quarta-feira, junho 10, 2020

RN teve chuvas acima da média esperada para maio

As chuvas no mês de maio aconteceram acima da média esperada no Rio Grande do Norte, em termos de volume acumulado e distribuição territorial. A média observada no estado durante o período foi de 145,6 milímetros (mm), enquanto a esperada era de 108,8 mm. Natal, localizada na região Leste, teve o seu segundo maior índice pluviométrico desde 1963 com o acumulado de 426,1mm, ficando atrás somente do volume 2011, quando choveu 447,4mm.

2020 tem bons volumes acumulados de chuvas

O chefe da unidade instrumental de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, explica que as chuvas ocorridas durante o mês de maio de 2020 no Estado tiveram pouca influência do sistema Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). “Essa condição se manteve em praticamente todo o mês, a ZCIT deslocada ao norte, afastada da Região Nordeste do Brasil. Outra condição que colaborou para a formação das chuvas tem relação com as condições das águas superficiais nos oceanos Atlântico, mais aquecidas, e Pacífico, resfriando normalmente”.

A região Leste foi a que registrou a maior média de precipitações observadas com 274,4 mm enquanto que o esperado era de 171,1 mm. Em seguida veio a região Agreste com média de 119,1 mm, Central com 90,1 mm, todas essas regiões com volumes observados acima do esperado. Somente a região Oeste do Estado ficou um pouco abaixo do esperado que era 101,4mm, e o observado foi de 98,8 mm.

Os municípios com maiores volumes de chuvas no período, por região, foram Natal (Leste) com 426,1 mm, seguido de Upanema (Oeste) com 276,8 mm, depois João Câmara (Agreste) com 260,4 mm e por fim São João do Sabugi (Agreste) com 180,1 mm.

Chuvas em 2020

Este ano vem registrando bons volumes acumulados de chuvas, beneficiando a agropecuária do estado, bem como a recarga das reservas hídricas e a diminuição da área territorial atingida pela seca.

Em janeiro, a média das chuvas observadas no estado foi de 100,7 mm, em fevereiro o índice chegou a 110,9 mm, em março foi de 204,7 mm, abril com 154,6 mm e maio com 145,6 mm.

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Fátima sanciona lei que suspende prazos de concursos públicos durante a pandemia

A governadora Fátima Bezerra sancionou nesta quarta-feira (10) a lei estadual que suspende todos os prazos relativos aos concursos públicos no Rio Grande do Norte. A medida atinge os certames homologados até 20 de março de 2020.

Medida atinge os certames homologados até 20 de março de 2020

O congelamento dos concursos ocorrerá enquanto o estado de calamidade pública estiver vigente no Estado. A sanção da lei foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo o texto, estão incluídos nas regras de suspensão de prazos todos os concursos públicos sob a responsabilidade dos poderes e órgãos da administração direta e indireta do Estado, além da Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas, que já ocorreram e que os prazos de validade ainda não foram encerrados.

A medida, com isso, suspende a realização de demais etapas e fases dos concursos públicos.

A lei delimita que os prazos de validade dos concursos públicos passam a contar a partir do dia seguinte ao término do período de calamidade pública – publicado no dia 20 de março. Além disso, os responsáveis pela organização dos concursos públicos devem publicar em veículo oficial e site institucional a suspensão dos prazos.

Ainda de acordo com a nova norma, a suspensão não impede a convocação dos aprovados nos certames.

Fonte: Agora RN
Leia Mais ››

Touros adota isolamento social 'rígido' com toque de recolher e controle na circulação de veículos

O município de Touros, no litoral Norte potiguar e distante cerca de 70 quilômetros de Natal, adotou nesta quarta-feira (11) medidas de isolamento social "rígido" na cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e tem validade até o dia 22 de junho. A intenção da prefeitura é reduzir a velocidade da propagação do novo coronavírus.

Praia de Touros, no litoral Norte potiguar — Foto: Canindé Soares
Praia de Touros, no litoral Norte potiguar — Foto: Canindé Soares

Touros tem atualmente, de acordo com o boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), 118 casos confirmados e 6 mortes pela Covid-19.

De acordo com o novo decreto, haverá um controle "de circulação de pessoas e veículos no espaços e vias públicas". Assim, a população deverá ficar em casa, saindo apenas para serviço essenciais, como supermercados, farmácias e atendimentos de saúde. Entre as medidas para melhorar o isolamento, está o toque de recolher a partir das 22h até às 5h do dia seguinte. A multa em caso de descumprimento é de R$ 300.

A cidade vai fazer também controle de entrada e saída de veículos. Só poderão entrar motoristas que comprovem entregas de mercadorias no comércio local ou que prestem serviços essenciais. Dentro da cidade, também está proibida a circulação de veículos que não sejam de serviços essenciais em funcionamento.

Aos moradores, que devem portar documento de identificação, é necessário circular com máscaras de proteção, segundo rege o decreto e o atual decreto estadual, com possibilidade de multa. O morador também precisará comprovar a saída em via pública para um dos serviços essenciais.

O decreto também proíbe que se acendam fogueiras e fogos durante o período junino e enquanto durar o estado de calamidade na saúde pública por conta do novo coronavírus. A multa é de R$ 500 em caso de descumprimento.

Pessoas infectadas ou que estiveram em contato com infectados pelo novo coronavírus devem se manter em isolamento social. Caso não haja o cumprimento, essas pessoas serão levadas, com apoio policial, a um local determinado pela secretaria municipal de saúde para o "cumprimento de isolamento compulsório".

