domingo, abril 18, 2021

Grupos de torcedores de ABC e América-RN provocam tumulto em Natal

Grupos de torcedores de América-RN e ABC entraram em confronto no fim da manhã deste domingo (19), na região da Arena das Dunas, onde as duas equipes se enfrentam às 16h pelo Campeonato Potiguar. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o tumulto provocado pelos vândalos no bairro de Potilândia e na BR-101, próximo ao Viaduto do Quarto Centenário.


A Polícia Militar foi acionada e várias viaturas fizeram ronda pela região. Oito homens foram detidos e levados à delegacia de plantão.


Fazendo upload: 1841023 de 1841023 bytes.
Torcedores são detidos na BR-101, em Natal — Foto: Reprodução


Durante a confusão, os homens atiraram pedras e rojões e utilizaram vários carros para fuga. Nas ruas de Potilândia, os moradores relataram que foram ouvidos disparos de armas de fogo. Na BR-101, muitos veículos precisaram seguir na contramão para não passar pelo confronto.


A PM informou que vai manter a vigilância nas ruas da cidade para evitar novos embates entre estes grupos de "vândalos travestidos de torcedores", conforme frisou o comandante-geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Parte de telhado da Maternidade Escola Januário Cicco desaba em Natal

Uma parte do telhado da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, caiu na manhã deste domingo (18), após a forte chuva registrada na capital potiguar. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido e nenhum veículo foi danificado.


Parte do teto da Maternidade Escola Januário Cicco cai; ninguém fica ferido — Foto: Cedida


A parte que desabou fica na área externa, na fachada do prédio. Os destroços caíram na sacada da unidade hospitalar que é vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN) e à Rede Ebserh.


Em nota, a maternidade informou que "foi feita uma revisão de cobertura recente na instituição. Tendo em vista que o ocorrido não ocasionou maiores problemas estruturais, a Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH) da MEJC realizará um estudo mais aprofundado na manhã desta segunda-feira (19)".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Incêndios aumentam 128% no primeiro trimestre de 2021 no RN, diz Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte registrou 744 atendimentos de ocorrências de incêndios em todo o estado, entre janeiro e março de 2021. De acordo com a corporação, o número representa um aumento de 128% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram contabilizadas 326 ocorrências.


Bombeiro combate incêndio no Rio Grande do Norte — Foto: Pedro Vitorino/Divulgação/Corpo de Bombeiros


Os dados foram levantados pela corporação por meio dos Relatórios Mensais de Atividades (RMA) das unidades e divulgados pela Diretoria de Engenharia e Operações do CBMRN na quinta-feira (15).


“A nossa tropa vem trabalhando incansavelmente nessas ocorrências, cada vez mais, para atender o maior número de pessoas, garantindo a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro Júnior.


Entre os números do primeiro trimestre de 2021, a corporação destacou ocorrências de incêndios florestais. Foram 358 atendimentos na Região Metropolitana de Natal e 175 atendimentos provenientes das unidades de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.


No ano passado, a corporação lançou a operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), que intensificou ações contra incêndios florestais com o investimento do Governo do RN em equipamentos de proteção individual e viaturas operacionais de combate a incêndio.


Veja alguns casos

No início do ano, um incêndio florestal que durou mais de cinco dias matou animais na região de Apodi, no Oeste potiguar.

Na própria noite de virada de ano, um incêndio que durou mais de 15 horas destruiu o depósito de uma fábrica de sabão em Mossoró.

Ainda em janeiro, uma idosa de 83 anos morreu em um incêndio em uma casa na Zona Norte de Natal. Segundo a corporação, a suspeita era de que o fogo começou no quarto da mulher, que era cadeirante.

Em fevereiro, bombeiros e guardas municipais controlaram um princípio de incêndio florestal no Parque da Cidade, em Natal - uma área de preservação ambiental.

Uma área de mata em um terreno privado também foi atingida por um incêndio em Capim Macio.

Ainda em fevereiro, uma casa ficou praticamente toda destruída, após ser consumida pelas chamas em Parnamirim, na região metropolitana.

Em março, um apartamento no 11º andar de um prédio da capital foi atingido por um incêndio. Ninguém ficou ferido.


Fonte: G1

Leia Mais ››

UFRN inicia matrícula de aprovados no Sisu 2021 nesta segunda-feira (19)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia na próxima segunda-feira (19) o cadastro e a matrícula dos candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Reitoria Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Cícero Oliveira


A primeira chamada será para 6.939 estudantes aprovados dentro do número de vagas. Eles devem enviar a documentação exigida pela UFRN entre os dias 19 e 20 de abril, exclusivamente pela internet (clique AQUI). Caso haja necessidade de retificação ou complementação, elas serão realizadas no dia 22 de abril, também através do mesmo site.


Esse será o primeiro ano de cadastro e matrícula 100% remotos, em virtude da pandemia da Covid-19. A lista de documentos necessários consta no edital de cadastramento e matrícula, disponível no site www.sisu.ufrn.br.


Neste ano, será implantado pela primeira vez o processo de heteroidentificação, ao qual serão submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos. O procedimento será realizado por meio do envio de um vídeo individual, que será analisado por uma banca composta por três membros.


