sábado, janeiro 23, 2021

Laboratório Sismológico da UFRN registra cinco tremores de terra em Caraúbas

Cinco tremores de terra foram registrados no município de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (22). De acordo com Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), o primeiro evento, por volta das 14h, teve magnitude preliminar de 2.7 e pôde ser sentido pela população. Os outros tremores tiveram magnitudes inferiores a 1.6.


Cinco tremores de terra são registrados no município de Caraúbas — Foto: LabSis/UFRN


"Apesar de o Brasil inteiro estar dentro de uma placa tectônica, eventualmente, eventos sísmicos ocorrem na região. Esses eventos são causados por falhas geológicas que são reativadas na região. Muito provavelmente, o que está acontecendo em Caraúbas é mais uma falha geológica, até então desconhecida, que está sendo reativada", conta Anderson Nascimento, coordenador do LabSis.


Todas as informações foram repassadas para a Defesa Civil do município de Caraúbas. "Até agora, a magnitude não tem causado grande pânico na população, mas, mesmo assim, estamos em contato com a Defesa Civil de Caraúbas e nos colocando à disposição para ajudar no monitoramento e fornecer informações sobre essa atividade sísmica", completou o coordenador.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte vai receber 30 mil doses da vacina de Oxford, diz governadora

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, afirmou neste sábado (23) que o estado vai receber cerca de 30 mil doses da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca, produzidas no Instituto Serum, na Índia. Em publicação em uma rede social, ela contou que está "aguardando agora a confirmação do horário de aterrissagem" e destacou que a "logística, mais uma vez, já está toda pronta para o recebimento das doses".


Carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegou ao aeroporto de Guarulhos, em SP, na sexta-feira (22) — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli


Fátima Bezerra destacou que este lote de imunizantes de Oxford vai "contemplar os profissionais da saúde que ainda não foram vacinados"


"Esse lote será totalmente utilizado, já que o intervalo para a segunda dosagem da vacina deste laboratório é de 12 semanas e o Ministério da Saúde nos garantiu o envio de um novo lote até lá", comentou.


A carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegou ao Brasil nesta sexta-feira (22). De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será a responsável por "preparar toda a etiquetagem e a conferência do material recebido". A expectativa é que ainda neste sábado (23) seja iniciado o transporte para todos os estados do país.


Voluntários do RN são imunizados

No Rio Grande do Norte, mais de 750 voluntários que tomaram placebo na terceira fase da pesquisa da vacina de Oxford em parceria com a AstraZeneca começaram a ser imunizados no estado. No total, 1.523 potiguares participaram da fase de testes no método duplo cego - em que nem participantes e nem os pesquisadores sabem inicialmente quais foram os escolhidos para receber o imunizante contra a Covid-19 ou o placebo.


A revelação para os pacientes começou a ser feita na quinta-feira (21) após a autorização da Anvisa para o uso emergencial da vacina, no domingo passado, e liberação das demais instâncias regulatórias da pesquisa. "Nós quebramos o cego de 80 participantes e foi uma alegria, uma emoção muito grande. As pessoas que já estavam vacinadas ficaram muito emocionadas", explicou a infectologista e professora do departamento de infectologia da UFRN, Eveline Pipolo, que é investigadora principal do estudo da vacina de Oxford no Rio Grande do Norte.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça suspende transferência de famílias de prédio histórico da UFRN para escola

A decisão judicial que obrigava a prefeitura de Natal a abrigar as cerca de 60 famílias que ocupam o prédio da antiga Faculdade de Direito da UFRN na Escola Municipal Santos Reis foi suspensa neste sábado (23). Uma nova audiência foi marcada para sexta-feira (29) para que sejam discutidas e apontadas soluções para o problema.


Famílias ocupam prédio histórico da UFRN em Natal — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


"Foi feita uma petição informando da presença de população contrária à vinda da ocupação para esta escola. Em razão da possibilidade de se ter um confronto, em que teria que ter uma estrutura policial, foi dado esse comando e vai se certificar nos autos a impossibilidade do cumprimento", contou Thiago Tavares, procurador chefe do Patrimônio.


