domingo, maio 01, 2022

Secretário municipal de Agricultura é assassinado a tiros em Água Nova, RN

O secretário de Agricultura de Água Nova, Francisco Pereira da Silva, de 43 anos, foi assassinado a tiros, no início da manhã desta sexta-feira (29) no município da região Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na frente da casa da mãe da vítima.


Francisco Pereira da Silva, secretário de Agricultura de Água Nova, RN, foi assassinado a tiros na manhã desta sexta-feira (29) — Foto: Prefeitura de Água Nova


O delegado de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues, responsável pela investigação do caso, afirmou que dois criminosos chegaram ao local em uma moto e mataram Nem Preá, como o secretário era mais conhecido, com vários tiros de arma de fogo. O tipo da arma ainda não foi identificado.


"Estamos investigando, mas ainda é muito prematuro para antecipar qualquer conclusão", afirmou o delegado, ao ser procurado pelo g1.


De acordo com as informações preliminares levantadas pela Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 6h20 no bairro Alto da Cachoeira.


O sub-tenente Jota Oliveira, que comanda o policiamento no município, disse que pelo menos oito tiros atingiram o secretário, sendo três na altura da cabeça e outros cinco nas costas. Após os disparos, os criminosos fugiram.


A Polícia Militar acionou reforço de cidades vizinhas para fazer buscas pelos suspeitos, mas ninguém foi preso até a última atualização desta matéria.


Francisco era secretário de agricultura do município há seis anos. O prefeito do município, Ronaldo Souza, decretou luto oficial de três dias na cidade, mas não quis dar entrevista, afirmando que estava abalado com a situação. A prefeitura também publicou uma nota de pesar pelo falecimento do secretário nas redes sociais.


O corpo de Francisco foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Pau dos Ferros, para passar por exames. Somente após a liberação do corpo é que a familía deverá anunciar informações sobre o seputalmento. O secretário deixa dois filhos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Assaltantes roubam arma de policial federal e câmeras durante ensaio fotográfico de gestante na Grande Natal

Criminosos abordaram um fotógrafo e os clientes dele durante um ensaio de gestante que acontecia na tarde de quinta-feira (28), na Grande Natal. Os bandidos roubaram uma arma de fogo de uma das vítimas, que é policial federal, além de câmeras fotográficas profissionais e um carro.


Viaturas da PF foram a Tabatinga após assalto a policial federal — Foto: Renato Silva


Segundo o fotógrafo Renato Silva, ele e o casal estavam fazendo o ensaio de gestante em um mirante na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, por volta das 15h30, quando os dois assaltantes chegaram por trás e os abordaram.


Ainda de acordo com o fotógrafo, os criminosos estavam com armas aparentemente caseiras. "Na verdade, a gente nem sabe se eram armas de verdade", conta.



O cliente dele, que é policial federal e estava com a esposa grávida, não reagiu e entregou a arma de fogo que portava aos bandidos. De acordo com Renato, a arma de fogo era pessoal e não da corporação.


O profissional conta que, na hora, teve medo de o cliente ser morto por ser policial, mas o homem disse aos bandidos que a arma era do pai e que só tinha levado ao local para proteger a esposa gestante.


"Eles pediram os equipamentos e fugiram levando também o carro dos clientes, que já foi encontrado", relata o profissional.


Ao todo, de acordo com ele, o prejuízo com o roubo das câmeras e lentes é de aproximadamente R$ 30 mil.


Após o crime, viaturas da Polícia Federal foram ao local. O g1 procurou a assessoria de comunicação da corporação sobre o assunto, mas não recebeu informações sobre o caso até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tratamento disponível no RN permite o alívio dos sintomas

A doença de Parkinson é conhecida há mais de 200 anos e acomete, no Brasil, cerca de 200 mil pessoas, segundo estimativas do Ministério da Saúde. Uma das condições mais recorrentes em pacientes neurológicos, ela também é fonte de diversos estudos científicos, que aprimoram o seu entendimento e desenvolvem tratamentos que têm melhorado a qualidade de vida de quem tem o seu diagnóstico. Um deles, feito no Rio Grande do Norte, permite o alívio dos sintomas e a redução no uso de medicamentos com a implementação de um pequeno equipamento no cérebro do paciente, que funciona a partir da emissão de sinais elétricos e pode ser ajustado na tela de um tablet.


Técnica batizada de Estimulação Cerebral Profunda ajuda no tratamento com pequenos estímulos elétricos no cérebro


A técnica é chamada Estimulação Cerebral Profunda, em tradução do inglês (Deep Brain Stimulation – DBS). O procedimento consiste, basicamente, em inserir eletrodos na região do cérebro onde é identificada a doença, chamada de substância negra. Geralmente, segundo o neurocirurgião Thiago Rocha, a cirurgia é feita bilateralmente, mas há casos de pacientes que desenvolvem Parkinson em apenas um lado do cérebro.


Depois de instalados, os eletrodos são conectados a um cabo de extensão, que, por sua vez, é ligado a um gerador, semelhante a um marcapasso. O equipamento tem cerca de 5 cm e fica todo internalizado, sem nada exposto na cabeça do paciente. Os estímulos elétricos são considerados de baixa intensidade, atendo-se a casa dos miliamperes.


