terça-feira, julho 05, 2022

Com maior chuva em 24 anos, Natal entra em calamidade pública

Com o maior volume de chuvas em 24 anos, Natal teve um fim de semana de ruas alagadas, transbordamento de lagoas de captação, aberturas de buracos e casas interditadas. Foram 235 milímetros na capital nos quatro primeiros dias de julho e 164,5 milímetros apenas no domingo. Os estragos levaram a Prefeitura de Natal a decretar estado de calamidade. Pelo menos 28 residências foram interditadas pela Defesa Civil da capital nos bairros de Felipe Camarão, Ponta Negra, Candelária e Nordeste.


Magnus Nascimento
Chuvas provocaram prejuízos em vias públicas e obrigaram a Defesa Civil a interditar 28 casas na capital potiguar


Com a oficialização da situação de calamidade, o município dispensa licitação para compra de materiais e contratação de serviços para recuperação de áreas afetadas. O documento autorizou ainda que agentes de Defesa Civil possam usar bens particulares e entrarem em casas para prestar socorro ou determinar evacuação, em caso de risco iminente. 


Na capital, as chuvas registradas foram intensas durante todo o domingo. O volume registrado foi quase o total do esperado para o mês de julho, que tem média histórica de 245mm, a maior precipitação desde 1998. “Outra chuva como essa em Natal, ocorreu 30 de julho de 1998 quando em um só dia choveu 253,2 mm”, comentou Gilmar Bristot, chefe da unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn.


Magnus Nascimento
Carros ficaram pelo caminho na Avenida Abel Cabral


Ruas e avenidas ficaram alagadas, em alguns casos, com água acima do nível da cintura. Um homem precisou abandonar o carro na rua da Saudade, em Nova Descoberta. Lagoas de captação transbordaram e obrigaram famílias a abandonarem suas casas. As chuvas levaram a Prefeitura de Natal a adiar o retorno do ano letivo, previsto para esta segunda-feira (4).


“Não tenho ideia de como está minha casa. A água estava quase pelo teto. Moro em frente a uma lagoa de captação. Quando meu marido entrou lá, roupa, cama, móveis, estava tudo alagado. Não tenho perspectiva de quando vamos voltar para lá” lamentou a cuidadora de idosos Lucimaria da Conceição, moradora do conjunto Santarém, em Nossa Senhora da Apresentação. “Perdi tudo”, lamentou.


População precisou lidar com água acima da cintura


De acordo com a diretora da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, a situação mais crítica foi no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste. Foram crateras e buracos na rua Mirassol. Um homem chegou a ficar ilhado com seu carro dentro de casa, com o buraco na porta da residência. Os moradores foram para casa de familiares e em alguns casos, para abrigos disponibilizados pela prefeitura.


“Tivemos 12 lagoas que transbordaram, algumas atingiram muitas casas, outras ficaram mais nas ruas, isolando e desviando trânsito. Essas áreas de lagoas vamos voltar para vistoriar as casas. Até o momento não tivemos necessidade de acolhimento das casas de Felipe Camarão”, comenta. A diretora da Defesa Civil informou ainda que não foram registrados deslizamentos de terras em áreas de risco de Natal, como Comunidade do Jacó, nas Rocas, Passo da Pátria, na Ribeira, e em Mãe Luiza.


Lagoa de São Conrado voltou a transbordar



Também de acordo com o órgão, as lagoas que sofreram transbordo foram as seguintes: Panatis, São Conrado, Esperança, Pajuçara, Xavantes, Pirangi (Ayrton Senna), Soledade, Santarém, Jacaré, Preá, Ponta Negra e Jiqui. “Sobre as lagoas, algumas tiveram problemas nas bombas, algumas conseguimos acionar e elas melhoraram. Às vezes acontece com bombas de acionamento automático e elas não funcionam. Nisso, transborda. Mas transbordaria mesmo com a bomba funcionando, porque o volume de chuva foi muito alto e foi concentrado, com pancadas fortes. Isso sobrecarrega o sistema”, acrescenta.


Outro transtorno foi registrado na Avenida Felizardo Moura, uma das mais movimentadas da zona Norte da cidade. A via precisou ser fechada parcialmente por causa de grandes buracos, que já foram reparados na manhã da segunda (4). Do outro lado, na zona Sul, a Rota do Sol, via que liga Natal à Parnamirim seguiu intransitável durante toda a segunda (4) por causa do acúmulo de chuvas.