No documento ainda constam outras medidas relacionadas à higienização nos atendimentos dos serviços essenciais, além de proibições de práticas esportivas coletivas.

fonte; G1
Leia Mais ››

Superlotado, hospital privado de Natal fecha pronto-socorro temporariamente para novos atendimentos

A Casa de Saúde São Lucas, hospital da rede de saúde privada de Natal, fechou o pronto-socorro nesta quarta-feira (10) para novos atendimentos, porque está lotado. O aumento dos casos de Covid-19 impactou na ocupação da unidade, que vai reabrir gradativamente, quando os pacientes forem recebendo alta.

Casa de Saúde São Lucas fechou o pronto-socorro após superlotação — Foto: Redes sociais
Casa de Saúde São Lucas fechou o pronto-socorro após superlotação — Foto: Redes sociais

Segundo a administração do São Lucas, por volta das 15h desta quarta cinco pacientes com suspeita de coronavírus chegaram ao hospital em estado grave. Eles precisaram ser entubados e todas as equipes de plantão (cinco médicos) foram deslocadas para atendê-los.

Essas cinco pessoas ficaram no pronto-socorro, que já estava lotado. Por isso a decisão de fechar o hospital para a entrada de novos pacientes.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta quarta-feira pela Secretaria de Saúde do Estado, na rede privada os leitos de semi UTI estão 95% ocupados e os de UTI 62%. Com relação à rede pública, a situação é de 86% de ocupação dos leitos semi intensivos e 88% das UTIs.

Ainda segundo o boletim, o Rio Grande do Norte registrou mais 28 mortes por Covid-19 e 541 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Ao todo, o estado chegou a 11.568 casos e tem 487 mortes desde o início da pandemia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Homem é detido após se negar a usar máscara em lugar público em Assu-RN

Um homem foi detido em uma praça e levado à delegacia no município de Assu, no Oeste potiguar, depois de se negar a usar a máscara facial, exigida por decreto estadual. Na DP, o infrator assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

O homem estava na praça central da cidade, vendendo mercadorias. Ele foi abordado pelos agentes de vigilância, que orientaram o uso da máscara, contudo se negou a utilizar o equipamento de proteção. Foi aí que o caso foi parar na delegacia.

A utilização das máscaras faciais em espaços públicos é obrigatória desde o final abril, após publicação do decreto do Governo Estadual que determinou a obrigatoriedade.

Coronavírus: Homem é detido após se negar a usar máscara em lugar púbico no interior do RN — Foto: Reprodução
Coronavírus: Homem é detido após se negar a usar máscara em lugar púbico no interior do RN — Foto: Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN registra mais 28 mortes e 541 novos casos de Covid-19 em 24 horas

Coronavírus: Brasil chega a 38.406 mortes em 739.503 casos ...
O Rio Grande do Norte registrou mais 28 mortes por Covid-19 e 541 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Os números foram divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira (10).

Ao todo, o estado chegou a 11.568 casos e tem 487 mortes desde o início da pandemia. Outros 92 óbitos estão em investigação para saber se foram em decorrência da Covid-19. Na terça-feira (9), o Rio Grande do Norte tinha 11.027 casos confirmados e 459 mortes pela doença.

O boletim ainda aponta que o estado tem 22.683 casos suspeitos de coronavírus e 19.679 descartados. O número de pacientes recuperados da Covid-19 no RN é de 1.906.

Situação do coronavírus no RN
487 mortes
11.568 casos confirmados
22.683 suspeitos
19.679 descartados
1.906 recuperados
A Sesap também relata que os leitos de UTI estão 88% ocupados na rede pública e 62% na rede privada. Com relação aos leitos de internação semi-intensiva, as taxas de ocupação são de 86% nas unidades de saúde públicas e 95% nas privadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Receita Federal recebeu 192 mil declarações do Imposto de Renda no RN; prazo é até 30 de junho

A Receita Federal recebeu até o momento 192 mil declarações do Imposto de Renda no Rio Grande do Norte. Os dados foram computados pelo órgão até 15h45 desta quarta-feira (10), representando 57% do total esperado.

Aplicativo do Imposto de Renda — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Aplicativo do Imposto de Renda — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A expectativa da Receita é de que 336 mil contribuintes potiguares entreguem a declaração. Dessa forma, cerca 144 mil ainda precisam fazê-lo.

O prazo para a entrega do IR deste ano termina no próximo dia 30 de junho. A recomendação da Receita Federal é de que os contribuintes não deixem para fazer a declaração no último instante.

O total de receitas enviadas pelo RN representam 1,04% do total nacional, que está em mais de 18 milhões. O programa para fazer a declaração está disponível no site da Receita (clique aqui). A Receita Federal espera receber 32 milhões de declarações.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o prazo para a entrega do documento foi adiado do dia 30 de abril para o dia 30 de junho de 2020 e retirou a exigência de informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2020.


Assim, a data para o débito automático da 1ª cota passou para o dia 10 de junho e as datas permitidas para o débito automático das demais cotas passam a ser aquelas compreendidas entre 11 de junho e e 30 de junho.

Quem deve declarar?
Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.
Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
Quem obteve, em qualquer mês de 2019, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
Quem teve, em 2019, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
Quem tinha, até 31 de dezembro de 2019, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês do ano passado e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro de 2019;
Quem optou pela isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda.
Calendário
Veja abaixo o calendário de restituições em 2020:

1º lote: 29 de maio de 2020
2º lote: 30 de junho de 2020
3º lote: 31 de julho de 2020
4º lote: 31 de agosto de 2020
5º lote: 30 de setembro de 2020
De acordo com a Receita Federal, o valor total das restituições do primeiro lote será de R$ 2 bilhões. Idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves serão priorizados nesse lote.


