segunda-feira, novembro 22, 2021

Jovens de 16 e 18 anos são mortos durante tiroteio na frente de escola na Grande Natal

Dois jovens, de 16 e 18 anos de idade, morreram durante um tiroteio no município de Parnamirim, na Grande Natal, no fim da tarde desta segunda-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, houve uma disputa de facções na região.


Jovens morreram em frente a uma escola em Parnamirim (RN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A troca de tiros aconteceu em frente à Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Lima, no loteamento Santa Júlia. Os jovens não estudavam na unidade e nenhuma criança ou funcionário ficou ferido.


A vítima de 18 anos foi identificada como Felipe Melo da Silva. Ele morreu no próprio local e o corpo ficou na rua no aguardo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), enquanto as crianças entre 6 e 10 anos de idade deixavam a escola e passavam pelo trecho.


A outra vítima, de 16 anos, foi identificada apenas como Everton pela Polícia Militar. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, mas não resistiu.


Crianças, professores e funcionários relataram que ouviram, de dentro da escola, os tiros e se assustaram. Segundo a Polícia Militar, a briga de facções aconteceu na avenida Lourival Figueira de Melo, perto da quadra de esportes.


Jovens morreram em frente a uma escola em Parnamirim (RN) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Ao saírem da escola e voltarem para casa, alguns pais de alunos cobriam os rostos dos filhos para que eles não vissem o rapaz morto em plena rua. Eles cobram mais segurança na região.


"Aqui realmente precisa de mais segurança. Essa escola aqui já foi várias vezes arrombada. Outra vez eu vinha da igreja e fui quase assaltada, mas não fui porque o vigia me levou pra casa. Aqui é um lugar que não está povoado totalmente, existe mato, terreno baldio, tudo isso influi pra segurança", lamentou uma mãe que precisou não se identificar.


A mãe do aluno diz ainda que o crime pode criar uma insegurança na confiança das pessoas para saírem nas ruas e principalmente nas crianças que possam ter presenciado o crime.


"Se alguma criança viu, fica uma cena terrível na memória, no psicológico. A gente vê a questão da segurança, do emocional e você está ali, de repente vê uma cena que não é acostumado no dia a dia", disse.

"Causa uma insegurança psicológica pras crianças e pro bairro todo, porque tem idoso caminhando numa hora dessa. Fica complicado até mesmo da gente receber uma bala perdida".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Seap inicia curso de formação para 104 novos policiais penais do RN

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap), através da Escola Penitenciária (Espen), realizou na manhã desta segunda-feira (22) a aula inaugural do curso de formação profissional para os 104 novos policiais penais aprovados em concurso público.


Seap inicia curso de formação para 104 novos policiais penais no RN — Foto: Divulgação


O juiz federal Walter Nunes fez a abertura do curso com uma palestra sobre a história da execução penal no mundo e no Brasil, abordando temas como o fenômeno social do crime; o sistema prisional nacional; o controle na prisão; fundamentos do poder de punir; pena de prisão; a eficiência do sistema prisional; finalidade da execução da pena; Lei de Execução Penal de 1984.


Durante o evento, o secretário Pedro Florêncio destacou que os policiais penais ingressarão numa Seap modernizada, com novos sistemas de videomonitoramento, de comunicação, de transporte e com armamentos novos e modernos. Além disso, encontrarão um sistema penitenciário disciplinado, seguro e avançando em ações de trabalho com uso de mão de obra carcerária e educação prisional.


De acordo coma Sesap, o curso focará no papel do policial penal enquanto agente público e de transformação social. São exigidos 100% de frequência em disciplinas que envolvem armamento, tiro e procedimentos de escolta penal, além do estágio supervisionado. Entre disciplinas teóricas e práticas, o curso terá carga horária de 528 horas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PRF e SET apreendem 84 mil litros de álcool e outros produtos em situação irregular no RN

A Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria Estadual de Tributação (SET) apreenderam 84 mil litros de álcool e alguns fardos de materiais de confecção durante uma ação neste fim de semana no Rio Grande do Norte. Todos os produtos estavam em situação de irregularidade fiscal.


Apreensão caminhões-tanque no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação


O álcool foi apreendido no município de Itaú, no interior do estado. Ele estava sendo transportado em três caminhões diferentes - todos com a situação do produto irregular. Essa apreensão aconteceu na sexta-feira (19).


A segunda apreensão ocorreu no município de Upanema. Foram 18.300 unidades de confecção, o equivalente a 65 fardos. A mercadoria estava sem documentação fiscal e foi avaliada em mais de R$ 183 mil, sendo imposto e multa no valor de mais de 60 mil reais.


