quarta-feira, julho 24, 2013

VIATURA DA PM DE SERRINHA DOS PINTOS/RN CAPOTA PRÓXIMO A MARCELINO VIEIRA.

NO FINAL DA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, 24/07, A VIATURA DA PM DE SERRINHA DOS PINTOS SE DESLOCAVA PELA RN 079 PRÓXIMO A CIDADE DE MARCELINO VIEIRA QUANDO, NO SENTIDO CONTRÁRIO, APÓS A SUBIDA DE UM PEQUENO ALTO, SURGIU UMA CARRETA FAZENDO A ULTRAPASSAGEM DE UMA MOTORCICLETA. SEM TEMPO PARA MAIS NADA, NA TENTATIVA DE EVITAR UMA TRAGÉDIA, O CONDUTOR DA VIATURA PUXOU O VEICULO PARA O ACOSTAMENTO, OCASIONANDO O CAPOTAMENTO.

NO MOMENTO DO SINISTRO A VIATURA ERA OCUPADA PELO Sgt. FILHO E OS Sds. PALÁCIO E ROBERTO. APESAR DO SUSTO A PERCA FOI APENAS MATERIAL. TODOS OS PMS ESTÃO BEM. SAÍRAM ILESOS.





Reprodução Cidade News Itaú via Gardenia Oliveira/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Pai confessa ter matado a própria filha com pancada na cabeça na Paraíba

Um agricultor, pai de uma jovem de 17 anos, confessou nesta terça-feira (23), ter matado a própria filha na cidade de Barra de Santana, na Paraíba.

A moça saiu com o responsável, de 56 anos, para fazer compras na última sexta-feira (19), e desapareceu. Três dias depois, na segunda-feira (22), o corpo da vítima foi encontrado em um matagal perto de uma rodovia estadual, distante cerca de 20 km da casa onde ela morava.

Segundo a polícia, a jovem foi vítima de abuso sexual e físico. A garota recebeu uma forte pancada na cabeça que, de acordo com os legistas, pode ter sido a causa da morte.

Leia mais notícias de São Paulo

Até então, o pai não era tratado como suspeito, mas a atitude de fugir e, nem ao menos ir ao enterro da filha, deixou a polícia atenta. O homem tornou-se o principal suspeito do homicídio. Um dia depois, nesta terça (23), o pai da garota confessou o crime.

O pai disse ter matado a própria filha porque ficou revoltado com o fato dela estar namorando.

Reprodução Cidade News Itaú via R7/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Senador José Agripino critica corte de R$ 10 bilhões no orçamento

O senador José Agripino Maia, líder do DEM no Senado, emitiu nota oficial criticando o anúncio feito pelo Governo Federal sobre o corte de R$ 10 bilhões no orçamento. 

“Não era esse o anúncio que o país esperava. Recálculos e intenções vestidos numa peça de marketing sem ir direto ao ponto que é o corte efetivo no custeio perdulário que o governo não consegue deter. Melhor teria sido não ter feito esse anúncio, que só frustrou ainda mais a sociedade”, disse o oposicionista através do comunicado.

Reprodução Cidade News Itaú Via Raniele Gomes/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Individuo é preso acusado de trafico de drogas no assentamento Maisa

Agentes da delegacia especializada em narcótico prenderam na tarde de 24 de Julho de 2013, um individuo acusado de trafico de drogas no assentamento Maisa.

Luzeberg Valentin da Costa, 28 anos de idade, morador do assentamento Maisa, foi preso em sua residência com 210 pedras de crack e Cento e Deis Reais em dinheiro fracionado.

Segundo informações os agentes foram até a residência de Luzeberg para cumprir um mandado de prisão contra o mesmo. A esposa do mesmo ao perceber a presença dos policiais informou ao marido que escondesse a droga.

Após uma busca na residência os policiais encontraram a droga que estava escondida.

Luzeberg foi conduzido para Denarc e apresentado ao delegado Dr. Rafael Aras onde foi autuado por trafico de drogas e encaminhado para cadeia publica.

Segundo o delegado Dr. Rafael Aras, o mesmo elemento no dia 21 de Maio de 2013, foi preso com varias pedras de crack e trouxinhas de maconha, e três dias depois foi posto em liberdade pela justiça.


Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Deficiente físico é morto a tiros em Currais Novos/RN

As 15:50 de hoje (24/07) um jovem foi morto a tiros em Currais Novos A vitíma foi indentificada como sendo Francisco Edson Boris da Silva, 20 anos, residente na rua Manoel Patrício N°89 Bairro Doutor José Bezerra, era deficiente físico, só tinha uma das pernas, Foram efetuados 5 tiros mais o fatal foi na região abdominal, ainda não se sabe a arma do crime, ele estava em uma moto Pop Preta de placa: MYZ-5835- Natal. O Pai relatou em uma entrevista que sabe quem efetuou os disparos,o que pode facilitar o trabalho da polícia na captura do assassino

Reprodução Cidade News Itaú via Edmilson Sousa
Leia Mais ››

Jovem conhecido como Shake é preso com arma em blitz na Ponte de Igapó

O velho conhecido da polícia Shakespeare Costa de França, apelidado de Shake, foi preso, na tarde desta quarta-feira (24), em uma barreira policial na Ponte de Igapó. Ele estava armado com uma pistola calibre 380.

O soldado Nildo Torres informou que Shake estava em uma moto Traxx, acompanhado de uma mulher. Ao ser abordado, o suspeito não portava nenhum documento e pediu para ir ao banheiro.

Desconfiado, o policial decidiu revistar Shake, quando acabou encontrando a pistola. Diante do flagrente, o rapaz recebeu voz de prisão. A jovem que estava com ele foi identificada como Patrícia Souza. Ela é do regime semiaberto, após ter sido condenada por associação para o tráfico.

