terça-feira, junho 26, 2018

Para encerrar o XII Arraiá do Zé Padeiro tem: Saia Rodada, Forró Real e Zé do Fole


Venha prestigiar o encerramento do XII Arraiá do Zé Padeiro de Itaú-RN, nesta terça-feira (26), na arena junina em frente ao terminal rodoviário, no centro de Itaú, a partir das 22:00 h com as bandas Saia Rodada, Forró Real e Zé do Fole.

você é o nosso convidado especil

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Secretaria Municipal de Saúde realiza blitz educativa no XII Arraiá do Zé Padeiro


Ainda dentro das festividades do XII Arraiá do Zé Padeiro a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú-RN realizou uma blitz educativa na manhã desta terça-feira (26) na arena do Zé Padeiro com distribuição de preservativos, aferição da pressão, glicemia entre outras ações que possam levar informações sobre a saúde e bem estar do indivíduo.



Autoridades também participaram da ação como: o Prefeito Ciro Bezerra, Secretária de Assistência Social e Primeira Dama Jaíra Martins, Vereador Antônio Dias e o empresário Airanildes Brasil.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

XII Arraiá do Zé Padeiro apresentação várias atrações em seu terceiro dia.


Com uma programação cultural diversificada o XII Arraiá do Zé Padeiro trouxe na noite desta segunda-feira (25), penúltimo dia dos festejos junino do município de Itaú, várias opções de entretenimento.



Para iniciar contamos a apresentação da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes; sob a maestria de Gildasio Ramos a filarmônica que pertence ao próprio município deu um show de interpretação, encantando todos os presentes, sem contar o orgulho dos filhos itauense em poder contar com um trabalho tão belo e especial dos jovens inseridos na cultura itauense.



 Programação continuou com a participação do humorista cearense Adamastor Picato, que atraiu um grande público. Conhecido nacionalmente o artista arrancou risadas do público com suas piadas, interpretações e encenação, levando alegria às pessoas que vieram prestigiar a XII edição do Arraiá do Zé Padeiro.



Ainda na programação o público prestigiou os violeiros, que em seu quarto ano de apresentação encantaram com seus repentes e desafios.



E para fechar a noite Cachorrão do Brega que a cada dia arrasta um grande público levou alegria, brega e muito forró para arrasta os pés.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Faculdade abre inscrições para cursos de férias em Natal

Imagem relacionada

Uma faculdade de Natal abriu inscrições para cursos de férias nas áreas de gestão, tecnologia, saúde, ciências humanas e educação. As qualificações, que acontecem entre 16 e 28 de julho, oferecem carga horária de 8h e certificado com reconhecimento nacional para os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo portal da faculdade, clicando aqui.

Cada curso tem o valor de R$ 49,90. Para quem deseja ir além do descanso nas férias e quer aproveitar o tempo para se aprimorar nos estudos, a faculdade Estácio abriu as vagas para os cursos, que ocorrerão nas três unidades da instituição na capital potiguar: Ponta Negra, Alexandrino e Zona Norte. Os temas variam de acordo com a unidade.

Na unidade da Zona Norte estão disponíveis cursos quem abordam a prática do ensino, como “Inclusão do aluno com TDAH na sala de aula” e “Prática educativa: contação de histórias”. Os cursos de férias na unidade Ponta Negra se dividem entre as áreas de Saúde, Gestão e Publicidade. Na Alexandrino se destacam as capacitações em Direito e Gestão.

Confira todos os temas disponíveis em cada unidade:

ZONA NORTE: Rua Henrique Dias, no bairro Igapó

Arquitetura de interiores
Paisagismo
Inclusão do aluno com TDAH na sala de aula
Prática educativa: contação de histórias
Liderança em alta performance com o coaching
Estratégia de vendas
Gestão de projetos de segurança em grandes eventos
Excel básico
Principais funções do Excel
PONTA NEGRA: Av. Roberto Freire, próximo ao Banco do Brasil