Outra carga de confecções diversas foi apreendida no domingo (21) em São Fernando. Foram mais 213 volumes de confecções sem documentação fiscal, com valor estimado de R$ 200 mil.


Todas as apreensões foram encaminhadas para a SET/RN com a finalidade de aplicação das medidas fiscais cabíveis.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Condenado por estupro é preso ao chegar em local de prova do Enem em Natal

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte registrou duas prisões realizadas dentro de locais de prova do Enem 2021, que começou neste domingo (21) em todo o país.


ENEM 2021 - Natal (RN) - 1 dia de prova - Estudantes esperam para entrar no principal local de prova de Natal — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi


Segundo o secretário, coronel Francisco Araújo, as prisões não tiveram relação com a prova, mas com crimes realizados antes do Enem. Os presos eram foragidos da Justiça. Um deles era condenado por estupro.


"A Polícia Federal fez levantamento das 73 mil pessoas inscritas e foi constatado que alguns tinham mandado de prisão preventiva ou já eram condenados", afirmou.


Foram identificados quatro foragidos, mas de acordo com o secretário apenas dois compareceram para fazer a prova.


Uma das prisões ocorreu em Natal, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O outro caso foi em Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar.


"Essas pessoas tinham cometido crimes. Uma delas, tinha prisão preventiva decretada e a outra já tinha uma sentença condenatória, era uma prisão definitiva. Então foi levantado pela inteligência da Polícia Federal e repassado para a Polícia Civil e Militar. Os policiais foram até os locais, abordaram e deram voz de prisão antes deles fazerem a prova", afirmou Araújo.


Um das prisões ocorreu no setor de aulas IV da UFRN. No local, foi preso um homem condenado por estupro de vulnerável e que estava foragido.



A outra prisão ocorreu na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, no bairro Emaús, em Parnamirim. O alvo do mandado era uma mulher suspeita de abandono de incapaz, sequestro, cárcere privado e maus-tratos.


De acordo com o secretário, cerca de 1.600 agentes de segurança pública estadual participaram da segurança do Enem 2021 e não houve outras ocorrências envolvendo as provas ou a segurança dos locais de prova.


Duas ocorrências registradas durante a prova foram de um princípio de incêndio em um local próximo a uma escola, na Zona Norte de Natal e queda de energia em uma escola de Parnamirim.


Porém o secretário afirmou que os problemas foram rapidamente combatidos pelo Corpo de Bombeiros e pela Cosern.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN contabiliza 379.423 casos confirmados e 7.471 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte tem 379.423 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 7.471 pessoas no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (22) informa ainda que outros 1.350 óbitos estão sob investigação.


RN tem 379.423 casos confirmados de Covid — Foto: Divulgação


A Sesap notificou 19 novos casos da doença nas últimas 24 horas.


O RN tem ainda 185.886 casos suspeitos e 779.237 casos descartados de Covid.


Atualmente, 149 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 120 na rede pública e 29 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 66 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 38,3% na rede pública; com 16 internados, a rede privada tem 10,4% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

379.423 casos confirmados

7.471 mortes

185.886 casos suspeitos

779.237 casos descartados


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lei sancionada reserva 20% de vagas em concursos públicos para candidatos negros no RN

Uma nova lei sancionada no Rio Grande do Norte vai reservar 20% das vagas nos concursos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual para a população negra.


Sancionada lei que garante 20% de vagas em concursos públicos no RN para pessoas negras. — Foto: Governo do RN


A assinatura da sanção foi feita pela governadora Fátima Bezerra (PT) como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra, no último sábado (20). A Lei 11.015/2021 ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.


Segundo o governo do estado, a iniciativa tem objetivo de reduzir desigualdade histórica, "procurando garantir mais oportunidades de acesso ao emprego de qualidade, por meio do serviço público". A autora do projeto foi a deputada Isolda Dantas (PT).


A solenidade de assinatura ocorreu na Estação das Artes, local de realização da Feira Afro e Étnico-Racial e o encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros das Religiões de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró.


“Esta lei tem um simbolismo grande porque vem dizer à sociedade que são necessárias ações afirmativas para tentar reparar as injustiças seculares contra a população negra, reduzir a desigualdade social", disse a governadora Fátima Bezerra.


Na ocasião, a governadora ainda anunciou a criação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) e da Delegacia de Enfrentamento a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação (DCRID).



Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor e Raça no Brasil, divulgado em 2019 pelo IBGE, pretos ou pardos somavam 64,2% da população desocupada e 66,1% da subutilizada; tinham rendimento médio pouco superior à metade do que recebem os brancos; e quase 2,7 vezes mais chances de serem vítimas de homicídio intencional do que uma pessoa branca.


No Rio Grande do Norte há 33 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.


Fonte: g1

Leia Mais ››

No primeiro dia do Enem 2021, RN tem menor percentual de ausentes do país

O Rio Grande do Norte foi o estado que registrou menor percentual de faltosos no primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2021, neste domingo (21).


ENEM 2021 - 1 dia - Natal (RN) - Movimentação no local de prova com mais candidatos em Natal, na Roberto Freire — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi


Do total de 71.641 inscritos aguardados em 40 municípios potiguares, 21,7% não compareceram à prova impressa - o percentual representa cerca de 15,5 mil candidatos.


Em todo o país, a média de abstenções foi de 25,5% e o Amazonas liderou o ranking com 40,6% de faltas.


Os números do Rio Grande do Norte são bem menores que em 2020, quando, somente no primeiro dia de aplicação do Enem, foi registrada abstenção de 46,9% dos candidatos.


Porém, o percentual de 2021 se assemelha à edição de 2019, antes da pandemia, quando apenas 20,5% dos candidatos faltaram no primeiro dia de provas.


ENEM 2021 - Natal (RN) - 1 dia de prova - Estudantes esperam para entrar no principal local de prova de Natal — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi


Enem Digital

No caso do Enem Digital, o percentual de faltosos no Rio Grande do Norte foi maior: 38% dos 1.213 inscritos não compareceram.


Ainda assim, o estado também registrou a menor abstenção nesse formato. A média nacional foi de 46,1% e Goiás liderou as abstenções com 66,9% de faltosos.


Redução do número de inscritos

No Rio Grande do Norte, o número de candidatos inscritos foi 43% menor do que na edição anterior, de 2020. Cerca de 73 mil estudantes se inscreveram para as provas no estado. Na edição anterior, foram 129.102.


Os dados abrangem tanto os candidatos inscritos para as provas impressas como os que optaram pelo Enem no formato digital.


Em julho, o Inep divulgou que 94.773 candidatos rinham realizado a inscrição no estado, mas reconheceu que o número poderia cair, já que o prazo para pagamento da inscrição ainda não havia terminado.


Provas

As notas do Enem são usadas para ingresso no ensino superior em todo o país. O exame é composto por 4 provas objetivas, que somam 180 questões divididas em quatro áreas de conhecimento.


Em 2021, no Rio Grande do Norte, o Enem impresso é realizado em 40 cidades. Ao todo, os candidatos são distribuídos em 3.286 salas espalhadas em 232 locais de prova. No caso do Enem Digital, são usadas 75 salas distribuídas em 26 locais.


Neste domingo (21), foram realizadas provas com 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação.


No próximo domingo (28), as provas terão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.


Veja os horários de aplicação:

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 2º dia: 18h30


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia identifica 7 dos 8 corpos retirados de manguezal em São Gonçalo; 4 usavam roupa camuflada

Quatro dos oito homens mortos em uma área de mangue no bairro das Palmeiras, em São Gonçalo, estavam com roupas camufladas, segundo a Polícia Militar. Na tarde desta segunda-feira (22), sete dos oito homens — cujos corpos foram enfileirados num terreno baldio no início da manhã — haviam sido identificados.


Dos sete homens identificados, cinco possuem antecedentes ou anotações criminais, segundo a Polícia Civil.


O porta-voz da PM, tenente-coronel Ivan Blaz, afirmou ainda que a quadrilha que domina as comunidades do Complexo do Salgueiro, chefiada por Antônio Ilario Ferreira, o Rabicó, se preparou para enfrentar o Bope.


“As vestimentas desses que estão sendo retirados são camufladas”, destacou Blaz. “Esse resultado [oito mortos] não é esperado em um mundo civilizado”, emendou.


Moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, retiram corpos de área de mangue — Foto: Reprodução


Blaz afirmou que Rabicó “foi colocado em liberdade em 2019 e hoje investe duramente contra a sociedade”. Ele foi condenado a 27 anos de prisão.


“Esse marginal protagoniza inúmeras cenas de banho de sangue que nós não tomamos ciência”, declarou Blaz.


“Foram mais de três dias de confrontos no interior de mata fechada, com ardis paramilitares”, explicou.


