terça-feira, março 10, 2020

Sobe para 14 o número de casos suspeitos de coronavírus no RN

Subiu para 14 o número de casos suspeitos para Covid-19, o novo coronavírus, no Rio Grande do Norte. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta terça-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), os pacientes com suspeita da doença estão nos municípios de Natal (9), Parnamirim (2), Mossoró (2) e Frutuoso Gomes (1).

Um dos casos notificados em Natal é de um residente da Itália. Segundo a Sesap, os pacientes estão aguardando resultado dos exames laboratoriais, com estado de saúde bom e seguem em isolamento domiciliar. 

Créditos: Arquivo/TN
Resultado de imagem para Sobe para 14 o número de casos suspeitos de coronavírus no RN
Hospital Giselda Trigueiro é referência para casos de internamento por coronavírus

Até esta terça-feira foram notificados 28 casos da doença, sendo 14 descartados. Outros 11 pacientes tiveram a suspeita de coronavirus excluída.

Em todo país, o número de casos confirmados de covid-19 chegou a 34 nesta terça-feira, segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Além dos pacientes confirmados, foram registrados ainda 893 casos suspeitos, uma redução em relação a ontem, quando o Ministério da Saúde contabilizou 930 pessoas nessa situação. Já os pacientes com infecção descartada pelas autoridades de saúde ficaram em 780.

São Paulo segue liderando, com 19 casos. Além dos episódios no estado, foram identificados oito no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um no Espírito Santo, um no Distrito Federal, um em Minas Gerais, um em Alagoas e um no Rio Grande do Sul.

Já no tocante aos casos suspeitos, São Paulo também está a frente (302), seguido de Minas Gerais (122) e do Rio de Janeiro (119), Rio Grande do Sul (70) e Distrito Federal (59). No recorte por região, o Sudeste concentra o maior número de pacientes com suspeitas (544), seguido do Sul (145) e Nordeste (111).

Apenas três estados não possuem casos confirmados ou suspeitos: Roraima, Amapá e Tocantins. O Maranhão, que estava nesta condição até ontem, registrou dois casos suspeitos e dois pacientes com a infecção descartada.

Critérios

O Ministério da Saúde mudou os critérios de classificação de casos suspeitos para Covid-19 no Brasil. A partir de agora, todas as pessoas que chegarem ao Brasil de países da América do Norte, Europa e Ásia, e apresentarem sintomas como febre, coriza, tosse e falta de ar, poderão ser considerados casos suspeitos de COVID-19.

Anteriormente, os casos suspeitos eram classificados apenas a partir do histórico de viagem para alguns países com transmissão local da doença.

A vigilância epidemiológica brasileira continua considerando nexo causal viajante que chegam ao país vindos da Austrália, de países da América Central e do Sul, que estejam na classificação da OMS como de transmissão local.

Protocolo

Desde que os primeiros casos do registro do aparecimento do vírus, a Sesap tem adotado medidas preventivas para a doença. O Comitê de Emergência para Eventos em Saúde no Estado foi reativado com o objetivo de monitorar a chegada do vírus em solo potiguar.

À época, o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado da federação a elaborar um protocolo de fluxo e manejo de pacientes com suspeita ou confirmação de casos de coronavírus. O Hospital Giselda Trigueiro, especializado em tratamento de doenças infectocontagiosas no RN, está mantendo uma ala específica para tratar esses suspeitos, com 25 leitos, específicos para internamento. Além do Giselda Trigueiro, o Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte, também está atuando na retaguarda para tratamento de possíveis pacientes pediátricos.

Como agir

Em caso de uma pessoa apresentar os sintomas do coronavírus, os potiguares podem ligar para três telefones diferentes para darem entrada nas unidades especializadas e fazerem os exames. Esses números são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Sesap.

No entanto, vale salientar que estar com os sintomas da doença não necessariamente significa que o usuário contraiu o vírus. Por isso, autoridades e especialistas tem utilizado o termo “vínculo epidemiológico”, isto é, a pessoa ter tido contato com pessoas dos países afetados ou ter viajado a um dos locais que têm casos suspeitos.

Os telefones:
(84) 98102-5948 (Whatsapp)
0800 281 2801 (das 7h às 17h)
3232-2801 (das 7h às 18h)

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Após chuvas, Gargalheiras tem maior volume de água em seis anos

Com as chuvas caídas durante o início do ano, a barragem Marechal Dutra, o Gargalheiras, no município de Acari, atingiu sua maior capacidade desde janeiro de 2014. De acordo com monitoramento do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), atualmente o reservatório está com 14,36% de sua capacidade máxima e não sangra desde julho de 2011.

Créditos: Alex Regis
Resultado de imagem para Após chuvas, Gargalheiras tem maior volume de água em seis anos
 Açude Gargalheiras, em Acari, Seridó, vem recebendo água com as últimas chuvas


Com capacidade para 44.421.480 m³, o reservatório acariense acumula atualmente 6.380.717m³, de acordo com números divulgados pelo Igarn na manhã desta terça-feira, 10.

Com o notável crescimento em seu volume ao longo dos primeiros meses do ano, a expectativa da Igarn é que o reservatório termine o período chuvoso com percentuais entre 20% e 30% de sua capacidade total. 

“O fato de já ter chegado ao seu maior volume desde 2014 nos faz ter boas perspectivas de terminar o inverno com uma quantidade de água que possa chegar à próxima quadra invernosa sem que o reservatório volte a secar totalmente e também possa continuar abastecendo Acari”, afirma Auricelio Costa, diretor-presidente do Igarn.

fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Procuradoria pede a aéreas que não cobrem passagens canceladas por coronavírus

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que expeça ato normativo que assegure aos consumidores a possibilidade de cancelamento sem ônus de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo novo coronavírus (Covid-19). Para o MPF, a exigência de taxas e multas em situações como a atual, de emergência mundial em saúde, é prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. As informações foram divulgadas pelo Ministério Público Federal no Ceará.

