segunda-feira, setembro 13, 2021

Homem é agredido com chutes após ter pés e mãos amarrados; delegado fala em tortura

Um homem teve os pés e as mãos amarrados e foi agredido com chutes na cidade de Portalegre, interior do Rio Grande do Norte, no último sábado (11). As cenas foram registradas pela população.


Homem tem pés e mãos amarrados e é agredido no interior do RN — Foto: Reprodução


De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado na Delegacia de Pau dos Ferros, antes do vídeo com as agressões ser divulgado.


“O relato que chegou à delegacia é que uma pessoa embriagada teria jogado pedras em um comércio. O dono do estabelecimento teria chegado ao local, visto os danos causados ao seu comércio e teria prendido o causador do dano até a chegada da polícia. A situação foi levada para a Delegacia de Plantão e o caso foi registrado. Mas, no dia de hoje (segunda-feira, 13), surgiram novas informações, inclusive o vídeo que mostra uma possível tortura”, disse o delegado de Portalegre, Cristiano Gouveia da Costa.


O vídeo mostra um homem no chão, com as mãos e os pés amarrados, chorando, enquanto um outro homem segura a corda. Em determinado momento o homem que segura a corda dá um chute nas costas do rapaz amarrado.


“Sem ter ouvido ninguém, só pelo vídeo, a gente já vê um crime de tortura porque o homem está preso, amarrado, e é agredido de forma covarde”, disse o delegado.



Ele explicou que o caso será investigado. “Vamos apurar para que cada um responda dentro da lei pelos seus atos”, explicou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

17,8% das adolescentes estudantes já sofreram violência sexual no RN, diz IBGE

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) 2019 apontam que, no Rio Grande do Norte, 17,8% das estudantes de 13 a 17 anos já foram tocadas, manipuladas, beijadas ou tiveram partes do seu corpo expostas contra a sua vontade. Esse percentual corresponde a 16,8 mil meninas. Entre os meninos, a proporção é de cerca de 10%, o que significa 9,2 mil estudantes.


Mais de 17% das adolescentes estudantes já sofreram violência sexual no RN, diz IBGE — Foto: Reprodução/IBGE


O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Quando se considera apenas a rede escolar de ensino, os estudantes de escolas particulares sofreram mais abusos: 17,4% nas particulares e 13,2% nas públicas. Esse número inclui meninas e meninos.


A situação do RN está no mesmo nível estatístico do Nordeste e do Brasil, inclusive quando analisado o tipo de rede escolar e a diferença por gênero.


Adolescentes potiguares têm menor contato com drogas

A proporção dos adolescentes que, alguma vez na vida, fumaram cigarro é de 15% no RN - ou 20,7 mil. O percentual é menor que a média do país (22,6%).


O RN está no mesmo nível dos demais estados do Nordeste, com exceção de Pernambuco, cujo percentual é de 19,9%. Juntos, os nove estados da região (16,6%) têm a menor proporção de estudantes adolescentes que já fumaram entre as regiões do Brasil.



Quando se trata de bebida alcoólica, 54,6% dos escolares potiguares, de 13 a 17 anos, já experimentaram. Em números absolutos, são cerca de 100 mil adolescentes. A proporção está no mesmo nível da região Nordeste (56,5%). A média brasileira é de 63,3%).


O cenário regional é semelhante quando se trata de drogas não permitidas por lei (maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança-perfume, ecstasy, oxy etc). No Rio Grande do Norte, 9,3% dos escolares usaram drogas ilícitas alguma vez na vida, o que equivale a 17,5 mil estudantes de 13 a 17 anos de idade. Em todo o Brasil (13%), 1,5 milhão de estudantes adolescentes já experimentaram drogas ilícitas.


A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) 2019 reúne 19 temas (segurança, saúde mental, alimentação, atividade física e outros) que envolvem a saúde de adolescentes de 13 a 17 anos de idade de todo o Brasil.


Somente no Rio Grande do Norte, a amostra compreendeu 263 turmas, do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, em 190 escolas distribuídas por todo o estado.

Em todo o Brasil, foram 6.612 turmas de 4.242 escolas em 1.288 municípios. O levantamento também foi realizado em 2009, 2012 e 2015.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com ajuda de policiais militares, mulher dá à luz dentro de carro em avenida da Grande Natal

Uma equipe de policiais militares do 5° Batalhão foi acionada, na noite deste domingo (12), por volta das 22h, para socorrer uma mulher que estava em trabalho de parto dentro de um veículo em Nova Parnamirim, na Grande Natal.


Com ajuda de policiais militares, mulher dá a luz dentro de carro em avenida da Grande Natal — Foto: Reprodução/PMRN


De acordo com o cabo Tiago Ferreira, a equipe estava em patrulhamento na Avenida Maria Dolores Costa quando um Fiat Uno passou e o motorista gritou por eles. "Achamos até que fosse um roubo e o motorista estivesse sendo vítima com o bandido dentro do carro, mas ele gritou porque a mulher estava passando mal, estava dando à luz", relata.


