quinta-feira, outubro 03, 2013

Homem é vítima de tentativa de homicídio a pauladas no município de Apodi


Na tarde desta quinta-feira (03), por volta das 15:30, a Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio  a pauladas, na zona urbana da cidade de Apodi. A vítima possui deficiência mental.

A pessoa identificada como "Bever" tentou matar o jovem Emerson Jeferson Freitas de Morais, mais conhecido como "Jefinho doido" de 27 anos, com pauladas na cabeça na Rua Adrião Bezerra, bairo Lagoa Seca.


Segundo informações de populares que presenciaram o fato, "Bever" teria chegado bêbado e tentado contra a vida de Emerson Jeferson, que é seu vizinho, estava deitado e levantou-se para atender o chamado que vinha de fora. A vítima sofreu várias pancadas na cabeça. Sua esposa ainda tentou evitar a agressão, mas também foi atingida na testa, o que lhe rendeu um enorme hematoma.

Ferido, Emerson foi socorrido por um taxista ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, onde passou por procedimentos cirúrgicos na região da pancada.


A Polícia foi até o local na tentativa de capturar o acusado, mas, o mesmo fugiu através do telhado das residências.

Emerson Jeferson reside na Rua Adrião Bezerra em Apodi. Ele sofreu um trama na região frontal esquerda da cabeça onde foi preciso 16 pontos para fechar o ferimento. Seu estado de saúde requer cuidados.

Reprodução Cidade News Itaú via SOS Notícias do RN
Leia Mais ››

Agricultor é preso com arma de fogo após ameaçar e ferir companheira em Zona Rural de José da Penha, RN

A Polícia Militar prendeu por volta das 06h39min desta quarta-feira (02), a pessoa identificada como sendo Ivone Ferreira da Silva, de 57 anos de idade, natural de Tenente Ananias e residente no sítio Carnaubinha, zona rural de José da Penha/RN, acusado de violência doméstica, contra sua companheira Katiane Karla de Melo e Silva, de 35 anos de idade. O caso aconteceu na noite de terça-feira (01), por volta das 18h40min na localidade do sítio Carnaubinha, zona rural de Jose da Penha/RN.

Informações repassadas pelo Sargento Lima, Comandante do Policiamento Local, ele disse a nossa reportagem que o acusado após discussão com a companheira teria desferido uma cutilada de faca peixeira, chegando atingir de raspão à mesma embaixo do peito, em seguida o acusado ainda teria ameaçado a vitima com um revolver. 

Ainda de acordo com o Sargento Lima, os policiais foram ao local e com a autorização da esposa passaram a fazer uma busca no interior da residência do acusado. No momento o acusado portava uma faca-peixeira de 9 polegadas na cintura e dentro da residência foi achado um revolver calibre 32 com 11 cartuchos intactos, sendo 06 na arma e 05 fora; 28 cartuchos de espingarda calibre 28, sendo 02 intactos e 26 deflagrados; Perguntado ao abordado se possuía registro e porte da referida arma, ele respondeu que não.

Informações dão conta que o suposto acusado vivia em união estável há cerca de um mês com a vitima. A vitima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, mas segundo informações foi medicada e liberada. 

Ele foi preso e autuado em flagrante de delito e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros, onde está detido a disposição da Justiça. Ele no último dia 04 de setembro tinha sido preso por posse ilegal de arma de fogo.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DEM pede na Justiça o mandato do deputado federal Betinho Rosado

O Democratas pedirá na Justiça o mandato do deputado federal Betinho Rosado. O presidente nacional da legenda, senador José Agripino Maia, disse que a definição da executiva nacional é pela busca do mandato do parlamentar potiguar. “A decisão (de requerer o mandato) já etá tomada. O caso agora está com a Assessoria Jurídica que vai entrar com o processo”, disse o senador José Agripino Maia.

Betinho Rosado, cunhado da governadora Rosalba Ciarlini, tentou deixar o DEM com a justa causa da Justiça Eleitoral. No entanto, o pedido foi recusado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em processo que teve como relator o ministro Castro Meira e contou também com o parecer negativo do Ministério Público Eleitoral.

Depois de naufragar na tentativa, Betinho Rosado anunciou a saída do DEM e o ingresso no Partido Progressista. Ao pedir na Justiça o mandato do cunhado da governadora Rosalba Ciarlini, o Democratas poderá beneficiar, caso consiga o pleito na Justiça Eleitoral, o suplente Rogério Marinho, principal líder do PSDB no Estado, que é o primeiro suplente da coligação.

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha do Fato
Leia Mais ››

Duas agências bancárias são alvos de ataque na Paraíba em menos de uma hora


Duas agências bancárias sofreram ataques em um intervalo de pouco menos de uma hora, na madrugada desta quinta-feira (03). As ações aconteceram nas cidades de São José dos Cordeiros, a 300 km de João Pessoa, e em São Mamede, a 280 km da Capital. 

Segundo informações da Polícia Militar, em São José, um grupo com oito pessoas explodiu um caixa eletrônico e levou todo o dinheiro. A polícia só chegou ao local após a fuga dos criminosos. Houve perseguição e troca de tiros e uma das viaturas teve o pneu furado pelos disparos. 

O bando fugiu por uma estrada de terra onda há uma mata fechada e ainda não foi localizado. Não há informações sobre a quantia roubada. 

Na ocorrência de São Mamede, os criminosos chegaram ao local às 3h arrombando a porta de entrada e instalando as dinamites em um dos caixas eletrônicos. Os bandidos não conseguiram detonar as bombas e nada foi levado. Ninguém foi preso. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Kiko do Chicabana será o novo cantor do Chiclete com Banana

Após o anúncio da saída de Bell Marques do Chiclete com Banana – para desespero da nação chicleteira – eis que surge o nome de Kiko, vocalista do Chicabana para ocupar a vaga deixada por Bell. A informação é do colunista Leo Dias.
Ainda segundo o colunista, de início, os nomes cotados foram o de Kiko e o de Topeira, vocalista da banda 5%. Mas Rey Gramacho, sócio do Chiclete e empresário da 5%, sabe que a saída de Topeira do grupo provocaria uma queda no número de shows, diminuindo o faturamento.
Timbre de voz parecidos a parte, será que o novo nome do líder da banda vai  conseguir dar continuidade ao sucesso do Chiclete com Banana? Bom, isso só vamos saber depois do carnaval, que é quando oficialmente Kiko entra da banda (se for ele mesmo, né, gente) e Bell dá tchau aos chicleteiros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motorista de Prefeitura agride estudante de apenas 11 anos com um tapa, em cidade do Sertão

A agressão a adolescente foi registrada por volta das 11h30min desta quarta-feira (02) na cidade de São Domingos na região de Pombal, sertão paraibano.