Resultado de imagem para Procuradoria pede a aéreas que não cobrem passagens canceladas por coronavírus
Créditos: Divulgação/Stock

A medida deve, segundo a recomendação, atender clientes de companhias aéreas que tenham adquirido passagens até 9 de março (data de assinatura da recomendação), tendo como origem os aeroportos do Brasil. Além disso, deve garantir a possibilidade de remarcação de viagens para a utilização de passagens no prazo de até 12 meses. O MPF quer ainda que as companhias aéreas devolvam valores eventualmente cobrados a título de multas ou taxas a todos os consumidores no Brasil que já solicitaram o cancelamento de passagens em função da epidemia.

A recomendação foi expedida com base em inquérito civil que tramita no Ministério Público Federal no Ceará para acompanhar a propagação do vírus. Titular da investigação, a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues argumenta que o Código de Defesa do Consumidor prevê, como direito básico do consumidor, a revisão de cláusulas contratuais devido a fatos supervenientes, como é o caso da situação atual de enfrentamento da emergência de saúde pública. "Mesmo não sendo de responsabilidade das empresas o fato extraordinário, a vulnerabilidade do consumidor nessas relações de consumo autoriza tal medida", afirma.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro, Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) dado o grau de avanço dos casos de contaminação pelo novo coronavírus. O Brasil seguiu o mesmo caminho. Em 3 de fevereiro, o Ministério da Saúde decretou Estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional com a publicação da Portaria MS nº 188. No país, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, ontem, dia 9, já havia 25 casos confirmados da doença. O número de casos suspeitos chega a 930.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Dirigente diz que Tóquio-2020 pode ser adiada pelo coronavírus, e não cancelada

A principal pergunta no esporte mundial é se os Jogos Olímpicos (24 de julho a 9 de agosto) e Paralímpicos (25 de agosto a 6 de setembro) de Tóquio serão mantidos nas datas programadas. Com o avanço do coronavírus em diversos países do mundo, muitos eventos estão sendo cancelados ou adiados.

Créditos: Divulgação/Tokyo2020
Resultado de imagem para Dirigente diz que Tóquio-2020 pode ser adiada pelo coronavírus, e não cancelada
Estádio Olímpico de Tóquio foi aberto oficialmente em dezembro de 2019

Nesta terça-feira, a publicação de uma entrevista com Haruyuki Takahashi, um dos 25 membros do conselho executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional), no Wall Street Journal, amplificou o debate. "Eu não acho que os Jogos seriam cancelados, eles seriam adiados. O COI teria problemas em caso de cancelamento. Os direitos televisivos nos EUA geram sozinhos uma quantia enorme de dinheiro", disse.

O dirigente, que também participa do Comitê Organizador dos Jogos, lembra que o adiamento seria a opção mais realista por causa dos muitos interesses financeiros envolvidos. Mas Takahashi pondera que o conselho executivo não se reúne desde dezembro, quando o problema do coronavírus não tinha tomado a proporção atual.

Apesar da declaração de Takashi, a Carta Olímpica em seu capítulo 5, artigo 32, diz que os Jogos devem ser celebrados no primeiro ano da Olimpíada (2020). O contrato da cidade de Tóquio com o COI também é válido apenas para este ano. Ou seja, a competição poderia ser adiada apenas se fosse realizada em 2020, caso contrário teria de ser cancelada, como ocorreu em outras ocasiões décadas atrás por causa das duas Grandes Guerras Mundiais.

Uma alteração nos Jogos de Tóquio seria uma atitude bastante drástica também por causa dos valores envolvidos no evento. Para se ter uma ideia, o Comitê Organizador anunciou que já investiu US$ 12,6 bilhões (R$ 58,5 bilhões) até agora e os valores devem ser maiores quando a conta for fechada. A NBC, emissora que transmitirá a competição nos EUA, divulgou que já captou US$ 1,25 bilhão (R$ 5,8 bilhões) em patrocínios.

Para blindar os Jogos Olímpicos, o Comitê Organizador e o governo japonês têm tomado uma série de medidas para diminuir o impacto do coronavírus no país - já são 530 casos confirmados e nove mortes. As aulas nas escolas foram canceladas até 3 de abril, vários eventos esportivos foram reduzidos (como a Maratona de Tóquio) ou adiados e até o revezamento da tocha olímpica será menor do que o programado.

Até o momento, o COI mantém sua postura de que não haverá mudanças no cronograma dos Jogos e que está atento à situação. Recentemente, o brasileiro Bernard Rajzman, que é membro do COI, disse em entrevista para os atletas continuarem treinando porque a Olimpíada será realizada na data programada.

Um fato que corrobora com esse otimismo do COI é que a cerimônia de acendimento da tocha olímpica está mantida para ocorrer nesta quinta-feira. O evento é uma espécie de pontapé inicial (e comercial) para os Jogos de Tóquio. Mas o evento em Olímpia, na Grécia, ocorrerá sem a presença de público, por causa de medidas mais rígidas para proteção contra o coronavírus. 

fonte: Estadão
Leia Mais ››

Deputados têm cinco dias para apresentação de emendas à Reforma da Previdência do RN

Com a instalação da Comissão Especial da Proposta de Emenda Constitucional nº 02/2020, que examinará o mérito da reforma previdenciária do Estado na Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, começou a correr o prazo de cinco dias – até a segunda-feira (09) — para o encaminhamento de emendas por parte dos 24 deputados estaduais ao  texto  original do Poder Executivo, que tramita na Casa desde 13 de fevereiro. 

Resultado de imagem para Deputados têm cinco dias para apresentação de emendas à Reforma da Previdência do RN
Créditos: Eduardo Maia
Deputados que integram a Comissão Especial da Reforma definem a relatoria e a presidência

O presidente da Comissão Especial, deputado George Soares (PL), indicou o deputado Raimundo Fernandes (PSDB) para a relatoria dos trabalhos, que vão ocorrer a partir das 14h30 de cada terça-feira, começando no dia 17, com  prazo de 30 dias para a sua conclusão. O vice-presidente da Comissão é o deputado Dr Bernardo (Avante).