Já os candidatos que desejam preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência devem encaminhar exames e laudos comprobatórios, que serão analisados pela banca de validação de caráter multidisciplinar.



Os convocados dentro das vagas serão automaticamente matriculados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).Já os que não enviarem a documentação correta serão eliminados do processo seletivo e não serão incluídos em nova convocação.


A UFRN reforça que pedidos de cadastramento em prazos, horários e locais diferentes dos indicados no edital não serão aceitos.


Vagas

A UFRN oferta 7.106 vagas para 119 cursos de graduação nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Do total de vagas, 4.822 são para o primeiro semestre, que terá início em 7 de junho. As outras 2.284 vagas são para o segundo semestre, cujas aulas começam no dia 18 de outubro.


As vagas eventualmente não ocupadas na primeira chamada serão preenchidas em uma segunda chamada, sendo considerada a lista de espera disponibilizada pelo Sisu 2021. Para compor essa lista, os candidatos devem manifestar interesse no portal do Sisu em prazo estabelecido em cronograma do Ministério da Educação (MEC).


A convocação da segunda chamada na UFRN está prevista para o dia 3 de maio de 2021. Já o cadastro e a matrícula estão programadas para os dias 5 e 6 de maio, com retificação no dia 10.


Outras dúvidas sobre o processo de matrícula podem ser esclarecidas no edital ou exclusivamente pelo e-mail sisu@ufrn.br.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Idosa de 100 anos vence a Covid-19 e tem alta após 11 dias internada: 'Pronta pro aniversário de 101'

Prestes a celebrar 101 anos de idade, dona Beatriz de Lima tem mais um motivo para comemorar: venceu a Covid-19 e teve alta após 11 dias internada. "Estou pronta pro aniversário de 101, mas esse ano não vai ter festa por causa dessa doença", disse. A idosa completa 101 anos em 7 de maio.


Idosa de 100 anos vence a Covid-19 e tem alta após 11 dias internada — Foto: Arquivo pessoal


Cardiopata, dona Beatriz passou por três hospitais no período de internação e foi acompanhada de parto pelos netos e filhos. "Foram dias muitos difíceis porque é muito angustiante ter um familiar internado com essa doença. Mas minha avó é forte e venceu a Covid", conta a neta Eivânia Ferreira de Lima, de 45 anos.


Dona Beatriz foi internada em 30 de março no Hospital Dr. Percílio Alves, em Ceará-Mirim. O único sintoma era uma cansaço mesmo sem fazer qualquer esforço físico. No dia 5 de abril ela foi transferida para o Hospital de João Câmara, mas sem melhora do quadro foi levada para o Hospital João Machado, em Natal, no dia 8.


A unidade hospitalar é referência em assistência psiquiátrica em todo o Rio Grande do Norte e desde abril de 2020 vem atuando no combate à pandemia da Covid-19. Atualmente, a unidade hospitalar conta com 45 leitos de UTI e 15 leitos clínicos exclusivos para tratamento da doença.



"Nesse período a gente viu muitos pacientes mais jovens que ela em situação difícil por causa da doença. Apesar de ser cardiopata e ter 100 anos de idade, minha avó não teve a forma grave da Covid. O principal sintoma dela foi o cansaço na respiração", conta Eivânia. No dia 11 Dona Beatriz teve alta do hospital.


Dona Beatriz mora sozinha em Ceará-Mirim, mas após a alta hospitalar foi para a casa de uma das filha. "Ela está ansiosa pra voltar pra casa dela. Disse que quer varrer o terreiro e cuidar da casa. Ela é completamente lúcida, ativa e muito animada, mas por enquanto vai ficar na casa da filha sendo cuidada por ela", conta a neta Fabiana de Lima, de 36 anos, conhecida como Fabiana Grafitheira.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 1 mil mortes por Covid-19 em menos de um mês

O Rio Grande do Norte teve 1 mil mortes confirmadas por Covid-19 em um período menor que um mês. Nesta quinta-feira (15), o estado chegou aos 5 mil óbitos pela doença desde o início da pandemia e apenas 29 dias depois de atingir as 4 mil mortes, no dia 17 de março.


Enterro por Covid-19 — Foto: ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


O levantamento foi feito pelo G1, com base nos dados dos boletins epidemiológicos da doença.


Uma dessas 1 mil vítimas nestes 29 dias foi o jornalista Francileno Góis, de 50 anos, que não resistiu às complicações da Covid-19 e morreu no município de Pau dos Ferros, na região Alto Oeste do estado, depois de 10 dias internado.


Esse é o menor intervalo de tempo para a confirmação de mil mortes no estado nesses 14 meses de pandemia. Anteriormente, o menor período havia sido de 43 dias, quando o estado pulou das primeiras 1 mil mortes registradas, em 30 de junho, para as 2 mil, em 11 de agosto.


"Hoje o que nós temos é uma previsão para abril que continue tendo essas 20, 25 pessoas (vítimas da Covid-19) todos os dias. Nós temos aí uma quinzena dura em abril, se o sistema continuar do mesmo jeito", explicou o professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Dias do Nascimento.



