segunda-feira, janeiro 10, 2022

Após violar túmulo e tentar roubar caixão com corpo de idosa em Natal, trio paga fiança e é liberado da prisão

Os três homens que foram presos em flagrante no último sábado (8) após violar um túmulo e tentar roubar um caixão com o corpo de uma mulher idosa no cemitério do Bom Pastor II, no bairro Bom Pastor, Zona Oeste de Natal, vão responder ao crime em liberdade.


Trio tirou caixão de dentro de túmulo e planejava roubar corpo de idosa sepultada em cemitério de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Durante o fim de semana, o trio pagou a fiança estabelecida pela Polícia Civil, de R$ 400 para cada um, e foi liberado.


O caso inicialmente foi apurado pela Central de Flagrantes da Polícia Civil, mas será encaminhado para o 7º Distrito da Polícia Civil em Natal, que ficará responsável pela investigação e, entre outras respostas, deverá apontar a motivação para o crime.


O caso aconteceu no início da tarde de sábado (8) e foi flagrado pela Polícia Militar. De acordo com os militares do 9º Batalhão da PM, os suspeitos foram vistos pulando o muro do cemitério por volta das 12h. Ao deter os suspeitos, os policiais encontraram o caixão fora do túmulo e já perto do muro.


Segundo a família da idosa, que foi chamada ao cemitério e reconheceu o corpo como sendo de Maria Antônia de Souza, 94 anos, os homens teriam afirmado que iriam fazer um ritual.


"Ficamos em pânico. A família está abalada com isso tudo. A gente nunca viu algo assim acontecer, ainda mais porque a gente soube que ela seria levada para um ritual de magia negra. A gente fica bastante abalado. Particularmente, eu não acredito", disse o neto da idosa, Francinaldo Lacerda, ainda no sábado (8).


Família foi chamada a cemitério e reconheceu caixão violado como sendo de idosa de 94 anos enterrada na última quinta-feira (6) no local. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo policiais militares que atenderam a ocorrência, um dos homens presos, que seria o dono dos veículos, afirmou que a mulher fez mal a ele no passado e, para "quebrar a maldição", precisava levar o corpo e enterrá-la de cabeça pra baixo na beira da praia.


Sepultamento


Policias Militares desconfiaram de veículos estacionados ao lado de cemitério e flagraram tentativa de roubo de caixão com corpo de idosa em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A mulher morreu no dia 5 de janeiro em Campo Sales, no interior do Ceará, vítima de pneumonia e parada cardíaca.


Segundo a família, ele foi trazida para Natal e sepultada ao lado do corpo do marido na última quinta-feira (6), conforme havia pedido ainda em vida.


Após o crime, o corpo foi novamente sepultado, na presença da família, ainda na tarde de sábado (8).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em nota técnica, Sesap reforça recomendação para uso de máscaras em bares e restaurantes no combate à gripe no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), emitiu nesta segunda-feira (10), uma nota técnica para reforçar a trabalhadores de bares e restaurantes, bem como aos empregadores, as responsabilidades trabalhistas para minimizar o número de casos de influenza (gripe) no estado.


Uso de máscaras em restaurantes e limpeza correta dos locais estão entre recomendações — Foto: Danilo Girundi / TV Globo


Entre as 17 medidas de caráter preventivo para clientes e funcionários, está a recomendação de incentivar o uso da máscara pelos clientes durante a permanência dentro do estabelecimento, quando não estiver na mesa de refeição, além do uso de máscaras pelos funcionários durante todo o horário de trabalho, inclusive durante o preparo de alimentos.


O documento reforça ainda que o empregador deve fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para os funcionários e dar preferência ao uso de máscaras descartáveis por todos os profissionais em serviço, especialmente àqueles que trabalham com atendimento direto ao cliente.


Outra recomendação que consta no documento é a de estimular e monitorar que os profissionais completem o esquema vacinal para Covid, bem como a vacinação para influenza.


É recomendada ainda na nota técnica uma rotina de limpeza e desinfecção de superfície, equipamentos e utensílios. Os detergentes e desinfetantes utilizados devem ser adequados para a sua finalidade (de acordo com o rótulo) e devem estar regularizados pela Anvisa.


De acordo com o documento da Sesap, é fundamental ainda que as empresas adotem estratégias que permitam a identificação imediata de casos suspeitos e o afastamento do ambiente de trabalho de forma a diminuir a transmissão pessoa a pessoa e garantir o pleno funcionamento do estabelecimento.