Da eleição também participou o deputado Albert Dickson (PROS), enquanto o deputado Souza Neto (PSB) foi o único ausente, pois não tinha  voltado ainda de Areia Branca, onde tem base político e eleitoral.

O deputado George Soares procurou “tranquilizar” aos servidores públicos, sindicatos da categoria e até deputados, principalmente de oposição, que “a Comissão Especial da Previdência vai cumprir todos os prazos regimentais, que não serão atropelados em hipótese alguma”.

Soares disse que a Comissão vai receber todas as emendas indicadas conforme o Regimento Interno da Casa e a quantidade mínima de oito assinaturas de deputados, “sem nenhuma restrição de deputado da base do governo, da oposição ou no campo político mais neutro”.

Segundo o presidente da Comissão, o próprio governo “tem dito que está aberto à construção de um diálogo” e caso se apresente uma proposta melhor do que a original, “e o governo entender que tem condições financeiras de atender, ela não terá dificuldade de passar na Comissão e ser encaminhada para votação no plenário”.

Relator dos trabalhos da Comissão, o deputado Raimundo Fernandes disse que tem “a absoluta convicção de que precisamos ajudar o Rio Grande do Norte” no andamento dos trabalhos, enquanto o deputado Albert Dickson disse que também é servidor concursado do Estado – “é auditor fiscal licenciado”, mas garantiu que a Casa “estará aberta aos debates” em relação a um tema tão complexo como  a reforma previdenciária. “Vamos tentar aqui, melhorar e equalizar alguns pontos que existem nesse projeto de lei”, frisou.

O deputado Dr Bernardo deu um exemplo de sua própria casa, a respeito da necessidade da reforma da previdência estadual. “É preciso ser destemido, inclusive para participar e discutir, ter coragem de vir a esta Casa  participar da Comissão de peito aberto, porque também sei da responsabilidade que o povo me confiou e não poderia me furtar a responsabilidade de participar só de temas que são convidativos, temas difíceis também me atraem e eu não tenho medo dar a cara à tapa quanto é preciso”.

Dr Bernardo comentou que a reforma da previdência tem duas unanimidades, “uma é que ela é injusta, porque penaliza pessoas que não têm culpa pelo caos que ai está”. A segunda, segundo ele, é  que é necessária: “Não conheço ninguém neste Estado, que diga que essa reforma não é necessária”.

O deputado Dr Bernardo disse que o irmão mais velho dele, que é aposentado do Estado, “pediu com as mãos para o céu, pelo amor de Deus, reforme essa previdência. Prefiro pagar 11% (contribuição previdenciária) do que não ter segurança de que que vou receber o meu salário no futuro”.

Para Dr Bernardo, “é com esse espírito público, de tentar solucionar a insolvência que o Estado pode ter no  futuro, se não reformar a previdência, que venho participar dessa Comissão”.

Finalmente, George Soares, que também é líder da bancada do governo, declarou que a Assembleia Legislativa “irá cumprir o seu papel constitucional de um problema antigo, que se tivesse sido tomado providências no passado, estaria agora fazendo pequenos ajustes na previdência”.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Empresa dona da Amil negocia a venda de hospitais no Nordeste

O grupo norte-americano de saúde proprietário da Amil está negociando a venda de seus hospitais localizados no Nordeste e a carteira de planos de saúde individuais. De acordo com apuração do jornal Valor Econômico, o intuito seria vender todos os ativos num só pacote. Uma das unidades médicas é a potiguar Promater, localizada em Natal.

Resultado de imagem para Empresa dona da Amil negocia a venda de hospitais no Nordeste
Créditos: Júnior Santos/Arquivo TN
No RN está uma das unidades médicas: a Promater

Completam a lista os hospitais Santa Joana, em Recife/PE, e Monte Klinikum, no Ceará/CE. Atualmente, a operadora tem cerca de 280 mil usuários nos nove Estados do Nordeste – esse volume representa menos de 10% da base. A operadora conta com um total de 3 milhões de usuários de convênios médicos em todo o país. Deste volume total, quase 500 mil usuários são de planos individuais, modalidade que gera prejuízo para a Amil. 

No ano passado, a Amil perdeu 480 mil usuários. Desde que desembarcou no Brasil em 2012 para adquirir a Amil, a UnitedHealth não viu a operadora ter grandes resultados. Entre 2013 e 2016, acumulou perdas de mais R$ 720 milhões. Os ganhos obtidos em 2017 e 2018, de R$ 62 milhões, não compensaram os prejuízos. No ano passado, a matriz trocou a presidência e principais diretores da companhia, que fatura cerca de R$ 20 bilhões por ano.

Procurada pela TRIBUNA DO NORTE, a UnitedHealth informou que não comenta rumores do mercado. 

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Aneel abre consulta pública e propõe redução em valores das bandeiras tarifárias

Resultado de imagem para Aneel abre consulta pública e propõe redução em valores das bandeiras tarifáriasA diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 10, abertura de consulta pública da proposta de redução no valor das bandeiras tarifárias para 2020. Pela proposta, a maior redução seria na bandeira vermelha patamar 1, de 22%. O texto ficará aberto a contribuições de 12 de março a 27 de abril.

A proposta em consulta pública aprovada altera os valores a partir de 1º de junho: a bandeira amarela passa de 1,343 para R$ 1,306 a cada 100kWh (redução de 3%); a vermelha patamar 1, de R$ 4,169 para R$ 3,240 a cada 100kWh consumidos (redução de 22%); e a vermelha patamar, de R$ 6,243 para R$ 5,264 a cada 100 kWh (redução de 16%).

Os valores, pagos por todos os consumidores via taxa adicional na conta de luz, são atualizados anualmente pelo órgão regulador. Criado em 2015, as bandeiras são acionadas de acordo com as condições para geração de energia elétrica.