Na sexta-feira (22), pais e mães dos estudantes matriculados na Escola Municipal Santos Reis protestaram na frente do prédio contra a realocação das famílias que fazem parte do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Eles argumentam que a mudança atrapalharia a retomada das aulas presenciais na unidade, prevista para 1º de fevereiro.


O procurador Thiago Tavares contou que "as equipes que estavam de prontidão para cumprir a ordem judicial" na manhã deste sábado. As famílias que ocupam o prédio da antiga Faculdade de Direito da UFRN também haviam separado móveis e itens pessoais para a realização da mudança, que foi suspensa.


Famílias que ocupam prédio histórico da UFRN preparavam mudança, que foi adiada — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


"A mudança não vai ocorrer. Deixando bem claro que se tratava de uma ordem judicial. O município foi condenado a realizar essa remoção. A diligência está suspensa e vamos aguardar esta discussão ampla com a União, o Estado e o Município para a gente resolver no dia 29 na audiência que vai ocorrer", comentou o procurador.


A prefeitura deve apresentar novas alternativas como outros prédios públicos ou privados alugados. "Todas as alternativas serão colocadas na audiência para que o problema seja resolvido e a decisão judicial seja cumprida", finalizou Thiago.


Fazendo upload: 1102056 de 1102056 bytes.
Escola Municipal Santos Reis, no bairro de Santos Reis, iria abrigar as famílias do MLB, mas pais de alunos protestaram — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Entenda o caso

Uma sentença do dia 29 de dezembro determinou que a Prefeitura de Natal deveria abrigar as famílias em uma escola municipal até o retorno das aulas presenciais. A sugestão para a escola o bairro de Santos Reis foi pela proximidade dos prédios - ambos ficam na Zona Leste da cidade.


A prefeitura chegou a recorrer da decisão da Justiça, mas teve o pedido indeferido. Na sexta-feira (22), representantes do Município fizeram uma vistoria na escola para receber as famílias, e houve o protesto por parte dos pais dos alunos.


As cerca de 60 famílias ocupam o prédio da antiga faculdade de Direito da UFRN, na Ribeira, desde o dia 30 de outubro. Desde então, há um impasse, que já culminou com decisões de reintegração de posse para a universidade e rodadas de negociação, com representantes do governo, do município e da UFRN.


A decisão para a retirada da família do prédio histórico se baseia em um relatório de engenheiros e arquitetos da UFRN e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aponta a insegurança do edifício e o risco à integridade física das famílias.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Natal inicia vacinação de idosos institucionalizados na segunda-feira (25)

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou para segunda-feira (25) o início da vacinação contra Covid-19 de 500 idosos (de 60 anos e mais) que residem em instituições de longa permanência (ILPs) da capital. Esse grupo faz parte da prioridade da primeira fase do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.


Fazendo upload: 1115136 de 1331453 bytes.
Natal inicia vacinação contra Covid-19 de idosos institucionalizados — Foto: Divulgação


As primeiras instituições a serem atendidas na segunda-feira são: Jesus Misericordioso (Lagoa Azul), Juvino Barreto (Barro Vermelho) e Espaço Solidário (Mãe Luiza), pela manhã; Lar da Vovozinha (Lagoa Nova), CIAD (Planalto) e Lar do Ancião Evangélico (Neópolis), à tarde. De acordo com a SMS, cada turno conta com uma equipe de três vacinadores.


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai disponibilizar os vacinadores e realizar a aplicação das doses do imunizante nas residências onde vivem os idosos. A logística terá participação de servidores do departamento de Saúde Coletiva da UFRN e apoio dos cuidadores de cada ILP.


"O Departamento de Vigilância em Saúde vem checando a situação desses idosos junto a cada instituição para confirmar o quantitativo necessário e as condições para iniciar essa vacinação no Município, já que não é recomendada a indivíduos que estejam com algum sintoma de síndrome gripal ou que tenham tomando alguma dose de Pneumo23 há menos de 15 dias", comenta Juliana Araújo, diretora do Departamento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Vacina de Oxford começa a ser aplicada em mais de 750 voluntários que tomaram placebo em testes no RN

Mais de 750 voluntários que tomaram placebo na terceira fase da pesquisa da vacina de Oxford em parceria com a AstraZeneca contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte começaram a ser imunizados no estado.