Shakespeare Costa é suspeito de crimes de assaltos e até mesmo homicídio. O jovem já foi preso várias vezes e também conseguiu fugir várias vezes. Em uma dessas ocasiões, por exemplo, ele foi baleado e levado para o Hospital Walfredo Gurgel, de onde conseguiu fugir.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Hospital Walfredo Gurgel atende cerca de 500 vítimas de acidentes de trânsito por mês

Na manhã de hoje, veículo capotou, na avenida Lima e Silva, nas proximidades do estádio Arena das Dunas. Foto: José AldenirEm seu último dia de programação, a I Semana de Prevenção de Acidentes e Educação no Trânsito já pode ser considerada um avanço positivo no que diz respeito à criação de uma campanha de controle e discussão dos acidentes automobilísticos, que afetam diretamente a saúde pública do Estado.

O evento, que teve início na última segunda-feira (22), foi idealizado pela direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), que baseada nas estatísticas de atendimentos a vítimas de acidentes graves achou importante se criar um espaço de discussão aprofundada do problema. Para a coordenadora do Núcleo de Educação do HMWG, Luzicínia Costa, a semana de palestras representa uma importante iniciativa que deverá desencadear ações de educação no trânsito em diversas frentes.

“Contamos com a participação de parceiros importantes como o Detran, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana, a Iniciativa Paz No Trânsito, o Samu Natal, entre outros órgãos que atuam diretamente no trânsito da cidade. A expectativa é que ações como esta se propaguem e possam de alguma forma refletir na educação dos motoristas e na diminuição do número de acidentes de trânsito”, declara Luzicínia.

Ela destaca que apenas no primeiro trimestre de 2013, 1.502 vítimas de acidentes automobilísticos foram atendidas no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, sendo 2/3 desse contingente de condutores de motos. Isto dá uma média de aproximadamente 500 vítimas do trânsito atendidas por mês. Apesar de os números terem recuado com relação ao ano passado, a parcela de feridos ainda é preocupante.

Para o ortopedista do HMWG, Julimar Nogueira, que proferiu palestra na manhã de hoje, o problema dos acidentes passa por um cenário de mobilidade urbana precária, má educação dos condutores e leis que não punem os infratores de forma adequada. Ele apresentou dados da Organização Mundial de Saúde apontando que 1,3 milhões de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito. “Só no RN, foram registrados no ano passado mais de 7.700 acidentes automobilísticos, o que dá uma média aproximada de 0,8 acidente por hora. É um dado preocupante de uma realidade que precisa ser controlada”, explica Julimar.

A I Semana de Prevenção de Acidentes e Educação no Trânsito encerra hoje à tarde com a apresentação das palestras “Educação no Trânsito do Ponto de Vista do Detran”, às 15h, com o pedagogo do departamento, Jacob Costa de Oliveira, e “Relato de uma Famíla”, que será proferida pelos fundadores da Iniciativa Paz No Trânsito”, Andrea Almoedo e Marcelo de Souza Moura.

O evento reuniu representantes de instituições da área de trânsito e associações de motoqueiros, pacientes, acompanhantes e profissionais da área médica. Nos três dias de programação, o público pôde conferir temas diversos como estatísticas e análises sobre os acidentes de trânsito no Brasil e no RN e as vítimas atendidas, a visão de diferentes especialidades médicas a respeito das consequências físicas e sociais dos acidentados, além de informações sobre campanhas e legislação de trânsito vigente.

Carro capota ao lado da Arena das Dunas

Por volta das 10h30 da manhã de hoje, um acidente envolvendo dois veículos deixou o tráfego lento na avenida Lima e Silva, que liga a avenida Prudente de Morais à avenida Senador Salgado Filho, próximo ao entorno do estádio Arena das Dunas, no bairro de Lagoa Nova,  zona Sul de Natal. O acidente é mais uma prova do número exagerado de acidentes no Estado.

Segundo informações cedidas pelo Cabo Maurent, da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), o acidente foi causado pela desatenção de uma senhora que dirigia um veículo de modelo Honda Fit branco. “O sinal da avenida Lima e Silva é sempre livre para quem quer entrar na avenida Romualdo Galvão, vindo no sentido Salgado Filho/Prudente de Morais. A proprietária do Honda Fit se confundiu e achou que o sinal estava verde para seguir em frente, quando foi atingida por um Ford Focus que descia em direção à Arena das Dunas, para pegar a BR”, explica o policial.

Com o impacto, o carro que avançou indevidamente o sinal foi lançado à frente, pegando de raspão em uma árvore, o que causou o capotamento do veículo, interrompendo parcialmente o trânsito na pista contrária.

Ainda de acordo com os policiais, felizmente ninguém se feriu no incidente. Pouco tempo depois, os carros envolvidos foram rebocados e a situação foi normalizada. Os envolvidos preferiram não dar entrevistas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após confusão com fãs, Ivete Sangalo desmente gravidez

Ivete Sangalo causou uma confusão com seus fãs nas redes sociais nessa terça-feira (23). A cantora divulgou uma mensagem no Instagram e levantou suspeitas de que estaria grávida. “Felicidade! É isso que eu estou sentindo com a notícia que recebi agora. Esperar é uma virtude, mas esperar na fé é ainda mais especial. Se você tem algo te deixando triste, confie, Deus cuida de tudo pra você!”, escreveu ela.

O seguidores da cantora enviaram mensagens a parabenizando, mas Ivete logo tratou de corrigir o mal entendido. Ela apagou a postagem anterior e compartilhou uma nova mensagem, esclarecendo que estava falando sobre trabalho. “A boa notícia que recebi foi profissional. Uma notícia muito boa”, escreveu Ivete.

A estrela já é mãe de Marcelo , de 4 anos, do casamento com Daniel Cady .

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Joaquim Barbosa, Dilma e o aperto de mão: presidente do STF explica o que aconteceu na recepção ao Papa

Joaquim Barbosa sentiu-se na obrigação de explicar em detalhes o curto-circuito que explodiu  nas redes sociais desde que, na cerimônia de recepção ao papa anteontem, ele teria agido de modo deselegante com Dilma Rousseff, ao não estender a mão à presidente pouco antes de cumprimentar Francisco.

Sua assessoria preparou uma nota oficial em que dá sua versão do que ocorreu. Eis alguns trechos:

*”Com base em imagens de TV captadas a partir de determinado ângulo, foram criadas versões sobre o comportamento do ministro que não encontram amparo na realidade. O ministro repudia interpretação de que teria sido deselegante com a presidente e ratifica seu respeito pelos poderes constituídos.”