A empresa também deve ter um procedimento para avaliar o estado de saúde dos trabalhadores e identificar de maneira proativa possíveis suspeitas ou contaminação com o vírus da influenza.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aeroporto de Natal tem cinco voos cancelados pela Latam até 16 de janeiro

Dos 47 voos cancelados pela Latam no sábado (8) por conta do aumento no número de casos de Covid e de gripe no Brasil, cinco deles tinham como rota o Aeroporto de Natal, como partida ou destino.


Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal — Foto: Rayane Mainara


Todas as viagens são do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para o aeroporto da capital potiguar, que fica no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana.


Os voos cancelados para Natal, que estão previstos até 16 de janeiro, são:


11 de janeiro - Guarulhos-Natal (LA4580) e Natal-Guarulhos (LA4652)

15 de janeiro - Guarulhos-Natal (LA4580)

16 de janeiro - Natal-Guarulhos (LA4652) e Guarulhos-Natal (LA4580).


Cancelamentos

A Latam cancelou 47 voos domésticos e internacionais previstos até 16 de janeiro ao todo, o que representa cerca de 1% dos voos programados pela empresa para o mês de janeiro.


Em nota, a companhia lamentou a situação, e pediu para que os clientes confiram o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto. Os clientes que tiveram o voo alterado poderão remarcar a viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa, segundo a Latam


Outra empresa que também sofreu impacto após a alta nos casos de Covid e influenza foi a Azul. No sábado (8), o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), cancelou 29 voos da empresa. Entre quinta (6) e sábado (8), pelo menos 89 viagens não ocorreram.


Já a Gol informou por nota que "houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança".


Recentemente, em Natal, um voo da Gol, do Aeroporto de Natal com destino ao Aeroporto de Guarulhos, atrasou por mais de 12 horas e uma mulher grávida precisou esperar o avião deitada no chão do aeroporto.


Veja todos os voos impactados da Latam:


9 de janeiro: LA8146 (Guarulhos-Lisboa), LA8112 (Guarulhos-Cidade do México), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3055 (Congonhas-Porto Alegre), LA3392 (Porto Alegre-Congonhas), LA3123 (Congonhas-Florianópolis), LA3122 (Florianópolis-Congonhas), LA3008 (Guarulhos-Manaus), LA3012 (Manaus-Guarulhos).

10 de janeiro: LA8190 (Guarulhos-Miami), LA8180 (Guarulhos-Nova York), LA8147 (Lisboa-Guarulhos), LA8113 (Cidade do México-Guarulhos), LA4676 (Guarulhos-Salvador), LA4679 (Salvador-Guarulhos), LA3320 (Guarulhos-Maceió), LA3607 (Maceió-Guarulhos), LA3509 (Guarulhos-Belém), LA4500 (Belém-Guarulhos), LA3055 (Congonhas-Porto Alegre), LA3806 (Porto Alegre-Congonhas)

11 de janeiro: LA8064 (Guarulhos-Madri), LA8114 (Guarulhos-Barcelona), LA8195 (Miami-Guarulhos), LA8181 (Nova York-Guarulhos), LA8195 (Miami-Guarulhos), LA8180 (Nova York-Guarulhos), LA3176 (Guarulhos-João Pessoa), LA3177 (João Pessoa-Guarulhos), LA4580 (Guarulhos-Natal), LA4652 (Natal-Guarulhos

12 de janeiro: LA8115 (Barcelona-Guarulhos), LA8065 (Madri-Guarulhos).

13 de janeiro: LA3320 (Guarulhos-Maceió), LA3607 (Maceió-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos).

15 de janeiro: LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3008 (Guarulhos-Manaus), LA3012 (Manaus-Guarulhos), LA4580 (Guarulhos-Natal).

16 de janeiro: LA4652 (Natal-Guarulhos), LA3377 (Salvador-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador), LA4580 (Guarulhos-Natal).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeitura interdita mercado público de Areia Branca, RN, após parte da estrutura cair

Parte da estrutura do Mercado Público de Areia Branca, na região Oeste potiguar, desabou durante o fim de semana, de acordo com moradores do município.


Imagens feitas por testemunhas mostram rachaduras profundas na parte de cima do prédio. De acordo com a prefeitura, os registros são da última sexta-feira (7) e o local foi desocupado.