Vacina de Oxford (AstraZeneca), Pesquisa foi feita no Brasil, Reino Unido e África do Sul — Foto: Siphiwe Sibeko/Pool via AP


Ao todo, 1.523 potiguares participaram da fase de testes no método duplo cego - em que nem participantes e nem os pesquisadores sabem inicialmente quais foram os escolhidos para receber o imunizante contra a Covid-19 ou o placebo. Metade foi destinada pra cada grupo no estado.


A revelação para os pacientes começou a ser feita na quinta-feira (21) após a autorização da Anvisa para o uso emergencial da vacina, no domingo passado, e liberação das demais instâncias regulatórias da pesquisa.


"Ontem (quinta-feira) nós quebramos o cego de 80 participantes e foi uma alegria, uma emoção muito grande. As pessoas que já estavam vacinadas ficaram muito emocionadas", explicou a infectologista e professora do departamento de infectologia da UFRN, Eveline Pipolo, que é investigadora principal do estudo da vacina de Oxford no Rio Grande do Norte.


"Da mesma forma o sentimento das pessoas que não estavam vacinadas e que foram para tomar a primeira dose da vacina".

Para dar os resultados a todos o participantes o mais rápido possível, a pesquisa vai recebê-los inclusive aos sábados e domingos para atendimentos. "Nós estamos realmente correndo muito para chamá-los no menor tempo possível, mas mantendo o padrão de qualidade. Nós não podemos perder", explicou Eveline.


Fazendo upload: 839511 de 839511 bytes.
Vacina Oxford/Astrazeneca — Foto: REUTERS/Dado Ruvic


"A gente entende que as pessoas estão ávidas para tomar a vacina ou pra saber o que tomaram. E é um direito delas. Mas é preciso ter um pouco de calma e compreender que nós precisamos fazer o nosso trabalho com qualidade e essa qualidade vai refletir para eles".


Uma das participantes da pesquisa foi a professora de música Letícia Nascimento, de 25 anos, que estava no grupo que recebeu a vacina.


"É uma alegria muito grande poder fazer parte desse processo, que é muito trabalhoso para todos, mentalmente e psicologicamente, principalmente para os mais envolvidos. E a gente vê a alegria não só da gente, que foi vacinado, como também do profissionais em saber que o trabalho árduo deles está tendo um resultado positivo para a sociedade", disse.


Apesar da alegria pela imunização, ela diz que ainda lamenta pela família não poder compartilhar do mesmo sentimento.


"Mesmo estando imunizada, tem aquele momento de pensar que a família não está ainda. Meus avós, eu ainda não posso dar um abraço neles. Mas está mais perto do que longe. Eu estando imunizada foi um passo dado para que minha família possa ter a oportunidade de ser vacinada".

A infectologista Eveline Pipolo explicou que o grupo considerado de "controle" - que tomou o placebo - recebeu uma vacina contra a meningite na primeira dose e uma de soro fisiológico na segunda. Agora, os participantes desse grupo também receberão as duas doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19.


A pesquisa, que teve início no dia 22 de setembro do ano passado no Rio Grande do Norte, no entanto, não chega ao fim neste momento. A contar a partir do dia que foram vacinados, os pacientes serão acompanhados por mais 13 meses.


"Os voluntários estão prestando um grande serviço à humanidade. Através deles é que nós vamos saber, por exemplo, por quanto tempo essa vacina imuniza. Os sangues colhidos em exames foram enviados para Oxford e lá são feitos estudos altamente sofisticados" explicou a infectologista Eveline Pipolo.


"A gente também observa todas as reações da vacina, quantas pessoas tiveram dor de cabeça, quantas pessoas tiveram febre, dor no corpo. Aquelas reações normais de vacina, que foram simples, comuns a outras vacinas".