Nos demais lotes, as restituições serão pagas seguindo a ordem de entrega das declarações. A Receita Federal calcula que, somados os valores dos cinco lotes, o montante das restituições será de R$ 26 bilhões.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assembleia do RN aprova antecipação do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu para a próxima sexta-feira (12)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) autorizou a antecipação do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, comemorado no dia 3 de outubro, para a próxima sexta-feira (12). A medida foi votada e aprovada por 14 votos a 5 na sessão virtual desta quarta-feira (10). O projeto de lei autoriza a antecipação de "todos os feriados estaduais", sendo que este é o único no RN.

Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN (arquivo) — Foto: Wagner Varela
Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN (arquivo) — Foto: Wagner Varela

De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado George Soares (PL), a medida deverá ser sancionada ainda nesta quarta pela governadora Fátima Bezerra (PT). Segundo ele, a ideia do governo é conseguir aumentar o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus no estado, criando um "feriadão" junto com a data de "Corpus Christi", comemorada nesta quinta-feira (11).

Cinco deputados de oposição votaram contrários ao governo, considerando que a medida não deverá causar o efeito esperado. Em sua fala, o deputado Galeno Torquato (PSD) questionou como o Executivo fará para comunicar, em dois dias, a antecipação do feriado a toda a população do estado.

Cinco deputados foram registrados como ausentes da sessão.

Veja como cada deputado votou:

Votos sim
Albert Dickson (Pros)
Cristiane Dantas (Solidariedade)
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Eudiane Macêdo (Republicanos)
Francisco do PT (PT)
Isolda Dantas (PT)
Kleber Rodrigues
George Soares (PL)
Gustavo Carvalho (PSDB)
Raimundo Fernandes (PSDB)
Sandro Pimentel (Psol)
Souza Neto (PSB)
Ubaldo Fernandes (PL)
Vivaldo Costa (PSD)

Votos não
Coronel Azevedo (PSC)
Galeno Torquato (PSD)
Getúlio Rêgo (DEM)
José Dias (PSDB)
Tomba Farias (PSDB)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Auditoria do TCE aponta que Governo do RN pagou R$ 4,9 milhões por respiradores antes de assinar contrato

Os auditores do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte apontaram em relatório apresentado nesta terça-feira (9) que o governo do estado pagou R$ 4,9 milhões antecipados, pela compra de 30 respiradores, antes de assinar os contratos com o Consórcio Nordeste - um grupo criado pelos estados da região para realizar compras conjuntas.

TCE RN — Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi
TCE RN — Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi

Os 300 equipamentos comprados pelos estados, ao custo total de R$ 48,7 milhões, não foram entregues e os donos da empresa tiveram os bens bloqueados pela Justiça, além de serem presos em operação da Polícia Civil da Bahia. O caso também é apurado pelo Ministério Público Federal.

Em relatório apresentado nesta terça-feira (9), os auditores pediram ao relator do processo dentro da Corte, Gilberto Jales, que notifique o secretário de saúde, Cipriano Maia, para apresentar justificativa sobre essa e algumas outras questões levantadas durante a análise dos contratos. Eles também pediram o compartilhamento de informações pelo Tribunal de Contas da Bahia.

Segundo o relatório, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste iniciou, em abril, um procedimento para adquirir respiradores para os estados nordestinos. Seriam 60 para a Bahia - que era o estado líder, responsável pela compra - e 30 para cada um dos outros 8 estados da região. Os 300 respiradores custaram R$ 48,7 milhões, dos quais coube ao RN, segundo contrato de rateio, pagar R$ 4,9 milhões.


No entanto, a empresa contratada, Hempcare Pharma Representações LTDA, não fez a entrega dos equipamentos, nem ressarciu os cofres públicos. Após pedido da procuradoria geral da Bahia, a Justiça determinou o bloqueio dos bens dos sócios. Em 1º de junho, a Polícia Civil da Bahia realizou operações em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo para apurar possíveis crimes praticados pelos integrantes da empresa.

De acordo com o TCE, a investigação da compra do consórcio ocorre na Bahia, mas o alvo da apuração do corpo técnico é sobre o repasse do governo do Rio Grande do Norte ao consórcio.

Conforme os auditores, o estado repassou os R$ 4,9 milhões para o Consórcio em 7 de abril. No dia seguinte, o Consórcio pagou R$ 48,7 milhões antecipados à empresa. Porém, os contratos do estado com o consórcio, sobre a compra, só foram assinados nos dias 17 e 22 de abril, o que, de acordo com o corpo técnico, descumpre a legislação federal.

"Este Corpo Instrutivo constatou que a transferência dos recursos financeiros promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da SESAP, para o Consórcio do Nordeste, com o objetivo de viabilizar a compra de 30 (trinta) respiradores pulmonares mecânicos, no valor total de R$4.947.535,80 (quatro milhões, novecentos e quarenta e sete mil, quinhentos e trinta e cinco reais e oitenta centavos), foi realizado sem que o Estado do RN tivesse firmado oportunamente o Contrato de Programa e o Contrato de Rateio do Consórcio do Nordeste, na forma do art. 8º da Lei Federal nº 11.107/2005", afirma o relatório. Conforme a auditoria, a lei determina que os entes só entreguem recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio.

No relatório, os auditores pedem que o conselheiro relator solicite explicações sobre o pagamento antecipado, se há ação judicial em curso para tentar o ressarcimento dos cofres públicos do estado; e explique por que houve uma mudança na dotação orçamentária responsável pela quitação do rateio que coube ao RN.