O médico Thiago Rocha afirma que, depois do procedimento, os resultados são muito bons. “O paciente já sai da sala sem tremor, por exemplo. A gente consegue ver a resposta já no intra-operatório e no fato de melhorar completamente a rigidez", relata o neurocirurgião.

O estímulo no local da doença é o segredo para o sucesso desse tratamento. Na prática, as vias motoras da substância negra são estimuladas e, assim, conseguem contornar a deficiência de um neurotransmissor no corpo, chamado dopamina.


O déficit de dopamina é o que caracteriza essa doença crônica e degenerativa. Esse neurotransmissor atua justamente na parte de movimentação do corpo humano.


A doença é, de modo geral,  idiopática - sem origem conhecida -, mas também há o fator de hereditariedade, como explica o neurocirurgião Thiago Rocha. "Existe em torno de 5% dos pacientes com Parkinson que têm uma causa genética, mas 95% não tem uma causa genética definida. A incidência é maior na população idosa, a partir dos 60 anos", disse.


O tenente aposentado da Marinha, Miguel Sampaio do Rêgo, de 82 anos, é um dos exemplos em que o fator hereditário da doença é observado. A mãe dele morreu com a condição, e ele tem irmãos e até sobrinhos que já desenvolveram. 


“Para você ter ideia, ele tem sobrinhos, que desenvolveram o Parkinson aos 20 e poucos anos", conta a filha dele, Márcia do Rêgo, de 55 anos, que não apresenta sintomas da doença.


Miguel começou a perceber os sintomas por volta dos 70 anos. Os primeiros sinais surgiram quando ele foi renovar a carteira de motorista, foi reprovado pela análise médica e recebeu o diagnóstico de um neurologista de que estava com tremor de extremidade.


Embora seja um dos sintomas mais característicos da doença de Parkinson, o tremor não ocorre apenas em quem tem essa condição. Segundo o neurocirurgião Thiago Rocha, esse comportamento no Parkinson acontece em situação de repouso e só para no momento do sono. Além desse, outros sintomas motores da doença são: rigidez no corpo, lentidão dos movimentos e instabilidade postural.


Além do que pode ser percebido ao olhar, a doença de Parkinson pode desenvolver os chamados sintomas não motores, que são: sudorese, constipação intestinal, micrografia, Transtorno Comportamental do Sono REM e depressão. 


Os medicamentos usados no tratamento da doença agem para aumentar a dopamina no paciente e, assim, diminuir os sintomas.

 

Militar aposentado, Miguel do Rêgo convive com doença


Vantagem da terapia DBS

A vantagem da terapia DBS é que os estímulos elétricos no cérebro se tornam aliados no combate ao avanço da doença, reduzindo ainda  a necessidade de medicamentos e seus  efeitos adversos.


Como trata-se de uma condição degenerativa, a tendência é que os efeitos cresçam de acordo com o envelhecimento do paciente, o que faz com que a dosagem da medicação tenha de acompanhar o mesmo ritmo. 


A terapia de DBS também é dinâmica e, ao passo que a doença evolui, ela pode ser regulada. A emissão dos sinais elétricos é controlada por meio de um tablet, capaz de alterar frequência, amplitude e largura de pulso da onda que é gerada pelo equipamento implantado no paciente, via tecnologia Bluetooth.


A cirurgia para implantação do equipamento pode ser feita com o paciente dormindo ou acordado. O neurocirurgião Thiago Rocha prefere a segunda opção por já conseguir aferir resultados durante o procedimento. “É uma grande vantagem. A gente já vê o efeito, consegue testar no próprio intra-operatório”, explica.


No entanto, não são todos os pacientes que estão aptos a fazer a terapia DBS.  Requisitos como idade, tempo e evolução da doença, resposta ao uso de medicamentos e outras avaliações são considerados.


 O momento para se pensar na cirurgia é quando o paciente deixa de responder como esperado ao uso de remédios, nas chamadas flutuações motoras, e passa a ter discinesias - movimentos involuntários - provocados pelo encurtamento no tempo das medicações. Aliado a isso, o paciente precisa ter cinco anos de doença e, no máximo, 70 anos de idade. Embora, de acordo com Thiago Rocha, estudos já trabalhem com a possibilidade de estender a idade para até 75 anos.


Exames clínicos, avaliações neuropsicológicas e psiquiátricas, além de outros testes também são feitos para ser dado o aval.


No Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) é a única unidade pública que oferta a cirurgia. O procedimento também é feito em hospitais privados e está no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula os planos de saúde.


Qualidade de vida

Superando estigmas e dificuldades relacionadas à doença, a ciência e a medicina conseguiram dar qualidade de vida a quem é acometido por ela. Parkinson não tem cura, mas tem tratamento. 


Miguel do Rêgo é um dos que teve a rotina melhorada. Pela idade, ele não pôde fazer a terapia DBS, mas depois que iniciou o uso de medicamentos receitados pelo médico a sua vida mudou. Tarefas de casa e a autoestima - de um  homem visivelmente alegre hoje em dia - tiveram uma progressão, de acordo com a filha.


Costumeiramente, Miguel rega as plantas do jardim de casa, mas a sua atividade favorita mesmo é no computador, onde ele descobriu ser capaz de se comunicar com duas pessoas: “Deus e o mundo”, brinca. 