O flagrante aconteceu quando uma guarnição da Polícia Militar de São Domingos estava fazendo rondas pelo centro da cidade, e se deparou com a adolescente Ana Carolina chorando e muito nervosa.

Ao ser indagada pelos policiais a mesma respondeu que tinha colocado seus livros juntamente com os de uma colega no capú do carro do motorista Geraldo Rodrigues da Silva, residente no sítio São Domingos Velho, que começou a gritar com os alunos para tirar os livros de cima do seu carro. Nesse momento a vítima chegou perto do acusado,que por um motivo fútil desferiu-lhe uma tapa no seu rosto e começou a gritar palavrões de baixo calão.

A adolescente foi conduzida para a Delegaciade Pombal juntamente com um membro do conselho tutelar de São Domingos e com seus pais para que sejam tomadas as providencias cabíveis.

Geraldo Rodrigues é motorista contratado pela Prefeitura de São Domingos e fazia o transporte dos próprios estudantes envolvidos no caso. O mesmo deverá ser acionado pelo delegado para responder perante a justiça pela violência praticada.

Reprodução Cidade News Itaú via Fala Notícia
Leia Mais ››

Ônibus da viação Nordeste tomba durante trajeto Fortaleza-Mossoró e deixa três feridos


Um acidente com um ônibus da viação Nordeste no quilômetro 50 da BR-304, no município de Aracati, no Ceará, deixou três feridos nesta quinta-feira (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Estado, o acidente ocorreu às 11h40 e ainda não se sabe a causa do tombamento.

Dos feridos, que a PRF não soube identificar, dois foram levados ao hospital municipal de Aracati com ferimentos leves e um terceiro passageiro ferido foi encaminhado ao hospital do Instituto Doutor José Frota (JF), em Fortaleza. 

No veículo estavam 17 pessoas, além do motorista, e o tombamento teria sido causado, segundo blogs da região, por uma discussão entre um passageiro e o motorista. Após brigarem, o passageiro teria tomado o controle do veículo causando o tombamento na margem da rodovia.

A PRF afirma que, antes das 13h um outro ônibus da empresa pegou os demais passageiros para continuar a viagem. Não foi preciso a polícia interditar a via porque o ônibus saiu da pista. 

Reprodução Cidade News Itaú via V&C/Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Prazo para filiações partidárias com vistas ao pleito de 2014 encerram-se no próximo sábado (05).

O dia 5 de outubro de 2013 marcará exatamente um ano de antecedência das Eleições 2014, quando serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Esse dia é o fim do prazo para criação de novos partidos, filiação partidária e estabelecimento do domicílio eleitoral do candidato que pretende concorrer a um desses cargos. 

A data está detalhada no Calendário das Eleições 2014, aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disponível na página do Tribunal na internet.

Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com o cargo ocupado pelo candidato.

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Oficiais da Policia Militar do RN podem iniciar movimento de paralisação

Insatisfeitos com o tratamento recebido nos últimos meses, alguns oficiais da PM estão discutindo a ideia de iniciar nos próximos dias um movimento de paralisação no estilo “operação padrão”. Como na teoria os militares não podem fazer greve, criam subterfúgios para protestar, com medidas que na prática funcionam como as greves, sem poder ser caracterizada como tal.

Seria assim: cada viatura da PM que fizesse uma prisão, levaria o suspeito para a delegacia do Bairro ou a especializada relacionada. Como a Polícia Civil está em greve e as delegacias não estão funcionando, a viatura ficaria parada por lá, “até que se fizesse o procedimento de flagrante”. 

Desta forma, em alguns dias todas as viaturas estariam paradas. Os oficiais estão descontentes com os três anos sem promoções, sem gratificação de comando, entre outras coisas. E olhe que “movimento” de oficiais é coisa rara. A situação tem que estar muito feia. E está.

Reprodução Cidade News Itaú via Jacson Damasceno
Leia Mais ››

Câmara rejeita fim de multa para motorista que dirige sem documentos

CNHA Comissão de Viação e Transportes rejeitou na quarta-feira (2) o Projeto de Lei 3119/12, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que libera de multa o motorista sem o Certificado de Registro e Licenciamento Anual do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação na hora da fiscalização. A isenção vale se o policial puder consultar as informações contidas nos documentos por banco de dados.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97) classifica a infração como leve e pune a conduta com multa e retenção do veículo até a apresentação do documento. O projeto rejeitado estabece que, caso o agente não possa consultar um banco de dados no momento da abordagem, o motorista terá o prazo de até 30 dias para apresentar o documento faltante ao órgão de trânsito responsável e, assim, cancelar o auto de infração. A proposta será arquivada já que tramita em caráter conclusivo e foi rejeitada pela única comissão de mérito. Caso haja recurso, ela segue para o Plenário.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Vitima de acidente de transito foi encontrada morta na BR-226 próximo a Santa Cruz

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta quinta-feira (3), as margens da BR 226, no sentido Santa Cruz/Natal, em frente ao trevo que dá acesso a cidade de Japi. 

De acordo com o cabo Costa da 4ª CPM, o mesmo pilotava uma moto Honda, azul, placa MNF 0870, de Cacimba de Dentro/PB, e caiu em um barranco. Até o momento o corpo não foi identificado.

A Polícia Rodoviária Federal está no local e aguarda a chegada de uma equipe do ITEP para que seja feita a remoção do corpo da vitima e posterior identificação. 

Reprodução Cidade News Itaú via Rádio Santa Cruz
Leia Mais ››

Ministro Joaquim Barbosa pede que mulher de repórter deixe cargo no STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofício ao vice-presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, pedindo que este reconsiderasse a decisão de manter em seu gabinete uma servidora que atua no tribunal desde o ano 2000. Adriana Leineker Costa é funcionária efetiva do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e está cedida ao STF.

A servidora é mulher do jornalista Felipe Recondo, repórter do jornal O Estado de S. Paulo , que cobre poder Judiciário. Lewandowski disse que não vai reconsiderar a decisão de mantê-la no cargo.

No ofício, o presidente do STF afirma que a manutenção de Adriana seria “antiética” pela relação dela com o jornalista. O ofício não cita o repórter do Estado, tratando-o como “jornalista-setorista de um grande veículo de comunicação”. Sustenta que a permanência da funcionária poderia “gerar desequilíbrio” na relação entre jornalistas que cobrem a Corte.