O maior espaçamento registrado aconteceu entre 11 de agosto e 3 de janeiro, quando se passaram 187 dias para o estado avançar de 2 mil para 3 mil mortes.


Depois disso, o ritmo de contaminação aumentou, segundo os especialistas, além do aparecimento de duas variantes do coronavírus no estado. Com mais casos sendo confirmados, subiram também os casos graves, que levam à morte.


Em todo o ano de 2020, o Rio Grande do Norte confirmou 2.993 mortes. Apenas de janeiro ao dia 15 de abril de 2021, pouco mais de quatro meses, já foram 2.026 mortes. O último mês de março fechou como mês mais letal de toda a pandemia, totalizando 922 óbitos.


Além das mortes confirmadas, o boletim epidemiológico mais recente informou que há outras 1.007 mortes ainda em investigação para saber se ocorreram ou não por Covid-19. Essas mortes são analisadas pelas vigilâncias sanitárias do estado e dos municípios. Algumas delas dependem do apoio do Laboratório Central de Saúde Pública do RN(Lacen-RN), que atualmente está sobrecarregado.


"O alerta que fica aqui é que se continuarmos com o mesmo tipo de decreto, de vida que todos estão levando, sem vacina, essa vai ser a cadência pros próximos 15 dias", explicou o professor José Dias do Nascimento.



O estado está com ocupação maior que 90% desde o dia 1 de março nos leitos de UTI, segundo o Regula RN. Nesta quinta-feira, 63 pacientes que necessitam de internação aguardavam um leito de UTI na fila de espera (entenda aqui por que há pacientes na fila mesmo sem a taxa de ocupação atingir os 100%).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Jorge Aragão recebe alta no Rio depois de passar por cateterismo

Jorge Aragão, de 72 anos, já está em casa. O cantor recebeu alta neste domingo (18) depois de se recuperar de um cateterismo. O cantor sentiu-se mal na quinta-feira (15), teve que passar pelo procedimento médico no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul da cidade.


Jorge Aragão: cantor já teve alta — Foto: Reprodução/Redes sociais


A intervenção foi bem-sucedida e Jorge ficou no hospital em observação até a alta neste domingo. A informação foi confirmada pela assessoria do cantor, que não disse quando ele deve retomar sua agenda de compromissos.


Susto


Jorge Aragão já foi internado outras vezes por causa de problemas no coração. Em 2007, ele passou mal quando voltava de um show e foi levado para um hospital em Volta Redonda, na região Sul Fluminense com quadro de hipertensão e dores no peito.


Em 2013, foi submetido a um cateterismo. Em 2014, Aragão passou 13 dias internado após sofrer um infarto. O sambista possui 22 stents no coração. Em 2020, Jorge Aragão foi diagnosticado com Covid e ficou duas semanas internado para tratar a doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Apenas 15% conseguem emprego na área em até 3 meses após formatura, diz pesquisa



Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que apenas 14,87% dos recém-formados que pegaram o diploma em 2019 e 2020 conseguiram vagas nas suas áreas de formação após três meses da formatura.


Em relação ao último levantamento, feito em 2019 com formados entre 2014 e 2018, houve uma redução de 45% na quantidade de pessoas que se colocaram no mercado de trabalho para o qual se formaram em até um trimestre depois da formatura. Há dois anos, 27,02% dos entrevistados afirmaram ter conseguido emprego em suas áreas de formação em menos de três meses.


Dos entrevistados, 52,12% afirmaram não estar trabalhando - 27,85% estão desempregados há mais de um ano. Dos 43,05% já inseridos no mercado, apenas 19,93% estão executando atividades relacionadas às suas profissões.


O estudo teve a participação de 8.465 brasileiros de todos os estados do país e Distrito Federal.


Graduados trabalham em funções de menor escolaridade

O levantamento mostra que, com a escassez de vagas, os profissionais com nível superior de escolaridade acabam aceitando trabalhar em funções que exigem nível fundamental e médio.


De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos ficou em 29,8% no último trimestre de 2020, mais que o dobro da taxa média nacional, de 13,9%.



Entre os exemplos apontados na pesquisa estão administradores atuando como operadores de caixa e cozinheiros, e pedagogos exercendo funções de faxineiros ou acompanhantes de idosos.


Há ainda contadores e advogados trabalhando como frentistas, designers de games como auxiliares de crédito imobiliário, enfermeiros como cabeleireiros, formados em letras na função de porteiro, nutricionistas trabalhando como babás ou manicures, engenheiro elétrico atuando como motorista de aplicativo e engenheiro mecânico que trabalha na função de motoboy.


Para quem tem mais de uma graduação, a situação também pode ser difícil. “Isso mostra como antes mesmo do coronavírus as organizações já enfrentavam certas dificuldades. Entretanto, depois da chegada da crise sanitária, a realidade ficou ainda mais desafiadora, principalmente para o público mais novo”, diz Seme Arone Junior, presidente do Nube.


Segundo Arone Junior, o jovem, ao concluir cursos como direito, psicologia, fisioterapia ou biologia, sonha em exercer funções na sua área de graduação. Por falta de chances, ele acaba buscando diferentes ocupações, mas ainda almeja uma possibilidade dentro do seu ramo.