"Eu tenho que lutar contra. O inimigo a gente ataca de frente e com coragem. ‘Bota toda sua força, sua vontade para derrotar o inimigo’. É isso que eu acho que tem de ser, não posso me aquietar", disse Miguel do Rêgo.


Não parar, inclusive, é uma recomendação dos neurologistas para quem tem doença de Parkinson. Uma rotina de exercícios físicos, como caminhadas, por exemplo, é fundamental para restringir o desenvolvimento dos sintomas.

Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Jiboias de 2 metros são resgatadas ao lado de oficina em Mossoró

Duas jiboias foram resgatadas na manhã desta sexta-feira (29) por policiais militares ambientais em uma área próxima a uma oficina de retroescavadeiras em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.


Jiboias foram resgatadas em Mossoró, RN — Foto: Reprodução


Os funcionários da empresa acionaram a PM por volta das 9h30 ao avistarem as cobras enroladas em uma árvore ao lado do muro da oficina.


Quando os policiais da 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental chegaram, as jiboias permaneciam no mesmo ponto.


Para o resgate, os policiais contaram que a dificuldade se deu devido a uma cerca elétrica e uma concertina que ficam sobre o muro. A cerca foi deligada, o que facilitou a operação, e os policiais conseguiram resgatar as jiboias de forma correta e também sem se machucar.


De acordo com a Polícia Ambiental, uma jiboia tinha 2 metros de comprimento e a outra cerca de 10 centímetros a menos, medindo 1,90 m.


Segundo a PM, é comum que esses animais apareçam próximo a residências ou dentro de carros durante o ano todo, mas no período chuvoso isso se torna mais comum, já que os animais procuram locais mais quentes para abrigo.


Os policiais informaram que quase todos os dias do ano são atendidas ocorrências dessa natureza.


Após serem resgatadas, as jiboias foram avaliadas para saber se estavam feridas e em seguida os policiais devolveram os animais para o habitat natural em local longe de residências.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Número de benefícios do Auxílio Brasil supera carteiras de trabalho assinadas no RN

O Rio Grande do Norte tem mais beneficiários do programa Auxílio Brasil que pessoas empregadas com carteira assinada, de acordo com dados do governo federal levantados pelo g1 RN.


Fila para buscar agendamento no CadÚnico, em Natal (Arquivo) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Em abril, o estado teve 443.482 famílias atendidas pelo programa assistencial, recebendo em média R$ 408,66. Por outro lado, registrou estoque de 437.500 empregos formais em março, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (28).


O levantamento não leva em conta os servidores públicos, além de trabalhadores informais, microempreendedores, entre outras pessoas que têm CNPJ, por exemplo.


Ao todo, segundo o Ministério da Cidadania, o auxílio injetou R$ 181,2 milhões no estado em abril - valor superior ao Fundo de Participação dos Municípios, que foi de R$ 149,2 milhões.


Para o professor do Departamento de Economia da UFRN, Thales Penha, de maneira geral, a economia do estado conta com baixo dinamismo, com concentração de empregos principalmente na região metropolitana de Natal e cidades-pólo como Mossoró.


"Esse baixo dinamismo é característica do estado. Há uma concentração da atividade econômica na capital e no interior há uma grande massa de trabalhadores informais, de pessoas que vivem de 'bico'. Temos, por exemplo, muitos agricultores que trabalham na informalidade durante parte do ano e no restante depende de programas sociais", aponta.


De acordo com ele, o processo de estagnação econômica do estado já dura aproximadamente 30 anos, após um período de crescimento provocado pela cultura do algodão e chegada de várias indústrias ao estado na década de 1970.


Por outro lado, o professor avalia que no Brasil como um todo, há uma característica de informalidade do trabalho, em que as massas de trabalhadores formais e informais chegam a ser quase iguais em quantidade.


Cidades

Em Natal, o número de empregados com carteira assinada é superior ao de beneficiários do programa social. Segundo o Caged, até março a capital contabilizava 204.582 vagas de trabalho formal, enquanto o número de famílias atendidas pelo Auxílio Brasil foi de 63.819 em abril.


O mesmo aconteceu em cidades como Mossoró, que tem 56.839 empregos formais e 28.753 benefícios. Em Caicó, na região do Seridó potiguar, há um estoque de 8.543 empregos formais, contra 6.690 benefícios do Auxílio Brasil.


Mas a quantidade de beneficiados já é maior que a de empregados em Pau dos Ferros - cidade-polo na região do Alto Oeste potiguar. Foram 3.908 auxílios pagos em abril, contra um estoque de 3.592 empregos formais.


A diferença é ainda maior nas pequenas cidades. Em Luís Gomes, onde a população é estimada em pouco mais de 10 mil pessoas, foram pagos 1.660 benefícios em abril, enquanto o município conta com registro de apenas 83 empregos formais.


Na menor cidade potiguar, Viçosa, o governo federal pagou 446 benefícios em abril. Em março, o município de pouco mais de 1,7 mil moradores só tinha 14 vagas de trabalho formal preechidas, segundo o Caged.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Campanha de vacinação de animais contra febre aftosa começa no dia 1º de maio no RN

A primeira etapa da campanha de imunização de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte começa neste domingo (1º). O rebanho potiguar é estimado em cerca de 1 milhão de animais.