“Reputo antiética sua permanência em cargo de comissão junto a gabinete de um dos ministros da Casa, além de constituir situação apta a gerar desequilíbrio na relação entre jornalistas encarregados de cobrir nossa rotina de trabalho”, diz Barbosa. “Estando a servidora lotada no gabinete de Vossa Excelência, agradeceria o obséquio de suas considerações a respeito”, complementa.

Em março deste ano, Barbosa chamou o repórter de “palhaço” e o mandou “chafurdar no lixo”. A agressão ocorreu após o Estado requerer, via Lei de Acesso à Informação, dados sobre despesas com recursos públicos de ministros da Corte com passagens aéreas, reformas de apartamentos funcionais, gastos com saúde, entre outras. Na ocasião, o presidente pediu desculpas pelo episódio e o atribuiu ao cansaço e a fortes dores na coluna após uma sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, Adriana atua no STF desde 2000, quando foi aprovada em concurso de nível médio. Em 2011 foi aprovada em concurso de nível superior do TJ-DF e cedida para continuar trabalhando no STF. A cessão vence neste ano e um ofício do vice-presidente ao TJ-DF pedindo a renovação motivou a reação de Barbosa. Adriana atuou no gabinete de Carlos Velloso até 2006, quando este se aposentou, passando, então, a trabalhar com Lewandowski.

Em resposta ao Estado, por meio de sua assessoria, Lewandowski afirmou não ter sido registrado ao longo dos anos de atuação da servidora nenhum episódio relativo a sua relação com o jornalista que tenha interferido no trabalho. Disse que vai manter a servidora em seu gabinete e que não vê motivo justificável para o ofício do presidente da Corte.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Facebook remove os posts ofensivos

Em ofício enviado nesta quinta-feira (3/10) ao juiz Régis Bonvicino, da 1ª Vara Cível de Pinheiros (SP), a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. informou que, em cumprimento ao determinado pelo magistrado, foram excluídas 22 mensagens com conteúdo considerado ofensivo, e que motivaram ação de indenização proposta por Eudes Gondim Júnior contra Luizeani Altenhofen.

Em despacho na véspera, o juiz fixara prazo de 48 horas para que o Facebook removesse os comentários, sob pena de a rede social ser retirada do ar em todo o país.

O advogado Celso de Faria Monteiro, do escritório TozziniFreire Advogados, que representa o Facebook, informou na manifestação ao juiz que “após contato mantido com os patronos do autor [advogado Paulo Esteves, que representa Eudes Gondim Júnior], foram identificadas as URLs, isto é, os endereços eletrônicos específicos do conteúdo que, por ora, entende-se serem ofensivos e portanto objeto da ordem judicial”.

Segundo Monteiro registrou, “essas informações foram imediatamente repassadas aos operadores do Site Facebook, e tal qual determinado por este MM. Juízo, já não estão mais disponíveis e não podem ser visualizadas”.

Em despacho proferido nesta quinta-feira , o juiz Bonvicinco anotou que “as URLs já estavam no processo desde o dia 6/6/2013″.

Segundo o magistrado, isso “demonstra que as informações lançadas na petição de fls. 350/351 [quando o Facebook solicitara no processo os URLs para obedecer a ordem judicial] se caracterizam, em tese, como pura desobediência civil internacional, superada neste dia, pelo acatamento do sistema legal brasileiro, uma obrigação óbvia de qualquer empresa estrangeira que opere no país”.

A Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. –que é terceiro interessado no processo– deixara de cumprir a ordem de remoção, dada em decisão liminar, em abril. O magistrado reiterou a determinação em junho.

Em julho, os advogados da rede alegaram que “o Facebook Brasil não é o responsável pelo gerenciamento e do conteúdo e da infraestrutura do Site Facebook”, incumbência que caberia a duas outras empresas autônomas, nos EUA e na Irlanda.

No despacho proferido na quarta-feira, Bonvicino considerou essa afirmação “uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Zizao está namorando mesatenista "palmeirense" e pupila de Hugo Hoyama

Gui Lin, chinesa naturalizada, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres
Zizao só fez quatro jogos pelo Corinthians desde que foi contratado, tem tido pouco espaço com Tite e pode até não permanecer no clube no ano que vem, mas está bem em sua vida pessoal. Com bastante tempo livre, o atacante está namorando Gui Lin, mesatenista chinesa, naturalizada brasileira, que já defendeu o país nos Jogos Olímpicos de Londres e é atleta do Palmeiras. 

Os dois se conheceram em eventos da comunidade chinesa, um dos passatempos preferidos do jogador. Lin, de 20 anos, chegou ao Brasil há oito para um intercâmbio estudantil e acabou ficando após ser convidada para se naturalizar brasileira. 

Atualmente, ela é treinada pelo mesatenista Hugo Hoyama, no Palmeiras/São Bernardo. Além de defender o clube alviverde, ela também seria torcedora do maior rival do time defendido pelo atacante chinês. 

Aposta para os Jogos do Rio 2016. Lin já esteve na equipe brasileira que foi aos Jogos Olímpicos de Londres. À época, a escolha da chinesa gerou revolta. Preterida, Jéssica Yamada não gostou da postura da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e fez criticas públicas a entidade. 

Zizao, por sua vez, chegou ao Brasil em março de 2012. Com grande festa no Parque São Jorge, o chinês foi apresentado aos torcedores do Corinthians, como parte do intercâmbio do clube com o mercado asiático. A ideia era potencializar a marca Corinthians, mas dentro de campo o jogador quase não foi testado. Seu contrato termina no fim do ano, e a diretoria ainda não decidiu se renova com o atacante. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cartões de confirmação do Enem já estão disponíveis na internet

Cartão de confirmação Enem 2013 (Foto: Reprodução)Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já estão disponíveis no  site oficial da prova.  A previsão do Ministério da Educação era de que eles entrassem no ar às 15h, mas pouco antes desse horário alguns estudantes já conseguiram acessá-los. Os candidatos devem digitar CPF e senha para visualizar o cartão que traz o endereço do local em que eles farão as provas, entre outras informações.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (3) que desde terça-feira (1º) os candidatos já começaram a receber o cartão de confirmação em casa, enviado pelos Correios. A data limite de entrega é o dia 18 de outubro.
Quem tiver problemas com o recebimento do cartão ou com a impressão dele pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

Informações no cartão
O cartão de confirmação de inscrição contém informações do candidato que foram declaradas no momento do cadastro para a prova, como a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e a necessidade ou não de atendimento especial. Principalmente, ele indica o local e horário da aplicação da prova.
Mercadante alertou aos candidatos que não cometam o erro de confundir o nome da escola onde ele deve fazer a prova com o nome de alguma cidade. Segundo ele, o campo denominado "local de prova" contém o nome da escola. O campo abaixo informa o endereço do local, e é aí que o estudante descobrirá o nome da cidade. "A pessoa olha o local que às vezes é o nome da escola, e acha que é o nome da cidade. O nome do local é o nome da escola, e embaixo tem o endereço, tem a cidade, qual é o estado, a rua, o número."