O policial conta, ainda, que, ao chegar na mãe, que estava no banco do passageiro, o sargento percebeu que a criança já estava saindo. "Boa parte do corpo já tinha saído, aí ajudamos a tirar o resto. Colocamos de bruços e começamos a fazer a massagem nas costas, porque ela não estava chorando, nem dando sinais. Mas ela respirou e chorou, aí todos ficamos aliviados", conta o cabo.


Os policiais militares acompanharam a família até a Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, para que mãe e a filha, Lara, pudessem receber os devidos atendimentos médicos.


"Ficamos alguns minutos no local do parto para ver como a mãe estava, depois entramos na viatura e fomos em direção à maternidade. Fomos na frente, abrindo caminho, e o carro deles atrás. Ainda bem que já era tarde e não tinha mais trânsito", conta aliviado o cabo Tiago.



Mãe e bebê passam bem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher denuncia invasão de policiais civis a casa onde fazia topless com amigas em São Miguel do Gostoso

 Mulheres denunciaram à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte a ação de policiais civis que teriam entrado em uma casa, sem mandado judicial e autorização dos donos, após um vizinho acioná-los dizendo que havia pessoas tomando banho de sol nuas no local.


O caso aconteceu no dia 7 de setembro, após um vizinho, que também teria invadido o local, chamar a Polícia Civil e denunciar as três mulheres que tomavam sol na piscina sem a parte de cima do biquíni - prática conhecida como topless.


O fato gerou repercussão nas redes sociais, após o relato publicado pela produtora audiovisual Marana Torrezani, de 35 anos, que estava no imóvel. Ela registrou o caso na Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), que abriu uma investigação.


De acordo com o ouvidor-geral, Dimitri Sinedino, foram determinadas diligências para identificação dos agentes públicos envolvidos e para saber como ocorreu a suposta invasão. Em seguida, o caso deverá ser encaminhado à Corregedoria, para abertura de um processo administrativo. Caso a violação seja confirmada, os agentes poderão ser punidos.


"O que a gente não vai deixar é sem apuração. Esse é o tipo de situação que não pode se repetir com absolutamente nenhum cidadão, na casa de ninguém. A constituição já fala que o domicílio é inviolável a não ser em casos de flagrante, o que a gente não entende que seja o caso", pontuou.


Segundo a Polícia Civil, nenhum boletim de ocorrência foi registrado.


"A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informa que, no dia 7 de setembro, a equipe da Delegacia Móvel instalada em São Miguel do Gostoso foi acionada para uma ocorrência em que ocupantes de um imóvel vizinho ao denunciante estavam despidos na área da piscina de uma casa, o que podia ser visualizado do primeiro andar do denunciante. O noticiante informava que dois homens encontravam-se nus em uma propriedade privada, contudo, como o espaço era aberto, a vizinhança podia visualizá-los, ocasião que solicitaram apoio à Polícia. Após comparecimento dos policias, os ocupantes do imóvel atenderam ao pedido da equipe, sendo a ocorrência resolvida no local", informou em nota.



Sobre a suposta invasão, a Polícia Civil disse que, quando for oficializada denúncia, irá "apurar a conduta de todos. Todavia até a presente data, nada chegou até a Polícia Civil formalmente".


São Miguel do Gostoso é um dos principais destinos turísticos no Rio Grande do Norte (Arquivo) — Foto: Igor Jácome/G1


Invasão

Marana Torrezani contou ao G1 que passava o feriado no município turístico, hospedada em outra casa, mas que estava tomando banho na piscina de amigos quando tudo aconteceu. De acordo com ela, as três amigas estavam tomando banho sem a parte de cima dos biquínis, quando um vizinho que mora na casa da frente - a única com mais de um andar nas redondezas - entrou na casa.


"Já o vimos na área da piscina. Pegou a gente dentro da água. Não sei como ele entrou, acho que o portão não estava trancado. Já apareceu xingando, dizendo que a gente estava fazendo pornografia. As outras meninas correram para se cobrir e eu fiquei de dentro da piscina discutindo com ele, dizendo que ele não poderia entrar assim em uma propriedade privada", contou.


Segundo ela, apenas uma janela da casa do homem permite a vista do terreno do imóvel onde elas estavam e o grupo não imaginou que houvesse alguém olhando.


Nenhuma das três mulheres eram moradoras da casa. A produtora relatou que, após a invasão, elas contaram o caso para o morador do imóvel, que chegou da rua, e para a outra moradora, que estava dormindo e acordou com a discussão. No entanto, voltaram para a piscina com a dona da casa. Uma das três que estavam inicialmente saiu e não voltou mais para a piscina, por medo.