Caberá ao conselheiro Gilberto Jales, acolher ou não as sugestões da equipe de auditores.

fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é detido vendendo caixas de ivermectina na BR-101 em Natal

Um homem foi detido vendendo caixas de ivermectina, medicamento usado no tratamento de infestações por parasitas, mas que vem sendo utilizado como "medida de prevenção" ao novo coronavírus em Natal. Ele foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, na noite de terça-feira (9).

Caixas estavam sendo vendidas por até R$100 — Foto: PRF/Reprodução
Caixas estavam sendo vendidas por até R$100 — Foto: PRF/Reprodução

Uma equipe de fiscalização foi até o local após denúncias anônimas. Outro homem também chegou a ser detido e conduzido pela PRF, mas apenas um se disse responsável pelas caixas de remédios e responderá pelo crime. A ivermectina faz parte de um novo protocolo da Secretaria Municipal de Natal (SMS) para o tratamento dos sintomas da Covid-19 e passou a ser mais procurada nos últimos dias.

Os dois estavam dentro de um carro estacionado próximo a um shopping com cerca de 50 caixas do remédio. Os medicamentos eram vendidos por até R$ 100. Aos policiais, um dos detidos disse que teria comprado a carga na cidade de João Pessoa, na Paraíba, e estava revendendo em Natal.

Os agentes constataram a irregularidade e conduziram os dois para a Delegacia de Plantão. O responsável pela ivermectina assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de expor a vida o a saúde de outra pessoa a um perigo direto e iminente. O crime prevê pena de detenção, de três meses a um ano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil supera EUA e Reino Unido e é o primeiro do mundo na média diária de mortes pelo coronavírus

Brasil supera EUA e Reino Unido e é o 1º na média diária de mortes ...Enquanto governadores de quase todo o Brasil flexibilizam as regras de isolamento, o País registrou nos últimos sete dias a maior média de óbitos provocados pelo novo coronavírus em todo o mundo. Com isso, deixa para trás Estados Unidos e Reino Unido, países que tiveram o maior número absolutos de mortes até agora.

Na última semana o Brasil registrou 7.197 mortes pela covid-19, média de 1.028 por dia, segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os EUA, que encabeçam a lista de óbitos pela pandemia registrou no mesmo período 5.762 mortes, média de 823 por dia. Já o Reino Unido, que ocupa o segundo lugar na lista de óbitos, contabilizou nos últimos sete dias 1.552 mortes, média de 221 por dia.

O Brasil também bate países onde a curva da doença é ascendente, como o México, que registrou 3.886 mortes por covid19 ena última semana, média de 555 por dia. Para especialistas ouvidos pelo Estadão, o elevado número de mortes é resultado da falta de coordenação nacional das políticas de combate à pandemia e a tendência é de que o quadro piore com as flexibilizações anunciadas pelos governadores e defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro.

¨Na verdade, este resultado é fruto do mau manejo da pandemia no país. O Brasil começou bem com o ministro (Luiz Henrique) Mandetta (demitido por Bolsonaro em abril), mas agora está cometendo um erro terrível relaxando as medidas de distanciamento exatamente no momento em que está se aproximando do pico da curva¨, disse o epidemiologista Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo ele, levantamentos mostram que na última semana o Brasil assumiu a primeira posição global não só em números absolutos como também na média relativa à taxa de óbitos de acordo com a população.

Para o professor de Geografia da Saúde da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Raul Guimarães, o Brasil vai na contramão do mundo ao flexibilizar as medidas de isolamento enquanto a doença ainda cresce em várias regiões do país.

¨O Brasil entrou em um círculo vicioso. Parece que estamos pisando em areia movediça", diz Guimarães. Para ele, o resultado deve ser o alongamento da crise no País, acompanhado de aumento do número de vítimas.

¨Pelos cálculos que a gente fez em maio, com os índices de isolamento ainda altos, o estado de São Paulo chegaria ao teto no final de junho e começaria a cair em agosto, mas o que estamos vendo agora é que vai se estender mais. Ainda não fizemos um novo cálculo, mas a crise deve ir até outubro ou novembro¨, disse Guimarães, que classificou a quarentena realizada no País como ¨meia boca¨.

De acordo com Guimarães, o ritmo atual de propagação da doença aliado ao relaxamento das medidas de distanciamento em várias cidades pode levar o número de mortos a duplicar até o final de julho.¨Isso é exponencial. E o pior é que além de a quarentena ter sido mal feita a retomada também é mal feita, sem monitoramento. A crise vai se arrastar por meses, disse ele.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou a reabertura do comércio de rua a partir desta quarta-feira, 10, nove dias após o governador João Doria (PSDB) ter anunciado o Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades econômicas de acordo com cada região do Estado.

Em cidades que reabriram o comércio de rua, como Campinas, o que se viu foram enormes aglomerações nas regiões comerciais, sem possibilidade alguma de manutenção do distanciamento mínimo para evitar novos contágios.

Bolsonaro minimiza pandemia e tenta ocultar números
Em outra frente, Bolsonaro, depois de tentar ocultar os números da pandemia, foi às redes sociais para explorar uma fala da OMS sobre a possibilidade de não haver contágio do novo coronavírus entre infectados assintomáticos.

Mas nesta terça-feira, 9,OMS informou que não há evidência de que os indivíduos com anticorpos não transmitam a doença. Desde março, Bolsonaro tem minimizado a pandemia: já chamou a covid-19 de "gripezinha", vai a manifestações de apoio ao governo, contrariando orientações médicas, defendeu o fim do isolamento social, e recomendou o uso da cloroquina para pacientes, embora não haja comprovação científica da eficácia do remédio.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Dilma Rousseff: “No Brasil, só tem um jeito de salvar a democracia, é tirar Bolsonaro”

Dilma Rousseff: “No Brasil, só tem um jeito de salvar a democracia ...
Para a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) o “sonho de consumo” da cúpula do Governo Jair Bolsonaro é a imposição de um “autoritarismo mais grave que o visto na ditadura militar". “Um quadro marcadamente fascista e miliciano”, afirmou nesta manhã em entrevista ao EL PAÍS. A conversa é parte da série multiplataforma realizada pelo jornal, que discute com protagonistas da vida política e cultural brasileira o atual cenário do país.