O prédio fica localizado no Centro da cidade. Segundo a prefeitura, o mercado é dividido em duas partes e a área onde aparecem as rachaduras, chamada de “parte velha”, é usada por cinco comerciantes como depósito para as mercadorias.


A Secretaria de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras informou que retirou os comerciantes do local e realizou a desocupação do prédio após verificar a situação em que se encontrava.


Rachaduras no prédio do Mercado Público de Areia Branca, na região Oeste potiguar. — Foto: Reprodução


Nesta segunda-feira (10), o prédio ainda se encontra interditado e com obras em andamento, de acordo com a assessoria de comunicação do município.


A assessoria informou ainda que as obras não tem prazo para serem concluídas e que a prefeitura está buscando um local para que os comerciantes possam continuar trabalhando até que os reparos sejam finalizados.


Mercado Público de Areia Branca foi desocupado na última sexta-feira (7). — Foto: Cedida / Prefeitura de Areia Branca


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério Público do RN volta a suspender atendimento presencial por causa da Covid-19 e gripe

O Ministério Público do Rio Grande do Norte anunciou que voltou a suspender atendimentos presenciais e eventos realizados pela instituição por causa do aumento de casos de Covid-19 e gripe entre membros e servidores. A medida vale a partir desta segunda-feira (10).


Fazendo upload: 371712 de 1221988 bytes.
Ministério Público do Rio Grande do Norte (Arquivo) — Foto: Igor Jácome/G1


Em comunicado, o órgão também informou que suspendeu o plano de retomada integral do trabalho presencial e os servidores deverão atuar em escala de rodízio com até 50% do total da equipe em atividades presenciais.


De acordo com o MP, o atendimento presencial só poderá ocorrer em "situações comprovadamente excepcionais".

"Para tomar essa decisão, o MPRN levou em consideração a crescente confirmação de casos de Covid-19 de integrantes da instituição e a necessidade de evitar a transmissão da doença, resguardando a saúde dos integrantes e demais colaboradores do MPRN, bem como da população", afirmou o órgão, em nota. 


Segundo o comunicado, o horário de funcionamento do MPRN será, de forma presencial e remota, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h, e sexta-feira, das 8h às 14h. E apenas remota de segunda a quinta-feira, das 15h às 17h.


O atendimento remoto ocorre pelo portal do MPRN, além de e-mail e telefone funcional. "Além dessas formas de atendimento, estão disponíveis o WhatsApp do Gaeco (98863-4585) e da Ouvidoria do MPRN (99994-6057), e, fora do horário de expediente, o telefone de Atendimento ao Cidadão (99972-5298)", informou o MP.


O órgão suspendeu atividades presenciais em março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19 e começou o processo de retomada de atendimentos presenciais ainda em agosto daquele ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro com cinco pessoas da mesma família é soterrado na Grande BH; corpos de criança de 3 anos e de sua mãe foram encontrados

Os corpos de uma criança de 3 anos e de sua mãe foram encontrados, na tarde desta segunda-feira (10), ao lado do carro da família deles, que foi soterrado por um deslizamento de encosta dentro do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


O acidente aconteceu no sábado (8).


Segundo familiares, além de Ana Alexandrino Santos, de 3 anos, estavam no carro o pai dela, Henrique Alexandrino dos Santos, de 41, a mãe, Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino dos Santos, de 40, e o irmão dela, Vitor Cardoso Alexandrino Santos, de 6. Também estava o motorista, Geovane Vieira Ferreira, de 42 anos, que também era da mesma família.


Família estava em carro soterrado no condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho. — Foto: Redes sociais


O corpo da menina foi reconhecido por um tio que está no local das buscas. Segundo o capitão Fabrício Eduardo Dalfior, o segundo corpo localizado foi o de uma mulher adulta, a mãe da criança.


Militares fazem buscas, na tarde desta segunda-feira (10), pelos outros três ocupantes do veículo. O Globocop sobrevoou o local das buscas.


O carro foi arrastado pela lama por cerca de 400 metros e foi "completamente destruído". Com o impacto, a menina foi arremessada para fora do veículo.


A Polícia Militar, a perícia da Polícia Civil e 10 militares do Corpo de Bombeiros participam das buscas. Uma retroescavadeira está no local para agilizar os trabalhos. Parte do carro da família foi encontrada por volta de 18h.