*(…)foi feito o convite para que o Presidente do STF comparecesse à cerimônia de recepção ao Papa Francisco, convite que foi prontamente aceito. No dia da cerimônia, logo ao chegar ao Palácio da Guanabara, o ministro Joaquim Barbosa depois de cumprimentar outras autoridades presentes, foi convidado a dirigir-se à sala privativa onde se encontrava a presidente (…)

*Por ocasião dos cumprimentos, o ministro apertou respeitosamente a mão do Santo Padre, e trocou discreto sorriso com a presidente. Isso porque avaliou não ser necessário novo cumprimento protocolar, uma vez que isso já havia ocorrido por ocasião de sua chegada ao Palácio.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Despesas em 2013 cresceram no gabinete da governadora e no pagamento da dívida

A governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, foi na onda e aproveitou o corte de despesas anunciados por muitas gestões – inclusive a federal – e solicitou aos secretários estaduais uma redução de até 20% nos gastos públicos. O problema é que aqui no Rio Grande do Norte, há grande possibilidade da redução ser inócua. Afinal, como não há valor mínimo para o corte e muitas pastas já estão trabalhando “no limite” desde o início da administração rosalbista, alguns gestores já revelaram que não terão como realizar um “arrocho” ainda mais nas contas públicas.

E mais: com uma análise nos dados referentes às contas públicas constantes no Portal da Transparência, é possível constatar que as despesas públicas aumentaram, principalmente, em dois pontos não tão essenciais assim, o pagamento da dívida pública e o Gabinete Civil da Governadora do Estado.

Com relação à impossibilidade de cortes, entre as pastas que os gestores disseram que não conseguirão realizar um “arrocho” ainda maior que o atual, estão as de Trabalho e Assistência Social (Sethas), do secretário Luiz Eduardo Carneiro, e a de Tributação, de José Airton. As duas, somando as de Saúde, de Educação e de Segurança Pública, que a governadora afirmou que não vai pedir redução alguma, representaram boa parte dos gastos públicos do ano passado e também deste ano.

Se considerar o orçamento do ano passado, que segundo o Portal da Transparência teve um total de gastos na ordem de R$ 5,9 bilhões, pode-se dizer que mais da metade disso, ou melhor, 3,3 bilhões, foram para educação, saúde, segurança pública, tributação e assistência social. Só a Secretaria de Educação, gastou mais de R$ 1,2 bilhão. A de Saúde, R$ 1 bilhão. As policiais Militar e Civil, mais de meio bilhão de reais.

Neste ano, se considerarmos as pastas com mais despesas, o panorama não é muito diferente. A de Educação segue em primeiro lugar, com R$ 672 milhões já gastos até julho (segundo o Portal da Transparência). Porém, a pasta da Saúde, com R$ 476 milhões em gastos, era a segunda em 2012 e agora é a quarta, atrás da Secretaria de Planejamento e das Finanças (R$ 598 milhões), do titular Obery Rodrigues, um dos braços direitos da governadora Rosalba Ciarlini; e do Instituto da Previdência dos Servidores do Estado (R$ 507 milhões).

GABINETE CIVIL

Por sinal, em sete meses de 2013, a Secretaria de Planejamento e das Finanças já gastou mais do que o total de despesas de 2012. Este ano foram R$ 598 milhões, contra R$ 405 milhões do ano passado, considerando números do Portal da Transparência. Fazendo uma média mensal das despesas, é possível dizer que no ano passado se gastou R$ 12 milhões na pasta e, este ano, 85 milhões (já contando o mês de julho). O aumento de gastos na ordem de 600%.

E analisando que tipos de despesas, dentro da pasta de Planejamento e Finanças, mais cresceram, encontra-se outro dado importante: foram o pagamento da dívida interna, que foi de R$ 10,1 milhões em 2012 para R$ 394 milhões em 2013; e o Gabinete Civil da Governadora do Estado, que foi de R$ 68 milhões em 12 meses no exercício passado, para R$ 40 milhões em apenas sete do exercício atual.

É importante lembrar, nesse aspecto, ponto importante: foi justamente comprometendo as contas públicas e provocando, consequentemente, uma necessidade de “arrocho” em outras pastas que o Governo do Estado pode realizar um novo empréstimo, desta vez, junto ao Banco Mundial. A operação de crédito, no entanto, ainda não foi concluída e a injeção de R$ 1,2 bilhão chegará ao Estado com o destino já “comprometido”: será usado para projetos do RN Sustentável.



Economista diz que problema de Rosalba é de “gestão do caixa”

O economista Aldemir Freire acha que a questão envolvendo a possibilidade de não pagamento da folha de julho dos servidores do Estado é de gestão do caixa e não de falta de recursos. Segundo ele, no primeiro semestre de 2013, no comparativo com o primeiro semestre de 2012, as receitas totais do Estado cresceram 16%, enquanto que as despesas com pessoal cresceram abaixo disso, em torno de 10%.

“Há dificuldade de recursos para investimento. Mas acho que há mais dificuldade de gestão de caixa. De entrada e saída de recursos. Não há problema de queda de receita; esta vem subindo. Falta uma melhor gestão do caixa”, analisou, durante entrevista ao Jornal da Cidade (94 FM), esta manhã.

Segundo Aldemir, entre o primeiro semestre de 2010, último ano da gestão do PSB, e o primeiro semestre de 2013, a receita do Estado aumentou R$ 1,6 bilhão – acréscimo de 40% na receita do Estado. Já a folha de pessoal no máximo manteve o mesmo peso que vinha mantendo anteriormente, ou seja, aumentou menos do que cresceu a receita. “A folha tem constrangimento, mas ela não está comendo mais dinheiro proporcionalmente do que estava comendo antes de Rosalba entrar”, afirma o economista.

Portanto, o que pode estar acontecendo é o superdimensionamento das receitas do Estado, o que tem gerado a frustração das receitas. “O problema pode estar no fato de que o governo calcula a receita sobre o que achava que deveria receber e não sobre o que recebia anteriormente. Assim, o governo superdimensiona sempre, principalmente as receitas de capitais e investimento, que são empréstimos e repasses do governo federal. Só que quase nunca essas receitas de capital se confirmam”, avalia.