Campanha de vacinação contra febre aftosa no RN — Foto: Governo do RN/Divulgação


Segundo o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado, os produtores têm até o dia 31 de maio para imunizar seus animais, de todas as idades, e até 15 de junho para declarar o rebanho em um dos escritórios dos próprio do órgão, na Emater ou nas secretarias municipais de agricultura.


"A campanha começa agora e é importante que o produtor adquira suas vacinas nas revendas agropecuárias cadastradas no Ministério da Agricultura e o Idiarn, para que já possa ir imunizando seus rebanhos. Nas últimas campanhas, por uma questão de mercado, a vacina foi ficando mais escassa no final e, por consequência, o preço foi ficando mais elevado", afirmou o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, Renato Maia, orientando que os produtores adquiram os imunizantes o quanto antes.


Após adquirir a vacina, os produtores devem levar as doses a temperaturas entre 2 e 8 graus Célsius à propriedade, imunizar o rebanho e, posteriormente, declarar a vacinação dos animais.


Ainda de acordo com ele, o RN tem status de área livre da febre aftosa com vacinação desde 2014 e luta para conseguir o status de livre da aftosa sem vacinação.


"A doença é provocada por um virus simples, que tem grande poder de disseminação. Além de um problema sanitário, causa problemas econômicos. Se um único animal foi identificado com a doença pode pôr em cheque todo o status sanitário do país e automaticamente os mercados internacionais suspendem a compra dos produtos de origem animal no país", afirma.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil tem 16 mortes por Covid-19 em 24 horas; média móvel tem terceiro dia de tendência de alta

O Brasil registrou neste domingo (1º) 16 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 663.567 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 124. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +26%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença pelo terceiro dia consecutivo.


Brasil, 1º de maio

Total de mortes: 663.567

Registro de mortes em 24 horas: 16

Média de mortes nos últimos 7 dias: 124 (variação em 14 dias: +26%)

Total de casos conhecidos confirmados: 30.449.740

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 6.143

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 14.906 (variação em 14 dias: +5%)


Média móvel de mortes — Foto: Arte/g1


Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe não registraram morte por Covid em 24 horas.


Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins não atualizaram o número de casos e mortes por coronavírus.


O país também registrou 6.143 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 30.449.740 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 14.906, variação de +5% em relação a duas semanas atrás.


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Curva de mortes nos estados

Em alta (6 estados): SC, SP, GO, MS, MT e RO

Em estabilidade (8 estados): MG, DF, AC, AP, PA, CE, MA e RN

Em queda (8 estados): PR, RS, ES, AM, AL, BA, PE, PI e SE

Não divulgou (4 estados e o Distrito Federal): DF, PB, RJ, RR e TO

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jessi afirma ter sofrido ataques racistas nas redes sociais e diz que 'pessoas serão responsabilizadas'

Em vídeo postado nas redes sociais, a ex-BBB Jessilane Alves afirmou no último sábado (30) que vem sofrendo com ataques racistas. "Eu estou recebendo ataques racistas e discurso de ódio", desabafou. Jessi, como é conhecida, não detalhou os comentários recebidos, mas disse que os administradores de suas contas nas redes sociais estão atentos: "Eu continuo não lendo esses comentários, continuo não acompanhando porque não me agrega, mas os meus ADMs estão e todas as pessoas serão responsabilizadas".


Jessi é eliminada no BBB22 — Foto: Reprodução/TV Globo


A professora de biologia pediu ainda que os fãs não entrem em discussões com pessoas que estejam sendo racistas: "Eu disse para os meus fãs (...) para eles não entrarem nessa discussão, não darem palco, não responderem a esses comentários".


Jessi concluiu dizendo que, quando se trata de racismo, "passa para um outro nível porque atinge não só a mim. (...) Nosso jurídico tá sendo acionado porque isso já passa a ser crime. E se é crime, temos que levar para outro lugar, sim."


Eliminação no BBB 22


Jessilane foi a 14ª eliminada no paredão do "Big Brother Brasil 22". Jessi foi a última mulher a deixar a competição. Indicada pela liderança de Gustavo, a sister colocou Eliezer na Berlinda. Arthur também acabou indicado pelo líder após empatar com Douglas Silva na votação pela casa. Com direito a contragolpe, Arthur puxou Douglas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Turista de Pernambuco morre na Praia de Jericoacoara, no Ceará

Um turista de Pernambuco morreu enquanto tomava banho no mar em Jericoacoara, litoral oeste do Ceará, na manhã este domingo (1º). Uma médica que estava no local chegou a dar os primeiros socorros a Rafael Antônio de Oliveira, 30 anos, mas ele não resistiu.


Rafael Antônio foi socorrido por uma médica no local, mas não resistiu; Bombeiros relataram mal súbito seguido de afogamento — Foto: Arquivo pessoal


Os bombeiros chegaram a relatar que Rafael sofreu mal súbito seguido de afogamento, no entanto, a Secretaria da Segurança informou, em nota, que um laudo pericial ainda vai ser emitido informando as circunstâncias da morte. O caso é tratado como "possível afogamento" e está sendo apurado pela Delegacia Municipal de Jericoacoara.