Ao todo, a pesquisa foi feita com 10 mil voluntários em seis cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Porto Alegre e Santa Maria (RS). No centro de Natal, segundo a investigadora principal, não houve casos graves de Covid-19. Os que tiveram, apresentaram a doença de maneira leve.


Vacina de Oxford/AstraZeneza

A vacina de Oxford tem uma eficácia média de 70,4% podendo chegar a até 90%. Com temperatura necessária entre 2 e 8 graus para armazenamento, a vacina é considerada de fácil transporte e distribuição. No Brasil, a Fiocruz é parceira da Universidade de Oxford e vai receber a tecnologia para produzir a vacina.


Nesta sexta-feira (22), a Índia anunciou o envio de 2 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca para o Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

TRE indefere registro de candidatura de Kerinho e bancada federal do RN deve sofrer alteração

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) indeferiu nesta sexta-feira (22) o pedido de registro de candidatura a deputado federal de Kericlis Alves Ribeiro, conhecido como Kerinho, nas eleições de 2018. Por 3 votos a 2, os juízes eleitorais entenderam que Kerinho permaneceu vinculado a um cargo comissionado dentro de período vedado para pretensos candidatos.


Fazendo upload: 743424 de 815710 bytes.
Jjuízes eleitorais votam pelo indeferimento do registro de candidatura de Kerinho — Foto: Igor Jácome/G1


Com a decisão, os votos conferidos a Kerinho no pleito foram tornados nulos e haverá o recálculo do quociente eleitoral para o cargo de deputado federal, o que deve provocar uma mudança na bancada do RN. Com a retotalização dos votos, Beto Rosado (PP), que era da mesma coligação de Kerinho, deve perder o cargo e Fernando Mineiro (PT) assume a cadeira na Câmara Federal.


Ainda cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota, a defesa de Mineiro disse que o TRE "manteve seu histórico de defesa da legalidade e do Direito. Respeitou o que foi decidido pelo TSE e restabeleceu a vontade soberana da população potiguar sobre sua representação na Câmara dos Deputados. O RN elegeu Fernando Mineiro como Deputado em 2018 e o erro de sistema de informática agora foi devidamente corrigido".


Beto Rosado se manifestou em nota enviada por volta das 22h30 e viu "com surpresa a decisão do julgamento desta sexta-feira (22) no TRE. Respeito os renomados desembargadores da corte, mas o julgamento deixou muitas dúvidas acerca do processo em questão. Nosso mandato segue em Brasília, respaldado pela vontade de mais de 71 mil potiguares e pelas regras previstas na Lei Eleitoral". Diz ainda que não recebeu "ainda nenhum comunicado, mas quando isso ocorrer, tomarei as medidas cabíveis e necessárias".


Votação

O relator do processo, juiz Ricardo Tinoco, foi acompanhado pelo desembargador Ibanez Monteiro e pelo juiz federal Carlos Wagner para formar maioria pelo indeferimento. "O requerente não atendeu à exigência de desincompatibilização, em virtude de não ter se exonerado do cargo de confiança que ocupava no município de Monte Alegre", apontou Ricardo Tinoco.


"Ele deveria comprovar a devida exoneração, pois estava em um cargo comissionado. Não é suficiente para comprovar a exoneração um mero requerimento", explicou o juiz federal Carlos Wagner.


"Por consequência, torno nulos os votos a ele conferidos para determinar que se recalcule os quocientes previstos nos artigos 106 e 107 do Código Eleitoral em relação ao cargo de deputado federal, procedendo-se às medidas cabíveis decorrentes da retotalização", concluiu o relator.


Fonte: G1

Leia Mais ››

78% dos estudantes do ensino médio não tiveram aulas presenciais no RN, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19 de novembro, que apontam que 130 mil estudantes do ensino médio não tiveram aulas presenciais no Rio Grande do Norte, mesmo estando matriculados em cursos presenciais ou semipresenciais. Este número corresponde a 78% do total de alunos do ensino médio - 167 mil.