Cerca de uma hora e meia depois, três agentes da Polícia Civil - dois homens e uma mulher - arrombaram o portão da casa e agiram com brutalidade, segundo Marana. De acordo com ela, eles invadiram inclusive o banheiro onde estaria a primeira mulher que saiu da piscina, mais cedo.


"Gritavam, um deles ameaçou atirar pra cima, prender, mostrou a algema para mim, disse que ia levar a gente para a delegacia. Empurraram nosso amigo, que caiu no chão. Ficamos tentando apaziguar o tempo todo", afirmou.


Marana contou que não esperava passar por uma experiência como essa no feriado.


"Quando o vizinho invadiu e agrediu a gente verbalmente, eu mesma falei: 'então chama a polícia'. Porque na minha cabeça a polícia jamais iria reagir dessa forma nesse tipo de ocorrência. Iria bater no portão e perguntar o que estava acontecendo, iria apaziguar os ânimos. Jamais imaginei que seriam tão agressivos com a gente", acrescentou.


Vídeo

Após a repercussão do caso, um vídeo passou a circular nas redes sociais. Nele, seria possível ver dois homens nus na piscina. A Polícia Civil teria recebido esse vídeo. Questionada sobre o assunto, Marana confirmou que o cenário é o mesmo, mas que as imagens teriam sido registradas em outro dia ou horário.


"É na mesma casa, um amigo aparece no vídeo, mas não é do momento da invasão do vizinho nem da chegada da polícia. Quando eles chegaram estavam só as mulheres. Pode ser de outro dia ou do mesmo dia, mais cedo, porque ele disse que tomou banho de sol por cerca de 20 minutos", contou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 366.360 casos confirmados e 7.302 mortes por Covid

 O Rio Grande do Norte contabiliza 366.360 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. São 7.302 mortes registradas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (13). Outros 1.342 óbitos estão sob investigação.


A Sesap notificou seis novos casos e um óbito ocorrido nas últimas 24 horas.


O RN tem ainda 173.329 casos suspeitos e 724.459 casos descartados de Covid.


Atualmente, 136 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 106 na rede pública e 30 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 63 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 27,3% na rede pública; com 17 internados, a rede privada tem 12% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

366.360 casos confirmados

7.302 mortes

173.329 casos suspeitos

724.459 casos descartados


RN tem 366.360 casos confirmados de Covid — Foto: Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

UFRN confirma presença da variante delta do coronavírus em Mossoró

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou nesta segunda-feira (13) que identificou a presença da variante delta do novo coronavírus em Mossoró, segunda maior cidade do estado. As quatro amostras que deram positivo para a variante foram coletadas entre os dias 27 e 30 de agosto.


Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coronavírus — Foto: Anastácia Vaz


A diretora do IMT-UFRN, Selma Jerônimo, alerta para o indicativo de que a variante está circulando pelo estado, tendo em vista que já haviam sido comprovados casos em Natal.

Foram coletadas oito amostras em Mossoró e quatro delas confirmaram a presença da variante delta. O resultado final do sequenciamento foi realizado no domingo (12).


"A confirmação da delta em Mossoró demonstra a capacidade de transmissão da variante", conta Selma Jerônimo, considerando que a identificação de novas variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus.


Com isso, a cientista reforça que é preciso manter os cuidados na prevenção, como o uso de máscara, distanciamento social e a higiene das mãos, bem como cumprir com o esquema de vacinação contra a Covid-19.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN firma acordo e deve ser primeiro estado a produzir energia eólica no mar

O Rio Grande do Norte pode se tornar em breve o primeiro estado do país a ter produção de energia eólica offshore (no mar). A governadora Fátima Bezerra assinou nesta segunda-feira (13) memorando de entendimento entre o governo e a Internacional Energias Renováveis (IER) com o objetivo de promover desenvolvimento e implantação de projetos de geração de energia eólica offshore e produção de hidrogênio verde.


Governadora Fátima Bezerra se reúne com representantes da IER sobre implantação de projetos de geração de energia eólica offshore — Foto: Elisa Elsie


Em 2020, a IER iniciou pesquisa relativa a projetos de energia eólica offshore, associado à geração de hidrogênio verde, no litoral Norte do RN. O Complexo Eólico Offshore Ventos Potiguar prevê instalação de cinco usinas com capacidade de 2,7 gigawatts, 207 geradores, no mar localizado entre os municípios de Pedra Grande e São Bento do Norte, distante 8 km da costa.


"Recentemente, o RN foi o estado que mais captou novos investimentos no leilão para geração de energias renováveis, agora estamos dando passos firmes para consolidar o primeiro parque de produção de energia no mar do Brasil", falou a governadora. "O RN está na vanguarda do processo de geração de energia no país. Certamente, isso vai contribuir para ativar diversas cadeias produtivas e gerar trabalho, emprego e renda", completou.


A capacidade do Complexo Eólico Offshore Ventos Potiguar representa quase a metade dos 5,7 gigawatts que o estado produz hoje.

