 mil livros, onde se sobressaem várias coleções de literatura brasileira, muitos exemplares ainda em bom estado. Na sala do auditório, algumas carteiras queimadas e o teto de gesso desabou, devido a uma tentativa de incêndio. Nos banheiros, ainda resistem lavatórios, vasos sanitários e torneiras. Na cozinha uma pia inox pede para não ser roubada.

O sentimento é de desolação para quem um dia entrou ali para se qualificar profissionalmente e agora presencia esse cenário de abandono. É o caso de Karla Daliane, 22, que há cinco anos fez seu primeiro curso de costureira na Casa Brasil e quando concluiu conseguiu um emprego na Guararapes. "É horrível ver uma situação dessas e que meus filhos não vão poder desfrutar desse bem público", disse ela.

O garçom Rogério Cordeiro de Moura, que faz parte da diretoria do Conselho Comunitário do Nova Natal, teve dois filhos estudando ali em cursos de informática e manutenção de micro. E a senhora Raimunda Soares, 81, teve uma filha e uma neta que fizeram o curso de costureira e hoje trabalham na profissão. 

Nem o governo sabe de quem é o prédio

Além do cenário desolador de abandono, há dúvidas ainda sobre de quem é a propriedade do prédio da Casa Brasil ou a quem cabe a responsabilidade sobre o patrimônio do antigo Meios, ONG extinta pela governadora Rosalba Ciarlini. Seria a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social do Governo do Estado (Sethas) ou o interventor do Meios nomeado pela Justiça, Marcos Leal? Segundo o procurador geral do Estado, Miguel Josino, a responsabilidade é do interventor, mas a reportagem não obteve sucesso nas diversas tentativas de contato com Leal.

Os representantes da Associação de Amigos do Nova Natal e do Conselho Comunitário, Marcelo Justino e José Justino, afirmam que vão se mobilizar para colocar uma vigilância no local, até que apareça o verdadeiro responsável pelo que ainda resta da Casa Brasil, já que nem o poder público sabe qual será o destino daquele prédio. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após fuga frustrada, presidiário do RN promete tentar escapar novamente


O preso Luan Franklin Ancelmo, que tentou fugir da Penitenciária Estadual do Seridó em Caicó nessa quinta-feira(6), foi transferido para uma Unidade de Saúde em Natal. É que ele tentou chegar ao muro de posse de uma “teresa” – corda artesanal feita com lençóis, com o objetivo de escalar, mas, foi atingido por um disparo de fuzil efetuado por um dos policiais que estava na guarita de vigilância do presídio.

Quando estava sendo atendido no Hospital Regional, ele disse que pretendia fugir novamente. “Quando ficar bom da minha perna e desse ferimento, eu vou escapar. Eu tentei agora e não deu certo, mas, eu vou tentar de novo, pode ser no inferno, mas, eu fujo“, disse.

A direção do presídio de Caicó, descobriu que o preso Alan Franklin, que é oriundo da Comarca de Natal, conseguiu deslocar os combogós da cela onde estava. Pulando, ele teve acesso ao pátio e correu em direção ao muro.

Um dia antes, os agentes penitenciários descobriram que outros presos danificaram o combogós de outras celas também com o objetivo de fugir.

Fonte: DN Online/Cidade Ndews Itaú
Leia Mais ››

Assaltantes tentam assaltar obra na Jaguarari e trocam tiros com policial


Foto: Daniel Morais / Portal BO
Criminosos invadiram uma edifício em construção na avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, para tentar assaltar, mas foram surpreendidos por um policial que estava no local. Os bandidos pretendiam roubar dinheiro que seria usado para o pagamento dos operários. No entanto, eles não contavam com a presença de um homem armado na obra.

Com isso, o policial teria reagido e acabou atirando contra os assaltantes. O tiroteio assustou os moradores da região e várias viaturas da Polícia Militar foram acionadas para a ocorrência. Um dos operários chegou a falar com a reportagem do Portal BO durante a confusão e disse que os trabalhadores tinham corrido para cima do edifício Mirador Rosália Carrilho, onde se esconderam dos tiros.