Segundo Jonathan Sandres, amigo da vítima, Rafael era empresário e veio para o Ceará para aproveitar uma festa em Jericoacoara e também para comprar mercadorias para a sua loja no Recife.


Ainda de acordo com Jonathan, a família vai viajar do Recife para o Ceará para fazer reconhecimento do corpo.


A secretaria disse que o homem foi retirado do mar por banhistas. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará, da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para a ocorrência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal finge passar mal para não pagar conta de restaurante e acaba preso em Curitiba, diz polícia

Um casal foi preso suspeito de fingir que estava passando mal para não pagar a conta de cerca de R$ 400 um restaurante, em Curitiba, segundo a Polícia Civil. O caso aconteceu na noite de sábado (30), no bairro Batel.


Suspeitos foram levados para a Central de Flagrantes de Curitiba — Foto: Tony Mattoso/RPC


De acordo com a polícia, os dois foram até um restaurante japonês e, após o jantar, simularam que estavam passando mal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamado.


Diante da suspeita de se tratar de um golpe, a Polícia Militar também foi acionada. De acordo com as investigações, o homem se apresentou com um nome falso quando os policiais chegaram.


O casal acabou sendo preso e encaminhado para a Central de Flagrantes de Curitiba. Segundo a Polícia Civil, os dois foram autuados por estelionato.


O caso é investigado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rodrigo Mussi tem cada vez mais consciência do acidente que sofreu, diz irmão do ex-BBB



Segundo Diogo Mussi relatou em um story no Instagram, essa é uma conquista da terapia iniciada em uma clínica de reabilitação em São Paulo, onde Rodrigo se recupera após receber alta do Hospital das Clínicas, em 28 de abril.


"Rod iniciou a terapia ocupacional e já subiu de nível. Também foi bem na fisio[terapia], mesmo com o cansaço no final", escreveu Diogo. "Se alegrou com as visitas que recebeu, e amanhã [domingo, 1º] será dia de descanso."

Antes da alta, Rodrigo não se lembrava do acidente

Até então, a família do ex-BBB havia contado que Rodrigo só se lembrava do jogo de futebol ao qual assistiu no dia do acidente -- não se recordava da colisão entre o carro em que ele estava e a traseira de um caminhão.


"O Rodrigo está mais lúcido, entendendo melhor o que está acontecendo, mas ainda não se lembra do acidente", contou Diogo, em 28 de abril.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Como fazer a declaração de MEI? Microempreendedor precisa entregar documento anual

Fazendo upload: 153193 de 153193 bytes.


Os Microempreendedores Individuais (MEIs) são obrigados, além de declarar o Imposto de Renda como pessoa física, a entregar anualmente a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).


Este ano, o prazo de entrega da DASN-SIMEI referentes ao ano calendário de 2021 foi prorrogado para 30 de junho. Quem se tornou MEI em 2022 deverá entregar essa declaração apenas em 2023.


É importante entender que o DASN-SIMEI é diferente da declaração do Imposto de Renda como pessoa física, que deve ser entregue até 31 de maio.


Esta declaração precisa ser feita mesmo que o MEI não tenha registrado faturamento durante o ano de 2021. E o envio não acarreta nenhuma cobrança adicional, porque o imposto já é pago mensalmente no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).


Como fazer a declaração anual de MEI

O limite de faturamento anual dos MEIs em 2021 foi de R$ 81 mil. No entanto, o valor deverá ser calculado de forma proporcional aos meses em que a empresa esteve aberta. Caso o CNPJ MEI esteja aberto desde junho de 2021, por exemplo, o limite será proporcional ao tempo de abertura.


Veja o passo a passo para o MEI, mediante seu CNPJ, realizar a declaração:


Acesse a página de declaração do DASN-SIMEI no site da Receita Federal e informe o CNPJ e os caracteres alfanuméricos;

Na linha "original" selecione "2021";

No campo "Valor da Receita Bruta Total", informe o valor total do seu faturamento no ano passado;

No campo abaixo, se o MEI não for apenas um prestador de serviços, deverá informar o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;

Informe se o MEI teve algum empregado no ano referente;

Na tela seguinte você irá visualizar um resumo das informações. Basta conferir se elas estão corretas e clicar em "Transmitir";

Para finalizar, imprima e guarde o recibo da declaração. Nele constam as informações prestadas, o horário de envio para a Receita Federal e o número de controle.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ciro diz que reforma trabalhista gerou 'golpes' contra o trabalhador e propõe diálogo para corrigir 'distorções'

O pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, disse neste domingo (1º), que a reforma trabalhista promoveu “golpes profundos” contra o trabalhador e propôs diálogo para “corrigir distorções”.


Ciro Gomes em evento do PDT em Brasília — Foto: Divulgação


Ciro participou de um ato, em Brasília, em comemoração ao Dia do Trabalho e ao centenário Leonel Brizola, fundador do partido.


“[A Reforma Trabalhista] Na medida em que trouxe algumas atualizações necessárias, aproveitou também para praticar golpes profundos contra o trabalhador e contra os sindicatos”, disse Ciro.