Darlan Santos, diretor técnico do IER, ressaltou que o RN já é destaque no Brasil pela produção de energia renovável em terra. "Agora vai ser no mar. Este novo projeto tem estimativa de investimento para implantação de R$ 18 bilhões com geração de 5 mil empregos na execução, instalação de 207 torres geradoras em cinco usinas", comentou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe lote com mais de 86 mil doses da Pfizer para ampliar vacinação de adolescentes contra Covid

O Rio Grande do Norte recebeu um lote com 86.580 doses da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, na manhã desta segunda-feira (13), segundo confirmou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).


Vacinas chegaram ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (13) — Foto: Divulgação


De acordo com o governo, todo o carregamento será distribuído aos municípios para ampliação da imunização dos adolescentes com idades entre 12 e 17 anos.


A Sesap e os municípios acertaram um escalonamento da imunização para os menores, iniciando pelos jovens com comorbidades.


Em Natal, desde o último sábado (11), são vacinados adolescente com 17 anos ou mais com comorbidades ou deficiência.


Até a manhã desta segunda-feira (13), a plataforma RN+ Vacina registrava 3,33 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no estado.


A campanha já atingiu 82% do público-alvo (2,19 milhões de pessoas) com ao menos uma dose e 43% com a imunização completa (1,14 milhão de pessoas).


Para esta semana, a Sesap aguarda também o envio por parte do Ministério da Saúde do carregamento de vacinas que serão destinadas à dose de reforço dos idosos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap orienta municípios do RN a retomarem intervalo de 85 dias para segunda dose de Oxford/Astrazeneca

A Secretaria Estadual de Saúde Público (Sesap) orientou os municípios do Rio Grande do Norte a retomarem o prazo de 85 para aplicação da segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca.


Sesap orienta municípios a retomarem intervalo de 85 dias para segunda dose de Oxford/Astrazeneca — Foto: Patrícia Coelho/Divulgação SMS/PMPA


A recomendação é válida para as cidades que tenham pouco estoque do imunizante e acontece após um atraso na entrega de novas doses da vacina. O desabastecimento de vacina da AstraZeneca já suspendeu aplicação em cidades de 5 estados.


"Aqueles municípios que por ventura percebam que o número de doses que eles têm em estoque não vai dar vazão pra conseguir aplicar a segunda dose nesse intervalo de 56 dias devem retornar para aquele intervalo anterior. Isso só pra vacina da Oxford, a da Pfizer continua com 56 dias", disse a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Maia, em entrevista ao Bom Dia RN.


No dia 2 de setembro, por orientação do Ministério da Saúde, a Sesap reduziu o intervalo entre as doses de 85 para 56 dias.


No entanto, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou no dia 3 de setembro que ficaria duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde, porque houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.



Em Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, as vacinas da Oxford/AstraZeneca acabaram e a prefeitura suspendeu a vacinação da população com o imunizante por volta na última sexta-feira (10). Ainda não há prazo para retomada.


“É importante esclarecer que o Estado só tomou essa decisão de diminuição do intervalo porque o Ministério da Saúde sinalizou que era possível e que os estados deveriam fazer essa adesão por causa da nova variante. Então nós fizemos a adesão, diminuímos o esquema vacinal e estamos com esse problema de continuidade no recebimento da vacina da Oxford", explicou Kelly Maia.


Segundo ela, não há previsão de chegada de uma nova remessa de vacinas da Oxford/Astrazeneca no RN.


Em São Paulo, a prefeitura vai aplicar a vacina da Pfizer em 165 mil pessoas que estão com a 2ª dose da AstraZeneca atrasada. Já no Rio Grande do Norte, de acordo com Kelly Maia, não há previsão de uso da vacina da Pfizer para estes casos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ex de arquiteto que trocou de noivo em festa de casamento diz que foi traído: 'Não quero ver a cara dele nunca mais'

Quase uma semana depois de desistir da festa de casamento que ajudou a organizar, o mineiro Dyl Reis, de 23 anos, disse que está bem melhor hoje do que quando era noivo do arquiteto e decorador Eder Meneghine, 60 anos.


Dyl Reis diz que terminou relacionamento com arquiteto 24 horas antes da cerimônia — Foto: Dyl Reis/Arquivo pessoal


O arquiteto do Rio surpreendeu os convidados ao anunciar a troca de noivo no altar do casamento – uma festa para 120 pessoas que custou mais de R$ 250 mil. 


Dyl Reis, cujo nome permaneceu no convite de casamento, ficou sabendo da troca pelos portais de notícias. O ex-noivo disse que terminou o relacionamento 24 horas antes da cerimônia, depois de descobrir que foi traído.



Após deixar a casa do arquiteto, Dyl soube que Eder pediu o ex-namorado Hugo Oliveira, de 44 anos, em casamento, aproveitando a festa realizada no restaurante Solar das Palmeiras Rio, na Ilha da Gigóia, Zona Oeste da cidade, no dia 7 de setembro.


