sábado, março 16, 2024

Carpinteiro é morto a tiros em Tabuleiro Grande/RN


Na tarde desta sexta-feira (15), por volta das 16 horas, um homem foi morto a tiros nas proximidades do matadouro público de Taboleiro Grande/RN. A vítima foi identificada como Wagner Tucha Alves Pereira, carpinteiro, mais conhecido como Tucha, morador do município. Segundo informações, Tucha foi alvejado por disparos de arma de fogo e morreu no local. Os autores do crime fugiram e ainda não foram identificados.


Populares se aglomeraram no local do crime. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foi acionado para realizar a perícia e remover o corpo.


Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil irá investigar o caso.



Fonte: Cidadão 190

Leia Mais ››

Soldador morre vítima de choque elétrico enquanto manuseava máquina de solda no Bairro Sumaré


Uma morte por descarga elétrica provocada por uma máquina de solda, foi registrada no início da noite desta sexta feira 15 de março de 2024 no Bairro Sumaré em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte,


A vítima foi o soldador, Tarcísio Bezerra Soares Júnior. De acordo com informações da Polícia Civil, ele estava manuseando sua máquina de solda, quando recebeu o choque.


A esposa dele ainda desligou o equipamento, mas infelizmente a desgarga elétrica foi muito forte, provocando sua morte instantânea. A equipe do Instituto Técnico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil foram acionados para o local.


Houve o trabalho pericial no local e em seguida a remoção do corpo da vítima, para exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal. O delegado de plantão Teixeira Júnior acompanhou a perícia.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Preso em SP, suspeito de matar prefeito de São José do Campestre é transferido para o RN

Suspeito de matar prefeito de São José do Campestre foi transferido para o RN — Foto: Divulgação


Preso em Guarulhos (SP) em janeiro deste ano, o principal suspeito de matar Neném Borges, prefeito de São José do Campestre, cidade distante cerca de 100 km de Natal, foi transferido nesta sexta-feira (15) para o Rio Grande do Norte. O crime aconteceu no dia 18 de abril de 2023.


O recambiamento - como é chamada a transferência de presos entre estados - do suspeito foi feito por policiais da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/Polinter).


O suspeito de 22 anos foi trazido em um voo que desembarcou na noite de sexta no Aeroporto de Natal. Ele vai seguir detido no sistema carcerário de Natal e está à disposição da Justiça.



O homem foi preso após investigação da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz, cidade próxima a São José do Campestre, que elucidou o crime no dia 26 de dezembro de 2023.


De acordo com a Polícia Civil, o suspeito é chefe local de uma facção criminosa interestadual e teria decidido matar o prefeito por causa do apoio institucional de Neném Borges às ações policiais no município de São José do Campestre.


O suspeito foi preso em Guarulhos durante uma abordagem feita pela Polícia Militar de SP. Ao conferir os documentos do suspeito, os policiais constataram que ele possuía um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio.


Joseilson Borges da Costa, Neném Borges, prefeito de São José do Campestre, foi assassinado a tiros, em casa, — Foto: Redes sociais


O crime

O crime aconteceu no dia 18 de abril de 2023. O autor teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto. Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Neném Borges, estava deitado no sofá de casa. Ele levou três tiros no rosto e morreu.


De acordo com a Polícia Civil, o investigado é chefe local de uma facção criminosa interestadual e teria decidido matar Neném Borges por causa do apoio institucional do prefeito às ações policiais no município.


Prefeito de São José do Campestre foi morto a tiros dentro de casa — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Sobre o prefeito

O prefeito estava no seu segundo mandado no Poder Executivo, após ser reeleito pelo MDB, em 2020.


Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges.


No mesmo ano, ele foi eleito para o cargo no Executivo, por meio das eleições suplementares.


A cidade de São José do Campestre fica na região Agreste potiguar e tem uma população estimada em 12,9 mil habitantes, segundo o IBGE.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais 14 presos são transferidos da Penitenciária Federal de Mossoró

Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução/JH

Mais 14 presos foram transferidos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) para outras unidades prisionais do sistema federal entre esta quinta (14) e sexta-feira (15).


O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou, neste sábado (16), que houve "o rodízio periódico de 14 presos entre as cinco penitenciárias federais do país", mas não informou de qual unidade os presos saíram e para onde foram.


Fontes do g1, que participaram da operação de transferência, informaram que os 14 presos transferidos foram da unidade de Mossoró.


Essa é a terceira transferência - a segunda em massa - de presos da Penitenciária Federal de Mossoró desde a fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, no dia 14 de fevereiro.