Vários trechos da Avenida Nair Martins Drumond, por onde a família passava, que dá acesso ao condomínio estavam interditados às 19h.


Globocop mostrou o caminho da lama após deslizamento da encosta que atingiu o carro da família na Grande BH — Foto: Dudu Barbatti

Família que estava desaparecida é encontrada morta após deslizamento de encosta na Grande BH — Foto: Corpo de Bombeiros

Bombeiros atuam nas buscas pelos outros ocupantes do veículo soterrado na Grande BH — Foto: Reprodução TV Globo


Família desviou de transbordamento de dique

De acordo com Cibele Batalha Soares, prima de Henrique, a família estava desaparecida desde sábado (8). Eles saíram da cidade de Paula Cândido, na Zona da Mata mineira, em direção ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.


Por volta das 13h30, Deisy ligou para familiares avisando que iria passar por outro caminho devido à interdição da BR-040, mas não informaram o trajeto.


Foi a última vez que os parentes tiveram notícia deles.


Às 15h, uma câmera do pedágio da Via 040, em Itabirito, flagrou o carro deles enquanto passava na rodovia 


Câmera da Via 040 flagrou o carro onde a família estava em um pedágio da BR-040, no sábado (8). — Foto: Via 040


"A todo momento a gente achava que eles poderiam ter ficado ilhados, até abrigados em uma casa, em algum lugar que tivesse sem sinal. A gente sempre pensa num acidente, mas a gente achava que talvez eles estivessem seguros, mas infelizmente não foi isso", lamenta Cibele.

Deslizamento atingiu casa


A avalanche de lama que soterrou o carro da família também destruiu uma casa no condomínio no sábado (8). O deslizamento de terra arrastou o imóvel por vários metros. Só restaram pedaços do talhado e alguns móveis. Ninguém se feriu. (Veja imagens dos destroços acima).


Veja o que diz a Polícia Civil


Carro com cinco pessoas da mesma família é soterrado na Grande BH — Foto: Polícia Civil de Minas Gerais


"Sobre a ocorrência na BR-040, altura do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho, as forças de segurança de Minas Gerais estão reunidas, neste momento, no local dos fatos, adotando as providências


iniciais cabíveis para apurar o desaparecimento de uma família. A atuação conjunta das forças de segurança faz o levantamento do que ocorreu no local, após o deslizamento de terra, que destruiu um imóvel e seria a possível causa do acidente que vitimou cinco



pessoas de uma mesma família em um veículo Toyota. Até o momento, a Polícia Civil confirma a morte de uma criança, com idade aproximada de 2 a 3 anos, cuja identidade ainda necessita de confirmação. Todos os esforços estão sendo empreendidos para elucidar os fatos".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério da Saúde pedirá à Anvisa liberação de autoteste de Covid-19



O Ministério da Saúde vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta semana uma autorização para o uso de autoteste de Covid-19 no Brasil. Outros países já utilizam esse teste para agilizar o diagnóstico da doença.


Atualmente, a venda do autoteste não é liberada no Brasil. O exame pode ser feito em casa com a coleta do material no nariz com cotonete ou por saliva. O autoteste, no entanto, tem sensibilidade menor do que outros exames, como o RT-PCR, e está sujeito ao erro do paciente não treinado. A Anvisa informou ao g1 que ainda não recebeu uma solicitação formal.


Na sexta-feira (7), a Anvisa emitiu uma nota esclarecendo que as regras atuais só permitem “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.


“Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”, completou a agência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Abono salarial PIS/Pasep: calendário é aprovado; veja datas

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat​) aprovou na sexta-feira (7) o calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep deste ano, apresentado pelo governo federal.


Esses pagamentos se referem ao ano-base 2020, e as datas de pagamento foram confirmadas nesta segunda-feira (10) pelo Ministério do Trabalho e Previdência e pela Caixa Econômica Federal (CEF).


O governo é responsável por definir as datas de pagamento do abono salarial PIS/Pasep, mas, para valerem, é necessária a aprovação do conselho. O Codefat é formado por representantes do governo, dos trabalhadores e dos patrões.


Calendário do abono salarial PIS para 2022 — Foto: Economia g1

Calendário de pagamento do Pasep para o ano de 2022 — Foto: Economia g1


O Ministério do Trabalho e Previdência informou que, neste ano, está previsto somente o pagamento do benefício referente ao ano-base de 2020.


