sábado, fevereiro 10, 2018

Mulher tenta desviar de buraco na BR-226 e perde controle de veículo entre Campo Grande e Triunfo Potiguar

Na manhã desta sexta-feira, 09/02, foi registrado um acidente na BR-226, nas proximidades da Fazenda de Dr. Jacy, entre Campo Grande e Triunfo Potiguar/RN.

Uma mulher perdeu o controle do veículo após tentar desviar de um buraco na BR e desceu um barranco, colidindo em várias árvores.

No veículo estavam duas mulheres e uma criança, por sorte, não tiveram nenhum hematoma.






Fonte: CG na Mídia
Leia Mais ››

Colisão entre duas motos deixa duas vítimas fatais na RN 177 zona rural de Francisco Dantas


Foi registrado no começo da noite deste sábado 10 de fevereiro de 2018 um acidente colisão entre duas motos na BR 177 Zona Rural do município de Francisco Dantas precisamente na comunidade do Sítio Jacu, segundo as informações repassadas a colisão teria acontecido entre as pessoas de José Nilton Filho residente na cidade de Francisco Dantas motorista da operação Carro Pipa pela empresa Dias&Castro e o outro seria um presidiário do regime semiaberto identificado como a pessoa de Francisco Claudio residente na cidade de Portalegre.
Após a colisão a polícia militar de Francisco Dantas foi acionada aonde se encontra no local ,os corpos das vítimas se encontra a espera de uma Equipe do ITEP Pau dos Ferros para remoção dos corpos até a cidade de Mossoró onde será realizado exames de necropsia.

Fonte: Blog do Cobra
Leia Mais ››

Alternativo que faz a linha Martins/Natal foi assaltados nessa sexta próximo a Janduís

Uma veiculo Fiat Doblò que faz a Linha pertencente a empresa Janduí Turismo, foi interceptada por volta das 10:30Minutos, de ontem sexta 09, entre as cidades de Campo Grande e Janduí quando retornada de Natal com os passageiros para a cidade da Martins.

Segundo informações,vários elementos ocupando um veiculo Gol preto e ordenaram que a Doblò, que vinha que vinha com 06 passageiros e um reboque cheio de bagagem parar no acostamento e armados de pistolas e armas de grosso calibre anunciaram o assalto. Os Bandidos ordenaram que todos descessem e entrasse no mato deixando todos os pertences, apos a saída de todos os passageiros, os bandidos saíram em arrancada deixando os 06 ocupantes do alternativo no mato e no escuro. Sorte que um dos passageiros conseguiu esconder um celular e o motorista acionou a empresa e de imediato outro alternativo foi resgatar os passageiros no local.

Fonte: Martins em Pauta
Leia Mais ››

Preso é encontrado morto no Pereirão em Caicó, no RN

Policiais e agentes penitenciários da Penitenciária Estadual do Seridó, O Pereirão, com sede na cidade de Caicó, foram comunicados por detentos que havia um corpo em uma das celas daquela unidade prisional.
De acordo com informações internas, o fato se deu por volta das 7 horas da manhã desse sábado, 10. O corpo, hipoteticamente, é do parelhense José Marcos da Silva. Não foi relevado detalhes da morte do apenado.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra entrega Praça João Dehon no Bairro da Felicidade em Itaú-RN


A comunidade do Bairro Felicidade no município de Itaú-RN, recebeu na noite desta quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018 um novo espaço de lazer.

A Praça João Dehon Pinheiro Gurgel foi entregue em cerimônia solene pelo Prefeito Ciro Bezerra que depois de muito empenho e dedicação conseguiu desburocratizar os trâmites que emperravam a construção da obra.

A noite foi motivo de muita alegria e comemoração, embora o município não realize o carnaval 2018, a cidade de Itaú foi presenteada com essa peça que trará bem estar social para a comunidade itauense.



A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades como o Deputado Estadual Getúlio Rêgo; a ex-prefeita de Mossoró Cláudia Regia que representou o Deputado Federal Felipe Maia e o Senador José Agripino; o Vereador de Mossoró Petras, os vereadores Ítalo Medeiros, Antônio Dias, Alex Brasil e Branco Basílio; Os secretários municipais Ana Karina, Ivan Fernandes, Júnior Martins, José Roberto, Marcos Morais, Mirianete Brasil, Mário Saraiva, Francisca das Chagas, Jonilson Ferreira e a Primeira Dama Jaíra Martins; o coordenador de Saúde Nedilson Paiva; o Vice-prefeito Paulo César e o Prefeito Ciro Bezerra.

O cerimonialista Jonilson Ferreira convidou as autoridades para forma a mesa de honra, em seguida convidou a todos os presentes para acompanhar o Hino Nacional Brasileiro ao som da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes na maestria de Gildasio Ramos. Em seguida foi lida a biografia do Vereador homenageado João Dehon Gurgel Pinheiro.