A primeira aconteceu no dia 2 de março, quando foram transferidos Fernandinho Beira-Mar e outros 22 presos. No dia 13 de março, mais um preso foi transferido. Ao todo, foram 38 presos transferidos de Mossoró.


O Ministério da Justiça informou que a movimentação dos internos é parte da rotina das unidades e que, por questões de segurança, "a Senappen [Secretaria Nacional de Políticas Penais] não informa a localização dos presos, nem detalhes dessas operações".


Os presos transferidos nesta semana embarcaram do aeroporto da cidade de Aracati (CE), que fica a cerca de 90 quilômetros de Mossoró.


O Ministério da Justiça informou que a transferência de presos entre as unidades "visa impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos, além de dificultar e enfraquecer possíveis vínculos nas regiões onde se encontram as Penitenciárias Federais".


Fuga do presídio

A fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça da Penitenciária Federal de Mossoró, ocorrida em 14 de fevereiro, foi a primeira a ser registrada na história do sistema prisional federal, criado em 2006.


As buscas pela dupla chegou a um mês e segue concentrada nas cidades de Mossoró e Baraúna (RN), sobretudo nas áreas rurais.


Na quarta-feira (13), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, viajou até Mossoró e informou a continuidade da força-tarefa na região diante de "fortes indícios" de que os fugitivos permanecem na localidade.


A pista mais recente deixada pelos fugitivos foi no dia 3 de março, quando invadiram um galpão agrícola em um assentamento em Baraúna (RN).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inmet alerta para chuvas de até 100 milímetros em 106 cidades do RN; veja lista

Chuvas atingem mais de 100 cidades do RN — Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, de até 100 milímetros por dia, para 106 cidades do Rio Grande do Norte. O alerta vale até 10h da segunda-feira (18).


O alerta é da cor laranja (perigo), o segundo nível no grau de severidade do órgão. (Entenda abaixo os níveis).


Grau de severidade

🟡 Perigo PotencialCuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário
🟠 PerigoMantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
🔴 Grande perigoEstão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.


 No alerta laranja, as chuvas variam entre 30 e 60 mm/h e podem chegar a aé 100 mm por dia, com ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h. Nesse tipo de alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Recomendações

Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado:


não se abrigar debaixo de árvores;

não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

evitar usar aparelhos ligados à tomada e, se possível, desligar os aparelhos e o quadro de energia

em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Cidades atingidas no alerta

Acari

Assú

Afonso Bezerra

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Alto do Rodrigues

Angicos

Antônio Martins

Apodi

Areia Branca

Augusto Severo

Baraúna

Bento Fernandes

Bodó

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Caicó

Caraúbas

Carnaubais

Cerro Corá

Coronel João Pessoa

Cruzeta

Currais Novos

Doutor Severiano

Encanto

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Florânia

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Galinhos

Governador Dix-Sept Rosado

Grossos

Guamaré

Ipanguaçu

Ipueira

Itajá

Itaú

Jandaíra

Janduís

Jardim de Angicos

Jardim de Piranhas

Jardim do Seridó

João Câmara

João Dias

José da Penha

Jucurutu

Lagoa Nova

Lajes

Lucrécia

Luís Gomes

Macau

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Messias Targino

Mossoró

Olho d'Água do Borges

Paraná

Paraú

Parazinho

Patu

Pau dos Ferros

Pedra Grande

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pendências

Pilões

Poço Branco

Portalegre

Porto do Mangue

Pureza

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Riachuelo

Rodolfo Fernandes

Ruy Barbosa

Santana do Matos

São Bento do Norte

São Fernando

São Francisco do Oeste

São João do Sabugi

São José do Seridó

São Miguel

São Miguel do Gostoso

São Rafael

São Tomé

São Vicente

Serra do Mel

Serra Negra do Norte

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Taboleiro Grande

Tenente Ananias

Tenente Laurentino Cruz

Tibau

Timbaúba dos Batistas

Touros

Triunfo Potiguar

Umarizal

Upanema

Venha-Ver

Viçosa


Fonte: g1
Leia Mais ››

Gleisi diz ter sofrido ataques em Natal e pede apuração à PF; em confusão, deputado deu tapa em celular de membro do MBL

Gleisi Hoffmann durante convenção nacional do PT em 2022 — Foto: Reprodução/TV Globo


A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou ter sofrido ataques de um influenciador ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL) ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Natal, na última sexta-feira (15).


Em uma confusão, o deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN), que acompanhava Gleisi na agenda, reagiu ao que chamou de “agressões” e “ataques misóginos” à parlamentar.