O edifício está sendo construído vizinho ao Hospital Sandra Celeste, na própria avenida Jaguarari. Durante a ocorrência, algumas pessoas informaram que o policial tinha sido baleado. Porém, ele havia caído de uma estrura de ferro durante o confronto e acabou sofrendo ferimentos. O homem, que não teve identidade revelda, foi socorrido e passa bem. Os assaltantes fugiram sem levar nada da obra.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio na Ilha de Santa Luzia em Mossoró


Na noite de quinta feira, 06 de setembro de 2012, por volta das 21h10min. A Central de Operações da Policia Militar, registrou mais uma tentativa de homicídio na cidade de Mossoró dessa vez  na Rua Maria Lenira na Ilha de Santa Luzia em Mossoró.ALLAN DAYMON GOMES FERREIRA, 19 anos de idade, foi atingido com um disparo de arma de fogo, na região do tórax esquerdo, o mesmo foi socorrido pela ALFA 01 do SAMU, comandada pelo médico intervencionista Dr. HABRÃO e os socorristas, CLEVERTON, MARTINS e ALZIENE, para o Hospital regional Tarcísio Maia, onde foi recebido pela equipe médica de plantão. ALLAN, vai ser submetido a um sessão de raio x, para ter a precisão se atingiu ou não algum órgão importante ou se precisa ser cirurgiado, o mesmo está consciente e orientado, seu estado de saúde é estável.
De acordo com informações repassadas a policia por populares, dão conta que dois elementos armadas em uma motocicleta tipo TRAXX de cor preta e usando cano esporte e aros laranja, se aproximou de ALLAN já efetuando disparos de arma de fogo que baleou o mesmo. 







Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Clonador de cartões de crédito é preso pela Polícia Civil


Divulgação/Degepol
Acusado foi preso perto de São Gonçalo do Amarante
Policiais Civis da Delegacia Especializada em Defraudações (DEFD) cumpriram no início da tarde desta quinta-feira (6), por volta das 13h, um mandado de prisão contra Lander Charle Valentim da Silva, de 26 anos. Ele,que já tem passagem pela Polícia, é acusado de vários crimes de estelionato e clonagem de cartões de crédito.

Segundo informações do chefe de investigações da DEFD, Gilberto Maciel, ele foi preso próximo a residência dele no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. “Ele é acusado de aplicar golpes com cartões de crédito clonados em Natal e outras cidades aqui do Estado, mas também em João Pessoa-PB e no Recife-PE”, conta.

Gilberto Maciel conta ainda que Lander Charle foi preso em flagrante, no dia 14 de junho, quando estava na companhia do seu irmão Luan Valentim da Silva, 23 anos, em um posto de combustíveis localizado em Neópolis, às margens BR-101, após os dois comprarem vários galões de combustível com cartões falsos. Na ocasião, a Polícia foi acionada pelos funcionários do posto.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Técnicos do TCU desconfiam que construção de estátua tenha licitações manipuladas

complexo_turistico_em_marcelino_vieira
MARCELINO VIEIRA - Inspeção realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no município de Marcelino Vieira, Alto Oeste do Estado, despertou a atenção do órgão para a possibilidade de fraude nos processos de licitação realizados com o objetivo de contratar as empresas para a estruturação dos módulos que compões o complexo religioso de Santo Antônio.
O relatório emitido no último dia 22 de maio verificou contratos firmados desde o ano de 2006 que levantaram suspeitas quanto aos procedimentos aplicados para a seleção das empresas contratadas.
Segundo o relatório do TCU, várias tomadas de preços contaram com exigências que excedem em detalhes, e formalidades impertinentes ou irrelevantes, para o objetivo da contratação, situação que pode ter sido adotada com o objetivo de eliminar propositalmente empresas como forma de favorecer a contratação viciada de empreiteiras.
O documento mostra um caso onde 14 empresas adquiriram edital para concorrer a execução de obras do complexo turístico. Destas, apenas três apresentaram proposta de habilitação de preços e duas foram inabilitadas. Com este balanço, apenas uma se mostrou habilitada para assumir a obra.
A fórmula de anulação de empresas se repete em outros processos, o que despertou a atenção do TCU para aprofundar a investigação junto ao Governo Federal e outras instâncias de controle da aplicação de recursos como é o caso da Caixa Econômica Federal.
Diante do cenário de dúvidas a equipe que visitou Marcelino Vieira conclui no relatório que seria necessária a convocação de várias pessoas envolvidas com as supostas fraudes.
"Ante a gravidade da irregularidade sugere-se a audiência dos responsáveis (Dirigente Municipal e presidente da comissão de licitação) com fundamento no art. 43, inciso II, da Lei no. 8.443, de 16 de julho de 1992", destaca o relatório.
Ainda segundo o relatório a continuidade do certame ocorreu sem competitividade, com apenas uma proposta de preços com os responsáveis praticando o ato sem prévia consulta a órgãos técnicos, ou respaldo de parecer técnico.
Além do prefeito José Ferrari, foram convocados o ex-prefeito Iramar de Oliveira, e o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) Franck Jackson de Araújo.
"Em face do exposto, é de se concluir que a conduta dos responsáveis é culpável, ou seja, reprovável, razão pela qual eles devem ser ouvidos em audiência a fim de avaliar se merecem ser apenados com a aplicação de multas", reforça o relatório. 
Órgão federal contesta atraso em obra