O pré-candidato do PDT afirmou também que os governos do ex-presidente Michel Temer e do presidente Jair Bolsonaro usam pretextos para “subtrair direitos básicos” do trabalhador, além de promoverem o que chamou de uma “propaganda de terror”.



"Os governantes de plantão, muito especialmente os governos Temer e Bolsonaro, usaram e continuam usando de todos os pretextos para subtrair os seus direitos básicos e elementares. Ora fazem chantagem e a política do medo, alardeando os danos da crise econômica que eles mesmo criaram; ora mistificam e manipulam a leitura dos efeitos da virada tecnológica que vive o mundo, sempre fazendo uma propaganda de terror contra o trabalhador", disse.


Ciro afirmou ainda que abriria "uma grande mesa de diálogo com os trabalhadores e os empresários para corrigir as distorções" e atualizar a legislação trabalhista "de acordo com as melhores práticas internacionais".


“Se eu tiver a confiança dos brasileiros de me tornar presidente, abrirei uma grande mesa de diálogo com os trabalhadores e os empresários para corrigir as distorções e atualizar nossa legislação de acordo com as melhores práticas internacionais”, afirmou.


Em seu discurso, Ciro também disse que mais de 65 milhões de brasileiros e brasileiras estão inadimplentes, criticou o governo pela alta inflação e disse que o salário mínimo de R$ 1212 é o segundo mais baixo da América Latina.


“Os trabalhadores, que já tiveram parte de seus direitos subtraídos no governo Temer, encontram-se mais que nunca maltratados, abandonados e humilhados., disse o pré-candidato do PDT.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula pede desculpa a policiais depois de dizer que 'Bolsonaro não gosta de gente, gosta de policial'

Fazendo upload: 142001 de 142001 bytes.


Em discurso realizado pela comemoração do 1º de maio , o pré-candidato do PT à presidência , Luiz Inácio Lula da Silva, pediu desculpa para os policiais por causa de uma fala em um evento de que participou no dia anterior, em São Paulo.


No sábado (30), Lula afirmou que o presidente Jair Bolsonaro "não gosta de gente, ele gosta de policial".


"Quando eu estava fazendo o discurso, eu queria dizer que o Bolsonaro só gosta de milícia, ele não gosta de gente. E eu falei que ele 'só gosta de polícia, não gosta de gente'. Eu quero aproveitar e pedir desculpas aos policiais desse país, porque muitas vezes cometem erros, mas muitas vezes salvam muita gente do povo trabalhador . Nós temos que tratá-los como trabalhadores", afirmou.


O ex-presidente participou de um evento na praça Charles Miller, em São Paulo, organizado pelas centrais sindicais, em homenagem ao Dia do Trabalho.


"E eu pedi desculpas junto a vocês porque neste país não é habitual as pessoas pedirem desculpas. Estou há seis anos esperando que as pessoas que me acusaram o tempo inteiro peçam desculpas", afirmou Lula.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Venceremos porque o bem sempre vence o mal', diz Bolsonaro a apoiadores na Paulista

O presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo exibido a apoiadores neste domingo (1º) em ato na avenida Paulista destinado a defender o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB).


O parlamentar foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques antidemocráticos a ministros, ao tribunal e à democracia. No dia seguinte à condenação, Silveira recebeu um perdão da pena do presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliado.


No vídeo divulgado neste domingo (1º), Bolsonaro afirmou que deve "lealdade" aos apoiadores e que tem um "governo que acredita em Deus, respeita as autoridades, defende a família e deve lealdade a seu povo".


"É uma satisfação muito grande poder cumprimentá-los nesta manifestação pacífica com todas as idades em defesa da constituição, das famílias e da liberdade. Eu devo lealdade a todos vocês. Temos um governo que acredita em Deus, respeita as autoridades, defende a família e deve lealdade a seu povo. E eu irei onde vocês estiverem. Estarei sempre ao lado da população brasileira", disse o presidente.


Bolsonaro pretende concorrer à reeleição pelo PL. No vídeo, o presidente agradeceu sua eleição e disse: "Venceremos porque o bem sempre vence o mal".


"Agradeço ao criador pela minha vida e a todos vocês por terem acreditado e terem me ofertado essa missão de conduzir o destino do Brasil. Venceremos porque o bem sempre vence o mal. Muito obrigado a todos vocês. Deus, pátria, família", disse o presidente.


O presidente Jair Bolsonaro acenou para apoiadores durante manifestação pró-governo em Brasília — Foto: Reprodução/Facebook


Manifestação em Brasília

Na manhã deste domingo, Bolsonaro foi a uma manifestação pró-governo em Brasília, mas não discursou.


O presidente encontrou manifestantes que estavam concentrados no gramado em frente ao Congresso Nacional, grande parte vestindo as cores verde e amarelo e carregando cartazes com frases de apoio ao presidente.


Os apoiadores também empunharam cartazes e emitiram falas em carros de som pedindo intervenção militar e fazendo ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Bolsonaro foi de carro até as proximidades do ato e depois percorreu um trecho a pé até se aproximar dos apoiadores. Depois andou em um corredor que se formou entre os manifestantes. Cumprimentou os apoiadores e acenou. Em seguida, foi embora. A participação do presidente durou cerca de 10 minutos.