A apresentação do cartão não é obrigatória no dia da realização do Enem, basta mostrar um documento oficial com foto para entrar em sala de aula. Entretanto, o ministério aconselha que o aluno o guarde em caso de dúvidas.
Precauções antes da prova
O ministro recomendou a todos os candidatos que visitem seu local de prova com antecedência para conhecer o caminho e evitar confusões de última hora. Além disso, Mercadante enfatizou que o edital com as regras do exame será cumprido à risca e que qualquer candidato pego com equipamentos eletrônicos após a entrada na sala da prova será eliminado do exame.
Objetos eletrônicos deverão ser guardados, ao entrar na sala de provas, em uma embalagem fornecida pelo aplicador. A sacola será devolvida ao término. Quem for identificado com celulares e afins, será eliminado. Mercadante ainda declarou que o MEC estará fiscalizando redes sociais durante o Enem.
Ele lembrou das dezenas de casos ocorridos na edição de 2012 do Enem, quando candidatos publicaram em redes sociais fotos de suas provas e de seus cartões de resposta. Apesar de os fatos terem ocorridos antes do início da prova, o edital proibia que os candidatos tivessem acesso a telefones depois de receberem os documentos.
"Não pode entrar com máquina de calcular, iPhone, iPad, telefone. Vai ser eliminado do exame se isso acontecer, e já aconteceu em outras provas. Estamos advertindo mais uma vez para que não tentem, porque perde o Enem."
Também será preciso observar com cuidado o horário do início da prova, pontualmente às 13h do horário de Brasília. Como nos dias 26 e 27 diversos estados do Brasil já estarão no horário de verão, incluindo o Distrito Federal, outros estados terão horários distintos do de Brasília. Nenhum candidato poderá entrar após o fechamento dos portões. Em caso de desastres ambientais, o Inep vai levar os estudantes para um novo local de provas em um ônibus.
O candidato não deve sair de sala antes de passadas duas horas desde o início da prova. Quem se retirar vai ser eliminado, avisou o ministro.
Sobre o exame
O edição do Enem em 2013 terá 7.173.574 candidatos, ao custo de R$ 49,86 cada para o governo. O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.

Deste montante, cerca de 70 mil candidatos pediram atendimento especial, como ledores e transcritores da prova, por exemplo, por causa de alguma deficiência.

A correção da redação do Enem ficará mais rígida a partir deste ano. Inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.
O Brasil nos rankings universitários
O Enem é usado por quase todas as instituições federais de ensino superior como requisito para o ingresso de novos alunos, principalmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As universidades estaduais não aderiram ao Sisu, mas o ministro Aloizio Mercadante também comentou o mais recente ranking internacional Times Higher Education (THE), que divulgou na quarta-feira (2) a lista das 200 melhores universidades do mundo na edição 2013-2014.
A USP tinha alcançado o 158º lugar no ano passado, mas agora figura na faixa dos 226º a 250º lugares e ficou fora do 'top 200'. Já a Unicamp caiu da faixa dos 251º a 275º lugares para a dos 301º a 350º lugares. O ranking avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, física e ciências sociais.
De acordo com Mercadante, uma das principais causas da perda de posições do Brasil é o fato de o ranking ser feito majoritariamente por países de língua inglesa, que teriam dado mais importância à oferta de cursos nesta língua. Ele defendeu que a qualidade da educação oferecida na USP e na Unicamp não foi alterada.
"É um ranking feito basicamente por países de língua inglesa e a informação que nós recebemos é que eles alteraram o critério de classificação do ranking e deram uma importância maior às universidades que fazem oferta de cursos em língua inglesa", explicou o ministro nesta quinta-feira. "Assim sendo, a USP e a Unicamp teriam perdido posições. Enfim, não é uma mudança de avaliação na qualidade da produção científica, na qualidade dos cursos, na produção acadêmica dessas universidades. É um indicador de internacionalização."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Lateral do SP se desculpa por foto polêmica após derrota para o Santos

Imagem foi publicada por Willian José e gerou críticas de torcedores do São Paulo em redes sociaisAmigo desde a infância do atacante Willian José, do Santos, o lateral esquerdo Reinaldo, do São Paulo, pediu desculpas por uma foto divulgada pelo jogador santista após a derrota são-paulina por 3 a 0 na Vila Belmiro, na quarta-feira. A imagem mostra Reinaldo sentado em uma cadeira e sorrindo ao lado de Willian José e gerou reclamações de torcedores em redes sociais.

"Meu respeito pela instituição São Paulo é muito grande e pela torcida também. Peço desculpas se, de alguma maneira, ofendi vocês, mas não foi minha intenção. Continuo triste pelo momento e vou dar tudo de mim para sairmos dessa", falou Reinaldo, após o impacto negativo gerado pela imagem.

Segundo o São Paulo, Willian José havia prometido ao amigo que só mandaria a foto para a família, e não a divulgaria no Instagram, como fez mais tarde.

Naturais de Porto Calvo, em Alagoas, a dupla ficou lado a lado também em São Paulo, quando viajou para fazer testes em clubes menores. O atacante foi para o Grêmio Barueri, enquanto o lateral passou a jogar pelo Penapolense.

"Para quem não sabe, minha amizade com o Willian José é de longa data. Somos amigos desde muito novos, quando ainda dávamos os primeiros passos para sermos profissionais no futebol, o que conseguimos com muita luta. Nos conhecemos lá em Porto Calvo, em Alagoas, falamos sempre, mas é difícil conseguir encontrar. Ontem, depois do jogo, fomos matar a saudade e o Willian tirou uma foto nossa, como sempre fizemos, e brincou que ele ganhou de mim", acrescentou Reinaldo.

O São Paulo chegou à terceira derrota seguida ao perder para o Santos e se reaproximou da zona de rebaixamento. Caso o Vasco vença o Internacional na noite desta quinta-feira, em São Januário, o clube do Morumbi entrará na zona da degola.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Amor à Vida": Amarilys confessa a Niko que é mãe de Fabrício

Amarilys (Danielle Winits) vai contar a verdade para Niko (Thiago Fragoso).