Para se confirmarem, as receitas de capitais dependem de repasses do governo federal, mas faltam projetos para a captação de recursos. A solução, então, é fazer um orçamento mais acurado, o que pode facilitar a gestão do governo. “Porque assim o governo vai trabalhar com um número que realmente ele vai ter. Fazer um orçamento estourado, que não vai se concretizar, leva o governo a imaginar que vai ter recursos e começa a gastar. Só que chega ao meio do ano, vê que não vai ter esse recurso todo e começa a travar todos os gastos”.

Segundo Aldemir, as receitas de capital têm girado em torno de R$ 300 milhões a R$ 400 milhões por ano. No entanto, o orçamento prevê acima de R$ 1 bilhão. “Ela não se concretiza, mas o governo põe no orçamento a expectativa de receita de capitais acima de R$ 1 bilhão. Ora, não consegue nem os R$ 300 milhões, que dirá acima disso. Falta melhorar a captação de recursos. Para isso precisa ter projetos. Se o governo federal chegar hoje e disser que tem um bilhão para o RN, e isso seria receita de capital, o governo do RN não teria como captar esse recurso porque simplesmente não tem projetos”, explicou Aldemir. (AV)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TRE inocenta juiz e mantém cassação em Mossoró

Ao que parece, o pedido de suspeição ao juiz eleitoral Herval Sampaio, feito pela defesa da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, do DEM, foi um “artifício” jurídico para tentar protelar a decisão de cassação. Afinal, nesta terça-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decidiu desconsiderar o pedido, por unanimidade, e manter o magistrado com o poder de julgar o processo contra a gestora mossoroense e o vice, Wellington Filho, do PMDB. Dessa forma, a cassação de Cláudia Regina e de Wellington Filho volta a valer.

O pedido dos advogados de Cláudia Regina sustentou que Herval Sampaio seria um magistrado parcial, com interesse em prejudicar os componentes da chapa, uma vez que já havia cassado Cláudia Regina e Wellington Filho em outra decisão, publicada em março. O problema é que a defesa esqueceu que o mesmo juiz eleitoral já condenou, também, a deputada Larissa Rosado, do PSB, que foi perdeu para Cláudia Regina e entrou com processos contra a candidatura democrata.

Para quem não lembra, esse processo é referente a segunda cassação que Cláudia e Wellington sofreram este ano, baseado praticamente nas mesmas denuncias de abuso de poder econômico e político, por utilizar a máquina pública estadual e municipal em benefício dela, desequilibrando o pleito eleitoral.

No mesmo dia que a decisão foi publicada pela zona eleitoral, ela foi suspensa pelo TRE porque antes havia sido feito esse pedido de suspeição, negado pelo juiz, mas que obrigatoriamente parava a tramitação processual até que fosse analisado pelo Tribunal. Herval, considerando a medida um instrumento para atrasar a publicação da sentença, não parou o processo e cassou novamente Cláudia Regina.

PROCESSOS

Dessa forma, os advogados da prefeita de Mossoró terão que buscar o TRE para recorrer da decisão de cassação (que volta a valer). E terão que se preocupar, também, com pelo menos outras três denúncias que tem “potencial” para provocar outras condenações a prefeita. Duas delas tramitando em primeira instância e a outra, já no Tribunal.

A primeira, trata-se da absolvição de Cláudia Regina na denúncia de utilização da máquina pública quando a governadora Rosalba Ciarlini, apoiadora dela, nomeou a filha do ex-vereador Chico da Prefeitura para um cargo no Detran, como forma de garantir o apoio dele. A absolvição foi anulada e o processo remetido novamente para a primeira instância eleitoral.

A segunda diz respeito a cassação que Cláudia Regina sofreu em março. A Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE) apresentou parecer onde afirma que a decisão não deveria ter sido anulada para a inclusão da governadora Rosalba Ciarlini, conforme ocorreu. Se a decisão voltar a valer, significa dizer que a prefeita terá que recorrer de duas decisões contrárias no TRE.

A terceira preocupação para os advogados da prefeita diz respeito a um recurso contra expedição do diploma, que está no Tribunal e deve ser julgado nas próximas semanas. (CM)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Secretaria de Saúde do RN realiza mutirões de cirurgias ortopédicas

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) vai realizar uma série de mutirões para reduzir a fila de espera por cirurgias ortopédicas de pequeno e médio porte a partir de agosto. Três hospitais da rede conveniada serão contratados para atender os 279 pacientes que aguardam cirurgias ortopédicas no Rio Grande do Norte.
A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24) entre o secretário estadual de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, e diretores de três hospitais conveniados.
Uma minuta foi elaborada após a reunião, oficializando a contratação dos serviços, e será encaminhada ainda hoje para apreciação da direção dos hospitais, que se comprometeu a realizar as cirurgias a partir do próximo dia 1°. O contrato deverá ser assinado na próxima sexta-feira.
A previsão é que as 279 cirurgias sejam realizadas dentro dos próximos 90 dias. “Reduzir essa fila de espera é nosso compromisso. Vamos realizar reuniões periódicas para avaliar os resultados dos mutirões”, afirmou o secretário Luiz Roberto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Termina velório de Dominguinhos e corpo deixa Assembleia de SP

Corpo de Dominguinhos é retirado da Assembleia de SP após velório (Foto: Tatiana Santiago/G1)

Terminou às 15h40 desta quarta-feira (24) o velório do músico Dominguinhos, que acontecia na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da cidade, desde a madrugada. O corpo seguirá para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, de onde será levado para o Recife em um voo às 23h10. Nesta quinta-feira (25), o corpo será velado na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e deverá ser enterrado na sexta-feira (26).
Durante o velório, um representante do Grammy Latino entregou à família do músico o prêmio ganho na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras” em 2012 pelo CD “O Iluminado”. Os responsáveis pelo prêmio aguardavam a saída do músico do hospital para entregar o troféu, por isso decidiram prestar a homenagem durante a cerimônia.


O artista morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.