Foi convidado para fazer o discurso de abertura o vice-prefeito Paulo César que relembrou momentos da carreira política de João Dehon.



O vereador Ítalo Medeiros, proponente do Projeto de Lei que nome a praça do bairro Felicidade em homenagem ao Edil, deixou sua mensagem destacando as ações desenvolvidas pelo homenageado da noite.



A filha do Vereador João Dehon Ilanna Gurgel emocionada agradeceu ao Prefeito Ciro Bezerra, Vereadores, amigos e o povo em geral a homenagem recebida em nome de toda família Gurgel.



Dr. Janeto Gurgel também aproveitou a oportunidade para falar um pouco da trajetória política do irmão, destacando as qualidades de João Dehon.



A ex-prefeita Cláudia Regina parabenizou o Prefeito Ciro Bezerra pelos investimentos que tem feito na cidade de Itaú, superando a crise que assola o país, onde o mesmo está se destacando indo contra mão a crise. Oferecendo apoio na busca de melhoria para o município, diante do esforço do atual gestor.



O Deputado Getúlio Rego destacou o dinamismo da gestão de Ciro Bezerra por investir em praças, incentivando o mesmo buscasse alternativas para que o povo não se envenenasse e optassem pelo exercício físico através das praças e academias da cidade com a contração de educadores físicos, em busca de melhor qualidade de vida. E que a homenagem agora recebia cravava o nome de João Dehon para eternidade do itauenses aclamada pelos membros da Câmara Municipal de Itaú.



Em seguida Jonilson anunciou mais investimentos para o bairro Felicidade, convidando o Prefeito Ciro Bezerra, e o Sr. Francisco Naelson representando o engenheiro Fagner Carlos para assinar duas ordens de serviços para o Bairro Felicidade; a primeira ordem foi para a construção de uma quadra de esportes, orçada no valor de R$ 241.502,70; a segunda ordem de serviço refere-se a execução da obra de pavimentação e drenagem superficial do prolongamento da Rua Cleofas Nunes ao Bairro Felicidade no valor de R$ 258.898,88. Obras que serão realizadas pela empresa Nunes Empreendimentos.





O prefeito Ciro Bezerra expressou toda alegria em poder estar entregando mais uma peça de tamanha importância para o município de Itaú: “Hoje é uma noite realmente muito feliz para todos nós de Itaú, principalmente daqui do bairro Felicidade, por nós estarmos recebendo essa obra de muita importância para todos nós cidadãos itauenses e para todos os moradores aqui do Bairro”.



O gestor destacou a escolha do nome para a praça, pelo fato de João Dehon ter contribuído muito para a cidade de Itaú sendo lembrado na memória de todos e principalmente as gerações futuras que buscarão saber a história de vida do homenageado.

“Esse projeto de Lei que homenageou realmente um homem Digno, homem merecedor, que contribuiu muito com Itaú, seja como cidadão, seja como político; todas as histórias que nós ouvimos, tudo aquilo que foi dito sobre João Dehon, é a mais pura verdade, porque ele era um cidadão de bem, ele era um homem que sempre trabalhou e cultivou o bem da nossa cidade, por isso hoje ele está sendo dignamente homenageado com essa praça, para que a sua memória possa ficar imortalizada, não só para os amigos, mas para todos os cidadãos itauenses, que passem por esse equipamento, por essa praça; vão ver uma placa com seu nome e as pessoas que não o conheceram, vão perguntar quem era João Dehon? E sem sombra de dúvida pelos discursos que nós o vimos aqui e pelas conversas que nós temos na cidade, as pessoas vão saber quem era João Deon; esse homem de bem; esse homem digno; que sempre trabalhou em prol da população de Itaú, sei que trabalhou, e foi, e sempre será que na memória de seus filhos e de Leiassandra, ele sempre será esse homem, bom pai, bom esposo, um bom irmão, um bom filho, porque ele deixou um legado importante em nossa cidade; todos que o conhecemos; Eu também não tive uma amizade grande por sermos de uma diferença etária um pouco distantes, mas eu sempre ouvia a história de João Dehon como vereador, as histórias que ele contava, era uma pessoa alegre, divertida que onde chegava contagiava todo mundo com aquela sua alegria, não existia tempo difícil para João Dehon. E é essa memória que nós queremos dele, e é essa memória que nós queremos destacar para a população que não o conheceu, e para as pessoas de fora que vierem visitar nossa cidade e tiverem a oportunidade vir a esse equipamento e saber quem foi João Dehon”. Destacou Ciro.

O administrador parabenizou a câmera de vereadores pela aprovação por unanimidade a aprovação do nome de João Dehon para a praça do Bairro Felicidade. Na oportunidade o Prefeito falou sobre as lutas que teve de enfrentar para entregar a obra em especial a superação da crise em pode estar investindo na cidade, não baixando a cabeça diante da crise.