Em determinado momento da caminhada, Bolsonaro deu uma declaração para uma pessoa que estava transmitindo o ato ao vivo na conta do Facebook do presidente. Bolsonaro disse que tinha ido cumprimentar os brasilienses pela manifestação.


"Cumprimentar o pessoal que está aqui numa manifestação pacífica em defesa da Constituição, da justiça e da liberdade", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa pede arquivamento de ação que condenou Silveira por atos antidemocráticos e ataques ao STF



A defesa do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) pediu nesta domingo (1º) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes arquive a ação penal que resultou na condenação do parlamentar por ataques a ministros da Corte e estímulos a atos antidemocráticos.


Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques antidemocráticos a ministros, ao tribunal e à democracia.


No dia seguinte à condenação, o deputado recebeu um perdão da pena do presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliado. A decisão sobre o arquivamento do processo cabe a Moraes.


No pedido, a defesa de Silveira alega que, com o perdão concedido pelo presidente, a ação penal perdeu o objeto.


“Diante do perdão presidencial amplo e irrestrito, não há sequer em falar de recursos a serem opostos ou interpostos, por quaisquer das partes, Ministério Público e defesa, pois deixou de existir o objeto da malfadada persecução penal, inexistindo também a motivação recursal”, diz o pedido.


A defesa de Silveira pediu também que sejam arquivados outros inquéritos em que é investigado e tramitam na Corte, inclusive os que correm sob sigilo e que não são de conhecimento da defesa, além do restabelecimento de suas contas nas redes sociais e a devolução de aparelhos celulares apreendidos.


O parlamentar quer ainda a devolução de R$ 100 mil pagos a título de fiança em investigação que apura violação no uso de tornozeleira eletrônica.


Em decisão publicada na terça-feira (26), o Moraes afirmou que o Supremo ainda tem de analisar se o perdão concedido por Bolsonaro é constitucional.


O ministro também havia dado 48 horas para a defesa de Silveira se manifestar sobre o indulto e sobre o descumprimento de medidas restritivas por parte do parlamentar, como, por exemplo, não uso da tornozeleira eletrônica.


Em resposta a Moraes, a defesa de Silveira alegou 'defeito' na tornozeleira para justificar falta de uso do equipamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa de Silveira alega 'defeito' na tornozeleira para justificar falta de uso do equipamento



A defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) enviou uma explicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o fato de o parlamentar não estar usando a tornozeleira eletrônica, descumprindo ordem da Corte. Segundo a defesa, o equipamento apresentou defeitos.


O próprio Silveira porém, nesta semana, quando apareceu sem a tornozeleira no Congresso, afirmou que, no entendimento dele, "nem era" para estar usando o equipamento.


Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques antidemocráticos a ministros, ao tribunal e à democracia.


No dia seguinte à condenação, recebeu um perdão da pena do presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliado. Ações apresentadas pela oposição ao STF questionam a validade jurídica da decisão de Bolsonaro. Além disso, na visão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, o perdão não se aplica às medidas restritivas, como uso de tornozeleira.


Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, o equipamento instalado no parlamentar está descarregado desde o último dia 17. Silveira recebeu a tornozeleira no dia 31 de março, em Brasília, após Moraes ter determinado multa diária caso o deputado seguisse resistindo ao monitoramento.


"No tocante à tornozeleira eletrônica, este advogado, por três vezes requereu a sua substituição, por suspeitas de adulteração e uso inadequado e informação de defeito no equipamento, especialmente bateria", escreveu a defesa para o STF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mesa da Câmara confirma decisão do TSE e oficializa cassação de deputado bolsonarista

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela perda do mandato do deputado bolsonarista Valdevan Noventa (PL-SE). A decisão foi publicada na edição de quarta-feira (27) do "Diário da Câmara".


O deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados


Segundo a Constituição, a Mesa Diretora da Casa Legislativa precisa declarar a perda do mandato do parlamentar quando esta é decidida pela Justiça Eleitoral.


É diferente, por exemplo, da perda de mandato por quebra de decoro ou por condenação criminal, que exigem aprovação da maioria absoluta do plenário da Casa.


Em março deste ano, o TSE decidiu, por unanimidade, manter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que determinou a cassação de Valdevan Noventa por abuso de poder econômico nas eleições 2018.


O tribunal, na ocasião, também determinou a retotalização de votos em Sergipe, considerando nulos os votos recebidos por ele.


Valdevan Noventa teve o mandato cassado pelo TRE de Sergipe, acusado de captação e gasto ilícito de recursos para a campanha eleitoral de 2018.


Segundo a investigação, foram recebidas doações de pessoas físicas com origem não identificada, totalizando R$ 86 mil, e de fontes vedadas, comprometendo a igualdade entre candidatos.


O relator do caso no TSE, ministro Sergio Banhos, afirmou que houve uma tentativa de dar aparência de “legalidade” aos recursos recebidos.


“Os fatos e documentos servem para qualificar a conduta e a capacidade de comprometer a legitimidade do pleito”, disse. “Ficou devidamente evidenciada a gravidade.”


Até a última atualização desta reportagem, a assessoria de Valdevan Noventa informava que aguardava parecer jurídico para emitir nota.