Avaliação nutricional do adulto: conceito e prática
Planejamento e gestão de consultórios de nutrição
Atendimento em nutrição esportiva
Suporte básico de vida ao trauma
Introdução à avaliação das disfunções do movimento humano
Recuperação musculoesquelética das lesões de joelho
Primeiros Socorros
Ginástica laboral
Humanização no parto: doula e amamentação
Atendimento à criança e adolescente vítima de violência doméstica
Assistência Social e Direitos Humanos
Introdução à Psicologia Junguiana
Grafologia - a personalidade através da escrita
Básico em Photoshop
Criatividade para campanhas publicitárias
Redação publicitária
Excel – básico
Principais funções do Excel
Informática para a terceira idade
Contabilidade para não contadores
Departamento de pessoal: Legislação Trabalhista
NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade
ALEXANDRINO: Av. Alexandrino, nº 708, bairro Alecrim


A arte de liderar
Coaching aplicado à gestão
Estratégias para gestão de pessoas
Básico de ICMS
Contabilidade para não contadores
Fluxo de caixa – ferramenta de gestão financeira
Licitações e contratos na lei no 8.666/99
Novo código de processo civil
Reforma Trabalhista
Terceirização - principais alterações da lei 13.429/2017 (a nova Lei da Terceirização)
Excel – Básico
Principais funções do Excel

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação do MP desarticula esquema de adulteração de quilometragem de veículos no RN e na Paraíba

Operação do MP foi deflagrada nesta terça-feira (26) no RN (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)
Operação do MP foi deflagrada nesta terça-feira (26) no RN (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte iniciou na manhã desta terça-feira (26) uma operação para desarticular um esquema de fraudes contra consumidores relativo à prática de adulteração de marcadores de quilometragem de veículos, os hodômetros.

Interceptações feitas com autorização judicial apontam que, em apenas 45 dias, pelo menos 202 veículos tiveram seus hodômetros adulterados. A operação, denominada Vitruvius, cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros 50 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e ainda em João Pessoa, capital da Paraíba. As investigações ainda estão sob segredo de Justiça.

A operação apura crimes contra as relações de consumo, associação criminosa e estelionato. Durante o período das interceptações, foram identificados mais de 150 participantes das fraudes, a maior parte deles empresários do ramo de revenda de veículos usados.

Os carros adulterados foram identificados através dos diálogos captados nas interceptações telefônicas e mediante diligências e filmagens realizadas em campo pela equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPRN.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Campanha de vacinação contra a gripe é encerrada com meta cumprida no RN

RN atingiu meta de vacinação contra Influenza (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
RN atingiu meta de vacinação contra Influenza (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O Rio Grande do Norte conseguiu cumprir a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo da 20º Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começou no dia 23 de abril e foi prorrogada até a última sexta-feira, dia 22 de junho. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram aplicadas 835.729 mil doses, atingindo uma cobertura vacinal geral de 90,07%.

A coordenadora estadual de imunização, Katiúcia Roseli, explicou que a partir desta segunda-feira (25), os municípios que ainda não cumpriram suas metas deverão buscar estratégias para continuar vacinando os grupos prioritários, em especial crianças e gestantes, pois são os dois únicos grupos que ainda não atingiram a meta da campanha.

“Caso haja disponibilidade de vacinas no município, esta poderá ser oferecida para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde”, pontuou.

A coordenadora afirmou ainda que a campanha terá resultados positivos para a saúde pública no estado, uma vez que protege a população de casos de influenza e reduz as complicações e internações ocasionadas por ela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN estima crescimento de 107% na colheita de alimentos em 2018, diz IBGE

Plantação de sorgo em Mossoró, no Oeste potiguar (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)
Plantação de sorgo em Mossoró, no Oeste potiguar (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimam aumento na safra de cereais, leguminosas e oleaginosas no Rio Grande do Norte. Quem acreditou no bom inverno, como o agricultor Paulo Pereira, está sorrindo a toa. Em fevereiro, Paulo plantou 300 hectares de sorgo, o dobro do cultivado em 2017. “As primeira chuvas nos animaram demais. Plantamos quase todas as terras em fevereiro”, conta o agricultor.

Além do sorgo, Paulo arrendou mais terras para plantar 100 hectares de milho, um planta que precisa de mais água. A chuva chegou no tempo certo, o milho já foi colhido e agora está armazenado em silos espalhados pela propriedade. “Esse método aumenta a produção em 50%. Há três anos que só plantamos para silagem” disse.