Para encerrar o momento a família do homenageado e as autoridades fizeram o descerramento da placa, decretando inaugurada a Praça do Bairro Felicidade: “João Dehon Pinheiro Gurgel”.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

37º Homicidio em Mossoró 2018: Popular morto a tiros na antiga Favela do Tramquilim

Mais um crime de homicídio em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Desta vez a ação criminosa ocorreu no inicio da manhã deste sábado 10 de fevereiro de 2018, na antiga Favela do Tranquilim, no Bairro Dom Jaime Câmara. 

A vítima o preso de justiça Marcos Nogueira da Silva, 33 anos, natural de Fortaleza/CE e residia no Bairro Santo Antônio em Mossoro. Ele foi morto a tiros enquanto trafegava em uma moto Biz de cor vermelha.

Populares relataram para a Polícia Militar, que a vítima costumeiramente passava pelo local com animais.

A pericia identificou dois disparos de arma de fogo na cabeça da vítima. 

A moto não tem queixa de roubo Marcos Nogueira era condenado por tráfico de drogas ( art. 33), mas estava no livramento condicional. O corpo foi removido para necrópsia no ITEP.




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Bandidos explodem bomba em frente do Mercadinho Capucho em Pau dos Ferros/RN


Por volta das 2:53 da madrugada desta sexta-feira(09), os moradores da Rua Hemetério Fernandes, em Pau dos Ferros foram surpreendidos por um grande estrondo de uma bomba provavelmente de fabricação caseira, informações passadas por moradores que reside no local informaram que o impacto foi tão grande que atingiu parte do forro do primeiro andar do prédio onde reside uma família com criança, ambos ficaram bastante aflitas, o artefato teria sido explodido em frente ao mercadinho.

Através do Copom do 7º Batalhão uma viatura foi acionada onde compareceu no local para os primeiros procedimentos cabíveis.


Fonte: Blog do Cobra
Leia Mais ››

CAIXÃO É DEIXADO DO LADO DE FORA DO CEMITÉRIO DE PAU DOS FERROS E INTRIGA MORADORES QUE PASSAM PELO LOCAL.


Um fato inusitado tem movimentado as redes sociais na noite desta quinta-feira (08) em Pau dos Ferros.

Moradores do bairro Frei Damião ficaram intrigados agora a noite com um caixão, aparentemente em bom estado, que foi deixado do lado de fora do cemitério.

Nas redes sociais os internautas se perguntam, como esse caixão foi parar fora do cemitério?

Fonte: Cidadão 190
Leia Mais ››

Governo do RN decreta ponto facultativo nos dias 12 e 13 de fevereiro

O Governo decretou ponto facultativo nos dias 12 e 13 (segunda e terça-feira) nos Órgãos e Entidades da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Norte. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 9.

Segundo o texto, a medida não contempla “os Órgãos e Entidades prestadoras de atividades ou serviços públicos considerados essenciais”.

Ainda de acordo com o decreto, o expediente dos Órgãos e Entidades da Administração Pública do Estado volta a partir das 14 horas da quarta-feira, 14.

Fonte: De Fato
Leia Mais ››

Rodoviária de Natal deve receber mais 70 mil passageiros no carnaval

Mais de 70 mil pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário Severino Tomaz da Silveira, no bairro de Cidade da Esperança, durante o carnaval. A estimativa foi feita pelo gerente administrativo da Rodoviária de Natal, Rodrigo Wanderley.

De acordo com ele, o número esperado é maior do que o registrado em 2017, que não passou dos 65 mil. “A expectativa é boa. Desde janeiro estamos com o crescimento de passageiros”, declarou.

Mais uma vez, as cidades do interior do Estado são as mais procuradas pelos passageiros, com destaques para Caicó, Macau e Apodi. Fora do RN, o carnaval do Recife, de Salvador e Fortaleza são os principais destinos.

“Há uma grande procura para o nosso interior. Principalmente em Caicó. Em seguida, vem Macau, que estava com o carnaval em decadência e agora voltou”, disse.

Devido a alta demanda, cerca de 200 ônibus extras devem sair e chegar ao terminal. Segundo Wanderley, o maior fluxo é de saída de Natal para outros lugares.

Segurança

O transporte de drogas e armas é combatido com operações do Batalhão de Choque, com o apoio de cães farejadores. No entanto, o gerente lamenta que apenas esse trabalho não consegue coibir o transporte de objetos ilegais.

“Existe os embarques fora da rodoviária. Assim, os criminosos têm essa opção de transportar essas coisas”, afirmou.

Recomendações

A principal orientação é que os passageiros  que vão levar crianças sem parentesco de primeiro grau portem os documentos de identificação.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

UERN: Greve de professores entra para o 4º mês

Hoje (10), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) completam três meses em greve e permanecem sem perspectiva de regularização da folha de pagamento. A greve, que teve início no dia 10 de novembro de 2017, cobrava a apresentação e cumprimento de um calendário de pagamento pelo Governo do Estado.