Durante uma briga, a médica vai revelar que é mãe biológica do bebê Fabrício com Eron (Marcello Anthony).

"Eu já deixei bem claro que não quero entregar o bebê, que eu criei um laço com ele", diz Amarilys.

"Você se apegou em quem não devia. O bebê não é seu. É meu, eu fiquei tão grávido quanto você", responde Niko, ingênuo.

"Olha, eu pensei numa solução que é boa pra todos nós. Eu e o Eron gastamos mais um pouco e a gente te paga um psicólogo, umas sessões de terapia, assim fica mais fácil você se desligar do bebê", propõe o chef.

"Eu não quero e não vou deixar o Fabrício", retruca Amarilys. A médica começa a surtar e diz que tem que revelar a verdade.

Eron fica preocupado e tenta impedi-la de contar sobre a traição, mas sem sucesso.

"O Fabrício não é seu filho. Ele não nasceu da fertilização feita no hospital, como você pensa. Chega dessa mentira!", explode Amarilys. "O Fabrício é meu filho, Niko. Meu e do Eron. É isso mesmo. Eu e o Eron transamos, eu fiquei grávida e o Fabrício nasceu. O filho é meu."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de enviar bombom que matou jovem é indiciado em SE

O lavrador a apontado como principal suspeito de ser o responsável pelo envio de suposto bombom envenenado que levou a morte de uma jovem de 21 anos de idade, no município de Carira, região do Agreste Central de Aracaju, foi indiciado pela polícia nesta quinta-feira (03).
Segundo o delegado Paulo José Barbosa, o suspeito negou a relação amorosa com a vítima e o crime.
O laudo que pode comprovar se a vítima foi de fato envenenada, deve ser concluído em cerca de 30 dias. O delegado da cidade disse ainda que vai encaminhar o inquérito a justiça na próxima semana e que o lavrador vai ficar em liberdade até que a justiça decrete a prisão dele.
Crime
A jovem morreu na noite de terça-feira no hospital regional de Itabaiana. A família da vítima acusou o lavrador de dar bombons envenenados após de descobrir que ela estava grávida de três meses. De acordo com os parentes os dois tiveram um relacionamento que durou oito anos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vasco perde espaço na TV, vê prioridade ao Fla e culpa fase por 'lanterna'

Flamengo e Vasco se enfrentam no primeiro turno; Cruzmaltino está insatisfeito com preferência ao rival

A luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro causou uma queda considerável da exposição do Vasco na TV aberta. O clube é "lanterna" nas transmissões para o Rio de Janeiro e tem apenas quatro jogos exibidos até a 25ª rodada do torneio. A diretoria admite que a fase atual dificulta pleitear mudanças, mas programa reuniões para questionar a preferência da TV Globo - detentora dos direitos - ao Flamengo, que vive situação semelhante no torneio.

O Cruzmaltino e o Fluminense estão empatados até o encerramento da 25ª rodada com quatro jogos transmitidos. O clube de São Januário só igualou o rival ao ter o empate com o Bahia por 0 a 0 exibido no último final de semana. No entanto, o Tricolor abrirá vantagem novamente no próximo domingo, quando terá o confronto contra o Internacional transmitido pela TV aberta.

A administração Roberto Dinamite reconhece que o péssimo momento do time interfere nas negociações para que mais jogos sejam exibidos. Porém, discorda da preferência da emissora detentora dos direitos pelo Flamengo.

O clube da Gávea tem 11 partidas transmitidas em TV aberta até a 25ª rodada. O segundo colocado do ranking no Rio de Janeiro é o Botafogo, com cinco confrontos exibidos. Os dirigentes alegam que o Rubro-Negro também luta contra o rebaixamento e veem o Cruzmaltino prejudicado pelo critério das transmissões.

"A questão envolve a fase do time. É o meu sentimento. É lógico que o momento é delicado e temos dificuldades para ganhar até quando atuamos bem. Fica complicado ter apelo se você não pontua. A televisão é soberana na escolha, mas essa questão será debatida pelo Vasco na próxima semana", afirmou o vice-presidente geral e de comunicação vascaíno, Antônio Peralta.

"Precisa existir uma mudança o mais rápido possível. O Flamengo está na mesma situação do Vasco e tem mais do que o dobro de jogos transmitidos. Qual o critério? Desejamos entender esses motivos", completou o dirigente.

Curiosamente, o Cruzmaltino teve um ano extremamente positivo no que envolve a exposição na TV aberta em 2011. Na ocasião, o clube conquistou a Copa do Brasil após oito temporadas de jejum e teve 15 partidas transmitidas no Campeonato Brasileiro, quando brigou contra o Corinthians pelo título até a última rodada. Na mesma competição, o Rubro-Negro apareceu na telinha em 14 ocasiões. Fluminense e Botafogo ficaram mais abaixo com seis e cinco exibições, respectivamente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher sequestrada há 13 dias no DF é libertada pela polícia em Goiás


