sábado, setembro 07, 2013

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater a reforma política aprovou, o fim da reeleição para cargos majoritários - presidente, governador e prefeito - e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos. As novas regras passariam a valer a partir de 2018. Ao fim das atividades, os temas aprovados serão submetidos à Câmara e, posteriormente, ao Senado. 

Como as eleições atualmente ocorrem a cada dois anos, caso as propostas sejam aprovadas pelo Congresso, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 cumprirão “mandato tampão” até 2018. 

Para o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), a coincidência das eleições representará economia aos cofres públicos. “Hoje os políticos vivem permanentemente em campanha eleitoral”, frisou. “[A coincidência] fará bem para o exercício da cidadania”, observou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP). 
A deputada lembrou que os temas já foram debatidos e aprovados por outras comissões que discutiram a reforma política e, posteriormente, não foram ratificados pela Casa. Para Erundina, a reforma política será uma realidade se partir de uma proposta de iniciativa popular. 

Na próxima semana, o grupo de trabalho vai debater a fidelidade partidária, a possibilidade do fim das coligações e a duração do mandato. Ficou agendado para o dia 19, a palavra final do colegiado sobre mudanças ou não no sistema eleitoral do país.

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Blogueiro Robson Pires é acusado de extorsão por deputado seridoense


O deputado estadual Nelter Queiroz utilizou sua conta no Twitter nesta quinta-feira (5) para revelar que o blogueiro Robson Pires, de Caicó, tentou lhe extorquir. Pires nega e atribui a conduta do parlamentar à tentativa de lhe calar.

O deputado postou as seguintes mensagens sobre o blogueiro:

Blog Robson Pires de 6ª feira pra cá posta reportagem contra mim, motivo: me pediu dinheiro pra trocar carro dele e eu neguei.

Nem dei nem vou dar dinheiro a blogueiro que vive extorquindo alguns prefeitos do serido, todos sabem disso, a casa caiu mesmo.

Nao tenho rabo preso a ninguém nem tão pouco preciso pagar a blogueiro conhecido como esse Robson Pires que se acha.

Entrei na guerra e vou ate o fim, disse ao prefeito Elidio Queiroz que dar 1 500 por mês a esse blog Robsonpires q suspenda.

Todos elogios do blog Robson Pires a qualquer deputado ou qualquer prefeito é pago.

Aliás esse blog Robson Pires já sabe como sou.

O blogueiro reagiu. “Nunca fiz extorsão. Com quantos jornalistas ele já brigou no Rio Grande do Norte? Ele já fez isso com Marcos Dantas, Túlio Lemos. É assim. Ele dar murros, quer brigar”, rebateu Pires, que recentemente foi homenageado pela Assembleia Legislativa no Dia do Blogueiro.

Ao portalnoar.com, ele ainda transmitiu uma gravação em que um empresário nega a história da extorsão.

“Taí o dono da loja dizendo que é mentira. Nunca procurei Nelter Queiroz para pagarcarro meu. Tenho esse blog e sou muito sincero com as coisas. O meu blog é uma empresa. Ou você trabalha de graça? não tenho obrigação de trabalhar de graça para Nelter Queiroz. Faço trabalho de divulgação! E não tem nenhum problema. Qual o mal que há nisso? ser remunerado por isso, pelo seu trabalho? Agora dele eu não recebo”, diz o blogueiro.

Para Pires, a última mensagem de Nelter denota ainda ameaça: “O que ele quis dizer com isso? Que eu já sei como ele é? Ele é truculento Tudo isso é retaliação porque ele é um insatisfeito”

Reprodução Cidade News Itaú via Portal Noar/RG News
Leia Mais ››

TIROTEIO EM BARAÚNA DURANTE FESTA COM LIMÃO COM MEL DEIXA UM HOMEM MORTO E TRÊS MULHERES FERIDAS.

Quatro pessoas sendo um homem e três mulheres, foram alvejadas com disparos de arma de fogo, fato ocorrido durante a madrugada deste sábado, 07 de setembro de 2.013, por volta das 04 horas e 10 minutos,  já no encerramento  de uma festa dançante animada pela  Banda de Forró Limão com Mel.


De acordo com as primeiras informações,  da polícia de Baraúna, quatro elementos  que estavam na festa, quando um deles não se sabe por qual motivo, sacou de uma arma, e passou a efetuar os disparos contra as pessoas.