Coberto de amor
A ex-mulher do músico, Guadalupe Mendonça, afirma ter acompanhado os últimos momentos de Dominguinhos no hospital. Ela conta ter agradecido a ele pela companhia. “Ele foi coberto de muito amor. Ele estava indo e eu dizendo: 'A gente te ama muito. Eu, a Liv (filha), o Luca, que é o nosso neto, e o povo todo te ama muito. Então vai em paz'. Assim, sua obra, sua genialidade e sua generosidade vão ficar perpetuadas na sua música”, disse.
Ainda segundo ela, quando a doença foi diagnosticada, os médicos deram uma expectativa de vida de 6 a 8 meses. Dominguinhos resistiu por quase sete anos “muito felizes”, segundo Guadalupe.

Guadalupe diz ter acompanhado últimos momentos de Dominguinhos (Foto: Letícia Macedo/G1)“Fiz muitas loucuras dentro da UTI. Sempre tinha música dele lá dentro", conta ela, que levava um aparelho de som para tocar músicas dele e de artistas que Dominguinhos gostava, como Frank Sinatra. “O gosto musical dele era muito sofisticado”, disse a ex-esposa.
Mauro José Silva de Moraes, filho de Dominguinhos, disse que o pai era uma pessoa muito humilde e com uma grande musicalidade. "Na área dele, acho que era o último dos moicanos. Acho que vai ser difícil encontrar um igual a ele, a musicalidade que ele tinha, tocava de ouvido, era uma coisa impressionante".
O baixista Heraldo Trajano, que tocou com Dominguinhos durante 20 anos, considera a morte do músico uma perda muito grande. "Ele sempre tinha uma carta na manga com o talento que ele tinha e sabedoria musical", disse. Segundo Trajano, Dominguinhos já apresentava sinais de que não estava bem durante o último show, no dia 13 de dezembro.
"Ele colocou a mão no meu ombro e disse: 'Hoje não estou legal'. O show era para ter uma hora e meia e acabou tendo 45 minutos no máximo". Segundo o baixista, as músicas que Dominguinhos mais gostava de tocar eram "Lamento sertanejo", "De volta pro meu aconchego", "Só quero xodó" e "Retrato da vida".

Frank Aguiar disse que foi influenciando por Dominguinhos (Foto: Tatiana Santiago/G1)O cantor e compositor Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo do Campo, também compareceu ao velório e disse que aprendeu muito com Dominguinhos, que influenciou sua carreira.  "A música brasileira hoje está de luto. Dominguinhos sem dúvida alguma foi, é e sempre será um dos maiores patrimônios da música brasileira", afirmou.
Biografia
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.

 Dominguinhos durante apresentação em São Luis do Paraitinga em 2011. (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco 'Forró no Escuro' quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no fim de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.

Sanfoneiro canta sucessos de músico durante velório em SP (Foto: Tatiana Santiago/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

‘Acho um absurdo o que o prefeito falou sobre meu acidente’, diz atriz Beatriz Segall


Atriz ficou com o olho roxo após tropeçar em pedras portuguesas -
Foto: Arquivo PessoalBeatriz Segall estava a caminho da peça de teatro “O Tempo e os Conways”, mas, ao sair de um restaurante no Baixo Gávea, ela tropeçou em pedras portuguesas e caiu. A atriz, mais conhecida pelo papel de Odete Roitman em “Vale tudo”, está revoltada com a falta de cuidado da prefeitura do Rio com a cidade e, acima de tudo, com a falta de zelo.
— Achei um absurdo o que esse prefeito disse. Em nenhum momento, entraram em contato comigo para falar qualquer coisa. Pretendo sim processar a prefeitura por causa do que aconteceu comigo — conta Beatriz, que teve que cancelar todas as comemorações de seu aniversário: — Não tenho como sair de casa com o rosto assim. Agora está melhorando um pouco, desinchando, mas vou ter que ficar de molho ainda uns 20 ou 30 dias.
Beatriz acredita que o Rio não está preparado para receber os eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
— A cidade está suja, esburacada, toda abandonada. A prefeitura não faz nada, não fiscaliza. Fica admirada que os cariocas não reclamem desta situação toda. Principalmente, com todas as manifestações que estão acontecendo no país, até mesmo no Rio — critica a atriz.
Quem divulgou o caso foi o colunista Ancelmo Gois em sua coluna desta quarta-feira. Eduardo Paes disse que só poderia “pedir desculpas” De acordo com o G1, o prefeito falou sobre o assunto durante a coletiva de imprensa sobre os eventos da Jornada Mundial da Juventude.
— O que eu posso fazer é me desculpar em nome da cidade —disse o prefeito.
Mas a atitude de Paes não foi suficiente para a atriz, que está usando antibióticos e antiinflamatório para melhorar:
— Achei inadmissível a postura do prefeito.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Hoje quem manda na Prefeitura é o povo', diz invasor em Natal

“Hoje, quem manda na Prefeitura é o povo!”. A frase é do estudante Tiago Aguiar,  uma das pessoas que ocupam o palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, desde a manhã desta quarta-feira (24). Tiago é integrante do movimento #RevoltadoBusão, que reivindica melhorias no transporte público na capital do Rio Grande do Norte.

A ocupação desta quarta, iniciada às 7h30, é liderada por permissionários do transporte alternativo da cidade. Os invasores não permitem a entrada e saída de ninguém do prédio sem a autorização deles. Os motoristas estacionaram os alternativos na frente da Prefeitura e o trânsito foi interditado na rua Ulysses Caldas.
Tiago Aguiar disse que o grupo é composto por cerca de 80 pessoas. “A ocupação transcorre perfeitamente. Infelizmente o edifício da Prefeitura está condenado”. Segundo ele, a Defesa Civil indicou que com mais de 50 pessoas o prédio corre o risco de desabar.
Ele falou que o grupo irá acampar na Prefeitura. “Várias pessoas estão acampando ao redor da Prefeitura e conseguimos diversas tendas para abrigar as pessoas de chuva e do Sol, dá para abrigar mais de 200 pessoas”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dupla é demitida por restaurante ao postar foto com pênis em sanduíche