Rousseff afirma que "há um quadro de intervenção militar dentro do Governo“. "Nunca, nem durante o período da ditadura, as Forças Armadas estiveram tão presentes dentro da máquina pública do Estado. As Forças Armadas ocupam no Executivo, através de uma presença maciça, um papel estratégico porque parece que funcionam como um substituto à inexistência de um partido político que dá sustentação a Bolsonaro e lhes forneceria os quadros dirigentes. Chegamos ao ponto de, na maior pandemia dos últimos séculos, o Ministério da Saúde ser ocupado por um general”, continuou.

Na entrevista, Rousseff também fala da formação de uma possível frente de oposição a Bolsonaro e de manifestos pela democracia, que até o momento não receberam a adesão do Partido dos Trabalhadores. “Uma frente democrática tem ser daqueles que sabem que o Bolsonaro tem que sair”, diz ela. “No Brasil, só tem um jeito de salvar a democracia: é tirar o Bolsonaro”. Para ela, entretanto, será difícil, sem movimentação social, que o presidente saia do Governo neste momento. “Movimentações de rua não são viáveis neste quadro de pandemia. Temos que construir as condições para tirar o Bolsonaro."

A ex-presidenta também afirmou que o ex-presidente Lula já afirmou que não quer mais ser candidato. “Acho que ele continua sendo a liderança mais expressiva no campo popular dentre todos os possíveis candidatos”. Mas ela afirma que o candidato do partido será alguém do mesmo campo. “O Lula já falou no [ex-prefeito de São Paulo] Fernando Haddad e no [governador do Maranhão] Flávio Dino [PcdoB]”, ressaltou ela.

A íntegra da entrevista, assim como outros encontros da série, pode ser vista em nosso canal de YouTube.

Fonte: El País
Leia Mais ››

Paulo Marinho: “Bolsonaro é uma pessoa atormentada”

Na noite da terça-feira, 9, ISTOÉ recebeu para mais uma live o empresário Paulo Marinho, uma das mais influentes personalidades da sociedade carioca. Nos últimos anos, “Coelho”, como é conhecido entre os amigos, tornou-se também uma importante figura do cenário político nacional. Foi na mansão de Marinho que se ergueu partes importantes da campanha de Jair Bolsonaro. Em conversa com o diretor de ISTOÉ Germano de Oliveira, Marinho, que jogou luz sobre as possíveis relações obscuras do presidente da República, Jair Bolsonaro, com esquemas criminosos que beneficiam a família, ao admitir que ouviu de um delegado da Polícia Federal, ainda no segundo turno das eleições de 2018, sobre o vazamento de uma operação da PF que podia prender Queiroz, ex-assessor da família Bolsonaro.

© Fornecido por IstoÉ

Marinho não economizou na entrevista e afirmou: “Bolsonaro foi cruel e covarde com Bebiano”, disse. Ex-secretário geral da Presidência, Gustavo Bebianno morreu em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Ele tinha 56 anos de idade e sofreu um infarto fulminante. “Bebianno se tornou refém da tristeza”, diz. “Ele morreu magoado e humilhado”, disse, sobre a morte de seu grande amigo e parceiro na política há quase três décadas. Foi pelas mãos de Bebianno que Bolsonaro chegou a Marinho.

O empresário nunca foi amigo do presidente, mas conheceu o clã Bolsonaro a ponto de afirmar: “A família vive uma síndrome de conspiração e, que depois do atentado da facada, virou uma coisa doentia”. Marinho disse: “Acho que no momento que esse governo do presidente bolsonaro se sentir enfraquecido, ele pode querer trabalhar com a possibilidade de uma ruptura institucional para se manter no poder.” Continua: “Bebiano tinha essa preocupação e manifestou isso diretamente para o geral Santa Cruz. Em várias ocasiões e os dois trocavam informações e preocupações.”

Aos 68 anos, Marinho, que foi um dos organizadores o primeiro Rock in Rio, e, hoje, é empresário do mercado financeiro, de mídia e da construção naval, disse na live que o senador Flávio Bolsonaro não tem capacidade de representar o Rio de Janeiro. Presidente do PSDB no estado, ele, apesar de entender que o país vive uma agenda negativa é contra o impeachment do presidente. “Nós temos que pagar o preço de ter eleito Bolsonaro”.

Fonte: Isto É
Leia Mais ››

No Cidade Alerta, filha de homem morto critica Record: “pensei que fosse mais responsável”

O programaCidade Alerta, da Record TV, foi alvo de críticas ao vivo de uma entrevistada na noite de terça-feira (9). A jovem era filha de um homem que havia sido assassinado e que foi apresentado por Luiz Bacci e pela repórter Luiza Zanchetta como “agiota”.

© Reprodução/ Record TV

Na entrevista ao vivo, Amanda contestou a informação de que o pai era “agiota”. “Eu perdi meu pai hoje e não estou vendo um pingo de respeito aqui. Vocês falando que ele é agiota, gente! Como assim, qual é essa informação? Da onde vocês tiraram isso, por favor? Eu acho que vocês têm que ter um pingo de consideração!”