A rodovia foi interditada nos dois sentidos após a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Caern transbordar. A Caern enviou equipes para atuar na recomposição da estrutura da Lagoa de Infiltração da ETE, conhecida como talude. Também está sendo instalada mais uma bomba, de maior vazão, para operar junto a já existente, para drenar o excesso de água que invadiu a Rota do Sol. A previsão da Companhia, se o tempo se mantiver estável, é que nesta terça-feira (5) toda a estrutura esteja reforçada.


Região Metropolitana


A Grande Natal também registrou chuvas acumuladas acima de até 226 milímetros. Chuvas intensas ocorreram em Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Um homem de 59 anos morreu em São José de Mipibu, ao tentar desentupir um bueiro e um muro cair por cima dele. O Centro de Macaíba ficou completamente alagado e a água invadiu lojas, causando prejuízos a comerciantes da cidade.


Na Avenida Abel Cabral, uma das principais vias do bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, ficou completamente intransitável no domingo, na altura do Condomínio Nimbus, próximo ao cruzamento com a Avenida Ayrton Senna. Alguns motoristas que se arriscaram a passar pela região alagada ficaram pelo caminho e tiveram de abandonar os veículos, que ficaram boiando. Na manhã seguinte, quatro carros continuavam no local, aguardando o “resgate” dos donos.


Confira a previsão para esta semana:

Fonte: Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn)


Terça, 5: Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões


Quarta, 6: Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões


Quinta, 7: Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões


Sexta, 8: Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões


Sábado, 9: Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral


Domingo, 10: Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Chuvas são registradas em 131 municípios do Rio Grande do Norte

As chuvas do final de semana superaram a média esperada para o mês inteiro no Leste Potiguar, segundo a Emparn. Foram registradas chuvas em 131 municípios do RN. Pelo menos 65 cidades já atingiram volumes esperados para o mês.


Elisa Elsie


De acordo com o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, julho tradicionalmente é o mês que mais registra chuvas no Rio Grande do Norte. As causas, segundo Bristot, decorrem do aquecimento do oceano Atlântico, com temperaturas acima em 1,5ºC, registrando em torno de 28.4°C, que traz umidade para atmosfera do continente associada aos ventos de Leste que atuam na costa do Nordeste.


“Estamos no período chuvoso no litoral do Nordeste. O mês de julho faz parte desse período, que começa em abril e se estende até meados de agosto. As condições de chuva dependem do que acontece no Atlântico Sul. Essas condições que favorecem é a alta pressão do Atlântico Sul, que esteja mais intensa que o normal, e a temperatura no litoral também esteja acima do normal. Esses fatores estão presentes no momento”, comenta Bristot.


A previsão para a semana é de mais chuvas no Rio Grande do Norte e em Natal, segundo análises meteorológicas da Emparn. De acordo com Gilmar Bristot, a perspectiva é que chuvas sejam registradas durante toda a semana, com precipitações mais intensas a partir da quinta-feira (7).


“Podemos ter pancadas de chuvas isoladas na Grande Natal, nada como aconteceu neste domingo. Essa condição de poucas chuvas com ocorrência de pancadas à noite, de madrugada e início da manhã, deverá continuar pelo menos até quarta-feira (6). De quarta para quinta poderemos ter chuvas mais fortes, com índices pluviométricos superiores a 50 mm em 24h”, complementou Bristot. 


Doações


As fortes chuvas que afetaram Natal na capital neste domingo (3) deixaram famílias que vivem em ocupações de Natal em situação crítica. Na Ocupação Emannuel Bezerra, na Ribeira, zona Leste, a chuva invadiu o galpão e várias famílias perderam os poucos pertences que tinham. O grupo está buscando doações para tentar se reabilitar.


“A principal questão é que a ocupação fica numa rua que alaga em frente, então não conseguíamos tirar a água. Foi um dia bastante complicado. A maior parte das famílias perdeu tudo. Elas já tinham perdido antes, recuperamos  com doação e solidariedade, com geladeira, etc. Conseguimos recuperar geladeira e agora queimou novamente”, comenta Matheus Araújo, coordenador do Movimento de Lutas nos Bairros de Natal (MLB). 