Vídeos publicados nas redes sociais mostram Mineiro dando um tapa no celular de uma pessoa que acompanhava o influenciador Matheus Faustino, pré-candidato a vereador em Natal.


Segundo Gleisi, a Polícia Federal foi acionada para apurar o conflito. A presidente do PT também afirmou que tomará as medidas judiciais cabíveis.



Imagens publicadas pelo próprio membro do MBL mostram que ele aguardava a chegada da deputada no aeroporto da capital do Rio Grande do Norte. Ele faz perguntas à Gleisi, questionando o número de feminicídios registrados no país.


Sem respostas, ele aponta para a deputada e diz que ela foi a “primeira senadora ré na Lava Jato” – a parlamentar foi absolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018. Gleisi Hoffmann responde: “Idiota”.


Na sequência, o vídeo publicado por Faustino somente mostra a confusão com Fernando Mineiro. O deputado dá um tapa no celular de uma pessoa que filmava as falas do influenciador. Logo depois, Mineiro puxa o braço do membro do MBL e o leva ao chão.


Ao g1, o deputado federal afirmou apenas ter reagido "diante das agressões" contra Gleisi. Ele disse que a presidente do PT foi "vítima de ataques misóginos" e que a reação se deu em uma tentativa de "afastá-los".


"No desembarque no aeroporto, ela foi abordada por alguns elementos, que logo passaram a gritar e a pressioná-la. Estamos providenciando as devidas medidas jurídicas e criminais", disse o petista.


Em um vídeo nas redes sociais, o influenciador negou ter atacado Gleisi Hoffmann. “A Polícia Militar estava lá, a Polícia Federal estava lá. Sabe por que não fizeram nada comigo? Simplesmente eu não fui agressivo", declarou.



Conselho de Ética

Em uma rede social, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), um dos fundadores do MBL, afirmou que acionará o Conselho de Ética da Câmara para apurar uma suposta quebra de decoro parlamentar cometida por Fernando Mineiro.


Para formalizar o pedido, Kim ainda deverá apresentar uma representação ao órgão. O deputado afirmou que “entrar em luta corporal contra cidadãos” não é “condizente com a ética parlamentar”.


O Conselho de Ética pode decidir por punições que vão desde censura verbal ou escrita até a perda do mandato.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro fala em perseguição e diz não ter 'medo' de julgamento, desde que juízes 'sejam isentos'

Ramagem e Castro (de branco) ao lado de Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou neste sábado (16) em um evento que marcou o lançamento da pré-candidatura do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) à Prefeitura do Rio de Janeiro, nas eleições municipais.


No pronunciamento, Bolsonaro, sem detalhar, falou em "perseguição". Também sem especificar, o ex-presidente disse não ter medo de ser julgado, desde que os juízes "sejam isentos".


Em um determinado momento do discurso, o político do PL disse que "poderia estar muito bem em outro país", mas preferiu ficar no Brasil.


"Não faltarão pessoas para te perseguir, para tentar te derrotar, vão te acusar de coisas absurdas, até de molestar uma baleia no litoral do Brasil. Poderia estar muito bem em outro país, preferi voltar para cá com todos os riscos que ainda corro. Não tenho medo de qualquer julgamento, desde que os juízes sejam isentos", declarou Bolsonaro.

O lançamento da candidatura de Ramagem à Prefeitura do Rio ocorreu na quadra da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.


Além de Bolsonaro e apoiadores, o evento contou com a participação do governador do Rio, Claudio Castro (PL).


Plano golpista

Bolsonaro deu as declarações um dia depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirar o sigilo de 27 depoimentos de aliados do ex-presidente e militares prestados à Polícia Federal após a realização da Operação 'Tempus Veritatis' (hora da verdade, em latim).


Os investigadores da PF apuram uma suposta trama golpista arquitetada por Bolsonaro e seu entorno após as eleições de 2022, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



Entre os depoimentos, estão os prestados pelos ex-comandantes do Exército general Freire Gomes e da Aeronáutica brigadeiro Carlos Baptista Junior.


Os militares colocam Bolsonaro no centro da trama golpista. Segundo os depoimentos, o presidente não só sabia das minutas para impedir a posse de Lula como as discutiu com os chefes das Forças Armadas em reuniões no Palácio da Alvorada.


A PF afirma que Bolsonaro e seus aliados próximos planejaram um golpe de Estado para mantê-lo no poder e impedir a posse de Lula.