Funcionários foram demitidos depois que postaram fotos na internet que mostra um deles com o pênis em um sanduíche (Foto: Reprodução/Instagram/weedpriest)

Dois funcionários de um restaurante da rede de fast-food Subway foram demitidos em Columbus, no estado de Ohio (EUA), depois que postaram fotos na internet que mostram um deles com o pênis em um sanduíche.
Foram demitidos Cameron Boggs e Ian Jett. Boggs postou uma imagem no Instagram que mostra um homem com o pênis sobre um sanduíche e a mensagem: "Meu nome é @ianjett e eu vou preparar seu sanduíche hoje".
Boggs também publicou uma imagem de uma garrafa que conteria sua urina, destacando: "hoje no trabalho eu congelei meu xixi".
A dupla também postou imagens de sanduíches em formatos de pênis.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Idosa de 72 anos é encontrada em situação de maus-tratos na Bahia

Idosa é encontrada desnutrida e com sinais de confusão mental em Ilhéus (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Uma idosa de 72 anos foi encontrada em situação de maus-tratos na casa de sua cuidadora, em Banco do Pedro, distrito pertencente à cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com a delegada Andrea Oliveira, titular da Delegacia de Homicídios (DH) de Ilhéus, a idosa estava em um quarto nos fundos da casa da cuidadora, que tem 62 anos, e apresentava sinais de agressões.

A polícia informou que a vítima está sem os dois olhos, com os dedos dos pés mutilados e foi encontrada em um local sujo e sem comida. A polícia vai apurar se as mutilações nos olhos e nos pés da idosa foram provocadas por agressões feitas pela cuidadora.
"A casa da cuidadora estava em excelentes condições de higiene e tinham muitos alimentos. A senhora ficava no quartinho que estava com as paredes sujas de fezes, ela [idosa] suja de fezes e ela disse que só comia pão. São duas realidades, uma da casa e outra do quartinho. Ela [cuidadora] deveria, no mínimo, manter o local limpo e a senhora medicada e alimentada", disse a delegada.
A vítima foi retirada do local na manhã da terça-feira (23) por uma equipe da Polícia Civil e do Centro de Referência e Assistência Social (Creas), após o caso ter sido denunciado ao Ministério Público por uma amiga da idosa que foi visitá-la. A delegada Andrea Oliveira informou que instaurou inquérito de maus-tratos ao idoso e que a cuidadora assinou um termo circunstanciado, porque a legislação não permite prisão em flagrante nesses casos. Segundo a titular da DH, a vítima tem um alfinete no pulmão e isso também será investigado.

A delegada disse ainda que, em depoimento, a cuidadora alegou que a idosa era alcoólatra há um tempo e que teria perdido os olhos em uma briga de bar. Sobre os pés mutilados, a suspeita teria dito que a vítima caiu e chegou a ser medicada em um hospital da região, o que foi constatado pela polícia.
"Foi solicitado um guia para exame médico para contestação de integridade física, que pode apontar se houve ou não mutilação. Sobre o alfinte no pulmão, será apurado se foi introduzido na vítima de forma proposital ou acidental. Vai ser investigado também se a cuidadora tinha algum envolvimento com magia negra", afirmou Andrea Oliveira.
Socorro
De acordo com a coordenadora do Creas, Margareth de Souza Santana, a idosa se mostrou bastante agressiva ao perceber a chegada do resgate. "Aparentemente, os olhos dela foram arrancados, alguns dedos dos pés foram também amputados e ela se mostrou bastante agressiva no atendimento porque, a princípio, ela imaginava que a equipe iria também arrancar os dedos das mãos", afirmou.
Segundo a delegada, a suspeita e o companheiro dela foram liberados após serem ouvidos. A suspeita disse que cuidava da idosa e que ela mesma se sujava. Segundo a polícia, o casal negou as acusações  de maus-tratos e disse que acolheu a idosa em casa depois de encontrá-la sozinha e embriagada na rua.
A polícia investiga ainda se as mutilações foram por causa de alguma agressão ou doença ou se foram tortura. Se for comprovado que as mutilações foram criminosas, os acusados podem responder por lesões corporais gravíssimas, com pena de até 10 anos de prisão por se tratar de uma idosa.
Internamento
A vítima foi levada para o Hospital Regional de Ilhéus, onde permanece internada. A delegada informou que ela está em estado de confusão mental e que a polícia vai aguardar melhora do quadro físico e nutricional da vítima para ouví-la.
A dona de casa Maria Santos, amiga que descobriu a situação da idosa, está com ela no hospital e diz que a senhora está muito assustada. "Tudo que você vai, vai dar um banho, ela fala 'Vai cortar minha mão, vai cortar minha orelha, vai cortar meu cabelo, vai tirar meu sangue'. Então tudo que você quer fazer o bem, ela não aceita, acha que todo mundo vai fazer o mal", diz a acompanhante.
Uma filha da vítima foi localizada em São Paulo e segue para Ilhéus, segundo informou a delegada Andrea Oliveira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Internada desde agosto de 2012, Beth Carvalho tem alta de hospital no Rio

Beth Carvalho  (Foto: G1/G1)
Após 10 meses internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio, a cantora Beth Carvalho recebeu alta nesta terça-feira (24). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da unidade e confirmada pelo empresário da cantora, Afonso Carvalho.
"Ela já foi para casa, está andando e está ótima. Estará em breve nos palcos", disse Afonso.
A cantora deu entrada em agosto do hospital no ano passado com problemas na coluna passou por uma cirurgia para colocar parafusos. No pós-operatório, segundo Afonso, a cantora precisou continuar internada.
O problema na coluna já aflige a cantora há algum tempo. Em 2009, Beth Carvalho chegou a cancelar sua apresentação no show de réveillon, na Praia de Copacabana, por causa das dores.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Papa elogiou disposição de fiéis e disse que iria a Aparecida "até de ônibus", relata cardeal

O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, afirmou que o papa Francisco se disse impressionado com a multidão que o acolheu na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (24), e com a coragem dos fiéis que enfrentaram chuva e frio para acompanhar a passagem do pontífice.