Em seguida, Bacci interrompeu a entrevista e disse que gostaria de esclarecer que era a vítima para poder auxiliar na busca pelo assassino. A repórter Luiza Zanchetta respondeu que a polícia não havia confirmado a informação de que o homem era agiota. “Mas eu conversei com vizinhos que conhecem bem o Josenildo”, disse a repórter cometendo mais uma gafe.

Segundo a filha da vítima, o nome do pai dela era “Josivaldo”. “Nem o nome vocês estão passando direito, gente, como vocês vão passar a profissão do meu pai? Meu pai tinha casa de aluguel e o nome dele é Josivaldo”, afirmou a entrevistada.

A repórter insistiu na defesa de sua informação, obtida junto a “vizinhos”, de que o pai de Amanda era agiota: “Tudo bem, mas você concorda que a gente não pode descartar essa possibilidade?”

“Vocês não podem afirmar uma coisa. De repente, vocês vêm com suposições de vizinho? Achei que o jornalismo da Record era mais responsável”, desabafou a jovem.

Bacci novamente interrompeu a entrevistada: “Amanda, eu entendo a sua dor. Nós chegamos agora aí. É claro que é o de menos se ele era ou não agiota”.

“Sim, mas acho que há um pingo de respeito que tem que ter, pô! Eu estou sentindo uma dor aqui, cara, não sei se você tem o seu pai ou não. Mas tiraram a vida do meu pai, gente, e vocês vêm falar essas merdas”, rebateu Amanda.

“A gente não está querendo denegrir a imagem do seu pai”, respondeu a repórter que foi apoiada por Bacci.

fonte: Isto É
Leia Mais ››

Após minimizar Covid-19, deputado bolsonarista contrai a doença

Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) contraiu o novo coronavírus. Em maio, ele afirmou que “a Covid-19 idiotiza as pessoas”, mas mesmo após receber o diagnóstico positivo para a doença, ele diz manter sua opinião. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A declaração polêmica foi feita nas redes sociais, após Silveira ser abordado sem máscara em um supermercado de Petrópolis, na região serrana do Rio, contrariando um decreto municipal. Apoiador de Jair Bolsonaro, o deputado conta que decidiu fazer o teste há 15 dias, ao constatar que não sentia o sabor dos alimentos.

De acordo com Silveira, a perda do paladar foi o único sintoma da doença. Ele fez fez o teste há 10 dias para evitar que a mãe, que é diabética e hipertensa, fosse infectada. O resultado do exame saiu há uma semana.

Nas redes sociais, o deputado afirmou que, ao falar em idiotia, não se referia a quem contraiu a doença. Mas ao “evento da Covid-19”. “Idiotizou as pessoas em massa”, escreveu.

Em vídeos também publicado nas redes, Silveira disse que estava torcendo para contrair a doença. “Alguém tossia perto de mim, eu respirava. Queria logo adquirir essa porcaria para demonstrar que era mais um vírus da família da gripe, uma gripe viral. Como diz o presidente Bolsonaro, é mais uma gripezinha aí”, afirmou.

“Olha bem para mim. Eu pareço doente?”, perguntou. Ele também criticou que insinuou que ele pode ter contaminado outras pessoas. “Para os comunas que estão querendo dizer que posso ter infectado milhares de pessoas. Em primeiro, vão TMNC”.

Fonte: Isto É
Leia Mais ››

Johnson & Johnson iniciará testes em humanos de vacina para Covid-19 na segunda quinzena de julho

A Johnson & Johnson anunciou hoje (10) que iniciará testes em humanos de sua potencial vacina para a Covid-19 na segunda quinzena de julho, dois meses antes do planejado, à medida que os laboratórios correm para desenvolver uma um procedimento de imunização contra o vírus.

A pesquisa da J&J testará a vacina contra um placebo e avaliará a segurança e a resposta imune da dose em 1.045 pessoas saudáveis ​​com idades entre 18 e 55 anos
© Eddie Keogh/Reuters A pesquisa da J&J testará a vacina contra um placebo e avaliará a segurança e a resposta imune da dose em 1.045 pessoas saudáveis ​​com idades entre 18 e 55 anos

A empresa já assinou acordo com o governo dos Estados Unidos para criar capacidade de fabricação suficiente para produzir mais de 1 bilhão de doses de sua vacina até 2021.

VEJA TAMBÉM: Johnson & Johnson supera expectativas de lucro e receita no 1º trimestre

Atualmente, não existem tratamentos ou vacinas aprovados para a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus que já matou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo.

A pesquisa da J&J testará a vacina contra um placebo e avaliará a segurança e a resposta imune da dose em 1.045 pessoas saudáveis ​​com idades entre 18 e 55 anos, bem como naquelas com 65 anos ou mais. Os testes serão realizados nos Estados Unidos e na Bélgica.

A empresa de biotecnologia Moderna está na vanguarda do desenvolvimento da vacina para a Covid-19 e começou a testar sua candidata em um estudo intermediário que envolverá 600 pacientes. A empresa espera começar o estágio final dos testes em julho.

AstraZeneca , Sanofi , Pfizer e GlaxoSmithKline estão em diferentes estágios de desenvolvimento de suas candidatos a vacinas.

Atualmente, existem cerca de 10 vacinas contra o coronavírus sendo testadas em seres humanos, e especialistas previram que uma resposta segura e eficaz pode levar de 12 a 18 meses desde o início do desenvolvimento. (Com Reuters)

Fonte: Forbes
Leia Mais ››

Alerj abre processo de impeachment contra governador Wilson Witzel

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) abriu o processo de impeachment contra o governador Wilson Witel (PSC) nesta quarta-feira (10). A decisão não o afasta do cargo (veja o rito ao fim da reportagem).