Ao todo, são cerca de 36 famílias, totalizando cerca de 300 pessoas na Emannuel Bezerra. As famílias estão alocadas no galpão desde março de 2021. Para Matheus Araújo, do MLB, é necessário que a prefeitura propicie outro espaço para as famílias sem moradia, uma vez que o galpão alugado tem apresentado problemas durante as chuvas.


“Vamos lutar pela realocação do espaço. Porque esse prédio é alugado pela prefeitura e vamos tentar ir para outro prédio. Aqui não tem a mínima condição, não só pelo alagamento, por tudo”, aponta. As famílias pedem doações para atravessar o momento de dificuldade. Para ajudar, é possível doar às ocupações diretamente itens de higiene pessoal, roupas, alimentos e colchões. Também é possível ajudar por meio do Pix: (84) 98707-2030.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Membros de grupo religioso são presos por negar insulina à menina diabética que morreu

Doze membros de um grupo religioso foram presos nesta terça-feira (5/7) pela morte de uma menina de oito anos na Austrália.


Elizabeth Struhs (à direita) fotografada com sua irmã, Jayde — Foto: JAYDE STRUHS via BBC


Elizabeth Struhs era diabética e morreu em 7 de janeiro deste ano em uma casa ao sul de Brisbane. Autoridades acreditam que a menina teve insulina negada por quase uma semana.


No início deste ano, seus pais foram acusados de assassinato, tortura e de fracassar em prover as necessidades da vida.


A polícia disse que vai indiciar outras 12 pessoas — com idades entre 19 e 64 anos — pela morte da menina.



O grupo estava ciente da deterioração da condição de Elizabeth, mas não procurou ajuda médica, disse a polícia do Estado de Queensland em um comunicado.


Seus pais — Jason e Kerrie Struhs — são membros de um pequeno e isolado grupo religioso na cidade de Toowoomba que não está associado a nenhuma igreja tradicional, segundo a imprensa local.


A polícia alega que o casal e outros integrantes do grupo rezaram pela recuperação de Elizabeth quando ela ficou gravemente doente.


As autoridades só foram contatadas um dia após a morte da criança.


O superintendente da polícia, Garry Watts, disse que as autoridades ficaram surpresas com o que descobriram.


"Em meus 40 anos de policiamento, nunca me deparei com algo assim", disse ele. "E não estou ciente de um evento semelhante em Queensland ou na Austrália."


A irmã mais velha de Elizabeth, Jayde Struhs, culpa os próprios pais e o grupo religioso pela morte da menina.


Em um evento de arrecadação de fundos organizado para apoiar os irmãos de Elizabeth, Jayde disse que sua família ficou "completamente arrasada e com o coração partido".



"Nós enfrentamos uma realidade brutal: as pessoas que deveriam tê-la protegido não o fizeram, e talvez nunca saibamos exatamente o que aconteceu", escreveu ela.


A vida depois de uma doença grave

Ela disse que seus pais — com quem ela é brigada — faziam parte de um culto que leva a religião a extremos e usa o medo para controlar seus integrantes.


As 12 pessoas presas devem comparecer ao tribunal na quarta-feira (6/7). Jason e Kerrie Struhs retornarão ao tribunal no final de julho.


Fonte: BBC

Leia Mais ››

Dois ministros do Reino Unido renunciam por causa de acusações recentes contra Boris Johnson

Os ministros das Finanças e da Saúde do Reino Unido renunciaram na tarde desta terça-feira (5). Os dois publicaram comunicados expressando sua insatisfação com o primeiro-ministro, Boris Johnson.


Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, durante reunião de gabinete em Downing Street — Foto: Justin Tallis/Pool via REUTERS


Rishi Sunak, que ocupava a parta de Finanças, afirmou que "o público espera legitimamente que o governo seja conduzido de maneira competente e séria".


Sajid Javid, que renunciou ao carto de ministro da Saúde, afirmou ter perdido a "confiança" no primeiro-ministro. "Está claro para mim que esta situação não mudará sob sua liderança e, por isso, perdi minha confiança", disse Javid em sua carta de demissão.