No corre, corre,  no deita, e deita, cada pessoa tentando desesperadamente sair da linha de fogo, quatro pessoas terminaram sendo atingidas.


Foram elas:

Ana Katarina Silva Bezerra,  Maria Aparecida Alves de 25 anos de idade, Marcia Maria de Souza, também de 25 anos, e Nelson Targino Salvino de 27 anos, que veio a óbito no Hospital Regional Tarcísio Maia, com três disparos nas costas.


Informações que as mulheres foram atingidas mais nas pernas.  Outra informação, é que uma das mulheres é de Baraúna, outra de Mossoró, e uma de Assú.

Também fomos informados, pelo GTO que fez patrulhamento na região com o objetivo de localizar e prender os elementos que conseguiram fugir, que um deles foi detido, e que estaria na delegacia de Baraúna.

Reprodução Cidade News Itaú via Ferreira Monte
Leia Mais ››

Homicídio na comunidade de Arapuá, em Ipanguaçu

No inicio da madrugada de hoje (07), por volta das 00hs, aconteceu um homicídio na comunidade de Arapuá, zona rural de Ipanguaçu.
Segundo as primeiras informações, uma pessoa conhecida por Thiaguinho, que residia na comunidade onde aconteceu o crime, foi alvejado por um tiro de espingarda calibre 12. O fato aconteceu na rua do INCRA na mesma comunidade.
Thiaguinho ainda chegou a ser socorrido para o hospital regional de Assu, mas já chegou naquela unidade hospitalar sem vida, segundo a polícia o mesmo já teria sofrido um atentado no dia 21/11/2011, onde ele estava acompanhado de uma cambista por nome de Regia Maria da Fonseca que alvejada, teve morte no local. Ainda diante das informações, Thiaguinho era um velho conhecido da polícia.
O atentado contra Thiaguinho se deu na RN-118, próximo a empresa Finobrasa em Ipanguaçu.

Até o momento não se sabe as causas e o motivo do crime, só se sabe, que os acusados chegaram em uma moto, ambos de jaqueta preta e que o garupa efetuou o disparo, em seguida fugiram com destino ignorado.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Por temer protestos, governadora do RN não participa de desfile em Natal

Desfile começou por volta das 8h30 (Foto: Igor Jácome/G1)
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Cirliani, não irá participar do desfile cívico-militar de 7 de Setembro. A decisão foi tomada pela própria governadora para evitar embate direto com manifestantes nas proximidades da praça Pedro Velho, onde é realizado o desfile neste sábado. A segurança na casa da governadora, no bairro de Morro Branco, zona Sul de Natal, foi reforçada com policiais militares.
A informação da não ida de Rosalba ao desfile foi confirmada pela equipe de comunicação do Governo do Estado. No ato, Rosalba será representada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha. O vice-governador, Robinson Faria, não irá assumir o posto no palanque das autoridades no desfile por ser, atualmente, adversário político de Rosalba. A assessoria de imprensa do vice-governador disse ao G1 que ele não foi comunicado que Rosalba iria faltar ao desfile e que sequer foi convidado oficialmente para o ato cívico-militar.
Este ano, a Polícia Rodoviária Federal do RN não participará do desfile, assim como estudantes de escolas públicas estaduais.
Responsável pela organização do desfile em 2013, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o número de militares desfilando será menor, mas negou que isso esteja acontecendo por causa de eventuais manifestações.
"Estamos sabendo da possibilidade de protestos, mas não vai ser nada diferente de anos anteriores. Teremos o policiamento e a própria força balizando o circuito. Nada de excepcional do que sempre ocorreu", explica o tenente Andrews Soares Ribeiro, do setor de comunicação da FAB.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Quero viver com ela até morrer', diz ex-freira após casar na Grande Natal

Lúcia Janaína Pinheiro e Francineide Moura casaram nesta sexta, em São José de Mipibu (Foto: Jorge Talmon/G1)"Queremos viver juntas até morrer". Assim a ex-freira Maria Francineide Silva de Moura, de 43 anos, resumiu os planos após o casamento com a vendedora Lúcia Janaína Pinheiro, de 37 anos. As duas trocaram alianças nesta sexta-feira (6) no 2º Ofício de Notas de São José de Mipibu, cidade da Grande Natal. Com uma cerimônia simples, regada a salgados e refrigerantes, o casal comemorou a data na sede da Sociedade Terra Viva. Por hora, a ideia é permanecer morando na cidade de 40 mil habitantes. Francineide deixou a vida religiosa há mais de uma década, mas até encontrar Janaína não havia assumido a homossexualidade.