O cardeal também enalteceu a vontade demonstrada pelo chefe da Igreja Católica em visitar Aparecida. "Se eu não for de avião, irei até de ônibus", disse Damasceno, reproduzindo o diálogo que teve com o papa antes da celebração da missa no Santuário Nacional de Aparecida. "Ele estava esperando bastante por essa visita", completou.

O arcebispo afirmou ainda que a acolhida ao papa superou a expectativa de público, estimado por ele entre 200 e 300 mil fiéis. Damasceno confirmou o convite feito a Francisco para que ele retorne a Aparecida daqui a quatro anos, quando haverá a comemoração de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida.

Após a missa, em discurso na tribuna do templo, o papa afirmou que deve voltar ao Brasil em 2017, o que deixou o arcebispo de Aparecida "surpreso", segundo o próprio. O pontífice também pediu que os fiéis rezassem por ele: "Quero pedir um favor, com jeitinho: rezem por mim".

Por fim, antes do retorno do papa ao Rio de Janeiro, onde ocorre a Jornada Mundial da Juventude, Damasceno afirmou ter pedido desculpas ao papa pelo "sacrifício" de enfrentar o mau tempo para visitar Aparecida. De acordo com o cardeal, a resposta de Francisco foi: "Não foi sacrifício algum. Foi um prazer".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estado pede penalidade máxima para o MetrôRio por falha de duas horas

Após a paralisação ontem do metrô carioca por cerca de duas horas no dia da abertura da Jornada Mundial da Juventude, o secretário de transportes do Estado, Julio Lopes, afirmou nesta quarta-feira (24) que foi recomendada aplicação da penalidade máxima cabível ao operador, o MetrôRio.

A aplicação deve ser feita pela agência reguladora dos transportes do Rio, a Agetransp. Procurada, a agência informou que a investigação está em fase de elaboração de relatório preliminar.

Apesar da orientação, o secretário não soube informar qual é a multa máxima. Já a agência declarou que "não se manifesta sobre penalidades antes do julgamento do processo, em sessão regulatória pública".

A Folha apurou que o valor total das multas aplicadas em cada mês não pode exceder 0,5% do faturamento no exercício do ano anterior. O MetrôRio ainda não informou qual foi a sua arrecadação em 2012.

"A falha do metrô de ontem foi grave e lamentável. Determinados à agência que atue com todo rigor abrindo um procedimento regulatório recomendando que seja aplicada a penalidade máxima", afirmou Lopes.

Segundo ele, a previsão é que a conclusão do caso ocorra em cerca de dois meses. O operadora irá apresentar a sua defesa.

O MetrôRio informou que determinou uma perícia técnica para apurar o incidente que ocasionou o desligamento do sistema.

"A perícia constatou que o problema ocorreu por falha na montagem da estrutura de energia da nova estação Uruguai, sob responsabilidade técnica da Siemens, empresa multinacional com larga experiência em sistemas metroviários", informou. A companhia foi contratada para fazer o sistema de energia.

Procurada, a Siemens disse: "Informamos que já acionamos a empresa contratada para a instalação do cabeamento que teria causado a interrupção das operações do Metrô ontem. Em estreita colaboração com o MetrôRio, continuamos investigando as causas do ocorrido".

De acordo com o metrô, a demora para resolver o problema ocorreu porque o incidente ocorreu em uma rede que ainda não está sendo monitorada pelo sistema do Centro de Controle Operacional (CCO), a da estação Uruguai.

O operador informou que manterá suas linhas 1 e 2 em funcionamento ininterrupto, por 24 horas, até a segunda-feira, dia do término da JMJ.

OUTRA FALHA

Na manhã de hoje, um trem da linha 1 que seguia para a zona norte da cidade apresentou falha técnica e ficou parado por quatro minutos na estação Central.

Sobre o ocorrido, o secretário afirmou que nesse caso o que ocorreu foi uma "falha normal de operação".

"Os metros operam e falham no mundo inteiro. O que temos que fazer é reduzir o índice de falhas e temos tido melhoras nesse aspecto", afirmou.

Ele reconheceu que é preciso investir na melhora de infraestrutura. "Passamos muitos anos sem fazer investimentos em infraestrutura."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-Cruzeiro, Wagner 'esquece' queda do Flu e diz que torcerá pelo Olimpia

Wagner (d) atuou pelo Cruzeiro e não torcerá pelo Atlético-MG na final desta quartaO Fluminense foi eliminado pelo Olimpia nas quartas de final da Copa Libertadores deste ano, mas o meia Wagner não guardou mágoa do time paraguaio. Ex-jogador do Cruzeiro, o camisa 19 levou em conta o passado celeste e admitiu que torcerá por seu algoz na final contra o Atlético-MG, nesta quarta, às 22h, no Mineirão. Segundo o armador, a rivalidade contra o time de Cuca e companhia será mais forte.

"Sou torcedor do Olimpia desde pequeno", brincou o armador do Fluminense, que esteve presente na derrota por 2 a 1 para o time do Paraguai, no estádio Defensores del Chaco.

Apesar da 'secada' de Wagner, o técnico Abel Braga declarou ao Sportv na última segunda-feira, durante o programa Bem Amigos, que torcerá pelo clube mineiro e pelo título do técnico Cuca. A rivalidade entre tricolores e alvinegros aumentou na temporada passada, quando ambos disputaram o título durante boa parte do Brasileirão e trocaram farpas sobre um suposto favorecimento da arbitragem aos cariocas.

O Grêmio, próximo adversário do Fluminense no Campeonato Brasileiro, também foi um adversário de lembranças ruins nesta edição da Libertadores. Os gaúchos venceram por 3 a 0 em pleno Engenhão e empataram por 0 a 0 em casa. Precisando se recuperar de quatro derrotas seguidas, o meia Wagner diz que o momento é diferente do vivido no primeiro semestre.

"A gente sabe que naquela época era outro clima, outra atmosfera. Um jogo de Libertadores, duas competições ao mesmo tempo. Sabemos como devemos jogar, que temos qualidade e os pontos fracos e fortes. A gente vai jogar pela vitória, independente de atuar bem ou mal, agora o importante é vencer, depois a gente acrescentando bom futebol", disse Wagner.