PNAD Covid-19 destaca que 147 mil estudantes estavam no ensino médio em escola pública — Foto: Secom/PMN


A PNAD Covid-19 destaca ainda que 147 mil estudantes estavam no ensino médio em escola pública - equivalente a 88% - e 20 mil em escola privada.

De acordo com a pesquisa, 6 mil estudantes tiveram aulas presenciais normalmente; 7 mil tiveram aulas presencias parcialmente; e 24 mil não tiveram aulas presenciais porque o curso é online.


Sobre a disponibilização de atividades para estudantes que não tiveram aulas presenciais normalmente, a pesquisa mostra que 104 mil tiveram atividades disponibilizadas (64%); 56 mil não tiveram (34,7%); e 1 mil não tiveram atividades porque estavam de férias (0,7%).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sine oferece 22 vagas de emprego em Natal nesta sexta-feira (22); veja oportunidades

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) registra 22 vagas de emprego em Natal e região metropolitana nesta sexta-feira (22).


Sine oferece 22 vagas de emprego em Natal nesta sexta-feira (22); veja oportunidades — Foto: Agência Brasil


Em Natal, a maior parte dos postos é para vendedor. (veja a lista completa no fim).


Para concorrer a algum dos cargos, os interessados devem ser cadastrados no sistema Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, ou devem procurar uma agência do Sine nas Centrais do Cidadão de Natal ou do interior do estado.


É preciso levar documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.


Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sine-RN está com atendimento presencial realizado mediante agendamento.


Em Natal, os telefones para agendamento da unidade matriz, em Candelária, são: (84) 3190-0783, 3190-0788, 98106-6367 e 98107-4226.


Os agendamentos e atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.


Veja as vagas disponíveis


Natal e Grande Natal – (22 vagas permanentes)

Atendente de lanchonete - 3

Auxiliar de cozinha - 1

Auxiliar mecânico de refrigeração - 2

Cozinheiro geral - 1

Desenhista técnico (artes gráficas) - 1

Encarregado de seção de controle de produção - 1

Lubrificador de automóveis - 1

Mecânico de bicicletas - 1

Operador de telemarketing ativo e receptivo - 1

Pizzaiolo - 2

Técnico agrícola - 1

Técnico de refrigeração (instalação) - 2

Técnico mecânico em ar condicionado - 1

Vendedor pracista - 4


Fonte: G1

Leia Mais ››

Secretaria de Educação do RN convoca mais de 700 professores temporários e 14 efetivos

O governo do Rio Grande do Norte publicou a convocação de 726 professores na edição do Diário Oficial do Estado publicada nesta sexta-feira (22). Segundo a Secretaria de Educação, foram convocados 709 professores temporários, 14 efetivos e 3 especialistas em educação.


Fazendo upload: 1115136 de 1132443 bytes.
Aulas presenciais serão retomadas dia 1º de fevereiro, segundo governo do RN. — Foto: Assecom/Governo do RN


Os novos educadores atuarão nas quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Em dezembro, 593 efetivos foram nomeados pelo governo do estado.


De acordo com o governo, os professores temporários substituirão educadores afastados por motivo de licença médica, licença para estudo e nos casos em que o professor titular assume função de direção, deixando a vaga em sala de aula.


Ainda de acordo com o governo, os profissionais farão parte do processo de retomada das aulas presenciais, que está previsto para ser iniciado a partir do dia 1º de fevereiro.


A lista completa pode ser consultada no Diário Oficial, onde também constam as informações sobre documentos e exames de saúde necessários à admissão no quadro de servidores estaduais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiocruz libera 2 milhões de doses da vacina de Oxford; veja quantas cada estado vai receber

Fazendo upload: 251346 de 251346 bytes.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde liberaram a lista de doses que serão enviadas a cada estado da vacina de Oxford. Todas as regiões terão seus lotes entregues neste domingo (24).


O primeiro carregamento com 2 milhões de doses da vacina feita com a farmacêutica AstraZeneca e produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (22), depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizante. A carga vinda da Índia passou por um processo de análise de segurança desde a madrugada.


Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi dada prioridade nesse momento para o estado do Amazonas, por conta da crise acentuada que se vive em Manaus. A cidade vive um colapso no sistema de saúde por causa da pandemia de Covid-19 e receberá 100 mil doses.


Veja abaixo quantas doses serão enviadas a cada estado.


Vacina de Oxford: número de doses, por estado

UFDosesPopulação
São Paulo501.96046.289.333
Minas Gerais190.50021.292.666
Rio de Janeiro185.00017.366.189
Amazonas132.5004.207.714
Bahia119.50014.930.634
Rio Grande do Sul116.00011.422.973
Paraná86.50011.516.840
Pernambuco84.0009.616.621
Ceará72.5009.187.103
Goiás65.5007.113.540
Pará49.0008.690.745
Maranhão48.5007.114.598
Santa Catarina47.5007.252.502
Distrito Federal41.5003.055.149
Paraíba36.0004.039.277
Espirito Santo35.5004.064.052
Rio Grande do Norte31.5003.534.165
Alagoas27.5003.351.543
Mato Grosso24.0003.526.220
Piauí24.0003.281.480
Mato Grosso do Sul22.0002.809.394
Sergipe19.0002.318.822
Rondônia13.0001.796.460
Tocantins11.5001.590.248
Amapá6.000861.773
Acre5.500894.470
Roraima4.000631.181


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governador do Amazonas diz que restrição na circulação de pessoas será de 24 horas a partir de segunda



O governador Wilson Lima afirmou que vai publicar um decreto, válido a partir de segunda-feira (25), para endurer as restrições na circulação de pessoas no Amazonas. Segundo o governador, as restrições passarão a ser de 24 horas: as pessoas só poderão sair para atividades essenciais, ida ao supermercado e receber atendimento médico. As medidas serão válidas por 7 dias – inicialmente, o governador disse que seriam 10 dias, mas a assessoria dele corrigiu a informação.


"Isso não significa cercear o direito de ir e vir, o cidadão pode sim sair da sua casa, mas ele só pode sair se houver extrema necessidade. Ele pode sair para ir ao supermercado, pode sair para ir à farmácia, em um caso de urgência e de emergência, pode sair, não há problema em relação a isso", afirmou. "Mas ele só pode sair se houver essas condições".


De acordo com Wilson Lima, a partir de segunda-feira, o estado passa a ter as seguintes restrições:


Supermercados ficam abertos de 6h às 19h, limitado a produtos de alimentação, bebidas, limpeza e higiene pessoal - uma pessoa por família.

Farmácias estão abertas durante 24h.

Serviços de saúde, clínicas de urgência e emergência, atendimento a domicílio e e saúde mental.

Clínicas veterinárias.

Feiras, de 4h às 8h

Restaurantes, padarias e bares (com cnae de restaurante) podem funcionar apenas em sistema delivery, de 6h às 22h.

Obras e serviços de engenharia na área de saúde

Produção e transporte de cargas de produtos essenciais à vida, como alimentos, medicamentos e insumos

Transporte de trabalhadores nas atividades permitidas

Indústria funcionará em turnos de 12 horas, com exceção das empresas que atendem o setor de alimentação, de farmácias e de itens para hospitais.

"Essa é uma medida para que a gente possa diminuir aglomerações e a transmissão do vírus", afirmou o governador. "Não há necessidade de correria aos supermercados, aos mercadinhos, não há necessidade de fazer estoque de alimento. É preciso ter prudência, é preciso que as pessoas entendam a necessidade que temos de tomar essas medidas, que são medidas duras, mas necessárias para salvar a maior quantidade de vidas".


A Polícia Militar, Polícia Civil vão garantir o cumprimento do estabelecido no decreto e evitar aglomerações e abusos, como festas clandestinas.


As medidas chegam depois que o Ministério Público Federal emitiu uma recomendação para que os gestores promovessem "isolamento sanitário mais severo, se necessário com aumento do toque de recolher".


Unidades de saúde lotadas

Ao lado do governador, o secretário da Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, explicou que as unidades de saúde estão com lotação acima do limite de capacidade e todos os prontos-socorros operam acima de 100% de taxa de ocupação. A situação não é melhor na rede privada, que está acima de 90% de ocupação.