A lua de mel estava planejada para acontecer em São Miguel do Gostoso, cidade do litoral Norte potiguar. Porém, a ida à praia paradisíaca foi adiada por questões financeiras. "Vamos ficar por aqui mesmo. A despesa do casamento apertou e decidiremos só daqui a 15 dias", explicou Francineide. Ela e Janaína ainda não têm destino definido para as núpcias.
Potiguares de Natal e Mossoró, elas se conheceram na adolescência. Porém, a paixão entre as duas só foi descoberta quando se encontraram, há seis meses, na casa de uma amiga em comum. "A minha família foi aceitando com naturalidade depois de um tempo. Na dela, o impacto foi maior. A sociedade diz que não é preconceituosa, mas o preconceito aparece quando acontece dentro de casa ", relatou a ex-freira. Agora casadas, elas moram com a mãe de Francineide, que é cadeirante e carece de cuidados.


Uniões e casamentos
homoafetivos no RN
CartórioDC
2º Assu10
2º Currais Novos10
Igapó20
2º Macaíba00
2º Mossoró40
4º Mossoró20
4º Natal111
5º Natal211
2º Parnamirim200
Redinha22
São João do Sabugi11
Touros10
Total:665
D - Declarações
C - Casamentos
Fonte: Anoreg/RN - Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Nortt
Quanto ao futuro, o casal pretende abrir uma gráfica em São José de Mipibu. Fracineide, que trabalha como professora do ensino fundamental, espera dar início aos  negócios o quanto antes. "Já fazemos serviços gráficos e temos trabalhos previstos", contou a ex-freira (O tema desta reportagem foi sugerido ao G1 por um leitor. Encaminhe também sua colaboração pelo VC no G1).

Muito mais do que o casamento, o amor de Francineide por Janaína fez a professora pôr fim à angústia de anos. "Perguntei se ela tinha coragem de casar e assumir nossa condição", diz. A companheira a fez mudar até mesmo o temperamento explosivo. "Agora estou tranquila. Ela foi tudo de bom que poderia ter acontecido na minha vida. É uma pessoa diferente para mim, que me complementa", confessou.

Religião foi refúgio

Para a professora, a religião serviu como refúgio na juventude. "Foi uma forma de esconder minha sexualidade. Não me sentia atraída por meninos", explica. Francineide começou a se preparar para os serviços religiosos aos 16 anos. Com 29, o caminho foi o mosteiro da cidade paulista de Marília, onde ficou em clausura por três anos se dedicando às orações. "Uma hora vi que aquilo não tinha nada a ver comigo", contou.

Tema tabu quando se trata de Igreja Católica, Francineide explica que a homossexualidade não abalou suas crenças. "Acredito nos dogmas, mas não posso viver me anulando. Só busco a minha felicidade", afirmou.

Casamento aconteceu na tarde desta sexta-deira em São José de Mipibú (Foto: Jorge Talmon/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Três pontos estão impróprios para banho em Natal e região metropolitana

Vista aérea da Praia de Areia Preta, em Natal (Foto: Canindé Soares/Cedida)
Três pontos estão impróprios para banho nas praias de Natal e região metropolitana. De acordo com o boletim de balneabilidade do Programa Água Azul desta semana, Areia Preta (Praça da Jangada), Redinha (Rio Potengi) e Nísia Floresta (Foz do Rio Pirangi) são os locais que devem ser evitados devido aos altos índices de coliformes fecais.
Os trechos analisados no boletim de balneabilidade do Programa Água Azul estão distribuídos entre as praias de Tabatinga, em Nísia Floresta, até a praia de Pitangui, em Extremoz, na Grande Natal. O projeto é uma parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A análise é válida por sete dias.