"Eu fiquei sabendo pelas notícias, logo depois que eu saí da casa. Isso não me abala nem um pouco", disse ele.

No convite enviado a 120 pessoas, constava o nome de Dyl Reis, parceiro de Meneghine nos últimos sete meses.


"Ele disse que queria casar comigo muito antes de a gente se conhecer pessoalmente. A gente teve contato por um aplicativo de relacionamento. Mas tinha muitas brigas, discussões. Aí, quando soube da traição, resolvi dar um ponto final nessa história", disse Dyl.

Já Eder alegou que foi ele quem tomou a decisão de terminar o noivado.


"Eu o conhecia relativamente muito pouco. A gente se gostava, e eu o levei para morar comigo na minha casa. Com o tempo, eu tive essa vontade de fazer essa festa de casamento, como eu já fiz para muitas pessoas, vários artistas. E eu falei com ele: 'Vamos casar?'. Só que ele tem 23 anos e eu tenho 60. Eu tinha a intenção de ser feliz. E eu achava que fosse ser", disse ele ao G1.


O bolo da festa tinha o formato de abacaxi, com 3 andares e um topo com plumas de avestruz albino — Foto: Diana Brizzi

'Quero levar uma vida digna'

Dyl afimou que as intenções do ex-noivo eram diferentes das dele.


"Ele não é um pessoa verdadeira, não tem a intenção de levar uma vida séria. Eu sou um rapaz muito sério. Quero levar uma vida digna. Uma vida de alegria, sabe? Uma vida próspera por isso. Bens materiais não se comparam com carinho", disse ele.


Já Meneghine falou durante sua festa de casamento que passou pro problemas durante o relacionamento.


"Nunca passem pelo que eu passei. Porque eu fui bom, honesto, carinhoso, companheiro e na verdade encontrei uma pessoa que não teve a visão como a minha. As pessoas às vezes só pensam em se favorecer diante de uma relação com o outro", contou.


O troca-troca de noivos foi mostrado pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo".


Nascido em Alfenas, no Sul de Minas, Dyl trabalha como entregador no Rio de Janeiro. Para ele, tudo que viveu nos últimos sete meses é página virada.


"Não quero ver a cara dele nunca mais. Eu te garanto que estou bem melhor agora do que quando estava com ele" , disse o mineiro.


Festa dos sonhos


Eder Meneghine e Hugo Oliveira se casaram na última terça-feira (7) — Foto: Diana Brizzi / I9 Foto e Vídeo


Por mais de dois meses, Eder, que também é dono de restaurantes e locais para eventos, organizou a festa dos seus sonhos. Ele gastou mais de R$ 250 mil com decoração, estrutura e serviços.



Entre os convidados, figuras conhecidas da high society carioca, como a socialite Vera Loyola, o cineasta Neville D’Almeida, a drag Isabelita dos Patins e a baronesa Bete Suzano.


"Eu fiz questão de contratar o melhor bolo, de colocar a melhor decoração, fazer o melhor salmão, a melhor paella, o melhor camarão, colocar 20 garçons servindo os melhores uísques e champanhes, dois DJs, tudo da melhor qualidade. Fiz o que eu pude e montei a festa mais deslumbrante possível. Eu estava feliz da vida", contou Meneghine.


O chefe de cozinha Hugo Oliveira na festa de seu casamento — Foto: Arquivo pessoal


Fonte: G1

Leia Mais ››

DF e 12 estados vão à Justiça contra Petrobras por 'publicidade enganosa' sobre preço de gasolina

O Distrito Federal e 12 estados entraram com uma ação civil pública contra a Petrobras por "publicidade enganosa". Os autores pedem que a empresa seja obrigada a suspender uma propaganda, veiculada na internet, sobre a composição do preço dos combustíveis.


Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro — Foto: Sergio Moraes/Reuters


O vídeo publicado pela companhia diz: "Você sabia que hoje a Petrobras recebe em média R$ 2 a cada litro de gasolina que você utiliza?", junto a outras informações sobre a composição do valor cobrado na bomba dos postos. Segundo o processo, a publicidade tem objetivo de "induzir em erro os consumidores".


Em nota, a Petrobras disse que vai analisar o teor da ação e avaliar as medidas cabíveis. A ação foi apresentada na sexta-feira (10), ao Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). Assinam o pedido, além do DF:


Rio Grande do Sul

Pará

Maranhão

Sergipe

Piauí

Bahia

Amazonas

Pernambuco

Espírito Santo

Goiás

Amapá

Minas Gerais

Além da suspensão da propaganda, o grupo pede que a Petrobras seja condenada a produzir um novo conteúdo informativo, que desfaça o "engano", além do pagamento de danos morais coletivos.