Uma representante comercial de Sobradinho, no Distrito Federal, que havia sido sequestrada a cerca de duas semanas, foi resgatada na madrugada desta quinta-feira (3), em Águas Lindas de Goiás.
A mulher, de 45 anos, estava acorrentada no momento em que foi libertada. O cativeiro funcionava às margens da BR-070, no bairro Recreio da Barragem, em Águas Lindas.
Na operação de resgate, um policial da Divisão de Operações Especiais (DOE) foi atingido por tiro, próximo do olho. Ele passou por cirurgia e, segundo a Polícia Civil, passa bem. O projétil foi retirado e o policial não corre risco de perder a visão.
Três homens foram presos. O autor do disparo contra o policial civil, Luan da Silva Pereira, de 23 anos, José André Pereira, de 26 anos, e Marcos das Mercês Farias, de 39 anos, apontado como mentor do sequestro.
A Polícia Civil informou que apenas um dos suspeitos negou participação no crime. José André Pereira disse em depoimento que recusou o convite para realizar o sequestro.
A representante comercial foi sequestrada no último dia 20 de setembro, uma sexta-feira, no estacionamento de um supermercado da Asa Norte, em Brasília. De acordo com as investigações, o suspeito Farias já planejava, a cerca de dois meses, realizar um sequestro naquela região. A vítima teria sido escolhida momentos depois de ela deixar o carro para ir às compras.
Farias e mais um comparsa estacionaram o carro do grupo ao lado do veículo da empresária. A abordaram utilizando um revólver. Segundo o diretor da Divisão de Repressão a Sequestros (DRS), Leandro Ritt, Farias já tinha trabalhado no supermercado por oito anos (2000 a 2008) e conhecia bem o alcance das câmeras de vigilância do estabelecimento. "Eles ficaram abaixados no interior do veículo. Ela (vítima) foi colocada no banco de trás, deitada. Eles deixaram o estacionamento sem serem flagrados pelas câmeras de segurança. O local da abordagem não foi escolhido por acaso", disse o diretor da DRS.
Do supermercado, a vítima foi levada para uma casa em Águas Lindas, cidade localizada no Entorno do Distrito Federal. No caminho, os suspeitos forçaram a vítima a dar informações sobre a vida financeira dela.
À noite, a família procurou a polícia para registrar o desaparecimento da represente comercial. Enquanto dava informações sobre a mulher na delegacia, o marido da vítima recebeu uma ligação de um dos criminosos informando sobre o sequestro. O suspeito teria pedido R$ 200 mil em troca da liberdade da mulher. A quantia não foi paga, informou a Polícia Civil.
A corporação informou que os sequestradores utilizaram duas casas em Águas Lindas como cativeiros. Um dos imóveis teria sido alugado por Marcos Farias. Ele teria pagado R$ 500 ao dono do imóvel. De acordo com as investigações, o suspeito trabalhava como corretor de imóveis, o que teria facilitado a localização das duas residências.
Durante boa parte dos 13 dias em que ficou sob o poder dos sequestradores, a vítima permaneceu acorrentada pelo tornozelo, algemada e em algumas ocasiões amordaçada. A alimentação e as condições de higiene da vítima eram precárias.
A chegada até o local onde a vítima estava presa foi possível após o rastreamento das ligações feitas por celular entre os suspeitos e familiares da vítima. 50 policiais civis participaram da operação que resultou na prisão dos suspeitos. Eles se dividiram em três grupos. Um deles foi responsável pela invasão à residência onde estava a representante comercial. O suspeito Luan da Silva Pereira vigiava o local.
O diretor da DRS informou que após a identificação da residência determinou que abordagem fosse feita durante a madrugada. "Entendemos que durante esse horário a vítima correria menos riscos. Parte dos policiais entrou pela porta dos fundos. Durante o rompimento de uma das portas, o suspeito (Luan) efetuou disparos contra os agentes", afirma o policial.
Após o resgate, as paredes do quarto onde estava a vítima ficaram com várias marcas de tiros e manchas de sangue. Também havia marcas de tiros na varanda, onde o policial civil foi atingido. Os outros dois suspeitos foram presos nas residências deles, a cerca de três quilômetros de distância do cativeiro.
O grupo será indiciado por extorsão mediante sequestro, cuja pena varia de 12 a 20 anos de prisão, e roubo mediante extorsão, com pena prevista entre 6 e 10 anos. Luan também será indiciado por tentativa de homicídio qualificado, cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comissão de Ética pediu demissão e advertência a diretor da ANS

A Comissão de Ética da Presidência pediu nesta quarta-feira (2) a "destituição" do diretor de gestão da ANS (Agência Nacional de Saúde), Elano Figueiredo, por "graves e reiteradas violações éticas".

Ele é acusado de ter omitido em seu currículo já ter trabalhado a favor de uma operadora de saúde, a Hapvida. Por conta disso, a Casa Civil pediu no mês passado informações à Comissão de Ética, órgão de assessoramento da Presidência.

O voto, divulgado nesta quinta-feira (3), pouco depois de Figueiredo ter anunciado sua renúncia ao cargo, julga "improcedente a alegação de ocorrência de conflito de interesses", mas, "levadas em conta todas as manifestações, especialmente as defensivas, conclui-se pela existência de graves e reiteradas violações éticas de autoria do Sr. Elano Rodrigues de Figueiredo"

Segundo a Comissão de Ética, o diretor transgrediu o artigo 3º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, que resguarda os princípios elementares do comportamento ético das autoridades a ele submetidas e tutela a clareza de posições e a máxima inspiração de confiança do público em geral.

Em voto de mais de 30 páginas, o relator do processo, o conselheiro Mauro de Azevedo Menezes, opinou pela sanção de advertência ao diretor e posterior afastamento.

Segundo Menezes, a omissão de que tinha atuado para uma operadora de saúde no passado gera "desconfiança de elevada gravidade", "isso porque o sr. Elano Figueiredo assumiu compromisso de não atuar em casos que envolvessem seus amigos clientes quando tomou posse no cargo de diretor-adjunto". "Com muito maior ênfase deveria referendá-lo ao ser empossado como diretor efetivo."

Afirma ainda que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "ao recomendar sua nomeação à Casa Civil, foi ludibriado pela informação anteriormente prestada, mas não mantida, pelo hoje diretor da ANS".

"Diante da gravidade da conduta verificada, seja recomendada à Excelentíssima Senhora Presidente da República a destituição do Sr. Elano de Figueiredo do cargo de Diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar", pediu ainda o relator.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Câmeras registram arrastão em estacionamento na Zona Oeste de SP


Câmeras do circuito interno de segurança registraram o arrastão em um estacionamento na Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, no fim da manhã desta quinta-feira (3). Três carros foram levados pelos criminosos e um cliente, que presenciou o assalto, perseguiu os criminosos e acabou assassinado. Segundo a polícia, a vítima foi o empresário Josué Dantas Neto, de 52 anos. Um suspeito também ficou ferido.
O assalto ocorreu em um estacionamento na Rua Coronel Melo de Oliveira, próximo à Avenida Pompeia. No local, também funciona um lava-rápido. Uma quadrilha invadiu o estabelecimento por volta das 10h, rendeu funcionários e clientes e roubou três carros: uma Hyundai Tucson, um GM Malibu e um GM Cruze.
O empresário, que chegava de carro ao local no momento do assalto, viu que entre os veículos roubados pelos criminosos estava o de um amigo seu. Ainda de acordo com a Polícia Civil, ele decidiu, então, perseguir um dos assaltantes na tentativa de recuperar o automóvel do colega.
A perseguição se estendeu por cerca de 1 km. Quando o criminoso passava com a GM Cruze roubada pela Rua Epaminondas Lobo, ele perdeu o controle do veículo e colidiu contra outro carro, que estava estacionado na via. Com o impacto da batida, o automóvel roubado ficou pendurado no outro veículo, com duas das rodas suspensas no ar.
Depois do acidente, o criminoso saiu do carro e começou a fugir a pé. O cliente do estacionamento que o perseguia acelerou e o atropelou. O assaltante estava armado e mesmo ferido conseguiu se levantar e disparar contra o motorista. Josué foi atingido, socorrido ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após atirar, o bandido fugiu a pé.
Até as 14h desta quinta-feira, nenhum suspeito havia sido detido pela polícia. No horário, dois dos veículos já haviam sido recuperados: o envolvido na colisão e a Tucson, que contava com rastreador e teve a ignição cortada remotamente pela seguradora. O caso é investigado pelo 7º Distrito Policial da capital paulista, na Lapa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeita de provocar tiroteio em Washington está morta, diz polícia

A suspeita de provocar o incidente que aconteceu nesta quinta-feira (3) em Washington em frente à Casa Branca e terminou com vários tiros nas imediações do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, está morta, informou a polícia em entrevista coletiva.