Cartaz de procurado de Rabicó, chefe do tráfico do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo — Foto: Reprodução


Relatos de tortura

Os incidentes no Salgueiro começaram na madrugada de sábado (20), quando o sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, de 38 anos, do 7º BPM (São Gonçalo), foi atacado a tiros por criminosos durante um patrulhamento em Itaúna, bairro vizinho às Palmeiras e também parte do Complexo do Salgueiro. Leandro morreu no hospital.


O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi mobilizado, e os embates se acirraram. Na manhã de domingo (21), uma idosa foi atingida no braço por uma bala perdida.


Moradores das Palmeiras afirmaram que foi uma chacina e que corpos tinham marcas de tortura. Os corpos eram enfileirados e cobertos por lençóis na Rua Pedro Anunciato da Cruz.


“Os corpos estão todos jogados no mangue, com sinais de tortura. As pessoas, uma jogada por cima da outra. Estava com sinal totalmente de chacina mesmo”, relatou um.


“Muito conhecido da gente aqui morreu. A gente estava gritando no mangue para ver se consegue tirar, mas todos mortos”, relatou outra.


“As mães estão entrando dentro do mangue. Com o mangue acima do joelho para poder tentar puxar os corpos”, continuou mais uma.

A Defensoria Pública do RJ afirmou, em nota, ter recebido “relatos sobre a violenta operação no Complexo do Salgueiro” e comunicou o fato ao Ministério Público, “para a adoção de medidas cabíveis a fim de interromper as violações”.


Moradores recolhem corpos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, após operação da PM — Foto: Reprodução/ TV Globo

Mapa mostra a comunidade das Palmeiras, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo — Foto: Infografia: Juan Silva/g1

Blaz explicou mais cedo que criminosos do Salgueiro tomaram colégios para servir de abrigo.


“A gente já tinha tido inúmeras denúncias de marginais fazendo uso de vestiários, de escolas públicas, ali na região, para transformar em base do tráfico”, afirmou o porta-voz.


“Também tivemos a apreensão de muitos materiais utilizados em combate. Então você tem ali cinto de guarnição, coletes, pistolas, munição”, enumerou Blaz.


“Um sargento foi morto, como vocês relataram, e logo depois desse ataque que vitimou o sargento Leandro, nós tivemos a intervenção de homens do Bope ali na área”, emendou o porta-voz.


“Pelas redes sociais conseguimos receber informações que davam um número muito grande, uma ordem de grandeza bem alta de números de feridos”, disse o porta-voz.

Morte de PM


No sábado (20), um policial militar morreu em atuação na região do Salgueiro. O sargento foi identificado como Leandro Rumbelsperger da Silva, de 38 anos.


Segundo a Polícia Militar, PMs do 7º BPM (São Gonçalo) faziam patrulhamento em Itaúna, no Complexo do Salgueiro, quando foram atacados por criminosos efetuando disparos de arma de fogo.


O militar chegou a ser levado para a emergência do Hospital Estadual Alberto Torres, também em São Gonçalo, mas não resistiu e morreu.



Idosa ferida


No domingo (21), Carmelita Francisca de Oliveira, de 71 anos, foi atingida no braço esquerdo durante uma ação do Bope. Ela passa bem.


Em nota, a Polícia Militar afirmou que policiais do 7º BPM foram até o Hospital Alberto Torres para saber o que tinha acontecido com a idosa. A ocorrência foi encaminhada para a 72ª DP (São Gonçalo).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid-19: Dados apontam eficácia a longo prazo da vacina da Pfizer em adolescentes

Os laboratórios Pfizer e BioNTech disseram nesta segunda-feira (22) que sua vacina contra a Covid-19 ofereceu forte proteção de longo prazo contra o vírus em um estudo de fase 3 conduzido em adolescentes de 12 a 15 anos. A pesquisa mostrou também que o imunizante teve 100% de eficácia nos jovens dessa faixa etária.


Vacina da Pfizer/BioNTech é a única com autorização para adolescentes a partir dos 12 anos — Foto: Divulgação/Sesapi


A vacina da Pfizer é a única autorizada para essa faixa etária no Brasil.


Segundo o comunicado, não foi identificado efeito colateral relevante. Após seis meses de observação para segurança, as reações foram consistentes com outros dados de segurança clínica da vacina.


A análise foi feita com 2.228 participantes e confirmou dados divulgados anteriormente, que mostravam uma forte proteção contra a Covid-19. Segundo a Pfizer, os 30 casos confirmados de Covid-19 estavam no grupo placebo, indicando 100% de eficácia da vacina.