Propaganda


Propaganda da Petrobras sobre composição do preço da gasolina — Foto: Reprodução


Segundo a ação, ao afirmar que recebe apenas R$ 2 reais por litro de gasolina vendido, a Petrobras omite o custo do etanol anidro, misturado ao combustível para venda nos postos, e dá a entender que os impostos são o principal causados dos altos valores de comercialização.


"Ao separar o valor da realização da Petrobras do custo do Etanol Anidro que é adicionado na proporção de 27% a cada litro da mistura, faz o consumidor crer que o valor final do produto seja de R$ 2,00 e que o restante do preço até chegar ao valor final, seja decorrente de tributos, em especial em razão da desproporcional ênfase dada à forma de incidência do ICMS", diz o processo.


"A companhia induz o consumidor a pensar que o valor da gasolina é menor do que efetivamente é, criando a impressão de que a parcela de tributos é muito superior ao valor do produto em si", continua.


O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do DF (Sindicombustiveis) declarou "total apoio à ação pública ajuizado pelo Distrito Federal e mais 12 estados".


"No caso da gasolina, somente no ano de 2020, a Petrobras realizou 13 reajustes que totalizaram 47,7% de aumento, ou seja, saindo de R$ 1,9844 o litro da gasolina na refinaria entregue em Brasília e Goiânia, para R$ 2,9307, preço publicado no dia 12 de agosto (último reajuste), somando R$ 0,9463 de repasse às distribuidoras", diz nota do Sindicombustíveis.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Airton Machado, vocalista da banda Garotos de Ouro, morre em acidente com ônibus em SC

Airton Machado, 62 anos, vocalista da banda Garotos de Ouro, morreu em um acidente com o ônibus do grupo durante a madrugada desta segunda-feira (13) em Águas Mornas, na Grande Florianópolis, na BR-282. A informação foi confirmada por um integrante da equipe comercial da banda, Marcelo Sutter.


Além de Airton, a companheira do cantor, Renata da Rosa, de 32 anos, ficou ferida e foi levada para o Hospital Regional de São José, na mesma região. Ela estava dormindo no quarto do ônibus quando o acidente aconteceu, segundo o sócio da banda, Dhianine Alves.


Airton Machado, 62 anos, era um dos fundadores da banda — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o músico estava dirigindo o veículo que saiu da pista e colidiu contra um barranco de pedras em uma curva, no km 44,2, por volta da 1h40. O trânsito na região, que chegou a ficar com pistas interrompidas por conta da colisão, foi liberado por volta das 9h.


O ônibus com placas de Criciúma, no Sul catarinense, seguia para o Litoral catarinense. A PRF confirmou que Airton tinha habilitação para dirigir o veículo.


Airton Machado, de 62 anos, era vocalista da banda Garotos de Ouro — Foto: PRF/Divulgação

ônibus tinha placas de Criciúma, no Sul catarinense — Foto: PRF/Divulgação


Airton fez o seu último show em uma casa de eventos na cidade de São Joaquim, na Serra catarinense, na noite de sábado (11). Ele voltava para a casa quando ocorreu o acidente.


Além de vocalista, ele era um dos fundadores da banda. Não há detalhes sobre o velório.


Pelas redes sociais, a banda Garotos de Ouro lamentou a morte de Airton e classificou o músico como uma das maiores influências da música gaúcha. O velório e a cremação do corpo serão realizados em Içara, no Sul catarinense. Ainda não há previsão de quando vão ocorrer as cerimônias.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Investigado por golpe que vitimou Juliana Paes e outros famosos é preso em Jacareí, SP

Um homem acusado de integrar uma quadrilha que aplicou golpes em famosos, entre eles os atores Juliana Paes e Murilo Rosa, foi preso nesta segunda-feira (13) em Jacareí, no interior de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, o acusado teve pedido de prisão pelo crime de estelionato negado pela Justiça, mas foi detido com arma e munições ilegais durante uma ação de busca e apreensão.


Homem foi preso com arma de numeração raspada e munição — Foto: Divulgação/Polícia Civil


O homem detido pela Polícia Civil foi denunciado com outras três pessoas por golpes em que pegavam dinheiro como investimento de artistas e esportistas famosos com promessa de retorno financeiro de até 8% do valor investido ao mês. No esquema, o grupo fez vítimas como a atriz Juliana Paes , que perdeu R$ 480 mil, e o ator Murilo Rosa.


Em maio, o Ministério Público pediu a prisão do grupo, que era investigado desde 2017, mas a Justiça negou. Desde então, segundo a Polícia Civil, um dos integrantes está em uma fazenda Jacareí. Ele foi preso na manhã desta segunda depois que a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão após denúncias de que ele andava armado na propriedade e teria ameaçado um vizinho.



Com o homem de 41 anos, a polícia flagrou uma arma com numeração raspada, além de munições. O homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e encaminhado para a delegacia. De acordo com a polícia, ele vai permanecer preso e vai ser encaminhado para a cadeia de Jacareí.