"Temos toda a rede de saúde do estado do Amazonas pressionada e com a grande preocupação do aumento de casos no interior. Nós fizemos um trabalho grande de ampliação de leitos, tanto na capital quanto no interior, mas estamos observando a necessidade de internação quintuplicar desde o início de janeiro", afirmou Campêlo.


Em relação à fila de internação, o secretário afirmou que há 584 pessoas, sendo 483 com perfil de leitos clínicos e 101 de leitos de UTI. A remoção de quase 200 pacientes para vários estados também tirou um pouco da pressão do sistema local.


"Hoje estamos conseguindo em média 75 mil metros cúbicos de oxigênio na rede pública e privada, quando no pico do ano passado consumíamos 30 mil. Nós estamos com mais do que o dobro do consumo do ano passado. Infelizmente precisamos de mais oxigênio para garantir a manutenção da rede e para ampliação de leitos", afirmou. "Precisamos de 120 mil a 135 mil metros cúbicos, com as projeções de aumentos do casos no interior do amazonas e na capital", disse Campêlo.


"Nós precisamos da disponibilidade de oxigênio. A gente só vai conseguir essa disponibilidade se a gente diminuir a pressão sobre a rede, diminuir a quantidade de pessoas infectadas, procurando um hospital. Daí a necessidade de que cada um assuma seu papel", afirmou o governador Wilson Lima.


O governador afirmou que já encaminhou cinco usinas de oxigênio para o interior e, em breve, enviará mais 20 equipamentos.


O governador também lamentou a morte da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, que morreu na sexta-feira (22) por complicações da Covid-19. "A Dra. Rose, apesar de tudo que enfrentou, nunca esmoreceu, sempre esteve na linha de frente, encorajando a todos. Então aqui o nosso luto, a nossa solidariedade à família".


Vacina

O governador Wilson Lima afirmou que vai receber uma nova carga de 132.500 vacinas. Segundo ele, as doses serão suficientes para vacinar os idosos acima de 75 anos e outra parte dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Em depoimento, filha de Flordelis confessa ter pagado R$ 5 mil pela morte do pastor Anderson do Carmo

A filha da deputada federal Flordelis (PSD) confessou ter pagado R$ 5 mil para matarem o pastor Anderson do Carmo. Simoni dos Santos Rodrigues disse que a quantia foi entregue à sua irmã Marzy Teixeira.


A motivação do crime seriam as constantes investidas sexuais do pastor. Anderson foi morto a tiros na garagem de casa, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, em junho de 2019.


O depoimento foi dado durante um novo interrogatório com os réus acusados do assassinato do pastor.


Simoni Rodrigues disse ainda que jogou três celulares no mar: o da mãe, o do pastor e o do irmão Flávio, acusado de ter atirado em Anderson do Carmo.


Interrogatório

A segunda parte do interrogatório dos acusados de envolvimento na morte do Pastor Anderson do Carmo aconteceu na sexta-feira (22). A viúva, deputada federal Flordelis (PSD), é apontada como a mandante.


Essa sessão foi a continuação das oitivas iniciadas no dia 18, quando Flordelis admitiu pela primeira vez que sabia da existência de um plano dentro da própria casa para matá-lo.


Fazendo upload: 371712 de 900892 bytes.
Deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ) no dia da audiência em que foi interrogada, no dia 18 de janeiro — Foto: CLEVER FELIX/LDG NEWS/ESTADÃO CONTEÚDO


Na ocasião, a parlamentar negou qualquer participação no crime. Foram interrogados na sexta:


Adriano dos Santos Rodrigues

André Luiz de Oliveira

Carlos Ubiraci Francisco da Silva

Marcos Siqueira Costa

Marzy Teixeira da Silva

Rayane dos Santos Oliveira

Simoni dos Santos Rodrigues

Flordelis chegou cedo à audiência desta sexta acompanhada dos advogados, mas não falou com a imprensa. Ela nega que tenha sido a mandante.


Fonte: G1

Leia Mais ››