Além do Idema e IFRN, outras entidades fazem parte do programa Água Azul: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sesc RN abre último lote de cursos preparatórios para Enem

O Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, por meio do Sesc, vai abrir o terceiro e último lote de cursos gratuitos de revisão para Enem. Os interessados podem se candidatar a uma das 300 vagas se inscrevendo no Sesc Centro (Cidade Alta) de 09 a 13 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As aulas preparatórias – integrantes do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) – serão ministradas por professores de Natal no Colégio Contemporâneo, parceiro na iniciativa. Tanto as aulas quanto o material didático são totalmente gratuitos.
Serão três turmas com 100 alunos cada, divididas nos turnos matutino (7h25 às 12h50), vespertino (14h20 às 18h) e noturno (19h às 22h). Os aulões de revisão acontecem de 01 a 25 de outubro no Colégio Contemporâneo, bairro Lagoa Nova. As disciplinas abordadas são português, matemática, física, química, biologia, história e geografia.

A lista com os estudantes aprovados para o último lote de cursos será divulgada dia 27/09 no site do Sesc RN. Desde junho deste ano, já foram abertas 1350 vagas com a finalidade de capacitar os estudantes que integram o público-alvo do Sesc.

No ato da inscrição é preciso levar os seguintes documentos originais, com cópias: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Vale lembrar que a renda familiar mensal do candidato não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos nacionais.  Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

Serviço
O quê? Inscrições abertas para último lote de aulão de revisão do ENEM
Quando? De 09 a 13/09, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde? Sesc Centro (Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta)
Local das aulas? Espaço Contemporâneo (Av. Auris Coelho, Lagoa Nova)
Mais informações? www.sescrn.com.br / (84) 3211-5577

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM promove seleção interna de efetivo para compor Força Nacional

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte estará promovendo na próxima segunda-feira, 9, um processo seletivo interno para incorporar 17 Policiais Militares do RN na Força Nacional de Segurança Pública.

O processo seletivo foi proposto devido a disponibilização para a PMRN pela Secretaria Nacional de Segurança Pública de 17 vagas para a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), destinadas às graduações de Soldado PM ao posto de Capitão PM, conforme quadro abaixo:

Os Militares selecionados após a análise de documentos e avaliações física e de saúdes permanecerão à disposição do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública pelo período de um ano, prorrogável por 30 dias.

As inscrições para o processo seletivo ocorre no próximo dia 9 (segunda), das 8h às 11h na Diretoria de Pessoal da Polícia Militar, devendo o Militar comparecer com todos os documentos solicitados, além do memorando de apresentação de seu Comandante, Diretor ou Chefe da OPM. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Projeto de segurança no trânsito do 5º DPRE pode se tornar referência nacional

O 5º DPRE vem desenvolvendo um Projeto de Pacificação no Trânsito nos municípios de sua área de atuação, com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito na região agreste. O projeto foi idealizado e implantado pelo Subcomandante da Unidade de Polícia de Trânsito, capitão PM Charleson, o qual destacou a importância na preservação da vida. 

"Nós já implantamos o projeto em quatro municípios e já conseguimos reduzir em 26% o número de acidentes em toda a nossa área de atuação, ou seja, essa redução foi refletido em mais de 30 municípios da nossa região", disse o oficial.

"O nosso projeto consiste basicamente na educação voltada para o trânsito. Quando implantamos o projeto, realizamos uma divulgação nos meios de comunicação e realizamos palestras voltadas para conscientização dos condutores de veículo automotor. Observamos que após essa parte de conscientização, já conseguimos alcançar um total de 90% dos condutores", explicou o capitão PM Charleson.

De acordo com o Oficial, o sucesso do projeto já é notório e vem sendo reconhecido por autoridades de órgãos federais. No último dia 31 de agosto, o projeto foi apresentado ao Secretário de Políticas de Previdência do Ministério da Previdência Social, Leonardo Guimarães, de modo que seja realizada políticas de prevenções dessa natureza em todo o país, uma vez que acidentes de trânsito influencia em todas as áreas da administração pública, devido aos gastos com os acidentados e mortos no trânsito. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Família identifica homem encontrado morto em matagal

Os familiares de Pablo Yago Moreira da Silva, de 22 anos, fizeram o reconhecimento do jovem como sendo o corpo encontrado, nesta sexta-feira (6), em um matagal às margens da BR 110, entre Mossoró e Upanema. A vítima já estava em estado de decomposição e apresentava perfurações semelhantes a tiros.

Pablo Yago era morador do bairro Alto do Sumaré, em Mossoró, e tinha saído de casa por volta das 12h da última quarta-feira (4). Desde então, ele não mais foi visto. Segundo informações de familiares, Pablo era usuário de drogas.