Fonte:  g1

Leia Mais ››

PGR defende rejeição de queixa-crime apresentada por Bolsonaro contra Lula por suposta difamação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente da República Lula (PT). — Foto: Montagem/g1/Palácio do Planalto


O procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se neste sábado (16) pela rejeição de uma queixa-crime apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos crimes de difamação e injúria.


Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) após um discurso de Lula em maio do ano passado, durante a realização da cerimônia de assinatura do decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo.


Na avaliação de Bolsonaro, o petista indiretamente ligou o ex-presidente a uma mansão, nos Estados Unidos, de propriedade do irmão do ajudante de ordens Mauro Cid.


"Acabaram de descobrir uma casa, uma casa de US$ 8 milhões do ajudante de ordem do Bolsonaro. Certamente, uma casa de US$ 8 milhões não é para o ajudante de ordem. Certamente, é para o paladino da discórdia, o paladino da ignorância", disse Lula na ocasião.


A fala ocorreu em meio às investigações no STF que atingem Bolsonaro e aliados. Relator do caso, o ministro Luiz Fux, pediu que a PGR avaliasse o caso.


Para o PGR, se aplica no caso a chamada imunidade temporária prevista na Constituição e atribuída ao presidente da República. Por isso, uma ação penal não deve ser aberta.


“Na visão do Ministério Público Federal, as condutas narradas, por serem estranhas as suas funções, invocam a aplicação da imunidade constitucionalmente conferida ao Presidente da República e impedem a instauração da ação penal, enquanto não cessar o respectivo mandato”, escreveu Gonet.

Bolsonaro 'nada tem a ver' com imóvel, diz defesa

Na peça apresentada ao STF, os advogados afirmam que a casa no sul da Califórnia (EUA) foi adquirida por US$ 1,7 milhão e que o imóvel é de propriedade de Daniel Cid, irmão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.


A ação destaca que Daniel Cid tem "carreira consolidada" no setor de tecnologia e segurança digital.


“Resta comprovado, portanto, que o querelante [Bolsonaro] nada tem a ver com o imóvel em questão. Logo, indaga-se: qual o intuito do presidente da República com essa fala, senão a mera ofensa, leviana e falaciosa, à reputação de Bolsonaro?", diz a peça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caso 'Wal do Açaí': defesa de Bolsonaro tenta levar recurso sobre ação de improbidade ao STF, mas TRF-1 nega pedido

Wal do Açaí em foto com o ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Arquivo pessoal


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) rejeitou, nesta sexta-feira (15), um pedido da defesa de Jair Bolsonaro para enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso contra a decisão que manteve em tramitação no TRF-1 um processo por improbidade administrativa contra o ex-presidente.


Improbidade administrativa é um ato ilegal ou contra a administração pública cometido por agente público no exercício do mandato ou de função. Ocorre quando há enriquecimento ilícito, lesão ao patrimônio público ou atentado a princípios da administração. Também está sujeito à punição quem, ainda que não seja agente público, se beneficie do ato de improbidade.


A ação em análise na Justiça Federal apura se houve irregularidade na contratação de Walderice Santos da Conceição, a “Wal do Açaí”, como assessora parlamentar de Bolsonaro, quando o político era deputado federal (leia mais detalhes aqui).


Advogados do ex-presidente questionaram, no TRF-1, a competência da Justiça Federal para analisar o caso. O pedido foi negado pelo tribunal em novembro do ano passado.


A defesa então apresentou novo recurso, desta vez endereçado ao STF. Este tipo de pedido é apresentado no próprio TRF-1 e passa por uma análise prévia antes de seguir para a Corte.


Ao julgar o caso, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, vice-presidente do tribunal, rejeitou o argumento da defesa de que a ação deveria ser enviada para a Justiça estadual.


A defesa de Bolsonaro ainda pode recorrer, no STF, da decisão do desembargador.


Histórico

O processo por improbidade administrativa contra o político do PL e a funcionária tramita na primeira instância da Justiça Federal. A ação foi apresentada pelo Ministério Público Federal em março de 2022.


Segundo a ação, Wal do Açaí esteve lotada no gabinete de Bolsonaro durante mais de 15 anos, mas nunca viajou para Brasília e nem exerceu qualquer função relacionada ao cargo.


O MPF afirmou que, nesse período, Walderice e o companheiro, Edenilson Nogueira Garcia, prestavam serviços de natureza particular para Bolsonaro – em especial nos cuidados com a casa e com os cachorros de Bolsonaro na Vila Histórica de Mambucaba (RJ), no litoral fluminense.



No processo, as defesas do ex-presidente e de Wal do Açaí sustentaram que não houve irregularidades.


Fonte: g1

Leia Mais ››