“À medida que a comunidade global de saúde trabalha para aumentar o número de pessoas vacinadas em todo o mundo, esses dados adicionais fornecem mais confiança na segurança e no perfil de eficácia de nossa vacina em adolescentes. Isso é especialmente importante porque vemos as taxas de Covid-19 subindo nessa faixa etária em algumas regiões. Estamos ansiosos para compartilhar esses dados com o FDA e outros reguladores", disse Albert Bourla, presidente do conselho e diretor executivo da Pfizer.



Pfizer e BioNTech planejam enviar os dados para revisão científica.


De acordo com os fabricantes, dados de 2.228 participantes do ensaio não identificaram nenhum caso de Covid entre os completamente vacinados, enquanto houve 30 casos sintomáticos da doença no grupo que recebeu o placebo.


Os dados de longo prazo apoiarão as submissões programadas para a aprovação regulatória total da vacina para essa faixa etária nos Estados Unidos e em todo o mundo.


A Pfizer e a BioNTech buscarão liberação para aplicação de uma dose de 30 microgramas da vacina em pessoas com 12 anos ou mais.



A vacina foi autorizada para uso emergencial em adolescentes com idade entre 12 e 15 anos pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) em maio, e obteve aprovação total para uso em pessoas com 16 anos ou mais em agosto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher esfaqueou prefeito de Palmitinho após confusão sobre medição de terreno, diz polícia

Divergências sobre a medição de um terreno teriam motivado o ataque sofrido pelo prefeito de Palmitinho, no Noroeste do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (22). Segundo a Polícia Civil, a mulher que esfaqueou Caetano Albarello, de 76 anos, ficou insatisfeita com o trabalho de servidores do município no lote de sua propriedade.


Mulher de 35 anos foi presa em flagrante após esfaquear prefeito de Palmitinho — Foto: Polícia Civil/Divulgação


A suspeita, de 35 anos, foi presa em flagrante após o ato e irá responder por tentativa de homicídio. Conforme a prefeitura, Albarello sofreu ferimentos superficiais e deve ter alta já nesta terça (23). O prefeito passou por duas tomografias e está consciente. Leia a nota abaixo.


A delegada Cristiane Van Riel Santos afirma que, após o desentendimento com os funcionários da prefeitura, a suspeita foi tirar satisfação com Albarello na sede do Executivo, levando uma faca embaixo da roupa.


"A gente percebe pelas imagens que eles tiveram um certo desentendimento, uma luta corporal, um empurra-empurra. Nesse momento, ela puxa de baixo da blusa dela, ela tira uma faca, a faca que foi apreendida, e desfere vários golpes contra o prefeito", relata.

A mulher permaneceu em silêncio no depoimento. Ela foi conduzida para um presídio de Frederico Westphalen, a 20 km de Palmitinho.


A Polícia Civil busca apurar se houve a participação de outra pessoa no envolvido. As testemunhas do ataque também serão ouvidas pela investigação. A sede da Prefeitura passa por perícia.



Caetano Albarello, do PDT, foi eleito em 2020 com 2.284, cerca de 46% do eleitorado de Palmitinho. A cidade tem população estimada de 7 mil pessoas.


Prefeito de Palmitinho Caetano Albarello, de 76 anos — Foto: Divulgação / Prefeitura de Palmitinho


Nota da Prefeitura:

O Prefeito Municipal Caetano Albarello permanece em recuperação no Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, após ser vítima de tentativa de homicídio na manhã desta segunda-feira (22).


Informamos que o nosso Prefeito passou por duas tomografias sendo constatado que os ferimentos foram superficiais e não afetaram órgãos vitais, sendo assim não foi necessário a realização de procedimento cirúrgico. O Prefeito está consciente e já conversou com sua assessoria através de telefonemas, sempre preocupado em dar andamento as atividades da Administração Municipal.


O Prefeito Municipal permanecerá internado e sob os cuidados médicos durante a noite desta segunda-feira, com previsão de alta para esta terça-feira(23).


Comunicamos que a Prefeitura encontra-se fechada para o atendimento ao público e o local está isolado para a realização de perícia que deve ser concluída até a noite de hoje.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Filha do cineasta José Mojica, o Zé do Caixão, denuncia dois médicos da Prevent Senior por conduta irregular em internação do pai

A cineasta Liz Marins, filha do também cineasta José Mojica, conhecido como Zé do Caixão, denunciou dois médicos da operadora de saúde Prevent Senior pelo atendimento prestado ao pai durante a internação dias antes de morrer, aos 83 anos, no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo.