Os ferimentos encontrados no corpo da vitima aparentavam ter sido provocados por disparos de arma de fogo, porém, a confirmação da causa da morte ainda será dada pelo Instituto Técnico e Cientifico de Policia (ITEP). Este é o 128º homicídio registrado em Mossoró neste ano de 2013.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Irmãos de 13 e 15 anos são detidos após tiroteio

Dois adolescentes, sendo um de 13 e outro de 15 anos, foram apreendidos, após terem trocado tiros com possíveis inimigos, de acordo com a polícia. A dupla foi abordada por policiais militares de Currais Novos, nesta sexta-feira (6), e chegou a ameaçar atirar contra uma viatura, mas a arma não disparou.

Informações repassadas pelo Soldado J. Júnior dão cona que a Central de Rádio da 3ª CIPM recebeu denúncias que uma troca de tiros estava acontecendo na rua Riacho das Ovelhas, no bairro José Bezerra de Araújo, mais conhecido como Promorar.

Com isso, várias guarnições e conseguiram localizar os dois irmãos, que, inclusive, já tinham sido apreendidos antes. A dupla estava com um revólver calibre 32 com uma munição intacta. Questionados sobre a denúncia de um tiroteio, eles alegaram que outros dois suspeitos teriam disparado contra eles, que revidaram.

Durante a abordagem policial, o adolescente de 15 anos tentou atirar contra a guarnição, mas a munição falhou e ele foi apreendido com a arma em punho. Ainda de acordo com relato da polícia, os dois adolescentes estavam bastante alterados, possivelmente sob efeito de drogas.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Arena das Dunas será inaugurada em dezembro

Estrutura de acabamento e cobertura começam a ser montadasNATAL - Com quase 90% de suas obras finalizadas, o Arena das Dunas recebeu a visita da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro do Esporte Aldo Rebelo, nessa sexta-feira (6).
Acompanhados do secretário especial da Copa, Demétrio Torres; e do diretor-presidente da Arena das Dunas, Charles Maia, eles conferiram o andamento das obras e observaram o trabalho de acabamento, que está sendo feito, no momento, pelos 1.800 trabalhadores do local.
A comitiva também conheceu um dos camarotes VIPs do estádio, que já está pronto para receber torcedores. Com o serviço dentro do cronograma formulado pela Fifa, a Arena das Dunas tem previsão de ser inaugurada no mês de dezembro.
Depois de conhecer parte dos camarotes, arquibancadas e da estrutura interna do estádio, a governadora, o ministro e o secretário da Copa participaram de uma coletiva de imprensa. Antes disso, falaram sobre o andamento da construção.
Para a chefe do Executivo Estadual, a Arena das Dunas "é uma vitória", já que o estádio foi um dos últimos a iniciar as obras, mas não será o último a entregar o equipamento à população. "A gente se orgulha também em dizer que esta obra não passou por nenhum tipo de reajuste, ela foi orçada em R$ 400 milhões e essa mesma cifra continua até hoje", afirmou Rosalba Ciarlini.
O novo estádio potiguar está sendo executado por meio de Parceria Público-Privada - PPP, modelo de sociedade em que o poder público se alia à iniciativa privada para viabilizar projetos. Orçada em R$ 400 milhões - R$ 300 milhões garantidos a partir de empréstimo contraído junto ao BNDES e R$ 100 milhões investidos em recursos próprios pela Construtora OAS - o espaço terá capacidade para receber até 42 mil pessoas.
O ministro Aldo Rebelo reiterou que participa da construção da Arena desde que foi dada a ordem de serviço: "Eu sempre acreditei na conclusão dessa obra, vejo com otimismo a Copa do Mundo em Natal".
Segundo Rebelo, não há o que questionar sobre a utilização do estádio após o mundial de futebol: "O legado deixado por esse grande evento esportivo vai beneficiar todo o Rio Grande do Norte, empregos serão gerados e a renda certamente vai movimentar a economia potiguar".
Ao final da entrevista coletiva, a governadora anunciou que no próximo ano o Rio Grande do Norte irá sediar mais um campeonato internacional. No mês de março, a pista de atletismo do Campus Universitário, que também está em fase de conclusão, receberá o Campeonato Sul-americano de Atletismo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presídio Federal de Mossoró receberá 4 presos de Rondônia