Alerj vota simbolicamente abertura de processo de impeachment de Witzel — Foto: Reprodução
Alerj vota simbolicamente abertura de processo de impeachment de Witzel — Foto: Reprodução

O anúncio foi feito por volta de 17h35 pelo presidente da Casa, André Ceciliano (PT), a quem cabia acolher o pedido ou não. Antes, entretanto, ele colocou a decisão para uma votação simbólica no plenário. O pleito foi unânime com 69 votos favoráveis. Rosenverg Reis (MDB) se ausentou.

"Quero tomar uma decisão conjunta e essa decisão não significa um pré-julgamento. A gente precisa dar uma posição pra sociedade. Poderia, monocraticamente, aceitar um desses pedidos, mas quero fazer encaminhamento aqui para que eu possa, como presidente, dar seguimento a um dos processos", disse Ceciliano.
Em nota, Witzel disse que recebeu a notícia com "espírito democrático e resiliência". Ele disse que terá direito à ampla defesa e que vai provar inocência, mantendo as funções como governador.

"Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência. Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira. E é isso que, humildemente, irei demonstrar para as senhoras deputadas e senhores deputados".

O que diz o pedido de impeachment

O pedido de impeachment aceito foi o dos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, que acusam Witzel de crime de responsabilidade. Outros 13 foram arquivados. Os tucanos enumeram as seguintes suspeitas:

Compra de respiradores no combate ao coronavírus com suspeita de superfaturamento
Construção dos hospitais de campanha, cuja licitação é investigada
Suposto vínculo de Witzel com o empresário Mário Peixoto
Parecer do TCE pela rejeição das contas de 2019 do governo Witzel
Revogação da desqualificação da OS Unir Saúde, que seria ligada ao empresário Mário Peixoto e está sob suspeita do Ministério Público Federal
Placar elástico e supostos dossiês
Nos bastidores, a decisão de submeter o pedido de impeachment ao plenário foi vista como uma forma de mostrar a fragilidade do governador, com previsão de uma "derrota por goleada" no pleito.

Até o líder do PSC, partido de Witzel, e o ex-líder do governo defenderam a abertura do processo. Ninguém votou a favor do governador.

O G1 apurou que a decisão de abrir ou não o processo estava prevista para a segunda metade de junho, mas os boatos sobre supostos dossiês contra deputados apressaram a Casa.

As suspeitas dos dossiês surgiram contra o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão. Ceciliano disse que ouviu do então secretário sobre a existência dos documentos.

Após a Operação Placebo, que investiga suspeitas de desvios na construção de hospitais de campanha e citou "provável envolvimento da cúpula do Poder Executivo no esquema", Witzel demitiu Tristão em aceno à Alerj, preocupado com a possível votação do impeachment.

A medida acalmou os deputados, mas por pouco tempo até que os boatos sobre os dossiês voltassem aos ouvidos dos parlamentares.

Passos do impeachment
Alerj decide pela abertura do processo de impeachment
Abertura deve ser publicada em Diário Oficial em até 48 horas
Partidos indicam representantes para Comissão Especial que analisará se denúncia deve ser aceita
Witzel têm até 10 sessões para se defender
Após indicações, Comissão Especial tem 48 horas para se reunir, escolhendo relator e presidente
Comissão Especial emite parecer sobre admissibilidade da denúncia em até 5 sessões a partir do recebimento da defesa (se a defesa não se manifestar, o parecer deve ser emitido no prazo de 10 sessões)
Parecer da Comissão Especial é lido no plenário e incluído na votação da ordem do dia
Deputados discutem e questionam o relator, que responde as perguntas. Discussão pode durar mais de um dia
Encerrada a discussão, é aberta votação nominal
Deputados votam se recebem a denúncia, por maioria absoluta (são necessários 36 votos)
Se aprovada, Witzel é afastado e o Tribunal de Justiça forma um tribunal misto (juízes e deputados) para decidir

O que diz Witzel
"Recebo com espírito democrático e resiliência a notícia do início da tramitação do processo de impeachment pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro".

"Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência. Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira. E é isso que, humildemente, irei demonstrar para as senhoras deputadas e senhores deputados".

"Como bem ressaltaram o presidente da Alerj, André Ceciliano, e a maioria dos parlamentares, terei direito à ampla defesa e tenho certeza absoluta de que poderei demonstrar que nosso governo não teve tolerância com as irregularidades elencadas no processo que será julgado".

"Vou seguir nas minhas funções como governador e me preparar para a minha defesa. Tenho certeza que os parlamentares julgarão os fatos como eles verdadeiramente são".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro do STJ vê indícios de que governador do Pará direcionou irregularmente compra de respiradores

Ministro do STJ vê indícios de que governador do Pará direcionou ...

O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), disse que há indícios de que o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), direcionou ilegalmente a compra de respiradores para serem usados na rede hospitalar do estado, em meio à pandemia do coronavírus.

O ministro autorizou a operação da Polícia Federal desta quarta-feira (10), batizada de Bellum, que mira irregularidades na compra dos equipamentos. A TV Globo teve acesso ao despacho de Falcão. Além de Barbalho, são alvo o secretário de Saúde, Alberto Beltrame, e empresários.

Para Falcão, há provas que apontam para fraude de licitação e prevaricação (ato contra a administração pública) cometidas pelo governador. O ministro disse que ainda não se pode afastar possível ato de corrupção.

“Os diversos elementos de prova até então coligidos indicam o direcionamento da contratação por parte do governador e a posterior montagem de certame licitatório com a finalidade de regularizar a aquisição que já havia sido realizada e, inclusive, paga”, escreveu o ministro.

Falcão afirmou ainda que as investigações mostraram o pagamento antecipado de R$ 25,2 milhões por equipamentos "imprestáveis para uso".