Um dos pontos avaliados pela inspeção do Tribunal de Contas da União se volta para o atraso no andamento da obra de estruturação do complexo turístico de Santo Antônio.
O projeto que dotará a cidade de um complexo turístico com uma estátua de 35 metros em homenagem ao padroeiro da cidade, teve seu primeiro contrato assinado no fim do ano de 2006. Desde então outros contratos de liberação de recursos foram firmados para a estruturação do complexo.
Segundo o relatório, a construção da estátua propriamente dita teria recebido R$ 350 mil, mas apenas 24,33% do projeto havia sido executado, o que representa apenas a estruturação da base. A obra de todo o complexo deve superar as cifras de R$ 2,5 milhões em investimento.
O relatório destaca que "Com os recursos disponibilizados em 24/7/2007, através da Ordem Bancária, no valor de R$ 350.000,00 no entanto, apesar do tempo decorrido, consta como executado tão somente 24,33% da obra", reforça.
A situação se mostra ainda mais grave a partir de um outro ponto em destaque no relatório, onde o TCU contesta a aprovação de prestação de contas referente a conclusão da obra sem que o empreendimento tenha sido concluído.
"A conduta do responsável culpável, ou seja, reprovável, razão pela qual ele deve ser ouvido em audiência a fim de avaliar se merece ser apenado com a aplicação de pena de multa", reforça o TCU.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça defere pedido do MP e suspende Songa Folia em São Gonçalo


O Juízo da 1ª Vara Cível de São Gonçalo do Amarante deferiu pedido da 1ª Promotoria de Justiça daquela Comarca, nesta quinta (6), suspendendo a realização do Songa Folia, carnaval fora de época do município, que seria realizado nos dias 7 e 8 de setembro.

A Justiça reconheceu os argumentos do MP em pedido de antecipação de tutela em Ação Civil Pública ajuizada perante a 1ª Vara Cível entendendo, por exemplo, que as autorizações ambientais e sanitárias deveriam ser previamente expedidas pelos órgãos competentes aos organizadores do evento. Para o Ministério Público, o fato da festividade não possuir licença ambiental nem vistoria adequada do Corpo de Bombeiros, além de outras irregularidades, a tornou arriscada para a população.

“O evento parece carecer dos requisitos mínimos previstos na legislação para ocorrer, de modo que sua suspensão até a completa regularização é necessária para impedir que a festa traga danos para os residentes das proximidades e para as pessoas que estiverem se locomovendo durante sua realização”, justificou o Juiz em sua Decisão.

O Songa Folia permanecerá suspenso pela Justiça até que os organizadores obtiverem o licenciamento urbanístico e ambiental do evento a cargo da SEMURB; vistoria técnica do Corpo de Bombeiros Militar; Alvará Sanitário; e autorização dos Órgãos de Trânsito, bem como demais requisitos previstos em lei.

Por ordem judicial, devem ser imediatamente retiradas toda a estrutura montada para atender o evento como telões e barracas, além da suspensão da comercialização dos abadás.

Com o objetivo de garantir o cumprimento da Decisão pelos organizadores o Juiz da 1ª Vara Cível ficou multa no valor de R$ 50 mil a ser revertida para o Fundo Municipal do Meio Ambiente e aplicada em caso de descumprimento.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério da Saúde anuncia R$ 46,8 milhões para Rede Cegonha do RN


Recursos são para reforçar atendimento neonatal no RN
O Ministério da Saúde aprovou a destinação de recursos para a Rede Cegonha no Rio Grande do Norte. Serão R$ 46,8 milhões.

Esses recursos serão aplicados no custeio de três Centros de Parto Normal e seis Casas da Gestante, Bebê e Puérpera, além da criação de 58 leitos de Gestação de Alto Risco, 24 leitos de UTI Adulto tipo II, 30 leitos de UTI neonatal tipo II, 47 leitos de UCI Neonatal e 52 leitos de UCI Canguru.