Johnson teria ignorado queixas contra ministro


A acusação mais recente contra Boris Johnson é que ele sabia que havia queixas de má conduta sexual contra um outro ministro, Christopher Pincher, e não fez nada.


Pincher renunciou na semana passada do cargo de vice-líder do Partido Conservador.


Nesta terça-feira, Simon McDonald, um ex-funcionário do Ministério das Relações Exteriores acusou o gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, mentir ao afirmar que não sabia de queixas anteriores de má conduta sexual feitas contra Pincher.


Simon McDonald foi subsecretário permanente do Ministério das Relações Exteriores na época em que Pincher era ministro júnior na mesma pasta. Ele disse que houve uma investigação sobre Pincher em 2019 e que "o sr. Johnson foi informado pessoalmente sobre o início e o resultado da investigação".


Pincher renunciou como vice-líder do governo no Parlamento na semana passada, dizendo que havia bebido demais, envergonhado e "causado aborrecimento" para as pessoas. A mídia britânica informou que Pincher assediou sexualmente dois convidados do sexo masculino em um clube de Londres.


Muitos dos parlamentares da legenda estão cada vez mais frustrados ao defender o que alguns dizem ser um governo cheio de escândalos e podem renovar as tentativas de destituir o primeiro-ministro apenas um mês depois que Johnson sobreviveu a um voto de confiança.



O principal partido da oposição, o Partido Trabalhista, acusou Johnson de "arrastar a democracia britânica para a lama".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Oito alpinistas desaparecidos são localizados após colapso de geleira italiana

Oito das pessoas desaparecidas após parte de uma geleira ceder nos Alpes italianos no domingo foram localizadas com segurança, informou a mídia italiana nesta terça-feira (5), trazendo algum alívio para as equipes de resgate em busca de sobreviventes.


Glacier na Itália que desabou — Foto: Guglielmo /Reuters


Ao menos sete pessoas morreram na avalanche de domingo na Marmolada, que a mais de 3.300 metros é o pico mais alto das Dolomitas, uma cordilheira nos Alpes orientais italianos que abrange as regiões de Trento e Veneto.


"Quando chegamos, vimos um desastre, percebemos as dimensões dessa enorme avalanche", disse Stefano Coter, chefe da equipe de resgate alpino local e uma das primeiras pessoas a chegar ao local.


"Encontramos feridos que precisavam de ajuda e outras pessoas que estavam mortas", afirmou.


Grande parte da Itália está enfrentando uma onda de calor no início do verão e os cientistas dizem que as mudanças climáticas estão tornando as geleiras anteriormente estáveis ​​mais difíceis de prever.


Com o pico ainda instável, os socorristas têm usado drones e helicópteros para procurar vítimas ou tentar localizá-las por meio de sinais de celular. As equipes encontraram restos mortais ou equipamentos de alpinismo em três ou quatro locais na terça-feira.


Havia temores de que o número de mortos pudesse aumentar muito, com mais 13 pessoas ainda desaparecidas na manhã de terça-feira, mas esse número caiu para cinco pessoas desaparecidas ao longo do dia.


Sete pessoas da lista de desaparecidos já foram localizadas, informou a agência de notícias Ansa. Um italiano que também estava desaparecido estava sendo tratado por seus ferimentos em um hospital na cidade de Treviso, perto de Veneza, desde o acidente no domingo.


A Marmolada permanecerá fechada para turistas por ora para permitir a operação das equipes de resgate, disse Giovanni Bernard, prefeito de Canazei.

Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Seis morrem após tiros em desfile de 4 de Julho perto de Chicago, nos EUA; polícia prende suspeito

Pelo menos 6 pessoas morreram e ao menos 24 ficaram seriamente feridas nesta segunda-feira (4) depois que um homem efetuou disparos do alto de um telhado durante a parada de 4 de Julho (dia da independência dos Estados Unidos) na cidade Highland Park, perto de Chicago, no estado de Illinois.


O suspeito fugiu, mas foi capturado depois de horas pela polícia.


Segundo as autoridades, aparentemente o atirador estavam em um telhado quando fez os disparos. Um fuzil foi encontrado e apreendido.


O chefe da polícia afirma que o suspeito se chama Robert E. Crimo III, de 22 anos.