Os professores receberam os salários de dezembro na última terça-feira (6), mas continuam sem os salários de janeiro e o décimo-terceiro. Na última segunda-feira (5), representantes da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) se reuniram com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha para discutir a greve. Entretanto, nenhum plano concreto foi apresentado para quitar os salários atrasados dos professores que, em assembleia, decidiram dar continuidade ao movimento grevista.  “Nós tivemos uma audiência com o Governo na segunda-feira e nessa audiência não teve nenhuma perspectiva de regularização de salários, que era nossa pauta principal. Naquele momento nós estávamos sem os salários de dezembro, janeiro e o décimo terceiro. Tatiana Mendes Cunha falou que a situação fiscal do Estado era a mesma e não havia possibilidade de regularizar os pagamentos. Somos colocados em uma situação difícil diante dessa posição. Como pedir que os professores retornem ao trabalho sem receber o mínimo, que é o pagamento?”, afirma a diretora da Aduern, Rivania Moura.  Aliado ao pensamento dos seus docentes, o reitor da Uern, Pedro Fernandes Ribeiro, comenta que o diálogo com a classe está acontecendo e que a própria Aduern chegou a apresentar uma série de reclamações por parte dos professores à universidade. “A gente busca encontrar condições para que as pautas sejam atendidas, inclusive, a pauta apresentada tinha nove pontos que traziam questões de relação direta a universidade foram resolvidos. E ficaram esses dois principais pontos, pagamento dos salários em dia e o calendário de pagamento, que aí realmente extrapola nossa competência”, comentou. A reunião também teve como pauta a federalização da instituição, sugestão apresentada pelo Governo Federal para retirar do Estado os gastos com a Uern. Para os professores, no momento vivido pelo Brasil, a federalização da Universidade seria inviável. “No atual contexto brasileiro, uma proposta como essa é praticamente inviável. Todo orçamento das universidades federais está congelado, houve uma diminuição do orçamento a partir desse ano, tanto para a educação como para a ciência e tecnologia. O Governo Federal já tem feito esse trabalho de reduzir investimentos com as universidades federais. Além de não ser viável, nos causou estranheza essa proposta, porque ela não foi discutida com os segmentos da universidade”, diz Rivania. O Gabinete Civil afirmou, por meio de uma postagem feita em rede social, que a proposta de federalização da Uern não é um projeto do Governo do Estado, e está descartada. Até que uma proposta de pagamento seja apresentada  aos professores, no entanto, a Uern permanecerá com o calendário acadêmico congelado. A greve teve início durante o período de recesso dos estudantes e, por isso, não tinha afetado até o momento as aulas da instituição.  “Eu mesmo fiz um apelo à comunidade, aos servidores para que a gente fizesse uma reflexão, acerca do momento e do movimento e que colocássemos a Uern acima da gente, porque é muito difícil porque trabalhar sem receber o salário é muito complicado, isso gera toda uma consequência, inclusive na sala de aula, muito ruim. Faz-se necessário que o governo procure apresentar algum tipo de alternativa para que a gente avalie isso em assembleia, e tenho certeza quanto os técnicos administrativos e os docentes estão doidos, ansiosos por qualquer proposta para que a gente faça essa avaliação e retorne as atividades”, comentou o reitor. Quando a greve acabar, os professores ainda terão de convocar uma reunião de colegiado junto à reitoria para a elaboração de um novo calendário de aulas para a universidade.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Governo do RN prorroga concurso para professores

Na manhã desta sexta-feira (09), a Secretaria de Educação e Cultura do RN, através de decreto do Governador Robinson Faria, prorrogou por dois anos o concurso referente ao edital 001/2015, que oferta vagas para os cargos de professor e especialista em educação, realizado no ano de 2015. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Governo do Estado.

O concurso, que estava em vigor desde o dia 8 de março de 2016, quando seu resultado foi publicado também no Diário Oficial, era válido até o dia 8 de março de 2018.

Até outubro de 2017, a Secretaria já havia convocado 4.968 candidatos deste concurso. Só no ano passado, 1.498 professores foram convocados para atuar no ensino de diversas disciplinas nas escolas da Rede Estadual de Educação. Já em 2016 e 2015, foram convocados 1.982 e 1.488, respectivamente.

Os recursos para o pagamento dos candidatos, convocados e ainda não convocados, estão garantidos e são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Fundeb.

Fonte: SEEC/ASSECOM
Leia Mais ››

PGR se manifesta contra pedido de Aécio para desmembrar inquérito no Supremo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual se posicionou contra o desmembramento de um inquérito que tem o senador Aécio Neves (PSDB) entre os investigados.

A manifestação foi enviada após a defesa de Aécio pedir o desmembramento das investigações.

Os advogados do senador querem que as apurações sobre os demais envolvidos – incluindo a irmã dele, Andrea Neves – sejam remetidas à primeira instância da Justiça e que somente a parte referente ao tucano fique no STF.