Também serão qualificados 15 leitos de Gestação de Alto Risco, 16 leitos de UTI Adulto tipo II, 58 leitos de UTI Neonatal tipo II e mais 25 leitos de UCI Neonatal.

O repasse dos recursos consta da Portaria número 1.883, publicada nesta quarta-feira (05) no Diário Oficial da União (DOU).

De imediato, serão repassados R$ 11,1 milhões para os serviços existentes. O restante do valor será pago conforme andamento da Rede Cegonha no estado. Este montante permitirá que o estado possa qualificar e ampliar a rede de assistência à mulher e ao bebê/, destaca a coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, Esther Vilela.

Fonte: Ministério da Saúde/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adutora é garantia para 25 anos


Carlos Costa
Governadora Rosalba assinou ontem ordem de licitação
"Um sonho que irá deixar Mossoró tranquila pelos próximos 25 anos”, foi com essas palavras que o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) assinou ontem, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, a ordem de abertura de licitação para a empresa responsável pelo mão-de-obra da construção da Adutora Santa Cruz/Mossoró. 
Com a licitação, devem ser aplicados R$ 22 milhões destinados ao pagamento de pessoal que trabalhará. De acordo com números repassados por Yure Pinto, o investimento total será de R$ 214 milhões para aquisição de equipamentos, pagamento de trabalhadores, melhoria na estação de tratamento da Adutora Jerônimo Rosado (em Assu) e substituição de 400 quilômetros da rede de distribuição de água em Mossoró. 
Além de Mossoró, a obra também trará benefícios para outras cidades como Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado e Mossoró. A governadora ilustrou a grandeza da Adutora apontando que cerca de 40 comunidades rurais também sentirão de perto o benefício. “Temos cerca de 10 mil pedidos de novos imóveis com relação ao abastecimento de água somente em Mossoró”, acrescentou. 
O novo sistema representará 50% no abastecimento da cidade. Hoje, além das adutoras, parte dos consumidores de Mossoró recebe água em casa através de bombas. A Caern também já começou a substituição das 17 bombas que estão espalhadas pela cidade. 
A governadora ressaltou a importância da água para o crescimento e desenvolvimento econômico da região Oeste e citou, além de Mossoró, o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, que também será beneficiado.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidatos às prefeituras de Monte Alegre, Lagoa de Pedras e Macau perdem registro


Nesta quinta-feira (6), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou provimento, à unanimidade, ao recurso interposto por Maria das Graças Marques Silva e Sólon Ubarana da Silva, mantendo a sentença da 44ª Zona Eleitoral que indeferiu seus pedido de registro de candidatura, para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, do município de Monte Alegre, em virtude da rejeição de contas pelo TCE de Sólon Ubarana da Silva.

Também tiveram os registros indeferidos os pré-candidatos ao cargo de prefeito Nizardo Marinho da Silveira (Lagoa de Pedras) e Wilson Roberto de Oliveira (Macau), além do prá-candidato a vice-prefeito Edilson Gerônimo Dantas (Passagem).

Os candidatos ao cargo de prefeito que tiveram os pedidos de registro deferidos pela Corte Eleitoral foram Klebia Ferreira Bessa Filgueira (Taboleiro Grande), Janúncio de Araújo Júnior (Florânia) e Expedito Salviano (Venha-Ver); assim como os candidatos ao cargo de vice-prefeito José Lenário da Silva (Taboleiro Grande), José Ednaldo Dias da Costa (Lagoa de Pedras), Ellan Klayton Fernandes Salviano (Venha-Ver), que também tiveram seus registros deferidos.

Foram julgados ainda recursos que deferiram os registros de Francisco Jonykley Trajano Alves (Lajes) e Maria Josilene Ferreira Beserra (Caraúbas), candidatos ao cargo de vereador. Já os requerimentos de registro dos pré-candidatos ao cargo de vereador Elisângela Cristina do Nascimento (Montanhas), João Batista do Nascimento (Pendências), José Manoel de Souza (Japi) e José Severino Batista de Lima (Nova Cruz) foram indeferidos.

Na próxima terça-feira (11), o TRE/RN realiza duas sessões plenárias, a fim de julgar os últimos 28 recursos eleitorais referentes a registro de candidatura para as Eleições 2012. A primeira sessão, extraordinária, começa às 8h. À tarde, a sessão ordinária começa às 14h.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››