“A minha denúncia é contra dois médicos, um que tirou ele da semi-uti quando ele estava estabilizado, grave, mas estabilizado, e mandou pro quarto e um médico que vendo o meu pai com a saturação despencando no quarto, não deu o atendimento imediato e ficou tentando nos convencer a deixá-lo morrer”, afirmou Liz em entrevista à GloboNews.


Em nota, a Prevent Senior negou as irregularidades.


"Os prontuários do paciente demonstram que todos os investimentos possíveis foram realizados no tratamento do Sr. Mojica. Os detalhes dos prontuários não podem ser divulgados por razões legais, mas é possível afirmar que o paciente tinha uma série de comorbidades que agravaram seu quadro de saúde ao longo dos anos".


Questionado, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) afirmou que só apura as denúncias quando é formalmente acionado, o que não aconteceu no caso dos profissionais citados.



O Conselho ainda alegou não poder fazer julgamentos sem antes ter informações detalhadas, como acesso ao prontuário do paciente.


Atriz Liz Marins se despede do pai, conhecido pelo personagem Zé do Caixão, nesta quinta-feira (20) — Foto: Celso Tavares/G1


A atuação da Prevent Senior durante a pandemia da Covid-19 se tornou um escândalo investigado no Congresso e em outras instâncias.


A empresa é investigada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado por conduta antiética e anticientífica na pandemia. Pesam sobre ela denúncias de alteração de prontuários médicos para maquiar mortes por covid-19, realização de pesquisa médica sem consentimento de pacientes e distribuição de medicamentos para tratamento precoce da doença – que não têm qualquer eficácia comprovada.


Internação do cineasta

Mojica teve uma broncopneumonia pulmonar no dia 25 de janeiro de 2020 e foi internado no hospital. Dez dias depois da internação, no dia 5 de fevereiro, José Mojica foi para uma sessão de hemodiálise e passou mal.


No prontuário médico, impresso por volta das 12h, consta que ele estava com desconforto respiratório, evoluiu com taquicardia, tendência a hipotensão (pressão baixa), taquipneia, respiração acelerada, e ainda queda de saturação, a oxigenação no sangue. Por isso, Mojica foi transferido do quarto para observação na semi-uti.



Durante toda a internação, Liz Marins diz que a equipe médica reforçava que o estado de saúde dele era grave e oferecia cuidados paliativos, mas a família não aceitou e pediu que os médicos interviessem em todas as situações.


“A médica chegou para nos conscientizar que a situação dele, deste dia 5 [de fevereiro], à tarde, era grave, que meu pai era dialítico, cardiopata, já com uma certa idade, estava com 83 anos e que o estado de saúde dele era bem delicado. Nós falamos, nós sabemos disso, enfim faz tempo que há alguns anos a situação de saúde dele está frágil, ele já foi inclusive internado várias vezes nesse mesmo hospital e felizmente saiu de todas as internações. Eu falava, não só eu mas todos os familiares é que o que tinha que ser feito era tudo o que fosse possível pela vida dele mesmo”, contou.


O cineasta e ator José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão em fotografia feita em 2001 — Foto: Agliberto Lima/Estadão Conteúdo


Depois, o médico Daniel Dorta Santiago de Carvalho Duarte, segundo a filha de Mojica, autorizou, às 20h30 a saída do cineasta da semi-uti para o quarto, contra a vontade da família e justificando que o paciente estava estável.


“O médico falou, ‘fique tranquila que ele está estável’. Estável como? em níveis que só poderiam ficar em semi-uti ou uti?”, questionou a filha.


“Eu pedi muito, entenda-se muito muito insistentemente para esse médico do 5º andar não passar o meu pai para o apartamento porque ele não estava em estado de saúde para apartamento, ele tinha que ser monitorado, tinha que estar com oxigênio adequado, e ele só tinha isso na semi-uti”, completou.


Segundo ela, era muito difícil monitorar a saturação e a pressão, já que a enfermagem só passava de seis em seis horas no quarto.


“Eu fui categórica quando eu estava falando com esse médico do 5º andar, que não estávamos seguras, que meu pai poderia falecer de uma hora pra outra e que não era pra passar pro apartamento que só na UTI ele ficaria com os cuidados que ele precisaria até melhorar, para depois passar pro quarto. O médico não me escutou. Na verdade, arbitrariamente, enquanto eu falava, já tinham pessoas retirando as coisas e aí passaram meu pai para o 16º andar, onde ficava o apartamento.



“Eu sabia que aquilo não podia ficar daquela forma, que meu pai não ia falecer desse jeito, não comigo vendo isso”, completou.