"Sabemos que a suspeita foi atingida por disparos e foi declarada morta", disse a chefe local da polícia, Cathy Lanier. A policial, no entanto, afirmou que as autoridades não dariam qualquer informação sobre a suspeita. "Não estamos falando sobre a suspeita e as investigações em curso", respondeu aos jornalistas.

O tiroteio começou próximo à Casa Branca, durante uma perseguição policial que terminou no Capitólio. De acordo com a polícia, uma motorista tentou ultrapassar a barreira de segurança da sede do governo, e o Serviço Secreto --órgão encarregado pela segurança do presidente-- iniciou a perseguição.

"Isso não parece de forma alguma ter sido um acidente", disse Lanier.

De acordo com a "CNN", testemunhas disseram que todos os tiros teriam sido disparados pela polícia. Além disso, nenhuma arma foi encontrada até o momento.

O chefe da polícia disse ainda que a motorista estaria com uma criança no veículo. "Ainda estamos investigando isso, mas acreditamos que havia uma criança no carro", afirmou. Não há informações sobre o que teria motivado a ação da mulher.

A Câmara dos Deputados e o Senado estavam com sessões em andamento quando os disparos foram ouvidos. O governo dos EUA está há três dias em paralisação parcial por falta de financiamento, devido a um impasse entre os parlamentares.

O momento em que isso aconteceu foi realmente assustador", disse à "CNN" o deputado republicano Blake Farenthold, do Texas. "A polícia do Capitólio está com menos pessoal por causa da paralisação."

O presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado do incidente e sua equipe está monitorando a situação.

Tiroteio na Marinha
No último dia 16 de setembro, um homem matou 12 pessoas em um prédio da Marinha, a poucos quilômetros do Capitólio, em Wahington DC.

O autor, Aaron Alexis, 34, foi morto no tiroteio. Ele fazia tratamento psicológico desde agosto e apresentava sintomas de  paranoia e insônia, além de ouvir vozes.



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher faz pose e sorri para foto ao ser presa no Tocantins

Núbia sorri para foto ao ser presa em Guaraí (Foto: Divulgação/5ª DRPC - Guaraí)

Uma mulher sorriu e fez pose para a foto ao ser presa nesta quinta-feira (3) em Guaraí, na região central do Tocantins. Núbia Ferreira Araújo, 24 anos, foi presa na casa dela, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Comarca de Guaraí. Segundo a polícia, ela é suspeita de roubo e a prisão preventiva foi decretada em junho deste ano.
Nesta quinta-feira, a Polícia Civil cumpria três mandados de prisão e além de Núbia, dois homens também foram presos. Cristiano Ribeiro da Cruz, 26 anos, foi preso por roubo e Diego Bezerra de França por violência doméstica. Os homens foram encaminhados para a Cadeia Pública de Guaraí, e a mulher foi levada para a unidade prisional feminina de Pedro Afonso. Os três permanecerão presos à disposição da Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Amor à Vida: Cansado de sofrer bullying, Daniel pede que Perséfone emagreça

O amor de Daniel (Rodrigo Andrade) por Perséfone (Fabiana Karla) pode ser grande, mas o fisioterapeuta, cansado de sofrer bullying por causa do peso da amada, pedirá a enfermeira que ela emagreça, em Amor à Vida.

Incomodado com os comentários e insinuações maldosas que ouve aos montes dos colegas de trabalho e até da família, o enfermeiro resolve toma uma atitude.

Para que o pedido não seja encarado de forma errada pela amada, Daniel sugere que ambos façam uma dieta rigorosa, dando a entender que ambos precisam perder um quilinhos.

Perséfone, que não é boba, entende o recado do amado e, chateada, alega que já era daquele jeito quando eles se casaram. Sem saída, o marido então desabafa e diz que não aguenta mais ser motivo de gozação por causa dela. A enfermeira, é claro, fica na pior.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Internautas brasileiros chegam a 105 milhões em junho de 2013, diz Ibope

O número de brasileiros que navegam na internet em qualquer local, como em casa, trabalho ou lan houses, atingiu 105,1 milhões no segundo trimestre de 2013, de acordo com o Ibope Media. O valor é 3% maior que o medido no primeiro trimestre do ano, que era de 102,3 milhões.

O estudo também concluiu que o número de pessoas que navegam na web em casa ou no trabalho aumentou 4% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2013, totalizando 79,5 milhões. Somente em agosto a quantidade de internautas com esse perfil foi de 57,2 milhões - valor 1,8% maior que julho. 

Veja Álbum de fotos
Na contramão desse aumento, o tempo médio gasto por cada pessoa em navegação diminuiu. Em agosto cada usuário passou 57h47 na internet, 4,8% menos que em julho (60h41). Apesar de não ser especificado pelo Ibope, uma das possíveis causas do maior tempo de navegação em julho podem ser as férias escolares.

Em dois anos, o país ganhou quase 20 milhões de usuários domésticos. Em 2011, o total de internautas residenciais no Brasil era de 57,98 milhões e passou para 76,62 em 2013 - aumento de 32%. O crescimento é superior ao registrado em países como a Alemanha (17%), Itália (7%), França (6%) e Estados Unidos (1%). O Japão e a Austrália tiveram diminuição no número de usuários: o país asiático perdeu 3%, enquanto o da Oceania teve redução de 6%.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ingressos: a uma semana do fim da 1ª fase, Fifa tem 4,5 milhões de pedidos