“Isso não é demérito algum. Seja como frentista, jardineiro ou faxineiro, certamente esse indivíduo fará o seu melhor. Contudo, o principal caminho para transformar o Brasil em uma nação altamente desenvolvida é por meio da educação e da capacitação. Portanto, é preciso criar mecanismos para aproveitar todos esses talentos com mão de obra qualificada. Não podemos deixar de lado esse conhecimento. Só assim poderemos mudar a realidade do nosso país", afirma.

Empresas exigem demais, dizem candidatos


Embora 60,81% dos participantes tenham estagiado durante a faculdade, 65,71% relataram como a maior dificuldade para serem aprovados para uma vaga o fato de as empresas exigirem experiências que os candidatos não possuem.


O estudo mostra ainda que apenas 2,82% dos entrevistados conseguiram vagas de trainee. E 11,11% já desistiram de procurar empregos por conta da pandemia.


“O estágio é uma excelente fonte de capacitação. Entretanto, com a economia incerta, as companhias demandam cada vez mais habilidades dos seus colaboradores, não apenas as técnicas oferecidas em sala de aula. É preciso também fazer cursos extracurriculares, construir um bom networking e aproveitar todas as chances para aprender sobre sua carreira”, orienta o presidente do Nube.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Suspeito de matar delegado em Jataúba é morto a tiros dentro de ambulância do Samu, em Caruaru

O suspeito de matar o delegado Anderson Liberato em Jataúba foi morto a tiros na noite deste sábado (17) dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.


Ambulância que levava suspeito de matar delegado — Foto: TV Asa Branca/Reprodução


Segundo a Polícia Civil, o suspeito, de 43 anos, foi baleado após atirar contra o delegado enquanto estava sendo socorrido para o o Hospital Regional do Agreste (HRA), que fica em Caruaru.


Delegado é morto a tiros durante cumprimento de mandado de prisão em Jataúba


O coordenador do Samu Regional, Pedro Henrique Gonçalves, informou que a ambulância foi abordada por homens armados em um veículo perto de uma área conhecida como Juriti. A equipe médica nada sofreu.



A Polícia Civil de Pernambuco informou que equipe da DEAH (Divisão Especializada de Apuração de Homicídios) foi designada para apurar o caso. 


Imóvel em frente ao qual o delegado Anderson Liberato foi baleado na manhã de sábado (17). — Foto: Franklin Portugal/TV Asa Branca


Delegado foi morto ao cumprir mandados de prisão

O delegado Anderson Liberato foi morto a tiros na manhã do sábado (17), ao cumprir mandados de prisão contra um casal suspeito de homicídio. Um dos alvos era o suspeito de atirar contra o delegado, segundo a Polícia Civil.


A médica Solange Ferreira de Almeida, que atendeu Anderson na Unidade Mista Ana Argemira Correia, em Jataúba, disse que o delegado levou 3 tiros.


Liberato era titular da Delegacia de Polícia Civil de Brejo da Madre de Deus. Ele tinha 32 anos e ingressou na corporação em 29 de janeiro de 2018.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Servidores voltam a denunciar falta de doses em frascos de vacina contra Covid-19 em nova remessa enviada a Goiânia

    

Durante retomada da aplicação de primeiras doses de vacinas contra Covid-19 em Goiânia, servidores da Saúde notaram novamente frascos de CoronaVac com menos de dez doses, que é o padrão descrito no rótulo. Em Goiás, a primeira denúncia desse problema foi feita em reunião com o governo estadual e os gestores locais foram orientados a notificar o Ministério da Saúde (MS). Outros estados também relataram situações similares.


Neste sábado (17), a técnica em enfermagem Antônia Bastos Silva estava trabalhando na aplicação das vacinas quando notou o problema em um dos frascos.


“Foram aspiradas nove doses. Sobrou um restante aqui, mas não vai dar as dez. A gente faz o controle com a seringas e anotações”, contou.


Vacinação em Goiânia contra Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


A questão foi levantada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems) inicialmente no último dia 8 de abril. Na ocasião, a presidente do órgão, Verônica Savantim, disse que recebeu relatos de frascos com nove, oito e até sete doses ao invés de dez. Até esta data, Goiânia já havia contabilizado mais de 4 mil doses "perdidas".


Após essas denúncias, o Instituto Butantan anunciou que iria revisar a bula da vacina CoronaVac, mas que o uso de seringas e agulhas não recomendadas potencializa a perda do imunizante.


Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim detalhou que o problema foi notado principalmente nos lotes de imunizantes que chegaram recentemente, mas que os profissionais e os equipamentos usados são os mesmos desde o início da campanha de vacinação.


“Mesmo usando as mesmas seringas e praticamente as mesmas equipes, nesse período, principalmente nas últimas remessas, houve maior relato de menor número de doses por frasco. O MS pontuou que vai ser feita uma inspeção junto à Anvisa. Já tem data agendada para que isso seja verificado”, detalhou.


Produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, CoronaVac — Foto: Instituto Butantan/Divulgação


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) explicou que, “ao longo dos últimos dias, o estado foi informado por diversas cidades sobre frascos com menos doses”. No entanto, a pasta não especifica quantos municípios relataram esse problema.



A SES disse ainda que as queixas foram repassadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao MS.


Menos doses pelo Brasil

Além das denúncias de cidades goianas, o problema também foi relatado em municípios de outros estados e regiões.


Salvador informou que recebeu cerca de 21.400 frascos da vacina Coronavac com rendimento inferior ao descrito no rótulo. No Paraná, pelo menos sete prefeituras identificaram a mesma situação. A questão também foi registrada em algumas cidades do Tocantins.


Vacina contra Covid-19 em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Por meio de nota, o MS informou que “orienta que estados e municípios registrem no formulário técnico quando não for possível aspirar o total de doses declaradas nos rótulos das vacinas” e que a Anvisa está investigando as denúncias.


Em posicionamento enviado ao G1 na última terça-feira (13), a Anvisa havia explicado que os relatos estão sendo apurados e que “todas as hipóteses estão sendo avaliadas para que se verifique a origem do problema e não haja prejuízos à vacinação em curso no país”.


Ainda conforme o comunicado, não é possível “antecipar outros detalhes com a investigação ainda em curso”.


Fazendo upload: 533393 de 533393 bytes.
Vacinação contra Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Vacinação em Goiás

Goiás recebeu 1.557.880 doses de vacinas para imunizar os grupos prioritários contra a Covid-19, sendo 1.222.430 da CoronaVac e 335.450 da AstraZeneca, até 17 de abril de 2021.


A SES tem registrado que foram aplicadas em Goiás 720.283 primeiras doses e 231.245 reforços até sábado.


Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que já foram atendidos três grupos preconizados pelo Ministério da Saúde com total de 303.674 doses aplicadas. Desse total, 208.973 foram as primeiras aplicações e 94.701 foram os reforços.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 1ª parcela a nascidos em junho; veja calendários

 A Caixa Econômica Federal (CEF) paga neste domingo (18) a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 a beneficiários nascidos em junho e que não fazem parte do Bolsa Família.


Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos começaram na sexta-feira (16) - veja calendário abaixo.


Os pagamentos da primeira parcela do benefício, para todos os públicos, vão até o final de abril.


A ajuda paga neste domingo será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito neste domingo serão liberados no dia 7 de maio (veja nos calendários mais abaixo).


VEJA QUEM RECEBE NESTE DOMINGO:

trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em junho, que receberam o benefício em dezembro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/



Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.



Auxílio Emergencial 2021 Bolsa Família — Foto: Economia G1


BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA


Auxílio Emergencial 2021 - Calendário para trabalhadores fora do Bolsa Família — Foto: Economia G1


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ataques a tiros em 2 estados deixam 6 mortos nos EUA



Dois tiroteios em estados diferentes dos Estados Unidos, Wisconsin e Texas, deixaram ao menos 6 mortos neste domingo (18). Não há relação entre os casos.


Os casos são:


Kenosha (em Wisconsin), com 3 mortos após uma briga de bar

Austin (no Texas), com 3 mortos próximos a um centro comercial

O primeiro aconteceu durante a madrugada em um bar no Condado de Kenosha, em Wisconsin. Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas.


A polícia local informou que um homem atirou nas pessoas que estavam nesse bar depois de ser convidado a deixar o local. O atirador fugiu e ainda não foi localizado.


O segundo tiroteiro aconteceu em Austin, no Texas, próximo a um prédio de escritórios e resultou em três mortes. A polícia de Austin apontou Stephen Broderick, de 41 anos, como autor dos disparos.


Segundo a Reuters, a imprensa local informou que um detetive com o mesmo nome do suspeito foi afastado dos seus serviços ano passado após ser acusado de abuso sexual infantil.


"Temos informações preliminares de que ele possa ser um ex-agente da lei , mas não tenho isso confirmado neste momento", afirmou o chefe de polícia responsável pelo caso, Joseph Chacon, à Reuters.



Em coletiva de imprensa, no início da noite deste domingo, o chefe do Departamento de Polícia de Austin, Joseph Chacon, declarou acreditar se tratar de um incidente doméstico e que todas as vítimas eram conhecidas do suspeito.


De acordo com o policial, há uma criança envolvida na ocorrência, porém ela já está a salvo.


Após intensa procura pelo atirador na região, a polícia liberou os moradores a voltarem a saírem de suas casas, porém mantendo-se atentos. As buscas continuarão e algumas estradas e rodovias permanecerão fechadas.


O FBI, que também participou da coletiva, reforçou se tratar de uma ocorrência local, e não nacional, e que as buscas serão intensas e "agressivas", para evitar que haja mais vítimas. Segundo a organização, 75 agentes estão atuando no caso.


Onda de violência nos EUA

Em um mês, entre 16 de março e 17 de abril, foram registrados sete tiroteios em sete cidades diferentes nos Estados Unidos. Na soma, 41 pessoas foram mortas.


Eleito no fim do ano passado, o presidente americano, Joe Biden, quer restringir o acesso a armas.