Cerca de dois meses depois de terem sido presos durante o andamento da “Operação Apocalipse”, quatro pessoas detidas na ação policial iniciada em Rondônia serão transferidas para o Presídio Federal de Mossoró. A remoção do grupo para a unidade prisional de segurança máxima potiguar ainda não tem data prevista. A informação foi divulgada ontem (05) pela Agência Brasil.
Segundo dados da Agência Brasil, o Presídio Federal de Mossoró receberá Alberto Siqueira (Beto Baba), Fernando Braga Serrão (Fernando da Gata), o vereador Jair Figueiredo Montes (sem partido, desde que foi expulso do PTC) e Márcio César Silva. Montes foi indiciado na Vara de Delitos Tóxicos (VDT) por crime de financiamento e associação ao tráfico.
“Os quatro presos são considerados os que tiveram a mais intensa e efetiva participação nas quadrilhas, ou seja, são aqueles que exercem funções de liderança na organização criminosa e a questão da conveniência de encaminhá-los é para que não tenham qualquer tipo de interferência no andamento das investigações, principalmente agora na fase de instrução processual, que se dará na Justiça e no âmbito político, ou seja, na Câmara e na Assembleia”, teria informado o secretário de Segurança Pública Estadual de Rondônia, Marcelo Bessa, conforme a Agência Brasil.
Dentro do procedimento de praxe, por questão de segurança, a data de transferência dos quatro presos para o Presídio Federal de Mossoró não deve ser divulgada. A investigação que resultou na operação Apocalipse durou quase dois anos e inicialmente apurava a associação de pessoas ao tráfico de drogas. O inquérito indiciou cinco deputados estaduais e cinco vereadores por participação em um esquema criminoso que movimentou cerca de R$ 80 milhões em nove estados.
No total, a Polícia Civil de Rondônia indiciou 81 pessoas por envolvimento no esquema. O inquérito também sugere que sejam tomadas providências de encaminhamentos para apuração de crimes eleitorais, atos de improbidade administrativa e crimes relacionados à lavagem de dinheiro.
A investigação reuniu 55 volumes de provas documentais, testemunhais, periciais, filmagens, dados telemáticos, quebra de sigilo autorizada judicialmente, além de 122 oitivas. O inquérito foi encaminhado no dia 31 de agosto ao Ministério Público (MP), que terá o prazo de dez dias para analisar o relatório e decidir se oferece denúncia dos indiciados para dar início ao processo judicial.

Presos no RN
Na época da operação Apocalipse, quatro pessoas foram presas no RN. Na praia de Areia Preta, foram presos Fernando Braga Serrão, de 35 anos, mais conhecido como “Fernando da Gata”, natural de Rondônia, suspeito de comandar uma quadrilha interestadual especializada em estelionato e lavagem de dinheiro; e a esposa dele identificada como Andrea Agemiro de Macedo Braga, 36 anos. Sheyla Kelle Vieira Corcino, 29 anos, foi detida no bairro do Planalto; junto com o marido Carlos Alberto Saldanha de Lima, 28 anos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Militar do RN tem novo portal de notícias

Nesta sexta-feira (6), a Polícia Militar do RN estreou o novo site da corporação, onde está atualizando suas informações em seu atual Portal de Notícias. O novo site faz parte da nova plataforma e layout para os sites do Governo do Estado, de modo a otimizar os conteúdos e informações para o usuário final, o cidadão.

No novo portal, o usuário pode conferir notícias relativas à Polícia Militar, ter acesso a telefones, e-mails e endereços das Unidades da PMRN, informações sobre últimos concursos, legislações relativas ao trabalho da Polícia Militar, conhecer um pouco da história da PMRN, além de ter acesso a arquivos multimídias e dicas de segurança.