Em 2018, as plantações devem render pelo menos três mil toneladas de silagem de sorgo, um crescimento de 200% em relação a colheita de 2017. Toda a produção é vendida. Os principais compradores são criadores de gado leiteiro da região Seridó potiguar. Cada quilo é vendido, em média, a R$0,16. “Disseram que o inverno seria bom esse ano e a gente acreditou. Plantamos e graças à Deus deu certo”, comentou o agricultor Santo Júnior.

A pesquisa do IBGE foi realizada com 19 produtos, pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), e mostrou variação negativa, entre 2017 e 2018, em apenas 4 itens: melão, cebola, cana-de-açúcar e castanha de caju. No entanto, a confiança dos agricultores continua firme.

Em dezembro de 2017, o RN registrou uma área plantada de 53.071 mil hectares. Em maio deste ano, a estimativa de área plantada foi de 108.845 hectares, número superior ao dobro do registrado no ano passado. A chuva mais regular em 2018 também auxiliou na colheita. Em 2017 foram colhidas 39.438 toneladas de alimentos. A expectativa para este ano é de colher 74.315 toneladas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Professores são condenados por receberem salários sem dar aulas no interior do RN

Resultado de imagem para salario

Professores foram condenados por receberem salários sem dar aulas na cidade de Pedro Avelino, na região Central potiguar. De acordo com o juiz Ítalo Lopes Gondim, da Vara Única da Comarca de Lajes, uma servidora pública da rede municipal de ensino foi condenada por ato de improbidade administrativa. Outros dois réus na mesma ação tiveram a prescrição reconhecida pela Justiça em parte da acusação, mas também sofreram condenações em outras.

Segundo o Ministério Público, os servidores Francisco Canindé Câmara, Hildete Câmara Costa e Manoel Douglas Rufino praticaram ato de improbidade, pois recebiam seus vencimentos sem trabalhar, pagando para que terceiros desempenhassem suas funções na Escola Estadual Paulo VI. Segundo o Órgão Ministerial, os atos foram praticados nos anos de 2006, 2007 e 2008, mesmo após a assinatura do Termo de Cooperação, ocorrido em maio de 2008.

Ainda de acordo com o MP, os réus, na posição de professores concursados, pagavam terceiros para exercerem as suas funções. Posteriormente a assinatura do Termo de Cooperação com o Estado e Pedro Avelino no ano de 2008, o município passou a realizar os pagamentos dos vencimentos dos acusados, sem que os mesmos trabalhassem, além de contratar professores temporários para desempenhar as funções deles. Para o MP, os documentos e informações colhidos no inquérito são suficientes para provar a prática de atos de improbidade administrativa pelos envolvidos no ato.

“Não restam dúvidas de que não comparecer ao trabalho e contratar terceiros para substituir-se na prestação do serviço público configura ato de improbidade administrativa descrito no art. 11 da LIA, pois macula diversos princípios da administração, especialmente os da legalidade, probidade, moralidade”, comentou o juiz.

Hildete Câmara foi condenada a pagar multa civil no valor correspondente a duas vezes o valor das remunerações indevidamente recebidas (período de 2007 até a aposentadoria), acrescido de juros e corrigidas monetariamente. A multa deverá ser revertida em favor dos cofres do Ente Público lesado. Ela também teve suspensos seus direitos políticos pelo prazo de dez anos.

Manoel Douglas Rufino, como foi reconhecida a prescrição, foi condenado a apenas a ressarcir integralmente a lesão causada aos cofres públicos, devendo restituir o valor de seis remunerações recebidas no ano de 2007, devidamente corrigidas e acrescidas de juros. A condenação dele em ressarcir o erário deve ficar suspensa até julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do RE.


O magistrado deixou de condenar Francisco Canindé Câmara a ressarcir o prejuízo causado ao erário em razão de seu falecimento e não integração do espólio ao processo, o que não impede eventual interposição de ação autônoma neste sentido, caso o STF venha a entender pela imprescritibilidade da determinação de ressarcimento ao erário.

Fonte: G1
Leia Mais ››