taça brasil alemanha copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)A Fifa entrou em reta final para os pedidos de ingresso da primeira fase de vendas para a Copa do Mundo de 2014. A uma semana do último dia para as solicitações, a entidade informou nesta quinta-feira que mais de 4,5 milhões de entradas já foram pedidas por torcedores.
- Este volume impressionante sublinha o extraordinário nível de interesse pela 20ª edição do torneio, que será realizada ano que vem no país pentacampeão mundial - disse o diretor de marketing da Fifa e responsável pela área de venda de ingressos, Thierry Weil.
Nesta primeira fase, os torcedores se cadastram no site oficial (www.fifa.com/ingressos) e selecionam as partidas que desejam comprar ingressos. Esses pedidos podem ser feitos até 7h (de Brasília) da próxima quinta-feira (10 de outubro). Após o término das inscrições, a Fifa fará um sorteio (entre 11 de outubro e 4 de novembro) para definir quem poderá comprar as entradas. A pessoa que for selecionada terá o valor cobrado no cartão de crédido indicado no momento do cadastro.
- Os torcedores que fizerem o pedido até a próxima quinta-feira têm as mesmas chances de obterem ingressos que aqueles que já solicitaram, já que todos os pedidos feitos do início ao final da janela de vendas são reunidos e é feito um sorteio quando o número de solicitações excede os ingressos disponíveis - explicou o diretor.
De acordo com a Fifa, 77% das solicitações feitas até agora são de brasileiros (mais de 3,4 milhões de ingressos). Em seguida, aparecem Argentina (223.686 pedidos) e Estados Unidos (175.122). A partida com mais pedidos é a final e os jogos do Brasil. O sorteio de todos os confrontos da Copa será realizado no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, Bahia.
Após a "loteria" da primeira fase, os torcedores terão a chance de compra direta de ingressos, por ordem de chegada, entre os dias 5 e 28 de novembro, por ordem de chegada (com indicação automática se a entrada foi vendida ou não).
A segunda fase será realizada entre 8 de dezembro - após a definição da tabela - e 30 de janeiro. Mais uma vez, será por sorteio: após o pedido no site oficial, o torcedor saberá entre 31 de de janeiro e 25 de fevereiro se teve a solicitação atendida. Em seguida, de 26 de fevereiro a 1º de abril, a Fifa abrirá novamente a compra por ordem de chegada.
Por fim, há a a terceira fase, chamada de "venda de última hora". Ela será só por compras em ordem de chegada, a partir de 15 de abril, e as entradas poderão ser adquiridas pelo site oficial ou pelos Centros de Ingressos instalados nas 12 cidades-sedes (os enderaços ainda não foram divulgados).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fifa recebe 4,5 mi de pedidos e supera oferta de ingressos para Copa

Jovem comemora após conseguir comprar ingresso para a Copa de 2010

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) já recebeu mais de 4,5 milhões de pedidos de ingressos da Copa do Mundo de 2014. Faltando uma semana para o final da primeira fase de venda dos bilhetes, o número de solicitações já superou e muito a quantidade de entradas que serão postas à venda pela entidade máxima do futebol. Ao todo, a Fifa pretende comercializar 3 milhões de ingressos para jogos do Mundial.

Segundo a Fifa, mais de 3,4 milhões de pedidos de ingressos foram feitos pro brasileiros (77% do total). Argentina, com mais de 223 mil pedidos, é o país com o segundo maior número de solicitações, seguido dos Estados Unidos (175 mil pedidos). Os números foram divulgados nesta quinta-feira.

Para o gerente de Marketing da Fifa, Thierry Weil, a procura de torcedores por ingressos da Copa de 2014 é "impressionante". Em comunicado enviado pela Fifa, Weil lembrou que os torcedores que registrarem seu pedido de bilhetes até quinta-feira que vem têm a mesma chance de conseguir o ingressos que aqueles que já solicitaram sua entrada. Isso porque, agora, a definição sobre quem ficará com os ingressos mais concorridos será feita via sorteio.

Os jogos com mais solicitações de ingressos até agora são o da final da Copa, da abertura e as partidas da seleção brasileira. No site da Fifa, entradas das quatro categorias para essas partidas aparecem classificadas como de alta demanda.

Entre os jogos com menos demanda, estão os que serão realizados em Manaus e Cuiabá. As cidades receberão partidas da primeira fase do Mundial. As seleções que jogarão nessas sedes ainda não estão definidas.

Como comprar?

Na primeira fase de venda de ingressos, é possível solicitar entradas para todas as categorias (1 a 4) até a próxima quinta (dia 10). No site da Fifa (www.fifa.com/ingressos), o usuário encontra os lugares disponíveis dentro do estádio e uma tabela de preços, que variam de R$ 30 a R$ 1.980 para ingressos individuais, e de R$ 594 a R$ 6.700 para pacotes com até sete entradas para assistir a jogos de diferentes rodadas. 

E quem quiser ver a abertura da Copa, vai ter que pagar bem mais caro pelas entradas. O ingresso para a partida, que vale pela primeira fase da competição, custa mais que o dobro do que o dos outros jogos da mesma etapa. Na categoria um 1 (melhores lugares), o preço chega a R$ 990 contra R$ 350 de um ingresso para qualquer outro jogo desta fase.

Garantir um lugar na final também não sai barato. Uma entrada na categoria 4, que é mais em conta, não fica por menos que R$ 330.


Também dá para comprar ingressos por carnês (CISEL ou CISE). São pacotes de ingressos para assistir a todos os jogos de uma seleção específica ou às partidas em um único estádio. Mas, antes de escolher essa opção, vale fazer as contas. O carnê para acompanhar os jogos de uma seleção fica mais caro que os ingressos individuais – um CISEL-3 na categoria 1, que dá direito a três ingressos para a fase de grupos custa R$ 1.156, enquanto comprar três ingressos sairia por R$ 1.050.

Como sede do evento, o Brasil ganha algumas regalias. Uma delas é o ingresso exclusivo para quem reside no país por um preço mais acessível. As primeiras 300 mil entradas da categoria 4 serão sorteados prioritariamente entre idosos, estudantes e beneficiários da Bolsa Família. O restante irá para o sorteio do público em geral.

De acordo com a FIFA, a Copa de 2014 terá mais de um milhão de ingressos adquiríveis. Eles serão vendidos em três fases, que têm períodos de venda por solicitação e sorteio ou por ordem de encomenda*. Fique atento às datas:

Primeira fase

Dia 20/08 ao dia 10/10 (por sorteio)

Dia 05/11 ao dia 28/11 (por ordem de encomenda).

Segunda fase

Dia 08/12 ao dia 30/01 (sorteio).

Dia 26/02 ao dia 01/04 (por ordem de encomenda).

Terceira fase (última hora)

Começa no 15/04 e se estende até o final do torneio, no dia 13/07. Neste caso, os ingressos estarão disponíveis no site e em pontos de vendas nas cidades-sede.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››