O relatório da enfermagem registrou o rápido agravamento do quadro de oxigenação de José Mojica. Às 20h30, ainda na semi-uti, a saturação estava em 93%. Em uma hora e meia em que ele ficou no quarto, a saturação caiu para 87%, e depois, para 77%.


Análise do atendimento

A GloboNews procurou o infectologista Jamal Suleiman para esclarecer se um paciente nessa situação poderia sair da semi-uti.


“Ele estava instável lá. O que é dado como estabilidade é um equilíbrio instável, que não era fixo, não era permanente, quando ele sai, ele rompe esse equilíbrio e piora, obviamente. Não precisava ter essa alta tão precoce", disse.


De acordo com o médico, o ambiente do quarto é completamente diferente da semi-uti.


“Seria razoável, por exemplo, se fosse cuidado de fim de vida porque daí não vai fazer diferença, porque a qualquer tempo você vai ter o desfecho final, mas não era isso que estava previsto e não isso que se combinou”, disse.


Depois, o médico Marco Antônio Mieza solicitou a transferência de Mojica, mas reforçou, em seu pedido, que era por insistência de familiares.



“Conversei com familiares explicando a gravidade do quadro clínico e provável evolução para óbito. Sugiro cuidados paliativos. Os familiares não aceitam e estão plenamente convencidos que o paciente vai se recuperar. Pedem insistentemente que o paciente vá para a UTI e que seja feito todo o possível para mantê-lo vivo. Solicito transferência para UTI”, diz o pedido.


Segundo a filha, a descrição do prontuário era muito diferente da feita quando Mojica foi transferido da semi-intensiva para o apartamento.


Com acesso à monitoração contínua, respirador e equipe médica 24 horas, José Mojica viveu por mais 14 dias, acompanhado da família.


A filha reforça que o momento de abordar os cuidados paliativos foi errado. Segundo o médico Jamal, a abordagem foi errada.


“Absolutamente (não). Esse não foi o combinado e não é o instante de sugerir cuidados paliativos, esse é o instante de você fazer uma intervenção, porque é um doente grave. Cuidado paliativo não é pra você deixar o indivíduo morrer. Isso nunca foi cuidado paliativo, isso não é paliar ninguém. Isso é abandonar a sua própria sorte”, disse.


Liz diz que quis contar o que aconteceu com o pai para evitar que ocorra com mais alguém.


“Eu não desejo que aconteça o que aconteceu com meu pai com ninguém, com mais ninguém. Eu realmente espero que isso dê voz a mais pessoas”, afirmou.


Liz procurou a ouvidoria da Prevent Senior, mas afirma que não obteve retorno.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tarifa Social: saiba se você pode ter desconto na conta de luz

A Tarifa Social, que dá desconto na conta de luz, pode ser pedida por famílias de baixa renda. Mas os consumidores devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no programa do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Famílias de baixa renda têm direito a desconto na conta de luz por meio da tarifa social — Foto: Sérgio Amaral/Ministério da Cidadania


Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550);

Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);

Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.300), que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Para saber a renda per capita, é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e depois dividir o valor total pelo número de integrantes para chegar ao valor final.


Como funcionam os descontos

O desconto da tarifa social é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, que varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh (quilowatts-hora por mês), conforme a tabela abaixo:


Tarifa social para quem está no CadÚnico e BPC — Foto: Economia g1


Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês, segundo a tabela abaixo:


Tarifa social para indígenas e quilombolas — Foto: Economia g1


Atualmente, 12,2 milhões de famílias são beneficiadas com a Tarifa Social.


Para ter direito à tarifa social, os consumidores precisam procurar as distribuidoras de energia elétrica em suas cidades e comprovar que se encaixam nos requisitos para terem direito ao desconto (veja mais informações abaixo).


No entanto, a partir de janeiro de 2022, a inclusão passará a ser automática para quem já está no Cadastro Único ou recebe o Benefício de Prestação Continuada. Ou seja, os consumidores não precisarão procurar as distribuidoras para requerer o desconto na conta de luz.