Os reajustes levam em conta a estimativa de mercado, custos do setor elétrico e valores da comercialização da energia, por exemplo.

Segundo a agência, a redução deve-se a incorporação dos valores da repactuação do risco hidrológico como receita fixa da Conta Bandeiras.

Conforme o diretor Rodrigo Limp, relator do processo, o repasse permitirá, no curto prazo, o alívio dos custos vinculados ao risco hidrológico - quando as usinas hidrelétricas produzem menos que o contratado.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Professores do RN mantêm greve

Os professores da Rede Estadual de Ensino decidiram manter a greve no Rio Grande do Norte. A categoria realizou uma assembleia geral na manhã desta segunda-feira (9), e além da manutenção da paralisação, anunciou a realização de um Ato Público nesta quarta-feira (11) para cobrar a aplicação imediata do reajuste do Piso Salarial 2020.

Créditos: Ícaro Carvalho
Resultado de imagem para Professores do RN mantêm greve
José Teixeira, coordenador geral do Sinte (à direita) afirma que categoria quer prazos menores para aplicação de reajuste

Em greve desde o dia 4 de março, os trabalhadores da Rede Estadual cobram do Governo a correção do Piso Salarial de 2020, determinado no índice de 12,84% com o pagamento retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro. O Ato Público está marcado para as 8h no Centro Administrativo, em frente à sede da Governadoria. Já na próxima sexta-feira (13), a categoria deve voltar a se reunir para avaliar as  novas ações na Escola Estadual Winston Churchill, no bairro de Cidade Alta, zona Leste de Natal, às 14h30.

O Executivo estadual  propôs a implantação do reajuste de 12,84% em três parcelas cumulativas, de 4,11% para profissionais na ativa, nos meses de junho, setembro e dezembro de 2020. Já para aposentados, o pagamento das três parcelas de 4,11%, seria nos meses de agosto, outubro e dezembro de 2020 e o pagamento do retroativo seria feito em 24 meses, a partir de janeiro de 2021, com garantia de antecipação das parcelas no momento do recebimento de recursos extras do Fundeb. Essa proposta foi rejeitada pelos professores.

De acordo com José Teixeira, Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) a categoria pede prazos menores para a aplicação dos reajustes. “Nossa expectativa é avançar no pagamento dos 12,84%, com o parcelamento nos meses de abril, junho e agosto de 2020. O retroativo sendo pago entre outubro deste ano e março de 2021, e não somente no ano que vem, como o Governo propôs.” revela.

O representante da categoria também afirma que o movimento tem grande adesão de professores e funcionários da educação. “A greve está sendo construída e todas as regionais estão paralisadas. Temos o intuito de obter uma adesão ainda maior.” ressalta José Teixeira.

Negociações
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec/RN) informou que deve realizar uma reunião com representantes dos professores ainda nesta semana, mas não confirmou nenhuma data. Segundo os diretores do Sinte/RN, o Governo pediu um prazo até a próxima quinta-feira (12), para a discussão de uma nova proposta e a categoria aguarda pela revisão.

Aulas
Segundo o Sinte/RN, comissões formadas por docentes e representantes do sindicato têm realizado visitas nas escolas de Natal para esclarecer à comunidade escolar sobre a realização e motivação da greve. Nessas visitas, o Sindicato vem informando aos pais, alunos e sociedade em geral, que o ano letivo será cumprido e que as aulas suspensas em decorrência da greve serão repostas. O funcionamento das escolas está sendo debatido e adaptado pelos funcionários de cada instituição de ensino. 

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

JOVEM DE 22 ANOS MORRE VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO NO ALTO DA CONCEIÇÃO EM MOSSORÓ.

Fábrica Rocha Vieira, 22 anos, morreu de forma trágica e triste, no início da noite desta terça feira 10 de março de 2020. Fábrica foi vítima de choque elétrico  sua residência, na Rua Coronel Gurgel, final da rua, no bairro Alto da Conceição em Mossoró.

De acordo com o médico intervencionista do SAMU da Alfa com Suporte Avançado, a jovem estava descalça, tudo indica que arrumando o quarto, que também estava com o piso molhado, e ao manusear uma tomada tomou a descarga elétrica.

Ainda de acordo com familiares, ela estava sozinha fazendo a faxina, e não teve como alguém perceber. Quando o SAMU foi chamado, a vítima já estava em óbito. A comoção tomou conta de familiares e vizinhos. A Polícia Militar isolou o local, e aguarda agora a chegada do ITEP para os trabalhos periciais.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Justiça Federal determina contratação de cooperativa médica para evitar fechamento de UTIs infantis no RN

Uma decisão tomada pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte na manhã desta terça-feira (10) impede o fechamento da UTI pediátrica do Hospital Walfredo Gurgel e a da UTI Neo-natal do Hospital Santa Catarina, ambas as unidades na capital potiguar.

Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A juíza da 4ª Vara Federal, Gisele Leite, determinou a contratação de uma cooperativa médica de forma emergencial, pelo prazo de seis meses, entre abril e setembro de 2020, para fornecer médicos para as unidades de tratamento intensivo nos dois hospitais localizados na capital potiguar.

Ao longo dos seis meses, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) terá que contratar profissionais através de chamada pública para garantir a manutenção dos serviços

A decisão foi tomada durante uma audiência sobre uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) - uma ação estruturante que trata sobre aumento de leitos de UTI no Rio Grande do Norte.

Segundo a Sesap, a audiência aconteceu para tentar obter o compromisso da cooperativa para manter o contrato que reza sobre os serviços prestados nas duas unidades de saúde. De acordo com a pasta, a Justiça autorizou fazer um contrato por mais seis meses para a garantia desses serviços até que haja uma chamada pública para contratação de profissionais médicos.


A decisão proferida pela Dra. Gisele Leite teve a anuência do Cremern, MPF, MPE e Defensoria Pública e evita o fechamento das UTIs que traria um prejuízo enorme para a população.