Número de feridos

O comunicado da polícia não deixa claro se entre os 24 que foram levados ao hospital estão os 6 mortos.


Um porta-voz do hospital deu números um pouco diferentes: segundo ele, são 31 feridos.


Localização de Highland Park, no estado de Illinois — Foto: g1/Fernanda Garrafiel


O desfile foi interrompido cerca de 10 minutos depois de começar, às 10h (hora local), quando começou um ruído que soava como tiros.


O prefeito pediu para que as pessoas fiquem dentro de casa. Ele afirmou que o FBI está auxiliando no trabalho da polícia.


A polícia foi acionada depois que o barulho de tiros fez com que pessoas que assistiam ao desfile de 4 de Julho corressem para se proteger.


Um repórter do jornal "Chicago Sun-Times" relatou que viu cobertores cobrindo o que seriam três corpos ensanguentados e outras cinco pessoas feridas e ensanguentadas perto do palco do desfile. Várias testemunhas disseram que ouviram vários tiros disparados. Uma testemunha disse que contou mais de 20 tiros.


Policiais fazem busca por suspeito em Highland Park, nos EUA, em 4 de julho de 2022 — Foto: WLS/ABC7/Via Reuters


Uma jornalista da rede CBS assistia ao desfile. Ela contou que estava perto da cena quando ouviu o que parecia ser um tiroteio. Ela e sua família se deitaram no chão e rapidamente correram para o carro em uma garagem próxima.


"Todos correram, se escondendo e gritando", disse ela. "Foi extremamente aterrorizante. Foi muito assustador. Temos muita sorte, saímos muito rapidamente."


Imagem sem data de Robert E. Crimo III, suspeito de ter efetuado disparos em pessoas que participavam de uma parada do Dia da Independência dos EUA — Foto: Divulgação/Governo de Illinois/Via Reuters


Presidente Biden

O presidente Joe Biden divulgou um comunicado sobre o ataque. Ele afirmou estar chocado "pelo violência armada sem sentido que novamente trouxe pesar a uma comunidade americana neste Dia da Independência".


Biden disse que ofereceu o apoio total do governo federal às autoridades da cidade e do estado. "Eu também movimentei as forças policiais federais para ajudar na busca urgente pelo atirador", disse ele.



4 de Julho

O dia 4 de julho é data de uma das maiores festas nacionais dos Estados Unidos.


Os americanos celebram seu "Independence Day" com diferentes atividades, sendo uma das mais populares a queima de fogos, que acontece por todo o país.


As comemorações remetem ao 4 de julho de 1776, data em que foi publicada a Declaração de Independência, quando se considera que nasceu o país.


Barulho de tiros deu início a correria em desfile em Illinois — Foto: Reprodução/Tiktok/Leonarcos11


Fonte: g1

Leia Mais ››

MPF emite parecer contrário à limitação de 30 minutos de atendimento por advogado em unidades prisionais do RN

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um parecer contrário à recomendação que limita a atuação dos advogados nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte em um atendimento diário com duração máxima de 30 minutos.


Pavilhão 4 da Penitenciária de Alcaçuz — Foto: Seap/Divulgação


A limitação foi recomendada pela Coordenadoria Executiva de Administração Penitenciária (Coeap) do estado. Diante disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou na Justiça com um mandado de segurança (MS) contra a recomendação.


O mandado de segurança tramita na 5ª Vara da Justiça Federal no RN.


Entre as recomendações da Coeap, também está a passagem dos advogados por scanner corporal e revista de pertences. Nesse caso, o MPF reforça que defende essas medidas, como forma de inibir práticas delituosas.


De acordo com o Conselho Federal e com a seccional da OAB no RN, as restrições ferem as prerrogativas da advocacia e são um retrocesso ao direito constitucional do preso de ter acesso ao advogado.


Parecer contrário

O procurador da República Fernando Rocha, autor do parecer contrário à limitação de 30 minutos, destaca que a Coeap “não apresentou nas considerações de sua recomendação, tampouco nas informações prestadas, dados concretos acerca da suposta necessidade de restrição do acesso dos advogados às unidades prisionais, nem muito menos indicou como se deu o cálculo que se chegou no tempo de 30 minutos por advogado”.