Segundo o governo, entre as justificativas para que o cadastro no benefício seja automático a partir do ano que vem estão que os beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada sobre seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para a comprovação.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que 11,5 milhões de famílias podem ser incluídas no programa a partir do ano que vem, quando as distribuidoras de energia terão que implantar o cadastrado automático de beneficiários. Desse total:


7,4 milhões de famílias são oriundas do Cadastro Único;

4,1 milhões são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Como se inscrever para a tarifa social


Para ter direito à tarifa social, um dos integrantes da família deve comparecer à distribuidora de energia elétrica que atende à sua residência e apresentar as seguintes informações e documentos:


Nome, CPF e carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto, e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), no caso de indígenas;

Código da unidade consumidora a ser beneficiada;

Número de identificação social (NIS) e/ou o Código Familiar no Cadastro Único ou o Número do Benefício (NB) no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico, somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

Cada beneficiário tem direito ao desconto em apenas uma residência (própria ou alugada) e deverá informar à distribuidora de energia elétrica quando deixar o local.


O Ministério da Cidadania informa que, mensalmente, fornece o acesso às bases de dados do CadÚnico e BPC para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e distribuidoras locais de energia elétrica, responsáveis pela coordenação e implementação da tarifa social.


Depois de receber o pedido e a documentação do consumidor, a distribuidora efetua consulta ao Cadastro Único ou ao Benefício da Prestação Continuada para verificar as informações prestadas. Os dados devem estar de acordo com o que consta no cadastro desses benefícios.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Israel e Rodolffo são criticados após lançamento de 'Dar uma namorada', e cantor rebate: 'Está exagerando'

Israel e Rodolffo estão sendo criticados pela música "Dar uma namorada", lançada na sexta-feira (19).


Israel e Rodolffo — Foto: Flaney Gonzallez


Em um vídeo postado no sábado (20), a psicanalista, Doutora em Psicologia e feminista Manuela Xavier cita que a canção "faz apologia ao estupro" (leia a letra na íntegra mais abaixo).


Ao longo de todo vídeo e no texto, Manuela não completa a fala da palavra estupro, citando que o post pode ser derrubado.


Na gravação de cerca de cinco minutos, ela diz que na música, "se a mulher for es..., a culpa é dela. Porque ela atiçou. A música é uma apologia clara ao es.... A realidade no Brasil não é isso que acontece numa rua escura, um homem mascarado. Em 80 % dos casos, a vítima conhece seu agressor", diz.


Ao final da gravação, ela cita: "Atiçou, Israel e Rodolffo, agora você vai ter que dar uma segurada."


No texto postado junto ao vídeo, Manuela escreve: "Esse é um vídeo de silêncios. Não posso pronunciar a palavra €$tu.pr*. Vejam bem, eu, uma mulher, não posso fazer uma denúncia sobre a cultura do €$tu.pr*, que faz uma de nós vítima a cada 8 minutos."


"Mas Israel e Rodolffo, dois homens brancos, podem cantar que 'me atiçou vai ter que dar uma namorada'. Deixe aqui um "." Caso você tenha sofrido algum tipo de v!8l3nc14 çeqssual e escreva 'estamos juntas' pra que a gente saiba que não estamos só. E que a Som Livre tome alguma providência", completa a psicanalista.


Em suas redes sociais, o ex-BBB não se manifestou sobre o assunto, mas usou o próprio post de Manuela para rebater a crítica à canção.


"Boa noite, Manuela, tudo bem? Olha, primeiramente eu acho que você está exagerando nas observações, pois a gente faz música pra homem e pra mulher. Uma mulher pode cantar para um homem essa letra, ela é unissex."


"É uma música alegre, descontraída, para as pessoas se divertirem cantando. Sou totalmente a favor de sua causa, estou com você. Agora, vir criticar meu trabalho induzindo as pessoas a pensarem que é uma música machista, não. Foi feita pra mulher cantar também", escreveu Rodolffo.



Em seguida, Manuela respondeu ao cantor e ex-BBB. "Rodolffo, você se equivocaduplamente. Eu sou uma mulher. Eu sei o que é cultura do estupro. Não será você, um homem, a me dizer o que é ou não machista, até porque isso seria muito machista, concorda? Converse com mulheres. Converse com coletivos feministas. Nesse vídeo eu explico perfeitamente o por que dessa música ser um erro. Gaste 5 minutos do seu tempo e aprenda."


Veja letra de "Dar uma namorada":

Composição: Renato Campero, Matheus Cott, Thales Gui e Ciro Neto


Toma cuidado com o que você anda falando

Na hora H

De acordo com a lei dos solteiros

Cama não é local pra se declarar


Tudo que cê ta falando

Pode ser usado a favor de você

Já pensou se acredito e me apego

Não vai ter pra onde correr


Cê não vai, me iludir de graça

Me atiçou, vai ter q dar uma namorada

Se não ta querendo rolo, então não caça

Me atiçou, vai ter q dar uma namorada


fonte: g1

Leia Mais ››