Ao Supremo, Raquel Dodge observou que a investigação ainda está na fase inicial, acrescentando que o inquérito deve prosseguir.

Além disso, a procuradora afirma que a produção de provas está ligada a todos os envolvidos e, por isso, não é possível o desmembramento.

O inquérito
O inquérito foi aberto para apurar a suposta prática de lavagem de dinheiro por parte de Aécio, além do suposto recebimento de vantagens indevidas pelo grupo J&F, controlador do frigorífico JBS.

Como parte do acordo de delação premiada, o dono da JBS, Joesley Batista, entregou em maio de 2017 um áudio de uma conversa dele com Aécio na qual os dois acertam o pagamento de R$ 2 milhões.

Na gravação, Aécio diz que o dinheiro servirá para pagar advogados que o defendem na Lava Jato. A PGR afirma que o dinheiro era propina.

Quando o áudio se tornou público, Aécio negou o recebimento de propina e afirmou que a única prioridade seria preparar a defesa e provar o "absurdo" das acusações.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aposentado acorrenta caminhão em árvore após ter veículo furtado duas vezes

Após ter o caminhão furtado duas vezes, o aposentado José Neocide, de 72 anos, resolveu acorrentar o veículo em uma árvore para evitar que fosse levado mais uma vez por criminosos. O episódio foi registrado em vídeo por um morador de Gurupi, no sul do estado, nesta quinta-feira (8).

O caso chamou atenção de quem passou pela avenida Pernambuco. "A coisa está tão feita, com tanto ladrão, que o dono acorrentou esse caminhão em uma árvore", comentou Geovane Silva. (Veja vídeo)

O aposentado disse ao G1 que comprou o caminhão ainda na década de 80, mas agora foi proibido de trabalhar pelo médico. "Já me levaram ele duas vezes. Eu estava deixando com uma roda em cima da calçada, na porta de casa, mas apareceram os amarelinhos multando todo mundo que deixa em cima da calçada. Como não tinha outro jeito amarrei na árvore", contou o aposentado.

Durante muito tempo, Neocide trabalhou fazendo mudanças, carregando materiais de construção e até entulho. O idoso continuou fazendo fretes para complementar a renda depois de aposentar.

Como não pode mais trabalhar e também para evitar que o caminhão seja furtado novamente, Neocide decidiu vender o velho companheiro de trabalho. "Acabei de ajeitar ele todo e vou colocar na internet para vender. Arrumei um jeito de acorrentar o volante e a embreagem até vender."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer enviará ao Congresso projeto para viabilizar repasse de R$ 2 bi a municípios

O presidente Michel Temer (Foto: Alan Santos/PR)
O presidente Michel Temer enviará ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (14) um projeto para viabilizar o repasse de R$ 2 bilhões aos municípios. A informação foi divulgada nesta sexta (9) pela assessoria da Presidência.

A liberação dos recursos já está prevista desde dezembro do ano passado, quando Temer editou a Medida Provisória 815, mas o governo ainda precisava indicar ao Congresso a origem da verba.

Segundo o Palácio do Planalto, a proposta prevê abertura de crédito especial no Orçamento da União para os ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social.

"A mensagem presidencial encaminhando projeto de lei ao Congresso Nacional viabiliza a liberação dos recursos já previstos na MP 815 de 29 de dezembro de 2017", explicou a assessoria de Temer.

Pelo texto da MP, a verba deverá ajudar as prefeituras a "superar dificuldades financeiras emergenciais".

Os recursos, destinados às cidades que recebem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), deverão ser aplicados, preferencialmente, nas áreas de saúde e educação.

Votação do projeto
Mais cedo, nesta sexta, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), comemorou o envio do projeto e, pelo Twitter, disse que pretende levar a proposta ao plenário do Congresso Nacional ainda este mês.

"Conforme me comprometi com os prefeitos, o projeto será votado no próximo dia 20 em sessão do Congresso Nacional", publicou Eunício.

Ajuda aos municípios
Em dezembro do ano passado, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que governo resolveu editar a MP para atender ao compromisso de Temer de ajudar os municípios.

Dyogo explicou, à época, que o pagamento seria feito assim que o projeto de lei sobre o assunto fosse aprovado pelo Congresso Nacional.

"Terá de ter fontes. Terá de ter algum remanejamento de despesas dentro do orçamento, para não ter problema com a meta fiscal. Não há nenhuma possibilidade de isso ser feito sem reduzir despesa de outra área. Não há nenhum prejuízo ou impacto em termos de meta fiscal", afirmou o ministro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acusado da morte de adversário político, ex-prefeito de Piên deixa a prisão

Ex-prefeito foi preso ao tentar se esconder dos policiais, no forro de casa, em janeiro de 2017 (Foto: Reprodução/RPC)

O ex-prefeito de Piên Gilberto Dranka, que teve a liberdade provisória concedida pela Justiça, deixou a prisão na tarde desta sexta-feira (9).