Assim, o procurador explana no parecer que a recomendação “transbordou a proporcionalidade necessária posto que inibiu de forma desarrazoada o acesso da classe dos advogados aos presos do sistema prisional estadual, devendo, portanto, nesse aspecto, ser suspensa”.


O procurador reforça, no entanto, que o documento é recomendatório. “Existe, porém, um justo receio de que, caso a recomendação seja seguida, os direitos classistas dos advogados seriam violados, o que justifica o MS de natureza preventiva”, defendeu.



Quanto ao scanner e à revista corporal, o procurador diz que os procedimentos de segurança não esvaziam a prerrogativa dos advogados de confidencialidade com os presos.


“Fica evidente que essa submissão nem de longe atenta contra as prerrogativas da classe dos advogados. Sequer se pode compreender como limitação de um direito de uma classe exatamente porque todas as pessoas que busquem acessar o sistema prisional devem a ele se submeter”, afirmou Fernando Rocha.


Casos recentes

O procurador Fernando Rocha pontuou no parecer que “a experiência recente no Rio Grande do Norte tem mostrado que os presos têm se valido das visitas e dos advogados para realização de comunicações de índole flagrantemente delituosas".


"A rotina sugerida não busca captar ou inibir o sigilo profissional ou confidencialidade do advogado com o preso, mas, claramente, desestimular a comunicação delituosa que lamentavelmente se mostrou frequente no sistema prisional do Rio Grande do Norte”, reforçou.


No fim de junho uma advogada foi presa em flagrante por passar bilhetes a presos no presídio Rogério Coutinho Madruga. Recentemente, ela foi liberada 



Esse tipo de situação também já havia ocorrido no início do ano, o que fez a Seap endurecer os procedimentos para entrada desses profissionais nas unidades prisionais do estado, implantando inclusive a limitação.


Apenas de janeiro a maio, a Seap informou que pelo menos 10 casos de advogados levando bilhetes para apenados foram registrados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PM recupera 114 computadores comprados pela Seap e furtados antes da entrega

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte encontrou e apreendeu nesta segunda-feira (4), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, uma carga com 114 computadores que foram adquiridos pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e furtados antes da entrega.


Carga com 114 computadores foi apreendida em São Gonçalo do Amarante — Foto: Divulgação


A carga foi apreendida em uma ação conjunta do BPChoque e da Força Tática da Polícia Militar. Dois suspeitos foram detidos.


De acordo com a Polícia Militar, o material estava em um condomínio residencial em São Gonçalo do Amarante.


Em nota, a Seap informou que os computadores tinham como destino a pasta, mas que "a carga foi desviada antes da entrega".



Além de CPUs, havia monitores e outras peças para computadores na carga.


O material apreendido foi encaminhado para a Central de Flagrantes na tarde desta segunda. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Festival Gastronômico de Martins é lançado com tema 'Mistura de Paixões'; evento começa dia 29

A 14ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins foi lançado no início deste mês de julho com o tema "Mistura de Paixões". O festival acontece entre os dias 29 e 31.


Fesitval de Martins acontece entre 29 e 31 de julho — Foto: Divulgação


No evento, a prefeitura do município detalhou o formato do festival neste ano, que contará com celeiro cultural e gastronômico, com o Palco do Forró, playground para crianças, circo, além de cursos que serão disponibilizados.


A programação oficial completa não foi divulgada até a atualização mais recente desta matéria.


No lançamento do festival, no entanto, o município confirmou que haverá show de cantor Jorge de Altinho. O Candeeiro Jazz, formado por Jubileu Filho, Zé Hílton e Sérgio Groove também foi confirmado.


A ideia do título de "Mistura de Paixões" é apontar a reunião de três vertentes presentes no festival: comida, diversão e arte.


O lançamento do evento foi realizado no Mirante do Canto e contou com a presença de autoridades, empresários e outras personalidades.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bandidos rendem funcionário e clientes e explodem cofre de posto de combustíveis na Grande Natal

Criminosos explodiram o cofre de um posto de combustíveis na madrugada desta segunda-feira (4) em Cajupiranga, no município de Parnamirim, Grande Natal. Antes da explosão, eles renderam um frentista e clientes.


Bandidos tentaram explodira cofre de posto de combustível em Natal — Foto: Divulgação


O caso aconteceu por volta das 0h40, de acordo com a Polícia Militar. O posto fica às margens da BR-101, próximo à divisa dos municípios de São José de Mipibu e Parnamirim.