Ele anunciou medidas para tentar controlar o que chamou de "epidemia de violência com armas de fogo" no país.


Biden quer dificultar o acesso às "armas fantasmas", que podem ser montadas em casa e não têm número de rastreio.


“A violência com armas de fogo neste país é uma epidemia. E é uma vergonha internacional", afirmou Biden.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Banco Central quer evitar abertura de contas falsas a fim de aumentar segurança do PIX



O Banco Central pretende adicionar "novas funcionalidades" aos dispositivos de tecnologia capazes de bloquear "contas-laranja" do PIX, sistema de transferência de recursos em tempo real, 24 horas por dia.


Nesta semana, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o PIX é seguro, mas ressalvou que é preciso ter certeza de que todas as contas bancárias que estão sendo abertas são legítimas.


Segundo Campos Neto, é preciso atacar o uso de "contas-laranja" abertas com documentos falsos, a fim de tornar o sistema de transferências ainda mais seguro.


"O PIX é um sistema superseguro, mesmo quando se compara com TED e DOC. A gente está desenhando ele para ter mais segurança. Às vezes, se vê notícia de que está tendo sequestro relâmpago com PIX. Vamos lembrar que o PIX, para fazer transferência, precisa de conta cadastrada", declarou Campos Neto, em seminário virtual da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). "Contas-laranja, com documentos falsos, a gente tem de atacar isso", afirmou.


No ano passado, o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, informou que as instituições financeiras poderiam reter transferências e pagamentos feitos por meio do PIX por até uma hora em caso de suspeita de fraude.



Questionado pelo G1, o BC informou que, tendo por base dados do atendimento ao cidadão e do monitoramento do sistema financeiro, não há evidência de aumento de fraudes, crime cibernéticos, financeiros ou contra pessoas após o lançamento do PIX.


"Também não houve aumento de abertura de contas falsas após o PIX. Pelo contrário, segue a tendência de redução percentual de contas abertas com documentação falsa observada nos últimos anos, graças à evolução na tecnologia utilizada na abertura de conta digitais para combater fraudes e do acompanhamento feito pela supervisão do BC junto às instituições reguladas", acrescentou o Banco Central.


A instituição informou, entretanto, que a despeito da segurança do PIX, sempre considera "aperfeiçoamentos que aumentem ainda mais a resiliência do PIX e, para isso, mantém constante diálogo com especialistas de segurança das instituições participantes por meio do GT-Seg, grupo de trabalho temático no âmbito do Fórum PIX".


Em fevereiro, durante a primeira edição da Semana da Segurança Digital da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, com a pandemia do novo coronavírus, criminosos estão aproveitando o maior tempo online das pessoas e o aumento das transações digitais devido ao isolamento social para aplicar golpes financeiros.


Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, diz que o cadastramento das chaves PIX deve ser feito diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras, como o aplicativo bancário, internet banking, agências ou através de contato feito pelo cliente à central de atendimento.


"O consumidor não deve clicar em links recebidos por e-mails, pelo WhatsApp, redes sociais e por mensagens de SMS, que direcionam o usuário a um suposto cadastro da chave do PIX", acrescentou.


Principais golpes

São os seguintes as principais modalidades de golpes identificadas pela Febraban:


Golpe da clonagem do Whatsapp - Segundo a Febraban, criminosos enviam uma mensagem pelo aplicativo fingindo ser de empresas em que a vítima tem cadastro e solicitam o código de segurança, já enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular. A partir daí, os criminosos enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado por transferência via Pix.

Golpe de engenharia social com Whatsapp - Em outra fraude que usa o Whatsapp, informou a Febraban, o criminoso escolhe uma vítima, pega a foto dela em redes sociais, e, de alguma forma, consegue descobrir números de celulares de contatos da pessoa. Com um novo número de celular, manda mensagem para amigos e familiares da vítima, alegando que teve de trocar de número devido a algum problema, como, por exemplo, um assalto. A partir daí, pede uma transferência via PIX, dizendo estar em alguma situação de emergência.

Golpe do falso funcionário de banco e das falsas centrais telefônicas - Nesse golpe, o fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo. O criminoso oferece ajuda para que o cliente cadastre a chave PIX ou ainda diz que o usuário precisa fazer um teste com o sistema de pagamentos instantâneos para regularizar seu cadastro, e o induz a fazer uma transferência bancária. A Febraban lembra que dados pessoais do cliente jamais são solicitados ativamente pelas instituições financeiras, tampouco funcionários de bancos ligam para clientes para fazer testes com o PIX. Na dúvida, a Febraban recomenda sempre procurar o banco para obter esclarecimentos.