Ele estava detido desde janeiro de 2017 e é acusado de envolvimento na morte do prefeito eleito da cidade, Loir Drêvek.

Dranka estava detido na Casa de Custódia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e foi encaminhado para a central de monitoramento para colocar uma tornozeleira eletrônica. Ele será monitorado 24 horas por dia pelo equipamento.

A decisão que determinou a liberdade do ex-prefeito ocorreu após o julgamento de um pedido de relaxamento de prisão feito pelos advogados Dranka e do ex-presidente da Câmara Leonides Mahs, que também teve a liberdade provisória concedida e já deixou a prisão. Os dois são réus no processo.

Os advogados também solicitaram o anulamento do júri popular. A Justiça decidiu manter, mas ainda não tem data definida.

Escondido no forro de casa
Dranka foi encontrado pela polícia escondido no forro da casa em 31 de janeiro, em uma operação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), tentando evitar a prisão.

Além de Gilberto Dranka e Leonides Maahs, o empresário Orvandir Pedrini e Amilton Padilha, também são réus no processo por crimes como associação criminosa e homicídio qualificado. Orvandir e Amilton permanecem presos.

A denúncia do Ministério Público foi aceita pelo juiz Rodrigo Morillos, da Vara Criminal de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba.

Entenda como ocorreu o crime
De acordo com as investigações, os quatro tramaram a morte do prefeito eleito de Piên Loir Dreveck (PMDB), que assumiria em 2017. Ele teria anunciado mudanças na prefeitura logo que assumisse o mandato. Segundo a polícia, essa decisão contrariou interesses do grupo do ex-prefeito Gilberto Dranka.

Loir Dreveck viajava com a família, em dezembro de 2016, quando foi surpreendido por um motoqueiro e levou um tiro na cabeça. Ele morreu três dias depois, no hospital.

Na denúncia, os promotores afirmam que Dranka e Maahs foram os autores intelectuais, porque decidiram matar Dreveck.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF pede à Justiça que Geddel seja condenado a 7 anos de prisão por obstrução de Justiça

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) enviou à Justiça nesta sexta-feira (9) as alegações finais em uma ação na qual o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) é réu por obstrução de Justiça.

No documento, os procuradores pedem que Geddel seja condenado a sete anos de prisão por ter tentado impedir a celebração de um acordo de delação premiada do operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro.

Funaro é apontado como parceiro do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em vários esquemas de propina, inclusive na Caixa Econômica – o ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição financeira entre 2011 e 2013, no governo Dilma Rousseff.

Ao solicitar a condenação de Geddel, os procuradores argumentam que ele tentou atrapalhar investigações das operações Sépsis e Cui Bono.

Os procuradores apontam que, em um mês e meio, entre maio e julho deste ano, Geddel fez 17 ligações para a mulher de Funaro, Raquel Pita, a fim de sondar se ele faria um acordo de delação premiada.

Para o Ministério Público, os contatos de Geddel com Pita tinham como objetivo intimidar o casal, em razão do poder político de Geddel. Ainda segundo o MPF, antes da prisão de Funaro, o ex-ministro jamais havia tido contato com Raquel Pita.

"Dessa forma, era incutida em Lúcio Funaro a apreensão e o temor por represálias, para que não colaborasse espontaneamente com as investigações, causando, portanto, embaraço a investigação de crimes praticados por organização criminosa no âmbito da CEF (Operações Sépsis e Cui Bono)", afirmaram os procuradores nas alegações finais.

Ao solicitar a condenação e a pena de sete anos de reclusão, o MPF afirma ter levado em consideração a posição de Geddel à época dos fatos narrados – o peemedebista era ministro do governo Michel Temer.

"Sua conduta foi extremamente reprovável em comparação com qualquer outro agente em crimes que tem relação com o poder público. O acusado, como ministro de Estado, praticou crime em nome da cúpula política que atuava no próprio governo federal, traindo a confiança do povo brasileiro e ofendendo, por consequência, os titulares do poder soberano que devem ser respeitados no sistema democrático do país", explicaram os procuradores.

O que diz Geddel
À época da denúncia, apresentada em agosto de 2017, o advogado de Geddel, Gamil Föppel, criticou a denúncia, classificando-a de "inepta", "imprestável" e uma "coleção invulgar de erros jurídicos".

Em manifestação enviada à Justiça no decorrer do processo, a defesa do ex-ministro também apontou a "inépcia" da denúncia, a falta de provas e questionou a idoneidade de Lúcio Funaro como delator.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo descarta conceder subsídios para reduzir preço do gás

Após receber sugestões da área técnica do governo de conceder um subsídio para diminuir o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda, o presidente Michel Temer descartou a medida neste momento.

Temer pretende anunciar, até março, medidas para reduzir o peso do produto no orçamento familiar. Segundo o presidente, “a solução não é fácil” e o caminho não será a concessão de subsídios.