A polícia informou que, em depoimento, o homem contou que estava desde março em Jacareí, onde adquiriu uma fazenda no bairro Jardim Santana para a criação de gado de cativeiro. No local, foram encontrados cerca de R$ 200 mil em animais, que eram vendidos no Vale.


Atriz perdeu mais de R$ 400 mil em golpe com estelionatários — Foto: Divulgação


Estelionato

A quadrilha era composta por, pelo menos, 4 pessoas: duas pessoas que convenciam as vítimas e intermediavam a aplicação e um casal que recebia o dinheiro e, supostamente, deveria fazer aplicações na compra de veículos seminovos por meio de uma empresa de fachada.


As vítimas eram convencidas pela quadrilha de que receberiam lucro entre 4% e 8% ao mês. O investimento previa, segundo os golpistas explicavam, a aquisição de carros seminovos no mercado a baixos preços. Depois, a associação revenderia esses carros a concessionárias com sobrepreço.


O dinheiro recebido, porém, não vinha do investimento, mas sim, de novas vítimas que passavam a integrar o esquema. Os criminosos repassavam, nos primeiros meses, algum retorno financeiro às vítimas, para conferir alguma credibilidade ao negócio e fazer com que as vítimas trouxessem novos interessados ao esquema.



Dessa maneira, eles fizeram como vítimas atores como Juliana Paes, que perdeu R$ 480 mil com os estelionatários, além do ator Murilo Rosa e do ex-jogador Luiz Fabiano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ao detectar falha, piloto se ejeta antes de aeronave militar cair sobre área de vegetação em Campo Grande

Uma aeronave de caça, do tipo A-29 Super Tucano, caiu sobre uma área de vegetação, em Campo Grande, nesta segunda-feira (13). De acordo com as informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto ejetou-se do avião ao detectar uma falha.


A falha encontrada pelo piloto foi de caráter "técnico", conforme explicou a FAB. Ao observar, a aeronave foi direcionada a uma região desabitada, na capital, onde colidiu com o solo.


A FAB informou que o piloto foi resgatado por um helicóptero, H-60 Black Hawk, passa bem e, neste momento, recebe acompanhamento médico. O espaço aéreo de Campo Grande chegou a ficar inoperante por causa da fumaça provocada pela queda, mas voltou a ativa por volta das 14h30, desta segunda.


A ocorrência será investigada pelo Comando da Aeronáutica. Os policiais do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) foram acionados e estão no local.


Avião cai em área de vegetação, em Campo Grande. — Foto: Maxsandro Martins/TV Morena


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça Federal em SP arquiva investigação contra Lula por tráfico de influência a favor da OAS

A Justiça Federal em São Paulo arquivou a investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suspeita de tráfico de influência internacional para favorecer a empreiteira OAS.


Lula durante pronunciamento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, no ABC, em foto de 2019 — Foto: Andre Penner/AP


Além de Lula, outras pessoas também deixaram de ser investigadas pela Polícia Federal (PF).


Entre elas o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, o ex-executivo da OAS Augusto Uzeda, e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamoto.


A investigação da Polícia Federal era baseada na delação premiada de Léo Pinheiro. A decisão é da juíza federal Maria Carolina Ayoub, da 9ª Vara Federal de São Paulo.


Na avaliação da magistrada, não há elementos suficientes para continuar a apuração contra o ex-presidente. Além disso, os crimes imputados a Lula já teriam prescrito.


A decisão da juíza por arquivar o caso atendeu um pedido da defesa do ex-presidente e do Ministério Público Federal (MPF).


Os advogados do ex-presidente argumentaram que a versão de Léo Pinheiro não foi confirmada por nenhuma das pessoas ouvidas pela PF.


O empresário havia dito em seu acordo que o então presidente Lula teria sido contratado pela OAS para realizar palestra na Costa Rica em 2011 com o objetivo de influenciar dirigentes daquele país a fazer negócios com a construtora. Mas num novo depoimento, Léo Pinheiro negou o pagamento de vantagem indevida ao ex-presidente.



“Decorridos mais de seis anos entre a data dos fatos (2011) e o presente momento, constata-se a prescrição da pretensão punitiva estatal de todos os delitos aqui investigados em relação a Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda assim, e bem como com relação aos demais investigados, não se faz presente justa causa para a continuidade das investigações, diante dos parcos indícios coletados”, escreveu a juíza Maria Carolina Ayoub na sentença.


"Declaro extinta a punibilidade do investigação Luiz Inácio Lula da Silva" e "determino o arquivamento do feito".


Segundo a defesa de Lula, esse é o 19º procedimento de investigação instaurado contra o ex-presidente com base em acusações da Lava Jato que foi arquivado. O único processo aberto contra o petista é relativo à compra de caças suecos.


"Esperamos que o caso do ex-presidente Lula seja devidamente analisado pelo Sistema de Justiça, pela Academia e pela Sociedade Civil, para evitar a prática de lawfare contra qualquer pessoa ou empresa do nosso país, tendo em vista os efeitos nefastos decorrentes da sua prática, que podem colocar em risco da própria democracia", diz, em nota, a defesa do ex-presidente.