Golpe do 'bug' do PIX - Outra ação criminosa que está sendo praticada por quadrilhas e que envolvem o PIX, segundo a Febraban, é o golpe do "bug" (falha que ocorre ao executar algum sistema eletrônico). Nesse caso, mensagens e vídeos disseminados pelas redes sociais por bandidos afirmam que, graças a um "bug" no PIX, é possível ganhar o dobro do valor que foi transferido para chaves aleatórias. Entretanto, ao fazer este processo, o cliente está enviando dinheiro para golpistas. A entidade lembra que canais oficiais do Banco Central já alertaram que não há qualquer "bug" no PIX, e ressalta que o cliente sempre deve desconfiar de mensagens que prometem dinheiro fácil e que chegam pelas redes sociais ou e-mail.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Senador anuncia candidatura alternativa, e CPI da Pandemia terá disputa pela presidência

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou que lançará candidatura à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Com a decisão de Girão, haverá disputa pela presidência, já que o grupo de senadores oposicionistas e "independentes" — que tem maioria na CPI — fechou acordo para apoiar a candidatura de Omar Aziz (PSD-AM).


O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) — Foto: Pedro França/Agência Senado


De acordo com a página do Podemos em uma rede social, a candidatura de Girão é "contra o acordão de cartas marcadas para dominar a CPI da Pandemia".


O senador diz atuar com independência em relação ao governo. Ele foi o autor do requerimento de criação de uma segunda CPI, com o objetivo de investigar governadores e prefeitos, conforme pretendia o presidente Jair Bolsonaro.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu então unificar as investigações em uma mesma comissão e apurar simultaneamente ações e omissões do governo federal (requerimento de Randolfe Rodrigues, da Rede-AP) e a aplicação de verbas federais enviadas a estados e municípios (proposta de Girão).


"Sou candidato a presidente da CPI. Espero que prevaleça a tradição do autor do pedido à frente da comissão. Designarei um relator que investigue com independência e isenção a União assim como verbas federais enviadas a Estados e municípios. É o que a sociedade espera e merece", escreveu Girão em uma rede social.



Além de Aziz na presidência, o acordo firmado pela maioria prevê na vice-presidência Randolfe Rodrigues, autor do requerimento original de criação da CPI, e na relatoria, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).


Segundo o Blog de Gerson Camarotti, a principal preocupação do governo é a escolha para relator de Renan Calheiros, um crítico do presidente Jair Bolsonaro. Para o Palácio do Planalto, se isso acontecer, o governo não terá controle sobre os rumos da comissão, informou o blog.


A eleição que definirá os ocupantes dos postos dirigentes será na primeira sessão da comissão, no dia 22 ou dia 27, conforme informou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).


Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), a ocupação dos postos de presidente, vice-presidente e relator já está “consolidada” porque o grupo ao qual pertence na CPI reúne sete dos 11 titulares da comissão. “Impossível mudar”, afirmou.


Com 73 anos, o parlamentar baiano é o mais velho da CPI e caberá a ele conduzir a reunião de instalação – eleição de presidente e vice – do colegiado.


Atendendo a uma determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) leu na última terça-feira (13) o requerimento de criação da CPI. Na quarta (14), o plenário do STF referendou a decisão de Barroso e, na quinta (15), o presidente do Senado leu os nomes dos integrantes, último passo antes da instalação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Alessandro Vieira fará plano de trabalho da CPI, que deve começar ouvindo ex-ministros



O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) será o responsável por fazer o plano de trabalho da CPI da Pandemia. O acerto foi feito em reunião nesta sexta-feira (16) do "G6" – grupo de seis senadores que integram a comissão e vêm se reunindo informalmente para definir os rumos da CPI.


A informação foi também confirmada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), escolhido para presidir a comissão.


Ao blog, Vieira afirmou que pretende organizar um plano cronológico, que levante ações, erros e omissões desde o início da pandemia.


Os primeiros chamados a depor devem ser os ex-ministros da Saúde, a começar por Luiz Henrique Mandetta – ministro que iniciou o combate à Covid e foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2020.


Nelson Teich, Eduardo Pazuello e o ministro atual, Marcelo Queiroga, também devem ser ouvidos.


O 'G6'

A CPI no Senado é formada por 11 membros titulares e 7 suplentes. Dos titulares, seis passaram a se reunir em conversas informais nos últimos dias para evitar que a comissão perca o foco e seja conduzida pelo governo federal.


Fazem parte do grupo:


Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Eduardo Braga (MDB-AM)

Renan Calheiros (MDB-AL)

Humberto Costa (PT-PE)

Otto Alencar (PSD-BA)


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››

Aras apura uso da Lei de Segurança Nacional por André Mendonça contra críticos do governo Bolsonaro



O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu apuração preliminar para analisar a conduta do advogado-geral da União, André Mendonça, ao acionar a Lei de Segurança Nacional para investigar críticos do presidente Jair Bolsonaro.


A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF). O tribunal foi acionado pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu investigação de Mendonça por suposto crime de responsabilidade e suposto abuso de autoridade.


O chefe da AGU ainda não é formalmente investigado. A PGR abre apuração preliminar para avaliar se os elementos apresentados justificam a abertura de um inquérito formal.


Segundo Aras, “eventual surgimento de indícios razoáveis de possível prática criminosa pelo noticiado [Mendonça] ensejará, pois, a adoção das providências necessárias à persecução penal”.


A atuação de Mendonça questionada se refere a atos tomadas enquanto ainda ocupava o Ministério da Justiça. O ministro determinou à Polícia Federal que instaurasse vários inquéritos, com lastro na Lei de Segurança Nacional, para investigar críticos do governo e do presidente.