A área técnica chegou a avaliar duas saídas: uma seria a concessão de um subsídio para diminuir o preço do botijão de 13 kg. A outra, conceder uma verba específica no cartão do Bolsa Família para aquisição do produto.

Essas alternativas, porém, esbarram em problemas técnicos e jurídicos e não tiveram o sinal verde do Palácio do Planalto.

Segundo assessores presidenciais, Temer pediu à sua equipe uma medida para beneficiar apenas as famílias de baixa renda. Por isso, está descartada a adoção de um mecanismo que promova uma redução linear do preço do produto. Mesmo porque, destacam assessores, o governo não quer intervir no livre mercado do produto.

No caso do subsídio, a proposta era criar um fundo a partir de recursos gerados pela arrecadação de impostos sobre gasolina e diesel para reduzir o preço do botijão de gás de cozinha. Esse produto é o mais adquirido por famílias de baixa renda. Os outros tipos não teriam esse benefício, como cilindros de gás.

Para que a medida seja realmente destinada apenas a famílias em situação de maior fragilidade econômica, a equipe de Temer chegou a sugerir também ao presidente que fosse incluído, no valor do benefício do Bolsa Família, uma verba para aquisição do gás de cozinha. Essa medida segue em estudo, mas não há nada definido por enquanto.

Nesta sexta-feira (09), o presidente disse que o governo está estudando uma “fórmula de reduzir” o preço do gás de cozinha, porque “os mais pobres” o aumento no preço do produto “tem um efeito grande”. Ele afirmou que a decisão sairá “logo”.

Em 2017, o gás de cozinha registrou a maior alta desde 2002. Em dezembro do ano passado, o valor do botijão chegou a R$ 66,53, alta de 16,39% em relação a 2016, já descontada a inflação. Em 2002, o aumento havia sido de 34%.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF não vê prova contra Temer e deve pedir arquivamento de inquérito dos portos, diz Segovia

O diretor-geral da PF, Fernando Segovia, e o presidente Michel Temer, em imagem de novembro de 2017 (Foto: Marcos Corrêa/PR)O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, afirmou nesta sexta-feira (9), em entrevista à agência Reuters, que a tendência é que a corporação recomende o arquivamento da investigação contra o presidente Michel Temer no chamado inquérito dos portos.

Segundo o chefe da PF, até o momento, as investigações não comprovaram que houve pagamento de propina por parte de representantes da empresa Rodrimar, que opera áreas do porto de Santos (SP), para a edição do decreto que prorrogava contratos de concessão e arrendamento portuários, assinado por Temer em maio do ano passado.

(A TV Globo confirmou o teor das informações apuradas pela agência Reuters. A investigação da Polícia Federal é uma etapa do processo, não a definitiva. As investigações da PF serão enviadas ao Supremo Tribunal Federal e remetidas à Procuradoria Geral da República.)

Essa é a única apuração formal contra o presidente ainda em curso perante o Supremo Tribunal Federal (STF), requerida ainda pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Segovia disse à Reuters nesta sexta-feira que, nas apurações feitas, não há quaisquer indícios de que o decreto editado pelo presidente beneficiou a Rodrimar. Ele destacou que a empresa não era atingida pelo decreto, que mudou regras de concessão posteriores a 1993, o que não seria o caso dela.

"O que a gente vê é que o próprio decreto em tese não ajudou a empresa. Em tese se houve corrupção ou ato de corrupção não se tem notícia do benefício. O benefício não existiu. Não se fala e não se tem notícia ainda de dinheiro de corrupção, qual foi a ordem monetária, se é que houve, até agora não apareceu absolutamente nada que desse base de ter uma corrupção", disse Segovia.

O diretor-geral da PF também afirmou que a "principal prova obtida no inquérito", a interceptação de uma conversa entre o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor especial de Temer, e o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, não mostra concordância de Temer com o suposto benefício.

Segundo ele, o próprio Gustavo Rocha fala no diálogo que não há como fazer ou mudar a questão do decreto e que o próprio presidente não aceitou a mudança que poderia beneficiar a empresa.

"Então, assim, os indícios são muito frágeis, na realidade, de que haja ou que houve algum tipo de influência realmente, porque em tese o decreto não foi feito para beneficiar aquela empresa", disse Segovia.

A suspeita era que o presidente teria recebido propina, por intermédio de Rocha Loures, para favorecer a Rodrimar. Tanto o ex-assessor especial quanto Temer já prestaram depoimento no inquérito e negaram irregularidades. O presidente se manifestou por escrito.

Rocha Loures chegou a ser preso depois que foi filmado pela PF saindo de um restaurante com uma mala de dinheiro pago por um executivo da processadora de carnes JBS no âmbito de uma outra investigação. Foi posteriormente solto e agora é monitorado com uso de tornozeleira eletrônica. Ele é réu acusado de corrupção no caso envolvendo a mala de dinheiro.