A Mesa Diretora da Câmara é responsável pelos trabalhos administrativos da Casa. Fazem parte o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o primeiro e o segundo vice-presidentes, Marcelo Ramos (PL-AM) e André de Paula (PSD-PE); e quatro secretários — Luciano Bivar (PSL-PE), Marília Arraes (Solidariedade-PE), Rose Modesto (PSDB-MS) e Rosangela Gomes (Republicanos-RJ). Há ainda quatro suplentes: Eduardo Bismark (PDT-CE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Alexandre Leite (DEM-SP) e Cássio Andrade (PSB-PA).


Substituto

A vaga deixada por Valdevan Noventa foi ocupada pelo suplente Márcio Macedo (PT-SE).


PT e PL não estavam na mesma coligação nas eleições de 2018 em Sergipe. Macedo assumiu a vaga deixada pelo PL porque, em razão do decisão sobre Valdevan Noventa, o TSE determinou a retotalização de votos no estado, considerando nulos os votos recebidos pelo deputado cassado.


Márcio Macedo é formado em biologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem mestrado em meio ambiente.


Macedo também tem formação em rádio e TV e já foi presidente dos diretórios do PT de Aracaju e de Sergipe, além de tesoureiro e vice-presidente do Diretório Nacional da sigla.


Em Sergipe, já chefiou as secretarias de Participação Popular e Orçamentária, a do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ele ainda ocupou o cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe e foi deputado federal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Liberdade de expressão não é liberdade de agressão', diz Alexandre de Moraes

Fazendo upload: 844528 de 844528 bytes.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse que "liberdade de expressão não é liberdade de agressão" durante palestra para estudantes em uma universidade de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (29). A fala ocorre uma semana depois de o Supremo condenar o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) por ataques antidemocráticos e ameaças a ministros do tribunal.


"Não é possível defender volta de um ato institucional número cinco, o AI-5, que garantia tortura de pessoas, morte de pessoas. O fechamento do Congresso, do poder Judiciário. Ora, nós não estamos em uma selva. Liberdade de expressão não é liberdade de agressão", afirmou o ministro, sem citar o deputado.


Indulto concedido por Bolsonaro

O Supremo condenou Daniel Silveira a cumprir 8 anos e 9 meses de prisão por defender o fechamento do Supremo e apologia ao Ato Institucional número 5º, que permitiu o fechamento do Congresso e a retirada de direitos e garantias constitucionais dos cidadãos na ditadura militar.


Um dia depois, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto para perdoar a pena imposta ao deputado, mas partidos de oposição entraram com ações para derrubá-lo e Rosa Weber deu 10 dias para o presidente se pronunciar.


"Não é possível conviver, não podemos tolerar discurso de ódio, ataques a democracia, a corrosão da democracia. A pessoa que prega racismo, homofobia, machismo, fim das instituições democráticas falar que está usando sua liberdade de expressão", disse Moraes.


Alexandre argumentou que "se você tem coragem de exercer sua liberdade de expressão não como um direito fundamental mas, sim, como escudo protetivo para pratica de atividades ilícitas, se você tem coragem de fazer isso, tem que ter coragem também de aceitar responsabilização penal e civil".


'Desinformação é criminosa', diz Moraes

Ainda durante a palestra em São Paulo, Moraes sustentou que "desinformação não é ingênua, a desinformação é criminosa". "Ela tem finalidade. Para uns é só enriquecimento, para outros é tomada de poder sem controle. Então, nós, que vivemos do direito, que defendemos a democracia, nós temos que combater a desinformação".


O ministro negou que o inquérito das fake news, que investiga notícias fraudulentas, ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal, será encerrado. Segundo ele, desinformação é a maior preocupação nas eleições de 2022 e que o problema esteve presente em 2018, mas sem especificar por quem ela foi utilizada.


"A verdade é que ninguém esperava isso [em 2018], ninguém estava preparado. Como disse, o maior erro é subestimar e ficar repetindo 'só falam para as bolhas', 'ah, quem tem cabeça olha, sabe que a notícia é falsa'. Não é verdade isso, é tudo direcionado por algoritmos", disse.


Sobre a atuação do Supremo, Moraes afirmou que "o poder judiciário e a magistratura não existem para ser simpáticos". "O poder Judiciário simpático é poder judiciário populista, Deus nos livre de morarmos num país onde o poder Judiciário joga para a plateia. Não significa que o poder Judiciário vai ignorar sociedade, que é outra desinformação repetida", disse.


'Não vou prender minha mãe' por fake news, brinca Moraes

Alexandre de Moraes ainda usou familiares como exemplo para dizer que há uma rede de produção de fake news e que não são pessoas, de forma isolada, que alimentam a desinformação.


"É diferente, todo mundo tem uma avó ou uma tia que vê a desinformação e passa. Não é ela. Tem toda uma produção, um financiamento. 'Ah, quem te mandou?'. Eu pergunto isso para a minha mãe. 'Mas vc leu, você viu? Ah, muito grande, né? Estava bonitinho no começo. Mas você viu que fala mal do seu filho? Ah, não?!'. Apesar de acharem que sou mal, não vou prender minha mãe por causa disso" , brincou o ministro.


Fonte: g1

Leia Mais ››