A Câmara analisa um projeto que revisa a Lei de Segurança Nacional.


Dados da Polícia Federal divulgados por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, só neste ano, já foram instaurados oito inquéritos com base na Lei de Segurança Nacional.


O levantamento não detalha os fundamentos jurídicos de cada caso, o autor da decisão por abrir os procedimentos ou a situação atual das investigações.


Segundo a PF, só no governo Bolsonaro, já foram instaurados 85 inquéritos para investigar temas relativos à lei. É mais do que o saldo dos 11 anos anteriores (2008-2018), quando foram instalados 81 inquéritos.


Complemento

A Lei de Segurança Nacional é de 1983 – ainda da ditadura militar – e define crimes contra a "ordem política e social".


Um desses crimes é "caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação"


O STF tem atualmente sete processos que questionam o uso da Lei de Segurança Nacional. Em um desses casos, o Ministério da Justiça defendeu o uso da LSN e citou que a norma é usada, inclusive, pelo Supremo.


“Neste norte, diversas autoridades direcionaram à Polícia Federal pleitos de análise o enquadramento de condutas aos tipos penais previstos na LSN – que, relembre-se, goza de constitucionalidade e tem experimentado aproveitamento por diversos atores, inclusive o próprio MPF e o STF, sendo equivocado defender a existência de relação de causa e efeito entre o aproveitamento do diploma e a ofensa a direitos outros, protegidos pela CRFB/88, como o é a liberdade de manifestação", diz o ministério.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cármen Lúcia será relatora de pedido de investigação do ministro Ricardo Salles

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia foi sorteada nesta sexta-feira (16) relatora da notícia-crime apresentada pela Polícia Federal contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.



Como relatora, Cármen Lúcia poderá decidir individualmente se determina a abertura de uma investigação sobre a conduta de Salles ou se manda arquivar o pedido da PF. A ministra também pode levar o tema ao plenário do Supremo.


A magistrada também será relatora de outra notícia-crime apresentada pelo PDT, contra o ministro, por fatos semelhantes aos apontados pela PF. Não há prazo para que Cármen Lúcia tome uma decisão.


Então superintendente da PF no Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva acionou o STF na última quarta (14) para apontar possível atuação de Salles e do senador Telmário Mota (Pros-RR) para atrapalhar investigações ambientais na Amazônia.


A denúncia está relacionada a um suposto beneficiamento de madeireiros ilegais na Amazônia, o que facilita a grilagem de terra na Região Norte.


Fonte: G1

Leia Mais ››

EUA aplicaram primeira dose da vacina contra Covid em mais da metade da população adulta

Os Estados Unidos aplicaram ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19 em quase 130 milhões de pessoas, o que equivale a 50,4% da população acima dos 18 anos no país. Os dados são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), atualizados até este sábado (17).


Fazendo upload: 229250 de 913686 bytes.
Funcionário dos transportes em Nova York (EUA) recebe vacina contra a Covid-19 em 10 de março — Foto: Shannon Stapleton/Arquivo/Reuters


Em números exatos, foram 129.988.985 americanos vacinadas, acima dos 18 anos. Em relação ao total, esse número representa 39,5% da população. Considerando os idosos, grupo mais vulnerável contra o coronavírus, o total vacinado com uma dose chega a 44,3 milhões, 81% daqueles que estão acima dos 65 anos.


O CDC também contabiliza a população completamente vacinada, seja em uma ou duas doses, a depender do imunizante. Até agora, são 84,2 milhões de americanos, o que equivale a 25,4% da população total do país. Considerando apenas quem tem 18 anos ou mais, o percentual sobe para 32,5%.


O público idoso e completamente vacinado é de 36 milhões de americanos, ou 65,9% do total nessa faixa de idade.


Fabricantes

Segundo o CDC, foram distribuídas até este sábado mais de 264 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 no país. Delas, 204 milhões foram aplicadas até ontem.


A vacina mais aplicada é a Pfizer/BioNTech, com mais de 109,1 milhões de doses. A Moderna vem em segundo, com 92,1 milhões de doses. Da vacina da Janssen, da Johnson&Johnson, foram aplicadas 7,9 milhões de doses. Outras 167 mil não foram identificadas pelo CDC.


Metas de Biden

O presidente americano Joe Biden bateu todas as metas de vacinação colocadas desde que assumiu a Casa Branca.


Na época de sua posse, Biden havia prometido que 100 milhões de doses seriam aplicadas nos seus primeiros 100 dias de governo. Em virtude do sucesso da campanha, a meta foi dobrada para 200 milhões de doses. Até o sábado (17), em 87 dias de mandato, 204 milhões de doses foram administradas.


Há duas semanas, Biden afirmou que todos os americanos estariam elegíveis a se vacinar em 19 de abril, esta segunda-feira. Também foi uma antecipação de meta: a previsão anterior era 1º de maio.


Apoiado nas vacinas, a aprovação de Biden cresceu, em um mês, de 54% para 59%, segundo pesquisa do Pew Research Center publicado nesta semana pelo jornal "The New York Times".


Fonte: G1

Leia Mais ››