Para Segovia, que assumiu o posto em novembro do ano passado, durante o governo Temer, a empresa não se beneficiou diretamente porque o decreto não atingiu o contrato da Rodrimar, ou seja, o "objeto em tese da corrupção não foi atingido". "Então ficou muito difícil de ter uma linha de investigação numa corrupção que em tese não ocorreu", reforçou.

O chefe da PF afirmou que outros depoimentos colhidos na instrução do inquérito também não conseguiram comprovar o cometimento de crime pelos investigados.

"No final a gente pode até concluir que não houve crime. Porque ali, em tese, o que a gente tem visto, nos depoimentos as pessoas têm reiteradamente confirmado que não houve nenhum tipo de corrupção, não há indícios de realmente de qualquer tipo de recurso ou dinheiro envolvidos. Há muitas conversas e poucas afirmações que levem realmente a que haja um crime", disse.

Segundo ele, ainda há algumas diligências a serem feitas, mas ele avalia que em no máximo três meses a apuração será concluída.

O diretor-geral disse que, durante a instrução do inquérito, também foram requisitadas informações de outra investigação arquivada contra o presidente sobre suposto crime cometido por Temer em um suposto esquema de cobrança de propina de empresas detentoras de contratos no porto de Santos, em São Paulo. A intenção seria saber se haveria ligação da apuração antiga com a atual, uma vez que Temer era líder da bancada do MDB e poderia ter atuado na indicação de uma das pessoas envolvidas em delitos.

Segovia, entretanto, disse que o envolvimento de Temer se deu a partir de uma citação em uma audiência de uma pensão alimentícia da esposa de um ex-diretor da Cia Docas, e isso "caiu por terra" duas vezes, arquivada pelo Supremo, destacando ainda que a indicação da pessoa teria sido feita por "várias lideranças políticas", não apenas por Temer.

"Então o inquérito (arquivado) na verdade não se demonstra aproveitável para qualquer tipo de questionamento. Até porque o que está sendo apurado e que o Supremo está investigando e tem autorização é justamente a questão da corrupção na construção desse decreto", argumentou.

Em respostas a perguntas formuladas pela PF no inquérito, Temer disse em janeiro que "depositava confiança" em Rocha Loures quando ele exercia o cargo de assessor especial da Presidência, mas destacou que nunca pediu-lhe para receber recursos ilícitos em seu nome.

Afirmou ainda que a Rodrimar não foi beneficiada com a edição dos decretos e que o assunto foi tratado no âmbito de uma comissão do Ministério dos Transportes.

O diretor-geral da PF, Fernando Segovia, e o presidente Michel Temer durante evento em novembro de 2017 (Foto: Marcos Corrêa/PR)
O diretor-geral da PF, Fernando Segovia, e o presidente Michel Temer durante evento em novembro de 2017 (Foto: Marcos Corrêa/PR)

'Muito aberto'
Segovia criticou a forma de investigação instaurada por Janot contra Temer. Formalmente, a apuração é por corrupção passiva e tráfico de influência. O diretor-geral afirma que o ex-chefe do Ministério Público Federal "deixou o troço muito aberto porque tem um espectro muito maior para ver se pega alguma coisa".

"É para ver se cata alguma coisa, corrupção, tráfico de influência... vai que cai em alguma coisa?", questionou. "Aí você enquadra depois", completou.

Questionado se o inquérito está próximo de ser concluído, o chefe da PF afirmou que o delegado responsável pelo caso, Cleyber Malta Lopes, está voltando de um curso no exterior e devem conversar.

"Mas eu acredito que não dure muito mais tempo, não tem muitas diligências mais a serem feitas. Acredito que em um curto espaço de tempo deve ter a conclusão dessas investigações", disse.

Para o chefe da PF, há a necessidade de tirar o caso a limpo, por isso é preciso se aprofundar na investigação, buscar provas em todos os lugares porque "quando a gente concluir a investigação e não houver realmente o fato a gente possa afirmar, 'olha não houve crime, não houve o fato'".

Perguntado se a apuração exaustiva tem por objetivo evitar questionamentos da imprensa, ele concordou. "Estamos fazendo nosso trabalho, que é a investigação criminal. Então tudo que for indício que possa reportar uma possibilidade que ache uma prova que sustente esse tipo de acusação a gente vai ter que checar. É muito mais uma checagem de tudo que a gente tem para que no final não dê um veredicto ‘olha checamos tudo e não tem nada’. 'Ah, mas vocês checaram tudo mesmo?'. Sim, foi tudo verificado", concluiu.

Caberá à atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decidir se eventualmente aceita a recomendação da PF e, se não houver alguma reviravolta, pedir ao Supremo o arquivamento da apuração, requerer novas diligências ou ainda, apesar da instrução feita pela PF, oferecer denúncia contra o presidente.

Raquel Dodge -que é a responsável por conduzir as apurações contra autoridades com foro privilegiado no STF- não é obrigada a seguir a sugestão feita pela PF.

Fonte: G1
Leia Mais ››