Com o novo layout, a Polícia Militar do RN busca levar informações sobre suas ações realizadas no Estado para todos os cidadãos norte-riograndenses. Acesse o endereço e confira www.pm.rn.gov.br

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Construção de aterros sanitários do RN

Do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que prevê a construção de cinco aterros de grande porte para atender aos cinco consórcios de resíduos sólidos formados em todas as regiões do Rio Grande do Norte, apenas três estão em processo de implantação.
O secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rego, disse que a Semarh vem fomentando a criação de consórcios públicos tendo como base o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), lançado em junho do ano passado pelo Governo do Estado. Esse documento ratificou a regionalização do estado em sete polos, são eles: Seridó, com 25 municípios; Alto Oeste com 44 municípios; Assú, com 24 municípios; Metropolitano, com 8 municípios; Agreste, com 39 municípios; Mato Grande, com 26 municípios e Mossoró. Depois de criado, o consórcio administrará o sistema de aterro que atende sua região.
Ele acrescentou ainda que o consórcio é de fundamental importância em todas as ações de resíduos sólidos “seja na coleta seletiva, na educação da população quanto à destinação correta do lixo e na administração de aterros sanitários”.
Além da criação de consórcios, a secretaria também está desenvolvendo ações para auxiliar os municípios no atendimento às exigências da lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. “Estamos licitando o Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos da região da Vale do Açu e do Mato Grande, além do Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, disse. “Em fase de conclusão de licitação, já temos os Planos do Alto Oeste, Seridó e Agreste”, completou.
No mês de agosto, técnicos da Semarh reuniram Consórcio Público de Saneamento Básico da Região do Alto Oeste para discutirem o projeto técnico do sistema de aterro sanitário que será implantado na região. O mesmo vem ocorrendo nos Consórcios do Vale do Açu e região do Seridó.

RN receberá R$ 20 milhões para aterros sanitários
Durante a realização da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada nos dias 3 e 4, em Natal, foi confirmada a informação de que o RN receberá um incentivo do Governo Federal, na ordem de R$ 22 milhões, para investir na construção de aterros sanitários e estações de transbordo nas regiões do Alto Oeste e do Seridó. O recurso, garantido através de emenda parlamentar do senador Garibaldi Alves, ajudará o Estado a cumprir a meta do Ministério do Meio Ambiente, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa exterminar os lixões do Brasil até 2014.
A política de enfrentamento dos problemas socioambientais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos foi tema de discussão na Conferência. O foco do evento, segundo a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles, foi mobilizar estados e municípios do país a criar seus planos de tratamento dos resíduos sólidos, com base na Política Nacional.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TJ determina corte de ponto de grevistas da Polícia Civil e do Itep

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou o corte de ponto dos grevistas da Polícia Civil e do Itep e a abertura de inquérito contra a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública do RN (SINPOL).

A decisão é do desembargador Cláudio Santos, assinada na manha de hoje (6). Santos determinou que 70% dos policiais civis e servidores do Itep devem voltar ao trabalho, e autorizou o corte de ponto dos que descumprirem a decisão.

O desembargador também decidiu encaminhar ao Ministério Público a abertura de inquérito, com ação criminal, contra o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, e a diretora jurídica da entidade, Renata Pimenta.

Cláudio Santos justificou que a medida foi tomada em consequência do descumprimento da decisão da última quinta-feira (29), quando o próprio desembargador havia determinado o retorno dos grevistas ao trabalho.

Enquanto saia a decisão de Cláudio Santos, os grevistas do Sinpol realizam manifestação nas obras do Arena das Dunas, estádio da Copa 2014 em Natal, que estavam sendo visitadas pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a governadora Rosalba Ciarlini.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

América vence Figueirense e sai da zona de rebaixamento

Com dois gols do centroavante Júnior Negrão, o América derrotou o Figueirense na noite desta sexta-feira (6) e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B. O alvirrubro subiu para a 16ª posição, com 21 pontos ganhos.

O jogo foi realizado no Estádio Nazarenão, em Goianinha.

O América não fez uma grande partida, mas jogou o suficiente para conquistar a vitória. A garra superou a deficiência técnica e, no final, o placar de 2 a 0 fez justiça ao melhor time em campo.

O primeiro tempo foi morno, apesar do América ter dominado o jogo. Mas, pouco criou, principalmente devido a falta de inspiração do meia Chiquinho Gaúcho, que estava estreando. Já o Figueirense, que luta pelo G-4, foi uma equipe apática e sequer levou perigo ao gol de Andrey.

No segundo tempo, o técnico Pintado tirou Chiquinho e fez entrar Almir. O alvirrubro melhorou na ligação do meio-campo para o ataque, mas o centroavante Vandinho não estava bem. E, numa jogada isolada, o atacante se contundiu, sendo substituído por Júnior Negrão.

A partir daí, o América construiu a sua vitória. Num lançado do lateral-direito Noberto, Negrão ganhou da zaga adversária e tocou rasteiro para fazer o primeiro gol.