O técnico Abel Braga será obrigado a realizar três alterações para a partida contra o Grêmio, no domingo, às 16h, na Arena. Fred e Digão estão suspensos por terem sido expulsos contra o Vasco, na rodada passada. Já o lateral Bruno está fora por conta de uma lesão muscular na coxa direita. O Fluminense está na 14ª colocação, com nove pontos em oito jogos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Diário Oficial publica patrocínio da Caixa ao Vasco por R$ 15 milhões

Vasco utilizou camisa com a logo da Caixa no clássico contra o FlamengoO patrocínio da Caixa Econômica Federal renderá R$ 15 milhões ao Vasco da Gama. O valor foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. O montante é R$ 5 milhões menor do que havia sido cogitado durante a negociação entre o clube e o banco.

Vasco e Caixa anunciaram uma parceria ainda neste mês. O clube da Colina já estampou a marca do banco estatal em seu uniforme nos seus dois últimos jogos.

VEJA O EXTRATO DO CONTRATO ENTRE O VASCO E A CAIXA ECONÔMICA


Além do Vasco, a Caixa também é patrocinadora de outros times de futebol do país, inclusive, do Flamengo. Ao Rubro-Negro, o banco se comprometeu a pagar R$ 25 milhões por um ano de contrato. Isso é R$ 10 milhões a mais do que acertado com o Cruzmaltino.

Recentemente, o Vasco também acertou o patrocínio da montadora de carros Nissan. A empresa pagará R$ 8 milhões para expor a marca na parte superior da parte de trás da camisa do clube.

O dinheiro dos dois novos patrocinadores já serviu para que a diretoria do Vasco contratasse alguns reforços para o time. O clube trouxe de volta Juninho Pernambucano e o lateral Fágner. Na terça-feira, anunciou também a contratação do volante Guiñazu, ex-Internacional. 

Reprodução Cidade News Itaú 
Leia Mais ››

Aeronave cai na Praia Barra de Catuama, no Litoral Norte de Pernambuco

03c18af3cc503f5ef11f96d012319153.jpgUma aeronave de porte ainda não revelado teria feito um pouso forçado, no final da tarde desta quarta-feira (24), na Praia de Catuama, em Goiana, Litoral Norte de Pernambuco, a 72 km do Recife. O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado às 17h, segundo o tenente Roberto Vieira, e foram deslocadas sete viaturas para o local, além de embarcações e helicóptero de resgate.

O assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, Eder Rommel, afirma se tratar de um bimotor. Um helicóptero de resgate da PRF foi enviado para fazer as buscas entre as praias de Barra de Jangada e Catuama, mas devido à baixa luminosidade, as buscas foram encerradas, sem localizar vestígios da aeronave. A areonave seria de pequeno ou médio porte, mas não se confirma ainda se é um avião de carga ou de passageiros.  

Em entrevista ao JC Online, o comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Casanova, afirmou que a aeronave foi vista a cerca de 6km da praia. De acordo com o oficial, ao fazer o pouso forçado, o avião teria boiado por algum tempo, e depois submergido.

Em entrevista à Radio Jornal, o ouvinte Almir, que estava no local, reforça as informações dos Bombeiros. Ele afirma que viu o avião planando, antes de descer. "Peguei o binóculo, mas não consegui observar o porte do avião e de que empresa aérea ele seria. Em 40 minutos, ele ficou totalmente afundado e era possível ver um navio por perto", relatou.

Moradores de Itamaracá, que fica a 50 km de Goiana, teriam visto o avião cair a uma distância de 6 km da costa, mas não sabem mensurar o tamanho da aeronave. Relatos dão conta de que o avião teria tentado fazer um pouso de emergência e caiu no mar.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Trem descarrila e deixa 35 mortos em Santiago de Compostela

Parte do trem Alvia que foi destruída após descarrilar na região de Santiago de Compostela, na Espanha, nesta quarta Pelo menos 35 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas nesta quarta-feira depois que um trem de passageiros descarrilou nas proximidades da estação de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, nesta quarta-feira.

A informação foi confirmada pelo presidente da comunidade autônoma da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, em entrevista à rádio Cadena Ser. "A cena é muito chocante. Um dos vagões foi imprensado por outro e os serviços de emergência ainda não conseguiram entrar nele".

O trem, do serviço Alvia, seguia da capital Madri para Ferrol, na comunidade autônoma da Galícia. O acidente aconteceu por volta das 20h41 locais (15h41 em Brasília), quando a composição, com 218 passageiros, descarrilou ao passar por uma curva acentuada.

Desgovernada, a composição trem bateu em um dos pilares que cobrem um viaduto em Angrois, a quatro quilômetros de Santiago. Com o impacto, os vagões capotaram, sendo que seis ficaram na linha férrea e outros quatro caíram em uma rua vizinha.

Alguns deles pegaram fogo, assim como uma das locomotivas, que tombou em um muro de contensão. Uma grande nuvem de fumaça foi formada e pode ser vista a quilômetros de distância.

TESTEMUNHAS

Passageiros afirmam que passaram momentos de terror após o acidente, em especial porque alguns dos vagões capotaram. "O trem começou a capotar na curva. Muita gente ficou presa", disse Ricardo Montero à rádio Cadena Ser.

Os vizinhos também afirmam estar assustados com a quantidade de mortos. Eles, no entanto, dizem que não houve explosão antes ou após o descarrilamento. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Equipes da polícia e dos bombeiros buscam mais feridos que poderiam estar presos na composição. Ainda não foram revelados os nomes das vítimas, nem há informações sobre vítimas estrangeiras.

O presidente de governo espanhol, Mariano Rajoy, já foi informado pelas autoridades locais e seguirá no início da manhã de quinta (25) para Santiago de Compostela. O rei Juan Carlos 2º prestou condolências às famílias das vítimas.

Devido ao acidente, a comunidade autônoma da Galícia cancelou as festividades do dia de são Tiago, principal festa religiosa da cidade, que aconteceriam amanhã. Santiago de Compostela é um grande centro de peregrinação católica e um dos principais pontos turísticos da Espanha.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››