Têm direito ao abono salarial cerca de 23 milhões de trabalhadores - 22 milhões recebem o PIS e 1 milhão recebem o Pasep. O total pago é de R$ 21,82 bilhões (R$ 19,5 bilhões do PIS). Veja abaixo nesta reportagem como


Todos os trabalhadores atingidos pelas chuvas em Minas Gerais e Bahia receberão o PIS no dia 8 de fevereiro - a identificação desses beneficiários que terão o pagamento antecipado será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.


Mudança no calendário

O Codefat aprovou resolução que muda o calendário de pagamento do PIS/Pasep. Assim, os trabalhadores que deveriam receber o abono salarial de 2020 a partir do segundo semestre de 2021 só terão acesso ao pagamento em 2022.


Nos últimos anos, o pagamento começava no segundo semestre de cada ano e terminava no primeiro semestre do ano seguinte, obedecendo ao mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o dígito final da inscrição do servidor público, no caso do Pasep. Agora, o pagamento começará no primeiro semestre do exercício fiscal seguinte. Ou seja, o calendário 2022, ano-base 2020, terá início previsto para fevereiro de 2022.


Já o pagamento do ano-base 2021 será realizado apenas em 2023, afirma o ministério.


“De acordo com a deliberação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em março de 2021, os dados referentes ao ano-base de 2021 entregues pelos empregadores na RAIS Anual serão objeto de procedimentos operacionais para identificação dos trabalhadores com direito ao abono salarial, que serão realizados entre o mês de outubro do ano de 2022 e janeiro de 2023, e o pagamento será realizado de acordo com calendário de pagamento a ser publicado pelo Codefat em janeiro de 2023. Assim, nos termos dos regramentos legais em vigor, em 2022 somente haverá pagamento referente ao ano-base de 2020”, informa.

De acordo com números oficiais, a mudança no calendário representou uma economia de R$ 7,45 bilhões em despesas em 2021. De acordo com o governo, a mudança foi necessária para evitar o descumprimento de regras contábeis e financeiras, impedindo que despesas fossem divididas em dois anos.


320 mil não sacaram abono do ano-base 2019

Já o pagamento do calendário 2020-2021, ano-base 2019, terminou no dia 30 de junho. Não sacaram o abono 320.423 trabalhadores, no valor total de R$ 208,5 milhões, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.


Esses trabalhadores que deixaram de sacar até o prazo final do ano passado terão direito ao pagamento retroativo, seguindo o calendário deste ano, que leva em conta o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.


Pelas regras do Codefat, o beneficiário tem direito assegurado ao abono pelo prazo de cinco anos e acúmulos são depositados no calendário seguinte.


Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.


É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.


O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.


Quanto é o valor

O valor do abono salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só recebe o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano anterior.


Com o aumento do salário mínimo em 1º de janeiro, o valor do abono salarial passa a variar de R$ 101 a R$ 1.212, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só receberá o valor máximo quem trabalhou os 12 meses de 2020.


Valores do abono salarial PIS-Pasep — Foto: Economia g1


Como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. É possível ainda receber pelo Caixa Tem, através da poupança social digital.


Informações sobre o PIS podem ser obtidas a partir de 1º de fevereiro pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer consulta ainda no site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/ ou no app CAIXA Trabalhador. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.


Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.


Fone: g1

Leia Mais ››

Batoré, ator e humorista, morre aos 61 anos em SP

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo. Ele estava com câncer.


O ator Batoré — Foto: Divulgação


Batoré morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital. "As informações médicas foram repassadas à família e a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido", diz nota da Prefeitura.


Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, caracterizado como personagem de 'Velho Chico' — Foto: Inácio Moraes/ Gshow


Com seu principal personagem, Batoré, Ivanildo integrou o elenco do programa "A praça é nossa", do SBT. Em 2016, foi contratado pela TV Globo para a novela "Velho Chico" em que fez o papel do delegado Queiroz.


Humorista Batoré em entrevista ao Programa do Jô, em 2016. — Foto: Reprodução/TV Globo


Ivanildo nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Também foi vereador por dois mandatos em Mauá, na Grande São Paulo, pelo PP.


Humorista Batoré — Foto: Reprodução/Instagram


Fonte: g1

Leia Mais ››

Latam cancela 111 voos após alta de casos de Covid-19 e influenza

A Latam ampliou nesta segunda-feira (10) para 111 o total de voos cancelados devido ao aumento de casos de Covid-19 e influenza (veja a lista completa ao final do texto). Segundo a empresa, eles representam cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia neste mês.