Na opinião do vice-presidente do Cremern, Dr. Marcos Jácome, foi um acerto. “A decisão judicial em tela foi muito salutar e garante uma assistência mais digna para as crianças do Rio Grande do Norte”, argumentou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

IPVA de veículos com placas finais 1 ou 2 vence nesta quinta-feira (12) no RN

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2020 vence na quinta-feira (12). Os primeiros vencimentos estão programados para os automóveis com finais de placas 1 ou 2, já que o cronograma é baseado no número final da placa do veículo.

Expectativa do Governo é arrecadar cerca R$ 398 milhões. — Foto: Cristiano Estrela/Secom
Expectativa do Governo é arrecadar cerca R$ 398 milhões. — Foto: Cristiano Estrela/Secom

É possível pagar o tributo em até cinco cotas ou pagar a cota única, que, nesse caso, dá direito a um desconto de 5% no valor do imposto. A opção de parcelamento é feita no momento da geração do boleto. Em todo o Rio Grande do Norte, cerca de 600 mil veículos estão aptos a pagar o IPVA.

Com o fim do envio do carnê para a residência do proprietário do veículo, o boleto deverá ser gerado pela internet no site do Detran-RN. A expectativa do governo é arrecadar em torno de R$ 398 milhões este ano em função do recolhimento desse tributo.

Para imprimir o boleto, o processo é bem simples. O contribuinte acessa o portal, clica na opção ‘consulta de veículos e boletos’. Em seguida, informa a placa do veículo e o Renavam. O próximo passo é escolher a geração da guia (pagamento nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, correspondentes Pagfácil, Lotéricas, Caixas Eletrônicos e Internet Banking) ou a emissão de Boleto (pagamento em qualquer instituição bancária).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro ataca Globo por reportagem com presidiária transgênero

O presidente da República, Jair Bolsonaro, manifestou-se nesta 2ª feira (9.mar.2020) sobre reportagem produzida por Drauzio Varella para o Fantástico, da TV Globo, exibido no domingo passado (1º.mar).

Momento em que Drauzio Varella e a detenta transsexual Suzi se abraçam durante entrevista
© Reprodução/Twitter Momento em que Drauzio Varella e a detenta transsexual Suzi se abraçam durante entrevista

O quadro comandado pelo médico tratava da situação de detentas transgênero que cumprem pena em presídios masculinos. Uma das personagens, Suzy Oliveira, causou onda de comoção na internet.

Ao longo da última semana, no entanto, vieram à tona decisões judiciais sobre o processo penal que levou à condenação de Suzi pelo estupro e assassinato de 1 menino de 9 anos de idade, em São Paulo, em 2010.

A reportagem veiculada pelo Fantástico não mencionava o crime cometido pela detenta. Tanto a Rede Globo como o próprio doutor Drauzio Varella passaram a receber ataques nas redes sociais nos últimos dias.

Bolsonaro escreveu em sua conta no Twitter que a TV Globo trata “ um criminoso como vítima” e lamentou não haver prisão perpétua no Brasil.

“Enquanto a Globo tratava um criminoso como vítima, omitia os crimes por ele praticados: estupro e assassinato de uma criança”, escreveu o presidente.

© Fornecido por Poder360

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também se posicionaram em suas redes sociais. Em 1 tweet, Weintraub defende a pena de morte e diz que a Rede Globo “abraça o demônio”.

© Fornecido por Poder360

Em nota, o doutor Drauzio Varella se defendeu e destacou que é “médico, não juiz“. Eis a íntegra:

“Há mais de 30 anos, frequento presídios, onde trato da saúde de detentos e detentas. Em todos os lugares em que pratico a Medicina, seja no meu consultório ou nas penitenciárias, não pergunto sobre o que meus pacientes possam ter feito de errado. Sigo essa conduta para que meu julgamento pessoal não me impeça de cumprir o juramento que fiz ao me tornar médico. No meu trabalho na televisão, sigo os mesmos princípios. No caso da reportagem veiculada pelo Fantástico na semana passada, não perguntei nada a respeito dos delitos cometidos pelas entrevistadas. Sou médico, não juiz”.

Fonte: Poder 360
Leia Mais ››

Empresário morre dentro de moedor de carne em fábrica de salgados de BH

Um empresário de 53 anos morreu de forma trágica no local de trabalho na manhã desta terça-feira no Bairro Guarani, Região Norte de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele era proprietário de uma fábrica de salgados e outros alimentos para festas e morreu ao cair em um moedor de carne ligado.

Fábrica onde o acidente ocorreu fica no Bairro Guarani
© Reprodução da internet/Google Maps Fábrica onde o acidente ocorreu fica no Bairro Guarani

Os bombeiros foram chamados por volta das 10h para comparecer à sede da Amandelli, na Rua Carimbe. A pessoa que ligou para o 193 contou que o equipamento industrial foi desligado rapidamente após o acidente, mas a vítima já estava gravemente ferida e inconsciente.

O empresário foi identificado como Edson de Andrade Lima. O operador de máquinas Jadelson Ferreira Santos, de 42 anos, estava perto do local quando o acidente ocorreu. “Como ele caiu eu não cheguei a ver porque, quando virei, ele já estava lá dentro. Tudo indica que ele foi puxado pelo avental. Ela (máquina) tem 1,20 de altura mais ou menos. Não tem como a pessoa cair de ponta. A gente entendeu que ele pôs a mão e puxou”, explicou o funcionário que trabalha há sete anos na fábrica. 

Jadelson trabalhava em outra máquina no momento do acidente. Pelo menos cinco pessoas estavam no local e tentaram socorrer Edson depois que a máquina foi desligada, mas não era possível retirá-lo. O homem conta que o Corpo de Bombeiros chegou primeiro. 

Segundo a corporação, Edson foi retirado pelos militares, que realizaram manobras de reanimação, uma vez que ele estava em parada cardiorrespiratória, mas não tiveram sucesso. A morte foi confirmada por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou depois. O local foi isolado.