Fonte: G1

Leia Mais ››

STF adia novamente julgamento sobre foro de Flávio Bolsonaro no caso das 'rachadinhas'

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a adiar o julgamento de uma ação do Ministério Público do Rio que tenta devolver à primeira instância a investigação envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das rachadinhas.


Senador Flávio Bolsonaro (Patriota), durante sessão da CPI da Covid — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


As chamadas rachadinhas consistem na prática de confisco, por parlamentares, de parte dos salários de assessores de gabinete.


O julgamento chegou a ser previsto para a sessão desta terça-feira (14), mas o presidente da Segundo Turma, ministro Nunes Marques, não oficializou a inclusão do tema na pauta.


A previsão inicial era de que o tema fosse pautado na sessão do último dia 31. A defesa de Flávio Bolsonaro informou que não poderia acompanhar o julgamento naquela data e pediu o adiamento, que foi concedido pela Segunda Turma.


Como as turmas do STF se reúnem às terças, e o dia 7 de Setembro era um feriado, a previsão era de retomada do tema na terça-feira seguinte, dia 14 – o que não deve acontecer.


O que será julgado

O MP pede que o STF derrube a decisão judicial que reconheceu o foro privilegiado de Flavio e, com isso, definiu que o caso deveria ser julgado na segunda instância, pelo Órgão Especial do tribunal.


Essa decisão foi tomada pela 3ª Câmara Criminal do TJ do Rio. Com ela, o caso saiu das mãos do juiz de primeira instância Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal.



Para o MP do Rio, Flávio Bolsonaro não tem direito ao foro privilegiado porque o STF já definiu que a garantia vale apenas para casos em que os supostos crimes têm relação com o mandato, ou foram cometidos em função do cargo.


Na época do caso das rachadinhas, Flávio Bolsonaro era deputado estadual na Assembleia Legislativa fluminense (Alerj).


Os advogados afirmam que o político teria direito ao foro privilegiado porque, ao ser eleito senador, apenas "trocou" de Casa Legislativa, sem intervalo. A defesa defende que isso configura uma espécie de mandato estendido.


O relator do caso na Segunda Turma é o ministro Gilmar Mendes. A Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União já se posicionaram no caso a favor do foro privilegiado de Flávio, filho do presidente Jair Bolsonaro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cármen Lúcia manda advogado depor à CPI e rejeita recurso contra condução coercitiva



A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta segunda-feira (13) novo pedido do advogado Marcos Tolentino para não ser obrigado a comparecer à CPI da Covid. A ministra rejeitou ainda pedido de suspensão da decisão da Justiça Federal em Brasília que autorizou a condução coercitiva dele, caso não compareça.


O depoimento de Tolentino está marcado para esta terça-feira (14). Ele é apontado como "sócio oculto" do FIB Bank – empresa que ofereceu uma carta-fiança de R$ 80,7 milhões em um contrato firmado entre a Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde para a compra da vacina Covaxin.


A defesa de Tolentino obteve no STF decisão de Cármen Lúcia que permite a ele se recusar a responder a perguntas que eventualmente possam incriminá-lo.


A CPI, por meio da Advocacia do Senado, conseguiu autorização do juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara da Justiça Federal em Brasília, para que Tolentino seja conduzido coercitivamente caso não compareça


Segundo o magistrado, toda testemunha tem obrigação de comparecer para prestar depoimento e que a postura da testemunha de “não comunicar a CPI o motivo que levou a sua ausência na data para a qual anteriormente convocada a depor, se revelou como evasiva e não justificada”.



Após a decisão, a defesa de voltou a acionar o STF. Os advogados pediram que Tolentino não fosse obrigado à comparecer à comissão e que a decisão pela condução coercitiva fosse derrubada.


Cármen Lúcia negou os dois pedidos. Segundo a ministra, a defesa não apresentou qualquer fato novo e apontou um renitente comportamento do advogado em negar-se comparecer à CPI.


Segundo a ministra, “quanto ao dever do paciente de comparecer para prestar depoimento perante a Comissão Parlamentar de Inquérito, anotei inexistir fundamento legal para se acolher o pleito”.


“A insistência sem base legal para cumprir obrigação que lhe é imposta e a reiteração de questionamentos não inova o pedido, não confere razão onde ela não tem guarida, não desobriga o paciente a atender as convocações feitas com base em legislação vigente. Configura-se, isso sim, ato de indevida recalcitrância do descumprimento da chamamento feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito”, escreveu.


A ministra afirmou que o recurso contra a condução coercitiva tem que ser apresentado na via judicial adequada, não cabendo ao Supremo analisar o caso agora, sob risco de supressão de outras instâncias judiciais.


Fonte: G1

Leia Mais ››