Segundo a PM, o crime foi cometido por cinco homens que chegaram em um Ford Ka vermelho, armados com fuzis.

Eles renderam clientes e prenderam um frentista em um local do posto antes de realizarem a explosão para arrombar o cofre.



Segundo a PM, a apuração inicial apontou que os criminosos não haviam conseguido fugir com o dinheiro.


Policiais militares do 3º Batalhão da PM realizaram diligências na região, mas ninguém foi preso. A Polícia Civil vai investigar o caso.


Casos recentes

No fim de junho, outros dois casos semelhantes foram registrados no RN. No dia 27, criminosos explodiram o cofre de um posto de combustíveis na Zona Norte da cidade.


Três dias antes, o alvo foi um estabelecimento em Tangará, no Agreste potiguar, que pertence à mesma rede de postos (veja vídeo da ação em Tangará).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Três dias após confirmar 1º caso de varíola dos macacos, RN registra mais um paciente com suspeita da doença

Três dias após confirmar o primeiro caso de varíola dos macacos, o Rio Grande do Norte registrou mais uma notificação de paciente com suspeita para a doença nesta segunda-feira (4), segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde.


Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: Science Photo Library


O novo caso suspeito foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e está sendo acompanhado pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige).


O paciente de 34 anos mora em Natal e tem histórico de viagem recente à Europa, com passagem por Inglaterra, Portugal e Espanha.


Ainda segundo a Sesap, a pessoa foi atendida no Hospital Giselda Trigueiro - uma das unidades de referência para atendimento a pessoas com suspeita da doença no RN - e está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável.



Segundo o diretor do Hospital Giselda Trigueiro, André Prudente, não há qualquer indício de que o vírus esteja circulando no Rio Grande do Norte.


"Esse paciente chegou ontem de viagem, já doente, e não teve contato com ninguém, apenas com nossa equipe. Ele segue isolado", afirmou.


O médico ainda afirmou que foi coletada amostra de exame para confirmação ou não da doença.


O primeiro caso de varíola dos macacos confirmado do estado começou a ser investigado em 23 de junho e foi confirmado na última sexta-feira (1º).


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o primeiro paciente com o quadro da doença confirmado é um homem de 40 anos, que está isolado em casa. O homem também teve histórico de viagem recente à Espanha.


A Secretaria de Saúde do RN emitiu uma orientação aos municípios para o tratamento da doença em hospitais. A rede de saúde estadual conta com um fluxo de atendimento, destacados os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, para tratamento de eventuais casos.


A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.


Varíola dos macacos

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença causa febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.


A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.


A erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.



Chegada no Brasil

A infecção viral já se espalhou por mais de 30 países, incluindo o Brasil. O primeiro caso de varíola dos macacos no país foi confirmado na cidade de São Paulo no dia 8 de junho.


O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial penal federal morre em confronto com a Polícia Militar no interior do RN

Um policial penal federal morreu depois de entrar em confronto com a Polícia Militar na noite do último sábado (2) na cidade de Santa Maria, na região Agreste potiguar. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Agente penitenciário federal Manoel Alexandre de Assunção Neto, de 40 anos, morreu em confronto com a PM no RN — Foto: Cedida


Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada por pessoas da região informando que havia um homem armado em uma via pública, na BR-304.


"A PM foi acionada e chegando ao local, o homem fez menção de atirar contra os policiais, havendo uma reação", informou a assessoria da corporação.


Segundo a PRF, o caso aconteceu por volta das 22h50. O homem chegou a ser socorrido para o Hospital de Riachuelo, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.



O agente penitenciário federal foi identificado como Manoel Alexandre de Assunção Neto, de 40 anos. Ele era natural de Petrolina (Pernambuco) e estava lotado na Penitenciária Federal de Mossoró.


A Polícia Civil foi acionada para dar início à investigação e o Instituto Técnico-Científico de Perícia foi chamado para recolher o corpo do policial. Segundo a PM, um inquérito será aberto para apurar os fatos.


A vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais no RN, Rita de Cassia Silva, afirmou que a instituição aguarda investigações para se pronunciar sobre o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››