Jadelson diz que os colegas e ele estão em choque. “Sem chão, sem palavras. Ele era muito humilde, brincava. E sempre falava para tomar cuidado com a máquina”, conta. Edson fazia questão de participar do processo de produção com o restante da equipe. O operador também contou que a máquina era nova e não apresentava defeitos. Ela era usada para cortar frios, como mussarela, presunto e outros produtos para os recheios dos salgados. 

A movimentação das equipes de resgate e da Polícia Militar (PM) chamou a atenção dos vizinhos da fábrica, que foram para a porta ver o que estava acontecendo. Entre eles estava a técnica em enfermagem Selma Helena, de 58 anos, que conhece Edson e a família há algum tempo. “Ele era tão humano que se qualquer pessoa chegasse pedindo um prato de comida, ele dava. Se você falasse que não tinha dinheiro e precisasse de 100 salgados, ele te dava na hora para pagar depois”, lembra. “Agora é ajudar a família, restituir, a fábrica voltar a funcionar, porque não pode parar. Tem funcionários aí todos deprimidos”, comentou. 

No início desta tarde, ao acessar o site da Amandelli, onde era possível encomendar produtos, há uma mensagem informando que a loja está fechada por motivo de luto. 

Fonte: Estado de Minas
Leia Mais ››

Bom dia Brasil: Ilze Scamparini segura o choro ao vivo ao falar do drama do coronavírus na Itália

Ilze Scamparini, correspondente da Globo há mais de vinte anos, largou a sua vasta experiência de lado e sucumbiu às notícias sobre o coronavírus, doença que se alastra pelo mundo.

Com a voz embargada, a repórter apareceu na manhã desta terça-feira (10), no Bom Dia Brasil, dando notícias de várias partes da Europa. Segundo ela, os hóspedes de um hotel nas Ilhas Canárias “finalmente puderam sair depois de duas semanas de quarentena”.

“O Reino Unido”, prossegue a jornalista, “também sente os efeitos da epidemia. Alguns voos que saem ou chegam ao país estão quase vazios. O aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos maiores da Europa, parece um deserto”, encerrou quase chorando.

A reação da repórter, correspondente internacional na Itália há mais de vinte anos, comoveu os internautas que a levaram para o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta terça.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

TSE rebate Bolsonaro e diz que eleições sem fraudes foram conquista da democracia

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar que houve "fraude" nas eleições de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na tarde desta terça, 10, uma nota em que rebate as declarações e reafirma a "absoluta confiabilidade e segurança" do sistema eletrônico de votação. Além da nota oficial, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, fez uma rara declaração à imprensa e disse que "a Justiça Eleitoral não compactua com fraudes". Os ministros Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio Mello também saíram em defesa das urnas eletrônicas.

"A minha nota lançada hoje, em nome do Tribunal Superior Eleitoral, é muito clara. Eu mantenho a minha convicção quanto à absoluta confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação. E essa confiabilidade e essa segurança, ela advém, em especial, da auditabilidade dessas urnas eletrônicas. Isso foi um verdadeiro mantra durante as eleições de 2018. Tanto que ao longo de mais de 20 anos de utilização do sistema, jamais foi comprovada qualquer fraude", disse Rosa Weber a jornalistas, antes de participar de sessão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta foi a segunda vez que Rosa Weber conversou com jornalistas no STF desde que tomou posse na Corte, em 2011. A primeira foi em 2018, quando também defendeu o sistema de votação eletrônica. A ministra é conhecida pela postura reservada e avessa à concessão de entrevistas à imprensa.

Bolsonaro disse na última segunda, 9, durante evento nos Estados Unidos, que houve "fraude" nas eleições presidenciais de 2018 e afirmou ter provas de que venceu o pleito no primeiro turno. A fala do presidente reacendeu a estratégia de colocar em xeque a credibilidade da Justiça Eleitoral, um discurso utilizado pelo próprio Bolsonaro na campanha daquele ano. O presidente não apresentou provas para embasar suas declarações.

"Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências. Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim", afirma o tribunal, em nota.

O então candidato do PSL à Presidência da República venceu as eleições no segundo turno, quando obteve 55,13% dos votos. No primeiro turno, Bolsonaro conseguiu 46,03% dos votos válidos, o que não foi suficiente para liquidar a disputa imediatamente.

"Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude", afirmou Bolsonaro na última segunda-feira, que chorou ao falar da facada que sofreu durante a campanha de 2018.  O presidente, no entanto, não apresentou ou citou qualquer indicativo oficial para justificar sua fala.

Na avaliação do vice-presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, o sistema é "totalmente confiável" e "respeitado mundialmente". "Agora, se alguém trouxer alguma prova, alguma evidência, estou pronto para examinar, a gente tem sempre espaço para aperfeiçoamento. Agora, não pode ser uma coisa retórica, tem que ser uma coisa fundada em elementos objetivamente aferíveis. Não pode ser 'eu acho', é preciso que haja elementos", disse Barroso.

Indagado se a fala de Bolsonaro configura uma afronta ao TSE, Barroso respondeu que lida com fatos. "O fato que eu tenho consolidado até agora é de que o sistema é absolutamente confiável e nunca houve a demonstração de qualquer tipo de fraude. Se alguém trouxer algum elemento, eu vou examinar", afirmou Barroso. O ministro vai assumir o comando do TSE em maio deste ano.

Um ministro do TSE ouvido reservadamente pela reportagem ficou surpreso com o teor das declarações do presidente da República e avalia que a resgate do discurso é uma forma de instigar a militância bolsonarista às vésperas das manifestações marcadas para este final de semana. Para um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), as declarações são "absurdas" e não fazem "nenhum sentido".

O  ministro Marco Aurélio Mello, do STF, reforçou o discurso a favor das urnas eletrônicas. "O que posso dizer é que capitaneei as primeira eleições informatizadas, em 1996 (no TSE), nos municípios com mais de 100 mil eleitores. E de lá para cá não houve uma única impugnação ao sistema minimamente séria. Daí se preserva a vontade do eleitor. E ninguém coloca em dúvida a lisura da Justiça. Tempos estranhos. Pelo menos de tédio nós não morremos", resumiu Marco Aurélio Mello.