Outro ponto levantado pelo ministro é que foi realizada “a indicação de favorecimento da empresa contratada com a concessão de benefício fiscal no tocante ao Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços -ICMS".


Veja quem são os alvos dos mandados:

Helder Barbalho - governador do Pará
Alberto Beltrame - secretário da Saúde e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass)
Persifal de Jesus Pontes - chefe da Casa Civil do governo do Pará
René de Oliveira e Sousa Júnior - secretário de Fazenda do Pará
Leonardo Maia Nascimento - assessor do gabinete do governador Helder Barbalho
Peter Cassol Silveira - secretário-adjunto de gestão administrativa da secretaria de saúde do Pará (exonerado nesta quarta, após a operação)
Cintia de Santana Andrade Teixeira - diretora do departamento de administração e serviço da Secretaria de Saúde do Pará
Celso Mansueto Miranda de Oliveira Vaz - servidor da secretaria de Saúde do Pará
Ana Lúcia de Lima Alves - gerente de compras da secretaria de Saúde do Pará
Wilton dos Santos Teixeira - auditor da Receita Federal
Erick Bill Vidigal - servidor do Conselho Nacional do MP e ex-integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência
André Felipe de Oliveira da Silva - empresário da empresa SKN do Brasil
Glauco Octaviano Guerra - vinculado à MHS Produtos e Serviços LTDA ME
Bloqueio de bens
O ministro do STJ também decretou o bloqueio bens de Barbalho, Beltrame e de empresários. Foram declarados indisponíveis imóveis, embarcações, aeronaves e dinheiro, em depósito ou aplicação financeira, no valor de R$ 25,2 milhões.

Ao justificar o bloqueio, o ministro disse que em possíveis casos de corrupção é preciso ressarcir o poder público da verba desviada.

“Nos casos da criminalidade relacionada à corrupção, ao desvio de recursos públicos e à lavagem de capitais, as medidas assecuratórias ganham papel de destaque, uma vez que , nesses casos, a imposição da pena privativa de liberdade revela-se inócua sem a recuperação dos bens obtidos de maneira ilícita e o ressarcimento ao erário”, justificou o ministro.


Tentativa de maquiar irregularidade
O secretário de Saúde do Pará e presidente do Conass, Alberto Beltrame é apontado como tendo participado da tentativa de maquiar a ilegalidade da compra dos respiradores.

“Alberto Beltrame, secretário de Estado de Saúde do Pará, ratificou, apesar das patentes irregularidades, processo de dispensa de licitação formalizado apenas para dar ares de licitude à aquisição que já havia sido executada. Há também elementos que indicam a atuação na fraude de atos, com inserção de documentos com data retroativa, nos autos do processo de dispensa”, afirmou Falcão.

As investigações atingiram ainda Erick Bill Vidigal, servidor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ex-integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência.

As apurações indicam que Vidigal pode ter sido beneficiado com parte dos pagamentos feitos pelo esquema, além de ter divulgado informações internas do MPF para um dos empresários investigados e orientado a conduta para interrogatórios na PF.

Segundo os investigadores, o servidor atuava como uma espécie de consultor jurídico do empresário André Felipe de Oliveira da Silva, também alvo da operação desta quarta.

“Os elementos de prova apresentados pelo parquet, notadamente os diálogos extraídos do telefone celular de André Felipe, demonstram que auxiliou e orientou o empresário sobre como dever ser formalizado o processos de dispensa de licitação no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Pará, de modo a evitar a detecção, por parte dos órgãos de controle, das fraudes e irregularidades cometidas”, escreveu o ministro do STJ.

Troca de mensagens
Mensagens extraídas do celular do empresário André Felipe mostraram também conversas entre ele e Hélder Barbalho.

No dia 7 de abril, Hélder demonstra preocupação com os preços. Diz que o Ministério da Saéde teria comprado por metade do valor. O empresário tenta tranquilizar o governador e diz:


André Felipe: "Você é motivo de orgulho para seus amigos, e eu me considero um deles."

Depois o empresário liga para o governador, que não atende.

Em seguida, Hélder responde a mensagem.

Hélder Barbalho. "Oi, amigo."

Segundo os investigadores, as mensagens mostram que o governador acompanhou pessoalmente a contratação e o processo de entrega.

No dia 23 de abril , o governador cobra a entrega e fala do valor pago:

Hélder Barbalho: "Minha paciência acabou. Você esta ganhando uma fortuna."

No dia 28 de abril, o governador pergunta sobre detalhes como está a situação de documentos sobre os respiradores:

Hélder Barbalho: "Bom dia, resolveu a documentação?

Versão dos investigados
Na manhã desta quarta-feira, Helder Barbalho afirmou em uma rede social que agiu a tempo de evitar danos ao erário, "já que os recursos foram devolvidos aos cofres do estado". O governador do Pará disse estar tranquilo e à disposição para qualquer esclarecimento necessário.

"Por minha determinação o pagamento de outros equipamentos para a mesma empresa está bloqueado e o Governo entrou na justiça pleiteando indenização por danos morais coletivos contras os fornecedores. Por fim, esclareço que não sou amigo do empresário e, obviamente, não sabia que os respiradores não funcionariam", afirmou.

Em nota, o governo do Pará afirmou que, "em nome do respeito ao princípio federativo e do zelo pelo erário público", reafirma o compromisso de sempre apoiar a Polícia Federal no "cumprimento de seu papel em sua esfera de ação".

O governo estadual disse ainda que "o recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos por ação do Governo do Estado. Além disso, o Governo entrou na justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos."

O G1 entrou em contato com Alberto Beltrame e não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

fonte: G1
Leia Mais ››