sexta-feira, março 22, 2019

Estudantes do ensino médio do RN têm baixo aprendizado

Ser capaz de prestar provas para ingressar no ensino superior, escolher a área para atuação no mercado de trabalho e dominar o mínimo dos conteúdos considerados essenciais na grade curricular nacional: essas são expectativas que se tem, em teoria, para os alunos concluintes da 3ª série do Ensino Médio. A realidade, no entanto, está longe disso. No Rio Grande do Norte, apenas 1,5% dos estudantes da rede pública do 3º ano possuem o nível de aprendizado considerado adequado em matemática, de acordo com pesquisa divulgada pelo movimento Todos Pela Educação. Em língua portuguesa, o aproveitamento apesar de maior, não é animador - apenas 13% dos estudantes estão dentro dos padrões de aprendizagem da pesquisa.

Resultado de imagem para Estudantes do ensino médio do RN têm baixo aprendizado
Em língua portuguesa, o aproveitamento dos estudantes do Ensino Médio no RN não é animador - apenas 13% estão com desempenho dentro dos padrões 

O estudo investigou o aprendizado nas disciplinas de português e matemática em todos os estados brasileiros, tomando como base o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que anualmente aplica provas para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e para os do 3º ano do ensino médio. A realidade precária do aprendizado não é exclusividade do RN. A média brasileira, para matemática,  é de  9,1% na 3ª série do ensino médio. Em língua portuguesa, a média é de 22,7%. 

Para ter o aprendizado classificado "apropriado" pela pesquisa, o estudante precisava ter feito pelo menos 200 pontos em português e 225 em matemática na prova aplicada no 5º ano do ensino fundamental. No 9º ano, a pontuação mínima a ser atingida era de 275 para português e 300 para matemática. No terceiro ano do ensino médio, por fim, o estudante precisaria fazer pelo menos 300 pontos em língua portuguesa e 350 pontos em matemática. O estudo, então, avaliou o crescimento do percentual de estudantes que atingiam essas pontuações no intervalo de 10 anos, entre 2007 e 2017. 


“A despeito dos resultados serem ruins como um todo, apesar dos grandes avanços no quinto ano, a gente tem alguns bons exemplos dentro do Brasil, de estados que conseguiram fazer essa mudança. No Nordeste, a gente tem avanços muito significativos no Ceará, e em outros locais do Brasil, como é o estado de Goiás”, afirma a coordenadora de projetos do Todos pela Educação, Thaise Pereira. 

O Ceará, estado vizinho ao Rio Grande do Norte, ganhou destaque nacional na pesquisa como o que mais avançou na quantidade de estudantes das séries do ensino fundamental com nível adequado de aprendizado nas disciplinas avaliadas. No 5º ano do ensino fundamental, o Ceará possui 63% de alunos com aprendizagem adequada de língua portuguesa, e outros 48,3% em matemática. No Rio Grande do Norte, na mesma série, as porcentagens são, respectivamente, 35,4% e 21,8%, comprovando que foi no ensino fundamental o maior avanço registrado na última década. 


Além de ter classificações por estado, a pesquisa divulgada pelo Todos pela Educação apresentou também percentuais de aprendizado por gênero, cor, localidade e condição socioeconômica.  Em todas as séries estudadas, homens, brancos, residentes do meio urbano e estudantes de escolas privadas conquistaram os maiores índices.
O mais discrepante está na diferença entre rede de ensino: nacionalmente, na 3ª série do ensino médio, 67,5% dos estudantes homens da rede privada têm aprendizagem considerada adequada. Na rede pública, o número cai para quase um terço, 22,7%. Entre as mulheres, a porcentagem nas escolas particulares é de 39%, em contraste com os 4% das escolas públicas. 
Aproveitamento do ensino de Língua Portuguesa e Matemática em 2017

5º Ano do Ensino Fundamental
Brasil 

Língua Portuguesa 56,2%

Matemática 44,1%

Nordeste
Língua Portuguesa 41,4%

Matemática 28,3%

Rio Grande do Norte  
Língua Portuguesa 35,4% – 7ª posição no NE

Matemática 21,8% – 7ª posição no NE

9º Ano do Ensino Fundamental
Brasil

Língua Portuguesa 33,8%

Matemática 15,5%

Nordeste 
Língua Portuguesa 25%

Matemática 10,1%

Rio Grande do Norte
Língua Portuguesa 22,9% - 5ª posição no NE 

Matemática 8,7% - 5ª posição no NE

3º Ano do Ensino Médio
Brasil 

Língua Portuguesa 22,7%

Matemática 9,1%

Nordeste 
Língua Portuguesa 16,5%

Matemática 2,7%

Rio Grande do Norte 
Língua Portuguesa 13,0% - 8ª posição no NE

Matemática 1,5% - 8ª posição no NE

Destaques positivos
Ceará teve o melhor desempenho entre os estados do NE

Língua Portuguesa 63,0% no 5º ano do EF

Matemática 48,3% no 5º ano do EF

Língua Portuguesa 39,9% no 9º ano do EF

Matemática 19,5% no 9º ano do EF

No RN o município de Acari foi destaque no 5º ano do EF
Língua Portuguesa 71% 

Matemática 62,85% 

O município com menor aproveitamento no RN no 5º ano do EF foi João Dias 
Língua Portuguesa 7,9%

Matemática 5%

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››