Procurada pela reportagem, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que confia nas urnas eletrônicas e ressaltou que elas são auditáveis.

Confira a íntegra da nota do TSE
Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das eleições 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização.

Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato. Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências.

Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Mbappé faz teste para saber se está ou não com coronavírus, diz jornal

Afastado dos treinos do Paris Saint-Germain nos últimos dois dias, Kylian Mbappé realizou um exame nesta terça-feira para saber se contraiu o coronavírus. As informações são do jornal francês L’Equipe.

Mbappé durante treino do Paris Saint-Germain, em 3 de março de 2020
Getty Images Mbappé durante treino do Paris Saint-Germain, em 3 de março de 2020

O atacante apresenta sintomas preocupantes desde segunda. Como precaução, o PSG teria se apressado para testar o jogador. O diagnóstico final está programado para acontecer até quarta-feira.

Os primeiros resultados apontaram na direção de um diagnóstico negativo. Por isso, a expectativa é de que a possibilidade de coronavírus seja descartada.

Mesmo que seja liberado, a tendência é que Mbappé não seja titular diante do Borussia Dortmund nesta quarta-feira, na França, pela volta das oitavas de final da Champions League. No máximo, o jogador ficará disponível entre os reservas.

Fonte: ESPN
Leia Mais ››

Itália tem ruas vazias devido a medidas nacionais de isolamento para conter coronavírus

A Itália amanheceu com as ruas desertas nesta terça-feira (10) após o governo ampliar as medidas de restrição de deslocamento para todo o país em uma tentativa de conter o pior surto de coronavírus da Europa.

Cliente em loja no bairro de Trastevere, em Roma, respeita faixas colocadas em loja para demarcar a distância que as pessoas devem manter umas das outras para reduzir risco de contágio por coronavírus — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
Cliente em loja no bairro de Trastevere, em Roma, respeita faixas colocadas em loja para demarcar a distância que as pessoas devem manter umas das outras para reduzir risco de contágio por coronavírus — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

O país tem o maior número de casos de Covid-19 fora da Ásia -- são 10.149 pessoas confirmadas com a doença e, até o momento, 631 mortes.

As medidas anunciadas na segunda pelo premiê Giuseppe Cont, ampliaram os isolamentos já em vigor na região da Lombardia, no norte da Itália, e em províncias vizinhas. Elas valem para toda a Itália até, ao menos, 3 de abril. Veja quais são:

Circulação de pessoas entre cidades fica restrita a motivos relacionados a trabalho ou saúde; passageiros devem ter uma declaração com a justificativa da viagem, que pode ser checada
Proibição de reuniões públicas, inclusive cerimônias religiosas como funerais e casamentos
Fechamento de bares e restaurantes deve ocorrer no máximo até as 18h
Fechamento de escolas e faculdades
Suspensão de todos os eventos esportivos, incluindo futebol
Limitação de visitas em hospitais e outras unidades de saúde

Freira caminha pela Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta terça-feira (10) — Foto: Reuters/Guglielmo Mangiapane
Freira caminha pela Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta terça-feira (10) — Foto: Reuters/Guglielmo Mangiapane

"O futuro da Itália está em nossas mãos. Vamos todos fazer nossa parte, abdicando de algo pelo nosso bem estar coletivo", tuitou Conte, encorajando as pessoas a se comprometerem individualmente.
No decorrer do dia, as ruas de Roma estavam mais quietas que o normal. Moradores da cidade encontravam lugares com facilidade no metrô normalmente lotado durante o horário de pico matinal.

"Toda a Itália está fechada agora" foi a manchete do jornal "Corriere della Sera".

'Medo'
Vivendo na Itália há 15 anos, a veterinária goiana Yarla Carvalho, de 38 anos, diz que um clima de “medo e insegurança” se instaurou.

Ela vive com o noivo italiano em Santarcangelo di Romagna, na província de Rimini, no norte. As ruas da comunidade, sempre cheias de gente, estão vazias. “Nunca vi isso aqui. A Itália nunca parou. A gente fica chocada. Geralmente não tenho pânico, mas nesse caso dá medo. A gente não sabe o que pode acontecer, temos que esperar”, disse.

Mulher tira foto sozinha na Fontana di Trevi, em Roma, um local geralmente lotado de turistas, e que agora está vazio por causa da restrição de deslocamento imposta pelo governo — Foto: Reuters/Guglielmo Mangiapane
Mulher tira foto sozinha na Fontana di Trevi, em Roma, um local geralmente lotado de turistas, e que agora está vazio por causa da restrição de deslocamento imposta pelo governo — Foto: Reuters/Guglielmo Mangiapane

Pouco depois de as medidas serem anunciadas, consumidores correram para comprar alimentos e produtos de necessidade básica nos supermercados, fazendo com que o governo afirmasse que mantimentos estariam garantidos e pedisse para as pessoas não entrarem em pânico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou a resposta "agressiva" da Itália desde que os primeiros casos do vírus irromperam perto de Milão há cerca de três semanas, embora as perdas econômicas sejam grandes.

A Itália é o país europeu mais atingido pela atual onda da epidemia e o terceiro em nível mundial. O contágio veio à tona há mais de duas semanas e concentra-se em um punhado de locais no norte da Itália, mas agora foram confirmados casos em cada uma das 20 regiões do país, com mortes registradas em oito delas.

Entregador pedala pelo Campo dei Fiori, em roma, no primeiro dia em que restrição de deslocamento imposta pelo governo está em vigor — Foto: Remo Casilli/Reuters
Entregador pedala pelo Campo dei Fiori, em roma, no primeiro dia em que restrição de deslocamento imposta pelo governo está em vigor — Foto: Remo Casilli/Reuters

Na segunda-feira, a bolsa de Milão caiu mais de 11%, registrando recuperação de 3% na terça. Os custos de empréstimos da Itália dispararam, revivendo temores de que uma economia já à beira da recessão e que luta com a segunda maior dívida da zona do euro possa mergulhar em crise.