Menos de 10 minutos depois, o mesmo Júnior Negrão aproveitou uma bola escorada por Rodrigo Pimpão, driblou o goleiro Tiago Volpi e mandou para os fundos da rede.

Depois daí, o América administrou o placar, não permitindo a reação do adversário.

O América jogou e venceu com Andrey; Noberto, Zé Antônio, Edson Rocha e Ray; Márcio Passos, Fabinho, Daniel Amora e Chiquinho (Almir); Rodrigo Pimpão e Vandinho (Júnior Negrão). Técnico: Pintado.

O Figueirense atuou com Tiago Volpi; André Rocha, Douglas Marques, Bruno Pires e Welllington Saci; Nem, Tinga (Mailson), Rodrigo e Tchô; Ricardinho e Rafael Costa. Técnico: Viniciu Eutrópio.

O próximo jogo do América será contra o Icasa, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Para essa partida, o técnico Pintado não terá o goleiro Andrey e o lateral Noberto, com três cartão amarelos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

FORÇA TÁTICA-02, RECAPTURA FORAGIDO DO CEDUC MOSSORÓ.

A Força Tática-02 composta pelos Sds-Moreira , Guimarães e Pinheiro, se encontrava em patrulhamento no centro da cidade no final da manhã desta sexta feria (06/09/13), quando estavam passando pela Praça Rodolfo Fernandes, em frente a Casas Bahias, se depararam com um menor infrator, foragido do CEDUC Mossoró. De acordo com os policiais este menor já fugiu 28 vezes. Mais uma vez ele foi reconduzido para o CEDUC. 


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

SERVIÇO RESERVADO DA PM PRENDE DOIS INDIVÍDUOS NO PARQUE DAS ROSAS EM MOSSORÓ.

Por volta das 16:30 da  tarde de ontem, sexta feira, 06 de setembro de 2013, Policiais do Serviço Reservado do 2º BPM prenderam dois indivíduos em flagrante acusados de comercializar entorpecentes na Rua do Bem Me Quer no Parque das Rosas, Conjunto Habitacional Santa Delmira em Mossoró. De acordo com informações dos policiais do Serviço Reservado, dão conta que os mesmos vinham recebendo várias denuncias anônimas informando que no endereço acima mencionado, onde funciona um bar, estava servindo como ponto de comercialização de entorpecentes. Os policiais começaram a investigar, monitorar e fazer campana nas proximidades do referido bar, a cerca de 20 dias, notaram uma movimentação de viciados entrando e saindo do estabelecimento, então resolveram fazer uma abordagem no bar e no seu proprietário, fizeram uma revista e encontraram 77 PEDRAS DE CRACK, 17 TROUXINHAS DE COCAÍNA e cerca de R$ 40,00 em dinheiro fracionado.DAMIÃO CLEBER DA SILVA, 33 anos de idade e RAMON ALVES DE SOUSA, 30 anos de idade, ambos moradores da Rua do Bem Me Quer no Parque das Rosas em Mossoró,foram presos e conduzidos pelos policiais militares, juntamente com os materiais apreendidos até a delegacia de plantão, para serem apresentados ao delegado plantonista, que após ouvir os policiais e os dois acusados, autuou os mesmo no artigo 33º da lei 11.343/2006 por trafico de drogas Após os procedimentos na delegacia os flagranteados foram encaminhados para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa, onde ficaram presos aguardando a decisão da justiça. 



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR PRENDE ELEMENTO APÓS PRÁTICA DE ARROMBAMENTO EM MOSSORÓ

No final da manhã de ontem (6) de setembro de 2013 um individuo identificado como Willame Daliane Batista Ferreira 31 anos foi preso em flagrante após arrombar uma residência na rua Camilo Paula no bairro Nova Betânea em Mossoró.
De acordo com informações repassadas pela vítima instantes após o crime ele avistou uma viatura da ROCAM que ia passando e comunicou o fato repassando as caracteristicas do elemento que acabou sendo preso ainda no bairro com o material furtado que era uma mochila com roupas,um tenis e 30 R$ em dinheiro.Após a prisão o bandido foi conduzido pela viatura 234 composta pelos Sds Ocimar e Sd Getsemani para a DP de plantão para ser apresentado a autoridade que tomará as medidas cabiveis.



Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››