Latam anuncia contratação de 39 profissionais para o Ceará até o fim deste ano — Foto: Celso Tavares/G1


Em comunicado, a Latam orientou passageiros com viagem marcada a conferir a situação do voo no site latam.com. Se o voo está entre os cancelados, é preciso fazer o login no site e acessar "Minhas Viagens" e, depois, "Administrar suas viagens".


Nessa página, é possível remarcar o voo sem multa ou diferença tarifária, ou pedir o reembolso do valor da passagem.


A empresa afirmou que "segue reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação" e destacou que o uso de máscara durante toda a viagem é obrigatório em seus voos.


Por conta dos cancelamentos, a Latam foi notificada pelo Procon-SP, que quer saber o total de voos foram cancelados, de passageiros afetados e qual o plano para minimizar danos sofridos pelos consumidores. O órgão também questionou a Azul e a Gol.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Van cai de viaduto na Linha Vermelha; acidente deixa 1 morto e feridos no RJ

Uma van intermunicipal de passageiros caiu de um viaduto na manhã desta segunda-feira (10) na Linha Vermelha. O acidente ocorreu por volta das 8h30 na altura da Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, na pista sentido Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar, um homem, identificado como Mauro Francisco Vieira, morreu.


Van cai de viaduto na Linha Vermelha — Foto: Reprodução/TV Globo


Ele tinha 57 anos e trabalhava como vigilante. Os bombeiros encontraram com ele um crachá profissional.


Um vídeo gravado por uma testemunha mostra a van caída e os passageiros sendo socorridos. Ela relata que o motorista estava em alta velocidade e que o veículo bateu em uma mureta.


Outras pessoas ouvidas pelo RJ1 afirmam ainda que a van bateu em um veículo antes de desabar. A causa do acidente ainda está sendo apurada pelas autoridades.


Bombeiros atuam em queda de van na Linha Vermelha — Foto: Reprodução/TV Globo


O motorista foi identificado como Manoel José de Melo Neto. O veículo levava 17 pessoas; 13 ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.



Mauro Francisco Vieira era vigilante e morreu no acidente — Foto: Reprodução redes sociais


Quatro delas foram identificadas e levadas ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, onde passaram por exames de tomografia. Eles têm quadro estável (veja os nomes no fim da reportagem).


Testemunha diz que van que caiu na Linha Vermelha estava em alta velocidade — Foto: Reprodução/TV Globo


De acordo com o Detro, a van carregava dois passageiros a mais do que o permitido por lei e, por isso, vai aplicar uma multa no valor de R$ 1.813,91. A documentação do veículo estava regular.


Três ambulâncias foram chamadas para o local e levaram os passageiros para os hospitais da Posse, em Nova Iguaçu, Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, e Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte do Rio.


Vítimas identificadas:


Larraine, 26 anos

José A. Ferreira, 46 anos

Eliane R. de Araújo, 44 anos

Marcos R. de Oliveira, 43 anos

O Centro de Operações da Prefeitura informou que, por volta de 10h40, uma faixa da Linha Vermelha no sentido Baixada estava interditada para o socorro às vítimas na altura do quilômetro 14.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério reduz de 10 para 5 dias o isolamento para pacientes de Covid sem sintoma e após teste negativo



O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (10) que o período de isolamento para pessoas recém recuperadas de Covid passa a ser menor, diminuindo de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno.


Veja como fica a nova recomendação do isolamento:


Para pessoas que estão com Covid leve ou moderada, o isolamento é de, no mínimo, 7 dias, sem teste.

No entanto, se ao 5º dia completo o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele deve fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento.

Se ao 7º dia o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.

Após 10 dias, se tiver sem sintomas respiratórios, não é necessário testar.

O Ministério da Saúde reforça que o paciente que testou positivo para Covid e saiu do isolamento deve manter as recomendações até o 10º dia, como evitar aglomerações, evitar contato com pessoas com comorbidades, continuar usando máscara e outras medidas não farmacológicas.



Outros países

A medida segue os passos de outros países que já reduziram o tempo de isolamento.


Nos últimos dias de dezembro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou suas diretrizes para casos confirmados de Covid em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo. O tempo recomendado passou de 10 para 5 dias, seguido de uso constante de máscara por mais 5 dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.


"Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. 5 dias. Isso está em estudo na área técnica", afirmou Queiroga a jornalistas na porta do Ministério da Saúde na semana passada, ao comentar que possivelmente adotaria a medida anunciada nesta segunda.


Queiroga lembrou que na França, por exemplo, o governo autorizou médicos infectados com Covid a seguirem atuando na linha de frente. Isso porque, entre outros motivos, a variante ômicron, predominante nos novos casos, tem mostrado sintomas mais leves.


"O CDC já deu essa recomendação [reduzir o isolamento]. O governo francês está inclusive autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente", argumentou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

STF permite teletrabalho de servidores até 31 de janeiro, por alta de casos da Covid-19 e gripe em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a adoção do regime de teletrabalho para servidores até o dia 31 de janeiro. Em portaria publicada nesta segunda-feira (10), a diretoria-geral permitiu que as unidades da Corte apliquem a medida, mantendo no regime presencial no máximo 30% dos integrantes de equipes que atuem em um mesmo local.


Sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF


A decisão foi tomada, segundo a portaria, "considerando o surto de gripe ocasionado pelo vírus Influenza", "o aumento significativo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave decorrentes das doenças acima desde a segunda quinzena de dezembro e seu impacto na taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar do Distrito Federal", e a "necessidade de adotar medidas de precaução para garantia da segurança à saúde das pessoas".


O teletrabalho não vai ser implantado nos casos em que a medida tiver potencial para trazer prejuízos aos serviços do tribunal. A norma prevê a adoção de escalas de revezamento de servidores e colaboradores.


Segundo o STF, a medida visa garantir segurança à saúde das pessoas que trabalham no tribunal, ainda que mais 90% de servidores e colaboradores estejam imunizados contra o coronavírus.


Em outubro do ano passado, o Supremo anunciou a retomada da atividade presencial e a exigência de comprovante de vacinação. A Corte chegou a realizar sessões presenciais nas duas turmas e no plenário. As sessões de julgamento deverão ser retomadas em fevereiro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Moraes prorroga por mais 90 dias inquérito sobre milícia digital



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta segunda-feira (10) prorrogar por mais 90 dias o inquérito sobre uma suposta milícia digital que teria atuado contra a democracia e o Estado democrático de direito.


O inquérito foi aberto em 2021, depois que o procurador-geral da República, Augusto Aras pediu o arquivamento de outra investigação que envolvia aliados do presidente Jair Bolsonaro. Na época, Alexandre de Moraes acatou o pedido de Aras, mas decidiu abrir um novo inquérito para investigar a atuação de milícias digitais. Em outubro, Moraes prorrogou as investigações por 90 dias, o prazo se encerraria no dia 6 de janeiro de 2022.


O objetivo do inquérito é investigar a atuação de supostas milícias digitais nas redes sociais e descobrir quem são os responsáveis pela articulação e financiamento do movimento. Além disso, a Polícia Federal investiga se há uso de verba pública por parte destas organizações.


A decisão de Moraes de prorrogar novamente a investigação desagrada o Palácio do Planalto, pois mantém aberto um inquérito que atinge aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que atuam nas redes sociais para defender o governo e atacar seus adversários. Este inquérito, que seguirá aberto durante o início do ano eleitoral, acaba funcionando como um limite para atuação dos apoiadores de Bolsonaro.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››

Queiroga diz que Pfizer antecipará 600 mil doses para crianças, e remessas de janeiro chegarão a 4,3 milhões



O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta segunda-feira (10) que a Pfizer vai antecipar a entrega de 600 mil doses da vacina pediátrica contra a Covid. Com isso, o total de doses previstas para chegar em janeiro passou de 3,7 milhões para 4,3 milhões.


"Tenho uma notícia para vocês. Nós conseguimos antecipar com a Pfizer mais 600 mil doses da vacina pediátrica, agora no mês de janeiro. Então, serão 4,3 milhões de doses de vacina", afirmou Queiroga para jornalistas na porta do ministério.


A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em dezembro, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Como as doses ainda não chegaram, esse público ainda não começou a ser vacinado. A expectativa do governo é que a primeira remessa chegue ainda nesta semana.


O ministério já havia informado anteriormente que as doses chegarão em lotes nos próximos meses. O Brasil tem 20 milhões de crianças nessa faixa etária.


Vacinação infantil

De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá:


em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;

sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;

com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.


Fonte: g1

Leia Mais ››