"Vou assinar uma medida que podemos resumir como 'fique em casa'. Não haverá mais uma 'zona vermelha na península — a Itália inteira será uma área protegida", disse Conte durante o anúncio da ampliação de restrições.

Pessoas que precisem se deslocar de uma cidade para outra deverão ter um documento que comprove a justificativa. As autoridades italianas poderão verificar os documentos.

O transporte público, entretanto, continua em funcionamento. Segundo Conte, a medida foi tomada para permitir que as pessoas mantenham os trabalhos dentro da cidade e não piorar os efeitos econômicos do novo coronavírus na Itália.

Homem caminha diante de loja de grife na Via dei Condotti, em Roma, nesta terça (10) — Foto: Remo Casilli/Reuters
Homem caminha diante de loja de grife na Via dei Condotti, em Roma, nesta terça (10) — Foto: Remo Casilli/Reuters

Quarentena no norte da Itália
No sábado (7) o governo da Itália já havia decretado quarentena em toda região da Lombardia, incluindo a capital econômica do país, Milão, assim como a região de Veneza, o norte de Emiglia Romana e o leste de Piemonte. As medidas afetavam 16 milhões de pessoas e ao menos 16 províncias vizinhas.

A imposição de restrições implica um sacrifício econômico no curto prazo em uma tentativa de evitar uma epidemia mais severa.
O decreto de sábado já ordenava o fechamento de cinemas, teatros e museus em todo o país.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil tem 34 casos confirmados de novo coronavírus, diz ministério

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (10) o mais recente balanço sobre os casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença batizada de Covid-19. Os principais números são:

893 suspeitos
34 confirmados
780 descartados
5 pacientes estão hospitalizados
5 dos casos confirmados foram por transmissão local: 4 em SP, 1 na Bahia
Ao todo, são 19 casos em São Paulo, oito no Rio de Janeiro e dois na Bahia. Além disso, há um caso confirmado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Minas Gerais e no Distrito Federal.

O Ministério da Saúde informou que 5 casos confirmados no país foram transmitidos internamente, ou seja, os pacientes infectados pegaram o vírus dentro do Brasil. São 4 pacientes, em São Paulo, e 1, na Bahia.

Segundo o ministério, a preocupação neste momento recai sobre os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para os habilitar de uma forma mais rápida para o tratamento ao COVID-19.

Ministério da Saúde confirma 34 casos no país. — Foto: Aparecido Gonçalves/ G1
Ministério da Saúde confirma 34 casos no país. — Foto: Aparecido Gonçalves/ G1

Fonte: G1
Leia Mais ››

Paciente com coronavírus no DF tem piora no quadro respiratório e estado instável, diz Secretaria de Saúde

A paciente de 52 anos que foi diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal teve uma piora no quadro respiratório e está em estado grave e instável. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do DF em boletim nesta terça-feira (10).

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A mulher segue internada em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ela respira com ajuda de aparelhos, apresenta febre alta e também tem suporte hemodinâmico para ajudar na circulação sanguínea.

Segundo a Secretaria de Saúde, o quadro da paciente foi agravado por outras doenças relacionadas que ela já possuía. A pasta afirma que ela recebe "cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e de todo suporte técnico-científico".

A mulher é o primeiro caso confirmado da doença na capital e a primeira ocorrência grave de infecção pelo vírus no país. Nesta terça, o Ministério da Saúde informou que há 59 casos suspeitos de Covid-19 no DF.

Caso importado

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A mulher passou a exibir sintomas após uma viagem ao Reino Unido e à Suíça. Ela retornou à capital em 26 de fevereiro e procurou um hospital particular em 4 de março, apresentando febre, tosse e secreções.

Na madrugada de sexta-feira (6), ela foi transferida para o Hran, unidade de referência para o tratamento do vírus.

Antes de desembarcar no DF, a mulher fez uma parada em São Paulo. Segundo a Secretaria de Saúde, ela não usou máscaras durante os voos. Os passageiros que sentaram nas fileiras próximas à paciente serão monitorados.

Marido faz exames

O marido da paciente, que também tem 52 anos, é considerado caso suspeito pelo contato direto com a esposa. Ele também teria apresentado sintomas da doença.

Na segunda-feira (9), a Justiça do DF atendeu a um pedido do GDF e obrigou o homem a fazer um teste para indicar a possível infecção pelo novo coronavírus. A decisão também determinou que o marido fique em isolamento em casa, já que ele visitou a esposa no hospital.

Segundo a decisão, caso o homem se recuse a permanecer na residência, pode pagar multa de até R$ 20 mil.

A advogada da família da paciente , no entanto, afirma que o marido "apenas ficou ao lado da esposa enquanto era feita a transferência dela de um hospital particular para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran)". Segundo Claúdia Rocha, o homem estava cuidando da mulher

"Na segunda-feira (9), depois que a esposa estava acomodada na UTI do Hran ele fez o exame, antes mesmo do pedido da procuradoria do DF entrar com o pedido. Ele nunca se recusou."
Conforme a advogada, o cliente está em casa, isolado, e não apresenta nenhum sintoma da Covid-19. "A família inteira está sofrendo", afirmou.

A Secretaria de Saúde afirma ainda que "a situação permanecerá em acompanhamento pela Secretaria de Saúde do DF e, se o resultado for positivo, serão adotadas medidas de acordo com protocolo do Ministério da Saúde".

Casos no DF
Segundo boletim divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde, o Distrito Federal tem 59 casos suspeitos e segue com um confirmado. Outros 56 foram descartados. O número representa aumento de 18 suspeitas em um dia. Na segunda, eram 41.

A saúde da capital está em estado de emergência por conta da doença. A medida foi decretada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) por "risco de pandemia".

Fonte: G1
Leia Mais ››